Qual o sentido da vida pra você?

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Sendo sincero, nunca tive um até agora. Eu só vivo e vejo o que vai acontecer.

Assino embaixo

Leia o livro do Viktor Frankl "Em Busca de Sentido". Em resumo ele diz que o sentido da vida é justamente o próprio ato de buscar um sentido, algo que só vc pode fazer, no tempo certo e nas condições certas.

O sentido da vida é algo individualizado e não existe fórmula pronta. Para o Viktor Frankl é um processo, como a montagem de um quebra-cabeça: o brinquedo só faz sentido enquanto vc o monta.

A tua mera existência pode ser o sentido da sua vida. Para vc e para as pessoas que te amam.

Para os cristãos, o sentido da vida é o amor e o sacrifício. São quase que inseparáveis.

Atletas que dedicam os melhores anos de sua vida para levar seus corpos a extremos que vão causar danos irreparáveis com a idade. Eles amam o desafio e a vitória sacrificam sua saúde por isto.

Mães grávidas que recusam tratamento que podem colocar a vida do filho em gestação em risco. Elas amam seus filhos a ponto de darem a vida por eles.

Cientistas e pesquisadores que dedicam tempo absurdo em trabalhos e pesquisas, deixando sua vida pessoal de lado. Eles amam o conhecimento sob prejuízo da sua vida pessoal.

Garimpeiros que trabalham em condições insalubres e perigosas para acumular ouro amam mais a riqueza que o próprio bem-estar.

Praticantes de pacú que saltam entre prédios amam mais a emoção que fala mais alto do que o instinto de preservação própria.

Ou mesmo situações banais, como um chefe de família que deixa de comprar algo para si para proporcionar algo melhor para os filhos e o faz com gosto e satisfação.

O Olavo escreveu um artigo sobre a obra do Viktor Frankl, bem curto e bem feito, vale a pena ler: https://olavodecarvalho.org/a-mensagem-de-viktor-frankl/

Frase forte e verdadeira:

"O homem, dizia ele, pode suportar tudo, menos a falta de sentido.”

A única coisa que faz um homem pensar nisso é o vazio, que é causado pela falta de sentido e afazeres para chegar em determinado ponto, corretíssimo.

Exato, cara. O próprio ato de sentir-se vazio e sem sentido já é o começo da jornada de autoconhecimento.

Incomoda muito porque não é natural viver sem propósito. Até os bandidos têm o propósito de tornarem-se temidos e bem sucedidos na bandidagem.

Niilismo é uma filosofia anti-humana.

Que texto maravilhoso, concerteza vou ler esse livro.

Um dos grandes livros do Século XX.

Em suma, a estrada é a jornada. Jogar-se ao desconhecido é uma forma de seguir esse caminho.

Sério? Mas será que n tem nada? Que você acha que pode ser um sentido na sua vida? Nada nada?

Acho que ter paz na mente poderia ser um objetivo.

Pra mim, é servir a Deus em todas as coisas

Concordo com a sua visão.

isto mesmo, para quem é cristão o único sentido da vida é honrar, obedecer e servir a Deus sempre.

A falta de sentido na vida é uma questão que não preocupa o cristão sincero, pois é um processo de uma vida inteira e não é fácil.

As conversões arrebatadoras como a de Santo Agostinho parece que são raras.

Olho para trás e vejo o quanto já melhorei, mas porque eu era muito raso, hedonista e egoísta. Meu nível era muito baixo e ainda hoje eu sei que sou um péssimo cristão.

A minha real preocupação é que eu tenha tempo de aumentar meu amor por Deus antes de partir deste mundo. Tenho recaídas, crises de consciência e até crises de fé. É uma luta extenuante saber o que é certo e ter a tendência de fazer o errado.

Amar

Amar é algo complexo, mas acho, que o sentido da vida realmente, é a conexão com as coisas ao seu redor, A conquista e o viver, seja relação amorosa, sexual, relação com amigos, relação com sigo mesmo. Seja a sua relação com os objetos e os objetivos de vida para conquistar oque você deseja, o sentido da vida pra mim, é a conexão com oque você gosta e oque acredita.

Acredito que fazer aquilo que gosta, estar bem consigo mesmo e em harmônia com Deus

Acho que isso é bem oque eu disse sobre a minha visão sobre o assunto em um comentário kkk, acho que seria a conexão entre vc e tudo ao seu redor, crença ou mentalidade física e mental também. Sou cristão, mas n gosto de falar muito sobre nesses tipos pq tem gente que não gosta, e temos que respeitar.

Acho que graça da vida é justamente não ter sentido, você é livre para escolher seguir aquilo que acredita.

As respostas vão mudar totalmente com base na interpretação de 'sentido', de 'vida' e também de acordo com a área de conhecimento e vivência individual...

Mas eu diriria que:

- A tendência biológica da vida é se desenvolver, persistir e reproduzir.

- A direção geral da vida é espalhar, desenvolver e perpetuar mais vida.

- O propósito individual da vida humana é a busca por satisfação em suas experiências e objetos.

- E a maior motivação que mantém uma pessoa viva é evitar a dor e a morte (sobrevivência) e depois a busca por realização pessoal (qualquer busca além).

Todos temos um impulso natural de manutenção e expansão do ser. O "ser" pode ter diversos aspectos como o ser biológico, social, moral e transcendente.

Evitar a dor e buscar o prazer é a programação natural do ser biológico.

A realização pessoal entraria no campo do ser moral.

Acho que a realização pessoal não é necessariamente moral, pois, no campo prático, muita gente tem como realização de vida a busca por satisfação mesmo a custo de prejudicar os outros...

Entendo a realização pessoal como algo mais subjetivo e o campo moral como um aditivo necessário, mas não diretamente associados.

No momento é descobrir a resposta dessa pergunta

Você deveria ler o livro do Fester Betestester sobre perguntas... , mas, outro dia assisti um filme muito interessante que tem as respostas que você procura: O Sentido da Vida (1983) de Monty Python

Vou assistir amanhã, talvez encontre a resposta que eu me pergunto..

Pra frente

Acho q a você pode escolher vários sentidos, mas todos nascem de você, não há nada impositivo. Eu escolhi ser um bom pai, construir um legado familiar, me aproximar o máximo que eu conseguir da verdade.

Da esquerda para a direita