Padrasto é preso por estuprar enteado de 5 anos no litoral de SP

Caso foi denunciado após vítima relatar o estupro a um familiar em São Vicente (SP). Padrasto é preso após criança de 5 anos denunciar abuso em São Vicente (SP)
Polícia Civil
Um homem, de 22 anos, foi preso suspeito de estuprar o enteado, de cinco, em São Vicente, no litoral de São Paulo. Conforme apurado pelo g1, o padrasto foi denunciado por um familiar, não identificado, que ouviu o relato do menor enquanto supervisionava um banho dele.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Policiais do 2° Distrito Policial do município cumpriram o mandado de prisão temporária contra o suspeito na última terça-feira (18), na Rua Indaiatuba, no Parque São Vicente.
Casos são investigados no 2° Distrito Policial de São Vicente
G1
O caso veio à tona após o parente, não identificado, levar uma gravação do relato do menor à polícia. A prisão ocorreu sob supervisão do delegado Francisco Savoia e da equipe de investigação do 2° DP. O g1 apurou que a corporação segue com diligências para esclarecer os fatos e instruir o inquérito.
A equipe de reportagem entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), em busca de mais detalhes, e foi informada que a pasta apura o caso.
Saiba como denunciar
Violência e abuso sexual infantil: saiba como denunciar
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Assista ao Bom Dia ES
.jpg
Comece o dia bem informado com as notícias do Espírito Santo a partir das 6h. Assista ao Bom Dia ES Comece o dia bem informado com as notícias do Espírito Santo a partir das 6h.
https://g1.globo.com/es/espirito-santo/ao-vivo/assista-bdes.ghtml
Grutap inicia as gravações dos áudios do espetáculo sacro 'Jesus, o Filho do Homem'

As apresentações estão agendadas para os dias 18 e 20 de abril, com a representação marcada para o dia 20, após a celebração da Páscoa. Gravações de áudios para o espetáculo 'Jesus o filho do homem'
Ascom Grutap
O Grupo de Teatro de Aparecida (Grutap) está em ritmo acelerado nos preparativos para a 18ª edição do Espetáculo Sacro "Jesus, o Filho do Homem". As gravações dos áudios começaram na segunda-feira (17), marcando o primeiro dia de trabalho que promete emocionar o público durante a Semana Santa.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Abel Solano, coordenador do Grutap e diretor geral do espetáculo, compartilhou suas impressões sobre o início das gravações. "Começamos pelas cenas mais intensas, como a do sacerdote e o início da crucificação. São momentos carregados de emoção e tensão, mas também introduzimos novidades, como a cena do milagre do cego, que é uma estreia deste ano", destacou Solano.
Luan Gregório, intérprete de Jesus no espetáculo, ressaltou a importância desse período de gravações. "É um momento de muita concentração e técnica, onde os atores consolidam tudo o que foi ensaiado para a apresentação final", afirmou Luan.
Atores gravam áudios para o espetáculo "Jesus o filho do homem"
Ascom Grutap
Ele enfatizou que as gravações buscam capturar a emoção dos ensaios, garantindo uma interpretação autêntica para o dia do espetáculo.
As apresentações estão agendadas para os dias 18 e 20 de abril, com a representação marcada para o dia 20, após a celebração da Páscoa.
O evento ocorrerá na área ao lado da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, localizada na Avenida Marechal Rondon, bairro Aparecida.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Bom Dia Cidade - Ribeirão e Franca

Transmissão encerrada. Bom Dia Cidade - Ribeirão e Franca Transmissão encerrada.
https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/ao-vivo/bom-dia-cidade-ribeirao-preto.ghtml
Assista aos telejornais da TV Bahia
Assista aos telejornais da TV Bahia
https://g1.globo.com/ba/bahia/ao-vivo/assista-aos-telejornais-da-tv-bahia.ghtml
Motorista perde controle de carro, atinge calçada e destrói letreiro em Oiapoque; VÍDEO

Caso aconteceu na noite desta terça-feira (18) na orla da cidade. PM informou que condutor estava alcoolizado. Ninguém ficou ferido. Motorista perde controle de carro, atinge calçada e destrói letreiro em Oiapoque
O motorista de uma picape perdeu o controle do veículo, subiu na calçada e destruiu um letreiro turístico na orla da cidade de Oiapoque, no extremo Norte do Amapá, na fronteira com a Guiana Francesa. Ninguém ficou ferido.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
O acidente aconteceu por volta das 22h40 desta terça-feira (18). A Polícia Militar foi acionada e informou que o condutor do carro estava alcoolizado.
Ele foi conduzido ao Centro Integrado De Operações Em Segurança Pública (Ciosp) de Oiapoque.
Letreiro turístico de Oiapoque, antes de ser danificado
GEA/Divulgação
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
-
Agente penal é preso suspeito de estuprar criança de 12 anos, em Monte Castelo
Foi instaurado um inquérito para apurar o ocorrido, sob segredo de Justiça. A Polícia Civil investiga um homem, de 45 anos, suspeito de ter estuprado uma criança, de 12 anos, em Monte Castelo (SP).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
De acordo com as informações repassadas pela Polícia Militar, nesta segunda-feira (17), por volta das 18h40, durante um patrulhamento, a equipe abordou o suspeito, que era procurado pela Justiça.
Ao consultar a ficha criminal do envolvido, os policiais confirmaram que o homem tinha um mandado de prisão em aberto por estupro de vulnerável.
O homem foi conduzido até a Polícia Civil, em Dracena (SP), e permaneceu preso, à disposição da Justiça.
De acordo com a Polícia Civil, o caso foi decretado como sigilo judicial.
Em nota enviada ao g1, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) informou que o homem é agente penal e foi preso como suspeito do crime.
“O caso citado é investigado por meio de inquérito policial instaurado na delegacia de Monte Castelo, sob segredo de Justiça”, pontua a secretaria.
Ao g1, a SAP acrescentou que colabora com a investigação.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Banda Calcinha Preta é a primeira atração divulgada do São João de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina vai anunciar a programação completa do São João na próxima segunda-feira (24). Banda Calcinha Preta
Edgar Souza/Divulgação
Na próxima segunda-feira (24), a Prefeitura de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, vai anunciar a programação completa do São João da cidade. Mas, a primeira atração do evento já foi divulgada na noite da terça-feira (18). Dona de vários sucessos, a Banda Calcinha Preta está de volta ao festejo.
“O São João de Petrolina é um dos maiores do Brasil, e nossa expectativa é superar todas as edições anteriores. A primeira atração já vem com um forró tradicional das antigas, uma das bandas mais icônicas do seguimento. Posso garantir que a grade está recheada e diversificada. Nosso São João é reconhecido nacionalmente por sua grandiosidade e, em 2025, continuará sendo destaque do calendário junino nacional”, disse o prefeito Simão Durando.
Initial plugin text
LEIA TAMBÉM:
Em 25 anos, São João de Petrolina cresce e vira um dos maiores do Brasil: veja a trajetória da festa
O evento de lançamento da programação do São João de Petrolina será realizado na Orla da cidade, aberto ao público. A festa contará com apresentações de artistas que vão participar do São João deste ano.
Ao longo dos anos, o São João de Petrolina vem crescendo e se firmando entre os maiores festejos do Brasil. Assim como na edição anterior, a festa será realizada no Pátio de Eventos Ana das Carrancas, localizado na Avenida Sete de Setembro.
VÍDEOS: Histórico São João de Petrolina
Acidente com dois carros e duas motos deixa feridos na Serra do Bandeirantes, em Juiz de Fora
"/> Segundo apuração da TV Integração no local, um veículo de uma autoescola, conduzido por um instrutor, rodou na pista, descendo em direção ao Centro, e atingiu as duas motocicletas e o outro automóvel. Acidente entre dois carros e duas motos deixou feridos na Serra do Bandeirantes, em Juiz de Fora
Gabriel Landim/TV Integração
Um acidente envolvendo dois carros e duas motos deixou feridos na manhã desta quarta-feira (19) na Serra do Bandeirantes, em Juiz de Fora.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
Segundo apuração da TV Integração no local, um veículo de uma autoescola, conduzido por um instrutor, rodou na pista, descendo em direção ao Centro, e atingiu as duas motocicletas e o outro automóvel.
As vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e levadas para hospitais da cidade. Ainda não há um número exato de feridos.
A ocorrência está em andamento.
Corpo de Bombeiros atendeu acidente na Serra do Bandeirantes, em Juiz de Fora
Gabriel Landim/TV Integração
OUTROS ACIDENTES NA MESMA REGIÃO:
Carro bate em poste e arranca fios na Serra do Bandeirantes, em Juiz de Fora
Morre criança que ficou gravemente ferida em acidente na Serra do Bandeirantes, em Juiz de Fora
Mais um acidente é registrado na Serra do Bandeirantes, em Juiz de Fora
Menina que ficou em estado grave em acidente na Serra do Bandeirantes inicia tratamento
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
m
Estudantes de Salvador têm até o final de março para revalidar o cartão de meia-passagem
"/> Revalidação é obrigatória para garantir que estudante continue com direito ao desconto no transporte público durante ano letivo. Estudantes de Salvador têm até o final de março para revalidar o cartão de meia-passagem
Jefferson Peixoto/Secom PMS
Mais de 115 mil estudantes de Salvador têm até 31 de março para revalidar o cartão de meia-passagem estudantil, do sistema público de transporte. Os estudantes que não revalidarem não poderão comprar créditos ou usar as cargas realizadas no Salvador Card.
O processo é simples: basta apresentar o comprovante de matrícula da escola ou o recibo de pagamento da mensalidade e pagar uma taxa de R$ 11,20. A revalidação é obrigatória para garantir que o estudante continue com o direito ao desconto no transporte público durante o ano letivo.
O benefício vale para alunos de escolas públicas e privadas, além de universitários, incluindo quem faz mestrado e doutorado, desde que a instituição esteja cadastrada no Salvador Card e o estudante frequente as aulas regularmente.
O procedimento pode ser realizado nos postos do Salvador Card nos terminais de ônibus da Lapa, Pirajá, Mussurunga, Acesso Norte e no Shopping da Gente, das 8h às 17h.
Além dos postos físicos, os estudantes também podem revalidar o cartão pelo aplicativo kim+. Basta anexar os documentos exigidos, pagar a taxa e aguardar. Após 48 horas, a revalidação será reconhecida no validador do primeiro ônibus urbano que o estudante usar.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
PF cumpre mandados de busca e apreensão em operação contra venda de cigarros eletrônicos em Uberlândia
"/> Durante a Operação 'Vapor Barato' foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte, dois em Uberlândia e um em Juiz de Fora. Um homem foi preso. Parte do material apreendido pela PF
Polícia Federal/Divulgação
A Polícia Federal de Minas Gerais cumpriu, na quinta-feira (18), sete mandados de busca e apreensão com o objetivo de combater o contrabando de cigarros eletrônicos e insumos para a fabricação de e-liquids — as "essências" utilizadas nos cigarros eletrônicos. Uberlândia foi alvo de dois mandados.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Segundo a PF, na maior cidade do Triângulo Mineiro foram apreendidos sachês de nicotina aromatizada, conhecidos como "snus", apresentados em pequenas bolsas. Na capital Belo Horizonte, um homem foi preso em flagrante com cigarros eletrônicos contrabandeados, destinados à comercialização. O suspeito poderá responder pelo crime de contrabando.
Além das duas ordens judiciais em Uberlândia, os agentes federais cumpriram quatro mandados em BH e um em Juiz de Fora.
A operação é um desdobramento de uma ação realizada em 21 de março de 2024, quando foi descoberto um laboratório clandestino de fabricação de "e-liquids", resultando na prisão em flagrante de um investigado. Assista ao vídeo abaixo.
Ação contínua
Fiscalização do Procon apreendeu cigarros eletrônicos em tabacaria de Uberlândia
Michele Ferreira/TV Integração
No último mês, o g1 mostrou em primeira mão que as ações de combate à comercialização ilegal de cigarros eletrônicos em Uberlândia resultaram, até o final de 2024, na apreensão de 541 dispositivos em estabelecimentos clandestinos da cidade.
Segundo a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor de Uberlândia (Procon), 82 estabelecimentos foram fiscalizados nos últimos dois anos. Durante as operações, foram apreendidos ainda essências e acessórios para esses dispositivos, que também têm a venda proibida. Veja o balanço das operações abaixo.
Além disso, 12 pessoas foram conduzidas em flagrante para a Polícia Federal (PF) em razão do comércio ilegal de cigarros eletrônicos na cidade.
Fiscalização de combate a cigarros eletrônicos em Uberlândia (2023-2024)
Comércio ilegal de cigarro eletrônico em Uberlândia
O superintendente do Procon Municipal, Egmar Ferraz, alegou que a maioria das operações é motivada por denúncias dos próprios consumidores ao órgão. Além disso, a partir do momento que um estabelecimento alvo é identificado, a força-tarefa consegue identificar outros pontos do comércio ilegal.
“A gente consegue verificar com muita facilidade esses pontos. São estabelecimentos ligados ao comércio de bebidas alcoólicas, tabacarias ou casas noturnas. Os clientes são geralmente jovens, pessoas com faixa etária abaixo dos 35 anos”, disse.
Egmar ainda ressaltou que esses estabelecimentos podem ser autuados e pagar multa pela prática, além de terem todo o material apreendido que será destruído por empresas especializadas no descarte.
Loja que vendia cigarros eletrônicos tem quase 250 produtos apreendidos em Uberlândia
Cerca de R$ 10 mil em cigarros eletrônicos e maços vencidos são apreendidos em tabacaria
Homem é preso na MG-255, em Frutal, com mais de mil cigarros eletrônicos contrabandeados do Paraguai
Havendo indícios de crime de contrabando ou descaminho — produtos proibidos e sem nota fiscal — os comerciantes são detidos e levados para a Polícia Federal (PF).
As interdições ocorrem em casos mais complexos, quando são identificadas situações de risco ao público como irregularidades identificadas pela Vigilância Sanitária, falta de alvará de funcionamento, entre outros.
“Esse é um comércio que acontece na clandestinidade e ele aumenta o grau de desafios de localização, de apreensão quando você chega apenas na ponta do varejo e não consegue identificar quem está distribuindo. Mas com essa ação conjunta dos órgãos, a polícia, conseguimos reduzir esse comércio e tirar muitos dispositivos da rua. O trabalho não acabou, ele é contínuo”, finalizou Egmar.
Como denunciar?
As denúncias de comércio ilegal de cigarros eletrônicos podem ser feitas ao Procon anonimamente. Os canais de atendimento são:
Disque Procon 151 (segunda a sexta, das 9h às 17h)
Aplicativo Fale Procon Uberlândia (disponível gratuitamente para IOS e Android)
Riscos graves à saúde
A fabricação e comercialização do cigarro eletrônico no Brasil é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde 2009, por apresentar graves riscos à saúde humana.
Polícia Federal fecha laboratório clandestino que produzia matéria-prima de cigarros eletrônicos em Minas Gerais
A médica pneumologista Michele Moura, em entrevista ao Jornal Nacional, falou sobre esses riscos a quem faz uso do cigarro eletrônico, podendo ser ainda mais prejudicial que o cigarro convencional.
"Um cigarro eletrônico tem o equivalente em miligramas de nicotina - ao invés de ter 1 miligrama, que é o que a gente tem com cigarro convencional -, ele tem 60 miligramas, que equivale a três maços de cigarro. Então, em uma noite, facilmente, a pessoa consome aí 60 miligramas de nicotina, ou seja, três maços de cigarro convencional. Ele libera substâncias que são cancerígenas, relacionadas, principalmente, ao câncer de boca", explicou.
Em 2020, a Receita Federal apreendeu mais de 30 mil cigarros eletrônicos. Em 2023, esse número saltou para mais de 1,3 milhão.
Em Minas Gerais, a Polícia Federal chegou a fechar um laboratório clandestino que produzia matéria-prima para cigarros eletrônicos e distribuía em todo o estado. Assista acima.
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
PM mata 4 suspeitos de roubo a casas em confronto em Guarulhos; moradores incendiaram ônibus em protesto contra mortes
Segundo a Polícia Militar, homens estavam armados em um carro suspeito de ser usado em roubo a casas em SP. Grupo tentou reagir a abordagem e houve troca de tiros. Quatro suspeitos são mortos pela PM em Guarulhos
Quatro homens suspeitos de roubos a casas foram mortos na noite desta terça-feira (18) no bairro do Taboão, em Guarulhos, na Grande São Paulo, após um confronto com a Polícia Militar (PM).
Segundo a PM, policiais faziam patrulhamento na região quando viram um carro com os ladrões. Quando os policiais tentaram fazer a abordagem do veículos, viram os homens armados e houve um confronto entre os dois grupos.
Dos quatro suspeitos, três morreram no local. Um deles chegou a ser levado ao Hospital Geral de Guarulhos, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
De acordo com a PM, todos tinham antecedentes criminais. a suspeita dos policiais é que o veículo estaria sendo usado por uma quadrilha especializada em roubos a casas.
E que o carro é o mesmo usado num roubo a uma residência na vila prudente, zona leste da capital, sexta-feira passada.
Apesar da afirmação dos policiais, moradores da região protestaram contra as mortes colocando fogo em um ônibus da EMTU que faz a linha 552, com destino ao Parque Santos Dumont.
O ônibus foi incendiado na rua Jamil João Zarif, no próprio bairro do Taboão, onde o tiroteio ocorreu.
A reportagem teve acesso a uma imagem gravada por uma testemunha que mostra o início do confronto. No vídeo curto, é possível ver dois homens caídos no chão, enquanto policiais parecem inspecionar alguma coisa dentro do carro onde o grupo estava.
Caso foi registrado no 7º Distrito Policial (DP), em Guarulhos.
Mulher presa por engano no RJ diz que não conseguiu dormir após deixar a cadeia: 'Escuto os cadeados fechando'
"/> Debora disse que chegou a falar que o policial estava enganado, mas o agente não reconheceu o erro. Ela foi solta na audiência de custódia. Presa por engano
Um dia após ser solta, a diarista Debora Cristina da Silva Damasceno, de 42 anos, afirma que não consegue dormir pensando no tempo que passou presa por engano. Ela foi à delegacia em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, denunciar um caso de violência doméstica e acabou presa por tráfico de drogas e associação criminosa no lugar de outra pessoa.
“Foi desesperador. Porque você não dorme, fica apavorada. Desde que saí ontem, eu não consigo dormir. Escuto os cadeados fechando, a porta, dormindo no chão. Acho que isso não sai da minha mente tão cedo, talvez nunca mais”, contou Debora.
A mulher está na casa da família, em Ricardo de Albuquerque, na Zona Norte da capital fluminense. Ela conta que foi até a delegacia denunciar o marido e foi informada que ficaria detida.
“Quando ele terminou de fazer a ocorrência, que eu achei que estava indo embora para casa, ele falou que eu estava sendo detida”, relatou.
Debora disse que chegou a falar que o policial estava enganado, mas o agente não reconheceu o erro. Em comparação com a verdadeira procurada, a diarista tem o nome quase igual, mas tem um sobrenome a menos. Além disso, a foragida da Justiça é de Minas Gerais e oito anos mais nova.
Debora não conseguiu dormir desde que foi solta da prisão
Reprodução/ TV Globo
“Eu falei que ele estava enganado, mas ele disse que não”, contou Debora.
A filiação e o endereço também eram diferentes. A procurada é de Belo Horizonte, de onde o mandado de prisão também era e lugar para qual a mulher nunca viajou.
Na audiência de custódia, a Justiça chegou as inconsistências e reconheceu o erro.
Soltura
Mulher é agredida por marido, vai à delegacia pedir medidas protetivas e é presa por engano no RJ
Na ordem de soltura, o juiz Alex Quaresma Ravache escreveu que o mandado de prisão foi expedido pela comarca de Belo Horizonte e decidiu encaminhar todos os documentos que comprovam o equívoco.
A Justiça mineira expediu uma certidão confirmando que houve erro ao incluir o sobrenome Silva no mandado de prisão contra a Débora, de Belo Horizonte, e determinou a soltura da presa por engano.
Por conta da burocracia, a mulher só deixou a cadeia por volta das 18h de terça (18).
O advogado de Debora conta que pretende processar o Estado pelo erro.
“Vamos tomar todas as medidas cabíveis, vamos entrar com uma ação de reparação por danos morais e o dano psicológico. Como ela mesma falou, não consegue dormir, está traumatizada com toda essa situação", afirmou o advogado Reinaldo Máximo.
Debora no momento em que foi solta da prisão
Reprodução/ TV Globo
Mulher presa é oito anos mais nova do que a procurada pela Justiça de Minas Gerais
Reprodução/ TV Globo
Assista aos telejornais da TV Gazeta de Alagoas
Assista aos telejornais da TV Gazeta de Alagoas
https://g1.globo.com/al/alagoas/ao-vivo/assista-aos-telejornais-da-tv-gazeta-de-alagoas.ghtml
Denúncias de assédio moral e sexual aumentam 54% no Piauí em um ano, aponta MPT; saiba como agir

Segundo o órgão, em 2024, foram registradas 327 denúncias de assédio moral e 24 de assédio sexual no estado. Condutas constrangem e prejudicam trabalhadores e podem resultar em punições para quem as pratica. Assédio moral causa sequelas morais e psicológicas
Getty Images/BBC
As denúncias de assédio moral e sexual aumentaram 54% no Piauí entre 2023 e 2024, afirma o Ministério Público do Trabalho (MPT-PI). Segundo o órgão, o percentual pode estar relacionado ao aumento de casos, mas também por uma maior conscientização em relação a essas condutas.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Os dados do MPT-PI apontam que 212 denúncias de assédio moral e 15 de assédio sexual foram registradas em 2023. No ano seguinte, em 2024, os números saltaram para 327 denúncias de assédio moral e 24 de assédio sexual.
👉 O que é assédio moral? É toda conduta de natureza sexual exercida sobre alguém sem seu consentimento e com restrição à sua liberdade de dizer "não". São atos que atingem a honra, a dignidade e a moral da vítima.
👉 O que é assédio sexual? É qualquer conduta que cause humilhação e constrangimento entre um(a) chefe ou pessoa em cargo elevado e um(a) funcionário(a) que está abaixo. É uma violência que produz danos à dignidade e à integridade e que prejudica o ambiente de trabalho.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O assédio moral não é crime. No entanto, as consequências para o assediador podem ser: responder na Justiça por danos morais ou materiais, rescisão do contrato ou demissão por justa causa.
Já o assédio sexual e a importunação sexual, que ocorre entre pessoas de mesmo nível hierárquico, são crimes previstos no Código Penal. A punição para o primeiro é de um a dois anos de detenção, enquanto o segundo prevê pena de um a cinco anos.
Danos psicológicos e emocionais
O procurador do Trabalho Igor Costa, coordenador regional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade) do MPT, aponta que os assédios moral e sexual causam danos psicológicos e emocionais às vítimas.
“Essas condutas prejudicam a vida profissional, social e pessoal do trabalhador, gerando sofrimento, desmotivação. São várias as situações, como vigilância excessiva, atribuir tarefas impossíveis, desconsiderar opiniões, até insultos, xingamentos, piadas e críticas excessivas”, explica o procurador.
Para Igor, as denúncias são fundamentais para que as instituições responsáveis pela apuração e aplicação das penalidades possam atuar. Ele também ressalta que as vítimas devem reunir o maior número possível de provas para comprovar atos e fazer com que as respostas sejam mais rápidas e efetivas.
As denúncias envolvendo assédio moral e sexual podem ser feitas de forma presencial em qualquer uma das unidades do MPT-PI – em Teresina, Picos e Bom Jesus –, no site do órgão e pelo WhatsApp, no telefone (86) 99544-7488.
Assédio eleitoral
De acordo com o MPT, houve também um aumento significativo de denúncias de assédio eleitoral entre 2023 e 2024. O Piauí foi o sétimo estado com o maior número de casos registrados.
No primeiro ano analisado, foram quatro casos, enquanto no segundo ano, em que eleições municipais ocorreram em todo o país, o órgão contabilizou 45 denúncias.
O assédio eleitoral é quando o patrão ou um colega tenta forçar ou constranger o trabalhador a votar em um candidato ou partido político específico por meio de coação, intimidação, ameaça, humilhação ou constrangimento.
Essa conduta é considerada crime, para empregadores e colegas de trabalho, conforme o Código Eleitoral. Caso a denúncia se confirme, a pessoa que a pratica pode ser penalizada com multa, rescisão indireta, indenização e até prisão, dependendo da gravidade da situação.
O que vítimas e testemunhas podem fazer?
Caso seja vítima de assédio moral e/ou sexual, as orientações do Tribunal Superior do Trabalho (TST) são:
Anote, com detalhes, a situação de assédio sexual ou moral sofrida. Registre data, hora, local e, caso existam, testemunhas do fato;
Busque ajuda de colegas, principalmente daqueles que testemunharam a violência ou já passaram pela mesma situação;
Busque orientação psicológica sobre como enfrentar a situação;
Comunique os fatos ao setor responsável, como o de Recursos Humanos, à ouvidoria e à pessoa que supervisiona o assediador ou assediadora;
Procure o sindicato profissional ou órgão representativo de classe, caso não consiga realizar a denúncia dentro da empresa;
Avalie a possibilidade de ingressão com ação civil ou criminal.
Para testemunhas de assédio no ambiente de trabalho, o TST orienta:
Oferecer apoio à vítima;
Disponibilizar-se como testemunha;
Comunicar ao setor responsável, ao superior hierárquico do assediador ou à entidade de classe situações de assédio sexual presenciadas.
Se for vítima de assédio eleitoral, o trabalhador pode fazer uma denúncia no MPT, na Justiça Eleitoral ou nas Ouvidorias dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs).
Além disso, as vítimas também podem procurar os sindicatos que representam a classe trabalhadora, que também podem auxiliar nas denúncias e adoção das medidas necessárias para coibir o assédio.
Assédio moral e assédio sexual: entenda como reconhecer agressões no ambiente de trabalho
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
Mulher de jornalista que morreu em acidente diz que ele voltava do trabalho e enviou mensagem antes de pegar estrada: 'Chego em 10 minutos'

Isabela Regina Silva Leite estava com Emerson Moura Leite desde 2013. Casal tem uma filha, de três anos. Segundo ela, Emerson ia do trabalho para casa quando sofreu o acidente. Isabela Leite, mulher de Emerson Moura Leite, compartilhou a última conversa que teve com o marido antes do acidente fatal
Reprodução/Instagram
A mulher do jornalista de 47 anos que morreu após bater a moto que pilotava na traseira de uma carreta, na noite de sexta-feira (14), compartilhou nas redes sociais as últimas mensagens que enviou ao marido, no mesmo momento em que ele sofria o acidente na Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, em Jundiaí (SP).
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Isabela Regina Silva Leite conta que o marido, Emerson Moura Leite, enviou a mensagem no momento em que subia na moto para encontrá-la. A última conversa entre o casal também mostrava a mulher preocupada pela demora do companheiro.
"As noites são mais sofridas. Minha última conversa. A minha preocupação no mesmo horário em que ele subia. Não está fácil, eu jamais imaginei. Rezem por mim", disse na postagem.
Ao g1, Isabela conta que estava com Emerson desde 2013. Segundo ela, o jornalista voltava do trabalho quando sofreu o acidente.
"Nós tínhamos ganhado um 'vale-night' dos meus pais, então a nossa filha ficaria em casa com eles para que a gente pudesse sair e conversar como um casal, que é algo que sempre achei importante fazer. Ele estava voltando do trabalho para sairmos e, aí, infelizmente aconteceu isso", lamenta.
Isabela e Emerson se conheceram por causa da profissão dos dois: jornalista. Casal estava junto desde 2013 e tem uma filha
Arquivo pessoal
O casal tem uma filha, de três anos. A menina participou do sepultamento do pai, que foi feito de maneira mais "lúdica", segundo a mãe.
"Soltamos balões. Ela soltou um balão falando 'papai'. No dia a dia, eu tenho transformado o céu na figura dele. Então, a gente fala 'bom dia' para o céu, como se estivesse falando com o papai. Se é um dia, por exemplo, mais nublado, eu falo que o papai está um pouquinho bravo e é por isso que o céu está nublado. Vou trabalhar essa parte lúdica até o momento em que ela começar a sentir saudade mesmo. A demonstração de carinho vai ser em foto, em vídeo, em itens dele e assim por diante", relata.
Isabela e Emerson se conheceram por causa da profissão dos dois: jornalista. Casal estava junto desde 2013 e tem uma filha
Arquivo pessoal
Isabela, que também é jornalista, diz que Emerson começou a trabalhar com jornalismo na adolescência, junto ao pai dele, que atuava na área do jornalismo esportivo.
"Emerson era um jornalista fantástico. Um sensacional professor. Nos conhecemos na profissão. Eu trabalhava em um órgão público que ele também trabalhava. Eu era da mídia e ele era da assessoria de imprensa. Ele dizia que foi amor à primeira vista, porque, quando eu fui falar com o meu chefe, ele já se apaixonou por mim", relembra.
Emerson Moura Leite morreu após bater moto na traseira de carreta em Jundiaí (SP)
Reprodução/Facebook
Além de amar a profissão, Emerson gostava de estudar sobre segurança pública, de jogar videogame e de torcer pelo Corinthians, time do coração. Os dias sem a presença do marido vêm sendo preenchidos com o apoio incondicional dos familiares e dos amigos.
"Estou com a minha rede de apoio, que tem algumas soluções para estes primeiros dias, tipo não me deixar dormir sozinha, sempre ter alguém do meu lado. E aí é isso que eu estou fazendo: vivendo o luto do começo. A gente tem vários lutos. O luto do começo, da perda, de onde começar, como recomeçar. E eu estou assim, cercada de pessoas do bem."
Acidente
Emerson morreu no dia 14 de março, após bater a moto que pilotava na traseira de uma carreta. De acordo com o boletim de ocorrência, a Polícia Militar Rodoviária o encontrou caído no meio da rodovia. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) decretou a morte no local.
Ainda segundo o registro, o motorista da carreta relatou não ter percebido a batida, tendo sido avisado depois do ocorrido por motociclistas que passavam pela rodovia. A polícia solicitou perícia no local.
A Câmara de Jundiaí lamentou a morte de Emerson, que era assessor do vereador Cristiano Lopes, e se solidarizou com familiares e amigos.
"Além de ser um profissional respeitado e jornalista de excelência, Emerson sempre foi um colega muito divertido e respeitoso. Deixa saudades nos muitos amigos da Câmara de Jundiaí", diz.
O corpo de Emerson foi velado no sábado (15), na Paróquia São João Bosco, e sepultado no Cemitério Parque dos Ipês.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Chuva e ventania derrubam torres de energia elétrica e causam apagão em cidades do Vale do Paraíba
"/> Guaratinguetá, Aparecida, Potim e Roseira tiveram interrupção total do fornecimento de energia. Cunha, São Luiz do Paraitinga, Silveiras e Piquete também tiveram problemas. Chuva e ventania derrubam torres de energia elétrica e causam apagão em cidade do Vale do Paraíba
Divulgação/Defesa Civil de Aparecida
A chuva e vento fortes que atingiram o Vale do Paraíba derrubaram quatro torres de transmissão de energia elétrica e causaram um apagão em diversas cidades da região nesta segunda-feira (18). Alguns municípios seguem com problemas nesta terça (19).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
De acordo com a EDP, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica em boa parte da região, Guaratinguetá, Aparecida, Potim e Roseira tiveram interrupção total do serviço. O apagão começou por volta das 18h30.
Além disso, Cunha, São Luiz do Paraitinga, Silveiras e Piquete também tiveram problemas com energia elétrica por conta do temporal.
A EDP informou que os ventos, que passaram dos 100 quilômetros por horas, impactaram quatro torres de transmissão, que ficam em Aparecida. Equipes foram acionadas para resolver o problema, mas o trabalho é complexo, pois as torres ficam na zona rural da cidade.
“O tempo atípico de atendimento ocorre devido à complexidade da situação e dificuldade de acesso às torres de transmissão que estão localizadas na área rural de Aparecida”, disse a empresa.
Chuva e ventania derrubam torres de energia elétrica e causam apagão em cidade do Vale do Paraíba
Divulgação/Defesa Civil de Aparecida
Além disso, a concessionária informou que tem atuado em outras ocorrências de queda de galho e árvores sobre redes elétricas da região, principalmente em São José dos Campos, Taubaté, Jacareí e Caçapava.
“A companhia reforça as recomendações sobre segurança para que a população jamais se aproxime de cabos partidos ou de fios caídos”, completou a empresa.
A Neoenergia Elektro, concessionária que atende cidades como Cunha, São Luiz do Paraitinga, Silveiras e Piquete, confirmou que o problema nas torres de Aparecida também impacta o fornecimento de energia elétrica nessas cidades.
Equipes da concessionária têm atuado em conjunto com a EDP.
Chuva em Aparecida
Aparecida, onde ficam as torres de transmissão de energia elétrica que tiveram problemas, também registrou outras ocorrências por conta do temporal.
De acordo com a Defesa Civil, a chuva forte causou a queda de 27 árvores. Uma delas caiu sobre uma fiação de alta tensão e atingiu uma casa na rua Antônio Bittencourt Costa, no bairro Santa Luzia. A família que mora na casa precisou ir para o imóvel de parentes.
Outra árvore caiu sobre um carro estacionado na Avenida Itaú, no bairro Itaguaçu - o veículo estava vazio e ninguém ficou ferido.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
PF de Campinas prende suspeito de chefiar esquema de fraudes bancárias e falsificação de documentos
A Polícia Federal (PF) de Campinas (SP) realizou, na manhã desta quarta-feira (19), uma operação contra falsificação de documentos, lavagem de dinheiro e fraudes em contas bancárias. Segundo a corporação, o homem suspeito de coordenar o esquema foi preso.
O mandado de prisão preventiva contra o investigado foi cumprido no bairro Santa Cecília, em São Paulo. Além da ordem de detenção, a PF cumpriu nesta quarta um mandado de busca e apreensão, também na capital. De acordo com a investigação, o homem está envolvido em pelo menos 11 processos de estelionato.
A apuração da Polícia Federal começou em maio de 2022, a partir da comunicação de fraude contra um cliente da Caixa Econômica Federal, em Indaiatuba (SP), quando um suspeito fez uso de documento falso, se passou pelo correntista e movimentou R$ 40 mil.
Depois disso, a corporação identificou o envolvimento do grupo em outros quatro casos de fraude com as mesmas características. Já em junho de 2024, a PF cumpriu dois mandados de busca e apreensão em Goiânia (GO), contra suspeitos de recrutar pessoas para usar os documentos falsos e se passar pelos clientes da Caixa. A instituição bancária não é investigada.
Na ocasião, foram apreendidos documentos, cartões bancários, equipamentos e celulares que permitiram identificar o possível mentor do esquema, que foi preso nesta quarta. Há indícios de envolvimento de pelo menos sete pessoas nas fraudes.
Os investigados podem responder por falsificação de documento, estelionato, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
O nome da operação, "Not me" (Eu não, em inglês) faz alusão à falsificação de documentos para ter acesso às contas bancárias.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Duas mulheres morrem após caminhão entrar na contramão e colidir com moto
"/> Vítimas estavam em motocicleta quando caminhão entrou na contramão e veículos colidiram. Caso aconteceu em Campina Grande. Duas mulheres estavam em motocicleta quando acidente aconteceu, em Campina Grande
Reprodução/TV Paraíba
Um acidente entre uma moto e um caminhão deixou duas mulheres mortas, na madrugada desta quarta-feira (19), em Campina Grande. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma das vítimas foi identificada como Daniele Barbosa Amaro, de 40 anos.
Conforme detalhou a PRF, um caminhão invadiu a contramão na Alça Sudoeste e colidiu com a moto em que as mulheres estavam. As duas morreram no local.
Ainda de acordo com a PRF, o motorista do caminhão fugiu, e o caso segue em investigação.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
Carro avança sinal vermelho, atinge viatura da PM e deixa quatro feridos em Campinas
Policiais e dois ocupantes do outro veículo ficaram feridos. Acidente deixou trânsito lento na Avenida Norte-Sul. Uma batida envolvendo uma viatura da Polícia Militar deixou quatro pessoas feridas na manhã desta quarta-feira (19) na Avenida Norte-Sul, em Campinas (SP). A ocorrência foi no cruzamento com a Rua Sampainho e causou lentidão.
Segundo a Emdec, responsável pelo trânsito na metrópole, um carro branco avançou o sinal vermelho e atingiu a viatura. Dois policiais e dois ocupantes do outro veículo ficaram feridos. A fiação da CPFL no local também foi atingida.
Por volta de 7h40, o trânsito seguia pela faixa da esquerda, sentido Guarani.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.