Eu pago para usar terminal, nem tenho GUI para jnstalar programas instalado. Meu sonho é configurar meu PC de modo que eu não precise usar o mouse fora do navegador, eu estou chegando lá!
Mas eu definitivamente não sou a maioria.
Todas são boas com vantagens e desvantagens, o que você precisa descobrir é qual desktop environment é o melhor para você o que vem por baixo (kernel, distro) não importa muito. Por isso eu gosto de indicar o mint tem uma base estável (ubuntu/debian) e o DE é muito parecido com o Windows XP.
Eu abandonei o Windows há 10 anos e há 5 uso uma versão do arch, que é considerado uma distro de usuários avançados/intermediários, pois você tem resolver muita coisa no terminal. Sou considerado nerd por isso é todo mundo me pergunta dúvidas de computador, quando eu não me considero nem um usuário intermediário e sem background em TI.
É só enfiar a cara que qualquer um aprende.
Acho o mint bastante intuitivo, e tive em casa o exemplo de idosos que usam sem notar a diferença para o Windows. Claro que não instalaram sozinhos mas eles não teriam instalados o Windows sozinho também.
O motivo das pessoas usarem o Windows em 90 % dos casos é porque foi o que veio instalado e todo mundo está acostumado, mas ele não é intuitivo nem fácil. Todo mundo que eu conheço pena um tempão até pegar o jeito no Windows, é que a maioria já esqueceu como foi difícil no princípio.
Não vou dizer que o Linux é um paraíso, mas tem muito mais documentação para tudo o que você quiser fazer. O usuário médio não pode ser parâmetro pois ele não sabe achar respostas em nenhum SO.