Avatar
Aprendiz
7f51be298ecb4a73c9a681f197042ea49967996cb958d2238b5f2fc470b17a5b

# Deus e a Liberdade

Deus é **Todo-Poderoso**, Criador do céu e da terra. Se Ele quisesse, poderia nos forçar a obedecê-Lo, a segui-Lo e a reconhecê-Lo. Mas **não é isso que Ele faz**.

Deus nos deu algo precioso: **o livre-arbítrio**. Nós podemos **escolher** segui-Lo ou não, podemos **discordar**, nos **opor**, até mesmo **negar Sua existência**, e Ele permite. Isso porque **o amor verdadeiro só existe na liberdade**.

## Deus nos deu o livre-arbítrio

Desde o início, Deus deixou claro que o ser humano teria escolhas e responsabilidades:

> *"E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás."*

> (*Gênesis 2:16-17*)

Deus não impediu Adão e Eva de pecarem. Ele os advertiu, mas **não os forçou a obedecer**. O mesmo princípio vale para nós.

## Podemos até negar Deus, e Ele permite

A Bíblia reconhece que **existem aqueles que escolhem negar a Deus**, e Ele não os impede:

> *"Disse o tolo em seu coração: 'Deus não existe'. Corromperam-se e cometeram atos abomináveis; não há ninguém que faça o bem."*

> (*Salmo 14:1*)

Se Deus quisesse, poderia obrigar todos a crerem Nele. Mas Ele permite que até mesmo o neguem, porque respeita nossa liberdade.

## Nem tudo o que acontece é vontade direta de Deus

Muita gente cita a frase *"não cai uma folha de uma árvore se não for da vontade de Deus"*. Mas será que isso se aplica ao ser humano? **Não exatamente**.

Jesus deixou claro que **algumas coisas acontecem não porque Deus quis, mas porque nós escolhemos mal**:

> *"Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne seus pintinhos debaixo das asas, mas vocês não quiseram!"*

> (*Mateus 23:37*)

Se tudo fosse 100% vontade de Deus, ninguém se desviaria, ninguém se perderia. Mas **as escolhas humanas têm consequências**, e Deus respeita isso.

## Deus quer filhos livres

Se Deus nos forçasse a segui-Lo, não haveria amor nem justiça, apenas controle. Mas Ele quer **filhos livres**, não servos obrigados.

Tudo muito lindo tudo muito pomposo.

Eu não disse que são débil, eu disse muito pelo contrário, que o círculo de dogmas cristãos são geniais. Vocês estão presos num livro velho, remexido e cheio de contradições, foi isso que eu disse. Eu pelo contrário estou livre, se algo que eu acredito se prova falso eu estudo, verifico e mudo isso, já vocês não podem ter esse luxo, a final o mestre de vocês se foi falando que voltava logo e se passou 2mil anos e vocês estão esperando ainda. Por isso o círculo é tão genial, por mais que esteja escrito A o dogma faz B parecer que é A e manter as ovelhas presas, é genial.

Baratos? Não, são geniais. O que o cristianismo fez é de fato muito engenhoso, é um círculo quase perfeito mesmo com todas as contradições. Por isso é muito difícil alguém sair porque algo sempre pega as mentes vazias de volta.

Exatamente, pensar assim como religiosos em geral mata a busca pela verdade. Pense uma linha fora do seu dogma sem sentir que sua alma está perdida. Não tô dizendo pra fazer questionamentos bobos, tô dizendo pra conceber na sua mente que isso tudo não passa de conto de fadas. Você tem uma trava na cabeça que sequer permite você considerar que seu deus é só mais um dos que já foram inventados.

Eu sei como é, já estive desse lado.

Não estou ofendido. Sua explicação anterior como a de agora só reforçam essa linha basilar. Acredite ou sofra eternamente, se o dogma da sua instituição ensina algo diferente pra você não se sentir tão mal acreditando em um Deus que cria e faz o mal enquanto se vende como Deus de amor, tudo bem. Isso não altera o fato de que é uma crença apocalíptica dos que serão salvos e dos que sofreram, pela eternidade.

Está algumas horas atrasado.

Essa concepção judaica mudou muito. No Gênesis a punição mais severa era a morte, por que morreu morreu, não tem nada.

No judaísmo não tem tantas ideias divergentes não, os judeus que eu conheço, ortodoxos e até os mais liberais acreditam que existe a reencarnação e não tem conceito de inferno. No judaísmo quando a pessoa morre se ela foi boa ela fica próxima de Deus, caso contrário ele reencarna, se após todas as chances que ela teve ela não se aproximar de Deus ela ficará distante da presença dele e se for muito ruim ela pode até se tornar um Dibuk. Tudo que eu coloquei é a forma resumida de toda a crença deles que pra mim é mitologia. Mas gosto de pegar tudo que as mitologias tem que bom para agregar a meu conhecimento, a final são experiências de milhares de anos.