Mulher é espancada pelo companheiro no município de Tobias Barreto

Segundo a PM, o suspeito fugiu do local. Quem tiver informações que possam contribuir para a localização do homem deve ligar para o Disque-Denúncia pelo número 181. Polícia Civil e Militar em Sergipe
SSP/SE/Arquivo
Uma mulher foi espancada pelo companheiro, neste domingo (16), no município de Tobias Barreto.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
Segundo a Polícia Militar, a vítima acionou os policias após o homem quebrar uma janela e a agredir com socos e golpes no pescoço.
A mulher, que estava acompanhada de uma filha, foi socorrida e levada para uma unidade de saúde onde recebeu atendimento médico e foi liberada em seguida.
Ainda de acordo com a PM, o suspeito fugiu do local. Quem tiver informações que possam contribuir para a localização do homem deve ligar para o Disque-Denúncia pelo número 181.
LEIA TAMBÉM
Mulher é esfaqueada por ex-companheiro em Nossa Senhora do Socorro
Camaro avaliado em mais de R$ 500 mil fica destruído após motorista perder controle no centro de Palmas
"/> Acidente aconteceu neste domingo (16), na Quadra Arse 14 (Antiga 110 Sul). Não há informações sobre o estado de saúde da vítima. Acidente aconteceu na Quadra 110 Sul (Antiga Arse 14) de Palmas
Reprodução/ Redes sociais
Um Camaro ficou com a frente destruída após o motorista perder o controle do veículo e invadir o canteiro central próximo a rotatória da Avenida Juscelino Kubitscheck (JK), em Palmas. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O acidente aconteceu na manhã deste domingo (16), na Quadra 110 Sul (Antiga Arse 14). Moradores que passavam pelo local tiraram fotos do Camaro, avaliado em mais de meio milhão de reais, com a frente totalmente destruída, ao lado do canteiro central.
LEIA MAIS:
Jovem de 21 anos morre após carro partir ao meio em acidente com caminhonete e caminhão na BR-153
Tatu gigante flagrado atravessando estrada é solitário e tem hábitos noturnos, explica biólogo
UFT terá 1.075 vagas no segundo semestre de 2025 para ingresso pelo Exato
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Defesa Civil (Semob) informou que foi acionada, mas ao chegar no local o motorista já havia retirado o veículo. Ainda segundo a Semob, devido a ausência do condutor, além da retirada do carro antes da chegada da equipe, não houve registro formal da ocorrência.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Sete veículos são totalmente queimados após um incêndio em um estacionamento

Outro três também foram danificados pelas chamas; vazamento de óleo causou linha de fogo no local. Incêndio atinge estacionamento em Betim
Reprodução Corpo de Bombeiros
Um incêndio de grandes proporções atingiu um estacionamento para caminhões e carros em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na noite de sábado (15). Ao menos 10 veículos foram queimados, sendo sete totalmente, e três de forma parcial.
Os veículos totalmente consumidos pelas chamas são uma carreta, dois caminhões baú, um cavalo mecânico e três carros de passeio. Já os parciais foram uma motocicleta, uma van e um automóvel.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o estacionamento estava fechado quando o fogo começou em um caminhão estacionado na garagem. As chamas se alastraram para os outros veículos e também atingiu um cômodo de uma residência, que está em construção, ao lado do estabelecimento.
Linha de fogo se forma na rua após vazamento de óleo
Reprodução Corpo de Bombeiros
Devido ao calor das chamas, os tanques de combustíveis de alguns veículos foram danificados e sofreram vazamentos. O óleo escoou para a rua e formou uma linha de fogo. Um deles também continha piche.
Ninguém ficou ferido. A perícia da Polícia Civil foi acionada para o local.
O g1 entrou em contato com a instituição e aguarda retorno. O responsável pelo estacionamento também foi procurado.
Kombi fica destruída após pegar fogo na Serra de Ubatuba

Caso aconteceu na altura do Km 84,5 da Rodovia Oswaldo Cruz. Ninguém ficou ferido. Kombi fica destruída após pegar fogo na Serra de Ubatuba
Divulgação/Corpo de Bombeiros
Uma Kombi ficou destruída após pegar fogo no trecho de serra em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, na tarde deste sábado (15).
Segundo o Corpo de Bombeiros, o veículo ficou em chamas por volta das 16h10, na altura do Km 84,5 da Rodovia Oswaldo Cruz, já na serra. Equipe do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) também foi acionada.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Os bombeiros foram até o local e combateram o incêndio, impedindo que as chamas se propagassem para a área de vegetação.
Ainda de acordo com os Bombeiros, o motorista não é morador da região e estava trafegando no sentido Taubaté, quando percebeu um princípio de incêndio no motor do veículo.
Ele chegou a utilizar extintores, mas não conseguiu conter o fogo. Com o incêndio, o trânsito precisou ficar parcialmente interditado. Apesar disso, não houve vítimas e os Bombeiros apontaram que as causas "ainda não desconhecidas".
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Carro é encontrado submerso no Rio Paraibuna, em Juiz de Fora
"/> Não havia ninguém dentro do automóvel e nenhuma vítima foi encontrada, segundo o Corpo de Bombeiros. Veículo foi localizado na manhã deste domingo (16), na altura do Bairro Santa Tereza. Carro é encontrado submerso no Rio Paraibuna, em Juiz de Fora
Corpo de Bombeiros/Divulgação
Um carro foi encontrado submerso no Rio Paraibuna, na altura do Bairro Santa Teresa, em Juiz de Fora, na manhã deste domingo (16).
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
Segundo o Corpo de Bombeiros, um popular acionou os militares e informou que tinha um veículo no local, embora não tenha presenciado o momento do acidente.
Duas equipes foram até o rio e buscas foram realizadas. No entanto, não havia ninguém dentro do automóvel e nenhuma vítima foi encontrada.
Carro com criança de 6 anos e outros passageiros cai nas margens do Rio Paraibuna, em Juiz de Fora
Carro vai parar dentro do Rio Paraibuna em acidente com ônibus em Juiz de Fora
A Polícia Militar registrou a ocorrência e ficou responsável por chamar um guincho para a remoção do carro do rio.
Até a última atualização desta matéria, o motorista do veículo não foi identificado ou localizado. Outras informações sobre o acidente não foram divulgadas.
Bombeiro durante ocorrência no Rio Paraibuna, em Juiz de Fora
Corpo de Bombeiros/Divulgação
Outro caso:
TV Integração mostra carro desgovernado que caiu no Rio Paraibuna em Juiz de Fora
MG2 mostra carro desgovernado que caiu no Rio Paraibuna em Juiz de Fora
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
m
Ataque a tiros deixa mulher morta e três homens feridos em Salvador; vítimas eram pessoas em situação de rua

Caso aconteceu na noite de sábado (15) e é investigado pela polícia. Ataque a tiros deixa mulher morta e três homens feridos em Salvador
Reprodução/Redes Sociais
Um ataque a tiros deixou uma mulher morta e três homens feridos na noite de sábado (15), no bairro de São Cristóvão, em Salvador. Segundo a Polícia Civil, todas as vítimas eram pessoas em situação de rua.
De acordo com a polícia, o caso aconteceu na Avenida Aliomar Baleeiro, a principal do bairro, próximo de um shopping. Ainda não há informações sobre os suspeitos de cometerem o crime.
A mulher que morreu estava sem documentos e ainda não foi identificada. Os três homens foram socorridos e levados para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde estão internados. O estado de saúde deles não foi divulgado.
O crime é investigado na 1ª Delegacia de Homicídios (DH/Atlântico), que fica no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
LEIA TAMBÉM:
Presidente do PV na Bahia é libertado um dia após ser sequestrado na sede do partido em Salvador
Motorista por app é morto a tiros dentro de carro em Salvador
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 📺
https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2025/03/16/ataque-a-tiros-em-salvador.ghtml
Governo do AC abre cadastro para guias de turismo; saiba como participar
"/> Inscritos poderão ser selecionados para eventos e projetos desenvolvidos ou apoiados pelo estado. Participantes devem ser credenciados junto ao Ministério do Turismo. Biólogo do Acre faz imagens inéditas de uma ave rara - o Tovacuçu- Xodó
O governo do Acre lançou um edital para cadastro de guias de turismo que poderão ser selecionados para eventos e projetos desenvolvidos pelo estado. As inscrições já começaram e estarão abertas durante o ano, até o dia 31 de dezembro.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Os participantes devem ser credenciados junto ao Ministério do Turismo, por meio da plataforma Cadastur, e encaminhar uma série de documentos, além de preencher um formulário disponível no site da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete). (Confira abaixo)
“A nossa expectativa é que esse edital seja republicado todos os anos, garantindo um suporte contínuo aos nossos guias de turismo”, explicou o secretário Marcelo Messias.
LEIA MAIS:
De carro do Acre para o Peru: g1 prepara guia para planejar uma viagem segura
Pesquisa indica que turistas no Acre têm média de 40 anos e buscam experiências naturais ou visitar família
O canto do tovacuçu-xodó: Ave rara é flagrada por biólogo em unidade de conservação do AC e aparece em 1º registro fotográfico
Serra do Divisor: Um guia com as principais dicas para você planejar sua viagem ao interior do Acre
Rio Croa, um dos pontos turísticos em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre
Arquivo pessoal
Para se inscrever, os participantes precisam apresentar, além do formulário preenchido e assinado:
Termo de credenciamento;
Documento oficial de identificação válido em todo território nacional;
Cadastro de pessoa física (CPF);
Certificado/credencial de cadastro no Cadastur;
Carteira de guia de turismo expedida pelo Cadastur.
“É muito importante esse edital de credenciamento dos guias, porque vai fortalecer a cadeia produtiva do turismo e o nosso receptivo, evitando a pirataria. Os turistas que chegarem aqui na nossa cidade vão ser recebidos por profissionais. Então, vai fortalecer esse turismo”, acrescentou Neyla Moraes, presidente do Sindicato de Guias de Turismo do Acre (Singtur-AC).
📱 Veja outras notícias da região no g1 Acre
VÍDEOS: g1
UFT terá 1.075 vagas no segundo semestre de 2025 para ingresso pelo Exato
De acordo com a instituto, todas as vagas disponíveis serão ofertadas para ingresso com as notas do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins. Não haverá mais vagas ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) Campus da UFT em Palmas
Poliana Macedo/UFT
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) estabeleceu que todas as vagas para o segundo semestre de 2025 serão destinadas para ingresso por meio do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato). Ao todo serão ofertadas 1075 vagas em 28 cursos de graduação presenciais distribuídos em cinco câmpus.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Conforme a universidade, o primeiro processo seletivo considerou somente as vagas remanescentes para ingresso pela nota do Exato, para o primeiro semestre deste ano. A distribuição das vagas será feita da seguinte forma:
397 vagas para ampla concorrência;
106 vagas para ações afirmativas voltadas para indígenas e quilombolas;
578 vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência (Lei nº 12.711/2012).
Com a mudança, a partir do próximo vestibular não haverá mais vagas ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Enem.
"As vagas remanescentes, se surgirem, é que serão ofertadas por meio do PSEnem, quer dizer, pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio", informou a coordenadora da Copese, Ana Paula Santos.
Clique aqui e veja a distribuição das vagas.
O Exato também vai possibilizar ingresso a vagas na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e no Instituto Federal do Educação do Tocantins (IFTO).
LEIA TAMBÉM:
UFT anuncia que vai substituir vestibular por novo modelo de seleção em 2025; entenda
UFT oferece 272 vagas para cursos de graduação por meio de seleção com notas do Exato; veja como participar
Edital de seleção para cursos superiores em instituições federais do TO é publicado e inscrições começam na segunda-feira
O número de vagas das demais instituições para o próximo semestre ainda não foram divulgados, mas conforme a UFT, as três universidades contam com 99 cursos de graduação.
Atualmente, uma edição do Exato de 2025 está com inscrições abertas até o dia 7 de abril. As provas estão previstas para serem aplicadas no dia 18 de maio em 14 municípios.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
SUV desgovernado atinge carro estacionado e poste de energia no bairro Santíssimo, em Santarém
"/> O acidente aconteceu na noite de sábado (15) na travessa José Agostinho com a avenida Pedro Gentil, no bairro Santíssimo. SUV colidiu contra um carro estacionado e depois atingiu um poste de energia, comprometendo sua estrutura no bairro Santíssimo, em Santarém
Divulgação
Na noite deste sábado (15), um acidente de trânsito foi registrado na travessa José Agostinho com a avenida Pedro Gentil, no bairro Santíssimo, em Santarém, oeste do Pará. A colisão envolveu um SUV e um carro de passeio que estava estacionado.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), o condutor do SUV perdeu o controle da direção, atingiu o veículo estacionado e, em seguida, colidiu contra um poste de energia elétrica, comprometendo sua estrutura.
O motorista do SUV, que não teve a identidade divulgada, foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao Pronto Socorro Municipal. Seu estado de saúde não foi informado.
A SMT acionou a concessionária de energia para avaliar os danos e providenciar a substituição do poste, que, apesar de não ter caído, ficou bastante danificado. A área foi isolada para evitar riscos aos moradores e condutores que trafegam pela região.
Até a última atualização desta reportagem, o poste ainda não havia sido substituído, e a via permanecia parcialmente interditada.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região
Vc viu? Idosa, jovem grávida e adolescente morrem afogadas em lago, PF apreende 1 tonelada de cocaína e outras notícias da semana no g1 MA

Veja quais foram as notícias em destaque ao longo da semana no portal g1 Maranhão. Confira o resumo de algumas das principais notícias divulgadas pelo g1 Maranhão na semana do dia 9 a 15 de março.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Domingo (9)
Idosa, jovem grávida e adolescente morrem afogadas após canoa afundar em lago no interior do MA
Reprodução/Redes sociais
Três mulheres, sendo uma jovem grávida, uma idosa e uma adolescente, morreram afogadas na tarde deste domingo (9), após uma canoa afundar em um lago no município de Monção, no interior do Maranhão. As vítimas eram da mesma família.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), o acidente aconteceu por volta das 14h, quando as vítimas e uma quarta pessoa navegavam em uma canoa, fazendo a travessia do lago. A embarcação acabou afundando com as vítimas e, uma delas conseguiu se salvar, já as outras três acabaram morrendo afogadas.
As vítimas mortas foram identificadas como:
Joseila de Jesus Castro, de 77 anos, que era servidora do município de Monção;
Adriana Nabate Pereira, de 18 anos, que estava grávida de sete meses;
Sara Yasmin Nabate Pereira, de 12 anos.
Uma equipe da 9ª Cia Independente de Bombeiros Militar (CIBMMA) de Santa Inês chegou a ser acionada, mas os corpos das vítimas foram resgatados por moradores e pescadores da região, antes da chegada dos bombeiros. Ainda não há informações sobre o que fez a canoa naufragar.
De acordo com o capitão Silva Filho, comandante da 9ª CIBMMA, a quarta pessoa que estava na embarcação era um homem, que fazia a condução da canoa e é marido da jovem grávida. O capitão destacou, ainda, a importância de que embarcações como essa sejam conduzidas por profissionais habilitados.
“ O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão reforça a importância de que essas embarcações elas sejam conduzidas por profissionais habilitados, pessoas que tenham a perícia e que sejam devidamente licenciadas para esse tipo de prática. O Corpo de Bombeiros ainda se solidariza com a família”.
A Prefeitura de Monção divulgou nota de pesar pela morte das três mulheres e decretou luto oficial de três dias na cidade por causa da tragédia.
Leia, abaixo, a nota de pesar na íntegra.
"A Prefeitura Municipal de Monção, através da Prefeita Bárbara Nussrala Carvalho, manifesta profundo pesar pelo falecimento de Jozeila de Jesus Castro, servidora do município, Adriana Nabate Pereira, que estava grávida de sete meses, e Sara Yasmin Nabate Pereira, vítimas de um trágico acidente ocorrido neste domingo, 9 de março de 2025.
Neste momento de imensa dor, nos solidarizamos com os familiares e amigos, rogando a Deus que conforte seus corações e traga força para toda a população monçonense, que se encontra profundamente abalada.
Em respeito à memória das vítimas, decretamos luto oficial de três dias no município (Decreto n. 06/2025).
Monção – MA, 09 de março de 2025
Bárbara Nussrala Carvalho
Prefeita Municipal"
Segunda-feira (10)
Roberto Alves, que é morador de Santo Antônio dos Lopes, estava pilotando a moto aquática, quando perdeu o controle e caiu na água, desaparecendo logo em seguida.
Divulgação/Redes sociais
O corpo de Roberto Alves, que desapareceu após cair de uma moto aquática dentro de um açude no município de Capinzal do Norte, na região do Médio Mearim, foi encontrado por populares na noite desse domingo (9).
Roberto, que era morador de Santo Antônio dos Lopes, pilotava a moto aquática no sábado (8) quando perdeu o controle e caiu na água, desaparecendo em seguida, segundo testemunhas.
Equipes da 13ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CIBMMA), de Trizidela do Vale, foram acionadas logo após o acidente e iniciaram as buscas com o apoio de moradores da região.
As buscas foram interrompidas no fim da noite de sábado e retomadas na manhã de domingo (9), sob o comando do capitão Carlos Santos. Mergulhadores dos bombeiros de Codó e Timon também participaram da operação. Durante a tarde, equipes de São Luís chegaram para reforçar o trabalho.
O delegado César Ferro, titular da Delegacia Regional de Presidente Dutra, afirmou nas redes sociais que Roberto não usava colete salva-vidas no momento do acidente. Segundo ele, o uso do equipamento de proteção poderia ter evitado a tragédia.
“Infelizmente tivemos mais um acidente envolvendo moto aquática em que um jovem, pilotando esse tipo de moto, no município de Capinzal do Norte, não utilizava, não fazia uso do colete salva vidas, caiu e até agora não foi encontrado. Tragédia que poderia ter sido facilmente evitada. Quero deixar o alerta a todos, que esse tipo de moto, se não for observado as regras de segurança, como não ingerir bebida alcoólica, não usar o colete salva vidas, pode ser tão perigoso quanto uma motocicleta no asfalto. Quero aqui deixar meus sentimentos a todos os familiares e pedir que Deus possa confortá-los nesse momento de profunda dor”.
Trem de Passageiros da Vale
Divulgação/Vale
As viagens de trem de passageiros da Ferrovia Carajás, no Maranhão, estão suspensas devido a um protesto de indígenas da etnia Gavião, da Terra Indígena Mãe Maria, no estado do Pará. A manifestação resultou na interdição da ferrovia, impedindo a circulação do transporte.
O trem que partiria da estação do Anjo da Guarda, em São Luís, com destino a Parauapebas, no Pará, estava programado para sair às 8h desse domingo (9) e chegar ao destino por volta da meia-noite do dia 10. No entanto, o serviço não funcionará nesta segunda (10) e terça-feira (11)
A Ferrovia Carajás transporta, em média, 1.500 passageiros por viagem entre os estados do Maranhão e Pará. Em nota, a Vale afirmou que está em dia com todas as obrigações e repasses financeiros relativos aos impactos ambientais e culturais da ferrovia e que busca uma negociação para liberar a linha férrea o quanto antes.
Passageiros afetados pela suspensão podem entrar em contato com os canais de atendimento da empresa para remarcar a viagem ou solicitar o reembolso do valor pago.
Terça-feira (11)
Marcos Filho é suspeito de realizar rifas ilegais, dentre outros crimes em Santa Inês
Reprodução/TV Mirante
A Polícia Civil realizou a segunda fase da chamada operação Dezenas Premiadas, que investiga crimes relacionados a rifas ilegais realizadas em Santa Inês e mira o influencer digital Marcos Filho.
Marcos é considerado o líder do esquema criminoso, que teria sido criado para enganar os consumidores sobre a destinação do dinheiro das rifas, assim como ocultação de bens.
Na manhã desta terça-feira (11), policiais estiveram cumprindo mandados judiciais de busca e apreensão em dois endereços ligados a Marcos Filho, sendo uma casa no Jardim Brasília, e outra em um condomínio de alto padrão que fica às margens da BR-316.
Segundo a polícia, uma das residências é do irmão de Marcos, que seria um laranja dentro do esquema. Já a outra casa pertence a Marcos Filho, mas estava no nome do irmão.
Anteriormente, na primeira fase da operação, em dezembro de 2024, a polícia apreendeu cerca de R$ 12 milhões em bens de Marcos Filho, incluindo veículos de luxo, motocicletas, um cavalo de raça, um caminhão, uma moto aquática e dispositivos eletrônicos.
O g1 chegou a entrar em contato com Marcos Filho, sobre a operação e as acusações da polícia, mas ainda não houve retorno.
Como funcionava o esquema
Segundo as investigações do Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO), o grupo utilizava autorizações destinadas à comercialização de títulos de capitalização como fachada para promover as rifas.
Para driblar a fiscalização, os valores arrecadados eram enviados a uma entidade de assistência social, que devolvia a maior parte para Marcos Filho.
Além das rifas ilegais, por meio do 'Dezenas Premiadas', Marcos é investigado por lavagem de dinheiro, empregando táticas como a ocultação de bens em nome de terceiros e movimentação de valores por meio de contas pessoais e empresariais.
Investigação em andamento
O grupo é investigado por contravenção penal de rifa ilegal, crimes contra o consumidor, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Além de Marcos Filho, outras pessoas, de outros estados, também estão sendo investigadas.
A entidade filantrópica e uma capitalizadora - que estava integrando essa associação para permitir que essas rifas fossem realizadas - também são investigadas com o objetivo de identificar membros do grupo criminoso.
Quarta-feira (12)
Dois adolescentes morrem em acidente entre moto e ônibus escolar em Bacabal
Dois adolescentes morreram e pelo menos três pessoas ficaram feridas em um grave acidente na tarde dessa terça-feira (11) na MA-245, conhecida como Estrada do Leite, próximo ao povoado Brejinho, no município de Bacabal, a 240 km de São Luís. O acidente envolveu uma motocicleta e um ônibus escolar da rede municipal de ensino, que acabou tombando em uma ribanceira.
Os jovens mortos foram identificados como Isaque da Silva de Lima e Marcos Antônio Ferreira Lima, ambos de 16 anos.
Segundo testemunhas, os jovens estavam trafegando de moto pela rodovia quando tentaram desviar de um cachorro que atravessava a pista, perderam o controle do veículo e foram em direção ao ônibus, que transportava crianças de volta para casa. Para evitar uma colisão frontal, o motorista do ônibus fez uma manobra brusca e o veículo caiu na ribanceira. Apesar da tentativa de desvio, os dois jovens foram atingidos e morreram no local.
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) foram acionadas para socorrer os ocupantes do ônibus.
Em publicação nas redes sociais, o prefeito de Bacabal, Roberto Costa (MDB), confirmou que não houve mortes entre os passageiros do ônibus e que três pessoas estão internadas no Hospital Regional Laura Vasconcelos, mas sem risco de vida. Ele lamentou a tragédia e afirmou que a prefeitura prestará assistência às famílias das vítimas.
O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), também se manifestou sobre o acidente e declarou solidariedade à cidade de Bacabal, informando que o Corpo de Bombeiros segue acompanhando a situação e prestando socorro aos feridos.
A Prefeitura de Bacabal informou que Isaque da Silva de Lima era estudante do Anexo Centro de Ensino Elisa Monteiro, escola estadual no povoado Brejinho. Ele morava no povoado Baixo Açude, enquanto Marcos Antônio Ferreira Lima residia no povoado Lagoa do Dico Eno.
Em solidariedade às famílias e aos alunos envolvidos no acidente, a Prefeitura de Bacabal e a Secretaria Municipal de Educação suspenderam as aulas da rede municipal de ensino nesta quarta-feira (12). Além disso, o prefeito Roberto Costa decretou luto oficial de três dias no município em respeito às vítimas e suas famílias.
Polícia Federal apreende cerca de 1 tonelada de cocaína no Maranhão
Divulgação/Polícia Federal
A Polícia Federal apreendeu cerca de 1 tonelada de cocaína e prendeu quatro suspeitos durante uma operação contra o tráfico internacional de drogas na tarde dessa terça-feira (11), em São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís.
De acordo com a PF, a droga foi encontrada em um endereço alvo de um mandado de busca e apreensão, em uma região de praia. Durante a ação, os agentes localizaram indícios de que a droga estava sendo preparada para transporte ao exterior, possivelmente oculta em navios que partem do Porto do Itaqui, em São Luís.
“A operação é decorrente de uma investigação que vem sendo conduzida pela Delegacia de Combate a Entorpecentes aqui do Maranhão. E, ao longo de vários dias, desde antes do Carnaval, as equipes têm acompanhado um grupo de pessoas que era suspeita de praticar o envio de drogas, principalmente cocaína, para outros países, principalmente da Europa, através de navios que partem aqui do Porto do Itaqui”, explicou o delegado Regional de Polícia Judiciária da Polícia Federal no Maranhão, Rodrigo Correa.
Ainda de acordo com o delegado, na manhã desta quarta-feira (12), a Polícia Federal deu cumprimento a outro mandado de busca e apreensão em outro endereço, vinculado ao mesmo grupo investigado.
A investigação segue em andamento para esclarecer o caso e identificar outros envolvidos no esquema criminoso.
Quinta-feira (13)
Homem é preso com arsenal de munições em Itinga do Maranhão
Divulgação/Polícia Civil do Maranhão
Um homem de 52 anos foi preso, nessa quarta-feira (12), durante uma operação da Polícia Civil em Itinga do Maranhão, a cerca de 621 km de São Luís. No comércio do suspeito, no Centro da cidade, foram encontradas 600 munições de arma de fogo, além de espoletas e pólvora.
Segundo as investigações, o estabelecimento vendia munições de forma ilegal, e parte desse material estaria sendo repassada para grupos criminosos da região, que as utilizava para a prática de crimes, principalmente homicídios. As munições encontradas no estabelecimento durante as buscas são de diversos calibres permitidos e restritos.
Após a prisão, o suspeito foi levado para a Delegacia de Itinga do Maranhão e, em seguida, encaminhado à Unidade Prisional de Ressocialização de Açailândia, onde ficará à disposição da Justiça.
A operação foi realizada pela Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar. As investigações continuam para identificar a origem das munições e outros possíveis envolvidos.
Homem é flagrado tentando incendiar carro na Avenida dos Holandeses
Um homem foi preso, na tarde desta quinta-feira (13), suspeito de tentar incendiar dois carros de luxo. De acordo com a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), o ato criminoso aconteceu na Avenida dos Holandeses, em São Luís, quando o suspeito jogou gasolina nos veículos e ateou fogo.
Segundo testemunhas, os proprietários dos veículos estavam próximos e conseguiram conter o fogo rapidamente utilizando extintores, evitando danos maiores. Embora tenha sido um susto, não houve feridos; no entanto, a situação deixou moradores e comerciantes da região em estado de alerta.
O suspeito foi preso por uma equipe da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e apresentado no Distrito Policial do bairro dos Vinhais, onde as medidas cabíveis em relação ao caso estão sendo tomadas.
Sexta-feira (14)
Forte chuva provoca alagamentos em avenidas da Grande São Luís
Os alagamentos voltaram a causar transtornos em diferentes pontos da Grande São Luís durante a forte chuva da noite dessa quinta-feira (13). Em algumas áreas, a água se acumulou com força, formando correntezas que dificultaram o trânsito e representaram riscos para pedestres e motoristas.
No bairro Vicente Fialho, um vídeo (veja acima) compartilhado nas redes sociais mostra um carro parado em meio à rua alagada, enquanto um homem ao lado usa o celular. Em alguns trechos, o nível da água chegou à altura dos joelhos, obrigando moradores a atravessar com dificuldade.
O Mercado Central, um dos principais pontos de comércio da capital, também registrou alagamentos críticos. Motoristas de carros e motos precisaram recuar para evitar passar pelo trecho inundado, enquanto outros se arriscaram enfrentando a água acumulada.
Na Avenida Castelo Branco, um acidente foi registrado durante o temporal. Um carro foi atingido por um ônibus no cruzamento da via. Segundo a motorista do veículo, o sinal estava aberto para ela quando tentou atravessar, mas o ônibus, que trafegava pela avenida, não conseguiu frear a tempo, ultrapassou o sinal vermelho e bateu no carro. Com o impacto, o automóvel rodou na pista e só parou no meio da avenida.
Outro ponto de alagamento foi a Avenida Professor Mário Meireles, na região da Lagoa da Jansen. Com a via tomada pela água, motoristas e motociclistas precisaram subir no calçadão para continuar o trajeto, enquanto outros se arriscavam passando pelo trecho alagado.
Na Rua Coronel Amorim, também na área da Lagoa, a água da chuva ficou acumulada sem ter para onde escoar, formando mais um ponto crítico. Um motociclista teve dificuldades para atravessar o local, enfrentando a correnteza e a lama.
Outro ponto crítico foi a Estrada de Ribamar, na MA-201, que costuma registrar alagamentos em dias de chuva intensa. Na região da Forquilha, a água tomou conta da pista e impediu a passagem de veículos, complicando ainda mais o tráfego na área.
Sábado (15)
Mirosmar dos Santos Pinheiro é suspeito de ter matado Antônio Teixeira de Sousa durante um assalto
Reprodução/Redes sociais
O principal suspeito de atirar no policial militar reformado Antônio Teixeira de Sousa, de 71 anos, foi preso pela Polícia Civil no final da tarde desta sexta-feira (14). Mirosmar dos Santos Pinheiro se entregou à polícia, na Delegacia do Araçagy, no mesmo dia em que Antonio não resistiu e morreu no hospital.
O crime aconteceu no bairro Residencial Pirâmide, em Paço do Lumiar, na Região Metropolitana de São Luís, na última quinta-feira (13).
Segundo as investigações, Antônio trabalhava na escolta de um caminhão que fazia entregas na região quando foi abordado por dois criminosos que chegaram atirando. O PM reformado teria reagido e foi atingido com um disparo na cabeça.
Antônio ainda foi socorrido, levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araçagy, onde foi entubado. Em seguida, foi transferido para o Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura (Socorrão II), mas acabou falecendo.
Os assaltantes fugiram após o crime, porém Mirosmar é apontado como o autor do disparo contra Antônio. Após a prisão, ele foi encaminhado para audiência de custódia, pelo crime de latrocínio.
Atropelamento na BR-135 em São Luís deixa duas mulheres feridas
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente envolveu um caminhão-trator de placas não identificadas. Atropelamento na BR-135 em São Luís deixa duas mulheres feridas
Divulgação/ PRF
Um atropelamento ocorrido no km 21 da BR-135, em São Luís, deixou duas mulheres feridas no final da tarde dese sábado (15). O acidente envolveu um caminhão-trator de placas não identificadas.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal do Maranhão (PRF-MA), as vítimas são moradoras da capital maranhense. Uma delas, de 39 anos, sofreu lesões leves, enquanto a outra, de 33 anos, apresentou ferimentos graves.
Equipes de resgate foram acionadas para prestar atendimento às vítimas, que foram encaminhadas para uma unidade de saúde. Até o momento, não há informações sobre o motorista do veículo envolvido no acidente.
A PRF segue investigando as circunstâncias do atropelamento e buscam identificar o caminhão-trator responsável pela colisão.
Idoso é resgatado com vida após cair em poço de 15 metros e quebrar as pernas no interior de SP
"/> Acidente foi no assentamento Milton Santos, em Americana (SP). Bombeiros precisaram montar sistema de resgate com equipamento de escalada para retirar a vítima do local. Bombeiros montam estrutura para salvar idoso em poço
Divulgação
Um homem de 60 anos foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros após cair em um poço de 15 metros de profundidade, neste sábado (15), em Americana (SP).
A ocorrência foi no assentamento Milton Santos, na Vila Bertini, por volta de 15h20. O homem fazia um serviço de pintura quando sofreu o acidente.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Para retirá-lo do local, as equipes de resgate montaram um sistema de salvamento com equipamento de escalada. A vítima foi retirada consciente e com fraturas nas pernas.
Ainda segundo os bombeiros, o idoso foi levado para o Hospital Municipal Doutor Waldemar Tebaldi, onde permaneceu sob cuidados médicos.
O g1 tenta atualizar o estado de saúde da vítima.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.
Caminhão carregado com verduras e legumes tomba e pega fogo após se envolver em grave acidente no PR; duas pessoas morreram
"/> Acidente foi por volta das 3h deste domingo (16) na BR-277, em Prudentópolis. Rodovia permanece totalmente interditada na manhã deste domingo. Caminhão carregado com verduras e legumes tomba e pega fogo após se envolver em grave acidente no PR
Eduardo Andrade/RPC Guarapuava
Um caminhão carregado com verduras e legumes tombou e pegou fogo por volta das 3h deste domingo (16) após se envolver em um grave acidente em Prudentópolis, na região central do Paraná, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Duas pessoas morreram.
O acidente foi registrado no Km 297,5 da BR-277. Segundo a PRF, o caminhão com placas de Foz do Iguaçu e um carro com placas de Prudentópolis bateram de frente, resultando no tombamento e incêndio do caminhão.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
No caminhão estavam dois homens, um de 38 anos e outro de 47 anos, que morreram na hora com o impacto da batida.
A PRF informou que ao chegar no local, o motorista do carro não foi encontrado.
A rodovia permanece totalmente interditada na manhã deste domingo (16) e não há previsão pra liberação do tráfego na região.
O transito está sendo desviado pela cidade de Prudentópolis através de rodovia estadual.
Uma perícia foi realizada no local para apurar as causas do acidente.
Leia também:
Paraná: Polícia resgata mulher mantida em cárcere privado pelo próprio marido há 8 anos
'Quando me dei conta, estava no chão gritando de dor': Homem cai de tobogã de cerca de sete metros de altura em parque aquático no Paraná
Tragédia: Cabine de carreta se solta e motorista pula para tentar se salvar, mas é atropelado pelo veículo
VÍDEOS: Mais assistidos g1 PR
Leia mais notícias da região em g1 Campos Gerais e Sul.
Honda Hornet voltará ao Brasil após mais de uma década

Moto "naked" da Honda foi a mais vendida no segmento durante quase 10 anos. Marca também anunciou outros lançamentos previstos para este ano. Honda CB 500 Hornet
divulgação/Honda
M
Após mais de uma década, a Honda anunciou a volta da CB 500 Hornet ao Brasil. A marca ainda não divulgou a data oficial nem a ficha técnica da moto no Brasil, mas a expectativa é que o novo modelo traga o mesmo visual "naked" que tinha no passado.
O nome "naked" vem, justamente, porque parte considerável dos componentes fica exposta e sem carenagem — deixando-a com um visual muito diferente dos modelos City, como Honda CG 160, Yamaha YBR 150 e Shineray XY 150.
Além da Hornet, a marca também prometeu o lançamento de outros novos modelos para o segmento de média e alta cilindrada, com a chegada da NX 500, da CRF 1100L Africa Twin e da CV 650R E-Clutch.
Veja o que se sabe até aqui e o que podemos esperar dos novos lançamentos da Honda:
O que se sabe sobre a nova Hornet até agora?
Mesmo sem uma ficha técnica oficial da nova CB 500 Hornet, é possível ter uma ideia do que a Honda planeja para o lançamento no Brasil, uma vez que o modelo está disponível para venda em outros países.
Para o mercado da Europa, por exemplo, a CB 500 Hornet traz motor bicilíndrico de 471 cilindradas, com refrigeração a água — semelhante ao que era visto na antiga CB 600F Hornet (entenda mais abaixo).
LEIA MAIS
Mulheres sobre duas rodas: número de motociclistas habilitadas cresce 70% em 10 anos
LISTA: veja as 10 motos novas mais vendidas do Brasil em fevereiro
City, trail ou crossover? VÍDEO mostra qual moto se encaixa melhor no seu dia a dia
O conjunto desenvolve uma potência de 47,58 cv e torque de 3,56 kgfm. A moto trabalha com câmbio manual de seis velocidades, o que pode permitir uma aceleração mais suave e eficiente, por exemplo.
O modelo europeu também tem um visual mais agressivo, com ângulos mais retos do que a Hornet antiga — o que transmite mais modernidade e se encaixa em um perfil de velocidade mais alto.
Veja as fotos do modelo que já é vendido na Europa:
Honda CB 500 Hornet
O retorno após 11 anos
O mais chamativo dos lançamentos é o da CB 500 Hornet, que ganha os holofotes não necessariamente pela potência ou pelo visual, mas por conta do nome que carrega.
Isso porque o "Hornet" esteve presente em um modelo famoso da Honda, de maior cilindrada, e que ficou entre as motos mais vendidas do segmento durante todo o período em que esteve por aqui: a CB 600F Hornet.
A CB 600F Hornet foi lançada no Brasil em dezembro de 2004 e foi vendida até 2014. E durante praticamente todos os 10 anos em que ficou por aqui, a moto foi a "naked" mais vendida do país. Veja no gráfico abaixo:
O primeiro lugar do pódio só passou a ser ameaçado de verdade em 2011, com a chegada da Yamaha XJ6.
O modelo da concorrente tomou a liderança em 2014, mesmo ano em que a antiga Hornet foi descontinuada no Brasil. A CB 600F Hornet já demonstrava vendas fracas nos anos que antecederam seu fim, quando os emplacamentos caíram 27,4% — de 5.896 unidades vendidas em 2011 para 4.279 no ano seguinte.
2 pontos positivos e negativos da Honda CG 160
Quais os outros lançamentos?
Outro lançamento prometido pela Honda para 2025 é a CB 650R E-Clutch. O modelo também faz parte das motos "naked" e entrega a possibilidade de pilotagem sem embreagem.
CB 650R E-Clutch
divulgação/Honda
As trocas do câmbio de seis marchas contam sistema de controle automático de embreagem. Ele opera a transmissão convencional e, assim, dispensa o condutor de acionar a embreagem manualmente.
A vantagem do uso dessa tecnologia está no conforto da pilotagem, além de garantir trocas mais rápidas. Elas resultam em menor desaceleração da moto durante subidas e descidas de marchas.
Além disso, a Honda também anunciou outras duas motos: a Honda NX 500 e a CRF 1100L Africa Twin.
A primeira é uma crossover com visual aventureiro, mas equipada com motor bicilíndrico herdado da antiga CB 500X. Já a segunda foca consideravelmente em viagens de fora de estrada.
Honda CRF 1100L Africa Twin
divulgação/Honda
A CRF 1100L Africa Twin chega em duas versões. A primeira tem um visual de moto para estrada, enquanto a segunda, chamada de CRF 1100L Adventure Sports, adota cores e acabamento esperados para terra batida.
Em ambas é possível escolher a moto com câmbio de seis velocidades ou com troca automatizada com dupla embreagem.
Honda CRF 1100L Adventure Sports
divulgação/Honda
Para todos os modelos anunciados, a Honda garantiu que preços e detalhes das fichas técnicas serão apresentados no final do primeiro semestre.
https://g1.globo.com/carros/motos/noticia/2025/03/16/honda-lancamentos.ghtml
Teor de açúcar, aroma e volume: produtores e entidades se animam com qualidade da uva no RS após condições climáticas extremas

Estado passou por enchentes, em maio de 2024, e, mais recentemente, por ondas de calor. Produção de sucos, vinhos e espumantes impulsiona turismo, gastronomia e economia do RS. Safra da uva deve ser 40% maior que no ano passado em todo o estado
"Foi uma safra surpreendente, em volumes e qualidade". A afirmação do engenheiro agrônomo do escritório regional da Emater de Caxias do Sul, Enio Todeschini, é chancelada por produtores de uva do RS e entidades representativas do setor.
"Hoje podemos declarar que estamos diante de uma das grandes vindimas que o Rio Grande Sul já teve", anima-se o enólogo e gestor do grupo Valduga, Eduardo Valduga.
O RS é o maior produtor de uvas e vinhos do país. A atividade mobiliza aproximadamente 15 mil famílias em cerca de 45 mil hectares, especialmente em municípios da Serra. A produção de sucos, vinhos e espumantes impulsiona o turismo, a gastronomia e a economia do estado.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Levantamento da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado prevê que a produção de uva alcance até 860 mil toneladas (com 745 mil toneladas destinadas à indústria) na Serra. A estimativa representa um aumento de 55% em relação à safra anterior.
"Eu diria que é a safra das safras, pois o último episódio de boa qualidade foi em 2020, mas esta foi acima da média, foi uma safra excelente", afirma o presidente do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento de Vitivinicultura do estado (Consevitis-RS), Luciano Rebellatto.
Não são apenas os números envolvendo a matéria-prima que se destacam. Conforme especialistas ouvidos pelo g1, o teor de açúcar e a coloração dos frutos colhidos também chamaram a atenção. A tendência é de sabores e aromas mais intensos.
"Foi uma safra com produtos de muito boa qualidade. Questão de sanidade muito boa, excelente teor de açúcar e também a coloração", complementa Todeschini.
Qualidade da safra de uva anima entidades e produtores do RS
Felipe Dalla Valle/Secom RS
Enchente e ondas de calor
O estado passou por condições climáticas extremas ao longo dos últimos meses. Em maio de 2024, o RS foi atingido por uma enchente que causou mortes e destruição. Depois, já nos primeiros meses deste ano, uma sequência de ondas de calor elevou as temperaturas máximas em todas as regiões.
"Os episódios de chuva que aconteceram não chegaram a impactar na produção das uvas. Alguns vinhedos que foram destruídos conseguiram ser reconstituídos, então não vamos sentir impacto negativo", observa Rebellatto.
De acordo com a Emater, a primavera com chuvas regulares, aliada às noites frias e dias não tão quentes até dezembro, contribuiu na otimização dos processos de brotação e desenvolvimento dos cachos.
"As plantas têm mecanismos fisiológicos de regulação, de tolerância, de resistência para fazer frente a situações adversas, principalmente quando se fala em frio extremo, calor extremo", pontua o engenheiro agrônomo.
Segundo Rebellatto, com relação aos primeiros meses de 2025, "a pouca chuva em janeiro e fevereiro foi muito propícia à colheita", especialmente para o amadurecimento da uva.
"A falta de chuva ou a baixa quantidade de chuva faz com que a concentração de açúcar das uvas se amplifique", finaliza.
Qualidade da safra de uva anima entidades e produtores do RS
Rejane Paludo/Emater-RS
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Ameaça ao tráfego de navios e pressão no Irã: o que Trump justifica para atacar os Houthis

Segundo o presidente americano, ataques contra os rebeldes visam proteger o transporte marítimo americano e restaurar a liberdade de navegação. Trump prometeu responsabilizar o Irã pelas ações dos Houthis. Fumaça é vista no céu de Sana, capital do Iêmen
O presidente dos EUA, Donald Trump disse ter ordenado, neste sábado (15), ataques aéreos contra rebeldes Houthis, grupo apoiado pelo Irã no Iêmen e mandou um aviso a Teerã.
Pelo menos 31 pessoas morreram e 101 ficaram feridas nos ataques americanos, de acordo com o Ministério da Saúde administrado pelos rebeldes. Um vídeo obtido pela Reuters mostra fumaça na capital do Iêmen, Sana (veja acima).
Ameaça ao transporte marítimo global
Em outubro de 2023, após o início da guerra entre o Hamas e Israel, o grupo rebelde começou a atacar navios militares e comerciais em um dos corredores de navegação mais movimentados do mundo. Os alvos eram embarcações de Israel e de seus aliados — em especial os Estados Unidos e o Reino Unido —, alegando solidariedade aos palestinos.
Desde então, mais de 100 ataques foram realizados contra navios mercantes e militares. Dois deles afundaram, e quatro marinheiros foram mortos. As ofensivas foram interrompidas com o atual cessar-fogo em Gaza, que entrou em vigor em janeiro.
Mas, na quarta-feira (12), os Houthis anunciaram que voltariam a abrir fogo, depois de Israel interromper a ajuda humanitária a Gaza para pressionar o Hamas durante as negociações do cessar-fogo.
A ofensiva focaria nos mares Vermelho e Arábico, pelo Estreito de Bab al-Mandab e pelo Golfo de Áden, rotas que vão da Índia até o Egito e ligam a Ásia à África.
“Esses ataques incessantes custaram aos EUA e à economia mundial bilhões de dólares enquanto, ao mesmo tempo, colocavam vidas inocentes em risco”, disse Trump no sábado ao anunciar os ataques aéreos em uma postagem nas redes sociais.
O avanço dos Houthis contra navios americanos tem provocado os combates mais intensos da marinha americana desde a Segunda Guerra Mundial.
Os Estados Unidos, sob a administração de Joe Biden, assim como Israel e o Reino Unido, já haviam atacado áreas controladas pelos Houthis no Iêmen em ocasiões anteriores. Mas um oficial dos EUA afirmou que a operação mais recente foi conduzida exclusivamente pelos EUA.
Trump afirmou que os ataques visavam “proteger o transporte marítimo americano, os ativos aéreos e navais, e restaurar a liberdade de navegação”.
O foco de Trump nos Houthis e em seus ataques sucessivos chamou a atenção para o grupo, que enfrenta pressões econômicas e políticas em meio à guerra no Iêmen, estagnada há mais de uma década e que devastou a nação árabe mais pobre do mundo.
Fumaça é vista na capital do Iêmen; EUA anunciaram ataque contra rebeldes Houthis
AP
Quem são os Houthis, grupo rebelde alvo de operação militar dos EUA
VÍDEO: caças americanos decolam de porta-aviões em ataque contra Houthis
Pressão contra os iranianos
Com esse contra-ataque contra os Houthis, Trump também tinha o objetivo de pressionar o Irã, que é um dos principais financiadores e apoiadores dos rebeldes, assim como faz com o Hamas e outros aliados no Oriente Médio.
Trump prometeu responsabilizar o Irã “totalmente” pelas ações dos Houthis.
O Departamento de Estado americano, no início de março, reinstaurou a designação de “organização terrorista estrangeira” para os Houthis, que traz sanções e penalidades para quem fornecer “apoio material” ao grupo.
Essas medidas ocorrem em meio à tentativa de Trump de negociar um acordo sobre o programa nuclear iraniano. Segundo o presidente americano, uma carta foi enviada ao presidente do irã, Masoud Pezeshkian, sobre o tema.
Na terça-feira, Pezeshkian disse que não negociaria com os Estados Unidos enquanto estivesse sendo ameaçado ou forçado a isso, segundo a mídia estatal do país. Posição reforçada pelo líder supremo, aiatolá Ali Khamenei.
O programa nuclear do Irã é motivo de preocupação de países do Ocidente, como os EUA e Israel. O país do Khamenei vem enriquecendo urânio ao longo dos últimos anos e aumentando a capacidade do país para produzir armas nucleares. O Irã insiste que seu programa nuclear é pacífico.
Em 2018, Trump retirou de forma unilateral os Estados Unidos do acordo nuclear com o Irã. Agora, voltou a dizer que não permitirá que o programa iraniano continue operando.
O presidente dos EUA também impôs novas sanções ao Irã como parte de sua campanha de "pressão máxima", enfatizando que ainda acredita na possibilidade de um novo acordo nuclear entre as partes.
China e Rússia apoiam programa nuclear iraniano após Trump pressionar por acordo; Irã 'nunca pode ter arma nuclear', diz G7
Forças americanas bombardeiam o Iêmen
Quem são os Houthis?
Os Houthis pertencem ao chamado "Eixo de Resistência", uma rede de organizações simpáticas ao Irã e hostis ao Estado de Israel, que inclui o Hezbollah libanês, o Hamas e o regime sírio deposto de Bashar al Assad.
A organização surgiu em 1990 para combater o governo do então presidente Ali Abdullah Saleh. Liderados por Houssein al Houthi, os primeiros integrantes do grupo eram do norte do Iêmen e faziam parte de uma minoria muçulmana xiita do país, os zaiditas.
Os Houthis ganharam força ao longo dos anos, principalmente após a invasão do Iraque liderada pelos Estados Unidos em 2003. Clamando frases como "Morte aos Estados Unidos", "Morte a Israel", "Maldição sobre os judeus" e "Vitória ao Islã", o grupo não demorou para se declarar parte do "eixo da resistência" liderado pelo Irã contra Israel e o Ocidente.
Entenda quem são os rebeldes Houthis
Houthis e Guerra do Iêmen: 10 anos de conflito
A guerra do Iêmen começou em 2014, quando os Houthis saíram do norte do país e tomaram a capital, Sanaa, forçando o governo reconhecido internacionalmente a fugir para o sul e depois para o exílio.
A Arábia Saudita entrou na guerra em 2015, liderando uma coalizão militar com os Emirados Árabes Unidos e outras nações árabes. O grupo, apoiado pelos Estados Unidos, realizou uma campanha de bombardeios destrutivos e apoia as forças governamentais e as milícias no sul do território iemenita.
Com o passar do tempo, o conflito se tornou uma guerra indireta entre Arábia Saudita e Irã e seus respectivos apoiadores. Por exemplo, de acordo com um relatório publicado em janeiro de 2023, armas fornecidas pelo Reino Unido e pelos Estados Unidos e usadas pela coalizão mataram dezenas de pessoas no conflito.
Há anos, nenhum dos lados obtém ganhos territoriais: enquanto os houthis mantêm seu controle sobre o norte, Sanaa, e grande parte do oeste densamente povoado, o governo e as milícias controlam o sul e o leste, incluindo as principais áreas centrais, onde estão a maior parte das reservas de petróleo iemenitas.
A guerra no Iêmen foi classificada pela ONU como o mais grave desastre humanitário da atualidade, com deslocamento interno de mais de 4,5 milhões de pessoas e 80% da população vivendo na pobreza. As mais afetadas são as crianças: cerca de 11 milhões delas vivem em situação desesperadora e precisam de ajuda, segundo as Nações Unidas.
Cápsula da SpaceX chega à Estação Internacional para resgatar astronautas 'presos no espaço'

Tripulação da nova missão chegou à ISS para substituir os atuais ocupantes. Dois astronautas estão há quase nove meses aguardando retorno à Terra. O foguete Falcon 9 da SpaceX é lançado do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida, EUA, nesta quinta-feira (14).
REUTERS/Joe Skipper
A cápsula Dragon Endurance, da SpaceX, chegou à Estação Espacial Internacional (ISS) na madrugada deste domingo (16). A missão, lançada em uma parceria com a Nasa, deve trazer de volta à Terra dois astronautas que estão "presos" no espaço desde julho de 2024.
Transportando quatro astronautas, a cápsula partiu na sexta-feira (15) às 20h03 (horário de Brasília) do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, impulsionada por um foguete Falcon 9. Após uma viagem de aproximadamente 29 horas, a espaçonave ancorou na ISS.
A missão é comandada pela astronauta norte-americana Anne McClain, com Nichole Ayers como piloto, além do japonês Takuya Onishi e do cosmonauta russo Kirill Peskov como especialistas. Eles substituirão a atual tripulação da Crew-9, em órbita desde setembro.
A missão é liderada pela astronauta norte-americana Anne McClain e conta com Nichole Ayers como piloto, além do japonês Takuya Onishi e do cosmonauta russo Kirill Peskov como especialistas. Eles substituirão a equipe da Crew-9, que está na ISS desde setembro.
Além da troca de equipe, a missão também viabilizará o retorno de Suni Williams e Butch Wilmore, que estão na ISS desde há quase nove meses. A dupla chegou ao laboratório orbital a bordo da cápsula Starliner, da Boeing, para uma estadia de apenas dez dias, mas falhas técnicas impediram a nave de trazê-los de volta.
À época, como medida de segurança, a Nasa optou por retornar a cápsula à Terra vazia, deixando-os sem transporte.
Agora, com a Endurance acoplada à ISS, Williams e Wilmore poderão finalmente embarcar na cápsula Dragon Freedom e iniciar a viagem de volta na quarta-feira (19).
Lançamento do foguete Falcon 9 da SpaceX no Centro Espacial Kennedy.
Nasa/Reprodução
A Freedom será o veículo que efetivamente trará de volta os quatro membros da Crew-9, incluindo os astronautas da Starliner, aproximadamente uma semana após a chegada da Crew-10.
Este período de sobreposição é padrão nas operações da estação espacial, garantindo uma transição suave das responsabilidades entre as equipes.
Inicialmente, a SpaceX planejava construir uma nova cápsula Dragon para a missão Crew-10, com lançamento previsto para fevereiro.
Contudo, atrasos na fabricação, possivelmente combinados com pressão política – evidenciada em publicações do presidente Donald Trump e do CEO da SpaceX, Elon Musk, sobre os astronautas "presos" no espaço – levaram a Nasa a reatribuir a missão para uma Dragon que pudesse estar pronta para voar mais cedo.
Os astronautas da Crew-10 caminham até a plataforma de lançamento 39-A, no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, antes do voo para a Estação Espacial Internacional nesta quinta-feira (14).
REUTERS/Steve Nesius
A saga da dupla
Os astronautas deveriam ter retornado em junho de 2024 na cápsula Starliner da Boeing, após uma missão de demonstração prevista para uma semana.
Contudo, devido a dificuldades para acoplar à lSS, a Nasa decidiu retornar a cápsula vazia e reposicionar os astronautas para uma missão com a SpaceX neste ano.
Mas a SpaceX também enfrentou atrasos. O lançamento da nova cápsula que viabilizaria o retorno de Butch e Suni, preparada para substituir a anterior, teve que ser adiado devido a ajustes técnicos, o que prolongou ainda mais a missão dos dois.
Com isso, devido a esses atrasos na produção da cápsula da SpaceX, a equipe de gerenciamento da missão decidiu usar uma cápsula Dragon Endurance, utilizada previamente em diversas missões à ISS.
Assim, o lançamento, inicialmente previsto para 25 de março, foi antecipado para 12 de março e depois adiado para esta sexta-feira (14).
A Crew-9 está programada para retornar à Terra na quarta-feira, 19 de março de 2025. No entanto, a data ainda pode sofrer ajustes.
Butch Wilmore e Suni Williams, astronautas da Nasa que estão 'presos no espaço''.
Nasa
Histórico do problema
Butch Wilmore e Suni Williams decolaram no início de junho de 2024 a bordo da Starliner e, desde então, estão na ISS.
A cápsula deveria trazê-los de volta à Terra oito dias depois, mas problemas detectados em seu sistema de propulsão levaram a Nasa a questionar sua confiabilidade.
A principal preocupação era que a Starliner não conseguisse alcançar o impulso necessário para sair da órbita e iniciar sua descida à Terra.
Com isso, uma missão regular da SpaceX, chamada Crew-9, decolaria no final de setembro, mas com apenas dois astronautas a bordo, em vez de quatro.
Ela permaneceria acoplada à ISS até o seu retorno planejado à Terra em fevereiro. Portanto, traria de volta os dois astronautas que viajaram Boeing, além dos dois tripulantes da Crew-9.
A cápsula Starliner da Boeing é vista acoplando à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
Nasa
Contudo, em setembro, a Nasa optou pelo retorno da Starliner sem tripulação para a Terra.
Assim, a decisão da volta pela SpaceX foi tomada pela Nasa e discutida com a Boeing.
A escolha da Nasa pela SpaceX para trazer os astronautas de volta é uma das mais importantes nos últimos anos.
Há dez anos, a Nasa encomendou uma nova cápsula à Boeing e outra à SpaceX para transportar seus astronautas até à ISS. Com dois veículos disponíveis, haveria uma solução viável em caso de problemas em um deles, mas a empresa do magnata Elon Musk prevaleceu sobre a Boeing.
LEIA TAMBÉM:
Peixe com 'pintura facial' ganha nome inspirado em personagem do Studio Ghibli
Aurora em forma de beija-flor é escolhida como 'imagem do dia' pela Nasa; veja FOTO
Amizade, aliança, romance – não importa como você chame, mas o amor de Davi por Jônatas é um dos mais belos da Bíblia
Cápsula de astronautas que ficaram 'presos' no espaço pousa no deserto do Novo México
Demissão de músicos durante show e prêmios guardados na casinha do cachorro: biógrafo revela bastidores sobre Elis Regina

Cantora completaria 80 anos nesta segunda-feira (17). Autor de "Elis: Uma Biografia Musical", Arthur de Faria relatou curiosidades sobre a trajetória da artista. Programação na capital celebra os 80 anos de Elis Regina
"Nossos ídolos ainda são os mesmos" – e poucos permanecem tão presentes quanto Elis Regina. Se estivesse viva, a artista completaria 80 anos na segunda-feira (17). Ícone da música brasileira, sua voz e intensidade seguem ecoando, atravessando gerações e consolidando um legado que, como define o músico e escritor Arthur de Faria, "nunca precisou ser resgatado".
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A cantora, nascida em Porto Alegre, morreu em 19 de janeiro de 1982, em São Paulo, meses antes de completar 37 anos. Deixou três filhos e um herança de músicas históricas, discos que venderam milhões de unidades e a popularidade em alta de uma das artistas mais famosas dos anos 60 e 70.
Autor de "Elis: Uma Biografia Musical", publicada em 2015, Arthur de Faria revelou ao g1 curiosidades sobre a trajetória da artista. Confira abaixo.
Retrato da cantora Elis Regina durante show na cidade de São Paulo, no dia 04 de outubro de 1972
Solano de Freitas/Estadão Conteúdo/Arquivo
"Ela sempre se sentiu uma instrumentista, cujo instrumento era a voz. Ela foi a primeira pessoa a assinar sua carteira da ordem dos músicos com o instrumento 'voz", comenta o escritor
Sobre carreira
Elis começou cedo. Aos 11 anos, já cantava no programa Clube do Guri, em Porto Alegre. Uma espécie de "The Voice Kids", programa da TV Globo, da época, compara Faria.
Aos 13, ela assinou o primeiro contrato profissional e foi eleita a melhor cantora do Rio Grande do Sul. O reconhecimento se repetiria duas vezes antes de completar 19 anos e sair do estado.
"Quando ela chega no Rio de Janeiro, com 19 anos de idade, ela tem muito mais experiência profissional do que qualquer outra cantora da geração dela", afirma o músico.
Para o biógrafo, o fenômeno que Elis se tornou em apenas um ano no RJ se explica por meio "de muito esforço e estrada rodada", além da vocação.
Faria faz a ressalva de que Elis nunca deixou de valorizar suas raízes, na contramão das especulações que davam conta que a cantora teria renegado a terra natal:
"Muitas vezes ela falou que ela era uma moça do Navegantes, criada no [bairro] IAPI, filha de uma lavadeira", comenta. "Elis é muito maior do que Porto Alegre, do que o Rio Grande do Sul. A Elis é uma referência de cantora para cantores no mundo inteiro", diz.
LEIA TAMBÉM
Mulheres do movimento hip hop no RS buscam visibilidade: 'Luta constante', diz ativista
Sobrevivente da boate Kiss vira Barbie em edição especial feita para o Dia da Mulher
Público vibra em Porto Alegre quando 'Ainda Estou Aqui' ganha Oscar de melhor filme internacional
Curiosidades de bastidores
Músico e escritor Arthur de Faria
Divulgação/ André Feltes
Elis também ficou conhecida por sua personalidade forte. Um episódio emblemático aconteceu quando ela, insatisfeita com a banda que a acompanhava, demitiu os músicos durante uma apresentação.
"Ela apresentava cada um dizendo 'tocando comigo pela última vez', e assim ela foi demitindo cada um dos músicos da banda", conta Faria.
O biógrafo explica que a banda estava "solta, sem prestar atenção nos arranjos, sem prestar atenção na canção". Para a obra, ele conversou com dois dos músicos que foram despedidos pela artista e eles teriam afirmado que estariam tocando sem demonstrar interesse na apresentação.
"Elis: Uma Biografia Musical"
Divulgação/ Arquipélago Editorial
A intensidade também se refletia em como Elis lidava com a fama. "Ela era absolutamente anti-estrela", revela Faria.
"Um dia, o filho dela, criança, estava brincando e achou no fundo da casinha do cachorro um monte de prêmios, e perguntou: 'o que é isso, mãe? O que é esse negócio? Por que eles estão aqui?'. E ela disse: 'isso não é nada, isso não significa nada. O que importa é o almoço que eu vou cozinhar pra ti', relembra.
Legado musical e político
Elis foi pioneira em assumir o controle total de sua carreira, em uma época dominada por homens. A cantora escolhia o repertório, participava dos arranjos e opinava na capa dos discos.
"Ela sempre se sentiu uma instrumentista, cujo instrumento era a voz. Ela foi a primeira pessoa a assinar sua carteira da ordem dos músicos com o instrumento 'voz'", comenta o escritor.
Elis Regina canta 'Arrastão' em festival de 1965
Reprodução / Vídeo
Segundo Faria, as cantoras da época escolhiam, no máximo, o repertório junto com o produtor do disco, deixando os homens para fazerem os arranjos e gravarem. No entanto, Elis Regina era a primeira a chegar no estúdio e a última a sair, para participar de todas as etapas da criação de uma música.
"Ninguém dizia o que ela tinha que fazer na carreira dela, ela sempre teve as rédeas de todos os detalhes da sua carreira. Isso num mundo terrivelmente machista, como é o da música ainda hoje, imagina isso em 1965", reflete o músico.
Além disso, a rapidez com que os discos eram gravados por ela é exaltada. "Sempre matava discos em 4 horas. 'Falso Brilhante' foi gravado em 4 horas, um take pra cada música, a única que precisou de dois takes foi 'Velha Roupa Colorida'".
Politicamente, a cantora se engajou fortemente na década de 1970, durante o regime militar. A Ditadura durou até 1985, e uma das características do período foi a censura a artistas, escritores e imprensa.
Foi neste período que Elis Regina começou a perceber com mais clareza as transformações sociais que atravessavam o Brasil. Ela foi então em busca de entendimento. Passou a ler mais, mergulhou na psicanálise e se debruçou sobre os debates da "revolução sexual", especialmente em torno da sexualidade feminina, conforme o biógrafo. Elis se transformou em uma mulher engajada e feminista.
A carreira dela, no entanto, se desenvolveu em uma realidade marcada pela ausência de democracia. Nascida em 1945, Elis viveu toda a sua vida adulta sem jamais ter votado para presidente.
Entre as causas que defendia, estavam a legalização do aborto e os movimentos sindicais.
VÍDEO: Veja a última entrevista de Elis Regina no Jornal do Almoço
A intensa Elis
Se tivesse que descrever Elis em uma palavra, Faria escolheria "intensa".
"Era muito intensa em tudo que ela fazia. Quando ela se apaixonava, quando ela se desapaixonava. Quando ela tinha um ímpeto de fazer uma coisa, ela fazia. E é isso que arrepia a gente quando ouve e vê ela cantando", relata o escritor.
Desafiado a imaginar o que Elis diria sobre sua própria trajetória, o biógrafo Arthur Faria arrisca:
"Sempre tentei fazer o melhor que pude, e acho que consegui muitas vezes".
Elis Regina na capa do álbum '...Em pleno verão', de 1970
Reprodução / Capa de disco
Veja programação de homenagens
Em Porto Alegre, diversos eventos homenagearão Elis Regina. Confira:
Show "Elis 80" (23 de março)
O show "Elis 80" será realizado no Teatro Oficina Olga Reverbel, no Multipalco Eva Sopher do Theatro São Pedro, no domingo (23), às 19h. Os músicos Rosana Marques e Alexandre Alles homenageiam Elis Regina. O espetáculo rememora a discografia da cantora, com interpretações de clássicos. A duração do show será de 1h30.
No repertório, o show inclui músicas de álbuns como "Fino do Fino" (1965), "Dois na Bossa" (1966), "Elis e os Festivais" (1966), "Elis Especial" (1968), "Aquarela do Brasil" (1969), "Ela" (1971), "Me Deixe em Paz" (1972), "Falso Brilhante" (1976), "Transversal do Tempo" (1978), "Essa Mulher" (1979), "Saudade do Brasil" (1980) e "Trem Azul" (1982).
O espetáculo faz parte do projeto "Memória Elis Regina", idealizado pelo grupo Rosana Marques e Banda desde 2008.
Tributo "Alô, Alô, Marciano! – 80 anos de Elis Regina"
Em uma apresentação na rua com entrada franca, o evento começa às 18h, junto à estátua de Elis Regina, localizada na Orla do Guaíba, ao lado da Usina do Gasômetro. Esta é uma iniciativa da Secretaria da Cultura da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
Estátua de Elis Regina, na Orla do Guaíba, em Porto Alegre
Eduardo Beleske/PMPA
A cantora jazzista Marguerite Silva Santos sobe ao palco junto de um time de músicos para trazer um repertório que promete reviver alguns dos maiores sucessos por Elis Regina, trazendo interpretações que marcaram gerações.
Entre as canções escolhidas estão "Casa no Campo", de Tavito e Zé Rodrix, "Alô, Alô, Marciano!", composto por Roberto de Carvalho e Rita Lee, "Atrás da Porta", de Chico Buarque e Francis Hime, além de "Vou Deitar e Rolar", de Paulo César Pinheiro. A apresentação contará também com a participação da poetisa e escritora Fátima Farias e da cantora Maria do Carmo Carneiro.
"Mostra Elis 80" - eventos na Casa de Cultura Mario Quintana em homenagem a Elis Regina:
Elis, para sempre!
A edição reproduz o Clube do Guri, programa de auditório de grande sucesso nas décadas de 1950 e 1960, palco onde estreou Elis Regina. Oito meninas se apresentarão, sob direção musical de Lucano Maia. A entrada é franca, mediante lotação do espaço.
🗓️ 16 de março, às 10h
📍 Sala Carlos Carvalho, na Casa de Cultura Mário Quintana
Samba do Quintana Recebe Laila Garin
Samba do Quintana apresenta sambas que ficaram conhecidos por meio da interpretação de Elis, como "O bêbado e o equilibrista", "Madalena" e "Tiro ao Álvaro". A entrada é franca e conta com intérprete de Libras.
🗓️ 16 de março, às 16h
📍 Travessa dos Cataventos da Casa de Cultura Mário Quintana
Show Laila Garin canta Elis
A artista Laila Garin, que interpreta a cantora no espetáculo "Elis, a Musical", em cartaz desde 2013 e visto por mais de 350 mil pessoas, apresenta as canções interpretadas por Elis Regina em um show em homenagem à aniversariante. A entrada é franca e conta com intérprete de Libras.
🗓️ 17 de março, às 19h
📍 Travessa dos Cataventos da Casa de Cultura Mário Quintana
A história do disco - especial Elis 80
Gravação de podcast seguida de audição comentada. Entrada franca, mediante senha por meio da garantia do ingresso digital.
🗓️ 18 e 25 de março, às 19h
📍 Sala Luis Cosme, na Casa de Cultura Mário Quintana
Exibição gratuita do documentário Elis & Tom, Só Tinha de Ser com Você
A Cinemateca Paulo Amorim contará com a exibição gratuita do documentário "Elis & Tom, Só Tinha de Ser com Você" (Roberto de Oliveira e Jom Tom Azulay), seguida de mediação especial no acervo. Após a sessão, o público poderá participar de uma visita mediada ao acervo recém remodelado.
🗓️ 22 de março, às 15h
📍 Cinemateca Paulo Amorim
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
"
Acidente com ônibus mata duas mulheres e a filha de uma delas na GO-480

De acordo com a Polícia Militar, vítimas, que tinham entre 15 e 38 anos, estavam na mesma moto. Aos bombeiros, o motorista do ônibus contou que a moto perdeu o controle e invadiu a contramão, em Rialma. Três pessoas morrem em acidente em Rialma
Um acidente grave entre um ônibus e uma moto resultou na morte de três mulheres na GO-480, em Rialma, região central de Goiás. Segundo a Polícia Civil, as vítimas são Simone de Souza Rodrigues, de 38 anos, a filha dela, Yasmim Letícia Rodrigues de Souza, de 15, e Nadia Helaine Marques Alexandre Neta, de 25.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O acidente aconteceu na noite de sexta-feira (14). De acordo com a Polícia Militar, as três vítimas estavam na mesma moto, que bateu de frente com o ônibus.
Aos bombeiros, o motorista do ônibus contou que seguia no sentido de Rialma a Santa Isabel quando a moto, que trafegava no sentido contrário, perdeu o controle da direção, invadiu a contramão e bateu de frente contra o veículo.
LEIA TAMBÉM:
Anestesista e servidor público: saiba quem era o médico que morreu após carro bater em árvore e pegar fogo na BR-060
Acidente com caminhão mata mulher em Aparecida de Goiânia
Motociclista morre após perder controle da direção ao tentar segurar cano e bater em outra moto; vídeo
Com a batida, a moto em que as vítimas estavam ficou destruída.
Ainda segundo a PM, após o acidente, os corpos foram recolhidos pelo Instituto Médico Legal (IML) de Ceres e os veículos foram liberados ainda no local.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
Como o nome do motorista não foi divulgado, o g1 não conseguiu contato com a defesa dele.
Após bater de frente com ônibus, moto ficou completamente destruída, em Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
'Até quando?': veja todos os vídeos da série
O g1 fez uma série sobre a violência doméstica e o crime de feminicídio. O g1 fez uma série sobre a violência doméstica e o crime de feminicídio.
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/playlist/ate-quando-veja-todos-os-videos-da-serie.ghtml