Avatar
g1 (RSS Feed)
9cb53e080594d6e1eb4c0d84c93baa1964819b6b67c82a36180466d2a9a20efa
Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros. Vídeos dos telejornais da TV Globo e da GloboNews. https://g1.globo.com/

Vizinhos ouvem gritos e tentam ajudar cachorro que morreu após ser pendurado em portão por tutor em MG: 'Foi muita covardia'

Segundo a PM, o homem estava agressivo e não quis soltar o animal, que não resistiu e morreu pendurado no portão em Divinópolis. Ele foi preso por maus-tratos, e caso é investigado pela Polícia Civil. Homem é preso em Divinópolis suspeito de agredir e matar o próprio cachorro

Os vizinhos do homem preso por maus-tratos em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, ouviram os gritos do cachorro, que estava pendurado no portão, e tentaram salvá-lo, segundo a polícia. No entanto, eles não conseguiram porque o tutor reagiu com agressividade e se recusou a soltá-lo. O animal não resistiu e morreu.

O crime aconteceu na quarta-feira (6), no bairro Santo Antônio dos Campos, conhecido como Ermida. O tutor do animal, de 45 anos, negou ter matado o cachorro, mas confessou que o deixou pendurado no portão. O caso é investigado pela Polícia Civil.

"Ele bateu, enforcou e pendurou o cachorro e ficou balançando o portão até ele morrer. Foi muita covardia. A gente levantou umas 8h, viu o cachorro e acionou a polícia", contou a moradora Dhenifer Júlia de Oliveira Melo.

🔔Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG

O g1 recebeu um vídeo que mostra a cena de maus-tratos. As imagens são fortes, por isso, o corpo do cachorro foi borrado (veja abaixo).

Cachorro morre após ser pendurado em portão; tutor é preso por maus-tratos em Divinópolis

Quando a PM chegou ao local, o suspeito fugiu e o cachorro já estava morto. A perícia da Polícia Civil foi chamada para os procedimentos no local e a coleta de vestígios.

Posteriormente, o homem foi localizado na Rua Goiás, no Centro de Divinópolis, onde recebeu voz de prisão. Ele foi encaminhado para a delegacia da Polícia Civil, teve a prisão confirmada e, em seguida, foi levado para o sistema prisional. Segundo a PM, ele tem passagens criminais por furto, roubo, dano e tráfico de drogas.

Aviso do g1 sobre imagem forte

Arte/g1

Cachorro morre após ser pendurado em portão, e tutor é preso por maus-tratos em Divinópolis 06-03-2025

Reprodução/Redes Sociais

Outro caso em Divinópolis

Em janeiro, o g1 noticiou a morte da cadelinha Mel, que foi brutalmente espancada e ainda teve o corpo queimado por um homem no Bairro Vila Romana. De acordo com a PM, a cadela vivia nas ruas do bairro e era cuidada por moradores da região.

A esposa do agressor disse para a polícia na época, que o marido havia chegado em casa com diversos machucados, dizendo ter sido atacado por um cachorro ao passar de moto pela rua. Porém, a mulher disse que não sabia que ele havia matado a cachorrinha.

O homem não foi encontrado pela PM no dia do crime, porém se apresentou a polícia quatro dias após e foi preso por maus-tratos.

Homem que matou covardemente cadelinha Mel em Divinópolis se entrega

Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X

VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas

O

https://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2025/03/07/vizinhos-ouvem-gritos-e-tentam-ajudar-cachorro-que-morreu-apos-ser-pendurado-em-portao-por-tutor-em-mg-foi-muita-covardia.ghtml

Região de Ribeirão Preto está com baixo percentual de imunizados contra a dengue

Cobertura vacinal da segunda dose em Serra Azul é de 0,48% e em Jaboticabal, de 2%. Restinga liberou imunização para faixa etária dos 6 a 16 anos. Vacina contra dengue, Qdenga

Reprodução/EPTV

Pelo menos três cidades da região de Ribeirão Preto (SP) estão com baixo percentual de vacinação contra a dengue e a falta de procura pela imunização tem preocupado as Vigilâncias Epidemiológicas.

Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp

A vacina é voltada, especificamente, para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, mas, desde fevereiro deste ano, o Ministério da Saúde recomenda a ampliação da faixa etária em casos em que as doses estão próximas do vencimento (veja mais abaixo).

Na região, apenas Restinga (SP) expandiu a imunização para a faixa etária de 6 a 16 anos, segundo informou ao g1 a Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Em Serra Azul (SP), apenas 0,48% do público-alvo tem o esquema vacinal completo. A primeira dose também foi pouco procurada na cidade: só 4% foram imunizados.

Em Jaboticabal (SP), 8% das crianças e adolescentes tomaram a primeira dose da vacina e só 2% voltaram aos postos de saúde para a segunda dose.

LEIA TAMBÉM

Maiores cidades da região de Ribeirão Preto somam 9,5 mil casos e 7 mortes por dengue

Infectologistas alertam para cenário pior em 2025 e provável circulação de novo sorotipo

Serrana (SP) tem 10% do público-alvo vacinado com a primeira dose e 5% com a segunda. Em Ribeirão Preto, são 52% das crianças e adolescentes com a primeira dose e apenas 14% com a segunda.

Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Ribeirão Preto, Luzia Márcia Romanholi Passos diz que a situação na região é preocupante.

"Estamos em um cenário epidemiológico muito parecido com o cenário de 2024, mas devemos lembrar que estamos no início do mês de março e, devemos lembrar também, que os casos de dengue, agora que começam a aumentar. Mês de março, mês de abril é que acontece pico da epidemia. Então estamos preocupados, principalmente, porque estamos com a infestação do mosquito muito alta".

No Estado de São Paulo, a primeira dose foi aplicada em 27% das crianças e adolescentes e a segunda, em 11%, segundo levantamento da SES.

Cobertura só é completa com duas doses

A cobertura vacinal da dengue só está completa e a pessoa só está protegida com as duas doses da vacina. Por isso mesmo, é extremamente importante comparecer aos postos de saúde após três meses da primeira imunização, para receber a segunda.

"Você faz uma primeira dose e estimula o sistema imunológico, produz os anticorpos, as células de defesa. Por isso, depois de um tempo, já é preciso a segunda dose, que vem reforçar essa primeira dose e, aí sim, ter uma imunidade mais duradoura", diz Luzia.

Vacina contra a dengue em Ribeirão Preto, SP

Reprodução/EPTV

Desde fevereiro, o Ministério da Saúde passou a recomendar a ampliação do público-alvo da vacina contra a dengue para além de crianças e adolescentes.

De acordo com o órgão, doses com prazo de dois meses de validade poderão ser aplicadas em pessoas dos 6 aos 16 anos. Na região, Restinga estendeu a imunização para esta faixa etária.

Ainda segundo o MS, vacinas que estiverem a um mês de vencer poderão ser expandidas até o limite etário especificado na bula, que é dos 4 aos 59 anos.

A expansão do público-alvo deve considerar a disponibilidade de doses e a situação epidemiológica de cada estado e município. Em Ribeirão, como não há doses para vencer, o esquema vacinal segue exclusivamente para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, explica Luzia.

"Essa determinação é para os municípios que tem a vacina com validade breve, ou seja, vacinas que vão vencer no próximo mês ou nos próximos dois meses. Não é o caso de Ribeirão Preto. As vacinas que recebemos têm validade até o último dia do mês de novembro".

Até esta quinta-feira (6), a cidade registrou duas mortes e 4.340 casos foram confirmados. A população mais afetada pela doença está entre 20 e 39 anos.

Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca

VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região

https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2025/03/07/regiao-de-ribeirao-preto-esta-com-baixo-percentual-de-imunizados-contra-a-dengue.ghtml

Fotografia com o celular de ponta-cabeça: a imagem fica melhor ou é só um mito?

Virar a câmera do smartphone ao contrário pode melhorar as imagens em determinadas situações, mas não em todas. Saiba quais são indicadas. Foto no celular: como fica melhor a imagem – com a câmera na posição correta ou de ponta cabeça?

Henrique Martin/g1

Existe uma crença popular de que deixar o celular de ponta-cabeça faz a câmera tirar fotos melhores. Mas será que as imagens ficam boas mesmo ou é só impressão?

📸Fato é que a resolução da câmera do smartphone vai ser sempre a mesma, independentemente da posição que estiver o aparelho – para cima, para baixo ou para os lados.

🙃 Virar o celular para que a câmera fique embaixo permite brincar com ângulos e perspectivas diferentes, o que pode fazer com que as fotos pareçam melhores, como se tivessem sido feitas por profissionais.

É o que dizem os especialistas consultados pelo Guia de Compras, que deram dicas para usar melhor a câmera do smartphone. Veja as recomendações a seguir:

🔻Inverter para melhorar os ângulos

É comum ver fotógrafos usando tripés para segurar a câmera mais baixo ou mesmo se agachando para tirar uma foto, principalmente em cenas com crianças ou pets.

Por que eles fazem isso? Para melhorar o ângulo da foto e deixar o objeto fotografado no centro da imagem.

À esquerda, gnomo turista visto sem pensar no ângulo da foto, com o celular em pé. À direita, com a lente invertida, brincando com o ângulo

Henrique Martin/g1

“Virar o celular é uma forma de você abaixar o ângulo da câmera, sem precisar se abaixar”, explica o fotógrafo Luca Pucci. “Se inverte a câmera, ela fica pelo menos uns 10 cm mais para baixo, se aproximando um pouco mais do ângulo que um fotógrafo conseguiria”.

✅Clique aqui para seguir o canal do Guia de Compras do g1 no WhatsApp

👀 Brincar com a perspectiva

Virar o celular ao contrário e alternar a lente para a grande angular, em aparelhos que têm essa opção, “dá a sensação de grandiosidade, de imponência. Pode ser uma escultura, uma estátua, uma pessoa”, comenta o fotógrafo Paulo Barba.

Funciona muito bem com pets, como dá para ver nas imagens a seguir. Se visto por cima, fica bom, mas com a sensação de que pode melhorar.

Gato fotografado com a lente principal, visto de cima

Henrique Martin/g1

Deixar a câmera invertida no nível do chão tem até nome técnico, vindo do cinema, lembra Barba: contra-plongé, quando a lente fica abaixo do nível dos olhos do espectador. Só lembrar de “Bastardos Inglórios”, por exemplo.

Cena do Filme Bastardos Inglórios

Reprodução/Materate

Visto no nível do chão, com a câmera invertida, cria um outro visual para a foto.

Gato fotografado com a lente grande angular, com a câmera de ponta-cabeça

Henrique Martin/g1

É um ajuste de perspectiva que pode melhorar até fotos de paisagens:

Paisagem: à esquerda, com a lente principal sem mudar a posição da câmera, à direita, com a lente de ponta-cabeça próxima ao chão

Henrique Martin/g1

📲Manter no nível da mesa para profundidade

Outro uso criativo da câmera invertida é na mesa – da cozinha, do escritório ou do restaurante.

Para comida, o ato de virar o celular ajuda a aproximar do prato, lembra Pucci. E ainda ajuda na ergonomia de clicar com o botão para cima, diz Barba.

A dica da mesa (ou de uma superfície plana) ajuda a criar profundidade na cena, como dá para ver no exemplo a seguir.

Gnomo turista: à esquerda, visto por cima. à direita, fotografado com a câmera de ponta-cabeça

Henrique Martin/g1

☂ Faça uma sombra

Em ambientes externos, segurar o celular de cabeça para baixo pode ajudar a criar uma sombra sobre a lente com a mão, como o parasol das lentes das câmeras profissionais, lembra Pucci..

Esse acessório ajuda a proteger a lente de luz adicional, evitando reflexos na imagem e melhorando o contraste do resultado final.

📹 Também serve para vídeos

O truque da câmera invertida em cima da mesa – ou de uma superfície plana – pode ser adaptado para vídeos, na hora de filmar objetos pequenos ou pratos de comida.

Superfície serve como base para o celular "deslizar" na hora de fazer um vídeo

Henrique Martin/g1

Paulo Barba indica mover a câmera durante a filmagem em torno ou em direção ao objeto, o que ajuda a dar mais estabilidade durante o movimento.

Vídeo usando a superfície como base para mover a câmera

Henrique Martin/g1

⚠️ Tome cuidado com retratos

Para tirar fotos de pessoas, o resultado pode variar muito.

É sempre bom lembrar que a lente da câmera próxima ao chão pode deixar o modelo um pouco maior – pernas, papada e barriga podem "crescer".

E quem estiver passando por perto pode achar que você está tirando fotos impróprias do modelo, já que a câmera está na linha do chão.

🤳 E as selfies?

Selfie de ponta-cabeça não é comum, diz Barba. A lente da câmera frontal.já está na altura dos olhos.

É melhor deixar o celular na posição normal e, se tiver a opção, fazer a selfie com grande-angular, mais aberta (alguns modelos de celulares mais avançados, como iPhone e Galaxy, permitem fazer essa mudança).

"Mostrar o ambiente ao redor faz diferença dependendo de onde você está", conclui o fotógrafo.

Galaxy S25 e iPhone 16: teste do g1 compara os dois celulares topo de linha

Duelo de celulares: Galaxy S25 x iPhone 16| em G1 / Guia / Guia de compras / Tecnologia / Celulares

Veja a seguir uma lista de cinco celulares com câmeras de alta resolução. Os preços iam de R$ 5.000 a R$ 12.000 nas lojas da internet consultadas no início de março.

Apple iPhone 16 Pro Max

Asus Zenfone 11 Ultra

Moto Edge 50 Ultra

Samsung Galaxy S25 Ultra

Xiaomi 14T

Esta reportagem foi produzida com total independência editorial por nosso time de jornalistas e colaboradores especializados. Caso o leitor opte por adquirir algum produto a partir de links disponibilizados, a Globo poderá auferir receita por meio de parcerias comerciais. Esclarecemos que a Globo não possui qualquer controle ou responsabilidade acerca da eventual experiência de compra, mesmo que a partir dos links disponibilizados. Questionamentos ou reclamações em relação ao produto adquirido e/ou processo de compra, pagamento e entrega deverão ser direcionados diretamente ao lojista responsável.

Como tirar fotos instantâneas mais legais

Duelo de inteligência artificial: Galaxy S25 x iPhone 16

https://g1.globo.com/guia/guia-de-compras/tecnologia/celulares/fotografia-com-o-celular-de-ponta-cabeca-saiba-se-a-imagem-fica-melhor-ou-e-so-um-mito.ghtml

Gelo, álcool e sal: como funciona o experimento que promete deixar bebidas de coolers ainda mais geladas

Professores explicam que a combinação desses fatores altera o processo endotérmico do gelo, por meio da propriedade coligativa de crioscopia. Isso ajuda a remover o calor do ambiente e mantém bebidas vários graus mais frias. Experimento mostra como deixar gelo de isopor ainda mais gelado

🧊 Um gelo ainda mais gelado adcionando apenas álcool e sal no cooler. É isso que um experimento simples que tem circulado pelas redes sociais promete entregar. No verão brasileiro em meio à onda de calor, a promessa chamou a atenção: mas será que isso é possível?

A química diz que sim. Mas é algo que deve ser feito apenas para tipos específicos de refrigeramento, como no uso de cooler ou isopor com gelo. O resultado vai baixar ainda mais a temperatura do cooler, mantendo as bebidas mais geladas do que o normal.

⚗️ O experimento

Para conseguir esse feito, serão necessários:

cooler ou outro recipiente para conservar o refrigeramento de bebidas

gelo de água mineral

álcool etílico (etanol)

sal refinado (de cozinha)

bebidas para refrigeramento (garrafa de cerveja, lata de refrigerante, garrafa de água, etc.).

No cooler, coloque o gelo normalmente. Depois acrescente um pouco de álcool etílico e um pouco de sal. Misture e coloque as bebidas para refrigerar.

Cooler com bebidas geladas imagem ilustrativa

Freepik

🧑🏽‍🏫 A explicação

“Quando colocamos a água mineral, sem nenhum aditivo, para congelar, ela começa a congelar quando atinge 0º C. Mas se colocamos sal, açúcar ou qualquer outra coisa que dissolva na água, a temperatura de congelamento tende a baixar. Ou seja, a água com algum aditivo dissolvido só vai congelar em temperaturas negativas”, explica Fábio Barbosa, professor de química da Escola Bilíngue Carolina Patrício.

Esse assunto é estudado em química no ensino médio, nas aulas de propriedades coligativas das soluções. Essa área explica como as propriedades de um solvente se alteram na presença de um soluto.

Nesse caso específico, trata-se da propriedade coligativa de crioscopia, que estuda a diminuição do ponto de congelamento de uma substância. Acontece da seguinte maneira, de acordo com Fábio Barbosa:

As moléculas da água precisam se encontrar para cristalizar. Se você coloca uma substância ali, essas moléculas vão ter mais dificuldade de se encontrar, porque não estão mais sozinhas.

🧂 A interação do etanol e do sal com o gelo

Quando o álcool e o sal, dois solutos, são adicionados ao gelo, é alterado o ponto de fusão (derretimento) do gelo. Com isso, se um gelo antes derretia a partir do 0º C vai precisar de temperaturas mais altas para que isso aconteça.

E, mesmo que derreta, o líquido que se formar ali dentro vai demorar mais para atingir a temperatura ambiente, portanto, vai manter as bebidas frias por mais tempo.

"Essa água agora mais gelada consegue absorver mais calor, porque é disso que ela precisa para tentar atingir a temperatura ambiente. E vai absorver o calor das bebidas que estiverem no recipiente", explica Júlio César Assumpção, professor de química do Cubo Global School.

Os elementos interagem da seguinte maneira:

O álcool etílico (etanol) só congela em temperaturas abaixo de -114°C. Quando entra em contato com o gelo, ele absorve calor, dificultando e retardando o derretimento.

o sal age diminuindo o ponto de congelamento da água e absorve calor do ambiente. Então, quando o gelo derrete, ele dificulta que o líquido atinja a temperatura ambiente.

É essa combinação de fatores vai agir diminuindo a temperatura das bebidas, porque altera o processo endotérmico do gelo:

o gelo precisa absorver o calor do ambiente para derreter e chegar à temperatura ambiente, e faz isso através da transferência de calor com as bebidas do cooler, por exemplo. Mas o álcool e o sal também absorvem o calor do gelo e da água já derretida, distribuindo o calor existente ali. O resultado é um ambiente mais frio e bebidas mais geladas.

VÍDEOS DE EDUCAÇÃO

https://g1.globo.com/educacao/noticia/2025/03/07/gelo-alcool-e-sal-como-funciona-o-experimento-que-promete-deixar-bebidas-de-coolers-ainda-mais-geladas.ghtml

A série que se tornou uma das mais influentes da história, apesar de mortes no set e outros problemas

Desde acidentes trágicos no set até conflitos criativos, censura, cortes no orçamento e problemas técnicos, 'The Twilight Zone' teve jornada tão intrigante quanto suas narrativas. Cena de 'The Howling Man', episódio da série 'The Twilight Zone' de 1960

Divulgação/CBS

"The Twilight Zone" é reconhecida como uma das series mais influentes da televisão. Lançada em 1959, ela não apenas introduziu o público a histórias de ficção científica e suspense, mas enfrentou desafios durante sua produção.

Desde acidentes trágicos no set até conflitos criativos e problemas técnicos, "The Twilight Zone" teve uma jornada tão intrigante quanto suas narrativas.

Além de problemas de orçamento e da constante ameaça de cancelamento, a série desafiou normas sociais e sofreu com a censura de episódios polêmicos.

Com episódios que abordavam questões filosóficas e sociais, o clássico seriado deixou um legado, inspirando gerações de criadores e mantendo sua relevância até hoje. Jordan Peele, ganhador do Oscar de roteiro original por “Corra”, por exemplo, é fã declarado e participou de uma nova versão do seriado.

Acidente fatal em 1983

Durante a produção do filme baseado na série, em 1983, ocorreu um trágico acidente que resultou na morte de três atores: Vic Morrow e as crianças Myca Dinh Le e Renee Shin-Yi Chen. O helicóptero usado em uma cena perdeu o controle e caiu sobre os atores, causando uma tragédia que impactou a indústria cinematográfica. Este incidente levou a mudanças significativas nas regulamentações de segurança nos sets de filmagem e destacou os perigos envolvidos em cenas de ação.

A insônia do criador

Rod Serling, criador de "The Twilight Zone", sofria de insônia severa devido ao estresse contínuo associado à escrita de roteiros e à produção da série. Sua dedicação inabalável muitas vezes resultava em noites sem dormir, enquanto ele trabalhava para criar histórias originais e impactantes. Essa insônia não apenas afetou sua saúde física e mental, mas influenciou a natureza muitas vezes sombria e introspectiva dos episódios.

Rod Serling, criador de 'The Twilight Zone', em cartaz do seriado lançado em 1959

Divulgação/CBS

Problemas com censura

Os episódios de "The Twilight Zone" enfrentavam problemas com censura, especialmente devido aos temas polêmicos e avançados para a época. Questões como racismo, guerra e moralidade eram abordadas de maneira provocativa, o que causava desconforto entre os censores. Em alguns casos, cenas ou diálogos inteiros precisaram ser modificados ou removidos para atender aos padrões de transmissão.

Baixo Orçamento

A série enfrentava contantes cortes no orçamento, o que restringia efeitos especiais, cenários e figurinos. Rod Serling e sua equipe tinham que ser criativos para superar esses obstáculos, utilizando truques de câmera, iluminação e narração inteligente para compensar as restrições no investimento. Esses desafios financeiros, no entanto, contribuíram para a estética inventiva.

Conflitos Criativos

Houve desacordos entre Serling e os patrocinadores da série. O criador do seriado lutava para manter a integridade artística das histórias, enquanto os patrocinadores pressionavam por temas mais leves. Esses conflitos criativos resultaram em episódios mais comerciais, que deixaram o showrunner insatisfeito.

Cena do seriado 'The Twilight Zone'

Divulgação

Problemas Técnicos

Muitos episódios de "The Twilight Zone" enfrentaram desafios técnicos, incluindo falhas de equipamentos e problemas de iluminação que complicaram as gravações. Essas dificuldades exigiam soluções rápidas e inovadoras da equipe de produção. Apesar dessas complicações, a série conseguiu manter um alto padrão de qualidade visual e narrativa.

Atores Deixando o Projeto

Alguns atores principais deixaram a série devido a conflitos de agenda ou desacordos com a direção, o que causou transtornos na produção. Essas saídas inesperadas exigiam que a equipe de produção encontrasse substitutos, muitas vezes alterando roteiros e cronogramas para acomodar as mudanças no elenco. Esses desafios contribuíram para a reputação da série como uma produção difícil e imprevisível.

Episódios Perdidos

Alguns episódios de "The Twilight Zone" foram considerados perdidos ou danificados, dificultando sua recuperação e restauração. Essas perdas ocorreram devido a problemas de armazenamento inadequado, degradação do filme e outros fatores. A busca por esses episódios perdidos e sua restauração têm sido um esforço contínuo dos fãs e historiadores da televisão.

Regravações Frequentes

Devido a problemas de roteiro ou desempenho dos atores, muitos episódios precisaram ser regravados, o que aumentou os custos e o tempo de produção. Essas regravações muitas vezes resultaram em atrasos no cronograma e aumentaram o estresse para a equipe de produção.

Superstição no Set

Havia uma crença comum entre a equipe de produção de que o set de "The Twilight Zone" era "amaldiçoado", o que aumentava o estresse durante as filmagens. Eventos inexplicáveis e acidentes alimentavam essa superstição, criando um ambiente de trabalho tenso. Embora essas crenças possam ser vistas como resultado do clima de alta pressão, elas acrescentaram uma camada adicional de mistério à produção da série.

https://g1.globo.com/pop-arte/tv-e-series/noticia/2025/03/07/a-serie-que-se-tornou-uma-das-mais-influentes-da-historia-apesar-de-mortes-no-set-e-outros-problemas.ghtml

Polícia do RJ prende suspeito de matar dono de joalheria em MG

O criminoso identificado como William Playboy estava foragido há cerca de um ano e ficou escondido na Favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio. Ele tinha um mandado aberto por latrocínio, quando atirou e matou o dono de uma joalheria na cidade de Arcos, no Centro-oeste mineiro.

Criminoso identificado como William Playboy estava foragido há cerca de um ano e ficou escondido na Favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio

Reprodução

Agentes da 64ª DP (São João de Meriti) prenderam nesta quinta-feira (6) um homem acusado de matar o dono de uma joalheria no interior de Minas Gerais.

O criminoso identificado como William Playboy estava foragido da Justiça há cerca de um ano. Segundo os investigadores, ele ficou escondido na Favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio nesse período.

Playboy tinha um mandado de prisão aberto por latrocínio, quando atirou e matou o dono de uma joalheria na cidade de Arcos, no Centro-oeste mineiro.

Câmera gravou o crime

Ainda de acordo com a Polícia Civil, o criminoso é conhecido por cometer roubos na região de Divinópolis, sua cidade natal.

Câmera flagra dupla em joalheria momentos antes de latrocínio de comerciante em Arcos

O crime que fez Playboy fugir de Minas Gerais e se esconder na Rocinha aconteceu em abriu de 2024, no Centro de Arcos. Ele e um comparsa assaltaram uma joalheira na cidade. Câmeras de segurança do local gravaram a ação da dupla.

O dono do estabelecimento, um jovem de 27 anos, reagiu ao roubo e foi baleado pelos criminosos. Em seguida, a dupla fugiu de moto, levando pertences pessoais da vítima e joias.

O comerciante morreu ainda no local, segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2025/03/06/policia-do-rj-prende-suspeito-de-matar-dono-de-joalheria-em-mg.ghtml

Carnaboi 2025: confira as regras para participação de crianças e adolescentes

As normas, determinadas pelo Tribunal de Justiça do Amazonas, visam garantir a segurança e o bem-estar dos jovens durante as festividades neste final de semana. Autoridades estarão no local fiscalizando o cumprimento das regras quanto a presença de menores de idade.

Divulgação/TJAM

O Carnaboi de Manaus acontece nos dias 7 e 8 de março e, como parte das medidas de segurança e organização, terá regras específicas para a participação de crianças e adolescentes. As normas, determinadas pela Justiça do Amazonas, visam garantir a segurança e o bem-estar dos jovens durante as festividades, com restrições quanto à idade e exigências quanto à presença de responsáveis.

"A portaria do Juizado estabelece que, durante todo o período do Carnaval, a rede de proteção atuará com mais de 315 pessoas, incluindo o Conselho Tutelar e equipes de viaturas", destacou Jussara Pedrosa, Secretária de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania.

📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp

Confira as regras:

👶🏻 Menores de 12 anos estão proibidos de participar do Carnaboi, mesmo acompanhados pelos responsáveis.

👧🏻 Adolescentes entre 12 e 15 anos poderão participar, mas apenas se acompanhados por responsáveis legais.

👦🏻 Adolescentes com 16 anos ou mais deverão apresentar documento oficial com foto para acesso ao evento.

"A equipe de proteção estará preparada para realizar uma abordagem pedagógica. Caso necessário, o Conselho Tutelar e as autoridades competentes farão a remoção da criança", acrescentou Jussara Pedrosa.

As novas medidas visam proporcionar um ambiente mais seguro durante as festividades, equilibrando o direito à diversão com a proteção e o cuidado necessários.

Transmissão do Carnaboi 2025

A Rede Amazônica transmitirá o Carnaboi 2025, unindo o ritmo do carnaval à tradição do boi-bumbá, diretamente de Manaus. A cobertura permitirá que o público vivencie toda a energia do Carnaval Amazônico.

Sexta-feira (7): transmissão ao vivo do Studio 5, em Manaus, às 22h15, após o BBB, com 80 minutos de duração.

Sábado (8): transmissão de Manaus às 23h40, após o Altas Horas, também com 80 minutos de duração.

A Rede Amazônica levará o Carnaboi 2025 ao vivo para o Acre, Amapá, Rondônia e Roraima, além de disponibilizar a cobertura no Globoplay e em suas plataformas digitais, ampliando o alcance do evento.

Carnaboi em Manaus reúne os bois de Parintins para dois dias de festa

https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2025/03/06/carnaboi-2025-confira-as-regras-para-participacao-de-criancas-e-adolescentes.ghtml

Dia do Consumidor 2025: direitos garantidos e pouco conhecidos no Brasil

Especialista do Unipiaget alerta sobre garantias legais que muitos desconhecem Criado em 1962 nos Estados Unidos, o Dia do Consumidor surgiu inicialmente como uma estratégia comercial para impulsionar as vendas antes da Páscoa. No entanto, ao longo dos anos, a data (15 de março) foi ganhando um novo significado e se transformou em um marco na defesa dos direitos dos consumidores em diversos países. No Brasil, esse movimento se fortaleceu com a instituição do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1991), legislação que assegura diversos direitos para quem compra produtos e serviços.

Muitos consumidores brasileiros desconhecem seus direitos

Freepick

Segundo Patrícia Braga, coordenadora do curso de Direito do Unipiaget, muitos consumidores ainda não sabem que possuem garantias legais em casos como atraso na entrega de produtos, defeitos em itens essenciais e até mesmo a perda da nota fiscal. Ela explica que, por exemplo, quando uma loja descumpre uma oferta ou promove propaganda enganosa, o consumidor pode exigir a troca do produto, o cancelamento da compra e até mesmo um ressarcimento por perdas e danos. Além disso, se um item essencial, como uma geladeira ou fogão, apresentar defeito, a substituição ou reembolso deve ser imediato, sem a necessidade de esperar pelo conserto.

Outro direito muitas vezes ignorado pelos consumidores é a possibilidade de desistência de compras feitas pela internet. “Muitos não sabem que, por lei, podem devolver um produto comprado on-line em até sete dias após o recebimento, sem precisar justificar a decisão. E o reembolso deve ser integral, incluindo o valor do frete”, explica a especialista. Além disso, em casos de atraso de voo, a legislação prevê assistência aos passageiros, que pode incluir alimentação, hospedagem e até mesmo reembolso total do bilhete, dependendo do tempo de espera.

Patrícia Braga reforça que, quando há violação desses direitos, o consumidor deve buscar os canais adequados para registrar sua reclamação e exigir uma solução. “O PROCON é um dos principais órgãos responsáveis por garantir que as leis de proteção ao consumidor sejam cumpridas, evitando práticas desleais e fraudulentas por parte das empresas. Outra alternativa é a plataforma consumidor.gov.br, um serviço gratuito que permite a interlocução direta entre clientes e fornecedores para a resolução de conflitos”, destaca.

Caso o problema não seja resolvido por esses meios, o consumidor ainda pode recorrer à Justiça. “Se a pessoa não tiver condições financeiras para contratar um advogado, pode buscar a Defensoria Pública. Além disso, para causas de até 40 salários mínimos, o Juizado Especial Cível pode ser acionado, dispensando a necessidade de advogado para valores de até 20 salários mínimos”, esclarece Patrícia Braga.

A coordenadora do curso de Direito do Unipiaget reforça que conhecer e exigir seus direitos é essencial para fortalecer a relação entre consumidores e empresas. “O Dia do Consumidor não deve ser visto apenas como uma oportunidade para compras, mas também como um momento de conscientização sobre os direitos que protegem cada cidadão nas suas relações de consumo. Quanto mais informados estivermos, mais poderemos exigir um mercado justo e equilibrado”, conclui.

Quer saber mais sobre seus direitos? Venha estudar Direito no Unipiaget. Somos nota máxima no MEC e temos alto índice de aprovação na OAB. Inscreva-se agora mesmo e mude já o seu futuro. Vestibular 2025/1º semestre. Clique no link e faça parte da melhor instituição de ensino do Alto Tietê https://nl.ong.br/piaget-g1

https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/especial-publicitario/unipiaget/noticia/2025/03/06/dia-do-consumidor-2025-direitos-garantidos-e-pouco-conhecidos-no-brasil.ghtml

Apuração da Série Ouro: acompanhe aqui as notas

Veja quem sobe para o Grupo Especial e quem cai para a Série Prata. Apuração da Série Ouro: acompanhe aqui as notas Veja quem sobe para o Grupo Especial e quem cai para a Série Prata. 16 escolas desfilaram, mas só 13 concorrem ao título e ao rebaixamento.. 3 não serão julgadas devido ao incêndio na fábrica de fantasias: Império, Ponte e Bangu.. Entre as outras 13, 2 escolas vão para a Série Prata, e a campeã, para o Grupo Especial.. Estácio, Santa Cruz, Império: veja as escolas com mais títulos da Série Ouro.. Conheça todos os sambas-enredo do grupo de acesso do carnaval do Rio.

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/carnaval/2025/ao-vivo/carnaval-2025-veja-a-apuracao-da-serie-ouro-do-rio-de-janeiro.ghtml

Feto é encontrado abandonado em lixeira na Zona Norte de Manaus

"/> Segundo a polícia, o feto tinha aproximadamente cinco meses de gestação e foi encontrado por volta das 4h desta quinta-feira (6), no bairro Cidade Nova, após um morador revirar o lixo. Restos mortais estavam enrolados em um saco plástico dentro da lixeira.

Reprodução/Redes Sociais

Um feto do sexo masculino foi encontrado em uma lixeira na avenida Irianópolis, localizada no bairro Cidade Nova, na Zona Norte de Manaus, na madrugada desta quinta-feira (6). Os restos mortais estavam enrolados em um saco plástico.

📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp

Segundo informações da polícia, o feto foi encontrado por volta das 4h, após um morador do bairro revirar o lixo. O homem relatou à equipe policial que, para preservar o feto, o retirou da lixeira, evitando que fosse levado pela coleta.

Após ser acionada, a polícia realizou exames preliminares, que indicaram que o feto tinha aproximadamente cinco meses de gestação.

O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para remover o feto, que passará por análise do laudo de necropsia para determinar com precisão as circunstâncias da morte.

O caso está sendo investigado pela Polícia, que vai analisar as câmeras de segurança da região para tentar identificar quem abandonou os restos mortais no local.

LEIA TAMBÉM:

Vizinho chegou a segurar a mão de homem que desapareceu em igarapé durante temporal em Manaus, diz família

Aeronaves destruídas em operação policial no AM indicam adaptação do tráfico de drogas no estado, diz SSP

VÍDEO: Motorista de aplicativo é sequestrado em Manaus

Motorista de aplicativo é sequestrado em Manaus

https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2025/03/06/feto-e-encontrado-abandonado-em-lixeira-na-zona-norte-de-manaus.ghtml

Carreta é destruída pelo fogo durante incêndio na Avenida Arlindo Figueiredo, em Passos, MG

"/> Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o caminhão pegou fogo por motivos desconhecidos; ninguém ficou ferido. Uma carreta foi destruída pelo fogo durante um incêndio no início da tarde desta quinta-feira (6) na Avenida Arlindo Figueiredo, em Passos (MG).

📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o caminhão pegou fogo por motivos desconhecidos. Como o incêndio aconteceu embaixo da fiação de alta tensão, as equipes tiveram que esperar a Cemig desligar a energia para combater o incêndio.

Carreta é destruída pelo fogo durante incêndio na Avenida Arlindo Figueiredo, em Passos

Hélder Almeida

O motorista da carreta disse que estacionou o veículo às margens da avenida para ir a um supermercado e quando voltou, o veículo já estava em chamas.

Ninguém ficou ferido. Por causa do incêndio, os dois sentidos da avenida ficaram interditados para o trânsito.

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2025/03/06/carreta-e-destruida-pelo-fogo-durante-incendio-na-avenida-arlindo-figueiredo-em-passos-mg.ghtml

Após tiroteio que deixou jovem morta no carnaval, moradores de Rio Pomba fazem 'ato de paz'; VÍDEO

"/> Dezenas de pessoas vestidas de branco carregaram cartazes com frases contra a violência no município. Troca de tiros envolveu dois homens, de 24 e 26 anos, por causa de uma rivalidade entre eles, na última segunda-feira (3). Ato de paz é realizado por moradores de Rio Pomba após tiroteio no carnaval

Moradores de Rio Pomba realizaram, na tarde de quarta (5), um 'ato de paz' após um tiroteio ocorrido durante o carnaval deixar uma estudante de 25 anos morta e pelo menos 14 pessoas feridas na noite da última segunda-feira (3). (Veja no vídeo acima como foi a manifestação).

🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região

Dezenas de pessoas vestidas de branco carregaram cartazes com frases contra a violência e a favor da paz no município, que fica na Zona da Mata mineira.

Os manifestantes se concentraram na Praça Último de Carvalho, onde o crime ocorreu, e, em seguida, caminharam pelas ruas da cidade.

Jovem morre e 14 ficam feridos em tiroteio no carnaval no interior de MG

Prefeituras cancelam último dia de carnaval após mortes de jovens de Ubá em Rio Pomba

Justiça decreta prisão preventiva de suspeitos do tiroteio durante carnaval no interior de MG

Quem eram os primos que morreram durante tiroteio no carnaval e acidente de trânsito na mesma cidade de MG

Moradores de Rio Pomba se reuniram em ato na cidade após tiroteio deixar jovem morta

Redes Sociais/Reprodução

Tiroteio deixa jovem morta e feridos

Vídeo mostra momento de tiroteio em Rio Pomba que deixou jovem morta e feridos

Uma jovem de 25 anos morreu e pelo menos 14 foram baleadas durante o tiroteio no carnaval no Centro de Rio Pomba, na noite de segunda.

De acordo com a polícia, a troca de tiros envolveu dois homens, de 24 e 26 anos, por causa de uma rivalidade entre eles.

Ambos foram presos após buscas às margens da rodovia MG-265, que liga Rio Pomba a Ubá, e tiveram as prisões convertidas em preventivas.

A vítima fatal é Luciane dos Santos Marques, de 25 anos. Ela era estudante e morava em Ubá.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) informou que está investigando possíveis falhas na segurança do local e acompanha as investigações sobre o crime, que será encaminhado para apuração pela Polícia Civil.

Confusão no carnaval em Rio Pomba deixa jovem morta e feridos

Redes Sociais/Reprodução

📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2025/03/06/apos-tiroteio-que-deixou-jovem-morta-no-carnaval-moradores-de-rio-pomba-fazem-ato-de-paz-video.ghtml

Homem morre ao levar facada da companheira no peito em Rio Claro

Crime aconteceu no Jardim Cherveson na quarta-feira (5). Mulher de 54 anos foi presa em flagrante. Caso foi registrado no Plantão Policial de Rio Claro

Gabriela Ferraz/EPTV e redes sociais

Um homem de 54 anos morreu em Rio Claro (SP) após ser esfaqueado pela companheira na quarta-feira (5). A mulher também de 54 anos foi presa.

O crime aconteceu na Rua M7, no Jardim Cherveson. Segundo o boletim de ocorrência, Marcelo Augusto de Oliveira foi atingido por um único gole na região direita do peito.

📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp

Homem morre esfaqueado pela companheira em Rio Claro

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) constatou que o óbito foi causado por uma faca.

De acordo com a Polícia Militar, a mulher contou que o companheiro era usuário de cocaína. Durante a madrugada, ele teria saído e retornado alterado e a ofendendo.

Para se defender, a mulher disse que pegou uma faca e desferiu um golpe no peito do companheiro, que caiu ao chão. Ela, então, voltou a dormir e durante a manhã percebeu que o golpe havia sido suficiente para matá-lo.

MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

ANEMIA APLÁSTICA: entenda doença rara que matou o jogador de futebol aos 35 anos

UNESP 2025: lista da sétima chamada de aprovados sai nesta quinta-feira

FATALIDADE: acidente mata motociclista em rodovia entre Matão e Dobrada

A mulher pediu ajuda a vizinhos, que acionaram socorro médico. A Polícia Científica também compareceu ao local para o trabalho de perícia. A faca usada no crime foi apreendida.

A suspeita do crime foi recolhida ao setor carcerário. O caso foi registrado como homicídio e vai ser investigado pela Polícia Civil.

O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Rio Claro.

𝗥𝗘𝗩𝗘𝗝𝗔 𝗩Í𝗗𝗘𝗢𝗦 𝗗𝗔 𝗘𝗣𝗧𝗩:

Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2025/03/06/homem-morre-ao-levar-facada-da-companheira-no-peito-em-rio-claro.ghtml

Segurança da Europa em jogo: líderes se reúnem para reagir a políticas de Trump

A Europa está se esforçando para reagir ao ritmo implacável das mudanças em Washington, mas será que vai conseguir se unir em torno de um plano? No fim de semana, o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, organizou o que ele chamou de 'coalizão dos dispostos'.

EPA via BBC

Líderes europeus se reúnem nesta quinta-feira (06/03) em Bruxelas, na Bélgica, para discutir como aumentar as forças militares da Europa e ajudar a Ucrânia na guerra com a Rússia. A negociação acontece após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, suspender ajuda militar aos ucranianos.

"É certamente uma maneira de focar nossas mentes — e carteiras! Donald Trump está nos fazendo um favor, se escolhermos pensar dessa forma. E podemos muito bem olhar para o lado positivo. Do contrário, estes tempos serão muito sombrios".

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp

Estas são as palavras de um diplomata de um importante país europeu, depois que Trump suspendeu a ajuda militar à Ucrânia na segunda-feira (3/3). Ele pediu para não ser identificado para poder compartilhar seus pensamentos com mais liberdade.

O ritmo implacável das mudanças em Washington pode ser vertiginoso. Não apenas para os consumidores de notícias, mas também para os políticos.

A Europa está se esforçando para reagir de forma eficaz.

Houve um frenesi de atividades diplomáticas: telefonemas bilaterais de líderes tarde da noite, encontros europeus em Londres e Paris, reuniões dos ministros da defesa da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em Bruxelas. E a cúpula de segurança de emergência dos líderes da União Europeia (UE) também foi convocada para esta quinta-feira (6/3).

É um momento importante na história da Europa.

A maioria dos países europeus acredita que a segurança de toda a Europa, e não apenas a soberania da Ucrânia, está em jogo — com a Rússia buscando desmantelar o equilíbrio de poder voltado para o Ocidente, em vigor desde o fim da Guerra Fria.

Washington, que apoia a Europa em termos de segurança e defesa desde a Segunda Guerra Mundial, agora parece "não se importar com o destino da Europa", de acordo com Friedrich Merz, provável futuro chanceler da Alemanha, a maior economia do continente.

Mas o que todas as grandes reuniões e cúpulas europeias estão realmente alcançando?

Apenas algumas horas antes de Washington suspender a ajuda militar a Kiev, o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, que está assumindo a liderança na Europa em relação à Ucrânia, anunciou que era hora de "ação, e não de palavras". Enquanto isso, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que a Europa precisa transformar a Ucrânia em um "porco-espinho de aço", com fornecimentos extras e urgentes de armas.

Mas será que o continente pode realmente agir como um só? A Europa é a soma total de diferentes países, com orçamentos de tamanhos diferentes e políticas e prioridades internas diversas.

Keir Starmer recebeu Zelensky no número 10 de Downing Street, sede do governo britânico, no dia seguinte ao bate-boca no Salão Oval da Casa Branca.

PA Media via BBC

O objetivo da Europa ao tomar esta medida de defesa é duplo:

Primeiro, mostrar a Donald Trump que — nas palavras do primeiro-ministro britânico — a Europa agora vai fazer o "trabalho pesado" para se defender. A Europa espera persuadir Trump a retomar o apoio militar à Ucrânia, e a manter o atual apoio de segurança à Europa como um todo, se ele acreditar que eles não estão mais "se aproveitando" dos Estados Unidos.

Mas os líderes europeus também vão precisar reforçar urgentemente suas próprias defesas, e o apoio a Kiev de qualquer forma, se Donald Trump se afastar da Ucrânia e, mais adiante, da Europa de forma mais ampla em termos de segurança.

Não é só para Washington que a Europa sente que precisa provar algo.

A Rússia também está observando.

As diversas reuniões de emergência europeias de alto escalão e com grandes promessas precisam agora produzir resultados rápidos, impressionantes e práticos — caso contrário, aos olhos do Kremlin, a Europa vai parecer fraca e vulnerável.

Moscou já se vangloriou das "divisões" que vê na unidade ocidental.

Donald Trump diz que confia no presidente russo, Vladimir Putin, mas ele tem sido mordaz com os aliados da Otan, e chamou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, de ditador.

A Rússia sabe que, apesar de todo discurso da Europa sobre se defender com determinação agora, qualquer especialista em segurança com quem você conversar, reconhece que — pelo menos a curto e médio prazo — a Europa ainda precisa dos EUA.

É por isso que, na semana passada, em Washington, vimos o presidente francês e o primeiro-ministro do Reino Unido, separadamente, cortejando Trump.

Os EUA preencheram as enormes lacunas na defesa europeia, deixadas por anos de subinvestimento crônico após o fim da Guerra Fria.

O número de tropas na Europa diminuiu com o fim do serviço militar obrigatório na maioria dos países europeus. Os EUA têm cerca de 100 mil soldados e armas nucleares em várias partes da Europa sob a política de compartilhamento nuclear da Otan. Muitos deles estão na Alemanha, uma grande potência europeia não nuclear, que teme ficar gravemente exposta à Rússia caso Donald Trump retire seu apoio.

Se o Reino Unido e a França conseguirem reunir o que eles chamam de "coalizão dos dispostos" — países europeus que aceitam enviar até mesmo um número modesto de tropas de manutenção da paz para a Ucrânia assim que um cessar-fogo for acordado —, isso poderia sobrecarregar os Exércitos europeus e expor lacunas nas defesas da Otan.

É por isso que a Polônia não está disposta a enviar tropas para essa "coalizão". O país afirma que precisa manter os soldados em casa para se defender da Rússia. E também espera fervorosamente que os EUA não retirem suas tropas do leste europeu.

Mas a Europa também depende dos EUA para obter recursos militares que garantam o bom andamento das operações. Esses recursos são conhecidos como "facilitadores".

A Ucrânia depende muito da inteligência dos EUA, por exemplo, para manter uma posição forte contra a Rússia.

Mas, na quarta-feira (5/3), o jornal Financial Times informou que os EUA haviam suspendido o compartilhamento de informações com Kiev, em uma medida que poderia afetar seriamente a capacidade dos militares ucranianos de atacar as forças russas.

Qualquer força europeia de manutenção da paz ou de "garantia" na Ucrânia precisaria do apoio dos EUA para estabelecer um escudo aéreo sobre a Ucrânia. A Europa carece de recursos de reabastecimento aéreo, assim como de munições que possam derrubar as defesas aéreas na Rússia, se necessário.

Esses facilitadores "não podem ser comprados às pressas em uma rede de mercado atacadista", como me disse um político europeu.

É por isso que o Reino Unido, a França e outros países da Europa estão tão interessados em manter o apoio dos EUA pelo maior tempo possível.

"Alguns de meus estimados colegas europeus provavelmente deveriam se abster de tuitar com raiva", me disse um diplomata frustrado de uma nação importante.

Estávamos discutindo a indignação europeia diante do tratamento dado ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pelo presidente e vice-presidente dos EUA no Salão Oval da Casa Branca na última sexta-feira (28/2).

"A verdadeira liderança não se resume a desabafar online. Trata-se de encontrar as palavras certas para avançar de forma construtiva, por mais complicada que a situação seja."

"Precisamos do apoio contínuo dos EUA na Ucrânia e na Europa? Temos mais em comum com os EUA do que com a China? Estas são as questões fundamentais que precisamos ter em mente."

Outra questão fundamental para a Europa é, obviamente, quanto dinheiro é necessário, e com que rapidez, para reforçar a defesa de forma convincente.

Em relação à Ucrânia, a Europa poderia substituir facilmente o atual apoio dos EUA, se realmente decidir fazer isso.

A Alemanha é o maior doador de ajuda militar à Ucrânia depois dos EUA. Se outras potências europeias seguissem seu exemplo, diz ele, a defesa da Ucrânia estaria coberta em um futuro próximo.

A Alemanha e outros países do norte da Europa expressaram ressentimento em relação à França, por exemplo, que, segundo eles, fala muito sobre a defesa da Ucrânia — e é forte em liderança e estratégia — mas, na verdade, doou relativamente pouco.

Quanto aos gastos mais amplos com defesa, a presidente da Comissão da União Europeia, Ursula von der Leyen, declarou na terça-feira que "a Europa está em uma era de rearmamento".

Ela sugeriu que o bloco europeu sozinho poderia mobilizar um total de 800 bilhões de euros (pouco menos de R$ 5 trilhões) para gastos com defesa, da seguinte maneira:

Usando o orçamento conjunto de forma mais criativa;

Fornecendo 150 bilhões de euros em empréstimos para beneficiar a defesa da União Europeia como um todo — por exemplo, em defesa aérea e antimísseis, em sistemas antidrones e mobilidade militar;

Suspendendo as regras fiscais da União Europeia para permitir que cada país do bloco gaste mais em defesa.

Os líderes da União Europeia vão debater as propostas dela e outras em sua cúpula nesta quinta-feira — incluindo se os ativos russos congelados na Europa poderiam ser usados para financiar a Ucrânia.

Mas potenciais divisões europeias, algumas já conhecidas, pairam no ar. Muitas delas alimentadas pela política interna dos Estados membros.

A Hungria, próxima da Rússia e do governo Trump, é um entrave em praticamente todos os debates do bloco europeu para ajudar a Ucrânia. Bruxelas teme que a Eslováquia esteja seguindo pelo mesmo caminho.

Os países próximos às fronteiras da Rússia não precisam explicar aos eleitores por que os gastos com defesa precisam ser altos. As minúsculas nações bálticas expostas, Estônia e Lituânia, já gastam mais de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) em defesa. Elas querem aumentar este percentual para 5% em um futuro próximo.

Enquanto isso, duas grandes economias europeias, Itália e Espanha, geograficamente muito mais distantes da Rússia, não gastam o requisito mínimo da Otan de 2% do PIB em defesa.

Na Alemanha, na França e no Reino Unido, de acordo com um estudo realizado pelo grupo de pesquisa Focaldata, com sede em Londres, a maioria dos eleitores quer manter ou reduzir os gastos com defesa, preferindo que o governo se concentre em outras prioridades dos eleitores.

Mas o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, está alertando os europeus para que acordem, e sintam o cheiro do café que está sendo preparado em Washington e Moscou.

Segundo ele, as nações europeias precisam gastar mais de 3% do PIB agora para que o continente deixe efetivamente de depender profundamente dos EUA.

Se Donald Trump se retirar completamente da Europa, sem falar da Ucrânia, isso significaria gastar de 4% a 6% do PIB, de acordo com especialistas em defesa: um terremoto político, social e econômico que os líderes europeus esperam não ter que enfrentar.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/03/06/seguranca-da-europa-em-jogo-lideres-se-reunem-para-reagir-a-politicas-de-trump.ghtml

Dois homens são mortos a tiros em Saquarema

Crime aconteceu na madrugada desta quarta-feira (5), no bairro Alvorada. Segundo a Polícia Civil, as vítimas eram moradoras do bairro e não possuíam antecedentes criminais. Dois homens foram encontrados mortos com diversas marcas de tiros pelo corpo, na madrugada desta quarta-feira (5), no bairro Alvorada, em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio.

O crime aconteceu na rua Manoel Alves e estojos de munição foram recolhidos no local.

Segundo a Polícia Civil, as vítimas eram moradoras do bairro e não possuíam antecedentes criminais. Familiares das vítimas estão sendo ouvidas para que possam direcionar as investigações da Polícia no sentido da motivação e autoria do crime.

O bairro é considerado tranquilo e o crime acaba deixando os moradores da região preocupados.

https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2025/03/06/dois-homens-sao-mortos-a-tiros-em-saquarema.ghtml

Alta dos alimentos: setor privado teme medidas intervencionistas e avalia que governo tem 'culpa' por alta no dólar

Diante da elevada preocupação do presidente Lula em relação à alta do preço dos alimentos, o setor privado ainda teme que o governo adote medidas intervencionistas.

Representantes do segmento avaliam que a maior responsabilidade pelo aumento nos custos das prateleiras é do governo, que não consegue transmitir certeza na área fiscal para baixar a cotação do dólar no país.

Nesta quinta-feira (6), a equipe de Lula terá nova reunião com empresários para fechar medidas a serem levadas ao presidente.

Governo Federal se reúne hoje para discutir inflação dos alimentos

O setor privado evita entrar em confronto com o governo Lula, mas entre empresários há uma queixa de que o presidente tem tentado transferir para produtores e supermercados parte da culpa pela alta dos preços.

Além disso, reclamam que a equipe presidencial não consegue endereçar seus problemas internos, gerando desconfiança entre investidores.

Um empresário disse ao blog que o cenário poderia não ser tão ruim se não houvesse a disparada do dólar no final do ano passado.

O governo, do seu lado, reclama que os empresários são rápidos em repassar aumento de custos, mas muito lentos em reduzir preços quando há uma baixa de custos.

O tom de cobrança nesta linha tem incomodado o setor privado, que busca mostrar para o governo que a tendência é de queda dos preços neste primeiro semestre com a colheita da nova safra agrícola.

Alta do preço dos alimentos é considerada pro analistas um dos principais fatores por trás da queda recente de popularidade do governo Lula

Ricardo Stuckert/PR

Medidas incômodas

Os produtores rurais ainda temem medidas intervencionistas como a criação de cotas para exportações para garantir produtos suficientes no Brasil.

Essa medida é vista como errática, que prejudicaria quem é a solução, e não combateria a origem do problema, que está, principalmente, no câmbio mais alto no Brasil.

Assessores de Lula garantem que o presidente não irá adotar medidas populistas e intervencionistas, mas dizem que o presidente quer uma contribuição do setor privado para reduzir o custo dos alimentos na mesa dos brasileiros.

A inflação alta dos alimentos é, neste momento, o principal fator de desgaste da imagem do presidente, que tem registrado uma desaprovação maior do que sua aprovação nas pesquisas deste início de 2025.

https://g1.globo.com/politica/blog/valdo-cruz/post/2025/03/06/alta-dos-alimentos-setor-privado-teme-medidas-intervencionistas-e-avalia-que-governo-tem-culpa-por-alta-no-dolar.ghtml

Assista à programação da NSC TV

O g1 SC transmite ao vivo, diariamente, os telejornais Bom Dia Santa Catarina (6h), Jornal do Almoço - SC (11h45) e NSC Notícias (19h10). Assista à programação da NSC TV O g1 SC transmite ao vivo, diariamente, os telejornais Bom Dia Santa Catarina (6h), Jornal do Almoço - SC (11h45) e NSC Notícias (19h10). Saiba telefones, endereços e sites das reportagens exibidas

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/ao-vivo/assista-ao-vivo-aos-telejornais-da-nsc.ghtml

Caminhoneiro que fugiu sem prestar socorro após atropelar criança de 9 anos é detido em MG

"/> Lorenzo Negrini da Silva estava de bicicleta quando foi atingido pelo caminhão em uma esquina onde havia sinalização de parada obrigatória. Caso aconteceu em Bandeira do Sul (MG). O caminhoneiro que fugiu sem prestar socorro após atropelar um menino de 9 anos na tarde desta quarta-feira (5) em Bandeira do Sul (MG) foi detido pela polícia após rastreamento.

📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp

De acordo com o registro da Polícia Militar, a vítima, identificada como Lorenzo Negrini da Silva, estava de bicicleta quando foi atingida pelo caminhão, que realizava uma conversão na esquina da Rua Lázaro Rodrigues com a Rua Orestes José da Costa, onde há sinalização de parada obrigatória.

Testemunhas relataram à polícia que o motorista deixou o local sem prestar socorro. A equipe médica do Hospital Municipal de Bandeira do Sul foi acionada e constatou a morte da criança. O corpo foi encaminhado ao IML.

Menino de 9 anos morre atropelado e caminhoneiro foge sem prestar socorro em Bandeira do Sul, MG

Reprodução / Redes sociais

A Polícia Militar isolou a área e a perícia da Polícia Civil realizou os levantamentos que vão ajudar na investigação.

Segundo o registro policial, após rastreamento, o caminhoneiro foi localizado cerca de 4,5 km do local do acidente, em uma oficina mecânica às margens da BR-146. Ele foi submetido ao teste do bafômetro, que deu negativo para alcoolemia. Aos policiais, ele disse não percebeu a presença da criança e que saiu do local porque temia por represálias.

O caminhão foi removido para o pátio credenciado e o motorista foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Poços de Caldas.

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2025/03/06/caminhoneiro-que-fugiu-sem-prestar-socorro-apos-atropelar-crianca-em-bandeira-do-sul-e-detido.ghtml

Resumão diário #1392: Ônibus cai em ribanceira na Dutra e deixa um morto e 25 feridos no interior de SP; Dois casos de violência contra mulher em SP causam indignação e revolta

As notícias mais importantes desta manhã. Você pode ouvir o Resumão Diário no g1, no Globoplay, na playlist Caminho Diário, do Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferência. Siga o Resumão Diário no seu agregador de áudio favorito para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

Ônibus cai em ribanceira na Dutra e deixa um morto e 25 feridos no interior de SP. Corpo de adolescente que estava desaparecida foi encontrado com cabelo raspado, marcas de violência e sem roupas. Jovem que acusa PMs de estupro gravou vídeo dentro de viatura. Governo federal reúne ministros e empresários para discutir preço dos alimentos nesta quinta. Motorista, iate, bolsas de R$ 17 mil e 'looks' de marca: alunos de faculdades caras viralizam com rotinas de luxo.

Resumão diário do g1.

Comunicação/Globo

Produzido pelas equipes de vídeos e podcasts do g1, o Resumão é apresentado pela jornalista Carol Simões.

https://g1.globo.com/podcast/resumao-diario/noticia/2025/03/06/resumao-diario-1392-onibus-cai-em-ribanceira-na-dutra-e-deixa-um-morto-e-25-feridos-no-interior-de-sp-dois-casos-de-violencia-contra-mulher-em-sp-causam-indignacao-e-revolta.ghtml

Polícia Civil faz operação contra violência doméstica, em São José e Caçapava

Operação cumpre 108 mandados de prisão e busca e apreensão em endereços ligados a crimes sexuais. Polícia Civil faz operação contra violência doméstica, em São José e Caçapava

Polícia Civil/Divulgação

A Polícia Civil realiza na manhã desta quinta-feira (6) uma operação contra violência doméstica e crimes sexuais, em São José dos Campos e Caçapava. Pelo menos nove pessoas foram presas até 8h30.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp

Segundo a Polícia Civil, a operação visa combater crimes de feminicídio, importunação sexual, descumprimento de medida preventiva, violência sexual e ameaça.

Ao todo, 52 policiais participam da operação com 26 viaturas.

Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região

https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2025/03/06/policia-civil-faz-operacao-contra-violencia-domestica-em-sao-jose-e-cacapava.ghtml