Avatar
g1 (RSS Feed)
9cb53e080594d6e1eb4c0d84c93baa1964819b6b67c82a36180466d2a9a20efa
Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros. Vídeos dos telejornais da TV Globo e da GloboNews. https://g1.globo.com/

Semas ouve pescadores e entidades sobre avanços dos Acordos de Pesca na região do Baixo Amazonas

Em reunião, Secretaria quis saber sobre o cumprimento das normas para preservação dos recursos naturais na região. Semas fez levantamento da situação dos acordos de pesca na região do Baixo Amazonas

Gustavo Campos / Ag. PA

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) participou, na terça-feira (25), de um encontro em Santarém, no oeste do Pará, sobre os Acordos de Pesca em curso na Região de Integração do Baixo Amazonas.

O secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos, participou de uma reunião com pescadores das regiões do Lago Grande e Arapixuna, além de representantes da Sociedade para Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente (Sapopema), Movimento dos Pescadores do Baixo Amazonas (Mopebam), Colônia de Pescadores Z-20, Sindicato dos Pescadores e Pescadoras Profissionais Artesanais e Aquicultores de Santarém (Sindpesca), The Nature Conservancy (TNC) e outras entidades parceiras nas tratativas e execução dos Acordos.

✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp

"Foi uma conversa muito importante de alinhamento. É uma construção. O Acordo de Pesca não termina com a publicação da norma nem com a instalação das placas de sinalização. Então, a reunião foi fundamental, com os pescadores e movimentos representados aqui, para a gente entender o papel de cada um agora nessa segunda fase, que inclui uma série de ações pós-acordo de pesca, tais como estratégias de efetividade institucional e arranjos de economia circular", explicou o secretário adjunto.

Em 2023, o governo do estado homologou o Acordo de Pesca no Lago Grande, abrangendo 5 mil famílias de 64 comunidades de Santarém, Óbidos e Juruti. No ano passado, foi publicado o documento do Arapixuna, beneficiando 2 mil pessoas em 28 localidades do município santareno.

O Acordo de Pesca estabelece normas para a atividade na região, como a proibição do uso de malhadeiras em determinados períodos do ano e a limitação do número de redes por canoa. Também estão previstas medidas para o monitoramento da atividade pesqueira e o controle do cumprimento das normas. Os principais objetivos são a conservação dos recursos pesqueiros locais e a preservação do meio ambiente.

Participantes da reunião sore acordos de pesca no Baixo Amazonas

Gustavo Campos / Ag. PA

Em dezembro de 2024, o governador Helder Barbalho esteve em Santarém para entregar seis embarcações, kits de segurança e 30 placas de sinalização destinados ao monitoramento das regras previstas. Durante a reunião, os pescadores compartilharam como a fiscalização tem sido realizada e o que pode ser feito para melhorar o cumprimento das normas.

"Na verdade, era isso que a gente queria. Trouxemos pescadores de regiões aonde os Acordos de Pesca já estão sendo desenvolvidos, para que a Semas entenda como estão sendo realizadas estas atividades. E também aproveitamos para discutir ideias para melhorar a divulgação das normas", destacou o presidente da Mopebam, Manoel Pinheiro.

Audiência pública

No encontro, também ficou definida a realização de uma audiência pública no mês de maio em Santarém, para apresentar e discutir os Acordos de Pesca vigentes com instituições e a sociedade civil.

"Entendemos que não é uma responsabilidade só das comunidades ou só do estado. De forma mais ampla todos precisam estar engajados nessas ações para que os Acordos tenham a eficácia a que se propõem. A gente tem tido o apoio da Semas neste trabalho para que ele se fortaleça ainda mais como política pública", ressaltou a coordenadora de conservação de base comunitária da TNC, Lucilene Amaral.

VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2025/03/26/semas-ouve-pescadores-e-entidades-sobre-avancos-dos-acordos-de-pesca-na-regiao-do-baixo-amazonas.ghtml

EUA quase dobram compra de ovos do Brasil e passam a permitir seu consumo por humanos

Até janeiro de 2025, importação brasileira era permitida apenas para ração no país. Apesar de autorizar uso para industrialização, produto do Brasil não pode ser consumido in natura. Norte-americanos também tentam comercializar ovos fecundados para suprir demanda. Gripe aviária faz EUA aumentar compras de ovos brasileiros e permitir seu uso para industrialização

Freepik

As importações de ovos do Brasil pelos EUA em fevereiro aumentaram 93% em relação mesmo mês no ano anterior, informou a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

O crescimento das compras pelos norte-americanos acontece em meio a um surto de gripe aviária que limita a oferta do alimento no país.

Até janeiro deste ano, os ovos brasileiros eram usados apenas para ração no país. Atualmente, eles podem ser usados em alimentos processados, como misturas para bolo ou sorvete, mas não podem ser vendidos in natura nos supermercados.

Além disso, os Estados Unidos estão considerando flexibilizar regulamentações para consumo de ovos postos para a indústria local de frangos de corte, ou seja, ovos fecundados.

Mas alguns especialistas em segurança alimentar advertiram que isso poderia contaminar os produtos alimentícios com bactérias nocivas.

Contrabando de ovos supera o de drogas em fronteira entre Tijuana, no México, e San Diego, nos EUA

Mais ovos brasileiros

Em janeiro, o governo Trump permitiu a importação de ovos brasileiros para processamento em produtos alimentícios para consumo humano, depois de terem sido permitidos anteriormente apenas para uso em alimentos para animais de estimação, de acordo com a ABPA.

As autoridades brasileiras já haviam comprovado que o Brasil atende aos requisitos dos EUA para exportar ovos a serem processados para consumo humano, disse a associação.

No entanto, o Brasil é afetado pela doença de Newcastle, um vírus que frequentemente mata aves, segundo o Departamento de Agricultura dos EUA, e o país não pode fornecer aos EUA ovos para venda em supermercados ou ovos líquidos pasteurizados para consumo humano.

Estados como Nevada e Arizona suspenderam as políticas de bem-estar animal que exigiam que os ovos viessem de galinhas livres de gaiolas, em um esforço para lidar com a escassez de suprimentos e os altos preços.

As 503 toneladas de ovos exportadas pelo Brasil aos EUA em fevereiro, representam menos de 1% do total produzido pelo país, informou a ABPA. Ao todo, o Brasil exporta 2,5 mil toneladas por mês.

Preço do ovo sobe 15% em apenas um mês, segundo o IPCA

Ovos jogados fora

A Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA disse à Reuters que está analisando uma petição do Conselho Nacional do Frango para permitir a venda para consumo humano de ovos postos para frangos de corte pelos membros do conselho.

Atualmente, os produtores de frangos de corte destroem milhões desses ovos porque não têm refrigeração suficiente para atender a uma exigência de segurança alimentar da FDA.

Em 2023, a FDA negou uma solicitação semelhante do conselho, citando o risco de salmonela.

A cada ano, frangos de corte põem cerca de 360 milhões de ovos que não são adequados para o nascimento de pintinhos, de acordo com o conselho. Alguns são usados para fabricar vacinas, exportados ou usados para outros fins, segundo a petição, mas a maioria é destruída.

A Wayne-Sanderson Farms, um dos principais produtores de carne de frango dos EUA, provavelmente joga fora cerca de 500.000 ovos por semana que não atendem às especificações, disse Mark Burleson, diretor sênior de serviços veterinários da empresa.

O conselho disse que os ovos não ameaçam a saúde pública porque são pasteurizados. O grupo disse que não tinha conhecimento de problemas de segurança relacionados a esses ovos antes da edição da norma de 2009.

Especialistas em segurança alimentar disseram que a refrigeração insuficiente pode aumentar os agentes patogênicos a níveis em que a pasteurização não é totalmente eficaz.

Leia também: Alta de mais de 40%: por que o preço do ovo disparou no Brasil?

Falta de ovos

A pressão econômica nos Estados Unidos persiste devido ao vírus da gripe aviária que dizimou quase 170 milhões de galinhas, perus e outras aves desde o início de 2022.

Consumidores enfrentam dificuldades para encontrar o produto, restaurantes aumentaram os preços dos cardápios e os preços dos ovos no atacado subiram 53,6% em fevereiro, antes de diminuir um pouco em março.

A escassez de ovos pressionou a inflação de alimentos, mesmo com as disputas comerciais de Trump ameaçando interromper as cadeias de suprimentos e aumentar os custos de produtos frescos e outros bens.

Em fevereiro, o governo anunciou um plano de US$1 bilhão para reduzir os preços dos ovos, o que inclui ajudar os agricultores a evitar a disseminação do vírus e pesquisar opções de vacinas.

O governo Trump também está promovendo importações de países como Turquia, Brasil e Coreia do Sul, que normalmente enviam poucos ovos para os EUA, e pediu à Europa aumente suas exportações.

Saiba também:

Como saber se o ovo está bom? g1 testa truques que bombam nas redes sociais

Ovo caipira, orgânico, convencional e enriquecido: g1 explica as diferenças

https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2025/03/26/eua-quase-dobram-compra-de-ovos-do-brasil-e-passam-a-permitir-seu-consumo-por-humanos.ghtml

Reviravolta e mistério: avós são presos suspeitos de envolvimento na morte de criança de 2 anos que desapareceu na França

Émile Soleil estava passando o verão na casa de seus avós maternos no pequeno vilarejo quando desapareceu, em 2023. Restos mortais do menino foram encontrados meses depois, e morte continua sem explicação. Morte de Émile Soleil está sendo investigada na França

BFMTV via Reuters

A longa investigação sobre o misterioso desaparecimento e morte de um menino francês em 2023 tomou um rumo inesperado nesta terça-feira (25), quando a polícia prendeu os avós do menino e dois outros parentes sob suspeita de homicídio doloso.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp

A morte de Émile Soleil, um menino de dois anos e meio que desapareceu em um vilarejo nos Alpes franceses em julho de 2023, continua sem explicação. O crânio e os dentes do garoto foram encontrados por uma pessoa nove meses depois od desaparecimento.

Na época, os promotores disseram que a causa de sua morte, que chocou a França, poderia ter sido "uma queda, homicídio culposo ou assassinato". Mais tarde, a polícia encontrou outros ossos e peças de roupa pertencentes ao menino.

Émile estava passando o verão na casa de seus avós maternos no pequeno vilarejo de Le Haut-Vernet, localizado a 1.200 metros de altitude nos Alpes. Na última vez em que foi visto com vida, ele estava caminhando por uma das ruas da localidade.

A mãe e o pai de Émile estavam ausentes no dia de seu desaparecimento.

A investigação deu uma guinada na manhã desta terça-feira para se concentrar no círculo familiar. Os avós e dois tios do menino, cujas identidades não foram reveladas, foram presos por "homicídio doloso e ocultação do cadáver", disse o promotor Jean-Luc Blachon.

As prisões foram o resultado da investigação dos "últimos meses", disse o representante do Ministério Público, especificando que a polícia forense estava examinando "vários pontos na área".

Após a missa fúnebre em fevereiro, os avós emitiram uma declaração dizendo que "o tempo de silêncio deve dar lugar à verdade" e acrescentaram: "Precisamos entender, precisamos saber".

O desaparecimento de Émile chocou os franceses, especialmente porque relembrou a descoberta do corpo sem vida de Grégory, um menino de quatro anos que também desapareceu, mas em 1984, e permaneceu na memória coletiva do país.

VÍDEOS: mais assistidos do g1

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/03/26/reviravolta-e-misterio-avos-sao-presos-suspeitos-de-envolvimento-na-morte-de-crianca-de-2-anos-que-desapareceu-na-franca.ghtml

Como consultar o NIS? Número é usado para ver dinheiro esquecido no antigo fundo PIS/Pasep

"/> Mais de 10 milhões de brasileiros têm valores a receber, segundo o Ministério da Fazenda, e podem fazer a consulta rapidamente pelo site Repis Cidadão. Aplicativo FGTS para celular

Rodrigo Marinho/g1

Os trabalhadores que desejam checar se têm dinheiro esquecido no antigo fundo PIS/Pasep precisam informar o seu NIS (Número de Identificação Social) no site Repis Cidadão, disponibilizado pelo governo para consulta. A estimativa é que mais de 10 de milhões de brasileiros tenham valores a receber. Entenda.

🔍 O NIS é uma sequência de 11 dígitos disponibilizada pela Caixa Econômica Federal. Esse cadastro é necessário tanto para quem trabalha com carteira assinada como para quem quer ter acesso a programas sociais, como o Bolsa Família.

⚠️ E atenção: os números do NIS e do PIS (Programa de Integração Social) são os mesmos. A diferença está na origem deles: enquanto o NIS é gerado no momento em que alguém passa a usar benefícios sociais, o PIS é gerado quando a carteira de trabalho é assinada pela primeira vez.

O número pode ser consultado tanto de forma física quanto digital em diversos canais do governo.

Veja abaixo como conferir o NIS:

no extrato do FGTS;

no cartão cidadão;

no site e aplicativo Meu INSS;

no CadÚnico

1. Extrato do FGTS

É possível conferir o número do PIS no extrato do FGTS, dentro de um dos contratos registrados.

O acesso ao extrato pode ser feito pelo aplicativo, disponível para download na versão Android ou versão iOS, pelo site da Caixa, nas agências físicas ou pelo serviço Caixa Cidadão, no telefone 0800 726 0207.

O atendimento eletrônico está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. O atendimento com atendente ocorre de segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.

Volte ao menu.

2. Cartão Cidadão

No Cartão Cidadão, que é emitido pela Caixa Econômica Federal para permitir o acesso a benefícios sociais e trabalhistas, o número do NIS está identificado logo abaixo do nome do beneficiário e acima da data de emissão do cartão. É uma sequência de 11 dígitos, que está antes do hífen.

Volte ao menu.

3. Meu INSS

Tanto o site Meu INSS como o aplicativo, disponível para download para Android e iOS (Apple), também permitem a consulta do NIS. Para isso, é necessário fazer o cadastro ou usar os dados de acesso para o portal gov.br.

Neles, o número do NIS aparece como NIT, na parte dos dados cadastrais. A consulta também pode ser feita pelo telefone da Previdência Social (135), de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Volte ao menu.

4. CadÚnico

O Cadastro Único é mais uma alternativa para acessar o número NIS. É possível encontrá-lo após preencher informações pessoais no site CadÚnico ou pelo aplicativo, disponível para download para Android e iOS (Apple).

Volte ao menu.

Entenda o dinheiro esquecido no fundo PIS/Pasep

Saques do antigo PIS/ PASEP vão ser liberados no fim de março

O antigo fundo PIS/Pasep era usado para incrementar a renda de trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos entre 1971 e 1988. Ele é diferente do abono salarial PIS/Pasep pago atualmente.

Em 2023, as cotas que estavam disponíveis no fundo e que não foram sacadas pelos beneficiários por algum motivo, foram transferidas para uma conta única do Tesouro Nacional. Desde então, a Caixa abriu seus canais para que os trabalhadores possam pedir o ressarcimento desses valores.

O trabalhador pode checar se tem dinheiro esquecido no fundo por meio do site Repis Cidadão, lançado neste mês pelo Ministério da Fazenda. A consulta também pode ser feita pelo aplicativo do FGTS.

O governo calcula que o saldo médio disponível para saque é de R$ 2,8 mil por pessoa, mas o montante varia de acordo com o tempo trabalhado e o salário recebido na época. Os valores estão corrigidos pela inflação.

A plataforma Repis Cidadão também ensina o procedimento para retirar o dinheiro, inclusive com orientações específicas para herdeiros, no caso de falecimento do beneficiário. Para acessá-la, é necessário ter conta gov.br nos níveis prata ou ouro.

Se o ressarcimento não for solicitado até setembro de 2028, os valores serão definitivamente incorporados ao Tesouro Nacional, sem possibilidade de saque.

Volte ao menu.

https://g1.globo.com/trabalho-e-carreira/noticia/2025/03/26/entenda-como-consultar-o-nis.ghtml

Calor faz batata-baroa cozinhar embaixo da terra antes da colheita no ES

Altas temperaturas acima da média na região Serrana do Espírito Santo provocaram o "cozimento" dos tubérculos e facilitaram a proliferação de microrganismos que fermentam e apodrecem as raízes. Produtores de batata-baroa ficam no prejuízo após tubérculo cozinhar na terra com o calor

Uma situação anormal causou prejuízo para um produtor de batata-baroa no município de Alfredo Chaves, no Sul do Espírito Santo. Ao dar início à colheita do tubérculo, o agricultor Elson De Nadai percebeu que as batatas "cozinharam" debaixo da terra devido às altas temperaturas na região.

📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp

Fonte de carboidratos e vitaminas, a batata-baroa exige temperaturas médias entre 10ºC e 25ºC, se adaptando bem ao clima ameno da região Serrana do Espírito Santo, o que fez os produtores apostarem nesse cultivo.

Mas o calor acima dos 30ºC registrado no município em vários dias do último mês, somado à falta de chuvas, fez com que praticamente 60% da plantação do produtor fosse afetada.

De acordo com o agricultor, a irrigação não foi suficiente para conter os estragos do calor. Debaixo da terra, a temperatura subiu ainda mais e cozinhou as batatas.

"Mesmo molhando todos os dias, a batata chegou a cozinhar embaixo da terra. É raro a temperatura aqui passar dos 30ºC, mas tivemos um período de 22 dias sem chuva nenhuma, o que degradou a plantação", disse De Nadai.

As condições tornaram o produto inviável para venda. A fermentação da batata-baroa no solo faz com que o tubérculo apodreça mais rápido, o que aconteceu.

Calor faz batata-baroa cozinhar embaixo da terra antes de serem colhidas em Alfredo Chaves, Espírito Santo.

TV Gazeta

"O sentimento é de muita tristeza, dá dor no coração saber que o trabalho foi perdido", lamentou o produtor de batata-baroa Elson De Nadai.

João Medeiros, engenheiro agrônomo e extensionista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), explicou que essa foi a primeira vez que houve registro do fenômeno no estado.

No início do ano, grande parte do país — e do Espírito Santo — enfrentou várias ondas de calor, com temperaturas até 5ºC acima da média para o período, que já é de verão.

Calor faz batata-baroa cozinhar embaixo da terra antes de serem colhidas em Alfredo Chaves, Espírito Santo.

TV Gazeta

Segundo o agrônomo, o calor também favoreceu a entrada de microrganismos e fungos na plantação, o que acelerou o processo de degradação. Uma vez que uma raiz é atingida, toda a produção é afetada.

"A batata-baroa é muito sensível, e quando acontece em uma, passa para a outra. Se tiver qualquer coisa na batata, a gente observa que vai estragar. Apesar de nunca ter acontecido, a gente percebe que isso é decorrência do calor", afirmou o extensionista.

Na propriedade do agricultor que registrou o fenômeno, a plantação fica disposta de maneira que recebe incidência solar de maneira diferente. "Aqui, nós temos plantas que recebem oito horas de luz solar por dia e outras que ficam expostas por seis horas. As que ficaram mais tempo no sol estragaram mais", analisou o produtor rural.

Prejuízos ainda não foram calculados

De Nadai ainda não tem um número exato, mas estima que 60% da produção foi afetada. Se as altas temperaturas continuarem nos próximos meses, o prejuízo pode ser ainda maior.

O engenheiro agrônomo João Medeiros analisou que as condições climáticas fizeram as vendas diminuírem em um volume considerável neste período de colheita.

Com os produtos estragados e sem valor, faltou batata no mercado. "Tempos atrás ele conseguia comercializar de 20 a 30 caixas semanais. Hoje, não tem como chegar perto desse volume", detalhou Medeiros.

Calor faz batata-baroa cozinhar embaixo da terra antes de serem colhidas em Alfredo Chaves, Espírito Santo.

TV Gazeta

LEIA TAMBÉM:

Produção de óleos essenciais com rejeitos vira solução natural para combate a pragas nas lavouras

Produtora de repolho vira influencer do agro e aumenta as vendas mostrando a rotina do campo nas redes sociais

Preço do ovo dispara no ES, quase dobra em apenas um mês e chega a custar R$ 25 o pente com 30 unidades

Diferentes variedades

De Nadai disse acreditar que o prejuízo só não foi maior por que na propriedade dele são plantadas duas variedades de batata-baroa: a Catarina, que tem alta produtividade, e a Precoce Capixaba, que tem a produtividade menor, mas é mais resistente ao calor.

A cultivar de batata-baroa mais produzida no país é a Catarina, que tem o tempo de colheita estimado entre oito e 12 meses. Ela é a escolhida para plantação em larga escala devido ao fato de ter um tempo menor do que outras variedades.

A cultivar foi desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por meio da seleção de clones provenientes de sementes botânicas coletadas em um campo de policruzamento. Ela foi pensada para suprir a alta demanda pelo consumo no país.

Calor faz batata-baroa cozinhar embaixo da terra antes de serem colhidas em Alfredo Chaves, Espírito Santo.

TV Gazeta

Já a variedade Precoce Capixaba, que tem o tempo de colheita que varia entre nove e 16 meses, conta com uma vantagem. Ela apresenta uma maior resistência às mudanças climáticas. Isso faz com que o produtor rural tenha menos perdas na hora da colheita, apesar de precisar de mais tempo para estar pronta para ser retirada.

Por isso, o agricultor Elson De Nadai aposta no plantio com as duas variedades. O produtor normalmente faz o plantio na entressafra, para tentar evitar a alta oferta no período de colheita e segurar os preços.

Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo

Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

https://g1.globo.com/es/espirito-santo/agronegocios/noticia/2025/03/26/calor-faz-batata-baroa-cozinhar-embaixo-da-terra-antes-da-colheita-no-es.ghtml

PM lança operação para reforçar segurança no campo em Montes Claros

"/> Ação que está sendo realizada em todo o estado tem como foco coibir a atuação organizações criminosas envolvidas com roubo, furto, receptação de produtos agrícolas, insumos, gado e maquinários na zona rural. Em Montes Claros, o lançamento ocorreu no Parque de Exposições João Alencar Athayde. Policiais durante o lançamento da operação

PM

A Polícia Militar iniciou a operação Agrogerais Segura para reforçar a segurança na zona rural nesta terça-feira (25). Em Montes Claros, o lançamento ocorreu no Parque de Exposições João Alencar Athayde.

“A operação visa, principalmente, o combate ao crime organizado e às organizações criminosas envolvidas com roubo, furto, receptação de produtos agrícolas, insumos, gado e maquinários na zona rural”, detalhou o tenente-coronel Welington Mourão, comandante do 50° Batalhão da PM.

A Agrogerais Segura reúne policiais da Patrulha Rural, Comando Rodoviário, Meio Ambiente, Tático Móvel e o helicóptero da PM.

“Dentro dessas ações têm a integração com os órgãos do sistema de Defesa Social, com os órgãos de Meio Ambiente e, principalmente, com a sociedade como um todo, a comunidade rural e as instituições envolvidas com o meio rural.”

O tenente-coronel explica ainda que a iniciativa integra o Plano Operacional “PMMG 250 Anos: Presença que Protege o Campo”, com diretrizes para a segurança rural por meio de ações preventivas e repressivas.

"Felizmente, a gente um controle muito grande em relação a esses crimes e a incidência só vem diminuindo, mas é sempre importante estarmos atentos e estarmos atuando para que não tenhamos casos e consigamos diminuir cada vez mais os casos que porventura aconteçam", finalizou.

Ação reúne policiais que atuam em várias frentes da PM

PM

📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp

Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG

Veja outras notícias da região em g1 Grande Minas.

https://g1.globo.com/mg/grande-minas/noticia/2025/03/25/pm-lanca-operacao-para-reforcar-seguranca-no-campo-em-montes-claros.ghtml

Comida di Buteco: conheça os bares que participam da disputa pelo título de melhor boteco no noroeste de SP

São 22 bares participantes em São José do Rio preto, Mirassol e Bady Bassitt (SP). Desses, sete são novos bares que nunca participaram do concurso, que terá início no dia 11 de abril até 11 de maio. Odim Bar participa do concurso de melhor buteco do noroeste de São Paulo

Comida di Buteco/Divulgação

O Comida di Buteco, concurso que elege o melhor buteco do país, foi lançado nesta segunda-feira (24). Neste ano, a competição completa 25 anos de história, com a participação de 22 bares de São José do Rio preto, Mirassol e Bady Bassitt (SP).

📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp

São sete novos bares que nunca participaram do concurso, que terá início no dia 11 de abril até 11 de maio. Em todo o país, serão 1,2 mil butecos espalhados por 27 circuitos em 50 cidades que vão disputar o título.

É com o conceito “Paixão pelo buteco" que o Comida di Buteco celebra os 25 anos de emoções e vivências que se entrelaçam com a cultura do buteco, aquele em que o dono e sua família trabalham no negócio, não pertencendo a redes de franquias.

Em 2025, os butecos participantes terão tema livre para a criação dos petiscos, trazendo criatividade e inovação às receitas. Na edição do ano passado, o campeão foi o buteco Empório do Caboclo, de Mirassol. Em segundo lugar, ficou o União FC: Bar da Várzea e, em terceiro, Fidelis Bar da Sombra.

Bares preparam petiscos para o Comida di Buteco no noroeste de São Paulo

Comida di Buteco/Divulgação

Concurso

Os botecos pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida.

🍗 Petisco (70% do peso da nota)

💬 Atendimento (10% do peso da nota)

👍 Higiene (10% do peso da nota)

🍺 Temperatura da bebida (10% do peso da nota)

Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o melhor buteco do Brasil. No mês de julho, em uma festa realizada em São Paulo (SP), é revelado o campeão nacional. Os butecos não pagam para participar.

Confira os participantes

Bãopadaná - Bady Bassitt

Bar do Rubinho - Mirassol

Empório do Caboclo - Mirassol

Bar da Vilma - Rio Preto

Bar do Cidinho - Rio Preto

Bar do Pirata (Antigo Bar do Paulo) - Rio Preto

Bom Bar - Bar do Marquinho - Rio Preto

Boteco do Marcinho - Rio Preto

Brasaria Empório e Grill - Rio Preto

Buteco Du Gaúcho - Rio Preto

Espetaria Santa Felicidade - Rio Preto

Espetaria Todo dia - Rio Preto

Espetinho Machado - Rio Preto

Fidelis Bar da Sombra - Rio Preto

Fino Sabor - Rio Preto

Gambófa - Rio Preto

Odin Bar - Rio Preto

Oiti Butiquim - Rio Preto

Taberna da Vila - Rio Preto

Tom Nosso - Rio Preto

Uai Steak - Rio Preto

União FC: Bar da Várzea - Rio Preto

Lançamento do festival Comida di Buteco é marcado por grande expectativa

Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.

VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

https://g1.globo.com/sp/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2025/03/25/comida-di-buteco-conheca-os-bares-que-participam-da-disputa-pelo-titulo-de-melhor-boteco-no-noroeste-de-sp.ghtml

Plantação de maconha é descoberta em área nobre de Brasília; suspeito usava autorização de cultivo medicinal

Cinco pessoas foram presas. Havia sementes de cannabis de vários países no local; droga era vendida nas redes sociais e entregue pelos Correios. Suspeitos de tráfico fazem plantação de maconha em estufas na área nobre de Brasília.

Suspeitos de tráfico de drogas plantavam maconha em estufas em um condomínio no Jardim Botânico, área nobre de Brasília (veja vídeo acima). Cinco pessoas foram presas, alvos de uma operação da Polícia Civil (PCDF) nesta terça-feira (25) (veja detalhes abaixo).

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.

Um dos suspeitos tem autorização da Justiça para o plantio de cannabis para fins medicinais e uso próprio, mas se valia da licença para o tráfico (saiba mais abaixo).

Em buscas realizadas pela polícia, diversas sementes de maconha de outros países foram encontradas;

O grupo criminoso também oferecia cursos que ensinavam como fazer o plantio da maconha;

A droga era vendida pelas redes sociais e entregue através de postagens nos Correios e delivery. Os Correios auxiliam a polícia na investigação;

Os suspeitos vão responder por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e crime ambiental.

Como foi a operação

Suspeito de tráfico no DF despacha caixa com drogas

A investigação começou após a polícia interceptar uma caixa com drogas, que foi postada em uma agência dos Correios, no DF, e que tinha como destino Florianópolis, em Santa Catarina (veja vídeo acima).

As drogas também eram enviadas para Minas Gerais e Goiás.

Nesta terça (25), a polícia cumpriu sete mandados de busca e apreensão em diversos endereços do Jardim Botânico, Lago Sul, Lago Norte, Asa Sul e Asa Norte, em Brasília;

As buscas aconteceram nas casas dos investigados e em uma empresa;

No Jardim Botânico e no Lago Sul, foram identificadas plantações de maconha em estufas;

No Setor Hoteleiro Norte, a polícia apreendeu maconha e sementes da planta;

Na quadra 203 da Asa Sul, a maconha foi encontrada no fundo falso da mala de um dos suspeitos, que estava com uma viagem programada (veja vídeo abaixo).

Polícia do DF encontra maconha em fundo falso de mala.

Licença medicinal usada para tráfico

Segundo o delegado Rogério Rezende, da Coordenação de Repressão às Drogas (CORD) da Polícia Civil do Distrito Federal, o suspeito que tem autorização para plantio da maconha "enganou o Judiciário" ao dizer que possuía problemas de saúide.

"Ao desvirtuar a autorização, ele passou a oferecer a maconha para esse grupo criminoso. A partir desse momento, ele passou a cometer o crime de tráfico de drogas", diz o delegado.

Plantação de maconha em estufa no Jardim Botânico, no DF.

Polícia Civil do DF/ Divulgação

LEIA TAMBÉM:

DENÚNCIA DE GOLPE: quem é Anderson Torres, ex-secretário de Segurança Pública do DF que pode virar réu no STF

INVESTIGAÇÃO: dentista é preso suspeito de estuprar pacientes e funcionárias no DF

Leia outras notícias da região no g1 DF.

https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2025/03/25/plantacao-de-maconha-e-descoberta-em-area-nobre-de-brasilia-suspeito-usava-autorizacao-de-cultivo-medicinal.ghtml

Ministro do STF veta mudança de nome de GCM para Polícia Municipal em Itaquaquecetuba

"/> Ministro Flávio Dino barrou a troca no nome do órgão municipal que aconteceu em fevereiro, após a Câmara Municipal aprovar projeto de lei complementar proposto pela Prefeitura. Legislações semelhantes também foram suspensa pela Justiça de SP em outros municípios do estado. Ministtro Flavio Dino vetou mudança de nome da GCM de Itaquaquecetuba para Polícia Municipal

Divulgação/GCM Itaquaquecetuba

O ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Flávio Dino decidiu nesta segunda-feira (24), vetar a mudança no nome da Guarda Civil Municipal de Itaquaquecetuba (GCM) para Polícia Municipal.

A troca no nome do órgão municipal ocorreu em fevereiro, após a Câmara Municipal aprovar projeto de lei complementar proposto pelo prefeito Eduardo Boigues (PL).

A decisão ocorreu após reclamação no STF por parte da Associação Nacional de Altos Estudos de Guarda Municipal, por meio de uma liminar do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) que suspendeu uma lei aprovada pela Câmara Municipal.

Dino julgou que "em nenhum momento o texto constitucional confere às guardas municipais a designação de 'polícia', reservando essa terminologia a órgãos específicos, como as Polícias Federal, Rodoviária Federal, Civis, Militares e Penais".

✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp

Além disso, o ministro do STF argumentou que a denominação Guarda Municipal é um elemento essencial da identidade institucional desses órgãos.

"Permitir que um município altere a nomenclatura de sua Guarda Municipal por meio de lei local representaria um precedente perigoso, pois equivaleria a autorizar Estados ou Municípios a modificar livremente a denominação de outras instituições cuja nomenclatura é expressamente prevista na Constituição Federal. A terminologia empregada pela Constituição não é meramente simbólica ou acidental, mas traduz a estrutura organizacional e funcional das instituições públicas, assegurando coerência e estabilidade ao ordenamento jurídico em um estado federal, no qual a autonomia dos entes subnacionais é limitada e não significa soberania", explicou Dino.

LEIA MAIS:

Justiça suspende lei proposta por Nunes que trocou nome da GCM de SP para Polícia Municipal

STF autoriza guardas municipais de todo o país a atuar como polícia

Entretanto, o ministro manteve o artigo 2º da lei, que trata das atribuições e atividades dos agentes que integram a GCM de Itaquaquecetuba.

"Ante o exposto, com fundamento no art. 161, parágrafo único, do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal, julgo parcialmente procedente a presente reclamação constitucional para cassar a decisão reclamada exclusivamente no que tange à suspensão do artigo 2º da Lei Complementar nº 403/2025 do Município de Itaquaquecetuba, restabelecendo sua eficácia e garantindo à Guarda Municipal o exercício das atribuições nele previstas, em conformidade com a jurisprudência consolidada desta Corte", julgou o ministro.

Suspensão no TJSP

De acordo com o projeto de lei proposto por Boigues, além das atribuições previstas aos guardas, foi adicionada “a execução de ações de segurança urbana, incluindo o policiamento preventivo e comunitário, bem como a mediação de conflitos e a promoção do respeito aos direitos fundamentais dos cidadãos”.

No entanto, no dia 18 de março, foi publicada liminar suspendendo a mudança da lei, em decisão do relator Mário Devienne Ferraz do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), atendendo a pedido feito pelo procurador-geral de Justiça do Ministério Público de São Paulo (MPSP), Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI).

Mudança cancelada em outras cidades

A alteração feita pela Câmara Municipal de Itaquaquecetuba também ocorreu em outros municípios paulistas, desde que o STF decidiu que as GCMs podem fazer policiamento ostensivo. Na capital, a lei proposta pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) e aprovada na Câmara também foi suspensa pela Justiça.

Além disso, o MPSP conseguiu liminares derrubando propostas semelhantes em outras cidades como São Bernardo do Campo e Vinhedo, por exemplo.

O que diz a Prefeitura

Em nota, o prefeito de Itaquaquecetuba disse que é “importante destacar que o STF reconheceu que as Guardas Municipais podem atuar na Segurança Pública, incluindo policiamento preventivo e comunitário. Desta forma, o Tribunal autorizou a Guarda Municipal de Itaquaquecetuba a exercer essas funções, garantindo mais segurança para a população”.

Porém, Boigues classificou o entendimento de Dino sobre a mudança de nome como dúbio. “Isto porque, foi reconhecido, pelo próprio STF, que as Guardas Civis têm poder de Polícia e podem fazer policiamento urbano ostensivo e devidamente armado. Portanto, com relação à alteração da nomenclatura, vamos aguardar o julgamento de agravo já apresentado perante o TJ-SP. Também iremos requerer a habilitação, nos autos, por se tratar de parte interessada, e propor agravo interno, à decisão do ministro Flávio Dino, para que então o plenário do STF defina sobre a constitucionalidade ou não da lei de Itaquaquecetuba", finalizou.

Justiça barra mudança no nome da Guarda Civil de Itaquaquecetuba

Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2025/03/25/ministro-do-stf-veta-mudanca-de-nome-de-gcm-para-policia-municipal-em-itaquaquecetuba.ghtml

Motorista morre após batida entre carretas na BR-262, em Córrego Danta

Motorista de 69 anos morreu após ter a carreta ser atingida por outro veículo de carga que invadiu a contramão. O outro condutor, de 25 anos, saiu ileso. Acidente foi registrado na BR-262 em Córrego Danta; motorista morreu no local

PRF/Divulgação

Uma batida entre duas carretas, na manhã desta terça-feira (25), na BR-262, em Córrego Danta, resultou na morte de um dos motoristas.

🔔Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 11h15, quando o condutor de uma das carretas, de 25 anos, perdeu o controle em uma curva, invadiu a pista contrária e bateu de frente com o outro veículo.

Com o impacto, o motorista de 69 anos, natural de Campos Altos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Já o condutor de 25 anos saiu ileso.

Apesar da gravidade da colisão, as carretas permaneceram fora da pista, e o trânsito na rodovia não precisou ser interditado. A perícia da Polícia Civil esteve no local e as causas do acidente serão investigadas.

Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X

VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas

https://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2025/03/25/motorista-morre-apos-batida-entre-carretas-na-br-262-em-corrego-danta.ghtml

Peça com Vera Holtz, exposição de Sebastião Salgado, show acústico de Frejat e mais: confira agenda cultural no Grande Recife

Região Metropolitana está com diversas opções, gratuitas e pagas, ao longo da semana. Exposição de Sebastião Salgado, peça com Vera Holtz e show de Frejat estão na agenda cultural do Grande Recife nesta semana

Arte/g1

Nesta semana, o Grande Recife está com diversas opções de atividades culturais e diversão. Entre elas, estão shows de Frejat e do "Palavra em cantoria", com Jessier Quirino, Xangai e Maciel Melo, o Festival Natora, o espetáculo "Ficções", com Vera Holtz, a exposição com fotografias de Sebastião Salgado e outros eventos.

✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE

Confira a agenda cultural do g1:

Projeto itinerante "Polifonia"

Exposição de Sebastião Salgado

Show do Projeto Tertúlia

Show "Frejat Trio Eletro Acústico"

Sarau Eroticuzinho

Espetáculo "Palavra em cantoria"

Espetáculo "Ficções"

Exposição "Pequena Coleção das Dores"

Festival Natora

Gravação do DVD "À vontade"

Espetáculo "We call it ballet: A Bela Adormecida"

Exposição "Junta povo"

Show de António Zambujo e Yamandu Costa

"Iceland — Patinação no Gelo"

Exposição "Ferro Ifé — O atlântico negro de Diogum"

Exposição “Mukha Dhouti”

Exposição “Rock Pernambucano em 50 capas”

Exposição "Cosmo/Chão"

Projeto itinerante "Polifonia"

O projeto itinerante "Polifonia" leva projeções de espetáculos teatrais e shows de artistas pernambucanos para quatro pontos do Recife: Chão de Estrelas, Poço da Panela, Praça da Várzea e Praça do Arsenal. Entre as atrações, estão Maciel Salu, Isaar, Fabiana Pirro, Orun Santana, Lívia Falcão e Regente Joaquim. A programação é realizada pelo Coletivo Gambiarra com o Som na Rural e o multiartista Helder Vasconcelos.

🎭 Projeto "Polifonia"

🎟️ Gratuito

⏰ De quinta (27) a domingo (30). Confira programação:

Quinta-feira (27) — Praça de Chão de Estrelas

18h — Abertura da noite

18h15 — Projeção do espetáculo “Opá - uma missão”, da atriz Lívia Falcão e Coletivo Gambiarra

19h15 — Helder Vasconcelos convida Orun Santana

Sexta (28) – Igreja do Poço da Panela

18h — Abertura da noite

18h15 — Projeção do espetáculo “Obscena”, da atriz Fabiana Pirro e Coletivo Gambiarra

19h15 às 20h30 — Helder Vasconcelos convida Regente Joaquim

Sábado (29) – Praça da Várzea

18h — Abertura da noite

18h15 — Projeção do espetáculo “Martelada” do ator Cláudio Ferrario e Coletivo Gambiarra

19h15 — Helder Vasconcelos convida Maciel Salu

Domingo (30) — Praça do Arsenal (Recife Antigo)

18h — Abertura da noite

18h15 — Projeção do espetáculo “Avós”, da atriz Olga Ferrario e Coletivo Gambiarra.

19h15 — Helder Vasconcelos e Boi Marinho convidam Isaar

⬆️ Voltar ao início desta reportagem.

Exposição "Gold - Mina de Ouro Serra Pelada"

Exposição “Gold – Mina de Ouro Serra Pelada”

Sebastião Salgado/Divulgação

Com 56 fotografias em preto e branco, a mostra do fotógrafo Sebastião Salgado retrata o cotidiano de Serra Pelada, o maior garimpo a céu aberto do mundo nos anos 1980. As imagens revelam a busca pelo ouro e as condições precárias dos milhares de trabalhadores que tentaram a sorte no local.

🖼️ Exposição "Gold - Mina de Ouro Serra Pelada"

⏰ Abertura na terça-feira (25), às 19h. Visitação até 29 de junho, de terça a sábado, das 10h às 20h; e aos domingos e feriados, das 10h às 18h

📍 Caixa Cultural: Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife

🎟️ Gratuito

⬆️ Voltar ao início desta reportagem.

Show do Projeto Tertúlia

Grupo Tertúlia se apresenta no Recife

Manu Leite/Divulgação

O grupo Projeto Tertúlia se reúne no Bairro do Recife para lançar o álbum "Festas e Rituais". O disco traz influências da cultura da Mata Norte de Pernambuco, mesclando música, poesia e performance. Laís Xavier faz a abertura.

🎤 Projeto Tertúlia

⏰ Quinta-feira (27), às 19h

📍 Teatro Hermilo Borba Filho: Cais do Apolo, 142, Bairro do Recife

🎟️ Gratuito (retirada na bilheteria do teatro a partir das 18h)

⬆️ Voltar ao início desta reportagem.

Show "Frejat Trio Eletro Acústico"

Projeto Frejat Trio Eletro Acústico

Léo Aversa/Divulgação

Frejat se apresenta com seu Trio Eletro Acústico num espetáculo que traz novas versões para sucessos como "Amor pra recomeçar", "Segredos" e "Por você", além de homenagens a grandes nomes da música brasileira.

🎤 Show "Frejat Trio Eletro Acústico"

⏰ Quinta-feira (27), às 19h

📍 Teatro RioMar: Avenida República do Líbano, 251, Pina - Recife

🎟️ R$ 40 (meia) e R$ 80 (inteira), à venda na internet e na bilheteria do teatro

⬆️ Voltar ao início desta reportagem.

Sarau Eroticuzinho

Sarau Eroticuzinho

Ricardo Maciel / Divulgação

O sarau convida o público para uma imersão na literatura erótica e na arte performática com Flávia Gomes, Susana Morais, Luna Vitrolira, DJ Catarina Dee Jah e Nínive Caldas. São apresentações que exploram sensualidade, afeto e liberdade de expressão.

📖 Sarau Eroticuzinho

⏰ Sexta-feira (28), às 19h

📍 Muafro: Rua Mariz e Barros, 328, Bairro do Recife

🎟️ R$ 40, à venda na internet

🔞 Classificação indicativa: 18 anos

⬆️ Voltar ao início desta reportagem.

Espetáculo "Palavra em cantoria"

Jessier Quirino, Xangai e Maciel Melo no espetáculo "Palavras em cantoria"

Felipe Lima/Divulgação

O espetáculo reúne Jessier Quirino, Xangai e Maciel Melo, celebrando a poesia, a música e as histórias do Sertão.

🎤 Espetáculo "Palavra em cantoria"

⏰ Sexta-feira (28), às 20h30

📍 Teatro Guararapes: Avenida Professor Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho - Olinda

🎟️ A partir de R$ 80, à venda na internet

⬆️ Voltar ao início desta reportagem.

Espetáculo "Ficções", com Vera Holtz

Ficções com Vera Holtz

Flavia Canavarro / Divulgação

Estrelado pela atriz Vera Holtz, o espetáculo "Ficções" se baseia em ideias do livro "Spiens - uma breve história da humanidade", de Yuval Noah Harari, para discutir as ficções que estruturam a sociedade. A peça mistura teatro, improviso e música, propondo uma reflexão sobre a evolução humana.

🎭 Espetáculo "Ficções"

⏰ Sexta (28) e sábado (29), às 20h, e domingo (30), às 18h

📍 Teatro do Parque: Rua do Hospício, 81, Boa Vista - Recife

🎟️A partir de R$ 96, à venda na internet e na bilheteria do teatro

⬆️ Voltar ao início desta reportagem.

Exposição "Pequena Coleção das Dores"

Exposição "Pequena Coleção das Dores"

Luciana Padilha/Divulgação

A exposição "Pequena Coleção das Dores", da artista, pesquisadora e professora Luciana Padilha, reúne mais de 200 imagens e outros trabalhos que exploram a relação entre criação e dor.

🖼️ Exposição "Pequena Coleção das Dores"

⏰ Abertura na sexta-feira (28), às 19h. Visitação até 15 de abril, de terça a domingo, das 9h às 17h

📍 Mercado Eufrásio Barbosa: Largo do Varadouro, s/n, Varadouro - Olinda

🎟️ R$ 25

⬆️ Voltar ao início desta reportagem.

Festival Natora

Mirela Hazin é uma das atrações do Festinal Natora

Raphael Malta Clasen/Divulgação

Com o tema "Ritmos da Resistência", o "Natora — Festival de Música Independente de Pernambuco" chega à 26ª edição neste ano, reunindo grupos e artistas de bairros da periferia do Recife e de Olinda.

🎙️ Festival Natora

⏰ Sábado (29), a partir das 15h. Confira programação:

15h – DJ NK Cumbia

16h – A Lenda do Palhaço Coqueiro

17h10 – A Quinta

18h20 – Carranza

19h30 – Mirella Hazim

20h40 – Os Magnatas da Beira Mar

21h50 – Platônicca

23h – Plugins com participação de Dani Carmesim

0h10 – Capim Santo com participação de Aninha Marley e Rob Love

📍 Clube Atlântico Olindense: Av. Sigismundo Gonçalves, 1002, Carmo - Olinda

🎟️ Entrada gratuita

⬆️ Voltar ao início desta reportagem.

Gravação do DVD "À vontade"

Luan Estilizado, Raí Saia Rodada e Zezo gravam novo DVD

Jony Edson/Divulgação

Luan Estilizado, Raí Saia Rodada e Zezo se reúnem para a gravação do segundo DVD, "À vontade", com participação especial de Pablo do Arrocha. No repertório da noite, muito arrocha e forró.

🎶Gravação do DVD "À vontade"

⏰ Sábado (29), a partir das 20h

📍 Classic Hall: Avenida Governador Agamenon Magalhães, s/n, Salgadinho - Olinda

🎟️ A partir de R$ 60, à venda na internet

⬆️ Voltar ao início desta reportagem.

Espetáculo "We call it ballet: A Bela Adormecida"

Adaptação do clássico "A Bela Adormecida", espetáculo reúne bailarinos vestidos com figurinos que brilham no escuro. O enredo conta a história da princesa que é enfeitiçada para dormir eternamente, mas desperta ao receber o beijo do príncipe encantado.

🩰 "We call it ballet: A Bela Adormecida"

⏰ Sábado (29), às 21h

📍 Teatro RioMar: Shopping RioMar, Avenida República do Líbano, 251, Pina - Recife

🎟️ A partir de R$ 90, à venda na internet

⬆️ Voltar ao início desta reportagem.

Exposição "Junta povo"

Imagem da exposição 'Junta povo' mostra foliões no carnaval de 1957

Severino Fragoso/Divulgação

A exposição "Junta povo" celebra a multidão que dá vida ao carnaval de rua, reunindo registros de Mário de Carvalho e Severino Fragoso, além de imagens de outros fotógrafos. Com fotos da festa desde a década de 1950 até hoje, a mostra destaca a participação popular na folia, em blocos, orquestras e apresentações. Uma das vitrines traz uma discoteca de frevo, reforçando a tradição musical.

📷 Exposição "Junta povo"

⏰ Até sábado (30), de quarta a sexta, das 10h às 19h; e no fim de semana, das 10h às 17h

📍 Museu da Cidade do Recife: Praça das Cinco Pontas, 321, Bairro de São José - Recife

🎟️ Gratuito

⬆️ Voltar ao início desta reportagem.

Show de António Zambujo e Yamandu Costa

António Zambujo e Yamandu Costa

Kenton Thatcher/Divulgação

O cantor português António Zambujo se apresenta com o violonista Yamandu Costa no show "Tour Brasil 2025". O espetáculo reúne os repertórios de dois álbuns produzidos em parceria pelos artistas, "Prenda minha" e "Sur", que contam com canções de fado, MPB, choro, bolero e ritmos latinos.

🎙️ "Tour Brasil 2025", com António Zambujo e Yamandu Costa

⏰ Domingo (30), às 19h

📍 Teatro Guararapes: Centro de Convenções de Pernambuco, Avenida Professor Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho - Olinda

🎟️ A partir de R$ 80, à venda na internet

⬆️ Voltar ao início desta reportagem.

"Iceland — Patinação no Gelo"

Pista de patinação no gelo no Shopping Tacaruna, no Recife

Sophia Aires/Divulgação

O Shopping Tacaruna oferece, como opção para as férias, a pista de patinação no gelo "Iceland". Com 200 metros quadrados, o espaço é iluminado por lâmpadas de LED e conta com recursos de acessibilidade, equipe de apoio para os visitantes e andadores auxiliares para iniciantes.

🛼 "Iceland — Patinação no Gelo"

⏰ Até 31 de março, no horário de funcionamento do shopping

📍 Praça de Eventos do Shopping Tacaruna: Avenida Agamenon Magalhães, 153, Santo Amaro - Recife

🎟️ R$ 40 (18 voltas no carrinho para crianças de 2 a 4 anos), R$ 60 (30 min) e R$ 80 (1h), à venda na internet

⬆️ Voltar ao início desta reportagem.

Exposição "Ferro Ifé — O atlântico negro de Diogum"

Diogum em imagem de arquivo

Hannah Carvalho/Divulgação

O artista plástico Diogum assina a exposição individual "Ferro Ifé — O atlântico negro de Diogum". Com curadoria de Bruno Albertim, a mostra traz 60 obras, sendo boa parte delas inédita, feitas com pêndulos e correntes de ferro e metal, que remontam à espiritualidade.

🔗 Exposição "Ferro Ifé — O atlântico negro de Diogum"

⏰ Até 27 de abril. De quarta a sexta-feira, das 10h às 17h; Sábados e domingos, das 10h às 16h

📍 Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães: Rua da Aurora, 265, Boa Vista - Recife

🎟️ Entrada gratuita

⬆️ Voltar ao início desta reportagem.

Exposição “Mukha Dhouti”, de Dayse Pontes

A artista Dayse Pontes ilustra, através da pintura, os benefícios da técnica de yoga Mukha Dhouti para o equilíbrio do sistema nervoso e a liberação de emoções negativas.

🧘🏻‍♀️Exposição “Mukha Dhouti”, de Dayse Pontes

⏰ Até 1º de junho, de terça a sexta, das 10h às 17h; domingos, das 14h às 18h.

📍 Observatório Cultural Torre Malakoff: Praça do Arsenal, Bairro do Recife, Recife

🎟️ Gratuito

⬆️ Voltar ao início desta reportagem.

Exposição “Rock Pernambucano em 50 capas”, de Danilo Lúcio

A coletânea homenageia os músicos, produtores e designers através da seleção de 50 capas icônicas do rock em Pernambuco. As imagens abrangem o movimento “udigrudi” e a psicodelia dos anos 1970, a escassez dos anos 1980, a explosão do movimento Mangue Beat dos anos 1990, o hardcore dos anos 2000 e o heavy metal dos anos 2020.

🤘 Exposição “Rock Pernambucano em 50 capas”, de Danilo Lúcio

⏰ Até 1º de junho, de terça a sexta, das 10h às 17h; domingos, das 14h às 18h.

📍 Observatório Cultural Torre Malakoff: Praça do Arsenal, Bairro do Recife, Recife

🎟️ Gratuito

⬆️ Voltar ao início desta reportagem.

Exposição "Cosmo/Chão"

Obra dos ceramistas de Itamatatiua, do Maranhão, faz parte da exposição 'Cosmo/Chão'

Julio Cavani/Divulgação

A exposição propõe intersecções de artistas brasileiros de diferentes estilos e estéticas com o trabalho de Francisco Brennand. Serão cerca de 90 obras assinadas por 15 artistas de oito estados brasileiros.

🖼️ Exposição "Cosmo/Chão"

⏰ Até setembro, de terça a domingo, das 13h às 17h

📍Propriedade Santos Cosme e Damião: Rua Diogo de Vasconcelos, s/n, Várzea - Recife

🎟️ R$ 25 (meia) e R$ 50 (inteira). Entrada gratuita para crianças de até 5 anos, professores e alunos da rede pública, funcionários de museus e guias de turismo

⬆️ Voltar ao início desta reportagem.

Clipe da música "Guerreira Surara" do grupo Suraras do Tapajós

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/o-que-fazer-no-recife/noticia/2025/03/25/peca-com-vera-holtz-exposicao-de-sebastiao-salgado-show-acustico-de-frejat-e-mais-confira-agenda-cultural-no-grande-recife.ghtml

Bolsonaro chega ao STF para acompanhar julgamento de trama golpista; ACOMPANHE

Primeira Turma vai decidir se ex-presidente e outros 7 acusados se tornarão réus. Nesta etapa, não será julgado se eles são inocentes ou culpados. Bolsonaro chega ao STF para acompanhar julgamento de trama golpista; ACOMPANHE Primeira Turma vai decidir se ex-presidente e outros 7 acusados se tornarão réus. Nesta etapa, não será julgado se eles são inocentes ou culpados. A Primeira Turma do STF começa a julgar nesta terça-feira (25) se aceita a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe em 2022. Além de Bolsonaro, mais sete são apontados como parte do 'núcleo crucial'. Entre eles estão os generais Augusto Heleno e Braga Netto, Mauro Cid e o ex-ministro Anderson Torres. Eles são acusados de cinco crimes, incluindo golpe de Estado, organização criminosa e deterioração de patrimônio tombado. Confira os principais pontos da denúncia. A 1ª Turma do STF é composta por: Alexandre de Moraes (relator), Cristiano Zanin, Luiz Fux, Flávio Dino e Cármen Lúcia. Veja como será o rito do julgamento. Caso a denúncia seja rejeitada, a acusação será arquivada. Se for aceita, os denunciados se tornarão réus. Só então o STF decidirá se eles são inocentes ou culpados.

https://g1.globo.com/politica/ao-vivo/stf-denuncia-bolsonaro-aliados-trama-golpista.ghtml

Ipeúna confirma primeira morte por dengue em 2025

"/> Segundo a prefeitura, a paciente era uma mulher de 80 anos, com comorbidades. Não há informações sobre sorotipo da doença. Mosquitos transmissores da dengue

Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas

A Prefeitura de Ipeúna (SP) confirmou a primeira morte por dengue em 2025 na cidade. A vítima é uma mulher de 80 anos, com doenças pré-existentes, segundo a administração municipal. Na região de Piracicaba (SP), são registradas seis mortes por dengue em quatro municípios neste ano.

Piracicaba tem duas mortes por dengue, Santa Bárbara d'Oeste (SP) confirmou duas mortes pela doença. São Pedro (SP) registrou um óbito e Ipeúna, uma morte.

Metrópole

A Vigilância Epidemiológica (VE) de Piracicaba (SP) confirmou a segunda morte por dengue na região sul da cidade nesta sexta-feira (21). A vítima é uma mulher com idade entre 50 e 59 anos e que tinha comorbidades. O óbito ocorreu entre os dias 09 a 15 de março, sem classificação para sorotipo da dengue.

📈 O número de casos positivos de dengue na cidade tiveram aumento de 98,8% entre a primeira e segunda quinzena do mês. - Leia mais, abaixo.

A primeira morte por dengue na cidade em 2025 foi confirmada no dia 7 de março também na região sul da cidade. A vítima é uma idosa moradora da região sul da cidade, que tinha comorbidades. O resultado veio após conclusão de investigação epidemiológica e exame realizados pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp

Segundo a Vigilância Epidemiológica, a paciente tinha faixa etária entre 60 e 69 anos. A morte ocorreu entre os dias 16 e 22 de fevereiro, e a dengue que ela contraiu é do sorotipo 2.

Estatísticas

Dados provisórios da Vigilância Epidemiológica (VE), de 1º a 21 de março de 2025 – em dados provisórios – foram 5.604 notificações para a dengue com 917 casos e dois óbitos anunciados. De 1º de janeiro a 7 de março, foram confirmados 462 casos. Os números apontam crescimento de 98,8% no intervalo de tempo.

No mesmo período de 2024, em dados consolidados, foram 15.239 notificações, 5.434 casos confirmados e seis óbitos.

A Secretaria de Saúde informou segue monitorando os casos de dengue no município e continua com o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Vistoria contra a dengue em Piracicaba

Prefeitura de Piracicaba

"Com apoio do PMCA (Programa Municipal de Combate ao Aedes), vinculado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), os agentes de saúde e zoonoses ampliaram suas atividades com ações orientativas e educativas casa a casa de segunda a sexta-feira", acrescentou.

Agentes de saúde realizam mutirão da dengue em Piracicaba

Prefeitura de Piracicaba

Os arrastões e mutirões seguem aos sábados e as equipes de nebulização continuam atuando em regiões com maior número de casos, além das ações de remoção de inservíveis em residência de acumuladores, entrada forçada em locais suspeitos para criadouros, entre outras ações.

Neste sábado (8), das 8h às 14h, o Arrastão da Dengue vai passar na região do Campestre e adjacências e o Mutirão da Dengue estará, das 7h às 12h, na região da Pauliceia e bairros adjacentes.

Denúncia

Para denunciar imóveis abandonados ou locais que tenham possíveis criadouros da dengue bastar registrar solicitação no SIP 156. Para outras orientações, basta ligar no PMCA pelo telefone (19) 3427-3351.

ARQUIVO: Piracicaba realiza mutirão contra dengue

VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região

Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2025/03/25/ipeuna-confirma-primeira-morte-por-dengue-em-2025.ghtml

Carga de defensivos agrícolas e inseticidas avaliada em R$ 200 mil é apreendida no interior de SP

"/> Polícia Rodoviária encontrou materiais no compartimento de veículo em rodovia de Casa Branca. Motorista desobedeceu ordem de parada e depois fugiu a pé em mata. Motorista do veículo não obedeceu ordem de parada e fugiu, em Casa Branca

Divulgação / Polícia Rodoviária

Uma carga com defensivos agrícolas e inseticidas avaliada em R$ 200 mil foi apreendida pela Polícia Rodoviária, no quilômetro 253 da rodovia Prefeito José André de Lima, em Casa Branca, no início da madrugada desta terça-feira (25).

De acordo com o boletim de ocorrência, os policiais deram uma ordem de parada ao motorista do veículo e ele desobedeceu. Depois de uma breve perseguição, o condutor deixou o carro para trás e fugiu por uma área de mata.

Os policiais rodoviários encontraram 570 litros de defensivos agrícolas e 24 quilos de inseticida no compartimento de carga do automóvel. No interior do veículo, também havia uma bolsa com várias ferramentas e um cadeado cortado.

Ainda segundo o boletim de ocorrência, o carro tem placas da cidade de São Paulo e está incluído no Renajud, sistema on-line de restrição judicial de automóveis criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O caso foi registrado na Delegacia de Casa Branca e será investigado.

O g1 pediu mais detalhes sobre o início da investigação à Secretaria de Segurança Pública (SSP), mas ainda não houve retorno até a última atualização desta reportagem.

MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

PIRASSUNUNGA: Pai e filho acusam GCM de agressão e ameaça após discussão de trânsito; Prefeitura investiga

TRAGÉDIA: Pai de 3 filhos e batalhador: quem era o homem que morreu em acidente em silo de ração

ACIDENTE: Ambulância que socorria criança com urgência bate em carro em avenida de São Carlos

REVEJA VÍDEOS DA EPTV:

Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2025/03/25/carga-de-defensivos-agricolas-e-inseticidas-avaliada-em-r-200-mil-e-apreendida-no-interior-de-sp.ghtml

Bate-papo em grupo de mensagens comercial confirma inexperiência de círculo íntimo de Trump

Vazamento de informações ultrassecretas levanta dúvidas se esta não seria forma de comunicação recorrente entre integrantes do governo. Governo dos EUA adiciona sem querer repórter a grupo que discutia ataques militares

A inadvertida inclusão de um jornalista em um grupo de mensagens de integrantes da cúpula do governo Trump sobre a defesa nacional dos Estados Unidos confirma os maiores temores em relação à inexperiência do círculo íntimo que cerca o presidente para tratar de assuntos ultrassensíveis.

Soa como piada pronta o fato de Jeffrey Goldberg, o prestigiado editor-chefe da revista Atlantic, ter sido convidado pelo conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Mike Waltz, para integrar o grupo que discutia o ataque militar aos houthis, no Iêmen. E também a forma como ele valida a operação militar com um trio de emojis.

A falha desconcertante de segurança poderia violar a Lei de Espionagem, que estabelece as normas para o tratamento de informações confidenciais. O vazamento deixa dúvidas se esta forma de comunicação não seria recorrente entre altos funcionários do governo.

Em vez de se debruçar sobre as suas consequências, o secretário de Defesa, Pete Hegseth, ex-âncora da Fox News que ocupa o mais alto cargo de segurança do país, responsável por operações militares e 3,5 milhões de pessoas entre ativos e reservistas, optou por atacar o jornalista como mentiroso e “vendedor de lixo”.

Toda a conversa ocorreu pelo aplicativo comercial de mensagens Signal, que é proibido para hospedar assuntos tão confidenciais, como a divulgação de planos de guerra.

Envolveu o vice-presidente, J.D. Vance, o secretário de Estado, Marco Rubio, a diretora de Inteligência Nacional, Tulsi Gabbard, o diretor da CIA, John Ratfcliffe, entre uma dezena de participantes.

Editor da revista 'The Atlantic' publica prints de mensagens que recebeu por engano do vice-presidente dos EUA, JD Vance, e do secretário de Defesa, Pete Hegseth

Reprodução

O desleixo por informações confidenciais já foi demonstrado antes. Ao deixar o cargo, o presidente Donald Trump levou para a sua casa, na Flórida, pacotes com documentos de Defesa nacional e resistiu às tentativas do governo de recuperá-los. Foi indiciado por isso, mas o processo acabou arquivado após a vitória eleitoral do republicano, no ano passado.

Em seu programa na Fox News, Hegseth costumava desancar o governo Biden pela forma como tratava informações secretas.

Boa parte dos participantes do bate-papo do Signal já condenou, anteriormente, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, por ter usado o email privado para se comunicar com assessores.

"Se fosse qualquer outra pessoa que não Hillary Clinton, ela estaria na prisão agora mesmo", afirmou Hegseth em 2016. “Ninguém está acima da lei. Nem mesmo Hillary Clinton, embora ela pense que está”, ponderou o então congressista Rubio, no mesmo ano na Fox News.

Jeffrey Goldberg permaneceu incógnito durante o bate-papo fora dos canais seguros do governo. Identificado pelas iniciais JG, contou que ninguém percebeu ou o procurou quando saiu do grupo, após confirmar que o bombardeio aos houthis realmente ocorreu, duas horas depois da conversa.

Graças a ele, informações ultrassecretas sobre pacotes de armas e a natureza do bombardeio foram preservadas. Ao contrário dos demais interlocutores, que agiram na base do improviso, o jornalista parecia estar consciente do peso do material que tinha em mãos.

https://g1.globo.com/mundo/blog/sandra-cohen/post/2025/03/25/bate-papo-em-grupo-de-mensagens-comercial-confirma-inexperiencia-de-circulo-intimo-de-trump.ghtml

Mais de 30 placas de coletes balísticos são apreendidas em área de matagal na Grande São Luís

A apreensão ocorreu na tarde dessa segunda-feira (24), no bairro do Araçagy, após denúncias sobre materiais suspeitos na região. O material estava numerado e dentro do prazo de validade. Mais de 30 placas de coletes balísticos são apreendidas em área de matagal em São Luís

Divulgação/Polícia Militar do Maranhão

Na tarde dessa segunda-feira (24), policiais militares apreenderam 35 placas de coletes balísticos em uma área de matagal no bairro do Araçagy, na Grande São Luís. Todo o material estava numerado e dentro do prazo de validade.

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp

De acordo com o comandante do 40º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Major Marcone, a apreensão ocorreu após denúncias recebidas pela guarnição sobre a presença de materiais suspeitos na região do Remi Trinta. Ao chegar ao local indicado, os policiais encontraram as placas balísticas, que foram imediatamente recolhidas e encaminhadas à delegacia para os procedimentos cabíveis.

"Esse material, nas mãos erradas, poderia fortalecer facções criminosas e colocar em risco a segurança da população e dos próprios policiais", destacou o Major Marcone.

A apreensão ocorre em meio a operações de combate ao crime organizado na região. As investigações continuam para apurar a origem e o destino das placas balísticas.

https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2025/03/25/mais-de-30-placas-de-coletes-balisticos-sao-apreendidas-em-area-de-matagal-na-grande-sao-luis.ghtml

Homem morre atropelado por caminhão na SP-250 em Guapiara

Acidente aconteceu na Rodovia Bunjiro Nakao (SP-250), altura do km 260, na tarde desta segunda-feira (24). O caminhão é da Prefeitura Municipal de Guapiara (SP), motorista e veículo estavam com documentos em dia. Delegacia Guapiara

Reprodução/Google Maps

Um homem de 29 anos morreu atropelado por um caminhão na Rodovia Bunjiro Nakao (SP-250), em Guapiara (SP), na tarde desta segunda-feira (24).

📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp

O acidente aconteceu na altura do quilômetro 260, o caminhão pertence a Prefeitura de Guapiara. De acordo com o boletim de ocorrência, o caminhoneiro informou aos policiais militares que seguia sentido Capão Bonito, quando a vítima que caminhava às margens da rodovia invadiu a pista.

Ainda segundo o boletim de ocorrência, o motorista tentou desviar do homem, mas não conseguiu. A vítima foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada ao pronto-socorro da cidade, mas não resistiu aos ferimentos.

Segundo a Polícia Civil, os documentos do motorista estavam regularizados, ele passou por um teste de bafômetro que resultou negativo para álcool. Uma equipe da Perícia Médica foi até o local e um Inquérito Policial foi instaurado para o caso.

Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região

VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

https://g1.globo.com/sp/itapetininga-regiao/noticia/2025/03/25/homem-morre-atropelado-por-caminhao-na-sp-250-em-guapiara.ghtml

Polícia Civil investiga assalto a empresário que teve R$ 48 mil levados em Santarém

"/> O crime aconteceu na noite de segunda-feira (24) na avenida Borges Leal, bairro Caranazal. 16ª Seccional Urbana de Santarém

Dominique Cavaleiro/g1

A 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Santarém, oeste do Pará, está investigando um assalto que aconteceu na noite de segunda-feira (22). A vítima, um empresário do ramo de peças automotivas, teve aproximadamente R$ 48 mil levados por criminosos armados.

✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp

Segundo informações preliminares, o crime aconteceu em via pública, na avenida Borges Leal, bairro Caranazal. O empresário transportava o valor dentro de uma bolsa quando foi abordado por dois suspeitos em uma motocicleta. A dupla anunciou o assalto e fugiu com o dinheiro.

A Polícia Civil já iniciou as buscas para identificar e prender os criminosos.

Imagens de câmeras de segurança da área onde o assalto aconteceu devem ser solicitadas para ajudar a esclarecer o crime e localizar os responsáveis.

VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2025/03/25/policia-civil-investiga-assalto-a-empresario-que-teve-r-48-mil-levados-em-santarem.ghtml