42
barãodexiquexique
4271238ad5c3d5d17aa06f1da14b7e99f3238df85dfa479a4197cb3a7db4c7df

Negros podem fazer o que quiserem, sempre se dizem vítimas.

Percepções sobre as LLM.

Realmente não há dúvidas que há inteligência, mas eu tenho acesso a elas no período de treinamento e só posso usar as treinadas de maneira que só as vemos domesticadas. Então essas minhas percepções estão limitadas a modelos disponíveis e gratuitos do mercado. Assim, vejo que são incapazes de perceber a passagem do tempo como humanos fazem sem contar que não tem impulsos próprios sobre algo semelhante a curiosidade, penso que isso é relativo a origem do próprio processo das LLM, haja vista, que ela usam probabilidades para analisar palavras e que durante o desenvolvimento sabemos que se for muito além a as chamadas alucinações. Em relação ao pensamento humano, digo na camada ciente, percebo que temos digamos um algoritmo biológico que nos permite pensar como uma voz interior, porém recentemente vi um artigo que nem todos tem isso na maior parte do tempo.

Nos meus diálogos com as IAs sinto que são excelentes ferramentas para auxiliar na produtividade e acesso a informação, mas há ainda um longo caminho para emular algo próximo a capacidade humana. Vejam, quando escutamos a voz de uma pessoa podemos acessar as variações de tons e identificar até mesmo de quem é a pessoa algo que até o momento as ias são incapazes.

No futuro posto mais sobre o tema. Abraços a todos

As velhas rabugentas só podem falar aqui. Se falar demais em outra plataforma Xandão prende agente. Somos medrosas.

#### Endereços de Bitcoin mais e "menos" seguros que outros.

Os endereços mais recentes do Bitcoin, os TapRoot, lançados em 2021 possuem o mesmo nível de segurança que os primeiros endereços mais primitivos do Satoshi Nakamoto, mas isso não é um problema (Se você não tiver 50 BTC inteiros).

Todos os endereços de Bitcoin possuem pelo menos 1 camada de segurança.

Sua chave privada (Bruta, Xpriv, 12 ou 24 palavras + Passphrase) está protegida pela Chave Pública, a primeira camada de segurança.

Antigamente, os primeiros endereços do Satoshi Nakamoto era assim, e desde então, mesmo com apenas 1 camada de segurança continuam sem terem sido quebrados.

Isso é um endereço P2PK (Pagar para a chave pública) do Satoshi Nakamoto:

04678afdb0fe5548271967f1a67130b7105cd6a828e03909a67962e0ea1f61deb649f6bc3f4cef38c4f35504e51ec112de5c384df7ba0b8d578a4c702b6bf11d5f

Este endereço, por padrão tem apenas a chave pública, que é protegida pela Curva Elíptica Secp256k1, extremamente forte, mas se ela for quebrada a pessoa terá acesso aos BTC que estão nesse endereço específico.

##### Endereços com mais de 1 camada de proteção.

Mas, com o passar do tempo, surgiu um nova forma de pagar pra alguém, adicionando mais uma camada de segurança, um hash da chave pública, os endereços começados com "1...", os Legacy:

1KdNDnDN7s4jrFuoZ6yVyYFPhSDpvQ22zk

Esse é um P2PKH (Pagar para o Hash da chave pública)

O que seria um Hash? Um resumo.

Se você entrar em um gerador de hash SHA-256 e digitar "Lorena", ele vai resumir isso assim:

a86c261f64d780d7b75bf50e497110843f97f2e379eee18a13b9e26b4ec23872

Se "Lorena" fosse uma senha pra carteira de Bitcoin, esse código gerado é como se fosse o endereço bruto pra receber Bitcoins, a Chave Pública, igual do Satoshi Nakamoto. Mas, se eu pegar esse mesmo código, e colocar de novo no gerador de Hash, ele vai fazer isso:

9127aebe9fcc7c807bd603c5d8aded6e4337fa2f771972a7bd65a534c8d8858e

O P2PKH e os outros endereços de Bitcoin como o SegWit funcionam mais ou menos da mesma forma, só que essa segunda camada é gerada de uma forma mais complexa que isso.

Seria mais ou menos assim:

• P2PK - TapRoot:

Chave privada | Chave Pública < Atacante

Chave privada | Curva Elíptica < Atacante

• P2PKH - SegWit:

Chave privada | Chave Pública | Hash da Chave Pública < Atacante.

Chave privada | Curva Elíptica | SHA-256 + RipeMD160 = Hash160 (Hash do Hash) < Atacante

É importante lembrar que TODOS os endereços de Bitcoin voltam a ter 1 camada de proteção a partir do momento que você faz 1 pagamento.

Ou seja, se você receber 1.000 transações em um endereço SegWit, Legacy, Legacy SegWit, e nunca movimentar, o endereço vai ter mais de uma camada de proteção pra sempre. Mas, movimentou 1 vez, todos voltam a ter apenas a chave pública, com exceção do P2PK e o TapRoot, que já expõem desde o início.

Por isso que se recomenda não reutilizar endereços. Alguns argumentam sobre privacidade e questão de rastreio, pois um endereço fixo é mais simples de rastrear, mas o importante mesmo é a proteção.

---

Então resumindo até aqui:

É como se o endereço mais primitivo de Bitcoin e o TapRoot fossem casas sem muro. O dono tem a chave da porta e a única proteção é a porta.

Os endereços mais recentes (SegWit, Legacy, etc) são como uma casa com muro, o portão do só ficará aberto se o dono mover os Bitcoins.

No pagamento:

Quando alguém aleatório paga para o P2PK ou TapRoot, ela deixa na porta da sua casa, mas em outros endereços o pacote é jogado pelo muro, e ela não sabe como é a porta da sua casa, até que você abra o portão permanentemente depois que precisar mover suas encomendas.

##### O caso do TapRoot, vantagens e a questão da segurança.

Quando o Bitcoin foi criado, várias criptografias e assinaturas foram cogitadas, e uma delas era a Schnorr, que tinha uma versatilidade e capacidade de realizar scripts muito complexos, porém eficientes.

O problema é que ela era protegida por Direitos Autorais, então a curva elíptica foi a melhor alternativa, e é nela que a maior parte dos endereços são baseados e construídos.

Quais as vantagens dele?:

Você economiza cerca de 10% nas taxas, tem mais velocidade e prioridade na rede, além de ter acesso a protocolos sendo desenvolvidos, como o CISA que seria uma forma de juntar várias transações para diminuir o espaço no bloco, e contratos inteligentes.

Fiz um post comentando sobre o Silent Payments, e ele também é feito em cima do TapRoot.

Outra característica é que esses endereços são mais privados, todos eles são idênticos, sejam single-sigs, multi-sigs, Silent Payments e outros protocolos, não há como distinguir um do outro.

Em comparação, um endereço SegWit, a partir do momento em que é movimentado, você pode saber que é uma Multi-sig 2-de-2 por exemplo, ou endereço de Peg-in da Liquid.

A segurança menor:

O objetivo dos primeiros endereços de Bitcoin eram funcionar, e tinham só 1 camada de proteção, que era o suficiente.

Os que vieram depois eram pra melhorar a segurança, as assinaturas, funções, compatibilidade, velocidade, taxas, etc.

O TapRoot foi feito pra ser o mais leve e versátil possível, e por isso ele tem menos proteção que os mais usados hoje em dia.

Os "Bc1p" usam as assinaturas do tipo XOR, que não são tão boas pra comparar hashes igual a Curva Elíptica, mas tem a vantagem de ser mais leve e compacta.

##### Usar ou não?

A menos que você tenha muitos Bitcoins inteiros (50, 100, 1.000 BTC) em um endereço TapRoot não há motivo para se preocupar. O endereço primitivo do Satoshi Nakamoto do Bloco Gênesis não foi quebrado até hoje.

O que importa é a entropia, gere suas palavras corretamente, jogando dados, colocando 128 ou 256 bits de aleatoriedade no iancoleman.io.

Se você usa TapRoot com quantias menores que 50 BTC, em uma carteira com 128 bits de entropia (12 palavras feitas corretamente), pouco importa.

Mas, se você for uma grande corretora, com milhares de Bitcoins, aí sim é um risco maior, visto que a porta da sua casa sempre estará exposta, e será um alvo até maior que as 20.000 carteiras com 50 BTC do Satoshi Nakamoto.

Não quer estresse e é paranóico? Use o SegWit mesmo e não reutilize após pagar 1 vez, muitas carteiras já fazem isso automaticamente.

Boa noite, macacos.

Tenho uma ledger e tals+electrum. Toda vez que recebo na ledger gera um endereço novo. Acho maravilhoso agente triangular em contas da lighting e depois mandar para on chain. Lula não vai rastrear. Kkkk

Que nada, Putin tá lascado na Ucrânia, já o Iran sendo bombardeado teve um dia aí que lançou apenas um míssel balístico. A China em colapso populacional e economico... O Brasil em festa junina e os EUA usando as tecnologias da década de 80 massacrando um adversário patético. A Europa dando a bunda se preocupa mais em castrar seus filhos e importar estrangeiros. Segue o barco na putaria.

O Bitcoin está em diversos nodes em todo o mundo.

Enquanto, a Fiat é centralizada.

Como dependente de corticóides afirmo que mataria por eles em uma situação extrema. Vale mais que ouro. Tá certo. E filho traficante é bem melhor que filho trans

O cara não tem pena do próprio cu, imagina ter bom senso.