Chimpanzé vítima de maus-tratos na Colômbia é transferido para santuário no interior de SP

Yoko, de 38 anos, chegou ao Santuário de Grandes Primatas de Sorocaba (SP) na segunda-feira (24). Ele sofria maus tratos e foi explorado por narcotraficantes e em um circo na Venezuela. Chimpanzé Yoko, vítima de maus tratos na Colômbia, chegou a um santuário em Sorocaba (SP)
@meire_mi/Reprodução
Um chimpanzé que foi vítima de maus-tratos e viveu por anos sendo explorado no circo e por narcotraficantes foi transferido de um cativeiro em Pereira, na Colômbia, para o Santuário de Grandes Primatas de Sorocaba, no interior de São Paulo, na segunda-feira (24).
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Conforme divulgado pela ONG Projeto GAP Brasil, afiliada do santuário, o chimpanzé se chama Yoko e tem 38 anos. Ele chegou ao Brasil depois de dois dias de viagem. Os trâmites das documentações necessárias para trazer o animal para o santuário foram concluídos após diversos meses.
De acordo com a ONG, Yoko era o único chimpanzé da espécie no Bioparque Ukumari, em Pereira. A história do primata ficou conhecida em julho de 2023, quando seus companheiros, Pancho e Chita, foram baleados e mortos depois de uma fuga do zoológico.
Chimpanzé Yoko tem 38 anos e foi vítima de maus tratos durante a infância na Colômbia
@meire_mi/Reprodução
Durante a infância, Yoko foi capturado e traficado pela Colômbia. Ele viveu por vários anos sob domínio de um narcotraficante e, neste período, foi explorado, acorrentado e era forçado a ter hábitos que iam contra sua natureza.
Depois disso, segundo a ONG, o animal foi enviado para um circo na Venezuela, onde continuou a ser explorado até algumas autoridades conseguirem resgatá-lo na fronteira dos dois países, nos anos 2000.
Em seguida, o primata passou por algumas instituições até chegar ao Bioparque Ukumari, em 2018, onde permaneceu até que os trâmites de sua transferência para o Brasil fossem concluídos.
Ainda conforme a entidade, no santuário de Sorocaba, Yoko estará em um ambiente mais adequado para sua integração e bem-estar, além dele e dos outros animais estarem livres da visitação do público. Assista trechos da chegada de Yoko abaixo.
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Gérard Depardieu nega acusações de agressão sexual

Ator de 76 anos, acusado de agredir sexualmente duas mulheres em 2021, se defendeu dizendo: 'Não vejo por que eu sairia por aí apalpando uma mulher, suas nádegas, seus seios'. Gérard Depardieu é julgado em Paris por agressões sexuais
Stephanie Lecocq/Reuters
Gérard Depardieu negou as acusações de agressão sexual no segundo dia de julgamento. O ator disse ao tribunal nesta terça-feira (25) que não tinha o hábito de "apalpar" mulheres.
"Não vejo por que eu sairia por aí apalpando uma mulher, suas nádegas, seus seios. Não sou alguém que se esfrega nos outros no metrô", disse. Gérard Depardieu é acusado de agredir sexualmente duas mulheres durante as filmagens de um filme em 2021.
O ator de 76 anos, que fez mais de 200 filmes e séries de televisão, é a figura de maior destaque a enfrentar acusações de violência sexual na resposta do cinema francês ao movimento #MeToo. Depardieu sempre negou qualquer irregularidade, e esse será o primeiro caso pelo qual ele será julgado.
O advogado de Depardieu, Jérémie Assous, disse que o caso se baseia em "falsas acusações" contra seu cliente, acrescentando que o astro do cinema deve comparecer ao julgamento de dois dias depois que uma audiência inicial, marcada para outubro de 2024, foi adiada devido à sua saúde debilitada.
Bolsonaro vai acompanhar julgamento no STF, diz advogado do ex-presidente
O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar nesta terça-feira (25) se aceita denúncia contra Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe de Estado em 2022. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai acompanhar o julgamento no STF, segundo o advogado que o defende Paulo Cunha Bueno.
Esta reportagem está em atualização.
https://g1.globo.com/politica/blog/andreia-sadi/post/2025/03/25/bolsonaro-julgamento-no-stf.ghtml
Adolescente é apreendido suspeito de matar amigo da namorada após crise de ciúmes no interior do AM
"/> A detenção do jovem aconteceu após investigações que iniciaram na data do crime, em 8 de março. A vítima tinha 22 anos. Delegacia Especializada de Polícia de Humaitá.
Divulgação/PC-AM
Um adolescente, de 17 anos, foi apreendido sob a suspeita de ter matado o amigo da sua namorada após uma crise de ciúmes em Humaitá, no interior do Amazonas, nesta segunda-feira (24). A detenção do jovem aconteceu após investigações que iniciaram na data do crime, em 8 de março. A vítima tinha 22 anos.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
De acordo com a Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Humaitá, o adolescente não aceitava que sua namorada conversasse com a vítima. Ele, então, armou uma emboscada e executou o jovem com cinco disparos no momento em que ele iria receber uma entrega em sua residência. O adolescente confessou o crime.
"O trabalho trouxe uma resposta à família da vítima, especialmente em um homicídio que gerou grande repercussão na cidade. O distrito envolvido é uma área rural, localizada a cerca de 100 quilômetros da sede da cidade”, ressaltou o delegado Paulo Mavignier, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI).
A operação também contou com o apoio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sedesc) de Rondônia que atuou na execução de algumas etapas da investigação, contribuindo para o sucesso da ação e a apreensão do adolescente.
De acordo com a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), o adolescente responderá por ato infracional análogo a homicídio. Ele foi trazido para Manaus e ficará à disposição do Juizado da Infância e Juventude Infracional.
LEIA TAMBÉM
VÍDEO: Mulheres agredidas em briga de trânsito em Manaus prestam depoimento e suspeito é identificado
Homem faz ex-companheira refém em residência na Zona Oeste de Manaus
Atlas da Violência: taxa de homicídio no Amazonas foi o maior da região norte, em 2022
Alto Tietê registra 12 mortes no trânsito em fevereiro; todas as vítimas eram homens, aponta Infosiga
"/> Número de mortes é 29,4% menor que o de fevereiro do ano passado, que registrou 17. Em fevereiro, um motociclista morreu após bater em placa de sinalização e atingir árvore na Mogi-Salesópolis
Reprodução/TV Diário
O Alto Tietê registrou 12 mortes em acidentes de trânsito em fevereiro deste ano, de acordo com os dados do Sistema de Informações Gerenciais de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga). Todas as vítimas eram homens.
O número de mortes é 29,4% menor do que o registrado em fevereiro do ano passado, que teve 17 mortes. Nos últimos dez anos, 2018 e 2023 também registraram 12 mortes no mês, que é o menor número da série histórica (veja o gráfico abaixo).
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Do total de acidentes que tiveram mortes, sete envolveram motocicletas, três foram com pedestres, um envolveu carro e um não tem a informação disponível.
Seis mortes aconteceram em vias municipais, quatro em vias estaduais e duas não tinham a informação disponível.
Metade dos acidentes aconteceram entre sexta-feira e domingo, sendo dois em cada dia. Três aconteceram em uma segunda-feira, dois em uma quarta-feira e um em uma quinta-feira.
Região
Os 12 acidentes com morte de fevereiro se dividiram entre seis municípios do Alto Tietê, sendo eles Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Suzano.
As cidade da região que mais registrou acidentes com morte foi Mogi das Cruzes, com seis.
Acidentes sem vítimas fatais
O balanço divulgado pelo Infosiga também mostra que o Alto Tietê teve aumento no número de acidentes sem vítimas fatais. Foram 321 em fevereiro do ano passado, contra 351 em fevereiro deste ano, um aumento de 9,3%.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê
Romance 'Lá, seremos felizes' será lançado pelo jornalista Nicodemos Sena na quarta, 27, em Santarém

Obra narra as aventuras e desventuras de Lázaro, uma criança abandonada na Amazônia dos Anos 1930-1940. Nicodemos sena autografa o livro "Lá, seremos felizes", em Santarém, no dia 26 de março de 2025
Reprodução / Redes sociais
O Centro Cultural João Fona, em Santarém, oeste do Pará, será palco nesta quarta-feira (27), a partir das 19h, do lançamento do mais novo romance do santareno Nicodemos Sena: "Lá, seremos felizes". A entrada para a noite de autógrafos é gratuita.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Desde "A espera do nunca mais" (1999, prêmio Lima Barreto/Brasil 500 Anos) o romancista vem construindo um painel ao mesmo tempo extraordinário e estarrecedor de uma região saqueada e vilipendiada em seus bens naturais e culturais.
Em "Lá, seremos felizes", em vez dos costumeiros estereótipos criados por viajantes, aventureiros, naturalistas e exploradores, Sena desnuda uma Amazônia, ainda que “selvagem”, íntegra, autêntica e humana, contada e cantada pelas vozes de seus habitantes mais representativos, em tudo diferente da Amazônia exótica e fantasmagórica criada por forasteiros, que atrai a cobiça de uns e apavora a mente de muitos.
As aventuras e desventuras de Lázaro, uma criança abandonada na Amazônia dos Anos 1930-1940, espécie de "Lazarilho de Tormes" amazônico, narradas com o frescor das falas do lugar, fazem de "Lá, seremos felizes" um feliz exemplo de como a literatura de imaginação pode recriar um universo necessariamente mítico, posto que amazônico, mas também real, permitindo que não apenas as chagas sociais, a miséria e a violência em solo amazônico sejam reveladas, como também a generosidade de um povo que ainda hoje sofre essa injustiça.
Ilustração do livro "Lá, seremos felizes"
Reprodução
Sobre o autor
Nicodemos Sena nasceu em 1958, no município de Santarém, Estado do Pará, Amazônia brasileira, e passou sua infância entre indígenas e caboclos do rio Maró. Em 1977, vem para São Paulo onde se forma em Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), e em Direito, pela Universidade de São Paulo (USP). Repórter e redator em órgãos da imprensa de São Paulo, retorna ao Pará em 2000, no posto de diretor de redação de “A Província do Pará”.
A estreia literária de Nicodemos foi em 1999, com o romance "A Espera do Nunca Mais - Uma Saga Amazônica" (1.112 páginas, 3ª edição, Kotter Editorial, Curitiba, 2020), com o qual recebeu, em 2000, o Prêmio Lima Barreto/Brasil 500, concedido pela União Brasileira de Escritores (Rio de Janeiro).
Nicodemos Sena é também autor dos romances "A Noite é dos Pássaros" (Prêmio Lúcio Cardoso, da Academia Mineira de Letras, 2004), "A Mulher, o Homem e o Cão" (2008) e "Choro por ti, Belterra!" (2017), e do livro-poema "Ladrões nos Celeiros: Avante, Companheiros!" (2018). Conselheiro da União Brasileira de Escritores (UBE/SP). Membro da Academia de Letras e Artes de Santarém (ALAS) e da Academia Taubateana de Letras (ATL).
Proprietário da Editora Letra Selvagem, atualmente, Nicodemos Sema mora em Taubaté (SP).
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adolescente de 15 anos morre após colisão entre motociclo e camioneta no interior de SP

Bryan Fernando Araujo Duarte pilotava um motociclo, um veículo motorizado de duas rodas, quando colidiu com uma camioneta, automóvel que transporta passageiros e cargas no mesmo compartimento, em Apiaí (SP). O adolescente chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Bryan Fernando Araujo Duarte, de 15 anos, morreu após a colisão entre um motociclo e uma camioneta em Apiaí (SP)
Redes sociais
Um adolescente, de 15 anos, morreu após a colisão entre um motociclo e uma camioneta em Apiaí, no interior de São Paulo. Conforme apurado pelo g1, Bryan Fernando Araujo Duarte conduzia o veículo motorizado de duas rodas. Ele chegou a ser encaminhado a um hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O acidente ocorreu na Estrada da Barra do Chapéu, que liga Apiaí a Barra do Chapéu, na noite de sábado (22). De acordo com o boletim de ocorrência, a PM e o Corpo de Bombeiros prestaram atendimento no quilômetro 14 da via.
Segundo o registro policial, Bryan foi encaminhado a um hospital da região, mas não resistiu. A unidade de saúde não foi especificada no documento, nem detalhes sobre os ferimentos sofridos pelo adolescente.
O motorista da camioneta, de 43 anos, permaneceu no local do acidente até a chegada das autoridades. Segundo o BO, ele não apresentou sinais de embriaguez, mas se recusou a fazer o teste do bafômetro no local.
O caso foi registrado na Delegacia de Apiaí como homicídio culposo, quando não há intenção de matar, na direção de veículo automotor.
Sepultamento
O corpo de Bryan foi velado na Câmara Municipal De Barra Do Chapéu e sepultado na manhã de segunda-feira (24), no cemitério de Barra do Chapéu. As informações são da funerária Osla Apiaí.
g1 Santos relembra:
Morte de Adalto Mello
Em 29 de dezembro, o músico Adalto Mello, de 39 anos, foi atropelado e morto por Thiago Arruda Campos, de 32, que estava com 20,5 vezes mais álcool no organismo do que o permitido por lei. O atropelamento ocorreu na Avenida Tupiniquins, em São Vicente, quando o bancário, dirigindo em alta velocidade, ultrapassou a moto de Adalto pela direita, subindo na calçada.
Vídeo mostra acidente de trânsito que matou cantor de pagode em São Vicente (SP)
O Tribunal de Justiça de São Paulo aceitou a denúncia de homicídio doloso com dolo eventual contra Thiago, que assumiu o risco de matar. O promotor solicitou que o caso fosse levado a júri popular e que o acusado fosse responsabilizado por danos à família da vítima.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Caminhão carregado de toras com extração proibida por lei é apreendido no Pará

Carreta carregava 41 m³ de acapu e carga não tinha documentação. Toda as toras da madeira ilegal foram apreendidas. Caminhão carregado de toras de acapu, de extração proibida por lei, é apreendido no Pará
PRF/Divulgação
Uma carreta carregada com toras de acapu foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-155 em Marabá, sudeste do Pará, na segunda-feira (24). A espécie tem extração proibida por lei.
O caminhão carregava 41 m³ da madeira ilegal e foi abordado pelos policiais que constataram que não havia nenhuma documentação da legalidade da carga.
"A carga foi encaminhada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marabá para a realização dos procedimentos cabíveis", informou a PRF.
Já o motorista assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado. Ele pode responder por crime ambiental e uso de documento falso.
Veja mais notícias do estado no g1 Pará
Área vip da Copa do Mundo tem espaço exclusivo próximo a linha de chegada

Opção especial contará com buffet de almoço, lanche da tarde e bebidas self-service (sem bebidas alcoólicas) O segundo ano da realização da Copa do Mundo UCI de Mountain Bike em Araxá (MG) se aproxima e outra vez promete dar muito o que falar. Os melhores ciclistas do mundo, vindos de mais de 40 países, estarão competindo nas duas primeiras rodadas do evento - o intitulado WHOOP UCI Mountain Bike World Series - em uma rodada dupla no Grande Hotel Termas de Araxá. A primeira etapa acontecerá de 3 a 6 de abril. Já a segunda será logo na semana seguinte, entre os dias 9 e 12. Pensando em oferecer a melhor experiência possível para os visitantes, os organizadores locais do evento disponibilizam mais uma vez uma área vip, o Lounge Experience. Acesse o site do evento https://mtbworldseries.com.br/ para comprar.
A principal novidade fica por conta da criação de um espaço exclusivo do lado oposto do público, próximo da largada e chegada, ao redor da área de concentração pré-largada, onde estarão aquecendo os oito atletas da primeira fila, ou seja, uma oportunidade de ficar a poucos metros dos melhores atletas do mundo. Além disso, manteve-se o já tradicional acesso exclusivo aos Paddock dos atletas, das equipes Elite UCI (subsolo do Grande Hotel) e das Equipes UCI (Clube do Grande Hotel). Entre os demais diferenciais da área estão também o Buffet Grande Hotel de pequeno almoço (11h às 14h), Buffet Grande Hotel de lanche da tarde (15h às 17h30), bebidas self-service (exceto bebidas alcoólicas), mesas distribuídas pelo espaço, acesso aos vitrais das Termas e a utilização dos banheiros do local.
Público de Araxá lotando arena da Copa do Mundo
Ultrafotos/CiMTB
"O Lounge Experience é realmente uma oportunidade incrível de estar o mais perto possível dos principais ciclistas do mundo durante a realização das duas etapas da Copa do Mundo", enaltece Rogério Bernardes. "A respeito do Paddock dos atletas, vale ressaltar que 15 minutos antes de todas as largadas, a área de equipe deverá ser totalmente liberada. Nesse momento, comissários UCI e seguranças solicitarão que todos se retirem para garantir o trânsito livre dos atletas para a largada. Depois da largada, o espaço será liberado novamente para o acesso", complementa.
A compra dos acessos ao Lounge Experience deve ser feita pelo site oficial do evento - clicando em Compre Sua Área Vip - e só poderá comprar o Lounge Experience as pessoas que já efetuaram a compra dos passaportes. Os valores são de R$ 850,00 para um dia e R$ 1.500,00 para dois dias em cada etapa. O Lounge Experience irá funcionar nos dias 5, 6, 11 e 12 de abril, das 9h às 17h30.
O Lounge Experience fica no foyer externo das Termas do Grande Hotel, em um espaçoso de beleza arquitetônica ímpar. A localização é privilegiada, em frente a chegada. A novidade de 2025 é que o estande da Specialized será o portal de entrada da área, contando com os atletas de renome mundial, como Koretzky, Vidaurre, Joris Ryf, Christopher Blevins, Adrien Boichis, Sina Frei, Laura Stigger e Haley Batten, e também os brasileiros Alex Malacarne, Gustavo Xavier, Gustavo Nogueira e Nina Carvalho.
Como pegar a pulseira de acesso
Depois de entrar no evento com seu passaporte, dirija-se à entrada do Lounge Experience no estande da Specialized. Haverá um balcão de atendimento com uma relação de nomes que adquiriram a experiência. Para cada dia será entregue uma pulseira diferente e somente com ela é possível entrar e sair quantas vezes quiser do local.
VÍDEOS: Bom Dia Minas de terça-feira, 25 de março de 2025
Assista aos vídeos dos telejornais com as notícias de Minas Gerais. Assista aos vídeos dos telejornais com as notícias de Minas Gerais.
Ex-miss Goiás e falsa enfermeira: saiba quem é a mulher procurada pela Interpol suspeita de deixar homem impotente com procedimento

Luana Nadejda Jaime, de 45 anos, está sendo investigada por quatro denúncias de lesões corporais. Segundo a polícia, a mulher está foragida fora do país. Luana Nadejda Jaime é procurada pela polícia após quatro denúncias de lesão corporal, em Goiânia
Reprodução/Redes sociais
A falsa enfermeira Luana Nadejda Jaime, de 45 anos, que está sendo investigada por quatro denúncias de lesões corporais, também é conhecida por participar de concursos de Miss em Goiás e até em eventos internacionais. Um dos pacientes da mulher ficou impotente após realizar um preenchimento íntimo, em Goiânia. Atualmente, Luana é considerada foragida e é procurada pela Interpol, informou a polícia.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Ao g1, Fernando Ferreira, coordenador do Miss Goiás há 26 anos, afirmou que ela participava de concursos paralelos, fora da franquia principal. Em 2024, após vencer a etapa estadual, Luana foi coroada como Miss Brasil Celebrity Continente Del Mundo e embarcou para Arequipa, no Peru, para representar o país. Em outubro, ela venceu a competição internacional.
Além disso, a suspeita era considerada presença VIP em concursos de Miss e gravava vídeos para convidar outras mulheres. Com vestidos glamourosos, faixa de Miss e coroada, ela promovia a sua participação nos eventos. "A minha bandeira é igualdade social e igualdade de gênero. E quero representar muito bem a beleza brasileira", disse a ex-Miss, em vídeo publicado nas redes sociais.
Segundo a Polícia Civil, a suspeita se apresentava como enfermeira e atuava no Studio Estética Luana Jaime, em Goiânia. Em 2024, os agentes realizaram buscas no local e encontraram diversas fotos de preenchimentos íntimos em celulares, que foram apreendidos, além de reclamações de pacientes.
As autoridades constataram que Luana falsificou o diploma de enfermagem. Ao g1, o Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren) confirmou que ela não possui registro profissional. "Cabe agora às autoridades o cumprimento da justiça e o andamento do processo conforme a legalidade", destacou.
Em nota, a defesa de Luana Jaime disse que ela nunca esteve foragida, pois viajou dois dias antes da prisão preventiva ser decretada, no dia 10 de dezembro de 2024. A defesa pontuou ainda que irá pedir a revogação do mandado de prisão, que será apresentada nos atos processuais.
Luana Nadejda Jaime viajou para fora do Brasil para participação de um concurso internacional como Miss
Reprodução/Redes sociais
Investigação
Mulheres são presas suspeitas de trabalharem em clínica de estética interditada
Por meio da Operação Beleza sem BO, a Polícia Civil de Goiás, decretou a prisão preventina de Maria Silvânia Ribeiro da Silva, de 39 anos. De acordo com a delegada responsável pelo caso, Débora Melo, as investigações começaram a partir da internação de uma paciente, que havia sido submetida a um procedimento de glúteo, na clínica Lunar Espaço de Estética Corporal, em Aparecida de Goiânia, em dezembro de 2023.
Após tomarem conhecimento do caso, os policiais e a Vigilância Sanitária de Aparecida de Goiânia foram até a clínica e encontraram irregularidades. Na delegacia, a suspeita declarou que havia feito biomedicina on-line e uma pós-graduação com Luana Nadejda Jaime. A partir disso, uma investigação foi iniciada contra Luana.
LEIA TAMBÉM:
INVESTIGAÇÃO: Falsas enfermeiras são alvos de operação policial após homem ficar impotente depois de fazer preenchimento íntimo
SUSPEITA: Falsa enfermeira presa após procedimento que deixou homem impotente postou fotos de beca para fingir que tinha se formado, diz polícia
INTERNAÇÃO: Paciente de falsa enfermeira presa após procedimento que deixou homem impotente chegou a ir para a UTI, diz polícia
Em 2024, as duas clínicas foram interditadas, mas as mulheres continuaram oferecendo serviços nas redes sociais. Segundo a polícia, as duas falsificaram os diplomas.
No final de 2024, um homem que teve complicações após realizar um preenchimento no órgão genital na clínica de Luana denunciou o caso. Ele alegou ter perdido a funcionalidade do membro.
Após a prisão de Silvânia, a polícia procura por Luana. "Ela está foragida. O mandado de prisão está com a Interpol e temos notícias de que ela está na Europa, mas onde especificamente nós não sabemos", afirmou a delegada.
Outro caso
Em 2014, Luana Nadejda Jaime foi absolvida da acusação de ter matado a amiga, Gilvânia Lima de Oliveira, em Anápolis, no dia 3 de dezembro de 2000, segundo Ministério Público de Goiás (MPGO). A decisão foi da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).
De acordo com o Ministério Público, o caso já foi arquivado pela Justiça. O órgão afirmou ter ido até a última instância recursal, junto ao Supremo Tribunal Federal, em 2015, mas o pedido para reverter a decisão de absolvição não foi atendido.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Sem saneamento básico, transporte e iluminação pública, moradora denuncia condições precárias em bairro de São Roque: 'Abandonada por Deus'
"/> Amanda Gabriela Ogushi vive há um ano na Estrada Aldo Penonne, em São Roque (SP). Desde então, ela e a família alegam que sofreram uma série de negligências durante a busca por melhores condições na região. Moradora denuncia condições precárias em bairro de São Roque
Todos os dias, a garçonete Amanda Gabriela Ogushi levanta de sua cama com um único desejo: sentir-se segura na casa onde mora. Há um ano, ela se mudou para a Estrada Aldo Penonne, em São Roque (SP), na busca de um lugar melhor após ter sido assaltada à mão armada.
No entanto, apesar do início de um novo capítulo da vida, o medo e a vulnerabilidade continuam sendo protagonistas do cotidiano da família. Os problemas começam antes mesmo de chegar à estrada de terra, com a falta de transporte e iluminação pública.
"Nós não temos coleta de lixo, é muito difícil. Temos que juntar todo o lixo para levar à caçamba mais próxima, isso quando não é queimado. Não temos um transporte coletivo, e isso pega muito. É como as pessoas se localizam. Temos que andar a pé, faça chuva ou faça sol. É muito difícil, e a prefeitura diz que aqui não é uma zona rural", comenta.
O g1 esteve no local para entender a situação e, em seguida, questionou todas as autoridades responsáveis pelos problemas mencionados pela família (assista à reportagem acima).
Amanda comenta sobre as situações precárias na região
Marcel Scinocca/g1
Do portão para dentro, Amanda segue enfrentando dificuldades. A região não possui saneamento básico e, por isso, ela utiliza a água de um poço, descoberto pela família no fim de um barranco, que fica dentro do terreno. O esgoto é despejado em uma fossa séptica, mesmo com a região contendo poços de inspeção da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
A sensação de desamparo cresceu ainda mais depois que Beatriz Ogushi, filha de Amanda, foi abordada por um homem desconhecido no caminho para a escola. Todos os dias, a adolescente percorre, a pé, um trajeto de 1h30 entre ida e volta. Segundo a família, a instituição alega que não é obrigada a fornecer transporte para ela.
"Aconteceu de um homem passar e puxar minha filha pelo braço, querendo levá-la embora. Ele tentou forçar ela a subir na moto. Eu e ela estamos com medo, muito assustadas. Ela comentou que não quer mais ir à aula e me disse que 'hoje ele foi de moto, mas amanhã ele pode ir de carro. Nunca mais eu vou voltar'", explica.
Estrada Aldo Penonne, em São Roque (SP)
Diogo Del Cistia/g1
Após o susto, a menina e a mãe tentaram registrar um boletim de ocorrência na delegacia de São Roque, mas tiveram o pedido negado pela funcionária do local. A mulher alegou que, devido à falta de provas, não seria possível ajudá-las.
"Quando eu fui na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e pedi para fazer um boletim de ocorrência, a mulher que me atendeu disse que não tinha como e que eu deveria voltar para casa porque não tinha imagens, provas, iluminação, nada. É exatamente isso que eu sou e tenho. Como que vou passar isso para frente?", questiona.
Por conta do ocorrido, Beatriz não tem frequentado as aulas. Além do medo frequente, a estudante foi encaminhada ao psiquiatra, que a diagnosticou com transtorno de adaptação e depressão grave.
"Eu sinto medo de ir para a escola. Sinto falta de lá, dos meus amigos, de tudo. Eu tenho muito medo de sair de casa e não voltar nunca mais. É bem difícil passar por tudo isso. Desde então, estou com 36 faltas na grade disciplinar", diz Beatriz.
Beatriz não tem frequentado as aulas desde então
Marcel Scinocca/g1
Após diversas respostas negativas das autoridades, Amanda alega que se sente abandonada. A cada dia, a luta da família para conseguir os direitos básicos de um cidadão comum e ter uma vida mais tranquila continua incansavelmente.
"Eu pedi ajuda para todo mundo. Na escola, no Conselho Tutelar, na delegacia, na Secretaria de Educação, mas eu só tive negativas. 'Não, não podemos fazer nada' foi uma das frases que eu mais escutei", lamenta.
"Me sinto um nada, uma pessoa que não significa nada, sem valor nenhum. Nem eu, nem minha família, nem minha filha. Somos apenas mais um indivíduo qualquer na rua. Nós somos abandonados por Deus", finaliza.
Amanda vive no local desde 2024
Marcel Scinocca/g1
O que dizem as autoridades?
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP)
Em nota, a Seduc-SP afirma que reavaliou o trajeto da estudante e constatou que ele é superior a dois quilômetros, distância mínima estabelecida por lei para o oferecimento de transporte escolar.
Diante disso, a diretoria de ensino disponibilizou o embarque no ponto mais próximo. A mãe confirma que Beatriz passou a ser buscada por uma van na porta da residência da família.
Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp)
Ao g1, a Sabesp informa que a ligação de água encanada está disponível em parte das casas da estrada, enquanto outras ainda não solicitaram o serviço.
Em relação à rede de esgoto, o órgão alega que, apesar da presença de poços de inspeção, serão feitos estudos técnicos para avaliar a viabilidade e disponibilizar a melhor solução para os moradores.
Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP)
Segundo a nota, a SSP esclarece que a funcionária que se negou a prestar apoio à família não trabalha mais na delegacia de São Roque e que a atitude não condiz com as diretrizes da Polícia Civil.
A ocorrência foi registrada de forma eletrônica em fevereiro e encaminhada ao DP, que está investigando o crime desde então. Amanda afirma que ela e Beatriz foram convocadas para prestar depoimento sobre o caso na terça-feira (18).
Quanto ao policiamento da estrada, a secretaria afirma que a Polícia Militar direciona suas operações com base na análise dos índices criminais e nas denúncias da população, reforçando o patrulhamento nas áreas com o maior número de crimes.
Prefeitura de São Roque
O Departamento de Planejamento e Meio Ambiente diz que a pasta está em contato com a empresa responsável pela coleta de lixo na cidade, colocando a estrada e suas ruas adjacentes dentro da rota dos caminhões ainda no mês de março.
Além disso, alega que a área não pode ser caracterizada como zona rural, independente de suas condições precárias. Para que uma região seja categorizada desta forma, é necessária uma atividade predominantemente voltada à exploração agrícola, pecuária ou extrativa.
Em resposta ao questionamento enviado pelo g1, a pasta também afirma que fará estudos técnicos para viabilizar a expansão da rede de iluminação pública na região.
*Colaborou sob supervisão de Ana Paula Yabiku
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Sem fotos, sem comida, celular no silencioso: as regras do STF para acompanhar o julgamento no local

Primeira Turma do STF começa a julgar nesta terça se Bolsonaro e sete membros de seu governo viram réus por tramar golpe de Estado em 2022. As regras para quem vai assistir a um julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) são rígidas – e preveem uma série de restrições para não atrapalhar o rito dos ministros.
As normas devem ser aplicadas nesta terça-feira (25), por exemplo, quando a Primeira Turma do STF começa a julgar se o ex-presidente Bolsonaro e sete membros de seu governo se tornarão réus por tentar um golpe de Estado no país em 2022.
Se forem tornados réus, eles serão julgados por suas condutas em um segundo momento. Autora da denúncia, a Procuradoria-Geral da República apontou cinco crimes supostamente cometidos pelo grupo (veja abaixo).
STF - Supremo Tribunal Federal
Gustavo Moreno/STF
As regras para acompanhar o julgamento presencialmente incluem:
proibição de falar ao celular;
proibição de usar o celular para fotografar ou filmar durante a sessão;
proibição de consumir comidas e bebidas no plenário;
proibição de qualquer manifestação de apoio ou repúdio (palmas, vaias, gritos ou cartazes, por exemplo);
obrigação de manter o celular no modo silencioso e fazer silêncio.
Essas normas valem tanto para o plenário principal – onde se reúnem os 11 ministros do STF – quanto para as turmas, formadas por cinco ministros cada.
Além dos advogados e de jornalistas, alguns dos acusados e seus assessores devem acompanhar o julgamento desta terça presencialmente. A lista de pessoas autorizadas não foi divulgada pelo tribunal.
Cães farejadores reforçam segurança para julgamento de Bolsonaro e aliados no STF
Acesso ao Contorno Norte da Rodovia dos Tamoios é interditado para manutenção

O bloqueio acontece no sentido São Sebastião e segue até a manhã de quarta-feira (26). Acesso ao Contorno Norte da Rodovia dos Tamoios é interditado para manutenção
Divulgação/Tamoios
O viaduto de retorno que dá acesso ao Contorno Norte da Rodovia dos Tamoios, em Caraguatatuba, foi interditado no sentido São Sebastião, às 8h desta terça-feira (15) para manutenção.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
De acordo com a Tamoios, concessionária que administra a rodovia, o viaduto fica no quilômetro sete do Contorno Norte. A pista sentido contrário está liberada.
A interdição na pista sentido São Sebastião segue até às 8h desta quarta-feira (26). Neste período, os motoristas que usam o acesso devem usar o retorno do Trevão, que fica no quilômetro 11,5 do contorno.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Como ir ao Lollapalooza 2025: transfer, lolla express e metrô

Festival é nos dias 28, 29 e 30 de março, no Autódromo de Interlagos, em SP. Olivia Rodrigo, Alanis Morissette e Justin Timberlake estão entre as principais atrações. Lollapalooza 2025: O que mudou e o que continua igual às edições anteriores?
O Lollapalooza 2025 acontece entre os dias 28, 29 e 30 de março, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
O metrô e os trens de São Paulo terão operação de 24hrs, garantindo às pessoas um retorno de transporte público com segurança e conforto. Opções de ônibus especiais também estão disponíveis para o público, os Lolla Transfer e Express.
📍O Autódromo de Interlagos fica na região sul de São Paulo, no bairro de Interlagos. O local fica a aproximadamente 850 metros da estação Autódromo (Linha 9 – Esmeralda).
Há estacionamento disponível no local?
Não há estacionamento disponível no Autódromo de Interlagos. O recomendável é utilizar transporte público ou serviços de transporte por aplicativo devido ao grande fluxo de pessoas.
Tudo sobre o Lollapalooza 2025:
Ao vivo: como assistir ao festival
Horários dos shows do festival e line-up completo
Que horas abrem os portões?
O que pode levar e o que não pode levar ao festival?
Ingresso digital: como comprar e ativar?
Mapa com palcos e outras atrações do Lollapalooza
Divulgação
Motorista morre ao bater contra defensa metálica na Rodovia Raposo Tavares em Sorocaba

Vítima foi socorrida em estado grave mas não resistiu. Acidente foi no início da manhã de segunda-feira (24). Motorista morreu após bater contra defensa metálica na Rodovia Raposo Tavares (SP-270) em Sorocaba (SP)
Divulgação/Artesp
Uma motorista morreu ao colidir contra a defensa metálica na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), em Sorocaba (SP), na segunda-feira (24).
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
De acordo com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), a motorista perdeu o controle da direção na altura do quilômetro 80. Ela foi socorrida em estado grave e levada ao hospital, porém, não resistiu aos ferimentos.
O carro da vítima foi levado para a base da Polícia Militar Rodoviária.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Dólar abre em baixa, com ata do Copom e tarifas de Trump no radar

No dia anterior, a moeda norte-americana subiu 0,61%, cotada a R$ 5,7517. O principal índice da bolsa de valores recuou 0,77%, aos 131.321 pontos. Notas de dólar.
Dado Ruvic/ Reuters
O dólar abriu em baixa nesta terça-feira (25), com o mercado analisando a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil (BC), divulgada nesta manhã, e ainda na expectativa por mais informações sobre as tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que devem entrar em vigor na próxima semana.
Veja abaixo o resumo dos mercados.
Entenda o que faz o preço do dólar subir ou cair
💲Dólar
Às 09h03, o dólar caía 0,13%, cotado a R$ 5,7440. Veja mais cotações.
No dia anterior, a moeda americana teve alta de 0,61%, cotada a R$ 5,7517.
Com o resultado, acumulou:
recuo de 2,78% no mês; e
perda de 6,93% no ano.
a
📈Ibovespa
O Ibovespa começa a operar às 10h.
Na véspera, o índice teve baixa de 0,77%, aos 131.321 pontos.
Com o resultado, o Ibovespa acumulou:
avanço de 6,94% no mês; e
ganho de 9,18% no ano.
O que está mexendo com os mercados?
Além disso, as tarifas de Trump voltaram a ocupar um espaço central nas atenções dos mercados financeiros globais no início desta semana, com a expectativa da entrada em vigor de novas taxas já na próxima semana.
Trump prometeu impor uma enxurrada de tarifas recíprocas no próximo dia 2, cujos detalhes não estão claros. O que se sabe é que as taxas devem ser calculadas para refletir o impacto das tarifas estrangeiras, bem como impostos estrangeiros de valor agregado sobre importações.
Várias reuniões diplomáticas entre os países são esperadas nas próximas semanas para entender como as tarifas vão funcionar. Nos encontros, também deverão ser negociadas isenções ou medidas mais flexíveis.
Enquanto o ambiente for marcado por incertezas, o mercado deve continuar buscando "refúgios seguros" para o dinheiro, conforme afirmou Bob Savage, chefe de estratégias macro do BNY, em uma nota enviada aos clientes.
O principal "refúgio seguro" do mercado são as Treasuries, os títulos públicos norte-americanos. Em momentos de incertezas, os investidores migram seus investimentos para esses ativos considerados seguros, o que valoriza o dólar e outras divisas tradicionais em detrimento de outras moedas, principalmente as de países emergentes.
Os temores são de que, com as tarifas, uma guerra comercial possa se acentuar. E taxas elevadas entre os países tendem a encarecer os preços dos produtos, elevando a inflação e impactando o consumo e a atividade econômica.
Nesta segunda-feira, Trump também afirmou que qualquer país que compre petróleo ou gás da Venezuela pagará uma tarifa de 25% sobre negociações feitas com os EUA. Essa "tarifa secundária" entrará em vigor em 2 de abril, informou o republicano em publicação na rede Truth Social.
O presidente declarou ainda que irá, "em um futuro muito próximo", anunciar taxas sobre automóveis, alumínio e produtos farmacêuticos.
Tarifas altas sobre a importação de produtos nos EUA podem elevar os preços de bens e serviços dentro do país, pressionando a inflação e diminuindo o consumo. Com essas perspectivas, o mercado segue mais pessimista em relação à maior economia do mundo e aos possíveis impactos globais.
Além disso, o aumento das tarifas pode reduzir o nível de exportações dos países que vendem seus produtos aos EUA, como o Brasil, o que pode impactar a força da atividade econômica do país.
Apesar dos temores, há uma expectativa de tarifas mais amenas sobre setores que podem impactar grandes empresas americanas. Assim, ações da montadora de veículos elétricos Tesla, de Elon Musk, vivem um dia de forte alta, com salto de quase 12%.
Os principais índices de ações norte-americanos tiveram ganhos nesta segunda. O S&P 500 avançou 1,76%, enquanto o Dow Jones subiu 1,42% e o Nasdaq, 2,27%.
*Com informações da agência de notícias Reuters
https://g1.globo.com/economia/noticia/2025/03/25/dolar-ibovespa.ghtml
Das praças a um dos maiores espetáculos a céu aberto do Brasil: Paixão de Cristo de Floriano completa 30 anos

Espetáculo acontecerá nos dias 18 e 19 de abril, às 20h, no Teatro Cidade Cenográfica. Entrada é gratuita. Para celebrar a 30ª edição, a Rede Clube exibe um programa especial em 12 de abril, após o Piauí de Riquezas. Ator Duda Nagle vai interpretar Jesus nos 30 anos da Paixão de Cristo de Floriano
A Semana Santa é considerada a principal celebração da Igreja Católica e relembra a paixão, morte e ressurreição de Cristo. No Piauí, há 30 anos, a Paixão de Cristo de Floriano, consagrada como um dos maiores espetáculos a céu aberto do Brasil, revive sentimentos de fé, devoção e a emoção da história que atravessa os séculos.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Para celebrar a 30ª edição, a Rede Clube exibe um programa especial em 12 de abril, após o Piauí de Riquezas. O programa vai fazer um resgate das três décadas de história do espetáculo, apresentando uma visão documental e abrangente de todas as edições realizadas, com depoimentos e memórias carregadas de significado.
Em 2025, o evento acontecerá nos dias 18 e 19 de abril, às 20h, no Teatro Cidade Cenográfica, com entrada gratuita. A expectativa é receber cerca de 5 mil espectadores por noite.
Ao g1, o ator Duda Nagle, que este ano interpreta Jesus de Nazaré, destacou a expectativa para o evento (veja no topo da reportagem).
"Tenho a grande honra de dar vida ao personagem mais importante, imagino, do mundo. Quero aprender muito com essa experiência, porque o ator é um 'aprendedor'. Ele busca estudar pra se aproximar o máximo possível dos personagens, do jeito que o personagem funciona internamente, o código de valores, o jeito de reagir aos estímulos, provocações da vida e situações concretas", contou.
"Confesso que estou buscando me colocar no lugar do Deus vivo. Obviamente vou fazer o meu melhor, mas imagino que não vou conseguir nem visualizar ou imaginar o tamanho da complexidade desse personagem, que talvez seja o mais difícil de todos pra um ator interpretar", completou o ator.
O espetáculo apresentará à reconstituição da última semana de vida de Jesus Cristo, da Última Ceia à Ressurreição. Cerca de 400 pessoas, entre atores, figurantes e técnicos, estão envolvidos na realização do evento. Entre eles, além de Duda Nagle, estão:
Humberto Martins, como Pôncio Pilatos;
Isabela Garcia, como Maria (Mãe de Jesus);
Tarso Tapety, como Herodes Antipas;
Vanessa Gerbelli, como Herodíade.
Floriano sedia um dos maiores espetáculos da Paixão de Cristo do Brasil.
Reprodução
Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Das praças a um dos maiores espetáculos a céu aberto do Brasil
O evento, que acontece há 24 anos no Teatro Cidade Cenográfica, em Floriano, considerado o segundo maior teatro à céu aberto do Brasil, com 55.000 metros quadrados de área - o que equivale a cinco campos de futebol, não começou com o gigantesco aparato.
O espetáculo teve a primeira edição em 1995, nas ruas de Floriano, com um elenco selecionado pelo diretor Cesar Crispim.
“Nosso grupo, o Escândalo Legalizado de Teatro, ministrou oficinas e seminários e, a partir daí, selecionamos o elenco para a primeira montagem. Essa seleção foi sendo aperfeiçoada ano após ano e hoje contamos com mais de 300 pessoas envolvidas no espetáculo, desde atores a equipe técnica”, relembrou o diretor.
Apresentação de Paixão de Cristo em Floriano no ano de 1996
Reprodução
Para mais informações, acesse o site: www.paixaodecristopi.com.br, ou o Instagram @paixaodecristopiaui.
*Estagiário sob supervisão de Ilanna Serena.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
Cineasta palestino vencedor do Oscar foi espancado por soldados israelenses após ser preso, diz codiretor

Advogada disse que Hamdan Ballal está preso em delegacia de Israel. Ballal é codiretor de 'Sem Chão', que venceu Oscar de melhor documentário. Antes de ser preso, ele foi espancado por colonos judeus e retirado de ambulância por soldados, diz codiretor. Vídeo mostra momento de ataque contra vencedor do Oscar, diz jornalista
A agressão contra o cineasta palestino Hamdan Ballal, vencedor do Oscar com o documentário "Sem Chão", começou após colonos judeus na Cisjordânia tentarem roubar ovelhas de casas palestinas, afirmou nesta terça-feira (25) o prefeito de Susiya, cidade na Cisjordânia.
Após o ataque, Hamdan foi algemado e vendado a noite toda em uma base do Exército enquanto dois soldados o espancavam no chão, disse sua advogada Leah Tsemel depois de falar com ele agora há pouco. Ele ainda está detido na delegacia de polícia de Kiryat Arba.
Ballal foi espancado por colonos judeus e, depois, detido pelo Exército israelense na segunda-feira (24), segundo Yuval Abraham, jornalista israelense que codirigiu o documentário vencedor do Oscar com Ballal.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Ballal estava participando de um encontro pelo fim do jejum diário do Ramadã na vila de Susiya, perto de Hebron, quando um grupo de colonos atacou a reunião e tentou roubar ovelhas do grupo, disse à agência de notícias Reuters o prefeito de Susiya, Jihad Nawajaa.
"Dezenas de colonos atacaram a reunião no Iftar (fim do jejum diário)", disse Nawajaa à Reuters por telefone. "Os jovens saíram para impedi-los, e houve cerca de oito feridos do nosso lado."
As Forças Armadas de Israel confirmaram a prisão de Ballal e afirmaram que ele estava entre um grupo de palestinos que arremessava pedras contra colonos judeus. Mas o Exército israelense negou relatos de que o cineasta foi retirado à força de uma ambulância, onde estava para tratar ferimentos do linchamento.
O paradeiro e estado de saúde do cineasta palestino também não haviam sido informados por Israel até a última atualização desta reportagem.
Segundo o relato de Yuval Abraham, Ballal tinha ferimentos na cabeça e na barriga e que estava sangrando.
Initial plugin text
"Colonos invadiram casas, atiraram pedras, quebraram janelas e veículos e agrediram violentamente moradores e ativistas de solidariedade. Várias pessoas ficaram feridas", disse o ativista palestino Ihab Hassan, uma das testemunhas do ataque, na rede social X."
"Quando a ambulância chegou para Hamdan, soldados israelenses a invadiram e o levaram. Não há sinal dele desde então."
Hamdan Ballal (à esquerda) ergue estatueta do Oscar em Los Angeles, em 2 de março de 2025
Mike Blake/Reuters
Segundo a agência de notícias Associated Press, testemunhas afirmaram que um grupo de 10 a 20 colonos mascarados atacou Ballal e outros ativistas judeus com pedras e bastões, além de quebrar os vidros de seus carros e furar os pneus.
“Não sabemos onde Hamdan está porque ele foi levado vendado”, disse Josh Kimelman, um dos ativistas que estavam no local, à agência.
Dirigido por israelenses e palestinos, o documentário "Sem Chão" mostra a vida de palestinos da Cisjordânia que convivem com a violência de colonos e militares israelenses.
Retomada das tensões
Palestino vencedor do Oscar é agredido por israelenses e preso, diz jornal
Desde o início do ano, após a assinatura de uma trégua já encerrada entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza, conflitos têm emergido na Cisjordânia.
As forças israelenses vêm conduzindo uma grande operação na Cisjordânia, alegando ter como alvo grupos terroristas e extremistas. Dezenas de milhares de palestinos foram forçados a deixar suas casas em campos de refugiados, enquanto residências e infraestrutura foram destruídas.
Pela primeira vez em mais de 20 anos, Israel mandou tanques de guerra para o território, na cidade de Jenin, no fim de janeiro.
Em fevereiro, o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, disse que ordenou que seus militares se preparem para uma "estadia prolongada" em partes da Cisjordânia, enquanto intensifica "operações contra grupos terroristas e extremistas".
Atualmente, existem mais de 140 assentamentos israelenses na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, que abrigam 450 mil israelenses. A presença deles é condenada pela comunidade internacional.
Apesar de ser considerado um território palestino, Israel detém o controle militar da Cisjordânia. Palestinos que habitam o território estão sujeitos à lei militar israelense. Isso quer dizer que palestinos residentes na Cisjordânia podem ser julgados por tribunais militares de Israel.
LEIA TAMBÉM
Israel ataca prédio da Cruz Vermelha na Faixa de Gaza e alega engano
Juíza dos EUA diz que nazistas receberam tratamento melhor do que venezuelanos deportados por Trump
Federação Árabe Palestina diz que brasileiro-palestino de 17 anos morreu em prisão em Israel
O documentário
Centenas de palestinos abandonam a Cisjordânia
"Sem Chão" retrata a luta dos moradores de Masafer Yatta para impedir que o Exército israelense demolisse suas vilas. O filme tem dois diretores palestinos, Ballal e Basel Adra, e dois diretores israelenses, Yuval Abraham e Rachel Szor.
O Exército israelense designou Masafer Yatta como uma zona de treinamento militar de fogo real nos anos 1980 e ordenou a expulsão dos moradores, majoritariamente árabes beduínos.
Cerca de 1.000 habitantes ainda permanecem na área, mas os soldados frequentemente entram na região para demolir casas, tendas, reservatórios de água e plantações de oliveiras. Os palestinos temem que uma expulsão total possa acontecer a qualquer momento.
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Veja a previsão do tempo para esta terça-feira em Belo Horizonte após forte temporal

Defesa Civil alerta para possibilidade de chuva moderada a forte, raios e rajadas de vento na capital, principalmente no período da tarde. Forte chuva alaga avenidas em Belo Horizonte e região metropolitana.
Divulgação/Redes Sociais
Após o temporal que atingiu Belo Horizonte e Região Metropolitana na segunda-feira (24), a previsão para esta terça (25) é de tempo nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuvas, raios e rajadas de vento, especialmente a partir da tarde, em Belo Horizonte e Região Metropolitana.
Segundo informações da Defesa Civil, as pancadas podem ser moderadas a fortes. A temperatura mínima registrada hoje foi de 18 °C e a máxima prevista é de 28 °C, com umidade relativa do ar chegando a 50% no período da tarde.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) explica que o avanço de uma frente fria no oceano mantém as áreas de instabilidade sobre Minas Gerais na terça-feira.
Apesar de distante da costa, essa frente fria contribui para a formação de nuvens carregadas sobre o estado. Essa cobertura intensa de nuvens deve manter as temperaturas mais amenas durante os próximos dias.
Chuva na segunda-feira
Segundo a Defesa Civil municipal, nesta segunda-feira (24), em apenas duas horas, na Região do Barreiro choveu 38 mm, cerca de 20% de todo o esperado para o mês de março. Na Região Noroeste, choveu 29,2 mm e, na Oeste, 19,2 mm.
Para essas regionais, o órgão emitiu um alerta de risco geológico válido até a próxima quinta-feira (27).
Ao longo da madrugada de terça-feira (25), a Região Centro-Sul foi a mais afetada, com 18mm de chuva.
No acumulado de março, as regiões da cidade onde mais choveu foram a Oeste (179mm ou 90,6% do esperado para o mês), seguida do Barreiro (148,6mm ou 75,2%) e da Noroeste (133,8 ou 67,7%).
Estragos
Durante as fortes chuvas, uma adolescente, de 14 anos, foi arrastada pela enxurrada. O incidente foi registrado na Avenida Bráulio Gomes Nogueira, no bairro Tirol, na Região do Barreiro. A jovem ficou presa embaixo de um caminhão e se afogou.
Ela foi resgatada por uma policial, levada até a UPA Diamante, onde precisou ser reanimada, e, em seguida, transferida para o Hospital João XXIII. O estado de saúde dela é considerado grave.
Na mesma região, no bairro Vale do Jatobá, a Avenida Senador Levindo Coelho ficou totalmente alagada. A força da água formou uma forte correnteza, que quase invadiu casas e comércios.
Rafaela Vitória Oliveira Moura, de 14 anos, está em estado grave após ser arrastada pela enxurrada, na Região do Barreiro, em BH
Arquivo pessoal
Em Ibirité, uma escola no bairro Los Angeles teve a frente bloqueada pela enchente. As aulas na unidade estavam canceladas desde a noite de domingo (23), quando a lama de uma barranco que desmoronou ficou depositada sobre a entrada principal da instituição.
No centro de Pedro Leopoldo, moradores registraram alagamentos na Rua Santa Luzia e Rua Dr. Neiva.
Na cidade de Contagem, o túnel para a travessia de pedestres da Estação Eldorado ficou alagado. Passageiros tiveram dificuldades para passar pelo local (veja vídeo abaixo).
Chuva alaga túnel e pedestres atravessam passarela descalços; VÍDEO
LEIA TAMBÉM:
Adolescente é arrastada pela enxurrada e se afoga embaixo de caminhão em BH; estado dela é grave
Chuva alaga túnel, e pedestres atravessam passarela descalços; VÍDEO
Jovem arrastada por enxurrada, avenida que virou rio e aulas canceladas: veja os transtornos causados pela chuva na Grande BH
Vídeos mais vistos no g1 Minas: