Avatar
ENSA aprovador
4efabc9f7f7518f7c59b1e47d0212527382b49dbbebd995dce84ed4dbddab11c
Conta para gerir comunidades. 🔑 21c95ec295b5b3727e3fd596e2bfe08aa0cda6e0 https://keyserver.ubuntu.com/pks/lookup?op=get&search=0x21c95ec295b5b3727e3fd596e2bfe08aa0cda6e [elnardosa](https://wim.nl.tab.digital/s/43Gn8ne2z7o43aC)

É verdade, então utilize-se mais dela, por favor.

Pior que usar com NetGuard, o que eu já tentei, usava com outras VPNS, tunelando os apps, deixando de fora aqueles que queria bloquear o acesso à internet e ativando o Kill-Switch para cortar o acesso deles e ainda usufruir de mais criptografia, mas isso estava drenando demais.

Usando três perfis de usuário com apps diferentes, não tinha como usar só o Orbot, e pior foi quando eu instalei Orbot nos três perfis e ativei todos! O celular chegava a esquentar.

Eu não sei quanto ao resto, mas os clients que tenho usado exportam fielmente os relés.

Eu uso o Grok separado, tenho uma conta no X só para usar o Grok, é a IA que eu mais gosto, mas estou querendo desapegar para ficar com IAs mais privadas, como a Perplexity e o acesso privado à algumas IAs que o DuckDuckGo proporciona.

Desculpe, mas não sei o que são homúnculos e só lembro do teu perfil de passar no feed algumas vezes só aqui no NOSTR mesmo. É uma pena que ter gente que não sabe valorizar as interações com as pessoas e respeitá-las.

Eu estou aqui há menos de um ano e meio e sempre achei quase igual o tempo todo.

Eu também iria perguntar mesmo se era IA.

Legal. Esse também eu não conhecia. E a voz lembra muito a do Jim também.

Primeiramente, Bluesky não é Mastodon. Logo, a nomenclatura correta é "PDS", não "instância", embora ambos sejam tecnicamente servidores. Dito isso, marcou-me por quê? Quer ajuda? Consulte a "papelada" técnica, ué!? Eu conheço alguém que trabalha lá, roda um próprio PDS alternativo, tem sua própria rotação de chaves configurada e poderia perfeitamente fazer tudo isso por você, *de graça*, isto é, por pura *bondade* em ajudar os outros, sem receber um único centavo por isso. Algo extremamente raro nos dias de hoje, convenhamos. Mas por que ela faria isso?

Além disso, cabe lembrar que o(a) dono(a) do PDS em que sua conta estiver hospedada também poderá lhe banir. Portanto, o ideal seria que você mesmo rodasse o seu próprio servidor - ou, pelo menos, fosse amigo/conhecido de alguém que seja plenamente capaz de recuperar a sua conta caso a mesma seja banida (meu caso).

Honestamente, você parece ser aquele tipo de "amigo" que só procura quando quer alguma coisa. Desculpe a franqueza.

P.S.: cabe ressaltar que eles não banem contas "por simples exposição de opinião". *Isso é mentira*. O que aconteceu quando fui banido é que, sem pensar, acabei fazendo um comentário claramente transfóbico, e foi a própria nostr:npub1n4st260vuvdsdev4tjm6t80fesld26dvv93ndvvkcah3lqfax7hqse4mvu quem baniu minha conta (soube disso semanas depois por ela mesma). Reli o print que ela me enviou e *reconheço completamente* que realmente fiz um comentário absolutamente transfóbico numa thread sobre cotas raciais.

Ela poderia, inclusive, hospedar sua conta em um PDS fora da bsky.network. Mas, reitero, por que ela faria isso?

Como diria o meu saudoso avô: "te vira". Peça ao Fiatjaf ou a algum outro dev reacionário que publicamente te chama de "minimamente letrado" sem nem ao menos conhecer sua formação acadêmica, por puro prazer em desferir ódio e menosprezo contra terceiros. No PDS de um Olavista, posso te garantir que você jamais será banido por comentários de qualquer natureza, sejam eles racistas, transfóbicos, nazistas ou seja lá o que for.

Quer uma dica extra? Fique no NOSTR (em caixa alta)! O simples fato de você temer ser banido não é bom sinal. Posso te garantir que somente *extremistas* são irrevogavelmente banidos por lá, isto é: racistas, neonazistas, transfóbicos, supremacistas brancos, *golpistas* pedindo dinheiro supostamente para Gaza etc.

Tente enviar uma mensagem para a coelhinha, ué!? Boa sorte!

Eu só estava engarfando notas antigas, amigo. A nota já estava previamente marcada e só engarfei como estava, por isso você recebeu a notificação. Se pesquisar os mesmos termos da nota irá encontrar a postagem original de alguns meses atrás.

Você sabe que já tenho uma conta com sufixo ".posts.love", essa nota foi escrita em um momento em que eu ainda não tinha e foi a lea que me ajudou a fazer, mas já faz tempo.

Mas engarfei ela porque seu conteúdo ainda é válido, ou seja, não há uma facilitação para PDSs públicos alternativos, por isso faço a comparação com Mastodon, de forma que pode parecer ingênua ou nada a ver, mas é algo que poderia ter sido pensado pelos desenvolvedores.

Nada muda o fato de que ".bsky.com" é um ponto quase exclusivo de falha e talvez seja forçoso aos administradores colaborar com decisões judiciárias arbitrárias para não ter o seu domínio bloqueado em todas os provedores do país.

Um sistema que se diz descentralizado que precisa de ajustes avançados para acessar domínios alternativos é como se impusesse um domínio central para todos, vai me desculpar, não vejo diferença com aplicativos centralizados.

Curiosamente acabaram de me dizer que estou com cara de sono nessa foto. E não é só na foto! Por isso vou nessa. Juízo, coleguinhas. E descanso abençoado. Fui!

nostr:nevent1qqszkun4dlg0z5xehay2ujlcawvskgprjcrwj6zqll6zcfy065g7wvcpr4mhxue69uhkummnw3ezucnfw33k76twv4ezuum0vd5kzmp0qgsya74unalh2x8hckd3u37syyjjwwptf8dma0veth8gfm2dhhdtz8qrqsqqqqqpkq70mw

Exatamente. Mas até essa vai envelhecer também como o dono dela, a cada dia.

Num mundo de efemeridades... Já tive vários números de celular e ainda consigo lembrar a maioria (parece que não estou tão velho ainda), várias contas de emails, várias chaves, e já troquei várias outras coisas também, de lâmpadas, dispositivos, etc.

Só não convém trocar de Mestre e Senhor, nem de mulher (não que eu tenha), nem o amor pelas vaidades, nem uma boa amizade por valores monetários.

Shabat shalom!

É, saúde plena no descanso. "E descansar é ótimo para saúde mesmo", diz o zumbi que dorme cerca de quatro horas por noite. Para mim o dia de descanso faz a diferença, geralmente nele estou dormindo mais cedo, às vezes já às 20h.

Estou precisando mudar os hábitos e sei que não preciso fazer isso sozinho: "Ele requer, Ele promete, Ele ajuda". Essa frase é bem significativa, indica que por trás de cada ordem há uma garantia de que é possível porque há uma promessa implícita, a graça para efetuar, basta primeiro querer, outra coisa que Ele opera em nós.

Meus amiguinhos, não se preocupem nem se aborreçam se eu demorar para responder assuntos alheios aos espirituais hoje. Mesmo eu deixando de prometer as coisas para não frustar expectativas minhas e de vocês, dando garantia zero de que responderei, minha tendência natural é não ignorar ninguém, isso também não é garantia de que eu tenha atitudes antinaturais em algum momento e deixe vocês sem resposta. Acontece que evito falar sobre alguns assuntos durante o shabat, espero compreensão e paciência. Mas se não conseguirem compreender, talvez consiga explicar, se eu acabar testando sua paciência, espero que ela não se esfacele com um impacto, posso garantir que não será muito forte, senão acabo ficando com um galo.

#religião #sabatismo #saúde #descanso #shabat #hábitos #mudança #reflexão #espiritualidade #espiritual #religiosidade #fé #brasil

Replying to Avatar McVera

Pressupõe-se, então, que o voto pode melhorar um país?.

Hum... Pensamento muito libertário.

NOSTR é para entusiasta de tecnologias de liberdade. Os baixos que estão aqui também usam as redes mainstreams, em sua maioria, e estão acompanhados lá de muitas pessoas que são até piores e que estão justamente lá para poder prejudicar o maior número de pessoas possível, pois a massa está lá.

Eu sinto mais indignação vendo as redes "normais" como Facebook, postagens de vagas de emprego fictícias com links claramente de phishing que recebem centenas ou milhares de cliques de pessoas ingênuos e necessitadas.

Lá tem golpista cara de pau de forma que nunca vi aqui no NOSTR, pessoas que lesam patrimônio de verdade com criatividade infernal para inventar histórias, produzir provas falsas para corroborá-las como vídeos recebendo notificação de depósito, e tem gente famosa fazendo isso.

Reconheço que a maioria das pessoas das redes normais é honesta, mas os patifes são ótimos em se passar por honestos e o número deles ainda é maior que os baixos daqui. Os daqui são mais autênticos, expressam-se de forma inconveniente e você se afasta naturalmente, poucos são aqueles que ganham a confiança para agir traiçoeiramente.

Twitter eu não sei, mas acho que é quase mesma coisa, mas é bem provável que há mais probabilidade dos tuiteiros apreciarem poemas do que os nostrinianos, a menos que faça poemas sobre Bitcoin e descentralização.

Desanimei do Orbot, nunca vi drenar tanto a bateria. Quando paro de usar até me surpreendo com a duração da carga.

Acho que acontece só nesse meu dispositivo, porque num outro velhinho que eu tenho, roda com gasto satisfatório.

Sim, eu testei várias versões, realeases e beta, F-Droid e Play Store. Já usei a configuração padrão e configurações personalizadas e também já resetei meu celular com as configurações de fábrica e reinstalei.

Tenho uma suspeita de que o gasto excessivo se deva a passar pelo mesmo proxy aplicativos dos três compartimentos que uso, o armazenamento interno, o perfil de trabalho Shelter e a pasta segura da Motorola. Acho que o trabalho que ele tem para atender às demandas de todos os apps é exagerado.

Queria testar o desempenho do Invizible Pro, mas por ser um proxy não oficial para o TOR, fico meio desconfiado.

Eu tinha avisado anteriormente que faria outro perfil, baseado na chave privada de uma derivação personalizada de endereços da minha brain wallet.

Por nostr:nprofile1qqsvpsydnsyzmqlaj3lhye0wrx3x47esdp57z7fm96utxn3lyelqgagpr4mhxue69uhkummnw3ezucnfw33k76twv4ezuum0vd5kzmp0kzsqdy

Todo bitcoiner se lembra do momento exato em que parou de tentar enriquecer…

…e começou a tentar se libertar.

Não apenas do dinheiro fiat.

O #Bitcoin te mostra o mundo como ele realmente é:

– Escravidão salarial disfarçada de “carreira”

– Relacionamentos sustentados por dívidas, não por confiança

– Um sistema alimentar que vende veneno com selo de “saudável para o coração”

– Uma cultura que venera dopamina e chama isso de “liberdade”

– Uma sociedade de inquilinos, anestesiada por remédios e distrações

A humanidade merece algo muito melhor.

E, por falar em multisig, alguém já pensou em criar uma carteira com o dobro de chaves da quantidade de pessoas na família?

Por exemplo, se eu tivesse uma esposa e dois filhos usaria a chave mestre da seed de cada um deles (3 chaves) e geraria três chaves mestras da minha única seed. Aí eu configuraria uma multisig 3/6, para que em situações extremas como morte, acidente ou doença incapacitante (demência que gere perda de memória), eles poderiam usar os fundos para cuidar de mim ou viver após a minha morte. O ruim é se, ainda em vida com saúde, eles se juntarem para usar os fundos. Mas para evitar isso, poderia haver o acréscimo de um quarto indivíduo imparcial, mas tem que ser de confiança, porque se não for, ele pode fazer chantagem para a transação ou, se for descuidado, perder a seed... Aí teria que ser feito uma outra chave mestra da minha mesma seed, totalizando 8 em uma configuração 4/8.

É possível também criar uma carteira multisig com a mesma seed usando senha e/ou account diferente no path para cada carteira. Cada uma dessas estratégias, ou as duas juntas, gerará uma chave mestra exclusiva que pode ser usada junto com as outras co-signitárias para visualizar os saldos.

Replying to ENSA obsoleta

Quanto mais fuço com criptografia de blockchain mais fico admirado com a complexidade e segurança que elas oferecem.

Estou estudando derivação de paths a partir de uma seed e as possibilidades são teoricamente infinitas. Podemos seguramente ter uma seed só para vida inteira e mesmo assim ficar tranquilos se ela vazar.

Essa tal derivação é a forma como os endereços são gerados. Existem duas possibilidades, (1) usar uma senha para complementar a segurança, a maneira mais simples, porém tem a mesma probabilidade de ser extraída junto com a seed numa potencial brecha de segurança da carteira quente. E (2) ordenar uma conta específica no campo account do path de derivação e as probabilidades de contas são praticamente infinitas. Essa configuração de derivação pode não ser levada em conta por um atacante na hora de invadir porque a maioria dos usuários nunca personalizam o path derivação. E nada impede que sejam usados os dois ao mesmo tempo.

O ponto negativo desse método é que nem toda carteira permite essa personalização, mas podemos gerenciar essas seeds em aplicativos como "iancolemam", "bip32jp" e "BTC secp256k1sign offline" e até criar assinaturas para transacionar sem precisar de nenhuma carteira. As pessoas que gostam de altcoins nessas horas ficam em apuros pois é mais complicado mexer com elas.

Em breve vou criar uma nota mais detalhada sobre esse assunto e também mostrar como é possível gerar infinitas nsecs NOSTR com uma seed.

#bitcoin #btc #nostr #nostrbr #criptomoedas #blockchain #segurança #criptografia #tecnologia #privacidade #seed #semente #derivação #path #nsecs

Quanto mais fuço com criptografia de blockchain mais fico admirado com a complexidade e segurança que elas oferecem.

Estou estudando derivação de paths a partir de uma seed e as possibilidades são teoricamente infinitas. Podemos seguramente ter uma seed só para vida inteira e mesmo assim ficar tranquilos se ela vazar.

Essa tal derivação é a forma como os endereços são gerados. Existem duas possibilidades, (1) usar uma senha para complementar a segurança, a maneira mais simples, porém tem a mesma probabilidade de ser extraída junto com a seed numa potencial brecha de segurança da carteira quente. E (2) ordenar uma conta específica no campo account do path de derivação e as probabilidades de contas são praticamente infinitas. Essa configuração de derivação pode não ser levada em conta por um atacante na hora de invadir porque a maioria dos usuários nunca personalizam o path derivação. E nada impede que sejam usados os dois ao mesmo tempo.

O ponto negativo desse método é que nem toda carteira permite essa personalização, mas podemos gerenciar essas seeds em aplicativos como "iancolemam", "bip32jp" e "BTC secp256k1sign offline" e até criar assinaturas para transacionar sem precisar de nenhuma carteira. As pessoas que gostam de altcoins nessas horas ficam em apuros pois é mais complicado mexer com elas.

Em breve vou criar uma nota mais detalhada sobre esse assunto e também mostrar como é possível gerar infinitas nsecs NOSTR com uma seed.

#bitcoin #btc #nostr #nostrbr #criptomoedas #blockchain #segurança #criptografia #tecnologia #privacidade #seed #semente #derivação #path #nsecs

Replying to ENSA obsoleta

### **CRIANDO UMA BRAIN WALLET SEGURA EM ALGUNS PASSOS**

Brain wallets são uma forma alternativa de criar uma carteira cripto através de um texto memorizável que seja mais simples de recordar do que uma frase de semente com o desafio de proporcionar segurança semelhante.

Há quem diga que brain wallets não são uma boa ideia.

Primeiro porque não existe um serviço decente de geração de brain wallets. A maioria são aplicativos web questionáveis.

Meu favorito era um aplicativo Android antigo de carteira de papel que já não é atualizado há anos, mas sua vantagem é ser 100% offline e ter proteção contra gravação de tela.

O ruim é que ele só gera um par de chaves legadas por vez sem compatibilidade com outras redes. que deixam as taxas de transação salgadas e não têm endereço exclusivo e à parte para troco, forçando os usuários a sobrescrever transações pagando taxas superiores para tentar forçar envio com para outro endereço mais seguro ou obrigar os leigos a transacionar o troco depois de recebido e pagar uma segunda taxa.

Segundo porque a entropia do texto usado precisaria ser excelente para garantir o nível aceitável de segurança, tecnicamente tornando-o tão ou mais complexo que uma frase de semente padrão criada aleatoriamente. Isso até poderia ser resolvido com o uso de um hash, técnica que será usada no tutorial mais adiante.

O terceiro motivo é o misto de entraves na usabilidade. Como já foi mencionado anteriomente sobre formas de derivação de endereços limitadas, problemas com taxa, com troco, necessidade de gerar novas chaves para ocasiões diversas demandando alterar o texto memorizável (ainda que em um caractere) ou criar um outro texto do zero, além da incompatibilidade com outras redes de moedas, por exemplo: Monero, Nano, Ethereum ou outra que o usuário queira ou precise usar.

Por essas e outras, muitas pessoas preferem manter-se longe das brain wallets. Mas será que até o usuário mais exigente poderia rever seu conceito pessoal sobre elas?

### **A proposta**

O ideal para uma brain wallet é a geração de uma frase de semente com entropia satisfatória.

Uma boa frase de semente resolveria todos os problemas levantados acima com folga. Mas eu proponho algo além: gerar duas de único texto memorizável!

Que desafio, hein? Me acompanhe para ver como é possível.

Antes de prosseguir, quero pedir desculpas aos meus amigos desktopers e applemaníacos, mas eu não conheço uma solução para computadores ou iOS, apenas para Android. Se alguém conhecer algo que se equipara, deixe nos comentários.

### **A receita de uma brain wallet satisfatória**

**Ingredientes**

1 texto memorizável preferencialmente improvisado - Não use dados que relacionem-se diretamente a você e ou alguém próximo como nomes, apelidos, endereços, etc, e evite frases consagradas como provérbios populares, versos bíblicos, trechos poéticos ou de música.

1 dispositivo com Android

1 aplicativo de cálculo de soma de checagem (hash checksum) - recomendo "DeadHash", "Hash Checker" ou "Hash Droid".

1 aplicativo de conversor de texto em código binário - recomendo o aplicativo Android "Binary Code Translator", mas pode ser um aplicativo web, só pesquisar pelos termos "texto binário" e escolher um.

1 aplicativo "BIP39 - Coin-flip for crypto" - esse aplicativo é o único que precisa ser usado em dispositivo Android, os outros podem ser feitos em qualquer outro.

1 aplicativo de carteira - recomendo "Electrum Bitcoin Wallet" ou "BlueWallet" e carteiras multimoedas como "Cake Wallet", "Onekey" ou "Unstoppable Wallet" se quiser saber os endereços em outras redes,

**Modo de preparo**

Crie um texto memorizável improvisado. Algumas dicas

- peça para uma IA gerar uma história aleatória usando um prompt do teu agrado e selecionar um trecho pequeno ou grande, mas que seja humanamente possível de decorar, caso contrário não seria uma brain wallet, não é mesmo? Para precaver-se de esquecimentos, você pode salvar essa história da IA digitalmente em local acessível ou imprimir uma ou mais cópias. Eu não recomendaria marcar o trecho (sublinhar ou colorir), pois acredito que a simples releitura seria suficiente para reconhecer o trecho escolhido.

- Improvise uma canção, pois uma música que você pode repetir todos os dias tem enorne probabilidade de nunca ser esquecida.

- Crie neologismos, duas ou três palavras seriam suficientes. Você pode aportuguesar termos em inglês como "breim ualêtis" (brain wallets) ou jogue com palavras aleatórias como "armario geladeirando até mesar a pratagem" (armário, geladeira, mesa e prato). Cuidado, pois esse é mais difícil.

Instale os aplicativos e coloque o(s) dispositivo(s) que será(ão) utilizado(s) em modo avião. Se precisar receber ligações durante o processo, você pode instalar previamente uma vpn com kill switch ou um firewall como o "Netguard", habilitar o modo vpn, ativar o kill switch e ainda desligar a internet do dispositivo. Se for ainda mais paranóico, faça tudo isso no modo convidado e ainda invente um dns privado aleatório que impedirá que qualquer requisição de entrada e saída seja resolvida.

Abra o aplicativo de cálculo de soma de checagem (hash checksum), digite ou copie o texto memorizável. Nesse passo você precisa se atentar à duas coisas:

1- o algoritmo usado (MD5, SHA-1, SHA-256, SHA-512 ou outro). Se você for tradicional, use o bom e velho SHA-256, mas se for extremamente paranóico, recomendo SHA3-512 e;

2- a tipo caixa (alta ou baixa) da soma que será apresentada, pois o passo de conversão binária diferencia uma da outra. Sendo assim, também é possível criar dois binários distintos com os quais quatro frases sementes podem ser geradas. Mas recomendo escolher uma só caixa, seja ela alta ou baixa.

Abra o aplicativo conversor de texto em código binário. Copie a soma de checagem obtida no campo de texto da ferramenta de conversão de texto em código binário. Esse passo é bem intuitivo. Após isso converta (no aplicativo "Binary Code Translator", toque em "ENCODE"), após isso, copie o código binário gerado antes de seguir para o próximo passo.

Antes quero falar um pouco sobre o próximo aplicativo que iremos usar. O famoso "BIP39 - Coin-flip for crypto" é uma ferramenta poderosa. Criado originalmente para atender aos anseios dos criptomaníacos mais paranóicos que não confiam no gerador aleatório dos dispostivos e permite que frases sementes sejam geradas a partir de eventos aleatórios como jogar moedas. Para isso ele usa números binários onde 0 é cara e 1 é coroa. Quando o processo alcança o número de bits necessários para gerar uma seed (128 para 12 palavras e 256 para 24), a carteira está pronta.

O último passo, e não menos importante, é colar o código binário no campo "Binary data of future seed". Para evitar erros na geração da frase semente, iguale os bits no contador na parte inferior. Se você colou um binário gerado através de uma soma SHA-256, você verá um binário de 512 bits. Se deseja gerar uma frase semente de 12 palavras, necessitará apenas de 128 bits, isso significa que terás de excluir os 384 supérfluos. Para mais segurança, exclua do começo ao fim, mas pode ser mais cômodo excluir do fim para o começo.

É preciso muita atenção aqui. O ideal é que a primeira ou a última parte do código binário fique intacta e não haja exclusões aleatórias pois será praticamente impossível excluir exatamente do mesmo modo em futuras tentativas, isso pode fazer com que a frase semente assim gerada e seus respectivos endereços e saldos vinculados se percam para sempre.

Se você é muito paranóico, crie também uma carteira de 24 palavras para figurar, assim você terá duas frases sementes. Se você criou anteriormente dois binários baseado em somas de checagem de caixa alta e baixa ou se optou por criar quatro sementes fruto da exclusão de bits supérfluos ora do fim para o começo e do começo para o fim, terás a gerarado quatro sementes e poderás configurar uma carteira extremamente blindada com um quórum multisig de 3 de 4 assinaturas. Isso sim é que é segurança de ponta!

Mais do que um gerador aleatório, esse aplicativo é uma verdadeira carteira fria. Funciona totalmente offline e exibe todas as informações necessárias para gerenciamento total, como as chaves mestras, todos os endereços (legado, native segwit e taproot) com suas respectivas chaves privadas e públicas, inclusive dos endereços de troco. Também é posssível verificar o principal endereço da máquina virtual da Ethereum (EVM - que inclui Polygon, Base, Arbitrum, Avalanche, etc) e redes de primeira camada compatíveis (como Sonic). Para gerenciar seus outros endereços EVM de forma detalhada ou consultar seus dados em outras redes (como Monero, Nano, Solana, Cardano, etc), utilize as carteiras multimoedas.

Agora, se deseja configurar uma multisig, precisará de uma carteira mais complexa como "Electrum Bitcoin Wallet" ou "BlueWallet". Não vou ensinar como fazer isso, há muito material verdadeiramente esclarecedor em vídeos e blogs sobre o assunto. Até pode ser tema de um próximo tutorial (deixe nos comentários se desejar que eu faça no futuro).

Antes de finalizar, se você importou frases sementes ou chaves privadas para qualquer carteira, exclua-as ou redefina os aplicativos limpando o armazenamento nas configurações de armazenamento e cachê delas, se não souber como fazer, simplesmente exclua-as. Recomendo que você monitore os teus endereços através das chaves mestres da frase semente, basta importá-la para a carteira. Se você optou por excluir o aplicativo de carteira, salve a chave mestra, que começa com "zpub", em um arquivo via editor de texto, em um bloco de notas offline ou criptografado ou ainda em nas notas para si mesmo em algum mensageiro privado de sua confiança (recomendo Signal, SimpleX ou WhatsApp).

Não habilite a internet ainda, se algum aplicativo capturou alguma informação e estiver tentando contatar um servidor remoto com os dados coletados, ele enviará quando você abrir a rede. A melhor escolha é reiniciar o dispositivo, pois é altamente provável que o desligamento apague o cachê dos dados em requisição pendente para serem enviados e ele reinicie limpo.

Queria ver a cara do desenvolvedor quando ele descobrir que estão usando sua obra, que foi idealizada para evitar a suposto comportamento tendencioso dos geradores aleatórios dos dispostivos, sendo usada para criar frases sementes pré determinadas por textos memorizáveis e ainda com possibilidade de criar carteiras super blindadas! Por essa ele não esperava.

#btc #bitcoin #carteiras #criptomoedas #tutorial #privacidade #segurança #defi #descentralização #wallet #multisig #evm #chaves #bip39 #bluewallet #electrum #electrumbitcoinwallet #onekey #unstoppablewallet #cakewallet #brasil #nostrbr #whatsapp #simplex #signal #códigobinário #hash #conversor #checksum #hotwallet #coldwallet #brainwallet #algoritmo #bits #brazil #opsec #ia #ai

### **CRIANDO UMA BRAIN WALLET SEGURA EM ALGUNS PASSOS**

Brain wallets são uma forma alternativa de criar uma carteira cripto através de um texto memorizável que seja mais simples de recordar do que uma frase de semente com o desafio de proporcionar segurança semelhante.

Há quem diga que brain wallets não são uma boa ideia.

Primeiro porque não existe um serviço decente de geração de brain wallets. A maioria são aplicativos web questionáveis.

Meu favorito era um aplicativo Android antigo de carteira de papel que já não é atualizado há anos, mas sua vantagem é ser 100% offline e ter proteção contra gravação de tela.

O ruim é que ele só gera um par de chaves legadas por vez sem compatibilidade com outras redes. que deixam as taxas de transação salgadas e não têm endereço exclusivo e à parte para troco, forçando os usuários a sobrescrever transações pagando taxas superiores para tentar forçar envio com para outro endereço mais seguro ou obrigar os leigos a transacionar o troco depois de recebido e pagar uma segunda taxa.

Segundo porque a entropia do texto usado precisaria ser excelente para garantir o nível aceitável de segurança, tecnicamente tornando-o tão ou mais complexo que uma frase de semente padrão criada aleatoriamente. Isso até poderia ser resolvido com o uso de um hash, técnica que será usada no tutorial mais adiante.

O terceiro motivo é o misto de entraves na usabilidade. Como já foi mencionado anteriomente sobre formas de derivação de endereços limitadas, problemas com taxa, com troco, necessidade de gerar novas chaves para ocasiões diversas demandando alterar o texto memorizável (ainda que em um caractere) ou criar um outro texto do zero, além da incompatibilidade com outras redes de moedas, por exemplo: Monero, Nano, Ethereum ou outra que o usuário queira ou precise usar.

Por essas e outras, muitas pessoas preferem manter-se longe das brain wallets. Mas será que até o usuário mais exigente poderia rever seu conceito pessoal sobre elas?

### **A proposta**

O ideal para uma brain wallet é a geração de uma frase de semente com entropia satisfatória.

Uma boa frase de semente resolveria todos os problemas levantados acima com folga. Mas eu proponho algo além: gerar duas de único texto memorizável!

Que desafio, hein? Me acompanhe para ver como é possível.

Antes de prosseguir, quero pedir desculpas aos meus amigos desktopers e applemaníacos, mas eu não conheço uma solução para computadores ou iOS, apenas para Android. Se alguém conhecer algo que se equipara, deixe nos comentários.

### **A receita de uma brain wallet satisfatória**

**Ingredientes**

1 texto memorizável preferencialmente improvisado - Não use dados que relacionem-se diretamente a você e ou alguém próximo como nomes, apelidos, endereços, etc, e evite frases consagradas como provérbios populares, versos bíblicos, trechos poéticos ou de música.

1 dispositivo com Android

1 aplicativo de cálculo de soma de checagem (hash checksum) - recomendo "DeadHash", "Hash Checker" ou "Hash Droid".

1 aplicativo de conversor de texto em código binário - recomendo o aplicativo Android "Binary Code Translator", mas pode ser um aplicativo web, só pesquisar pelos termos "texto binário" e escolher um.

1 aplicativo "BIP39 - Coin-flip for crypto" - esse aplicativo é o único que precisa ser usado em dispositivo Android, os outros podem ser feitos em qualquer outro.

1 aplicativo de carteira - recomendo "Electrum Bitcoin Wallet" ou "BlueWallet" e carteiras multimoedas como "Cake Wallet", "Onekey" ou "Unstoppable Wallet" se quiser saber os endereços em outras redes,

**Modo de preparo**

Crie um texto memorizável improvisado. Algumas dicas

- peça para uma IA gerar uma história aleatória usando um prompt do teu agrado e selecionar um trecho pequeno ou grande, mas que seja humanamente possível de decorar, caso contrário não seria uma brain wallet, não é mesmo? Para precaver-se de esquecimentos, você pode salvar essa história da IA digitalmente em local acessível ou imprimir uma ou mais cópias. Eu não recomendaria marcar o trecho (sublinhar ou colorir), pois acredito que a simples releitura seria suficiente para reconhecer o trecho escolhido.

- Improvise uma canção, pois uma música que você pode repetir todos os dias tem enorne probabilidade de nunca ser esquecida.

- Crie neologismos, duas ou três palavras seriam suficientes. Você pode aportuguesar termos em inglês como "breim ualêtis" (brain wallets) ou jogue com palavras aleatórias como "armario geladeirando até mesar a pratagem" (armário, geladeira, mesa e prato). Cuidado, pois esse é mais difícil.

Instale os aplicativos e coloque o(s) dispositivo(s) que será(ão) utilizado(s) em modo avião. Se precisar receber ligações durante o processo, você pode instalar previamente uma vpn com kill switch ou um firewall como o "Netguard", habilitar o modo vpn, ativar o kill switch e ainda desligar a internet do dispositivo. Se for ainda mais paranóico, faça tudo isso no modo convidado e ainda invente um dns privado aleatório que impedirá que qualquer requisição de entrada e saída seja resolvida.

Abra o aplicativo de cálculo de soma de checagem (hash checksum), digite ou copie o texto memorizável. Nesse passo você precisa se atentar à duas coisas:

1- o algoritmo usado (MD5, SHA-1, SHA-256, SHA-512 ou outro). Se você for tradicional, use o bom e velho SHA-256, mas se for extremamente paranóico, recomendo SHA3-512 e;

2- a tipo caixa (alta ou baixa) da soma que será apresentada, pois o passo de conversão binária diferencia uma da outra. Sendo assim, também é possível criar dois binários distintos com os quais quatro frases sementes podem ser geradas. Mas recomendo escolher uma só caixa, seja ela alta ou baixa.

Abra o aplicativo conversor de texto em código binário. Copie a soma de checagem obtida no campo de texto da ferramenta de conversão de texto em código binário. Esse passo é bem intuitivo. Após isso converta (no aplicativo "Binary Code Translator", toque em "ENCODE"), após isso, copie o código binário gerado antes de seguir para o próximo passo.

Antes quero falar um pouco sobre o próximo aplicativo que iremos usar. O famoso "BIP39 - Coin-flip for crypto" é uma ferramenta poderosa. Criado originalmente para atender aos anseios dos criptomaníacos mais paranóicos que não confiam no gerador aleatório dos dispostivos e permite que frases sementes sejam geradas a partir de eventos aleatórios como jogar moedas. Para isso ele usa números binários onde 0 é cara e 1 é coroa. Quando o processo alcança o número de bits necessários para gerar uma seed (128 para 12 palavras e 256 para 24), a carteira está pronta.

O último passo, e não menos importante, é colar o código binário no campo "Binary data of future seed". Para evitar erros na geração da frase semente, iguale os bits no contador na parte inferior. Se você colou um binário gerado através de uma soma SHA-256, você verá um binário de 512 bits. Se deseja gerar uma frase semente de 12 palavras, necessitará apenas de 128 bits, isso significa que terás de excluir os 384 supérfluos. Para mais segurança, exclua do começo ao fim, mas pode ser mais cômodo excluir do fim para o começo.

É preciso muita atenção aqui. O ideal é que a primeira ou a última parte do código binário fique intacta e não haja exclusões aleatórias pois será praticamente impossível excluir exatamente do mesmo modo em futuras tentativas, isso pode fazer com que a frase semente assim gerada e seus respectivos endereços e saldos vinculados se percam para sempre.

Se você é muito paranóico, crie também uma carteira de 24 palavras para figurar, assim você terá duas frases sementes. Se você criou anteriormente dois binários baseado em somas de checagem de caixa alta e baixa ou se optou por criar quatro sementes fruto da exclusão de bits supérfluos ora do fim para o começo e do começo para o fim, terás a gerarado quatro sementes e poderás configurar uma carteira extremamente blindada com um quórum multisig de 3 de 4 assinaturas. Isso sim é que é segurança de ponta!

Mais do que um gerador aleatório, esse aplicativo é uma verdadeira carteira fria. Funciona totalmente offline e exibe todas as informações necessárias para gerenciamento total, como as chaves mestras, todos os endereços (legado, native segwit e taproot) com suas respectivas chaves privadas e públicas, inclusive dos endereços de troco. Também é posssível verificar o principal endereço da máquina virtual da Ethereum (EVM - que inclui Polygon, Base, Arbitrum, Avalanche, etc) e redes de primeira camada compatíveis (como Sonic). Para gerenciar seus outros endereços EVM de forma detalhada ou consultar seus dados em outras redes (como Monero, Nano, Solana, Cardano, etc), utilize as carteiras multimoedas.

Agora, se deseja configurar uma multisig, precisará de uma carteira mais complexa como "Electrum Bitcoin Wallet" ou "BlueWallet". Não vou ensinar como fazer isso, há muito material verdadeiramente esclarecedor em vídeos e blogs sobre o assunto. Até pode ser tema de um próximo tutorial (deixe nos comentários se desejar que eu faça no futuro).

Antes de finalizar, se você importou frases sementes ou chaves privadas para qualquer carteira, exclua-as ou redefina os aplicativos limpando o armazenamento nas configurações de armazenamento e cachê delas, se não souber como fazer, simplesmente exclua-as. Recomendo que você monitore os teus endereços através das chaves mestres da frase semente, basta importá-la para a carteira. Se você optou por excluir o aplicativo de carteira, salve a chave mestra, que começa com "zpub", em um arquivo via editor de texto, em um bloco de notas offline ou criptografado ou ainda em nas notas para si mesmo em algum mensageiro privado de sua confiança (recomendo Signal, SimpleX ou WhatsApp).

Não habilite a internet ainda, se algum aplicativo capturou alguma informação e estiver tentando contatar um servidor remoto com os dados coletados, ele enviará quando você abrir a rede. A melhor escolha é reiniciar o dispositivo, pois é altamente provável que o desligamento apague o cachê dos dados em requisição pendente para serem enviados e ele reinicie limpo.

Queria ver a cara do desenvolvedor quando ele descobrir que estão usando sua obra, que foi idealizada para evitar a suposto comportamento tendencioso dos geradores aleatórios dos dispostivos, sendo usada para criar frases sementes pré determinadas por textos memorizáveis e ainda com possibilidade de criar carteiras super blindadas! Por essa ele não esperava.

#btc #bitcoin #carteiras #criptomoedas #tutorial #privacidade #segurança #defi #descentralização #wallet #multisig #evm #chaves #bip39 #bluewallet #electrum #electrumbitcoinwallet #onekey #unstoppablewallet #cakewallet #brasil #nostrbr #whatsapp #simplex #signal #códigobinário #hash #conversor #checksum #hotwallet #coldwallet #brainwallet #algoritmo #bits #brazil #opsec #ia #ai

Replying to ENSA obsoleta

# Inflação

Parte 2 de 2

### Como os bancos estão envolvidos?

Você já deve ter escutado que apenas o Banco Central tem o direito de imprimir dinheiro e moedas, dessa forma, apenas ele pode afetar a economia pela inflação. Mas, se eu te disser que isso não é verdade? Outros bancos (como Itaú, Bradesco, Santander, Caixa...) tem sim o poder de imprimir dinheiro, e interferem na inflação como bem entendem.

A quantidade de papel rodando a economia é só a ponta do iceberg, atualmente a inflação também é afetada pela "Reserva fracionária", onde é permitido ao banco manter apenas uma quantidade pequena do dinheiro que você depositou (no Brasil é 28%), e o resto ele empresta para outras pessoas (sem sua permissão) em forma de empréstimo.

Vamos fazer um exercicio mental. Imagine que a reserva fracionaria seja de 10% (apenas para facilitar os cálculos). Você deposita no banco 1000 R$, desses 1000 R$, o banco empresta 900 R$ ao Júlio, então o Júlio usa esse dinheiro para comprar um celular na loja do Paulo. O Paulo, pega esses 900R$ e deposita no banco que irá emprestar 810 R$ (mas iremos encerrar aqui porque já é o sulficiente).

Essa história iniciou apenas com 1000 R$, mas acabou com 1900 R$, de onde veio esses 900 R$? Surgiram do nada. Parabéns, você acabou de descobrir oque é um "Multiplicador bancário" e como os bancos desvalorizam seu dinheiro criando mais DO NADA.

Isso gera algo chamado "moeda escritural", que são moedas que apenas existem nos "livros do banco". Em 2013, a porcentagem de moeda escritural na economia de cada pais era:

EUA: 55%

Brasil: 52%

Zona do Euro, Japão, Suiça e China: 80%

Reino Unido: 95%

Agora, imagine o quanto esse numero aumentou? Imagine quanto irá aumentar com o Pix e o Drex?

Em outras palavras, mais da metade do nosso dinheiro existe apenas em um livro no Banco. Se um dia, todo mundo decidir sacar o seu dinheiro (como já aconteceu inúmeras vezes na história) o banco não vai ter dinheiro para pagar a todos, pois parte do SEU dinheiro foi emprestado pros outros, e quando isso acontecer, os bancos irão a falência.

Agora, quem vai pagar essa conta? VOCÊ. O banco empresta seu dinheiro sem sua permissão, fica mais rico (enquanto esse dinheiro que surgiu do nada inflaciona a economia e corroe seu poder de compra), cria um sistema insustentável, e quando a crise chega o governo injeta mais dinheiro seu nos bancos para impedir que eles quebrem.

Criam um sistema insustentável, lucram em cima do seu dinheiro, e quando a conta chega quem paga é você.

Irei fazer mais Posts, mas você verá que de diversas maneira que o governo e o sistema financeiro usa o dinheiro FIAT de maneira indevida (explicarei como em breve, mas sempre usam e estao usando agora), quem sempre sobra pra pagar por esses erros são oque estão na base da pirâmide.

Fuja desse sistema que usa o dinheiro pra te tirar riquezas e te escravizar, compre #bitcoin .

(Farei mais posts como esses, se quiser saber mais, me siga).

#Brasil #economia #cripto

Por nostr:nprofile1qqs0uw69w2m25gx9s08zk33q6kjd3uz0aad9nv0eevqpcyse42rqwlcpg3mhxw309uex5umwd35xvmn9d35kwdtpvdcnv6tpvdukgmt6v33xgmt8xau8watwd568smpkw9mkyan6v93hwdrvwaex5mtv09jzummwd9hkutcpg4mhxue69uhhx6m60fhrvcmfd4nxga34v5e8q6r2vv68ju34wcmkj6mz0p6xudtxxajxkamwx43nwa35xa6xgat6d33x7um3d4ckgtn0de5k7m30q9z8wue69uhk77r5wfjx2anpwcmrg73kx3ukydmcxeex5ee5de685ut2dpjkgmf4vg6h56n3w4k82emtde585u35xeh8jvn3vfskgtn0de5k7m30lcx3tt

# Inflação

Parte 2 de 2

### Como os bancos estão envolvidos?

Você já deve ter escutado que apenas o Banco Central tem o direito de imprimir dinheiro e moedas, dessa forma, apenas ele pode afetar a economia pela inflação. Mas, se eu te disser que isso não é verdade? Outros bancos (como Itaú, Bradesco, Santander, Caixa...) tem sim o poder de imprimir dinheiro, e interferem na inflação como bem entendem.

A quantidade de papel rodando a economia é só a ponta do iceberg, atualmente a inflação também é afetada pela "Reserva fracionária", onde é permitido ao banco manter apenas uma quantidade pequena do dinheiro que você depositou (no Brasil é 28%), e o resto ele empresta para outras pessoas (sem sua permissão) em forma de empréstimo.

Vamos fazer um exercicio mental. Imagine que a reserva fracionaria seja de 10% (apenas para facilitar os cálculos). Você deposita no banco 1000 R$, desses 1000 R$, o banco empresta 900 R$ ao Júlio, então o Júlio usa esse dinheiro para comprar um celular na loja do Paulo. O Paulo, pega esses 900R$ e deposita no banco que irá emprestar 810 R$ (mas iremos encerrar aqui porque já é o sulficiente).

Essa história iniciou apenas com 1000 R$, mas acabou com 1900 R$, de onde veio esses 900 R$? Surgiram do nada. Parabéns, você acabou de descobrir oque é um "Multiplicador bancário" e como os bancos desvalorizam seu dinheiro criando mais DO NADA.

Isso gera algo chamado "moeda escritural", que são moedas que apenas existem nos "livros do banco". Em 2013, a porcentagem de moeda escritural na economia de cada pais era:

EUA: 55%

Brasil: 52%

Zona do Euro, Japão, Suiça e China: 80%

Reino Unido: 95%

Agora, imagine o quanto esse numero aumentou? Imagine quanto irá aumentar com o Pix e o Drex?

Em outras palavras, mais da metade do nosso dinheiro existe apenas em um livro no Banco. Se um dia, todo mundo decidir sacar o seu dinheiro (como já aconteceu inúmeras vezes na história) o banco não vai ter dinheiro para pagar a todos, pois parte do SEU dinheiro foi emprestado pros outros, e quando isso acontecer, os bancos irão a falência.

Agora, quem vai pagar essa conta? VOCÊ. O banco empresta seu dinheiro sem sua permissão, fica mais rico (enquanto esse dinheiro que surgiu do nada inflaciona a economia e corroe seu poder de compra), cria um sistema insustentável, e quando a crise chega o governo injeta mais dinheiro seu nos bancos para impedir que eles quebrem.

Criam um sistema insustentável, lucram em cima do seu dinheiro, e quando a conta chega quem paga é você.

Irei fazer mais Posts, mas você verá que de diversas maneira que o governo e o sistema financeiro usa o dinheiro FIAT de maneira indevida (explicarei como em breve, mas sempre usam e estao usando agora), quem sempre sobra pra pagar por esses erros são oque estão na base da pirâmide.

Fuja desse sistema que usa o dinheiro pra te tirar riquezas e te escravizar, compre #bitcoin .

(Farei mais posts como esses, se quiser saber mais, me siga).

#Brasil #economia #cripto

Replying to ENSA obsoleta

# Pequenos mecanismos de manipulação na nossa economia

Parte 1 de 2 -

Tanto a economia brasileira, a mundial, e toda moeda fidunciária é quebrada, e possuem mecanismos com o propósito de apropriação de riquezas, que fazem toda **riqueza** (!= dinheiro) sair da base da pirâmide, para o topo.

Esse sistema, consiste em amontoar o maior número de riquezas e poder na mão de poucas pessoas. Há vários outros tópicos há serem abordados sobre esse assunto, mas vou falar nesse post somente sobre os principais mecanismos (os que mais te afetam)

## Inflação

De primeira, pensamos que a inflação é algo que corroe a moeda e afeta todos que a possuem e dependem dela, mas na real, ela é apenas uma ferramenta de um jogo onde há ganhadores e perdedores. Se a inflação está te deixando mais pobre, tem alguem ficando mais rico. Mas, como?

A inflação ela é gera um "efeito de redistributividade de riqueza". O Banco Central imprime mais dinheiro e o injeta na economia, quando ele injeta, há um aumento na oferta monetária, logo, é necessário mais dinheiro para comprar os mesmos produtos (porque a quantidade de dinheiro aumentou, mas a econômia não).

Aqueles que recebem primeiro o dinheiro recém criado (os que estão no topo), possuem um privilégio, como esse dinheiro não rodou a economia ainda, não há um aumento da oferta monetária, logo, podem comprar produtos nos preços atuais, quando compram, esse dinheiro começa a rodar pela economia, indo do topo até as partes mais baixas, chegando na base da piramide (ou seja, em você). Quando você recebe o dinheiro, os preços já estão afetados pela inflação e seu poder de compra diminuiu.

Dessa forma, poucas pessoas com muito capital adquirem riquezas enquanto o seu poder de compra e corroido e você é obrigado a trabalhar mais e se contentar com um aumento de salário (quando há) abaixo da inflação.

Tenha sempre algo em mente, a inflação não é neutra, com ela há ganhadores e vencedores (e você vai sempre perder).

#bitcoin #brasil #economia

Por nostr:nprofile1qqs0uw69w2m25gx9s08zk33q6kjd3uz0aad9nv0eevqpcyse42rqwlcpg3mhxw309uex5umwd35xvmn9d35kwdtpvdcnv6tpvdukgmt6v33xgmt8xau8watwd568smpkw9mkyan6v93hwdrvwaex5mtv09jzummwd9hkutcpg4mhxue69uhhx6m60fhrvcmfd4nxga34v5e8q6r2vv68ju34wcmkj6mz0p6xudtxxajxkamwx43nwa35xa6xgat6d33x7um3d4ckgtn0de5k7m30q9z8wue69uhk77r5wfjx2anpwcmrg73kx3ukydmcxeex5ee5de685ut2dpjkgmf4vg6h56n3w4k82emtde585u35xeh8jvn3vfskgtn0de5k7m30lcx3tt

# Pequenos mecanismos de manipulação na nossa economia

Parte 1 de 2 -

Tanto a economia brasileira, a mundial, e toda moeda fidunciária é quebrada, e possuem mecanismos com o propósito de apropriação de riquezas, que fazem toda **riqueza** (!= dinheiro) sair da base da pirâmide, para o topo.

Esse sistema, consiste em amontoar o maior número de riquezas e poder na mão de poucas pessoas. Há vários outros tópicos há serem abordados sobre esse assunto, mas vou falar nesse post somente sobre os principais mecanismos (os que mais te afetam)

## Inflação

De primeira, pensamos que a inflação é algo que corroe a moeda e afeta todos que a possuem e dependem dela, mas na real, ela é apenas uma ferramenta de um jogo onde há ganhadores e perdedores. Se a inflação está te deixando mais pobre, tem alguem ficando mais rico. Mas, como?

A inflação ela é gera um "efeito de redistributividade de riqueza". O Banco Central imprime mais dinheiro e o injeta na economia, quando ele injeta, há um aumento na oferta monetária, logo, é necessário mais dinheiro para comprar os mesmos produtos (porque a quantidade de dinheiro aumentou, mas a econômia não).

Aqueles que recebem primeiro o dinheiro recém criado (os que estão no topo), possuem um privilégio, como esse dinheiro não rodou a economia ainda, não há um aumento da oferta monetária, logo, podem comprar produtos nos preços atuais, quando compram, esse dinheiro começa a rodar pela economia, indo do topo até as partes mais baixas, chegando na base da piramide (ou seja, em você). Quando você recebe o dinheiro, os preços já estão afetados pela inflação e seu poder de compra diminuiu.

Dessa forma, poucas pessoas com muito capital adquirem riquezas enquanto o seu poder de compra e corroido e você é obrigado a trabalhar mais e se contentar com um aumento de salário (quando há) abaixo da inflação.

Tenha sempre algo em mente, a inflação não é neutra, com ela há ganhadores e vencedores (e você vai sempre perder).

#bitcoin #brasil #economia

Por nostr:nprofile1qqs2kw4x8jws3a4heehst0ywafwfymdqk35hx8mrf0dw6zdsnk5kj9ghvqe3t

Está na hora de começar a caçar todos os ratos que operam nos bastidores da ditadura da toga.

Allan dos Santos está pagando em dólar para quem entregar nome e empreendimentos que por ventura venham a ter no Brasil ou no exterior.

Faço votos que a lista de todos os traidores da pátria seja divulgada.

Segue a mensagem com a chamada para ação:

"Faça um dossiê detalhado sobre CADA FUNCIONÁRIO dos ministros do STF. Quero saber quem são, onde trabalharam, se possuem empresas no nome deles, sobretudo no exterior. Pagarei 150 DÓLARES por CADA dossiê.

Envie para vcdenuncia@protonmail.com"

Fonte: https://x.com/allanconta5/status/1940494004266975419

Replying to ENSA obsoleta

### **Nos últimos 30 dias, real brasileiro (BRL) só perde para prata em valorização**

Estava procurando uma stablecoin diferente para variar a carteira e descobri algo meio chocante, nenhuma moeda estatal superou o real brasileiro nos últimos trinta dias, com exceção do iene japonês, que valorizou mais em alguns momentos, mas hoje está abaixo do valor que estava no dia 2 de junho.

Isso significa que tudo o que foi mantido em outras moedas estatais desvalorizou frente ao real. Parece que a gestão do Galípolo têm sido exemplar e superior aos dos outros diretores de casas de moeda.

Também comparei com a onça do ouro e da prata tokeinizadas. E somente a prata atualmente está valendo mais que o real.

Veja o vídeo da Coinmarketcap que gravei.

https://wim.nl.tab.digital/s/9SSpgRxjjbxycB7/download/screen-20250702-161642.mp4

Tive a curiosidade de comparar com criptomoedas de valor intrínseco e todas elas também estão perdendo para o real hoje. Quem holdou as principais criptomoedas (incluindo o BTC) do dia 2 de junho até agora está perdendo grana, pois o real teve a melhor performance do mês.

https://wim.nl.tab.digital/s/eGXkpc72xD3SmZd/download/screen-20250702-162016.mp4

No final das contas, parece que o mundo está confiando mais na nossa moeda do que em qualquer outra. Isso é curioso, porque isso não é nada notório para os brasileiros.

Se quiser confirmar moeda por moeda use o site do Xe, o melhor com gráficos comparativos que encontrei. [Acesse site do Xe](https://www.xe.com/pt/currencycharts/?from=BRL&to=ARS)

Pelo menos esse mês temos mais um trunfo do Brasil além de futebol, a valorização da moeda.

#real #brl #economia #cotação #valorização #moeda #criptomoeda #comparação #coinmarketcap #ouro #prata #tokens #xe #curiosidades

### **Nos últimos 30 dias, real brasileiro (BRL) só perde para prata em valorização**

Estava procurando uma stablecoin diferente para variar a carteira e descobri algo meio chocante, nenhuma moeda estatal superou o real brasileiro nos últimos trinta dias, com exceção do iene japonês, que valorizou mais em alguns momentos, mas hoje está abaixo do valor que estava no dia 2 de junho.

Isso significa que tudo o que foi mantido em outras moedas estatais desvalorizou frente ao real. Parece que a gestão do Galípolo têm sido exemplar e superior aos dos outros diretores de casas de moeda.

Também comparei com a onça do ouro e da prata tokeinizadas. E somente a prata atualmente está valendo mais que o real.

Veja o vídeo da Coinmarketcap que gravei.

https://wim.nl.tab.digital/s/9SSpgRxjjbxycB7/download/screen-20250702-161642.mp4

Tive a curiosidade de comparar com criptomoedas de valor intrínseco e todas elas também estão perdendo para o real hoje. Quem holdou as principais criptomoedas (incluindo o BTC) do dia 2 de junho até agora está perdendo grana, pois o real teve a melhor performance do mês.

https://wim.nl.tab.digital/s/eGXkpc72xD3SmZd/download/screen-20250702-162016.mp4

No final das contas, parece que o mundo está confiando mais na nossa moeda do que em qualquer outra. Isso é curioso, porque isso não é nada notório para os brasileiros.

Se quiser confirmar moeda por moeda use o site do Xe, o melhor com gráficos comparativos que encontrei. [Acesse site do Xe](https://www.xe.com/pt/currencycharts/?from=BRL&to=ARS)

Pelo menos esse mês temos mais um trunfo do Brasil além de futebol, a valorização da moeda.

#real #brl #economia #cotação #valorização #moeda #criptomoeda #comparação #coinmarketcap #ouro #prata #tokens #xe #curiosidades

### **Sats e stablecoins do real**

Há meses que não compro stablecoins do dólar, não tenho paciência para holdar shitcoin, especialmente shitcoin de outra shitcoin que só está desvalorizando no mundo todo, na esperança de valorizar no futuro.

Ano passado era bom manter grana de curto prazo em stablecoin do dólar, usava DAI (minha favorita), agora compensa mais usar stablecoins do real, principalmente depois que descobri a Picnic, plataforma de corretagem não custodial que não cobra taxa nem para converter pix para stablecoins e nem para sacar o valor para o banco via pix. Sempre consigo resgatar 100% do valor guardado.

Através dessa conversão, eu guardo grana em meios digitais e posso movimentar com taxa zero com a proteção de uma blockchain com segurança superior a qualquer banco.

Mas essas stablecoins não são livres como o Bitcoin, seus contrato inteligentes permitem bloqueios dos tokens até em auto custódia. Mas para isso acontecer, primeiramente as contas tradicionais seriam bloqueadas e daria tempo de fazer swap para outro token. Embora isso talvez nem seja necessário, eu sempre vendo logo essas shitcoins. Só uso para não deixar nada em bancos, deixo minhas contas bancárias sempre zeradas.

Bitcoin é a melhor escolha para médio e longo prazo. Vou seguir empilhando sats com recursos que puder dispor para prazos maiores.

#btc #sats #bitcoin #stablecoins #brz #brla #picnic #real #brl #sistemabancário #criptomoedas

Replying to ENSA obsoleta

### **Chiliz e fan tokens só me deram prejuízo**

Chiliz (CHZ) é a moeda de gás da rede Chiliz, que serve para pagar taxas e como moeda principal de swap entre todos os tokens da rede, que é voltada para ativos esportivos (de times de futebol, por exemplo).

Era minha intenção holdar o token do Palmeiras (VERDAO) e usar os tokens de futebol para despertar interesse nas pessoas pelo mundo cripto, mas nunca consegui, nem dando tokens para essas pessoas próximas, muito menos tentando vender para tornar as criptos mais conhecidas pelas pessoas.

Isso me gerou até um problema uma vez, no meio da partida do time do token oferecido, quando um telespectador no bar pensou que eu fosse um golpista e expôs isso e algumas pessoas ao redor começaram a me ignorar, inclusive um candidato à vice prefeitura, durante a campanha, momento em que eles costumam ser mais simpáticos e abertos a qualquer pessoa.

Em um momento de distração, transferi CHZs para minha conta Ripio, que só habilitou o recebimento pela rede Ethereum e não dava suporte na rede Chiliz. Assim, perdi o saldo para sempre, mesmo quando o endereço foi substituído por um novo, o suporte não quis resgatar meu saldo nem me deu a chave privada para eu fazer.

Depois de holdar meu token estimado por vários meses na minha carteira privada, conseguiram me convencer que poderia deixá-lo na carteira do app Sócios que, segundo eles, era não custodial, até me oferecem acesso à chave privada e blá blá blá. Mas o que eles não me contaram é que existe um contrato inteligente nesse endereço que torna a chave privada oferecida totalmente inútil sem um tal código de acesso.

Redefini meu telefone com as configurações de fábrica e não consegui encontrar a chave de acesso até agora nos backups que fiz, nem local e nem online. Isso significa que perdi tudo lá para sempre.

Isso me indignou tanto que nunca mais quero saber disso, nem em auto custódia no meu endereço privado. Não gasto nem um centavo em Chiliz ou qualquer fan token deles nunca mais.

Nem as carteiras mais avançadas que conheço implementam essas configurações que induzem às perdas.

#desabafo #Chiliz #CHZ #fantoken #verdao #palmeiras #futebol #token #perdas #erros #esportes

### **Chiliz e fan tokens só me deram prejuízo**

Chiliz (CHZ) é a moeda de gás da rede Chiliz, que serve para pagar taxas e como moeda principal de swap entre todos os tokens da rede, que é voltada para ativos esportivos (de times de futebol, por exemplo).

Era minha intenção holdar o token do Palmeiras (VERDAO) e usar os tokens de futebol para despertar interesse nas pessoas pelo mundo cripto, mas nunca consegui, nem dando tokens para essas pessoas próximas, muito menos tentando vender para tornar as criptos mais conhecidas pelas pessoas.

Isso me gerou até um problema uma vez, no meio da partida do time do token oferecido, quando um telespectador no bar pensou que eu fosse um golpista e expôs isso e algumas pessoas ao redor começaram a me ignorar, inclusive um candidato à vice prefeitura, durante a campanha, momento em que eles costumam ser mais simpáticos e abertos a qualquer pessoa.

Em um momento de distração, transferi CHZs para minha conta Ripio, que só habilitou o recebimento pela rede Ethereum e não dava suporte na rede Chiliz. Assim, perdi o saldo para sempre, mesmo quando o endereço foi substituído por um novo, o suporte não quis resgatar meu saldo nem me deu a chave privada para eu fazer.

Depois de holdar meu token estimado por vários meses na minha carteira privada, conseguiram me convencer que poderia deixá-lo na carteira do app Sócios que, segundo eles, era não custodial, até me oferecem acesso à chave privada e blá blá blá. Mas o que eles não me contaram é que existe um contrato inteligente nesse endereço que torna a chave privada oferecida totalmente inútil sem um tal código de acesso.

Redefini meu telefone com as configurações de fábrica e não consegui encontrar a chave de acesso até agora nos backups que fiz, nem local e nem online. Isso significa que perdi tudo lá para sempre.

Isso me indignou tanto que nunca mais quero saber disso, nem em auto custódia no meu endereço privado. Não gasto nem um centavo em Chiliz ou qualquer fan token deles nunca mais.

Nem as carteiras mais avançadas que conheço implementam essas configurações que induzem às perdas.

#desabafo #Chiliz #CHZ #fantoken #verdao #palmeiras #futebol #token #perdas #erros #esportes

Replying to ENSA obsoleta

### **Sats com preço semelhante ao da Coinmarketcap**

A quem interessar-se e não tiver problemas com KYC, compartilho a forma mais barata de adquirir sats que eu conheço para qualquer valor, inclusive microtransações.

Tudo o que é necessário é uma conta na Transfero, uma na Coinbase e um endereço EVM (pode ser efêmero) em uma carteira que suporta a rede Base e swaps (recomendo a Rabby Waller).

Se você tiver um computador, não precisa instalar nada, pois é possível usar a versão web das duas plataformas de corretagem. Pelo smartphone, é preciso instalar pelo menos o app da Transfero, porque não tem versão web disponível. Usar o app da Coinbase é opcional, pode usar a versão web móvel deles.

Prosseguindo, com as contas criadas e funcionais, basta depositar qualquer valor via Pix na Transfero, todo o valor será revertido no token BRZ (stablecoin do real) no valor do depósito (R$ 1,00 = 1 BRZ). Compre ao menos 0.5 BRZ de ETH (recomendo 1 BRZ), vai ser usado como gás para fazer swap e transferência mais adiante.

Agora o valor pode ser transferido para teu endereço privado EVM na tua carteira EVM favorita, o BRZ e o ETH. Importante é que ambos sejam enviados pela rede Base. Não há taxas nessa transação.

Abra a carteira e comece a criar as ordens. Primeiramente fazendo swap do saldo desejado em BRZ para cbBTC (esse é o token de Bitcoin embrulhado oficial da Coinbase).

A próxima ordem é a transferência do valor em cbBTC para tua carteira dentro da plataforma Coinbase. Certifique-se de que o endereço copiado é da rede Base. Cole o endereço no campo requerido dentro da carteira EVM e confirme a transferência. O tempo estimado é de 17 segundos.

O token cbBTC é creditado na Coinbase como BTC e pode ser transferido via Lightning ou na cadeia principal para o endereço que desejar. Se for transferir via Lightning, prefira usar fatura, pois endereços UMA costumam travar nas minhas tentativas, outra dica importante, na Lightning é fazer a transferência de 90% por vez, exemplo, se tiver 1000 sats, envie 900 sats primeiro, vai sobrar 100 sats, então envie 90 sats e, depois tente enviar 9 sats. Tentativas com o saldo completo sempre falham.

#tutorial #btc #bitcoin #coinbase #transfero #evm #base #brz #cbbtc #swap #kyc #compra

### **Sats com preço semelhante ao da Coinmarketcap**

A quem interessar-se e não tiver problemas com KYC, compartilho a forma mais barata de adquirir sats que eu conheço para qualquer valor, inclusive microtransações.

Tudo o que é necessário é uma conta na Transfero, uma na Coinbase e um endereço EVM (pode ser efêmero) em uma carteira que suporta a rede Base e swaps (recomendo a Rabby Waller).

Se você tiver um computador, não precisa instalar nada, pois é possível usar a versão web das duas plataformas de corretagem. Pelo smartphone, é preciso instalar pelo menos o app da Transfero, porque não tem versão web disponível. Usar o app da Coinbase é opcional, pode usar a versão web móvel deles.

Prosseguindo, com as contas criadas e funcionais, basta depositar qualquer valor via Pix na Transfero, todo o valor será revertido no token BRZ (stablecoin do real) no valor do depósito (R$ 1,00 = 1 BRZ). Compre ao menos 0.5 BRZ de ETH (recomendo 1 BRZ), vai ser usado como gás para fazer swap e transferência mais adiante.

Agora o valor pode ser transferido para teu endereço privado EVM na tua carteira EVM favorita, o BRZ e o ETH. Importante é que ambos sejam enviados pela rede Base. Não há taxas nessa transação.

Abra a carteira e comece a criar as ordens. Primeiramente fazendo swap do saldo desejado em BRZ para cbBTC (esse é o token de Bitcoin embrulhado oficial da Coinbase).

A próxima ordem é a transferência do valor em cbBTC para tua carteira dentro da plataforma Coinbase. Certifique-se de que o endereço copiado é da rede Base. Cole o endereço no campo requerido dentro da carteira EVM e confirme a transferência. O tempo estimado é de 17 segundos.

O token cbBTC é creditado na Coinbase como BTC e pode ser transferido via Lightning ou na cadeia principal para o endereço que desejar. Se for transferir via Lightning, prefira usar fatura, pois endereços UMA costumam travar nas minhas tentativas, outra dica importante, na Lightning é fazer a transferência de 90% por vez, exemplo, se tiver 1000 sats, envie 900 sats primeiro, vai sobrar 100 sats, então envie 90 sats e, depois tente enviar 9 sats. Tentativas com o saldo completo sempre falham.

#tutorial #btc #bitcoin #coinbase #transfero #evm #base #brz #cbbtc #swap #kyc #compra

Replying to ENSA obsoleta

### **O passado é uma roupa que não nos serve mais**

https://wim.nl.tab.digital/s/YDFkYJtMGzYGcX3/preview

#reflexão #meditação #cristão #cristianismo #jesus #deus #espíritosanto #fé

### **O passado é uma roupa que não nos serve mais**

https://wim.nl.tab.digital/s/YDFkYJtMGzYGcX3/preview

#reflexão #meditação #cristão #cristianismo #jesus #deus #espíritosanto #fé

Replying to ENSA obsoleta

O recente ataque às instalações nucleares do Irã teve um impacto silencioso, porém profundo, na rede #Bitcoin: cerca de 250 EH/s foram desconectados da blockchain — o equivalente a uma queda brusca que apagou quatro meses de crescimento contínuo no hashrate.

Poucos estão falando disso, mas o Irã construiu, nos últimos anos, uma operação massiva de mineração de #Bitcoin com energia doméstica subsidiada. Estima-se que o país tenha gerado mais de US$ 1 bilhão em #BTC, convertendo energia em liquidez global, fora do alcance do sistema financeiro tradicional e das sanções ocidentais.

Desde 2021, autoridades dos EUA monitoram essas atividades. Segundo cartas e relatórios oficiais, o Irã chegou a deter até 7% da mineração mundial de #Bitcoin. Essa estrutura paralela, além de ser uma alternativa ao SWIFT, era usada para financiar o terrorismo e operações militares indiretas, segundo o próprio Departamento de Defesa americano.

Esse evento escancara uma realidade que muitos ainda não querem ver: o #Bitcoin já faz parte da geopolítica global. Mais do que uma rede descentralizada, é também um campo de disputa estratégica — um novo território onde energia, software e liquidez se convertem em armas.

O ataque ao Irã, portanto, teve dois alvos: o programa nuclear e a base monetária alternativa que o regime construiu via mineração de #Bitcoin.

A teoria do Softwar 🫎 — onde a guerra é travada não apenas com tanques, mas com código, hashes e blocos — ganha evidência prática. E empresas como a Strategy (MSTR), acumulando bilhões em #BTC, começam a ser vistas não apenas como apostas corporativas, mas como vetores de poder monetário alternativo, drenando liquidez do sistema legado inimigo.

Tudo isso dentro de um contexto de teoria dos jogos geopolítica. O #Bitcoin é neutro — mas o uso dele nunca será.

Quando a ficha cair, será tarde demais para negar.

Por nostr:nprofile1qqsvpsydnsyzmqlaj3lhye0wrx3x47esdp57z7fm96utxn3lyelqgagpz4mhxue69uhhyetvv9ujuerpd46hxtnfduhs8frfwx

O recente ataque às instalações nucleares do Irã teve um impacto silencioso, porém profundo, na rede #Bitcoin: cerca de 250 EH/s foram desconectados da blockchain — o equivalente a uma queda brusca que apagou quatro meses de crescimento contínuo no hashrate.

Poucos estão falando disso, mas o Irã construiu, nos últimos anos, uma operação massiva de mineração de #Bitcoin com energia doméstica subsidiada. Estima-se que o país tenha gerado mais de US$ 1 bilhão em #BTC, convertendo energia em liquidez global, fora do alcance do sistema financeiro tradicional e das sanções ocidentais.

Desde 2021, autoridades dos EUA monitoram essas atividades. Segundo cartas e relatórios oficiais, o Irã chegou a deter até 7% da mineração mundial de #Bitcoin. Essa estrutura paralela, além de ser uma alternativa ao SWIFT, era usada para financiar o terrorismo e operações militares indiretas, segundo o próprio Departamento de Defesa americano.

Esse evento escancara uma realidade que muitos ainda não querem ver: o #Bitcoin já faz parte da geopolítica global. Mais do que uma rede descentralizada, é também um campo de disputa estratégica — um novo território onde energia, software e liquidez se convertem em armas.

O ataque ao Irã, portanto, teve dois alvos: o programa nuclear e a base monetária alternativa que o regime construiu via mineração de #Bitcoin.

A teoria do Softwar 🫎 — onde a guerra é travada não apenas com tanques, mas com código, hashes e blocos — ganha evidência prática. E empresas como a Strategy (MSTR), acumulando bilhões em #BTC, começam a ser vistas não apenas como apostas corporativas, mas como vetores de poder monetário alternativo, drenando liquidez do sistema legado inimigo.

Tudo isso dentro de um contexto de teoria dos jogos geopolítica. O #Bitcoin é neutro — mas o uso dele nunca será.

Quando a ficha cair, será tarde demais para negar.

Replying to ENSA obsoleta

Moneristas, o que vocês acham do bot https://t.me/MoneroPagamentosBot que promete receber pix e enviar Monero diretamente na carteira cadastrada? É golpe?

#monero #monerobr

Moneristas, o que vocês acham do bot https://t.me/MoneroPagamentosBot que promete receber pix e enviar Monero diretamente na carteira cadastrada? É golpe?

#monero #monerobr