VÍDEOS: AB1 de sábado, 15 de março de 2025
https://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/playlist/videos-ab1-de-sabado-15-de-marco-de-2025.ghtml
Após suspensão de voos da Voepass, turistas fazem viagem de helicóptero para Fernando de Noronha

Aeronave decolou de Natal e fez o percurso, com cerca de 300 km, em quase duas horas. Um casal fez a viagem e o helicóptero foi conduzido por dois pilotos. Turistas usam helicóptero para visitar Fernando de Noronha
Longe dos problemas da crise de avião, um casal de turistas usou uma forma pouco comum para visitar Fernando de Noronha esta semana. Os visitantes, que não tiveram os nomes revelados, chegam de helicóptero (veja vídeo acima), transporte que não é utilizado normalmente para viagem à ilha.
A aeronave era um Airbus H 145, com capacidade para transportar até oito passageiros e com autonomia de voo de 3h35, segundo informação da Dix Empreendimentos, empresa que administra o aeroporto de Noronha.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
O helicóptero pousou na ilha com dois de visitantes e dois pilotos. A aeronave decolou de Natal (RN) e fez o percurso, com cerca de 300 km, em uma hora e 50 minutos, no dia 8 de março. O helicóptero chamou atenção e deixou a ilha na sexta (14).
Helicóptero transportou turistas para Fernando de Noronha
Ana Clar Marinho/TV Globo
A última vez que um helicóptero civil havia trazido passageiros para Fernando de Noronha foi em 2023, quando o bilionário brasileiro Henrique Dubugras casou com Laura Fiúza, numa cerimônia badalada que atraiu visitantes de todo o país e dos Estados Unidos.
Problemas na aviação
Desde terça (12) a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu a operação de empresa aérea Voepass, que realizada viagens para Fernando de Noronha. A proibição causou uma série de problemas para turistas e moradores, impedidos de seguir viagem.
Atualmente apenas a Azul Linhas Aéreas pode operar em Noronha. A Latam recebeu uma autorização especial para executar voos extras para retirada de visitantes que chegaram à ilha em aviões da Voepass e ficaram sem alternativa para deixar Noronha.
Em outubro de 2022, a Anac também proibiu o pouso de aviões de grande porte na ilha por conta dos buracos e fissuras da pista do aeroporto.
A manutenção da pista do aeródromo foi finalizada, mas a Agência Nacional de Aviação ainda não autorizou o retorno das operações comerciais com jatos.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
o
Assista aos telejornais da TV Gazeta de Alagoas
Assista aos telejornais da TV Gazeta de Alagoas
https://g1.globo.com/al/alagoas/ao-vivo/assista-aos-telejornais-da-tv-gazeta-de-alagoas.ghtml
Quem são os Houthis, grupo rebelde alvo de operação militar dos EUA

Donald Trump ordenou uma operação militar dos Estados Unidos contra grupo no Iêmen neste sábado (15). Organização controla parte do país, que está em guerra desde 2014. Entenda quem são os rebeldes Houthis
Soldados americanos estão realizando ataques aéreos contra as bases terroristas de rebeldes Houthis no Iêmen neste sábado (15).
A operação foi ordenada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que alegou que os Houthis "travaram uma campanha implacável de pirataria, violência e terrorismo contra a América e navios, aeronaves e drones americanos".
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Mas, afinal, quem são esses rebeldes? Abaixo, entenda mais sobre os Houthis e suas ligações com o Irã a partir dos seguintes pontos:
Origem do grupo rebelde
Houthis e Guerra do Iêmen: 10 anos de conflito
Origem do grupo rebelde
Os houthis se tornaram uma força poderosa no Iêmen
REUTERS
A organização surgiu em 1990 para combater o governo do então presidente Ali Abdullah Saleh. Liderados por Houssein al Houthi, os primeiros integrantes do grupo eram do norte do Iêmen e faziam parte de uma minoria muçulmana xiita do país, os zaiditas.
Os houthis ganharam força ao longo dos anos, principalmente após a invasão do Iraque liderada pelos Estados Unidos em 2003. Clamando frases como "Morte aos Estados Unidos", "Morte a Israel", "Maldição sobre os judeus" e "Vitória ao Islã", o grupo não demorou para se declarar parte do "eixo da resistência" liderado pelo Irã contra Israel e o Ocidente.
Esse grupo de rebeldes pertence ao chamado "Eixo de Resistência", uma rede de organizações simpatizantes ao Irã e hostis ao Estado de Israel, que inclui o Hezbollah libanês, o Hamas e o regime sírio deposto de Bashar al-Assad.
Houthis e Guerra do Iêmen: 10 anos de conflito
A guerra do Iêmen começou quando os houthis saíram do norte do país e tomaram a capital, Sanaa, em 2014, forçando o governo reconhecido internacionalmente a fugir para o sul e depois para o exílio.
A Arábia Saudita entrou na guerra em 2015, liderando uma coalizão militar com os Emirados Árabes Unidos e outras nações árabes. O grupo, apoiado pelos Estados Unidos, realizou uma campanha de bombardeios destrutivos e apoia as forças governamentais e as milícias no sul do território iemenita.
Com o passar do tempo, o conflito se tornou uma guerra indireta entre Arábia Saudita e Irã e seus respectivos apoiadores. Por exemplo, de acordo com um relatório publicado em janeiro de 2023, armas fornecidas pelo Reino Unido e pelos Estados Unidos e usadas pela coalizão mataram dezenas de pessoas no conflito.
Há anos, nenhum dos lados obtém ganhos territoriais: enquanto os houthis mantêm seu controle sobre o norte, Sanaa, e grande parte do oeste densamente povoado, o governo e as milícias controlam o sul e o leste, incluindo as principais áreas centrais, onde estão a maior parte das reservas de petróleo iemenitas.
Um cessar-fogo que tecnicamente terminou há mais de um ano ainda está sendo amplamente respeitado. Nos últimos meses, os lados realizaram algumas trocas de prisioneiros e chegaram até a conversar sobre uma possível trégua. Ainda assim, oficialmente, ainda não há paz na região.
A guerra no Iêmen é classificada pela ONU como o mais grave desastre humanitário da atualidade, com deslocamento interno de mais de 4,5 milhões de pessoas e 80% da população vivendo na pobreza. Os mais afetados são as crianças: cerca de 11 milhões de crianças vivem em situação desesperadora e precisam de ajuda humanitária, segundo as Nações Unidas.
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/03/15/quem-sao-os-houthis.ghtml
Oito espécies de peixes saem do defeso neste sábado, 15, em Santarém e região; confira lista

O Acari e o Tambaqui seguem protegidos até o fim de março e o pirarucu até o fim de maio. Com período da quaresma, aumenta a procura por pescado em Santarém
Encerrou neste sábado (15) o período defeso para 8 espécies de peixes em Santarém e municípios da região oeste do Pará. Com isso, a partir deste domingo (16), a variedade de espécies nas feiras e mercados de Santarém deve aumentar.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Consumo de peixe na Semana Santa é tradição dos fiéis católicos
Zé Rodrigues/TV Tapajós
Saíram do período do defeso no dia 15 de março: Aracu, Branquinha, Curimatã, Fura-calça, Jatuarana, Mapará, Pacu e Pirapitinga.
O principal objetivo do defeso é garantir a reprodução e o crescimento do pescado, além de regularizar a pesca.
Com o fim do defeso dessas espécies, os pescadores esperam aumento nas vendas, principalmente com a aproximação da Semana Santa, que ocorre no mês de abril, no período de 13 a 20 de abril.
Espécies que seguem no defeso
Até 30 de março: Acari;
Até 31 de março: Tambaqui;
Até 31 de maio: Pirarucu.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região
Filho de Bárbara Evans é internado em hospital de Rio Preto após ser picado por escorpião

Nas redes sociais, atriz pediu orações para Antônio, de um ano. Menino segue sendo monitorado pela equipe médica do hospital. Filho de Bárbara Evans é picado por escorpião e é internado em hospital de São José do Rio Preto (SP)
Reprodução/Instagram
O filho da modelo e atriz Bárbara Evans, o Antônio, de um ano e três meses, está internado no Hospital da Criança e Maternidade (HCM), em São José do Rio Preto (SP), após ter sido picado por um escorpião, na manhã deste sábado (15).
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Segundo a instituição, Antônio, filho de Bárbara com o empresário Gustavo Theodoro, deu entrada no hospital e recebeu atendimento imediato da equipe médica, que realizou os procedimentos necessários de acordo com seu quadro clínico.
O menino permanece internado em observação. A nota foi divulgada pela assessoria de imprensa da Funfarme, fundação responsável pelo hospital.
Em suas redes sociais, Bárbara Evans apareceu emocionada ao contar sobre o ocorrido e pediu orações para o filho: "Oi, meus amores. Eu estou passando aqui rapidinho para pedir orações para vocês pelo Antônio. Ele foi picado por um escorpião agora de manhã. Ele já foi encaminhado para Rio Preto, já chegou no hospital", disse ela, chorando.
Bárbara Evans e o marido Gustavo Theodoro, junto com os filhos Ayla, Álvaro e Antônio
Reprodução/Instagram
A atriz explicou que o marido, Gustavo Theodoro, acompanhou o filho na ambulância até o hospital, enquanto ela foi até a casa buscar pertences da criança. "Quem puder parar um pouco para orar por ele, eu vou agradecer", pediu a influenciadora.
Bárbara é mãe de Ayla, de dois anos, e dos gêmeos Álvaro e Antônio, de um ano. Antônio segue sendo monitorado pela equipe médica do hospital.
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Suspeita de roubar, matar e esconder corpo de idoso de 90 anos é presa
Crime aconteceu em agosto de 2024, após José Cavalcante de Castro desaparecer em Cristalândia, no sudoeste do estado. Mulher foi presa por crime em Cistalândia
Divulgação/Polícia Civil
Uma mulher de 35 anos é suspeita de envolvimento no assassinato de José Cavalcante de Castro, de 90 anos. Ela está presa preventivamente em Palmas. Segundo a Polícia Civil, a vítima desapareceu após ter a casa arrombada e pertences roubados.
A ação aconteceu nesta sexta-feira (14), na cidade que fica no sudoeste do estado, após uma pessoa fazer denúncia anônima depois de ter visto um cartaz de procurada pela polícia.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Ela não teve o nome divulgado, por isso o g1 não conseguiu contato com a defesa.
Conforme investigação, a morte de José Cavalcante aconteceu no dia 8 de agosto de 2024. Na época, a irmã da vítima registrou um boletim de ocorrência de desaparecimento, informando que a casa do irmão havia sido arrombada e que alguns objetos tinham sumido.
LEIA TAMBÉM:
Idoso de 90 anos desaparece após ter casa arrombada e carro e objetos serem encontrados abandonados
A delegada Jeannie Daier de Andrade, responsável pelas investigações, disse que José teve pertences, dinheiro e uma arma roubados antes de ser assassinado e ter o corpo ocultado.
"Após a publicação, nesta sexta-feira, de sua foto como procurada pela polícia, a investigada acabou sendo localizada e presa. Ela tinha fugido de Cristalândia, mas recentemente retornou e foi vista circulando pela cidade", informou a delegada, por meio da assessoria.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o mandado de prisão foi expedida pela Vara Criminal da Comarca de Cristalândia e cumprida em ação conjunta pelas equipes da 57ª e 59ª delegacias.
A mulher está na Unidade Prisional Feminina de Palmas, onde aguarda manifestação da Justiça, conforme informações da SSP.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Deputados reelegem André do Prado na presidência da Alesp

Parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizaram a votação na tarde deste sábado (15). Deputado estadual de SP André do Prado (PL)
Bruna Sampaio/Alesp
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) reelegeu neste sábado (15) o deputado André do Prado (PL) para mais um mandato como presidente da Casa. Na Assembleia, os mandatos têm dois anos de duração.
André foi eleito presidente em março de 2023, para o primeiro biênio da legislatura atual, sob o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Com a reeleição, portanto, ele comandará a Casa ao longo dos quatro anos do governo Tarcísio.
Esta reportagem está em atualização*
A Mesa Diretora
A Mesa Diretora é responsável por comandar os trabalhos do Poder Legislativo. O presidente é quem define a agenda de temas para votação. O 1º secretário e o 2º secretário são cargos de poder administrativo, que gerem a própria Alesp.
Mandato mais curto
A eleição na Assembleia ser no meio de março se deve a um anacronismo da Alesp. A Constituição do Estado de São Paulo previa a posse dos deputados em 15 de março —tendo como marco a posse em 15 de março de 1987, com mandato até 15 de março de 1991. Isso nunca tinha sido alterado até 2019, quando foi aprovada uma PEC alterando a posse para 1º de fevereiro, a exemplo da Câmara dos Deputados e de outras assembleias pelo país. Mas essa alteração só passa a valer em 2027, então a Mesa Diretora que assume neste sábado terá um mês e meio a menos de mandato, assim como todos os deputados desta legislatura.
Reeleição
A reeleição para a Presidência em um mesmo mandato é uma novidade na Alesp. A recondução só era permitida em mandatos diferentes. Ou seja, o presidente do segundo biênio poderia disputar a eleição do primeiro biênio na legislatura seguinte e, assim, comandar a Casa por quatro anos consecutivos, em legislaturas diferentes. Foi o caso, por exemplo, de Cauê Macris (PSDB), presidente sob os governos de Geraldo Alckmin e Márcio França (2017-18) e depois sob João Doria (2019-20).
Em outubro, os deputados aprovaram uma Proposta de Emenda à Constituição do estado que permite a reeleição em um mesmo mandato, abrindo caminho para a reeleição de André do Prado neste sábado.
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2025/03/15/eleicao-mesa-diretora-alesp.ghtml
VÍDEO: motorista por aplicativo tem carro roubado ao estacionar em frente à casa em Salvador

Câmeras de segurança registraram ação criminosa no bairro de Cassange, na sexta-feira (15). Homens armados levam carro estacionado em bairro de Salvador
Um motorista por aplicativo teve o carro roubado ao estacionar em frente a uma casa no bairro de Cassange, em Salvador, na noite de sexta-feira (15). O crime ocorreu na área conhecida como Estrada do Fidalgo.
Câmeras de segurança registraram o momento da ação 👇
➡️ O motorista estacionou o veículo;
➡️ Depois, um carro passou no sentido contrário ao lado — a pista é de mão dupla;
➡️ Em seguida, outro veículo com as mesmas características retornou ao trecho e estacionou um pouco à frente do motorista por app;
➡️ Nesse momento, três homens armados desceram do veículo e anunciaram o assalto.
Motorista por aplicativo tem carro roubado em Cassange
Reprodução/TV Bahia
Segundo a Polícia Civil, o relato da ocorrência indica que o crime foi cometido por cinco indivíduos. O grupo ainda roubou o celular do motorista e R$ 30 em espécie.
O caso é investigado pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV). Até a tarde deste sábado (15), ninguém foi preso.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia
https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2025/03/15/homem-tem-carro-roubado-em-salvador.ghtml
Em cinco anos, julgamentos de casos de feminicídios na Paraíba aumentam mais de 660%

Dados do CNJ ilustram os anos de 2020 a 2024. Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em João Pessoa
Ednaldo Araújo/TJPB
O número de casos de feminicídios julgados pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) aumentou 665%, de acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os dados ilustram os anos de 2020 a 2024.
Conforme o painel de informações do CNJ, em 2020, 20 casos foram julgados, aumentando para 51 em 2021 e subindo para 88 em 2022. Em 2023, mais 109 casos com julgados, chegando ao número recorde de 153 em 2024.
LEIA TAMBÉM: 10 anos da Lei do Feminicídio: 'a gente não sai porque não tem força', diz sobrevivente da violência doméstica
Em 2025, até agora, 2 casos foram julgados. No entanto, há 160 casos pendentes de julgamento.
Em casos gerais de violência doméstica, o CNJ também identificou aumento no número de casos julgados pelo TJPB. Em 2020, foram julgados 2.283 casos, aumentando para 3.047 em 2021.
Em 2022, mais de 4 mil casos de violência doméstica foram julgados pelo TJPB, 4.251 em 2023 e 4.460 em 2024. Em 2025, já foram julgados 73 processos.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
Colisão entre duas motocicletas deixa dois homens feridos em Salinas

Batida ocorreu na noite dessa sexta (14), MGC-342, altura do bairro São Fidélis. Dois motociclistas ficaram feridos em batida
Corpo de Bombeiros
Uma batida entre duas motocicletas deixou dois homens feridos na noite dessa sexta-feira (14), na MGC-342, em Salinas.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
De acordo com o Corpo de Bombeiros, os veículos colidiram na altura do bairro São Fidélis. Quando chegaram no local, os militares encontraram duas vítimas. Um homem, de 34 anos, foi socorrido apresentando fratura no membro superior direito e rosto, além de escoriações pelo corpo.
Já um jovem, de 18 anos, teve um corte no rosto e escoriações nos membros superiores e inferiores. Ambas as vítimas foram imobilizadas e conduzidas para o hospital de Salinas.
A causa do acidente ainda é desconhecida.
VEJA TAMBÉM
Batida entre duas motocicletas é registrada na Avenida Suburbana em Salvador
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja outras notícias da região em g1 Grande Minas.
Mulher denuncia morte de cachorro após ataque com arma de chumbinho no Sul do PI; outro animal ficou ferido
"/> O cão Aquiles, de seis anos, foi baleado na manhã da última terça-feira (11), no bairro Soledade II, em Simões, a 451 km de Teresina. Tutora relata que outro cão da família foi morto em 2019, na mesma região da cidade. Mulher denuncia morte de cachorro após ataque com arma de chumbinho no Sul do Piauí; outro animal ficou ferido
Reprodução
Uma moradora de Simões, no Sul do Piauí, registrou uma denúncia de maus-tratos contra animais na Delegacia de Polícia Civil do município após ter o cachorro de estimação baleado e morto. O animal foi encontrado ferido por dois tiros de chumbinho, no bairro Soledade II. O caso é investigado.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Ao g1, a agricultora Lusinete Santos relatou que o cão Aquiles, de seis anos, foi baleado na manhã da última terça-feira (11), enquanto perseguia uma cadela no cio. Com ferimentos no órgão genital e na costela, o animal chegou a retornar para casa, onde morreu.
Segundo ela, a cadela que Aquiles perseguia também foi baleada em uma das patas. O Boletim de Ocorrência foi registrado na quinta-feira (13).
"Eu tava em casa, fazendo o almoço pra ir trabalhar quando a vizinha falou 'mulher, teu cachorro tá chegando cambaleando, ele deve ter comido bola [veneno]'. Aqui é tradição, 'bola' pros animais. Aí quando eu saí pra encontrar ele, ele só deitou. Na hora que ele me viu, ele já deitou. Eu olhei, ele tava sangrando um pouco, aí eu disse 'mulher, ele tá baleado' e comecei a me desesperar, a correr, ligar pra todo veterinário, mas não deu tempo pra socorrer", contou.
“Eu não tenho certeza de ninguém que possa ter feito isso com ele. Ele era um cachorro dócil, vivia em casa. Só tinha quinze dias de vida quando eu peguei ele. O Aquiles era o bebê da casa. A parte mais difícil foi ficar vendo ele agonizar até morrer", completou a tutora.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
De acordo com Lusinete Santos, outro cão da família foi morto em 2019, na mesma região da cidade. O animal, de nome Rabito, apresentou sinais de envenenamento, segundo a tutora.
Leis federal e estadual
O crime de maus-tratos a animais está previsto no artigo 32 da Lei nº 9.605/1998 (Lei dos Crimes Ambientais) e envolve qualquer ação ou omissão que cause sofrimento físico ou psicológico aos animais. A pena prevista é de dois a cinco anos de prisão, multa e proibição da guarda; caso o animal morra, a pena pode ser aumentada em até um terço.
Além disso, no Piauí, a Lei Estadual nº 7.652/2021 determina que quem cometer o crime de maus-tratos deve arcar com as despesas do tratamento do animal agredido.
Como denunciar maus-tratos a animais?
Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), da Polícia Militar do Piauí (PMPI): telefone 190;
Disque Denúncia da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh): ligação ou mensagem de WhatsApp no número (86) 9 8112-9958;
Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA): presencialmente, na Avenida Raul Lopes, Zona Leste de Teresina; demais Delegacias de Polícia Civil; ou pelo site de denúncias do órgão.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Superlotação em UPA de Divinópolis gera fila com mais de 50 pessoas à espera de internação

Cenário crítico, segundo a Prefeitura da cidade, ocorre pelo baixo número de transferências hospitalares autorizadas pela Central Estadual de Regulação durante a semana. 52 pessoas aguardam internação e 25 pacientes com demandas ortopédicas esperam por transferência. Unidade de Pronto Atendimento UPA Padre Roberto Divinópolis
UPA/Divulgação
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto Cordeiro Martins em Divinópolis enfrenta uma situação de superlotação diante do baixo número de transferências autorizadas pela Central Estadual de Regulação durante esta semana. A informação é da Prefeitura da cidade.
🔔Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
A UPA, segundo o Executivo, enfrenta uma situação crítica. São 52 pessoas esperando por uma internação na Unidade e 9 em observação para saber se vão precisar ser internadas. E ainda tem 25 pacientes com demandas ortopédicas que estão aguardando transferência para internação fora da Unidade de Pronto Atendimento.
A Prefeitura de Divinópolis disse ainda que já reportou a situação à Central de Regulação do Estado de Minas Gerais e que também notificou o Ministério Público.
Na nota enviada à imprensa, diz também que apesar dos esforços do Executivo, a limitada oferta de vagas nos últimos dias tem contribuído para a superlotação da unidade. E reforçou que é preciso que o estado de Minas Gerais amplie a rede hospitalar da macrorregião de 'Saúde Oeste'.
O consórcio CIS-URG, que faz a gestão da UPA da cidade, disse que taxa de ocupação neste sábado é de 110% e que comunicou a Prefeitura, para que sejam tomadas as medidas necessárias:
“Quando chega no estágio de superlotação, é obrigação dos gestores comunicar à Secretaria Municipal de Saúde para que tome providência junto à Central de Regulação e ao Ministério Público.”, explica Cleverson Humberto, gerente assistencial da UPA Divinópolis.
Nós entramos em contato com a Secretaria de Estado de Saúde, mas ainda não tivemos retorno.
Veja também:
Março Azul: mês de prevenção e orientação sobre o câncer de intestino
Março Azul: mês de prevenção e orientação sobre o câncer de intestino
Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), seguia no sentido Pará de Minas quando o condutor de 51 anos perdeu o controle da direção, colidiu no meio-fio e em uma placa de sinalização do canteiro central onde o veículo tombou. Condutor morreu no local. Levantamentos realizados pela PRF de Bom Despacho. Perícia e IML de Nova Serrana. Médico da USA da concessionária da rodovia constatou o óbito.
Atleta de triatlo morre durante prova na Beira-Mar, em Fortaleza

Ana Zuleica Xavier participava de uma prova de aquathlon (corrida e natação) em um evento no local. Atleta de triatlo morre durante prova na Beira-Mar, em Fortaleza.
Redes sociais/Reprodução
Uma triatleta morreu, neste sábado (15), durante uma prova esportiva na Beira-Mar de Fortaleza. A vítima foi identificada como Ana Zuleica Xavier. Ela participava de uma prova de aquathlon (corrida e natação) em um evento no local.
✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
O g1 entrou em contato com a Secretaria da Segurança Pública, o Corpo de Bombeiros do Ceará e a Guarda Municipal de Fortaleza sobre o caso, mas os órgãos não foram acionados. Ana teria sido socorrida pela organização do evento.
A Federação de Triathlon do Estado do Ceará (Fetriece), organizadora do evento, emitiu uma nota de pesar após a morte. “Neste momento de profunda tristeza, queremos expressar nossas mais sinceras condolências. Sua paixão pelo esporte sempre será lembrada por todos nós”, disse a entidade.
“Que as memórias dos momentos que você compartilhou com amigos e colegas atletas tragam conforto a todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. A Fetriece, na pessoa da nossa presidente Fatima Figueiredo , está dando todo o suporte e apoio à família da atleta nesse momento de profunda tristeza”, complementou. O g1 tenta contato com a federação.
LEIA TAMBÉM:
Vídeo: dois homens são levados pela força da água e caem em bueiro de avenida alagada na Grande Fortaleza
Alagamentos em vários pontos de Fortaleza são registados após fortes chuvas; vídeo
A assessoria esportiva da qual Ana fazia parte também lamentou a morte. “Sua dedicação, espírito esportivo e alegria marcaram a todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. Neste momento de dor, expressamos nossas mais sinceras condolências aos familiares, amigos e colegas”, publicou a Runners Ceará.
“Que encontrem conforto nas lembranças e no legado que Aninha deixa em nossa comunidade. Que sua memória permaneça viva em nossos corações”, complementou.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará
Mãe e filha são agredidas pelo companheiro da filha em Paraíba do Sul
Agressão aconteceu na Rua Teixeira Leite, no bairro Ponte Preta. Mãe e filha, de 57 e 32 anos, foram agredidas pelo companheiro da filha na madrugada deste sábado, em Paraíba do Sul (RJ). O crime aconteceu por volta de 1h, na Rua Teixeira Leite, no bairro Ponte Preta.
✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp
De acordo com a Polícia Militar, as vítimas disseram que sofreram diversas agressões pelo companheiro da filha. O autor das agressões não foi encontrado.
O caso foi registrado na delegacia de Paraíba do Sul, que está cuidando das investigações. Até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido preso.
Veja também
Mulher é agredida pelo companheiro em Barra Mansa; suspeito fugiu pelo telhado
Mulher é agredida pelo companheiro em Barra Mansa; suspeito fugiu pelo telhado
Uma mulher, de 42 anos, foi agredida pelo companheiro na noite de terça-feira (18), em Barra Mansa (RJ). O flagrante aconteceu por volta das 23h, na Rua Servidão Renato, no bairro Paraíso.
Siga a TV Rio Sul no Instagram
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Redemocratização 40 anos: Sarney lembra resistência de militares às vésperas de sua posse
Ex-presidente da República relembrou a tensão nos dias que antecederam a volta de um civil à Presidência da República e a liderança de Ulysses Guimarães na transição democrática. O ex-presidente José Sarney relembrou nesta sexta-feira (14) momentos de tensão e a resistência de parte dos militares à sua posse como presidente interino da República há 40 anos.
A posse do maranhense é um marco no processo de redemocratização do Brasil. Depois de 21 anos de ditadura militar, um civil voltava à presidência do país – o último antes de Sarney havia sido João Goulart, deposto pelo golpe militar de 1964.
Em entrevista ao programa Em Pauta, da GloboNews, o ex-presidente relembrou os instantes que antecederam o dia 15 de março de 1985, quando, aos 54 anos, foi empossado como vice de Tancredo Neves – político mineiro que havia sido eleito presidente da República indiretamente, mas que estava hospitalizado após uma cirurgia abdominal.
Sarney foi avisado na madrugada daquele dia 15 de março de que tomaria posse e ficaria à frente do governo até a recuperação de Tancredo – que viria a morrer 39 dias após ser internado.
O impasse acerca do estado de saúde de Tancredo, relembrou Sarney, gerou tensão e uma divisão entre os militares sobre sua assunção ao poder. O político do Maranhão afirmou que uma parcela dos militares resistiu.
"Os militares estavam divididos. A metade, ou talvez mais ainda [da metade], achava que eu não devia assumir, porque o João Figueiredo [último presidente militar] não compreendera por que eu tinha me afastado dele, mas, na realidade, foi ele que não aceitou as coisas que nós estávamos propondo de fazer uma eleição democrática, uma democracia interna, dentro do partido, para escolher o candidato à Presidência da República", disse o ex-presidente.
Segundo Sarney, o então ministro do Exército Walter Pires procurou Leitão de Abreu, à época ministro da Casa Civil do governo Figueiredo, para dizer que não aceitava a posse do maranhense como presidente interino e que procuraria os comandos militares a fim de "destituir" a transição democrática.
"Era uma intervenção militar que ele [Walter Pires] partiu para fazer. E o Leitão de Abreu disse a ele que ele não era mais ministro, que tinha sido. Usou de um artifício, disse a ele que o 'Diário Oficial' naquele dia tinha publicado a demissão dele por um equívoco. Evidentemente, o doutor Leitão não podia divergir do João Figueiredo, mas ele sabia, como constitucionalista, que, na realidade, a fórmula constitucional era a minha assunção à presidência da República", rememorou Sarney.
À GloboNews, o emedebista afirmou que, diante da reação do ministro da Casa Civil Leitão de Abreu, Walter Pires percebeu que não teria apoio para mobilizar os comandos militares e interromper a transição democrática.
Papel do STF e liderança de Ulysses
Na entrevista concedida nesta sexta-feira, Sarney também citou uma reunião informal de integrantes do Supremo Tribunal Federal na casa de Cordeiro Guerra, então ministro da corte, na noite anterior à sua posse.
Naquele encontro, disse o maranhense, os presentes consolidaram, por maioria, o entendimento de que ele deveria assumir a presidência da República até o restabelecimento de Tancredo Neves. Somente dois ministros se posicionaram contra.
Além disso, Sarney destaca a liderança de Ulysses Guimarães (MDB), então presidente da Câmara dos Deputados, na elaboração de atas do Senado e da Câmara no sentido de que o vice-presidente da República eleito indiretamente era quem deveria assumir o comando do país diante daquela situação.
O ex-presidente disse ainda que Ulysses, que teve papel primordial na redemocratização, chegou a ser ríspido com ele, pois estava receoso com a possibilidade de mobilização de militares caso os civis titubeassem sobre a posse na presidência.
"Assim, aquela noite [da véspera da posse de Sarney] foi uma noite de grandes perplexidades. E eu me recolhi à minha casa, e disse que não queria participar das conversas sobre isso, porque eu era uma pessoa que estava no meio do processo e não me sentia bem [em participar]", concluiu o maranhense, que foi o primeiro civil a assumir a Presidência depois de 21 anos de ditadura militar.
Quatro mortos em incêndio criminoso em abrigo são velados neste sábado, em São José dos Campos

Quatro pessoas morreram no caso, que aconteceu na última segunda-feira (10). Um homem foi preso. Vítimas de incêndio criminoso em abrigo de São José dos Campos
Reprodução
Os dois homens e duas mulheres mortos no incêndio em um abrigo de São José dos Campos, no interior de São Paulo, serão veladas e enterradas neste sábado (15). Além das mortes, outras nove pessoas ficaram feridas no incêndio criminoso, que aconteceu na última segunda (10). Um homem foi preso.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O velório e enterro acontecerão no Cemitério Colônia Paraíso (Morumbi), no período da tarde. O início do velório está marcado para as 13h.
A informação é da Comunidade Consoladora dos Aflitos, que administra o abrigo: "Que possamos honrar suas memórias com carinho e respeito", escreveu a comunidade nas redes sociais.
As quatro pessoas que morreram no incêndio criminoso serão veladas e enterradas: Hélio Gonçalves, Márcia Aparecida, Regiane Soares e Moisés Felipe.
Vítimas de incêndio criminoso em abrigo serão veladas em São José dos Campos, neste sábado (15)
Divulgação/Comunidade Consoladora dos Aflitos de São José dos Campos
Incêndio criminoso
Segundo a Polícia Civil, o incêndio criminoso teve início por volta de 0h30 de segunda-feira (10), após Leandro Rangel Vilela, que já foi assistido pelo abrigo, colocar fogo em um sofá que ficava no brechó da instituição.
Ele foi preso em flagrante e vai responder pelos crimes de incêndio criminoso, homicídio e homicídio tentado. O g1 não localizou a defesa dele até a última atualização desta reportagem.
Câmeras de segurança registraram a ação na rua Sebastião Humel, no Centro. Veja abaixo:
Homem coloca fogo em sofá, e incêndio se alastra para abrigo, em São José dos Campos
Ao todo, 22 pessoas estavam no local. Dois homens e duas mulheres morreram carbonizados. As vítimas tinham 61, 55, 53 e 50 anos. Elas foram identificadas pela Polícia Civil como Hélio Gonçalves, Márcia Aparecida, Regiane Soares e Moisés Felipe.
Dos 18 assistidos que estavam no abrigo, oito ficaram feridos e foram levados ao pronto-socorro da Vila Industrial. Além disso, um bombeiro que participou da operação também se feriu.
Incêndio em abrigo para pessoas vulneráveis deixa 4 mortos em São José dos Campos
g1
Prisão em flagrante
Leandro passou por audiência de custódia ainda na segunda-feira (10) e teve a prisão em flagrante convertida em preventiva pela Justiça.
A fundadora da comunidade, Andréa Laporta, afirma que Leandro foi atendido pelo serviço de acolhimento da instituição por cerca de dois anos. Ela diz que o suspeito esteve no local horas antes do crime, sob efeito de drogas.
"Ajudava, dava alimentação para ele todos os dias aqui. Mas logo ontem ele estava drogado, eu cheguei aqui depois da missa e falei pra ele assim: 'Leandro, não dá pra você ficar entrando aqui para pegar comida porque tem um monte de pessoas lutando contra droga'. Só isso. Não briguei com ele, só falei isso. Ele disse que ficou com raiva e botou fogo à noite. Dois anos alimentando ele, um dia que neguei um prato de comida, ele fez isso", disse Andréa Laporta.
Incêndio atinge abrigo em São José dos Campos
Abrigo ficou destruído após incêndio, em São José
Bruna Capasciutti/TV Vanguarda
Quatro pessoas morrem em incêndio em abrigo em São José dos Campos, SP
Divulgação/Corpo de Bombeiros
Quatro pessoas morrem em incêndio em abrigo de São José dos Campos, SP
José Eymard/TV Vanguarda
Quatro pessoas morrem em incêndio em abrigo de São José dos Campos, SP
José Eymard/TV Vanguarda
Quatro pessoas morrem em incêndio em abrigo de São José dos Campos, SP
José Eymard/TV Vanguarda
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
.
Após bater motocicleta em portão e ter escoriações pelo corpo, homem é preso por furto em Presidente Prudente

Veículo não apresentava condições para uso e foi devolvido à vítima, de 26 anos. Homem foi preso por furto em Presidente Prudente (SP)
Polícia Civil
Um rapaz, de 22 anos, foi preso em flagrante, nesta sexta-feira (14), após furtar uma motocicleta na Vila Santa Izabel, em Presidente Prudente (SP).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
De acordo com o Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar realizava um patrulhamento quando recebeu a denúncia de que um homem estaria empurrando uma motocicleta com uma atitude suspeita.
Ao se deslocarem até o local, novamente, os policiais receberam uma denúncia de que uma moto havia sido furtada e pensaram que a ocorrência poderia estar relacionada.
O suspeito foi localizado empurrando a moto no Parque São Judas Tadeu e, ao avistar os militares, caiu sobre a moto.
Conforme a Polícia Militar, o envolvido tinha um mandado de prisão pendente de cumprimento relacionado ao tráfico de drogas.
A moto apresentava alguns danos e o rapaz tinha leves escoriações pelo corpo.
Ao ser questionado, o jovem disse aos policiais que a moto era de seu pai.
Durante a abordagem chegou até o local um homem, de 31 anos, dizendo que instantes antes, o suspeito teria batido a moto no portão de sua residência e, ao sair para ver o que tinha ocorrido, observou que o veículo e o rapaz estavam próximos ao portão.
A vítima, de 26 anos, também compareceu ao local e reconheceu a moto.
Segundo a mulher, ela estava na casa de seu namorado e havia deixado o veículo na rua.
Entretanto, ao sair do local por volta das 18h20, não mais o encontrou.
A vítima disse que, ao ver as imagens de uma câmera de monitoramento de uma casa vizinha ao local, notou que um homem, com as mesmas características e roupas do suspeito, tinha pego a moto.
De acordo com a Polícia Militar, a motocicleta estava sem condições de uso, razão pela qual a perícia técnica foi acionada para o local e o veículo foi liberado para a vítima.
O suspeito foi encaminhado até a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Jardim Guanabara e, após atendimento médico, foi encaminhado à delegacia da Polícia Civil.
O homem foi preso e permaneceu à disposição da Justiça.
A Polícia Civil pediu a conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Motorista de aplicativo é resgatado após ser sequestrado por adolescentes em Manaus
"/> Quatro adolescentes foram apreendidos. O resgate aconteceu durante patrulhamento de policiais da Rocam, na madrugada desta sábado (15), no bairro Santo Agostinho. Motorista de aplicativo é resgatado após ser sequestrado por adolescentes em Manaus
ivulgação/PMAM
Um motorista de aplicativo foi resgatado, na madrugada deste sábado (15), após ser sequestrado por um grupo de adolescentes em Manaus. O resgate foi feito por um equipe policial das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) durante um patrulhamento no bairro Santo Agostinho. Ao total, quatro adolescentes foram apreendidos.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Segundo a polícia, ao avistar a viatura policial, o motorista pediu socorro, afirmando estar sendo sequestrado. Em seguida, os policiais realizaram a abordagem e confirmaram a prática do crime.
Durante a busca no veículo, foram apreendidos uma pistola, duas armas brancas e dois celulares.
No total, quatro adolescentes foram detidos. O grupo foi conduzido à Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai).
VÍDEO: Motorista de aplicativo é sequestrado em Manaus
Motorista de aplicativo é sequestrado em Manaus
Por suspeita de promoção pessoal, MP recomenda que prefeitura do interior do AC exclua postagens colaborativas de rede social
"/> Órgão recebeu denúncias de que perfis institucionais fizeram postagens compartilhadas entre perfis, chamadas de “collabs”, o que pode ferir os princípios da publicidade no setor público por envolverem páginas institucionais e pessoais. Recomendação do MP em Feijó orienta remoção de postagens e a suspensão de outras novas deste tipo
Arquivo/Ministério Público
O Ministério Público do Acre (MP-AC) emitiu uma recomendação para que a prefeitura de Feijó, no interior do Acre, e demais gestores excluam postagens colaborativas – conhecidas como “collabs”, do inglês, “colaborações”. O g1 tentou contato com a prefeitura do município e não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
O motivo, segundo o órgão, é a suspeita de promoção pessoal de gestores, que tiveram nomes, imagens e outros símbolos pessoais associados a programas, obras e serviços públicos por meio das postagens.
MP-AC recomendou remoção de postagens colaborativas entre perfis institucionais e pessoais
Reprodução/Instagram
Conforme o MP, a medida foi tomada após denúncias sobre a prática. Por isso, o órgão emitiu o documento no qual orienta a administração de Feijó a excluir postagens colaborativas que fizessem promoção de gestores e que também suspendam a prática das collabs.
“O MPAC enfatiza que a publicidade de atos, programas e serviços públicos deve ter estritamente caráter educativo, informativo ou de orientação social, sendo vedada qualquer forma de promoção pessoal de agentes públicos. A recomendação destaca ainda que a utilização de bens e serviços públicos para fins particulares pode configurar improbidade administrativa, conforme previsto na Lei nº 8.429/92”, informou.
LEIA MAIS:
MPF recomenda que prefeitura de Rio Branco proíba publicidade oficial promovendo senador do Acre
Citando apurações anteriores, MP-AC recomenda que prefeita do interior do AC não faça promoção pessoal em festival
Prefeito eleito de Feijó, Delegado Railson fala sobre projetos para seu mandato
Além da remoção de postagens e suspensão de novas publicações desse tipo, o órgão também deu um prazo de 30 dias para que a prefeitura envie um relatório para demonstrar o cumprimento da recomendação.
Segundo o MP-AC, 'collabs' entre perfis institucionais e pessoais geram publicidade indevida
Reprodução/Instagram
VÍDEOS: g1