Ucrânia concorda com proposta dos EUA para cessar-fogo imediato de 30 dias
A Ucrânia aceitou uma proposta dos Estados Unidos para um cessar-fogo imediato de 30 dias, de acordo com uma declaração conjunta dos dois países publicada nesta terça-feira (11). O governo ucraniano também se comprometeu em tomar medidas para restaurar uma paz duradoura após a invasão da Rússia.
Autoridades da Ucrânia e dos Estados Unidos se reuniram na Arábia Saudita nesta terça-feira. Os dois países concordaram em concluir o mais rápido possível um acordo abrangente para o desenvolvimento dos recursos minerais críticos da Ucrânia, afirmou a declaração.
VÍDEOS: AB1 de terça-feira, 11 de março de 2025
Matérias exibidas no AB1, telejornal do Grupo Asa Branca. Matérias exibidas no AB1, telejornal do Grupo Asa Branca.
Cadela pitbull é adotada após ser flagrada em praia vagando por dias sozinha à espera do dono

Cena comoveu banhistas e turistas na praia de Imbituba e motivou moradores locais a resgatá-la e achar um novo lar. Pitbull abandonada passa dias aguardando a volta do dono em praia de SC
Uma cadela pitbull flagrada circulando por dias sozinha pela Praia de Itapirubá, uma das mais conhecidas do Sul Catarinense, em Imbituba, foi resgatada, ganhou uma nova família e recebeu até nome: Luna.
Arredia com quem se aproximava, moradores e um voluntários de um instituto de animais da região ganharam a confiança e conseguiram resgatá-la. Mesmo sem indícios, o grupo responsável pelo atendimento acredita que ela tenha sido abandonada e esperava pelo tutor.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
“Esperando o dono voltar. Muito medrosa, não aceita carinho e fica com rabo entre as pernas, os cachorros da praia já tentaram avançar nela e ela foge. Teve filhotes recentemente”, diz a publicação feita pelo Instituto Patinhas Unidas.
Após ser resgatada, foi adotada por uma nova família. Os filhotes dela ainda não foram encontrados.
O abandono de animais é crime conforme o Artigo 32 da Lei contra Crimes Ambientais n.º 9.605/98. A pessoa que cometer essa prática está sujeita a pena que varia de dois a cinco anos de prisão, além de multa e proibição da guarda futura de animais.
Moradores e voluntários ganharam a confiança da cadela
Reprodução
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
.
Laudo aponta como indeterminada causa da morte de idosa durante assalto em Jaborandi, SP

Ainda segundo documento, Maria José Moschim, de 75 anos, já tinha morrido há seis horas quando foi encontrada pelo marido. José Moschim foi agredido e perdeu a consciência durante roubo. Causa da morte de idosa encontrada após ter casa invadida em Jaborandi é indeterminada
O laudo que atestou a morte de Maria José Moschin foi divulgado nesta terça-feira (11) e concluiu que a mulher de 75 anos já estava morta há pelo menos seis horas, no momento em que foi encontrada em casa. A causa, no entanto, consta como indeterminada no documento.
Maria José e o marido, José Moschin, de 88 anos, foram vítimas de assalto no dia 24 de fevereiro, em Jaborandi (SP). O crime é investigado como latrocínio, que é roubo seguido de morte.
Segundo a polícia, os assaltantes invadiram a casa dos aposentados e fugiram com joias avaliadas em R$ 100 mil e o carro da família, encontrado quatro dias depois abandonado em um canavial.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
O legista responsável pelo laudo que constatou a morte de Maria José encontrou características de lesões no tórax da aposentada que foram produzidas, segundo ele, antes ou depois do crime.
LEIA TAMBÉM
Marido de idosa morta durante assalto em Jaborandi foi agredido: 'é uma calamidade'
Idosa é encontrada morta após ter casa invadida por assaltantes em Jaborandi
O documento também apontou que um agente externo teria provocado o trauma, que pode ter sido uma tentativa de asfixia por causa de lesões encontradas na pele do rosto da aposentada.
Maria José Moschin, de 75 anos, encontrada morta após ter casa invadida por assaltantes em Jaborandi, SP
Reprodução/EPTV
Marido foi agredido durante assalto
A casa onde viviam José e a mulher foi invadida por criminosos na manhã do dia 24 de fevereiro.
À EPTV, afiliada da TV Globo, ele contou que, durante o assalto, foi atacado pelas costas pelos suspeitos e jogado no chão de um dos cômodos. Quando ele recobrou a consciência, encontrou a esposa já sem vida.
"Quando eu fiquei de frente com a pia, senti a entrada do ladrão. Já levou a mão na minha boca, já me prendeu com força, eu esperneei, ele me arrastou para um cômodo, uma dispensa, e me jogou no chão. Eu perdi os sentidos".
Ele conta que tentou chamar Maria José várias vezes e teve dificuldades de chegar até a esposa.
"Chamei, chamei várias vezes. Ninguém respondeu. Eu fui agarrando nas coisas até lá, encontrei ela já caída e morta".
Os dois eram casados há 45 anos.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região
Polícia investiga morte de empresário encontrado carbonizado dentro de carro no RS

Crime aconteceu no dia 5 de fevereiro de 2025. Diego Brito da Silva foi morto com um tiro e estava com as mãos algemadas. Identificação foi possível por meio de exames realizados pelo Instituto-Geral de Perícias. Carro foi incendiado em São Leopoldo, empresário foi morto
Divulgação/Polícia Civil
A Polícia Civil investiga a morte do empresário Diego Brito da Silva, de 32 anos, encontrado carbonizado dentro de um carro incendiado, em São Leopoldo, no Vale do Sinos, no dia 5 de fevereiro de 2025. A identidade da vítima foi confirmada na segunda-feira (10).
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Ele era dono de uma empresa de montagem de estruturas de feiras e eventos. A identificação foi possível por meio de exames realizados pelo Instituto-Geral de Perícias.
Conforme a delegada Graziela Zinelli, Diego teria sido sequestrado do local de trabalho por homens armados e que vestiam roupas que pareciam da polícia, por volta das 10h30 daquele dia.
Horas depois, o corpo dele foi encontrado em um carro incendiado no bairro São Miguel, no município, poucos quilômetros distante de onde foi pego. O carro era roubado e tinha placas clonadas, diz a delegada.
LEIA TAMBÉM
Granada de morteiro é encontrada em rua de Porto Alegre
Servidor público investigado por apologia ao nazismo é afastado do trabalho em Santa Maria
Esquema das telas interativas: cidades no RS compraram equipamentos superfaturados por meio de 'corretores de atas'
Diego foi morto com um tiro e estava com as mãos algemadas. O carro era roubado e tinha as placas clonadas.
A polícia suspeita de que o crime tenha envolvimento com o tráfico de drogas. A delegada responsável pelo caso prefere não detalhar as suspeitas para não atrapalhar a investigação.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Polícia Militar aborda motociclista inabilitado transitando em moto com documento atrasado e apreende armas na casa dele, em Taiobeiras
"/> Segundo a PM, ao realizar patrulhamento por uma avenida da cidade na noite dessa segunda-feira (10), os militares visualizaram uma motocicleta apagada transitando pela via. Ao abordar o veículo, os policiais identificaram que o motociclista não possuía carteira de habilitação e que a moto não tinha licença para circulação, estando com o documento atrasado desde 2019. Armas apreendidas com o suspeito
Polícia Militar
Um motociclista inabilitado, de 40 anos, foi preso depois que a Polícia Militar encontrou armas guardadas na casa dele, em uma fazenda de Taiobeiras.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Segundo a PM, ao realizar patrulhamento por uma avenida da cidade na noite dessa segunda-feira (10), os militares visualizaram uma motocicleta apagada transitando pela via. Ao abordar o veículo, os policiais identificaram que o motociclista não possuía carteira de habilitação e que a moto não tinha licença para circulação, estando com o documento atrasado desde 2019.
Durante a abordagem, o suspeito relatou que trabalhava em uma fazenda como vigia e caseiro, e que guardava armas em casa. A corporação se deslocou até o endereço apontado e localizou as armas, munições e apetrechos para recarga, além de uma porção de maconha.
Ao todo, foram apreendidas duas espingardas, 10 estojos deflagrados cal. 32, quatro munições recarregadas cal. 32, uma munição cal. 5.56 e insumo de munição de espingarda polveira.
O autor foi conduzido para a delegacia da cidade. A motocicleta foi removida para o pátio.
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja outras notícias da região em g1 Grande Minas.
Operação da PF prende suspeitos de tráfico internacional de drogas no litoral de SP e em Portugal

Alvos são acusados de agir de forma associada para inserir drogas, por meio de mergulhadores, em navios com destino à Europa. A Polícia Federal de Santos, no litoral de São Paulo, deflagrou a Operação Emergentes contra o tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro nesta terça-feira (11). Três pessoas foram presas, sendo um casal na Baixada Santista e um homem apontado como líder da quadrilha em Portugal.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Os alvos da operação são acusados de agir de forma associada para inserir drogas, por meio de mergulhadores, em navios com destino à Europa.
O objetivo era cumprir 26 mandados de busca e apreensão: 17 em Guarujá, dois em Santos, dois em Ribeirão Preto (SP), dois em Rolândia (PR), um em Birigui (SP) e outro em Criciúma (SC), além de um mandado em Portugal, por meio de cooperação jurídica internacional.
Operação Emergentes foi deflagrada nesta terça-feira (11)
Polícia Federal
E sete de prisão: seis em Guarujá e um em Portugal. O homem investigado por liderar a quadrilha foi detido em Portugal. Com ele, foram apreendidas armas. De acordo com apuração da TV Tribuna, afiliada da Globo, um casal foi preso e encaminhado para a delegacia da PF em Santos ainda na manhã desta terça.
Os agentes da PF contaram com apoio de policiais do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) na operação.
Armas foram apreendidas com suspeito de liderar quadrilha, preso em Portugal
Polícia Federal
Investigação
De acordo com a PF, a investigação que resultou nos mandados foi derivada da Operação Solis, deflagrada em dezembro de 2021 pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público (Gaeco/MP).
Na ocasião, algumas pessoas foram presas por tráfico internacional de drogas no estado do Espírito Santo e mandados foram cumpridos em cidades de São Paulo. O homem apontado como líder da organização criminosa estava entre os envolvidos.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Café e banana puxam alta da cesta básica no mês de fevereiro em Petrolina, aponta Facape

De acordo com o estudo, o custo da cesta básica na cidade em fevereiro foi estimado em R$ 621,54. O acumulado dos últimos 12 meses, a alta foi de 7,73%. Entre os produtos que ficaram mais caros, o café que teve um aumento de 12,69%.
SAULO ANGELO/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO
A cesta básica em Petrolina ficou mais cara no mês de fevereiro. É o que aponta a pesquisa realizada pelo Colegiado de Economia da Facape. De acordo com o estudo, o custo da cesta básica na cidade foi estimado em R$ 621,54. No acumulado dos últimos 12 meses, a alta foi de 7,73%
Entre os produtos que ficaram mais caros, o café, que teve um aumento de 12,69%, e a banana, que subiu 11,58%.
Tiveram alguns itens que tiveram queda no preço, como o arroz (-3,54%), o feijão (-4,05%) e a carne (-0,60%).
A pesquisa revelou que os preços variam bastante entre supermercados, marcas e até mesmo dias da semana em que a coleta foi realizada. O que mostra a importância de pesquisar antes de efetuar a compra.
Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE
VÍDEO: trio é preso suspeito de aplicar golpe em idoso dentro de agência bancária de Limeira

Imagens do circuito de segurança do banco flagraram a ação. Vítima perdeu R$ 2,5 mil e só percebeu que caiu em um golpe depois que saiu do local. Trio é preso suspeito de enganar idosos com golpe em agência bancária
Três homens, de 26, 28 e 31 anos, foram presos suspeitos de aplicarem golpes em idosos dentro de uma agência bancária do Centro de Limeira (SP). Imagens do circuito de segurança do local flagraram a ação dos criminosos, no último sábado (8), e foram divulgadas nesta terça-feira (11). Assista no VÍDEO, acima.
Nas imagens, é possível ver que a agência estava movimentada. Além do idoso, havia outros clientes.
📲 Participe do canal do WhatsApp do g1 Piracicaba
O crime ocorreu por volta das 8h30 deste último sábado (8). Um dos criminosos, de roupa social, analisava o movimento de pessoas nos caixas eletrônicos. Em seguida, se aproximou do idoso no terminal e ofereceu ajuda para a vítima que tentava sacar dinheiro.
Sem que o idoso percebesse, o criminoso digitou o valor de R$ 2,5 mil para o saque no caixa eletrônico que a vítima estava. Antes de o dinheiro ser liberado, ele entrou na frente do idoso, disse que o terminal estava com problemas e, depois, o levou para outro caixa, mais afastado.
Na sequência, um outro criminoso, que também usava roupa social, foi até o primeiro caixa e retirou o dinheiro. Enquanto isso, o primeiro homem ajudou a vítima a fazer um saque de R$ 300 no segundo terminal. Um terceiro suspeito dava cobertura ao lado de fora da agência e aguarda a dupla.
Trio é preso suspeito de enganar idosos com golpe em agência bancária
Reprodução/EPTV
O idoso só percebeu o golpe quando saiu do banco, porque chegaram mensagens no celular dele avisando sobre os dois saques, o de R$ 300 e o de R$ 2,5 mil. Ele chegou a avisar a polícia. O trio fugiu em um carro prata.
Com a ajuda dos sistema de inteligência da Polícia Militar (PM), as equipes localizaram o carro dos suspeitos da capital paulista. Os homens vão responder por estelionato e associação criminosa.
Trio é preso suspeito de aplicar golpes em idosos em agência bancária de Limeira
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Semana do Consumidor: Guia de Compras ajuda na escolha do produto ideal com mais de 450 dicas, listas e testes

Curadoria do g1 ajuda a descomplicar suas compras: de A a Z, busque pelo produto que você deseja. Guia de Compras do g1: mais de 450 dicas, truques e testes em diversas categorias de produtos
Sofia Alves/g1
Esta é a Semana do Consumidor e algumas lojas têm anunciado promoções por causa do Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março.
Ficou em dúvida do que vale para você? O Guia de Compras descomplica a infinidade de produtos na internet.
São tantas as opções de compras on-line que é fácil ficar em dúvida do que vale para você. Por isso, o Guia de Compras do g1 descomplica a infinidade de produtos na internet.
Desde 2021, a publicação reúne mais de 450 testes, dicas, listas e textos que explicam o funcionamento dos itens e como fazer o melhor uso deles.
É só buscar pela inicial do produto sobre o qual você quer ler:
De A a E
De F a N
De O a Z
Se preferir, busque pela categoria.
✅Clique aqui para seguir o canal do Guia de Compras do g1 no WhatsApp
De A a E
Adega climatizada: como escolher
Airfryer: por que limpar com água por dentro pode quebrar o aparelho?
Airfryer: Vale a pena fazer picanha na fritadeira sem óleo?
Airfryer: teste usando forma de silicone e de papel
Airfryer: como fazer pudim (e se vale a pena)
Airfryer: Como limpar da forma correta
Airfryer: saiba como escolher entre tantas opções e estilos do produto
Airfryer: qual é a ideal para você? (infográfico)
Airfryer: tamanho família, com duas gavetas, frente transparente, conectada – como escolher?
Airfryer 'XL' /TESTE (edição 2024): g1 compara 3 modelos de grande capacidade
Airfryer/TESTE (edição 2023): g1 testa dois modelos com duas gavetas
Airfryer/TESTE: (edição 2023) 3 modelos a partir de R$ 350
Airfryer/TESTE: (edição 2022) g1 avalia 6 modelos mais modernos
Airfryer/TESTE: (edição 2021) comida crocante ou seca? g1 avaliou 5 modelos
Airfryer: como ela funciona? Frita mesmo? Guia explica
Airfryer: quais alimentos podem estragar a fritadeira sem óleo
Airfryer: quais são as comidas que não podem entrar na fritadeira sem óleo
Airfryer com forno elétrico/TESTE (edição 2024): avaliação de 3 modelos
Airfryer com forno elétrico/TESTE (edição 2023): veja os resultados
Airfryer com forno elétrico/TESTE (edição 2022): vale a pena?
Alimentador automático para pets/TESTE: g1 avalia 2 modelos
Alto-falante com assistente virtual/TESTE: Alexa ou Google? g1 avalia
Amigo secreto (edição 2024): 25 sugestões de presentes até R$ 50 e R$ 100
Amigo secreto (edição 2023): sugestões de presentes por até R$ 55
Amigo secreto: (edição 2022) sugestões de presente por até R$ 50
Amigo secreto: (edição 2021) ideias de presente por até R$ 50
Apagão: mais 25 itens para ajudar no caso de falta de energia
Apagão: 50 itens para ajudar no caso de falta de energia
Aparelhos em stand-by: eles gastam energia mesmo?
Aquecedor: como optar por modelos elétricos ou a óleo
Aquecedor: veja cuidados com o aparelho
Ar-condicionado: Como não jogar dinheiro fora no uso do aparelho
Ar-condicionado: saiba qual aparelho escolher para se refrescar
Ar-condicionado (INFOGRÁFICO): diferenças entre janela, inverter ou portátil
Ar-condicionado: dá para instalar sem furar a parede?
Ar-condicionado: saiba como evitar desperdício de energia
Ar-condicionado: entenda as diferenças entre inverter, parede e portátil
Ar-condicionado veja o que muda entre modelos inverter, de janela e portáteis
Ar-condicionado portátil: saiba como escolher
Ar-condicionado de parede: os cuidados na compra
Ar-condicionado do tipo 'inverter': modelos para economizar na conta de luz
Aparador de pelos: produtos para raspar sem se machucar
Aspirador-robô/TESTE (2021): de Roomba a Mondial, g1 avalia 9 modelos
Aspirador-robô/TESTE (2022): qual a diferença entre um modelo básico e um topo de linha?
Aspirador-robô/TESTE (2023): avaliação de modelos que limpam a casa mais de uma vez
Aspirador-robô/TESTE (2024): g1 testa 4 modelos que criam mapas da casa
Aspirador-robô: respostas para 10 questões sobre o eletrodoméstico
Aspirador de pó vertical, robô, com fio ou sem: qual é o melhor para você?
Aspirador-robô: como fazer uma boa escolha
Aspirador vertical sem fio/TESTE: confira avaliação de 4 modelos
Aspirador vertical com fio/TESTE: g1 experimenta 3 aparelhos
Aspirador de água e pó: para quem eles servem
Aspirador de pó: como escolher modelo para limpar pelos de pets
Backup: como guardar arquivos e não perder fotos e vídeos para sempre
Banheiro: como limpar os azulejos
Banheiro: 10 itens para limpar e deixar brilhando
Balança de bioimpedância: o que é e como escolher modelos conectados
Barbeador elétrico: deixe o visual em dia com o guia
Base e suporte para notebook: como escolher
Beach Tennis: itens para começar a jogar
Bicicleta elétrica: como escolher a sua
Bicicleta infantil: o tipo ideal para cada idade
Bicicleta infantil: qual escolher, com ou sem rodinhas?
Black Friday (2024): tabela mostra comparação de preços
Black Friday (2024): quando é e como se preparar para a data
Black Friday (2023): Dicas para pesquisar os menores preços
Bolo: Qual é a melhor forma – alumínio, vidro ou silicone?
Box do banheiro: teste com 6 métodos para limpar o vidro
Brinquedos para presentear crianças de 2 a 5 anos (edição 2023)
Brinquedos para presentear crianças de 6 a 10 anos (edição 2023)
Brinquedos para presentear crianças de 2 a 5 anos
Brinquedos para presentear crianças de 6 a 10 anos
Cachaça: encontre a bebida ideal
Café: prós e contras de métodos para começar o dia com a bebida
Cafeteira: diferentes aparelhos para começar o dia bem
Cafeteira espresso: com grão, café moído ou cápsula? Prós e contras de cada
Café espresso/TESTE: g1 avalia 3 máquinas compatíveis com cápsulas
Cadeira: opções para não sofrer no home office
Cadeira de escritório: como escolher a sua para não sofrer no home office
Cadeira gamer: saiba como escolher para não ficar com dor nas costas
Cadeira: 6 dicas para manter a postura ideal
Calorão: veja 15 produtos para ajudar a refrescar a casa
Calorão: 40 itens para se refrescar no verão
Camiseta com proteção UV: como escolher
Camiseta de algodão pima: o que é e como escolher
Casa: como deixar o lar mais seguro para crianças
Casa inteligente: 15 ideias por menos de R$ 500
Casa inteligente: qual a diferença dos eletrodomésticos smart para os normais?
Casa inteligente: 10 ideias para dar um upgrade
Casa inteligente: sugestões para deixar o lar conectado
Casa inteligente: 30 produtos para um lar automatizado
Casa inteligente: 20 itens para quem mora de aluguel
Cabo para celular e notebook: como escolher
Caixa acoplada: como e quando limpar, sem precisar usar produtos como amaciante
Caixa de ferramentas: como montar a sua do zero
Caixa de som bluetooth: recursos para checar antes da compra
Caixa de som para festa: lista para ampliar a diversão
Câmera digital: tire fotos melhores que as do celular
Câmera de segurança com bateria: como escolher
Câmera de segurança: opções para dentro e fora da casa
Carnaval: ideias de fantasias até R$ 100
Carnaval: copos, garrafas e coolers térmicos para refrescar o calor
Carro: lista de produtos para limpar o veículo em casa
CDs: tocadores retrôs para reviver a moda
Celular: como transferir os dados do aparelho antigo para um novo
Celular: veja os 18 aparelhos que o g1 testou em 2024
Celular: veja como limpar a tela do aparelho
Celular: como limpar a lente da câmera
Celular: o que fazer se o aparelho cair na água?
Celular: qual iPhone 'antigo' escolher?
Celular: como deixar o sistema mais simples e acessível
Celular: veja 5 modelos de "dumbphones" vendidos no Brasil
Celular/TESTE: 5 modelos intermediários lançados em 2024
Celular com bateria grande/TESTE: 4 modelos que duram o dia todo
Celular no precinho (TESTE/2024): g1 testa 3 aparelhos que custam menos de R$ 1.500
Celular no precinho/TESTE (2023): 4 modelos intermediários com bom desempenho
Celular no precinho (nas faixas de R$ 1.500, R$ 2.000 e R$ 3.000 em 2021)
Celular com 5G/TESTE (2023): 5 modelos com 5G e bastante bateria
Celular com 5G/TESTE: smartphones "baratos" de até R$ 2.500
Celular com 5G/TESTE: modelos na faixa de R$ 3.500
Celular com 5G: mais aparelhos compatíveis
Celular com supercâmeras/TESTE (2022): qual tira a melhor foto?
Celular para selfie/TESTE: avaliação de 5 smartphones
Celular-desejo/TESTE: iPhone 16 x Galaxy S25 comparados
Celular-desejo/TESTE: Galaxy S24 Ultra x S25 Ultra, vale a pena trocar?
Celular-desejo/TESTE: Galaxy S24 comparado ao iPhone 16
Celular-desejo/TESTE: Comparativo entre o Moto Edge 50 Ultra e o Galaxy S24+
Celular-desejo/TESTE: Galaxy S24 Ultra comparado ao Galaxy S23 Ultra
Celular-desejo/TESTE: Galaxy S24 comparado ao iPhone 15
Celular-desejo/TESTE (edição 2023): iPhone 15, Galaxy S23 FE, Moto Edge 40 Neo e Realme 11 Pro+ comparados
Celular-desejo/TESTE: Galaxy S23 comparado ao iPhone 14
Celular-desejo/TESTE: Galaxy S23 Ultra ou iPhone 14 Pro, qual escolher?
Celular-desejo/TESTE: (edição 2022) iPhone 14 Pro, S22 Ultra e mais
Celular-desejo/TESTE: (edição 2021) iPhone 13, dobráveis e mais
Celular-dobrável/TESTE: comparação entre o Moto Razr 50 Ultra e o Galaxy Z Flip6
Celular-dobráe/TESTE: avaliação com 2 modelos com recursos de inteligência artificial
Celular dobrável/TESTE: Moto Razr 40 Ultra comparado ao Galaxy Z Flip5
Celular dobrável/TESTE: Moto Razr 40 Ultra comparado ao Galaxy Z Flip4
Celular iPhone: 5 dicas para melhorar o uso e a segurança do celular da Apple
Celular iPhone/TESTE (edição 2024): 13,14, 15... até qual versão 'antiga' ainda vale a pena comprar?
Celular iPhone/TESTE: (edição 2021) iPhone 11, 12 ou 13? Qual compensa mais?
Celular iPhone/TESTE: (edição 2022) iPhone 13 ou 14, qual escolher?
Celular iPhone/TESTE: (edição 2023) iPhone 14 ou 15 comparados
Celular iPhone/TESTE (edição 2024): diferenças entre o 15 e o 16
Celular - acessórios: como escolher carregador por indução
Celular - acessórios: como escolher powerbank/carregador portátil
Celular - acessórios: guia de cabos, docks e carregador de tomada
Celular - capinhas para todos os gostos
Cerveja: 25 presentes para comemorar o Dia Internacional da bebida
Cerveja: seleção para quem quer começar a degustar
Cervejeira e mais acessórios para a 'gelada'
Chaleira elétrica: saiba se vale a pena investir em uma
Chromebook: notebook com o sistema do Google vale a pena?
Chuva e raios: saiba como proteger os eletrônicos sem precisar tirar da tomada
Chuveiro entupido: saiba o jeito certo de limpar
Climatizador: como escolher e quais suas diferenças para o ar-condicionado
Colchão: de espuma ou de molas? Veja diferenças
Composteiras: como escolher e começar a usar em casa
Computador tudo em um: como fugir das roubadas
Cooktop: conheça os tipos e as diferenças para o fogão comum
Cooktop por indução: como o aparelho funciona
Cooktop de indução: como escolher panelas para esse produto
Coletor ou calcinha: as melhores opções para o período menstrual
Controle para jogar no PC: cuidados ao escolher e usar
Copo térmico/TESTE: Stanley, Kouda... g1 experimenta 6 modelos
Cultura geek: (edição 2021) seleção de presentes
Cultura geek: (edição 2022) presentes de até R$ 500
Cultura geek (edição 2023): 20 dicas de presentes
Confeitaria: itens que não podem faltar na cozinha
Copa do Mundo: seleção de itens para torcer pelo Brasil
Cozinha: (edição 2022) presentes para os 'chefs' da família
Cozinha: (edição 2021) presentes para os 'chefs' da família
Churrasco: acessórios para quem ama assar carnes
Churrasqueira elétrica: prós e contras, e como escolher
Chuveiro ou ducha? Saiba como escolher
Criança pequena: 12 acessórios para ajudar a cuidar
Crianças (2024): 30 ideias de presentes que custam até R$ 250
Crianças: dicas de presente para todas as idades
Crianças: brinquedos por até R$ 150 para todas as idades
Crianças: veja 15 opções de games que fazem sucesso
Crianças: presentes para pequenos de 2 a 5 anos de idade
Crianças: seleção de presentes para 6 a 10 anos de idade
Crochê: tudo o que você precisa para começar e não desistir
Dashcam: como escolher a filmadora de trânsito para carros
Dashcam: o que as seguradoras dizem sobre o uso das gravações como prova
Decoração instagramável: (edição 2021) itens para casa virar 'cenário'
Decoração instagramável: (edição 2022) itens para casa virar 'cenário'
Decoração Halloween: artigos para a festa das bruxas
Desodorante: como remover as manchas das roupas
Dia Internacional da Fotografia: 25 itens para começar a clicar
Dia dos Namorados (2024): 30 ideias de presentes até R$ 200
Dia dos Namorados: 50 ideias de presentes
Dia Star Wars: 30 produtos para se sentir como um jedi
Dia da Toalha: 15 itens para celebrar "O Guia do Mochileiro das Galáxias"
Drones para iniciantes
Eletrodomésticos para quem mora sozinho
Eletrodomésticos para quem tem família grande
Escova de dentes elétrica: saiba as diferenças da escova normal
Esponja Mágica: saiba como usar para remover riscos das paredes
Esponja de cozinha: saiba quando trocar
Estilo Barbiecore: 45 produtos para entrar na onda rosa do filme
Espelho: como limpar do jeito certo
Espumante: 8 rótulos indicados por especialista
Espumante: 10 rótulos recomendados
Espumante: rótulos selecionados por sommelier
Estações de energia portáteis: o que saber antes de comprar
Voltar ao topo
De F a N
Facas: para que serve cada tipo
Faxina em 20 minutos: veja dicas de especialistas
Fechadura digital: dá para levar junto na mudança de casa?
Fechadura digital: qual o tipo ideal para sua casa inteligente
Fechadura digital: serve para qualquer porta?
Ferramenta: o essencial que todo mundo deve ter
Filtro de linha: e outros produtos para proteger os eletrônicos em casa
Fita LED conectada: saiba como escolher
Fogão: tradicional ou embutir
Fones de ouvido: como fazer uma limpeza completa
Fone sem fio para esportes: veja 7 modelos que não caem do ouvido
Fones de ouvido bluetooth ou sem fio (TESTE/2024): g1 compara 5 modelos estilo 'AirPod' que se encaixam no ouvido
Fones de ouvido bluetooth ou sem fio/TESTE(2024): 4 modelos que custam até R$ 500
Fone bluetooth ou sem fios/TESTE (2023): 4 modelos 'grandes' por menos de R$ 300
Fone bluetooth ou sem fio/TESTE (2023): 4 concorrentes dos AirPods Pro
Fone bluetooth ou sem fio/TESTE (2023): 5 modelos abaixo de R$ 500
Fone bluetooth ou sem fio/TESTE (2021): g1 avalia 10 modelos
Fone de ouvido/headset: dos básicos aos avançados
Fone de ouvido com cancelamento de ruído: veja opções
Forno com airfryer/TESTE: g1 experimenta 4 aparelhos
Foto em papel: como fazer fotos impressas durarem mais
Foto instantânea: teste com 3 aparelhos que revelam na hora
Foto no celular: inverter o aparelho melhora as imagens?
Foto no celular: acessórios para ajudar a melhorar as imagens
Foto instantânea: lista com câmeras, filmes e impressoras
Fragmentadora de papel: como escolher uma
Frigideira de aço inox: como fazer para a comida não grudar
Frigobar: saiba se dá para substituir a geladeira
Funil urinário para mulheres (TESTE): g1 avalia 3 modelos
Funil urinário: vale a pena comprar o produto para mulheres fazerem xixi em pé?
Futebol: artigos para quem quer começar a jogar
Geladeira: como regular a temperatura e economizar energia
Geladeira: o que faz um modelo que custa R$ 30 mil ou mais?
Geladeira: capacidade, número de portas e eficiência energética contam na escolha
Geladeira: regra de eficiência energética vai ficar mais rígida; veja o que muda
Geladeira: como congelar e descongelar alimentos da maneira certa
Geladeira: você sabe onde guardar cada produto?
Geladeira: quais produtos entram e quais devem ficar do lado de fora
Geladeira: french door, frost free, duplex... saiba escolher
Games: como escolher um monitor ou TV para jogar
Garrafa de água: o que acontece se você não lavar todo dia
Garrafa térmica/TESTE: avaliação de 3 modelos que gelam por bastante tempo
Garrafa do TikTok: modelo de 2 litros é o produto da moda
Gelo transparente: faz diferença para o drink?
Gim, vodca e cachaça para um happy hour sem defeitos
Gravidez: lista para aliviar os desconfortos da gestação
Halloween para adultos: 25 ideias para decorar sua festa
HD externo: para fazer backup dos seus dados
Impressora e multifuncional: como escolher entre jato de tinta, tanque ou laser
Impressora 3D: o que você precisa saber para adquirir uma
Inverno chegou: lista com 35 produtos essenciais para não passar frio
iPhone/TESTE: qual escolher – 13, 14 ou 15?
iPhone/TESTE: 11, 12 ou 13? g1 testa e compara
iPhone/TESTE: diferenças entre o 13 e o 14
iPhone/TESTE: qual escolher - iPhone 14 ou 15?
iPhone/TESTE: diferenças entre o 15 e o 16
Jogos de tabuleiro: 12 opções para todas as idades
Joias: saiba como limpar peças escurecidas
"Kawaii": lista com produtos fofos para decorar e usar
Lâmpada conectada: 10 itens para decorar a casa inteligente
Lâmpada inteligente (TESTE/2024): avaliação de 5 modelos
Lâmpada inteligente: quais são as vantagens das smartlamps
Lanterna: como escolher uma para uso em casa
Lava-louças: como lidar com entupimentos e outros problemas
Lava-louças: guia explica capacidade, funções e mais recursos
Lava-louças: preciso limpar os pratos antes de usar?
Lavadora de alta pressão: como escolher para uso doméstico
Lavadora de roupas: veja o que pode, o que não pode e como evitar que o aparelho estrague
Lavadora de roupas: como ter toalhas (quase) tão fofinhas como as de hotel
Lavadora de roupas: pode colocar tênis na máquina?
Lavadora de roupas: qual modelo escolher
Lavadora de roupas: como ler os símbolos das etiquetas
Lavadora tanquinho: diferenças para a máquina de lavar e como escolher
Lava e seca compensa? Veja prós e contras
Lavagem a seco: entenda como funciona o processo
Lavanderia: saiba como se livrar das bolinhas nas roupas
Lençol: qual a frequência para trocar e lavar?
Lençol: você sabe o que quer dizer o número de fios?
Lençol de elástico: como dobrar com perfeição
Limpador de vidros magnético: teste compara com um modelo tradicional
Liquidificador individual/TESTE: avaliação de 3 modelos
Livros: como limpar o pó e evitar páginas amareladas
Livros: 'Ainda Estou Aqui' e outros 15 títulos que inspiraram filmes indicados ao Oscar
Livros para entender o século 21
Livros escritos por mulheres para comemorar o Dia Internacional da Mulher
Livros escritos por mulheres sobre raça, gênero e feminismo
Livros para presentear (edição 2022)
Livros para presentear (edição 2021)
Luminária: para decoração, home office e mais
Luz indireta: 20 ideias para você suavizar a iluminação
Mães: 30 sugestões de presentes por até R$ 200
Mães: 50 ideias de presentes até R$ 150
Mães: ideias de presentes para vários gostos
Maquiagem: se quebrar, saiba se dá para consertar
Maquiagem: onde guardar de forma correta
Maquiagem: (edição 2021) produtos de até R$ 100
Maquiagem: (edição 2022) produtos de até R$ 150
Mala de bordo: entenda diferenças entre modelos
Malhação: (edição 2021) presentes para quem curte treinar
Malhação: (edição 2022) presentes para quem ama fazer exercícios
Malhação em casa: acessórios para treinar sozinho
Máquina de gelo/TESTE: avaliação de 3 modelos que aposentam as forminhas do freezer
Máquina de gelo: modelos que fazem até 15 kg por dia em casa
Máquina de lavar roupa: diferenças entre abertura frontal e superior
Máquina de lavar roupa: como limpar por dentro
Máquina de sorvete: g1 testa 2 aparelhos para fazer o doce em casa
Máquina de fazer sorvete: opções para refrescar o seu verão
Massageador: veja opções para rosto e corpo
Medidor de pressão: o que saber antes de comprar um aparelho doméstico
Meia de compressão: como escolher uma para usar todos os dias
Microfone USB: para melhorar o som nas reuniões em home office
Micro-ondas: 8 truques e receitas para facilitar a rotina na cozinha
Micro-ondas: por que o ovo explode no aparelho?
Micro-ondas: como escolher e dicas de uso
Minigeladeira portátil: o que saber antes de comprar
Moedor de café/TESTE: g1 experimenta 5 modelos elétricos
Monitor 4K: saiba como escolher
Monitor: como escolher uma tela grande para trabalhar e se divertir
Monitor: como escolher o melhor para seu uso
Monitor do computador: saiba como limpar
Mop: qual tipo é indicado para limpar cada piso
Mop elétrico: entenda quais são os diferentes tipos e como escolher
Mouse vertical: teste com 3 modelos que ajudam a combater dores no punho
Mouse sem fio: seleção tem versão para canhoto, trackball e modelos para gamers
Nintendo Switch/TESTE: todas as diferenças entre os consoles disponíveis
Notebook: Como escolher o modelo ideal em cinco categorias (2025)
Notebook: qual modelo escolher (edição 2024)
Notebook saiba como escolher o seu
Notebook: como limpar a tela do portátil?
Notebook: como limpar o teclado
Notebook 'básico': opções para quem não quer exigir muito da máquina e nem do bolso
Notebook rápido: 2 em 1, com processador mais poderoso ou mais memória
Notebook gamer/TESTE: avaliação de 3 modelos de entrada
Notebook gamer: como escolher a máquina para jogar
Notebooks/TESTE (edição 2024): avaliação de 3 modelos que custam mais de R$ 12 mil
Notebook/TESTE: (edição 2023) g1 avalia 4 modelos de 2 em 1
Notebook/TESTE: g1 avalia 6 modelos para estudar e trabalhar
Voltar ao topo
De O a Z
Óleo de cozinha: faça o descarte do modo correto
Organizador: para manter casa e escritório sem bagunça
Pais (2024): 30 dicas de presentes até R$ 200
Pais: 50 dicas de presentes até R$ 200
Pai cervejeiro: growlers, chopeiras... e mais dicas de presentes
Pai churrasqueiro: dicas de presentes para quem ama assar carne
Pai geek: brinquedos, jogos de tabuleiro, livros essenciais e mais
Panela de pressão: 5 dicas para perder o medo na hora de usar
Panela: qual a melhor para cada tipo de preparo - cerâmica, alumínio, inox...
Panela: saiba como limpar o fundo queimado
Panela de arroz: vale a pena ter um modelo elétrico?
Pano de prato: saiba como lavar e deixar branquinho
Papel alumínio: tem lado certo para usar, saiba qual é
Papelaria divertida: canetas coloridas, cadernos e blocos
Páscoa: lista com 25 ovos de chocolate para presentear
Páscoa: 50 sugestões de ovos para presentear a família
Passadeira a vapor: saiba se dá para usar para limpar a casa
Passadeira a vapor: o que são e como escolher uma steamer
Patinete: como funciona e como escolher o seu
Patins: para crianças e adolescentes
PC: conheça os componentes para montar um novo computador
Perfume: como aplicar do modo correto
Persiana: quais os principais tipos e como escolher
Pintura: dicas para não errar pintando a parede sozinho
Placa de vídeo: saiba como escolher
Pet: como limpar a cama do cão e do gato
Pet: como preparar a casa para um novo bichinho
Pet: acessórios para presentear seu bichinho
Pet: itens de tecnologia para cães e gatos
Pet: acessórios modernos para gatos (e seus donos)
Pet: opções para transportar seu bichinho
Planta: ferramentas que ajudam a cultivar
Pilha recarregável/TESTE: g1 usa para ver como é a duração
Pilha recarregável: veja dicas e tire dúvidas
Pipoqueira: prós e contras de 3 métodos para estourar milho em casa
Pipoca na airfryer: por que a ideia que bomba nas redes pode pifar seu aparelho
Piscina inflável: cuidados ao escolher
Piscina inflável na varanda: saiba o que é preciso para instalar
Pop-it: o brinquedo da vez
Porteiro digital: como escolher o aparelho
Powerbank: guia para escolher carregador rápido de celular
Presentes para fãs de tecnologia: veja lista com 20 sugestões
Privacidade: o que fazer para destruir dados de etiquetas e embalagens
Privada: conheça os tipos e saiba qual é a mais indicada
Produtos de limpeza: os riscos das 'misturinhas'
Produto de limpeza concentrado: o que significa o termo?
Projetor: veja as diferenças entre os modelos para ter cinema em casa
Projetor Full HD/TESTE (2024): 3 modelos para ter um cinema em casa
Projetor/TESTE (2022): g1 testa aparelhos para ter cinema em casa
Projetor de galáxia: cubra o quarto com estrelas
Purificador de água e filtro: quais as diferenças
Purificador de ar: entenda como funciona e como escolher
Rastreador digital/TESTE (2024): avaliação de 3 novos modelos
Rastreador digital/TESTE (2023): avaliação de 3 modelos
Rastreador digital: para encontrar sua mala e seu pet
Refletor LED: como escolher o substituto de lâmpadas e luminárias em áreas externas
Reciclagem: como enviar eletrônicos para o descarte correto
Reciclagem: lista de produtos de moda e tecnologia feitos com pegada sustentável
Repelente elétrico: qual tipo escolher
Repelente: como se proteger do mosquito da dengue e de outros insetos
Repelente: 10 produtos para se proteger do mosquito da dengue e de outros insetos
Reforma sem quebradeira: 20 produtos por até R$ 150
Roteador para não empacar no home office
Rotulador: como escolher e imprimir suas próprias etiquetas
Sabão de lavar roupa: veja as diferenças entre líquido e em pó
Sanduicheira/TESTE: simples ou grill? g1 experimenta até ovo no aparelho
Selfie: dicas para tirar a melhor foto com a câmera frontal do celular
Shakeira: como escolher a coqueteleira de suplementos
Skate: a 'febre' pós Olimpíadas
Smart TV 4K: entenda a sopa de letrinhas na escolha de uma televisão nova
Smart TV (edição 2023): seleção de telas 4K e 8K
Smart TV: (edição 2022) seleção de aparelhos 4K
Smart TV: (edição 2022) seleção de aparelhos 8K
Smart TV: (edição 2021) 4K, 8K, QLED, OLED — saiba como escolher
Smartband: quais as principais diferenças para os relógios inteligentes
Smartband/TESTE (2024): g1 testa 3 pulseiras que são quase um relógio inteligente
Smartband/TESTE (2022): Amazfit, Huawei e Xiaomi
Smartwatch: como escolher um relógio inteligente
Smartwatch para esportes: o que muda em relação aos outros modelos
Smartwatch: vídeo ensina a escolher o melhor modelo
Smartwatch: por que usar o relógio inteligente no tornozelo não é uma boa ideia
Smartwatch/TESTE (2024): Quem tem o melhor "ultra" - Apple ou Samsung?
Smartwatch/TESTE (2023): avaliação do Apple Watch Ultra 2, Huawei Watch GT4 e Samsung Galaxy Watch 6 Classic
Smartwatch/TESTE (2022): g1 avalia Amazfit GTR4, Apple Watch SE e Samsung Galaxy Watch5
Smartwatch/TESTE (2021): Amazfit GTS 3, Apple Watch Série 7, Casio G-Shock GBD-H1000, Huawei Watch GT 2 Pro e Samsung Galaxy Watch4
Sofá de couro: como limpar e hidratar
Sofá: qual o melhor para quem tem gato?
Sol: Filtro solar e protetor solar são a mesma coisa? Entenda as diferenças
Soundbar: como escolher uma para melhorar o som da TV
Sorveteira: como funciona a máquina de fazer sorvete em casa
Streaming: produtos para transformar sua TV 4K em smart
Streaming: como transformar sua TV em smart
Streaming: produtos para transformar sua TV antiga em smart
Surto elétrico: o que é e como proteger seus eletrônicos em casa
Sutiã: como definir o tamanho da peça e o modelo?
Sutiã: qual a frequência para lavar a peça?
Suporte para TV: no que prestar atenção na hora da compra
Tablet/VÍDEO: como escolher um para trabalhar, estudar ou se divertir
Tablet para crianças/TESTE: modelos para brincar, jogar e aprender
Tábua de carne: saiba como remover bactérias de forma eficiente
Tapete gelado para pets: g1 testa 3 modelos
Teclado sem fio: seleção de modelos para o home office
Tecnologia vestível: g1 testa anel, óculos e relógio que fazem mais do que aparentam
Telescópio: quer ver galáxias ou planetas? saiba escolher
Tênis: qual o modelo correto para usar na academia
Tênis de corrida: qual a hora certa para trocar por um novo e evitar lesões?
Tênis de corrida: saiba escolher modelos com e sem placa
Tênis de corrida: o que os iniciantes devem levar em conta na hora da compra?
Térmicos: garrafas, coolers e copos para manter a bebida gelada
Toalha: tem que lavar antes do primeiro uso?
Toalhas de banho, rosto e mão: qual a hora certa de lavar?
Toca-discos: saiba como escolher um de boa qualidade
Trabalho remoto: 15 itens para equipar o escritório em qualquer lugar
Travesseiros: como limpar do jeito certo
Travesseiro e colchão: qual a hora de trocar o produto?
Travesseiro e colchão: pode colocar no sol? Veja como higienizar
Travesseiro de corpo: escolha o modelo certo para ajustar a postura durante o sono
TV: como escolher modelos smart de 32"
TV: 5 dicas para limpar a tela
TV do milhão: como são os modelos gigantes que custam muito caro
TVs 4K: 5 dicas para melhorar a imagem da televisão
TVs 4K: entenda as tecnologias usadas nas telas
TVs 4K: (edição 2022) alta definição para na tela grande
TVs 8K: (edição 2022) modelos de tela gigante para curtir a Copa do Mundo
TV 4K, 8K, QLED, OLED: (edição 2021) saiba como escolher
TV OLED ou QLED? Conheça as diferenças entre as tecnologias usadas nas telas
Travesseiro: o que levar em conta na compra
Uísque: entenda os diferentes tipos da bebida e escolha o seu
Umidificador de ar: veja como limpar
Umidificador de ar: veja os cuidados na escolha e no uso
Umidificador de ar: veja lista com opções para aliviar a secura e o calorão
Umidificador, purificador e climatizador: 10 produtos para melhorar a qualidade do ar em casa
Utensílios de silicone: como limpar e remover a gordura
Ventilador e climatizador sem hélice: saiba como funciona
Ventilador: de coluna ou de mesa? Saiba escolher
Ventilador: por qual tipo optar?
Ventilador de teto: peso e número de pás fazem diferença
Ventilador de teto: 5 dicas para ajudar na hora da compra
Ventilador empoeirado? Saiba como limpar seu aparelho do jeito certo
Verão: sugestões de produtos tecnológicos para usar na praia
Vibrador: como escolher e cuidar do seu
Vinho tinto: saiba como remover manchas das roupas
Vinhos e espumantes de Natal e Ano Novo: veja as sugestões do sommelier
Vinho nacional para iniciantes
Vinho: qual a temperatura certa para servir?
Vitrola: veja lista para ouvir discos de vinil
Webcam: g1 testa modelos com vídeo de alta resolução
Wi-fi: como espalhar a conexão por toda a casa
Voltar ao topo
Duelo de inteligência artificial: Galaxy S25 x iPhone 16
Executivo da GM fala sobre a nova geração do Onix: 'Não espere que ele saia do nosso portfólio'

Em entrevista exclusiva ao g1, Fabio Rua reconheceu que o modelo passou muito tempo sem uma grande atualização, mas que a marca o considera um 'sucesso há décadas'. Fabio Rua, da GM, garante que o Onix será renovado e não vai sair de linha
Em entrevista exclusiva ao g1, o vice-presidente da General Motors Brasil, Fabio Rua, reconheceu que o Chevrolet Onix precisa ser renovado. Sem cravar data para a mudança, o executivo garantiu que o hatch não sairá de cena, mesmo com a chegada iminente de um SUV subcompacto para competir na faixa dos R$ 100 mil.
“O Onix é um sucesso há décadas, com oscilações de aceitação do público ao longo do tempo, este que culmina talvez com períodos mais extensos sem uma atualização um pouco mais expressiva”, comenta Fabio Rua.
“Não espere que ele saia do nosso portfólio, porque ele é dos filhos mais queridos da Chevrolet no Brasil. Então assim, esperem uma atualização do Onix em algum momento, sem dúvida alguma”, afirma o executivo.
O desencanto com o Onix, inclusive, causou uma revisão de atividades na fábrica da GM em Gravataí (RS). Enquanto o sindicato dos metalúrgicos fala em paralisação da produção, a GM diz que a planta gaúcha passará por reformulação, mas manterá um dos turnos.
O Onix teve uma época gloriosa, mas já faz tempo que não é mais o mesmo. Em 2019, no auge, foram emplacados mais de 240 mil unidades do Onix. Em 2024, o hatch não conseguiu ultrapassar a barreira dos 100 mil veículos vendidos.
Veja a entrevista na íntegra no vídeo abaixo.
Fabio Rua, vice-presidente da General Motors Brasil, concedeu entrevista exclusiva ao g1
A seguir, clique nos links para assistir aos cortes com os principais destaques.
SUV subcompacto inédito é confirmado;
GM diz que produção em Gravataí (RS) não será paralisada;
Spark EUV virá como elétrico mais barato da marca;
Como fazer frente às marcas da China;
Juros estão altos, mas situação é menos nebulosa para 2025;
Investimento no Brasil traz 10 carros eletrificados até 2030.
g1 entrevista o vice-presidente da GM, Fabio Rua
g1 | Fábio Tito
SUV subcompacto inédito é confirmado
Fabio Rua confirma que Chevrolet terá SUV para brigar com VW Tera e Fiat Pulse
Fabio Rua é sutil e manteve mistério, mas revela um dos mais importantes movimentos da montadora: a entrada na disputa entre os SUVs de entrada, um dos segmentos que mais cresce em vendas no país.
“Me permitam uma surpresa, mas a resposta é sim. Qual é o produto, quando ele será fabricado, em que planta ele será fabricado, em breve vocês saberão”, diz o executivo.
Não disse quando chega, nem onde será produzido, mas também reconheceu que a resposta está na própria entrevista concedida ao g1. “Já tem pistas que eu dei ao longo dessa entrevista que talvez possa ajudá-los a montar esse quebra-cabeça”, brincou.
Aqui está a pista: o executivo revelou que a fábrica de Gravataí usará parte do investimento anunciado para a produção de um modelo inédito, em que a empresa "ainda" não atua.
“O investimento de R$ 1,2 bilhão que anunciamos para nossa planta de Gravataí (RS) será destinado à produção de um veículo em uma categoria na qual ainda não atuamos, e que será revelado este ano”, afirmou o executivo.
Atualmente, a Chevrolet produz na fábrica de Gravataí o hatch Onix e sua versão sedã, o Onix Plus. A ver se sairá de lá o modelo que já até recebeu o apelido de “SUV do Onix”.
As brigas entre SUVs compactos, com preços a partir dos R$ 100 mil, é das mais acirradas do mercado. No ano passado foram lançados Renault Kardian e Citroën Basalt, que disputam com Fiat Pulse e Nissan Kicks. A Volkswagen entrou no jogo com o lançamento do Tera.
Ainda que a data para o novo SUV esteja sob completo sigilo, Rua reforça que a marca pretende lançar até cinco novos modelos em 2025. Além disso, serão 10 veículos eletrificados no Brasil até 2030, de híbridos leves a 100% elétricos.
Volte para o início.
GM diz que produção em Gravataí (RS) não será paralisada
Fabio Rua, da GM, afirma que não existe paralisação na fábrica de Gravataí (RS)
Falando em Gravataí, a Chevrolet anunciou no início do mês que estava em processo de negociação com o sindicato dos metalúrgicos para suspender temporariamente os contratos de trabalho de parte das equipes (lay-offs) em abril para reduzir a produção de seus veículos de entrada, Onix e Onix Plus.
"Estamos trabalhando com a negociação sindical, ela é fundamental para a gente conseguir fazer os nossos planos. A gente não vai avançar em definição nenhuma sem ter um bom entendimento", diz Rua.
Segundo Valcir Ascari, presidente do sindicato de Gravataí, o acordo previa um lay-off de dois meses e oito dias, a partir do dia 22 de abril. Na época, a empresa e os representantes do sindicato ainda estavam em negociação.
Na entrevista ao g1, Fabio Rua afirma categoricamente que não há plano de paralisação total da fábrica do Rio Grande do Sul e que a medida seria somente para redução de turnos.
“A gente não vai deixar de fabricar nem Onix e nem Onix Plus. A gente está reduzindo o volume de produção. Esses carros continuam sendo fabricados. Não é paralisação. Não tem paralisação. Tem turno rodando", aponta o executivo.
Volte para o início.
Spark EUV virá como elétrico mais barato da marca
Fabio Rua, da GM, comenta o último lançamento da marca, o elétrico Spark EUV
O último grande anúncio oficial da GM foi a chegada do Spark EUV, um modelo 100% elétrico de entrada.
A GM teve sua primeira experiência de elétrico com o hatch e o utilitário Bolt, que nunca emplacou por aqui. A lição parece ter sido aprendida: Rua garante que o preço será mais baixo do que os R$ 279 mil cobrados pelo Bolt em 2023.
Rua também adiantou que o Spark EUV será um concorrente de outros carros elétricos de desempenho semelhante.
g1 entrevista o vice-presidente da GM, Fabio Rua
g1 | Fábio Tito
Nesse mercado, temos o BYD Dolphin de entrada (R$ 159.800), com 95 cv de potência, enquanto o novo elétrico da GM terá 102 cv, se vier com o mesmo motor utilizado pela fabricante em outros países.
O GWM Ora 03 Skin (R$ 159.000), versão de entrada do elétrico, tem um preço similar ao do Dolphin, mas é muito mais potente, com 171 cv.
Veja quais são os possíveis concorrentes do Chevrolet Spark.
BYD Dolphin: R$ 159.800;
BYD Dolphin Plus: R$ 184.800;
BYD Yuan Pro: R$ 182.800
GWM Ora 03 Skin: R$ 159.000;
GWM Ora 03 GT: R$ 187.000;
Neta Aya: R$ 128.900;
Neta X: R$ 204.900.
O objetivo desse preço mais acessível é competir pelas vendas de elétricos no Brasil, amplamente dominadas por marcas chinesas. A BYD lidera com 64,21% de todas as vendas de 2024, seguida pela GWM com 11,04% do mercado.
Em terceiro lugar está a Volvo, com 9,65% de participação. Embora tenha sido fundada na Suécia em 1927, a marca foi comprada em 2010 pelo grupo chinês Geely, que também tem parceria com a Renault.
A Chevrolet está apenas na décima posição, com apenas 0,76% do mercado de carros elétricos zero km em 2024. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Volte para o início.
Crise no setor e crescimento dos chineses
Fabio Rua diz que GM está preparada para encarar a concorrência chinesa
O desenvolvimento de carros, em parceria com marcas da China, pode ser uma das armas da GM para enfrentar o crescimento das marcas daquele país. Já são dois veículos chineses sob marca da Chevrolet e que circulam pelo Brasil.
Fabio Rua aponta que essa parceria com marcas da China pode ter ajudado a GM vender bem por lá. “A GM é uma empresa global. Ela tem sim uma joint venture com uma empresa chinesa. Temos várias fábricas na China, inclusive. No ano passado vendeu 1,8 milhão de carros na China”, diz Rua.
“E temos essa possibilidade, né? Temos carros lá que são produzidos com uma competitividade maior, conseguimos trazer alguns desses carros para o Brasil como complemento de portfólio”, revela o executivo.
g1 entrevista o vice-presidente da GM, Fabio Rua
g1 | Fábio Tito
No Brasil, Fabio Rua remete ao passado recente para encontrar meios para contornar a competitividade elevada de marcas chinesas.
“A Chevrolet já encarou uma situação parecida com os coreanos [como Hyundai e Kia], já encarou uma situação parecida com os japoneses [como Toyota, Honda e Nissan] e agora está encarando uma situação, não só a Chevrolet, mas todas as montadoras”, aponta.
Porém, o vice-presidente da GM na América do Sul aponta que é necessário rever os impostos para importação destes carros chineses.
“O que a gente não pode é permitir que carros de tecnologias similares das que a gente vende e produz no Brasil, com alto conteúdo local, com grande esforço em garantir o respeito irrestrito das leis trabalhistas, que eles concorram com veículos que vêm de outros lugares, com subsídios ou estruturas que barateiem o preço”, comenta.
Volte para o início.
Juros estão altos, mas situação é menos nebulosa
Fabio Rua, da GM, diz que situação econômica está menos nebulosa em 2025
Fabio Rua reconhece que as vendas da GM podem ser afetadas em 2025, como consequência da alta prevista na taxa básica de juros. Sobretudo porque o Brasil voltou ao primeiro lugar do ranking de maiores juros reais do mundo.
“Se a taxa de juros chegar a esse patamar que você está dizendo [15%, previstos no boletim Focus, do BC], é possível que as vendas sejam impactadas, ou que o consumidor opte por fazer um financiamento mais curto, ou pagar à vista, como foi feito no passado”, comenta.
Por outro lado, ele acredita em um 2025 menos nebuloso.
“A gente tá no início do ano, né? Um ano que começou desafiador para a economia como um todo, mas não quer dizer que o ano vai terminar desafiador para a economia. (...) A gente tem motivos, sim, para olhar para frente e ver um horizonte menos nebuloso do que eu diria que está sendo pintado por aí”, diz o executivo.
Volte para o início.
Investimento no Brasil traz 10 carros eletrificados até 2030
Fabio Rua, da GM, fala sobre os investimentos para modernizar as fábricas brasileiras
Em 2024, a GM anunciou uma rodada de investimentos até 2028, com valor de R$ 7 bilhões para todas as fábricas do Brasil. Deste total, R$ 5,5 bilhões estão alocados para as plantas do estado de São Paulo (em São Caetano do Sul e São José dos Pinhais).
Parte desse investimento será usada para o desenvolvimento e lançamento de novos veículos. Já se sabe que o Onix passará por uma atualização significativa. Além disso, Fabio Rua revelou, em entrevista exclusiva ao g1, que até 2030 serão lançados 10 veículos eletrificados.
“A gente deve produzir, ao longo dos próximos anos, em torno de 10 veículos eletrificados. Isso faz parte desse ciclo de investimento de R$ 7 bilhões", diz o vice-presidente da GM.
“A planta de Joinville (SC) será fundamental no desenvolvimento e na produção de parte do que virá dessas novas tecnologias que a gente anunciou, que chegarão no país até, vou dizer aqui, até o final da década. Esses 10 veículos eletrificados dos quais a gente tá falando."
g1 entrevista o vice-presidente da GM, Fabio Rua
g1 | Fábio Tito
Os primeiros serão híbridos leves com motor flex, até então focados em dois carros que serão fabricados em São Caetano do Sul (SP). Ela é a fábrica mais antiga do grupo no país e, atualmente, abriga a produção da picape Montana, do SUV compacto Tracker e da minivan Spin.
Após esses dois primeiros híbridos leves, a GM oferecerá todas as versões possíveis de sistemas eletrificados, desde modelos plug-in, que são conectados a fontes externas de eletricidade, até híbridos plenos, em que o próprio sistema gera a energia necessária.
Para o futuro, Fabio acredita que a GM fabricará apenas carros elétricos ou híbridos no Brasil.
“Vai chegar num determinado momento, e aí depende de condições de mercado, em que a gente só vai produzir carros eletrificados no Brasil, todas as montadoras, né? A gente tá vendo uma boa aceitação por parte do consumidor em relação a híbridos e 100% elétricos.”
Volte para o início.
Saúde mental: RS teve 18 mil afastamentos do trabalho por ansiedade e depressão em 2024, aponta levantamento

Foram 37 mil licenças médicas concedidas para trabalhadores do estado ao longo do ano passado. Segundo especialistas, casos foram agravados por enchentes. Brasil tem o maior número de afastamentos do trabalho por ansiedade e depressão em 10 anos
Brasil tem o maior número de afastamentos do trabalho por ansiedade e depressão em 10 anos
🧠 O Rio Grande do Sul registrou 37.004 afastamentos do trabalho por saúde mental em 2024, de acordo com dados do Ministério da Previdência Social obtidos com exclusividade pelo g1. O diagnóstico de depressão lidera a lista — são 10.274 concessões —, seguido de ansiedade, com 7.792. Juntos, os quadros somam 18 mil afastamentos e representam 48% do total. (Veja tabela abaixo)
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Em todo o país, foram quase meio milhão de afastamentos, o maior número em pelo menos dez anos. O levantamento aponta que os transtornos mentais chegaram a uma situação incapacitante como nunca visto. Na comparação com o ano anterior, houve um aumento de 68%.
Em números absolutos absolutos, a maior quantidade de licenças está em estados mais populosos, como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. No entanto, proporcionalmente, quando é considerado o número de afastamentos em relação à população, o RS registra um dos maiores índices.
➡️ Conforme o Ministério da Previdência Social, os dados representam afastamentos e não trabalhadores. O governo federal explica que uma pessoa pode tirar mais de uma licença médica no mesmo ano e esse número é contabilizado mais de uma vez.
Afastamentos em 2024
Relação com pandemia e enchente
Especialistas ouvidos pelo g1 são unânimes em apontar que a enchente que atingiu o estado no primeiro semestre de 2024 está diretamente associada ao recorde de afastamentos de trabalhadores. A maior tragédia climática do RS deixou 183 mortos, e 27 pessoas seguem desaparecidas.
"A gente passou por uma pandemia, agora a gente passou por uma catástrofe. Esses traumas acabam influenciando na construção da nossa saúde mental, na maneira como a gente percebe o mundo. O luto que esses traumas causaram na nossa vida também influenciam a forma de trabalho", cita a psicóloga Monique Machado.
Em junho do ano passado, uma pesquisa em andamento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e no Hospital de Clínicas de Porto Alegre apontou que nove em cada 10 moradores do estado relataram sintomas de ansiedade após as chuvas que castigaram o RS entre abril e maio. Na ocasião, foram analisadas 1 mil de 2,5 mil respostas a questionários aplicados.
"As enchentes de 2024 prejudicaram todo o estado, direta ou indiretamente. Não tenho dúvidas de que essa questão repercuta na vida de muita gente ainda (e provavelmente seguirá por muito mais tempo), afinal, apesar de as campanhas de auxílio terem cessado, muitas pessoas seguem sem casa, sem móveis", pondera o especialista em psicologia em saúde Felipe Ayres Pozzobon.
Arte sobre transtornos mentais
Otávio Camargo/Arte g1
Acesso à informação e autocuidado
❤️🩹 A psicóloga especialista em saúde mental no trabalho Kellen Munhoz atuou como voluntária durante os resgates e em abrigos. Ela afirma que identificou um número significativo de pessoas com sintomas pré-existentes, que só buscaram ajuda através de programas de saúde mental implementados durante a crise.
"Inúmeras pessoas estão sofrendo, muitas vezes em silêncio, sem acesso ao diagnóstico e tratamento adequados. Quando, finalmente, essas pessoas conseguem acesso a profissionais de saúde qualificados, observamos um aumento nos números de diagnósticos. Isso não significa que os transtornos mentais estejam se proliferando repentinamente, mas sim que estamos finalmente revelando uma parcela da população que já estava adoecida e necessitava de cuidados", avalia.
A opinião é corroborada por Monique. Conforme a profissional, o acesso à informação vem naturalizando questões sobre saúde mental, e "as pessoas estão validando seus sintomas".
"Quanto mais você consegue entender o que é uma depressão, o que é uma ansiedade, você vai se empoderando do seu corpo e entendendo como é que é o funcionamento dele, vai procurando os teus direitos. Direito de conseguir afastamento do ambiente de trabalho, que às vezes é um dos principais causadores. Vai se tendo um autocuidado", diz.
Vista aérea das ruas completamente alagadas no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, durante enchente
MAX PEIXOTO/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO
Atualização na responsabilidade
Para não depender apenas de iniciativas e também cobrar mais responsabilidade dos gestores, o Governo Federal anunciou a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que apresenta as diretrizes de saúde no ambiente do trabalho.
Com as atualizações, o Ministério do Trabalho passa a fiscalizar os riscos psicossociais no processo de gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), o que pode, inclusive, acarretar em multa para as empresas caso sejam identificadas questões como:
metas excessivas;
jornadas extensas;
ausência de suporte;
assédio moral;
conflitos interpessoais;
falta de autonomia no trabalho;
condições precárias de trabalho.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Com pane elétrica total, avião declara emergência e é 'guiado' por controladora de voo até pousar em segurança nos EUA; OUÇA

Profissional que estava na torre de Houston, no Texas, orientou piloto à noite e até desviou um monomotor para ligar remotamente as luzes do aeródromo, que não contava com equipe de controle aéreo. Avião declara emergência e é 'guiado' até pousar em segurança nos EUA
Um jato executivo com pane elétrica total pousou em segurança após, praticamente sem instrumentos, ser orientado por uma controladora de voo no Texas, nos Estados Unidos.
O incidente ocorreu com uma aeronave Embraer modelo Phenom 300 que havia decolado de Raleigh, na Carolina do Norte, com dois pilotos e três passageiros. O destino era o aeroporto regional de Easterwood, na cidade texana de College Station.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Ao se aproximar do destino, porém, os pilotos da empresa de voos fretados Airshare perderam todo o sistema elétrico e declararam emergência.
O pouso só aconteceu graças a uma controladora de voo da torre de Houston. Após fazer contato por rádio, ela orientou o piloto para pousar no aeroporto de Lufkin como desviou um monomotor para acionar as luzes, essenciais para a aterrissagem noturna.
O incidente ocorreu no último dia 2, mas a comunicação entre torre e aeronave foi publicada nas redes sociais dias depois.
"Acho que a gente vai preferir um pouso para o oeste. Estamos em emergência total. Pane elétrica total no momento", disse o piloto do voo da Airshare 301 para a torre de Houston.
Jato executivo faz pouso de emergência guiado por controladora de voo no Texas após pane elétrica total
Angelina County Airport/Divulgação
Antes disso, porém, logo após o Airshare declarar emergência, a controladora já havia solicitado um desvio de rota de um Piper Archer monomotor na região em direção ao aeroporto de Lufkin.
O aeroporto de Angelina County, em Lufkin, é um aeródromo regional que não conta com uma torre de controle própria. Além disso, devido ao baixo movimento, ele não mantém as luzes noturnas da pista ligadas — quando uma aeronave solicita um pouso à noite, ela liga remotamente o sistema de iluminação por rádio.
Como o voo Airshare 301 estava em pane elétrica total, apenas alguns poucos sistemas do Embraer estavam operante, e ele não conseguiria ligar as luzes sozinho.
Além disso, um outro momento de tensão surge na conversa. A pista mais longa de Lufkin tem 5.400 pés de comprimento (1,645 metros). O piloto, no entanto, acha que ela não seria suficiente para parar o avião.
"Central, eu odeio fazer isso, mas com essa configuração nós precisamos de 6 mil pés [de pista]. Tem algo assim perto de Lufkin?"
Jato executivo faz pouso de emergência guiado por controladora de voo no Texas após pane elétrica total
Angelina County Airport/Divulgação
A controladora informa que não há pista mais longa nas proximidades, e eles concordam em tentar o pouso naquele aeroporto.
De Houston, ela passa então a direcionar o Embraer para a pista. Além disso, a controladora também pede para o Piper ficar na região e confirmar visualmente o pouso da aeronave em emergência, caso esta não entrasse em contato.
Devido à falha elétrica, os sistemas de navegação e antibloqueio de freios não estavam operantes no Embraer, de forma que a aeronave fez um pouso "duro", que resultou em pneus furados.
No geral, porém, a operação foi um sucesso, já que ninguém se feriu. Após estar em segurança no chão, a controladora agradece ao piloto e expressa admiração pela coragem da tripulação. O piloto responde: "Não, obrigado a você. Não acho que a gente conseguiria sem você".
Jato executivo faz pouso de emergência guiado por controladora de voo no Texas após pane elétrica total
Angelina County Airport/Divulgação
Após 'trauma' sobre emendas, Câmara discute 'superpoderes' para líderes partidários sobre presidências de comissões

Minuta de proposta que foi levada às lideranças prevê que líderes indiquem e destituam presidentes. STF agora exige que indicação dos recursos seja aprovada nos colegiados. Passado o Carnaval e de olho nas indicações de emendas, a Câmara dos Deputados deve focar nesta semana na discussão de uma nova mudança no regimento interno.
A principal alteração está na forma como os presidentes e vice-presidentes das comissões serão indicados: a ideia é que os líderes partidários sejam responsáveis por indicar os nomes que vão assumir o comando de cada colegiado.
Câmara e Senado: fachada do prédio do Congresso Nacional na Esplanada dos Ministérios no dia 4 de julho de 2017
Edilson Rodrigues/Agência Senado
O poder do líder, segundo a minuta do projeto em discussão pelas lideranças à qual a GloboNews teve acesso, vai além: ele poderá destituir o parlamentar da presidência da comissão a qualquer momento, sem respeitar o mandato de um ano previsto atualmente.
🔍Hoje, o regimento exige que estes cargos sejam "eleitos por seus pares" e "com mandato até a posse dos novos componentes eleitos no ano subsequente".
Atualmente, ainda que a liderança de cada partido sugira um nome, o parlamentar precisa passar por uma eleição interna em cada comissão para ser escolhido presidente. Se eleito, ele tem um ano de mandato na presidência ou vice-presidência da comissão.
As duas previsões são retiradas na proposta que está sendo discutida. A mudança, na prática, dá um "superpoder aos líderes partidários", nas palavras de um deputado.
"Além da função de líder, ele será praticamente o próprio presidente da comissão, já que vai poder trocar o presidente a hora que quiser, se a condução estiver desagradando", diz este parlamentar.
O texto final deve ser apresentado pela Mesa Diretora e votado pelo plenário da Casa. A ideia dos parlamentares é aprovar a proposta antes da instalação das comissões para o próximo ano, que deve acontecer nos próximos dias. Por isso, o projeto pode ser aprovado ainda nesta semana.
Pela minuta, presidentes de comissões como de Constituição e Justiça da Câmara poderão ser destituídos pelos líderes partidários.
Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Emendas são a razão
Segundo líderes partidários que participaram das discussões, a mudança vem após um "trauma" rondar a Cúpula da Câmara sobra a indicação da emendas parlamentares de comissões, que representam R$ 11 bilhões e não são divididas igualmente por cada parlamentar.
No fim do ano passado, o então presidente da Comissão de Integração Nacional, José Rocha (União-BA), escancarou uma manobra feita por líderes e pelo então presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para que esses recursos fossem repassados às bases sem passar por aprovação nos colegiados.
A crítica de Rocha foi uma das motivações de uma nova suspensão das emendas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Além disso, na semana passada, o STF decidiu liberar os recursos com algumas condições – entre elas, que as emendas de comissão sejam aprovadas pelos colegiados. Por isso, os líderes e a Cúpula da Câmara querem garantir nomes de confiança no comando das comissões.
Dino aprova plano do Congresso para dar transparência a emendas
Na justificativa da minuta do texto, a Mesa diz que, com as mudanças, "busca-se conferir maior relevância às decisões tomadas pelo Colégio de Líderes e valorizar o trabalho das Comissões".
Contudo, reservadamente, alguns parlamentares veem com preocupação as alterações e dizem que dar tanto poder aos líderes nas comissões seria "acabar com esses colegiados". Um líder disse "se estivesse no chão de fábrica, iria se insurgir" contra a proposta.
"Hoje, estou na condição de líder. Mas quando o projeto chegar ao plenário, basta um ou dois discursos na tribuna contra o texto, explicando o que ele faz e qual poder dá aos líderes, que acho que o plenário vai contra", disse ele, sob reserva.
Outras mudanças
A proposta traz outras mudanças no regimento. Uma delas é a exigência de que projetos que tramitem em regime de urgência aprovado no plenário sejam votados em até 180 dias.
Na gestão de Arthur Lira, criou-se um costume de votar a urgência de projetos para agradar uma ou outra bancada, ainda que muitos projetos ficassem esquecidos.
Foi o caso, por exemplo, do projeto que equiparou o aborto acima de 22 semanas ao crime de homicídio, que teve sua urgência aprovada para agradar a bancada evangélica, mas nunca foi votado.
Câmara aprova urgência do projeto que equipara aborto ao crime de homicídio, mesmo quando gravidez resulta de estupro
Segundo a minuta apresentada por líderes, se um projeto com urgência não for votado em 180 dias, ele perde o regime e volta à tramitação normal.
Outro ponto que está em discussão é o fim da exigência de leitura da ata da reunião anterior nas comissões. A medida costuma ser utilizada por parlamentares que queiram atrasar a discussão de alguma proposta polêmica ou da qual discordem.
O texto também retoma a previsão, extinta em 2021, de suspensão das sessões da Câmara pelo presidente da Casa, desde que não se estenda para o dia seguinte. Na avaliação de alguns técnicos, a regra também se aplica às comissões e deve permitir que os colegiados suspendam a reunião no início da ordem do dia no plenário e a retomem à noite.
Embora tenham poder de mudar o rito de algumas matérias na Câmara, essas alterações foram chamadas de "cortina de fumaça" ou "perfumaria" por alguns líderes, que dizem que o objetivo fundamental com a proposta é modificar o formato da indicação das presidências das comissões.
PIX: atualizações de segurança, ações contra instabilidade e orçamento; veja ações a partir de abril
Cerca de 8 milhões de chaves PIX estão com CPF irregular na base de dados da Receita e devem ser suspensas, além de 1,7 milhão de CNPJs. falso pix
Bruno Peres/Agência Brasil
O PIX, sistema de transferências em tempo real do Banco Central que opera 24 horas por dia, passará por mudanças a partir de abril, quando chaves de pessoas e de empresas cuja situação esteja irregular na Receita Federal serão excluídas.
Cerca de 8 milhões de chaves PIX estão com CPF irregular na base de dados da Receita e devem ser suspensas, além de 1,7 milhão de CNPJs. Ou seja, quase dez milhões de chaves ligadas a situações irregulares na Receita Federal serão excluídas.
8 milhões de chaves PIX com CPF irregular podem ser suspensas pelo Banco Central
🔎O objetivo é aumentar a segurança do PIX e evitar golpes.
"Significa que ninguém vai poder vincular o nome de uma empresa conhecida a um CNPJ que não seja dessa empresa, ou a um CPF qualquer. Ninguém vai conseguir, por exemplo, vincular o nome de uma igreja, ou de um serviço de streaming, ou de um banco onde você tenha conta, a um CNPJ que não seja dessas instituições para parecer legítimo e aplicar golpes. Golpistas fazem isso", explicou o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
⚠ É importante salientar que o BC informou que não vai excluir as chaves PIX de pessoas físicas e empresas por falta de pagamento de tributos.
Instabilidade no PIX
O sistema de transferência em tempo real do Banco Central também tem sofrido instabilidade recentemente — quando foram registradas falhas por duas semanas seguidas.
PIX fora do ar: clientes relatam problemas para pagamentos em diversos bancos
BC diz que falha no PIX foi causada por 'instabilidade momentânea', mas problema 'já foi resolvido'
Mas, de acordo com a instituição, mesmo com demanda elevada, o sistema está preparado.
"O ecossistema do PIX é robusto e resiliente, inclusive em períodos de demanda mais elevada. As equipes de manutenção do PIX trabalham em regime 24x7 [24 horas por dias, 7 dias por semana], com cobertura também nos domingos e feriados", informou o Banco Central.
Inclusive, o PIX por aproximação começou a funcionar no fim do mês passado, facilitando compras durante o período do Carnaval.
A modalidade permite que os clientes paguem contas com o PIX apenas aproximando o celular da máquina do lojista, como é feito com cartões de crédito e débito.
Orçamento do PIX
De acordo com o Banco Central, o orçamento de manutenção do PIX, em 2025, é de R$ 67,6 milhões, com crescimento na comparação com 2023 (R$ 53,5 milhões) e, também, 2024 (R$ 44,4 milhões).
"A alocação de recursos para a manutenção e evolução do parque tecnológico do BC é sempre objeto de priorização pela diretoria do BC. Para 2025, entendemos que o valor alocado para o PIX é adequado", acrescentou a instituição.
Os recursos fazem parte do orçamento do Banco Central, que é definido com base em um planejamento anual, feito pelo Departamento de Tecnologia, depois submetido à diretoria da instituição.
PIX por aproximação começa a funcionar nesta semana
Segundo dados do BC, o PIX bateu recorde de volume transferido em 2024 ao somar R$ 26,46 trilhões.
O crescimento dos valores transferidos via PIX foi de 54,6% na comparação com 2023, quando as movimentações totalizaram R$ 17,12 trilhões (valor revisado).
O valor total é mais que o dobro dos R$ 10,89 trilhões movimentados em 2022.
Europa também tem 'café fake', feito de chicória
Produto com sabor parecido com o do grão surgiu na Alemanha, no século 18. No Brasil, outro tipo de mistura 'sabor café' está sendo avaliada pelo Ministério de Agricultura. falso pix
Bruno Peres/Agência Brasil
O PIX, sistema de transferências em tempo real do Banco Central que opera 24 horas por dia, passará por mudanças a partir de abril, quando chaves de pessoas e de empresas cuja situação esteja irregular na Receita Federal serão excluídas.
Cerca de 8 milhões de chaves PIX estão com CPF irregular na base de dados da Receita e devem ser suspensas, além de 1,7 milhão de CNPJs. Ou seja, quase dez milhões de chaves ligadas a situações irregulares na Receita Federal serão excluídas.
8 milhões de chaves PIX com CPF irregular podem ser suspensas pelo Banco Central
🔎O objetivo é aumentar a segurança do PIX e evitar golpes.
"Significa que ninguém vai poder vincular o nome de uma empresa conhecida a um CNPJ que não seja dessa empresa, ou a um CPF qualquer. Ninguém vai conseguir, por exemplo, vincular o nome de uma igreja, ou de um serviço de streaming, ou de um banco onde você tenha conta, a um CNPJ que não seja dessas instituições para parecer legítimo e aplicar golpes. Golpistas fazem isso", explicou o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
⚠ É importante salientar que o BC informou que não vai excluir as chaves PIX de pessoas físicas e empresas por falta de pagamento de tributos.
Instabilidade no PIX
O sistema de transferência em tempo real do Banco Central também tem sofrido instabilidade recentemente — quando foram registradas falhas por duas semanas seguidas.
PIX fora do ar: clientes relatam problemas para pagamentos em diversos bancos
BC diz que falha no PIX foi causada por 'instabilidade momentânea', mas problema 'já foi resolvido'
Mas, de acordo com a instituição, mesmo com demanda elevada, o sistema está preparado.
"O ecossistema do PIX é robusto e resiliente, inclusive em períodos de demanda mais elevada. As equipes de manutenção do PIX trabalham em regime 24x7 [24 horas por dias, 7 dias por semana], com cobertura também nos domingos e feriados", informou o Banco Central.
Inclusive, o PIX por aproximação começou a funcionar no fim do mês passado, facilitando compras durante o período do Carnaval.
A modalidade permite que os clientes paguem contas com o PIX apenas aproximando o celular da máquina do lojista, como é feito com cartões de crédito e débito.
Orçamento do PIX
De acordo com o Banco Central, o orçamento de manutenção do PIX, em 2025, é de R$ 67,6 milhões, com crescimento na comparação com 2023 (R$ 53,5 milhões) e, também, 2024 (R$ 44,4 milhões).
"A alocação de recursos para a manutenção e evolução do parque tecnológico do BC é sempre objeto de priorização pela diretoria do BC. Para 2025, entendemos que o valor alocado para o PIX é adequado", acrescentou a instituição.
Os recursos fazem parte do orçamento do Banco Central, que é definido com base em um planejamento anual, feito pelo Departamento de Tecnologia, depois submetido à diretoria da instituição.
PIX por aproximação começa a funcionar nesta semana
Segundo dados do BC, o PIX bateu recorde de volume transferido em 2024 ao somar R$ 26,46 trilhões.
O crescimento dos valores transferidos via PIX foi de 54,6% na comparação com 2023, quando as movimentações totalizaram R$ 17,12 trilhões (valor revisado).
O valor total é mais que o dobro dos R$ 10,89 trilhões movimentados em 2022.
5 anos da pandemia de covid-19: quatro legados positivos do 'maior experimento psicológico da história'
![]()
Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a covid-19 uma pandemia. Cinco anos se passaram, e analistas acreditam que essa crise deixou algumas lições importantes. A pandemia de covid-19 está prestes a completar cinco anos.
GETTY IMAGES via BBC
"O maior experimento psicológico da história."
Estávamos em 2020, e foi assim que a então professora de psicologia da saúde da Universidade Vrije de Bruxelas, Elke Van Hoof, descreveu o confinamento resultante da pandemia de covid-19.
Em entrevista à BBC News Mundo, serviço em espanhol da BBC, a especialista em estresse e trauma se referia a uma medida sem precedentes que, naquele momento, se espalhava pelo mundo, mantendo 2,6 bilhões de pessoas sob alguma forma de isolamento em nível global.
Cinco anos se passaram desde aquela quarta-feira, 11 de março, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a covid-19 uma pandemia.
Desde então, segundo dados da OMS, o vírus Sars-CoV-2, causador da doença, provocou mais de 777 milhões de infecções e matou mais de 7 milhões de pessoas, embora os especialistas da organização estimem que as mortes associadas à pandemia cheguem a 15 milhões.
Os inúmeros e profundos impactos negativos desta pandemia ainda estão sendo sentidos no mundo todo.
No entanto, alguns analistas destacam que esse momento tão sombrio também resultou em lições positivas. A BBC destaca quatro delas.
1. O valor da ciência e os avanços revolucionários das vacinas
Demorou apenas nove meses para os cientistas encontrarem uma vacina eficaz para combater o Sars-Cov-2. E eles fizeram isso por meio de um método que revolucionou o desenvolvimento de imunizantes em todo o mundo.
Embora o uso de RNA mensageiro sintético já viesse sendo estudado como um mecanismo eficaz para o desenvolvimento de vacinas há anos, foi a pandemia de covid-19 que realmente acelerou seu desenvolvimento.
Tanto a Pfizer, em parceria com a BioNtech, quanto a Moderna utilizaram esse mecanismo para criar suas vacinas em tempo recorde, permitindo que milhões de pessoas recebessem doses ao redor do mundo.
Em 8 de dezembro de 2020, Margaret Keenan, uma mulher de 90 anos do Reino Unido, se tornou a primeira pessoa a receber uma dose aprovada da vacina fabricada pela Pfizer/BioNTech.
Os cientistas Katalin Karikó e Drew Weissman, criadores desta fórmula, receberam o Prêmio Nobel de Medicina em 2023.
A corrida para encontrar uma vacina que imunizasse a população e evitasse mais mortes é um dos maiores legados positivos da pandemia, de acordo com a porta-voz da OMS, Margaret Harris.
"Testemunhamos avanços tecnológicos em uma velocidade incrível", diz a especialista em saúde pública à BBC News Mundo.
"A tecnologia do RNA mensageiro já era conhecida, mas agora estamos vendo como está sendo usada para desenvolver outros avanços, incluindo vacinas contra o câncer."
Ela vai além: "Entendemos que a ciência é fundamental."
Os cientistas Katalin Karikó e Drew Weissman receberam o Prêmio Nobel de Medicina em 2023 por suas contribuições para o desenvolvimento de vacinas durante a pandemia.
GETTY IMAGES via BBC
Devi Sridhar, professora da Universidade de Edimburgo, na Escócia, e autora do livro Preventable: How a Pandemic Changed the World & How to Stop the Next One ("Evitável: Como uma pandemia mudou o mundo e como impedir a próxima", em tradução livre), destaca que as lições da pandemia tiveram um impacto na melhor detecção e identificação de novos surtos.
"Nossa capacidade científica melhorou, nossas plataformas estão cada vez mais avançadas. Se a pergunta que tínhamos no início da pandemia era se haveria vacina, a pergunta agora é: com que rapidez poderemos produzir uma", afirma.
A colaboração conjunta dos países para o desenvolvimento destas vacinas e o direcionamento de recursos para este processo permitiu, segundo Sridhar, uma das coisas mais positivas resultantes da covid-19.
Além disso, há ensinamentos que nos permitem estar mais bem preparados para a próxima pandemia, diz ela. Por exemplo, os países que "parecem ter se saído melhor foram aqueles com populações mais saudáveis antes da pandemia".
O método de RNA mensageiro sintético revolucionou a produção de imunizantes após a pandemia.
GETTY IMAGES via BBC
Em março de 2020, o microbiologista Ignacio López-Goñi, da Universidade de Navarra, na Espanha, foi um dos primeiros cientistas a ousar apontar que poderia haver aspectos positivos relacionados à pandemia emergente.
"A pandemia de gripe de 1918 causou mais de 25 milhões de mortes em menos de 25 semanas. Será que algo semelhante poderia voltar a acontecer hoje em dia? Como podemos ver, muito provavelmente não", disse ele na época.
Cinco anos depois, o acadêmico continua vendo o copo meio cheio, especialmente do ponto de vista científico.
"Fizemos muitos avanços. O vírus causador da covid-19 é o mais publicado de todos os tempos, o mais estudado de todos os patógenos infecciosos, mais do que o causador da malária, da Aids ou qualquer outro", afirma.
2. Um 'novo despertar' na educação
O impacto catastrófico que o fechamento de escolas teve devido à pandemia em todo o mundo e, em particular, na América Latina, está bem documentado.
De acordo com Mercedes Mateo, chefe da Divisão de Educação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), uma das marcas mais profundas deixadas pela pandemia é o aumento das taxas de evasão escolar e o atraso na aprendizagem, principalmente no ensino fundamental e médio.
No entanto, ela ressalta que esta experiência também proporcionou oportunidades excepcionais para o mundo educacional.
"Houve realmente um impacto muito positivo que levou o debate sobre educação para o século 21, que serviu para repensar os sistemas educacionais", disse ela à BBC.
Um avanço evidente é que durante e após a pandemia, ficou para trás o paradigma do ensino presencial e da sala de aula exclusivamente como um espaço físico e estático.
"Durante a pandemia, ficou claro que o setor da educação era um dos setores menos digitalizados", afirma Mateo.
Ela diz, inclusive, que havia uma certa demonização e resistência à digitalização de processos e práticas, mas que a covid-19 abriu o caminho para uma educação mais híbrida e flexível.
O fechamento de escolas impôs desafios enormes, mas também serviu para repensar os sistemas educacionais.
GETTY IMAGES via BBC
"O fato de as salas de aula terem sido fechadas fez com que a educação passasse a ter maior prioridade na agenda política após a pandemia. Consolidou-se a ideia de manter o serviço educacional diante de qualquer circunstância", observa Mateo.
Por outro lado, Sridhar não tem certeza de que, diante de uma nova pandemia, os governos tomem uma decisão diferente em relação ao fechamento de escolas.
"Há o conhecimento teórico dos danos causados pelo fechamento das escolas, mas há também o prático: como fazer com que os pais enviem os filhos para a escola sabendo que eles podem ficar doentes", afirma.
Mateo destaca, por sua vez, que há agora uma maior consciência sobre o papel da escola nas nossas sociedades.
Na sua opinião, ficou demonstrado que a escola é muito mais do que um lugar onde as crianças e os jovens vão para aprender: é um espaço de apoio emocional, social e psicológico e, em muitos casos, também oferece serviços essenciais, como alimentação.
Estudo mostra como a pandemia prejudicou o aprendizado de jovens no mundo
3. Recuperação e mudança de paradigma no trabalho
A aniquilação de empregos foi uma das graves consequências da covid-19, e a região da América Latina e do Caribe foi uma das mais atingidas.
A pandemia também aumentou as disparidades na participação de jovens e mulheres no mercado de trabalho — um dos maiores desafios restantes.
Mas, no geral, os especialistas observam que, embora ainda haja muito avanço a ser feito, os impactos da pandemia no mercado de trabalho tiveram uma recuperação relativamente rápida, considerando os níveis de crescimento econômico nos últimos cinco anos.
O trabalho remoto veio para ficar em muitos setores.
GETTY IMAGES via BBC
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) afirma que as taxas de emprego e desemprego na região conseguiram voltar aos níveis pré-pandemia em 2023, ou seja, apenas oito trimestres após o início do período de recuperação, quando os lockdowns e as restrições de circulação permitiram aos trabalhadores retornar aos seus empregos ou, no caso daqueles que o haviam perdido, se reintegrar ao mercado de trabalho.
E, embora inicialmente a recuperação tenha respondido fortemente à retomada de empregos informais, essa proporção vem diminuindo nos últimos anos.
Para Gerson Martínez, especialista em economia do trabalho do Escritório Regional da OIT para a América Latina e o Caribe, há várias lições positivas da pandemia no âmbito do trabalho.
Uma delas é que as políticas de proteção ao emprego e à renda que foram implementadas permitiram amortecer o golpe, e influenciaram positivamente a recuperação acelerada observada principalmente em 2021 na região, seguindo a tendência observada na média global.
"Essa é uma boa notícia porque nos diz que essas medidas, e esta é uma importante lição aprendida para a nossa região, permitiram que a recuperação fosse quase total", disse ele à BBC News Mundo.
Além disso, para a OIT, o mercado tem conseguido manter uma certa estabilidade na região. "Esperamos que essa resiliência se mantenha, pois acreditamos que isso se deve justamente ao fato de que se reconheceu a necessidade de instituições trabalhistas fortes, e essa também é uma lição deixada pela pandemia."
Mesmo assim, em 2025, a OIT alertou em seu último relatório que essa recuperação vem perdendo força, se olharmos para o cenário global, diante de ameaças como "tensões geopolíticas, o aumento dos custos das mudanças climáticas e problemas de dívida não resolvidos".
Mas talvez a mudança mais evidente introduzida pela pandemia tenha sido o trabalho remoto e o trabalho híbrido em setores que antes só tinham contratos presenciais.
Embora as evidências até agora tenham indicado que o impacto positivo do trabalho remoto na produtividade depende fundamentalmente da natureza desse trabalho (e de outros fatores relacionados às condições dos funcionários), e empresas no mundo todo estejam atualmente tentando voltar ao trabalho presencial, a experiência da pandemia trouxe mudanças.
Muitos países avançaram em legislações sobre o trabalho remoto para, por exemplo, incluir maior flexibilidade em alguns setores.
Uma mudança significativa no mercado de trabalho também resultou dos aplicativos de entrega, como Uber Eats e Rappi, entre outros, que abriram novos postos de trabalho, mas continuam sendo um desafio em termos de precarização e proteção trabalhista.
A revolução tecnológica da pandemia também representa, de acordo com Martínez, uma "oportunidade de ouro" para continuar a usá-la a favor da produtividade do mercado. Por exemplo, com a inteligência artificial, que, segundo ele, em vez de ameaçar os empregos, pode otimizar os processos e a eficiência de diferentes setores.
4. A importância de cuidar da saúde mental
A pandemia foi um golpe para a saúde mental da humanidade. Não apenas entre aqueles que perderam entes queridos ou para as equipes médicas que viram centenas de pessoas morrerem diariamente por causa do vírus.
O confinamento, a incerteza, a solidão, o medo e a angústia que se espalharam pelo mundo tornaram a pandemia um cenário traumático por si só.
Agências como a OMS e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) elaboraram relatórios detalhados sobre o aumento de transtornos de depressão e de ansiedade e da prevalência de comportamentos e pensamentos suicidas com a pandemia.
Para a psicóloga e escritora Laura Rojas-Marcos, especialista em ansiedade, estresse e depressão, "a pandemia teve um impacto não apenas no nosso dia a dia, mas também na nossa memória emocional e na maneira como nos relacionamos. Foi um momento decisivo, não apenas de sofrimento, mas também de aprendizado".
"Hoje há mais consciência sobre a importância de cuidar da saúde mental, que não é algo separado do corpo, mas algo que caminha completamente junto", diz ela.
"Algumas pessoas, eu diria que muitas, aproveitaram a oportunidade para fazer uma reflexão sobre a vida, e aprenderam a valorizar outras pessoas, seu ambiente e até mesmo sua própria existência."
Um estudo encomendado pelo Serviço Mundial da BBC à GlobeScan constatou, em 2022, que 36% das pessoas entrevistadas em 30 países ao redor do mundo disseram que se sentiam melhor do que antes da pandemia.
"Muitos afirmaram que passar mais tempo com a família e ter uma conexão melhor com a comunidade e a natureza teve um efeito positivo, e que eles tinham mais clareza sobre suas prioridades gerais na vida", informou a BBC em outubro daquele ano.
Outro aspecto positivo em termos de saúde mental, como destacaram organizações como a Opas, "foi que estimulou a adoção de abordagens inovadoras, como o atendimento remoto à saúde mental".
Isso provocou uma mudança radical na forma como os psicólogos oferecem terapias de vários tipos atualmente.
Essa flexibilidade, de fato, permitiu que Rojas-Marco ajudasse pessoas que, de outra forma, não teriam acesso à terapia.
Ele se conectou, por exemplo, com soldados ucranianos que precisavam de apoio em meio à guerra com a Rússia, e com pacientes em áreas remotas, onde a oferta de espaços como estes é mínima.
De acordo com a experiência de Rojas-Marcos e o intercâmbio que ela mantém com colegas de todo o mundo, são percebidos níveis mais altos de tolerância à frustração e capacidade de adaptabilidade.
A pandemia também nos ensinou sobre resiliência e compaixão humana, duas questões que, de acordo com a especialista, estão no cerne da nossa natureza.
Os gestos de solidariedade foram um afago em meio a uma tragédia rotulada como "o maior experimento psicológico da história".
Para Margaret Harris, porta-voz da OMS, nós "vimos o melhor da humanidade" na pandemia.
Desafios Municipais: Pandemia piorou defasagem educacional no brasil
Anac suspende operação aérea da Voepass a partir desta terça
"/> Segundo a agência, a suspensão em caráter cautelar vai vigorar até que se a companhia 'comprove a correção de não conformidades relacionadas ao sistema de gestão previstas em regulamentos'. Operação da Voepass inclui 15 localidades com voos comerciais e duas com contratos de fretamento, informou a Anac
TV Integração/Reprodução
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu as operações aéreas da Voepass a partir desta terça-feira (11). Segundo a agência, a suspensão é em caráter cautelar e vai vigorar até que se a companhia "comprove a correção de não conformidades relacionadas ao sistema de gestão previstas em regulamentos".
O g1 tenta contato com a Voepass. A agência divulgou a suspensão no início da madrugada desta terça.
A Voepass conta atualmente com seis aeronaves. A operação inclui 15 localidades com voos comerciais e duas com contratos de fretamento, informou a Anac.
A orientação da Anac aos passageiros afetados pelo cancelamento de voos da Voepass é para que procurem a empresa ou agência de viagem responsável pela venda da passagem para conseguir o reembolso ou reacomodação em outras companhias.
Esta reportagem está em atualização.
https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/03/11/anac-suspende-operacao-da-voepass.ghtml
Natal tem a segunda cesta básica mais cara do Nordeste em fevereiro, diz Dieese

Valor registra aumento de 2,28% em relação a janeiro e chega a R$ 648,58. Café em pó está entre produtos que tiveram elevação no preço médio em Natal
SAULO ANGELO/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO
O custo da cesta básica em Natal foi o segundo maior entre as capitais do Nordeste pesquisadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) em fevereiro de 2025. O valor chegou a R$ 648,58, significando um aumento de 2,28% em relação a janeiro.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Neste mesmo comparativo, entre janeiro e fevereiro de 2025, as maiores altas ocorreram em Recife (4,44%), João Pessoa (2,55%), Natal (2,28%) e Brasília (2,15%).
Na comparação com fevereiro de 2024, o preço da cesta básica subiu 11,96% em Natal, e acumulou alta de 5,06% nos dois primeiros meses do ano.
Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos Custo e variação da cesta básica
Segundo a Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos, realizada mensalmente pelo Dieese, o custo da cesta básica em Natal foi o quinto menor entre as 17 cidades pesquisadas.
Entre janeiro e fevereiro de 2025, sete dos 12 produtos que compõem a cesta básica tiveram queda nos preços médios em Natal: leite integral UHT (-5,43%), óleo de soja (-3,78%), açúcar (-3,58%), feijão carioca (-3,38%), banana (-2,58%), arroz agulhinha (-1,65%) e manteiga (-0,46%). As maiores elevações foram registradas nos valores do tomate (22,12%), café em pó (16,36%), farinha de mandioca (1,07%), carne bovina de primeira (0,40%) e pão francês (0,14%).
No acumulado dos últimos 12 meses, foram observadas elevações em sete dos 12 produtos da cesta: café em pó (89,56%), tomate (43,59%), óleo de soja (27,95%), carne bovina de primeira (23,48%), leite integral UHT (11,40%), pão francês (2,79%) e açúcar (0,22%). As reduções foram registradas no preço médio do feijão carioca (-23,48%), da farinha de mandioca (-6,68%), arroz agulhinha (-5,67%), manteiga (-1,83%) e banana (-1,37%).
Tarifa sobre os alimentos que estão caros
Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN
Padrasto acusado de estuprar e matar adolescente tem pena reduzida em 12 anos

Revisão da pena ocorreu após apelação da defesa, que contestou agravantes e pediu novo julgamento. O pedido foi aceito parcialmente, resultando na redução da condenação de 42 para 30 anos de prisão. Caso Julia
TV Cabo Branco/Reprodução
Francisco Lopes de Albuquerque, acusado de estuprar e matar a adolescente Júlia dos Anjos em abril de 2022, teve sua pena reduzida em 12 anos e deverá cumprir 30 anos de prisão. Inicialmente, ele foi condenado a 42 anos e seis meses após julgamento realizado em julho de 2024 no 1º Tribunal do Júri da Capital, em João Pessoa.
A revisão da pena ocorreu no início de fevereiro, após a defesa apresentar uma apelação criminal. O advogado Daniel Alisson solicitou a retirada do agravamento da pena por homicídio qualificado contra menor de 14 anos, a anulação do júri e um novo julgamento.
A defesa também argumentou que a condenação se baseou exclusivamente na confissão feita à polícia e pediu a absolvição do acusado por falta de provas suficientes para sustentar a acusação de estupro de vulnerável. Além disso, requereu a redução da pena-base e a exclusão dos agravantes relacionados aos crimes de estupro e homicídio.
A Justiça da Paraíba acatou parcialmente o recurso. O principal argumento para a redução da pena foi o afastamento do agravante de homicídio qualificado contra menor de 14 anos. O crime ocorreu em 25 de abril de 2022, mas a lei que agrava o homicídio de menores de 14 anos só foi publicada 45 dias após o assassinato da jovem de 12 anos.
O relator do caso, desembargador Ricardo Vital de Almeida, destacou que a Constituição Federal afirma que a lei penal não retroage, o que impediu a aplicação da nova legislação para aumentar a pena do acusado.
O desembargador também concluiu que o acusado não poderia ser absolvido pela prática de estupro de vulnerável, pois havia outras provas que fundamentavam sua condenação. As demais alegações da defesa não foram aceitas pelo tribunal.
O Ministério Público da Paraíba, representado pelo promotor Demétrius Castor de Albuquerque Cruz, também concordou parcialmente com a revisão da pena.
Com a decisão, Francisco Lopes de Albuquerque continuará condenado por três crimes distintos, cujas penas somadas totalizam 30 anos de reclusão em regime fechado: estupro de vulnerável (11 anos de reclusão), homicídio qualificado (18 anos de reclusão) e ocultação de cadáver (1 ano de reclusão e 10 dias-multa).
Entenda o caso
O corpo da adolescente Júlia dos Anjos foi encontrado dentro de um reservatório de água no dia 12 de abril de 2022, após ela desaparecer no dia 7 de abril, no bairro de Gramame, em João Pessoa. Inicialmente, pensou-se que ela tinha recebido mensagens de pessoas desconhecidas pela internet. Segundo a mãe de Júlia, Josélia Araújo, a garota teria saído de casa apenas com o celular.
De acordo com a Polícia Civil, o suspeito Francisco Lopes confessou que abusou sexualmente de Júlia dos Anjos por quatro vezes. No dia do crime, ela foi estuprada antes de morrer. A mãe de Júlia dormia no momento e, conforme o delegado Hector Azevedo, ela não tinha conhecimento sobre os casos.
O padrasto foi preso após ser ouvido pelo delegado Hector Azevedo e confessar o crime. Após a confissão, Francisco indicou onde estaria o corpo da menina.
Vídeos mais assisitidos do g1 Paraíba