Avatar
g1 (RSS Feed)
9cb53e080594d6e1eb4c0d84c93baa1964819b6b67c82a36180466d2a9a20efa
Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros. Vídeos dos telejornais da TV Globo e da GloboNews. https://g1.globo.com/

Número de mortos no terremoto em Mianmar chega a 1,7 mil enquanto a luta por ajuda se intensifica

Hospitais estão sobrecarregados e equipes de resgate enfrentam dificuldades para ajudar as vítimas. Segundo mídia estatal, número de vítimas pode aumentar no país. Resgate em Mianmar após terremoto

Reuters

O número de mortos no terremoto em Mianmar continuou a aumentar neste domingo, enquanto equipes de resgate estrangeiras e ajuda humanitária chegavam ao país. Os hospitais estão sobrecarregados e algumas comunidades lutam para organizar esforços de resgate com recursos limitados.

O terremoto de magnitude 7,7, um dos mais fortes do século, atingiu a nação devastada pela guerra na última sexta-feira (28), deixando cerca de 1,7 mil mortos, 3,4 mil feridos e mais de 300 desaparecidos segundo informações divulgadas neste domingo (30) pelo governo militar do país.

O chefe da junta militar, general sênior Min Aung Hlaing, alertou que o número de vítimas pode aumentar e que sua administração enfrenta uma situação desafiadora, informou a mídia estatal. O anúncio veio três dias depois de ele ter feito um raro pedido de ajuda internacional.

Índia, China e Tailândia estão entre os vizinhos de Mianmar que enviaram suprimentos e equipes de socorro, juntamente com ajuda e equipes de resgate da Malásia, Singapura e Rússia.

"A destruição foi extensa e as necessidades humanitárias estão crescendo a cada hora", disse a Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho em um comunicado.

A devastação aumentou ainda mais o sofrimento de Mianmar, país mergulhado no caos devido a uma guerra civil que surgiu após um levante nacional contra o golpe militar de 2021 (relembre o episódio), que derrubou o governo eleito da vencedora do Prêmio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi.

Infraestruturas críticas — incluindo pontes, rodovias, aeroportos e ferrovias — em todo o país foram danificadas, dificultando os esforços humanitários, enquanto o conflito, que já devastou a economia, deslocou mais de 3,5 milhões de pessoas e debilitou o sistema de saúde.

Em algumas áreas próximas ao epicentro, moradores disseram a agência Reuters que a assistência do governo era escassa, deixando as pessoas por conta própria.

"É necessário restaurar as rotas de transporte o mais rápido possível", disse Min Aung Hlaing a autoridades no sábado, segundo a mídia estatal. "É necessário consertar as ferrovias e também reabrir os aeroportos para que as operações de resgate sejam mais eficazes."

O modelo preditivo do Serviço Geológico dos EUA estimou que o número de mortos em Mianmar pode ultrapassar 10 mil e que as perdas podem exceder o produto econômico anual do país.

"Sem ajuda, sem equipes de resgate"

VÍDEO: terremoto surpreende casal em piscina na Tailândia

ANTES e DEPOIS: veja como o terremoto devastou Mianmar e Tailândia

ENTENDA: terremoto 'no raso' explica danos catastróficos

Hospitais em partes do centro e noroeste de Mianmar, incluindo a segunda maior cidade, Mandalay, e a capital Naypyitaw, estavam lutando para lidar com o grande número de feridos, disse o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários no sábado à noite.

O terremoto também sacudiu partes da vizinha Tailândia, derrubando um arranha-céu em construção e matando 18 pessoas na capital, segundo autoridades tailandesas.

Pelo menos 76 pessoas ainda estavam presas sob os escombros do edifício desabado, onde as operações de resgate continuavam pelo terceiro dia, usando drones e cães farejadores para procurar sobreviventes.

O governo de oposição, conhecido como Governo de Unidade Nacional (NUG, na sigla em inglês), que inclui remanescentes da administração anterior, disse que as milícias anti-junta sob seu comando suspenderiam todas as ações militares ofensivas por duas semanas a partir de domingo.

A devastação em algumas áreas do norte de Mianmar, como a cidade de Sagaing, perto do epicentro do terremoto, foi extensa, disse o morador Han Zin.

"O que estamos vendo aqui é destruição generalizada — muitos prédios desabaram completamente", disse ele por telefone, acrescentando que grande parte da cidade estava sem eletricidade desde o desastre e que a água potável estava acabando. "Não recebemos nenhuma ajuda e não há equipes de resgate à vista."

Imagens de satélite mostraram que seções de uma ponte importante que liga Sagaing à vizinha Mandalay desabaram, com partes da estrutura da era colonial submersas no rio Irrawaddy.

"Com as pontes destruídas, até mesmo a ajuda vinda de Mandalay está tendo dificuldades para chegar", disse a Sagaing Federal Unit Hluttaw, uma associação política ligada ao NUG, no Facebook. "Alimentos e remédios estão indisponíveis, e o número crescente de vítimas está sobrecarregando o pequeno hospital local, que não tem capacidade para tratar todos os pacientes."

" Você consegue me ouvir?"

Em Mandalay, dezenas de pessoas estavam presas sob edifícios desabados e a maioria não podia ser alcançada ou retirada sem o uso de máquinas pesadas, disseram dois trabalhadores humanitários e dois moradores.

"Minhas equipes em Mandalay estão usando luvas de trabalho, cordas e kits básicos para cavar e retirar pessoas", disse um dos trabalhadores humanitários. A Reuters optou por não divulgar seu nome por razões de segurança.

"Há inúmeras pessoas presas e ainda desaparecidas. O número de mortos é impossível de calcular no momento devido à quantidade de desaparecidos e não identificados, vivos ou não.", disse um dos trabalhadores ouvidos pela agência.

Um vídeo filmado por um morador de Mandalay no sábado mostrou pacientes em macas, alguns recebendo soro intravenoso, no pátio externo de um hospital ortopédico de 500 leitos na cidade.

Hospitais públicos e privados em Mandalay, incluindo o Hospital Geral de Mandalay e partes da Universidade Médica de Mandalay, foram danificados pelo terremoto, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Equipes de resgate da Rússia e da Índia estavam a caminho de Mandalay, enquanto múltiplas equipes da China, Tailândia e Singapura já chegaram ao país.

Em Bangkok, no local do edifício de 33 andares que desabou, equipes de resgate cercadas por pilhas de concreto quebrado e metal retorcido continuavam seus esforços para resgatar dezenas de trabalhadores presos sob os escombros.

Teerasak Thongmo, um comandante da polícia tailandesa, disse que sua equipe de policiais e cães de resgate estavam correndo contra o tempo para localizar sobreviventes, enfrentando dificuldades para se mover entre os destroços metálicos e as bordas afiadas de uma estrutura instável.

"Neste momento, nossa equipe está tentando encontrar qualquer um que ainda possa estar vivo. Dentro das primeiras 72 horas, temos que tentar salvar aqueles que ainda estão vivos", disse ele.

Perto das operações de resgate, parentes e amigos dos trabalhadores da construção desaparecidos e presos aguardavam notícias. Alguns não conseguiram segurar a emoção.

"Ploy, Ploy, Ploy, minha filha, estou aqui por você agora!", gritou uma mulher, sendo abraçada por outras duas. "Ploy, você consegue me ouvir chamando por você?"

Sobrevivente do terremoto em Mianmar é resgatada dos destroços de hotel

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/03/30/numero-de-mortos-no-terremoto-em-mianmar-chega-a-17-mil-enquanto-a-luta-por-ajuda-se-intensifica.ghtml

Prazo para pagamento do IPVA 2025 encerra nesta segunda-feira (31); mais de 160 mil ainda não regularizaram

A taxa de renovação do licenciamento anual também deve ser paga até o dia 31 de março. O não cumprimento do prazo pode resultar em penalidades, como multas, apreensão do veículo e autuação em blitz. Veículos devem ser apreendidos se IPVA e licenciamento estiveram atrasados

Reprodução/RPC

O prazo para pagamento do IPVA 2025 encerra nesta segunda-feira (31). Esta é a última oportunidade para os proprietários de veículos regularizarem o imposto, seja em cota única (sem desconto). Segundo o governo, 162.114 veículos continuam com pendências até o momento.

Segunda-feira também é a data para o pagamento da terceira e última parcela para aqueles que optaram pelo parcelamento. Além do IPVA, é importante lembrar que a taxa de renovação do licenciamento anual também deve ser paga até o dia 31 de março.

O não cumprimento do prazo pode resultar em penalidades, como multas, apreensão do veículo e autuação em blitz. “Orientamos todos a efetuarem o pagamento, para garantir que possam circular com tranquilidade, conforme a legislação”, afirmou o secretário da Fazenda, Emílio Júnior.

A emissão do boleto pode ser feita no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz). Além disso, pelo site o pagante também pode conferir se há débitos, informando os dados do veículo. A renovação do licenciamento até o dia 31 de março.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Alíquotas

De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda do Piauí (Sefaz-PI), a alíquota do IPVA no estado varia de acordo com o veículo, seguindo a seguinte ordem:

Automóveis acima de R$ 150 mil: 3%

Automóveis abaixo de R$ 150 mil: 2,5%

Micro-ônibus e caminhonetes: 2,5%

Motocicletas acima de 170 cilindradas: 2%

Caminhões, ônibus e carros elétricos: 1%

✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp

Cálculo e destinação do IPVA

O imposto é calculado a partir do valor de mercado do veículo, atualizado anualmente pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A alíquota varia entre os estados, podendo ficar entre 1% e 4% do valor do automóvel.

No Piauí, a cota única do IPVA é uma opção para contribuintes que preferem pagar o imposto de uma vez, sem necessidade de parcelas mensais.

Fernando Jufat explica que está previsto pela Constituição que 40% do total arrecadado é do município, 40% para o Estado e 20% e 10% para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb).

Ainda há casos em que o indivíduo pode pedir isenção do pagamento do IPVA. A solicitação e acompanhamento do processo também pode ser feito no site da Sefaz.

📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí

📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X

VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2025/03/30/prazo-para-pagamento-do-ipva-2025-encerra-nesta-segunda-feira-31-mais-de-160-mil-ainda-nao-regularizaram.ghtml

Avião de pequeno porte cai em área residencial de Minneapolis

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) confirmou a queda de uma aeronave neste sábado (29). Até o momento, não há informações sobre mortos ou feridos. Uma pequena aeronave caiu em uma área residencial de Brooklyn Park, Minnesota, por volta das 12h20 deste sábado (29), afirma a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA).

Segundo a FAA, o avião havia partido do Aeroporto Internacional de Des Moines, em Iowa, e estava a caminho do Aeroporto Anoka County-Blaine, em Minneapolis.

Ainda não há informações sobre o número de pessoas a bordo no momento da queda, nem sobre possíveis mortos ou feridos.

O governador Tim Walz utilizou as redes sociais para informar que sua equipe está em contato com as autoridades locais em Brooklyn Park e que estão monitorando a situação de perto. Walz também expressou sua gratidão aos socorristas que atenderam ao chamado.

A reportagem está em atualização.

Sem radar, controladores de tráfego aéreo usam Flightradar para orientar pilotos em voos

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/03/29/aviao-de-pequeno-porte-cai-em-area-residencial-de-minneapolis.ghtml

Ciclista é atropelado por caminhonete na Rodovia General Euclides de Oliveira Figueiredo, em Mirante do Paranapanema

"/> Jovem, de 18 anos, foi encaminhado ao Hospital Regional de Teodoro Sampaio (SP). Ciclista, de 18 anos, foi atropelado em Mirante do Paranapanema (SP)

Cedida

Um ciclista, de 18 anos, foi atropelado por uma caminhonete nesta sexta-feira (29), no km 1 da Rodovia General Euclides de Oliveira Figueiredo (SP-563), em Mirante do Paranapanema (SP).

📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp

Segundo a Polícia Civil, o acidente ocorreu por volta das 19h de sexta-feira, quando a Polícia Militar Rodoviária foi acionada.

No local, o motorista da caminhonete, de 26 anos, fez o teste de etilômetro e o resultado foi negativo, de forma que não se constatou embriaguez.

Ainda conforme a Polícia Civil, a vítima foi socorrida e encaminhada ao Hospital Regional de Teodoro Sampaio e, na ocasião, não corria risco de vida.

Os fatos foram registrados pela Delegacia da Polícia Civil de Mirante do Paranapanema.

Foi requisitada perícia no local dos fatos ao Instituto de Criminalística. A constatação das causas do acidente, bem como o esclarecimento sobre se o motorista do veículo agiu, ou não, com culpa, depende do resultado dos exames periciais.

A Polícia Civil seguirá com a apuração dos fatos e ouvirá as partes envolvidas.

VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente

Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

https://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2025/03/29/ciclista-e-atropelado-por-caminhonete-na-rodovia-general-euclides-de-oliveira-figueiredo-em-mirante-do-paranapanema.ghtml

Ministério Público investiga possíveis irregularidades em contratações feitas pela Prefeitura de Laranjal Paulista

Segundo o MP, as investigações tiveram início após um inquérito civil instaurado para apurar a situação contratual da prefeitura após dispensa de licitações. Ex-prefeito reforçou que toda denúncia deve ser investigada. Ministério Público investiga possíveis irregularidades em contratações feitas pela Prefeitura de Laranjal Paulista

Reprodução/TV TEM

O Ministério Público de São Paulo (MP) está investigando possíveis irregularidades em contratações feitas pela Prefeitura de Laranjal Paulista (SP) entre os anos de 2019 e 2023.

📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp

Segundo o MP, as investigações tiveram início após um inquérito civil instaurado para apurar a situação contratual da prefeitura após dispensa de licitações.

No caso, empresas vencedoras aproveitavam da ausência de protocolos de fiscalização e controle do município para fraudar procedimentos, utilizando-se de alguns artifícios.

Após as investigações, não foram identificados atos de improbidade administrativa pelo Ministério Público, porém as condutas configuram, em tese, crimes, praticados pelos licitantes vencedores.

Desta forma, o MP arquivou o inquérito civil e, em seguida, instaurou o procedimento investigatório criminal para apurar as respectivas responsabilidades.

O g1 procurou o ex-prefeito Alcides de Moura Campos Junior, conhecido como Dr. Alcides, que administrava o município entre os anos de 2019 e 2023 pelo PSD, mas ele retornou dizendo que não sabia do que se tratava.

"Mas toda denúncia deve ser investigada. Não compartilho com irregularidades e os responsáveis, se houve irregularidades, devem ser punidos", afirmou.

Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região

VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

https://g1.globo.com/sp/itapetininga-regiao/noticia/2025/03/29/ministerio-publico-investiga-possiveis-irregularidades-em-contratacoes-feitas-pela-prefeitura-de-laranjal-paulista.ghtml

Homem é condenado a 19 anos de prisão por matar com quase 50 facadas irmão de rival em Teresina

Fagner Vale de Carvalho foi condenado pelo assassinato de Pablo Ricardo Souza da Costa, em 2017. O homem ainda é investigado por envolvimento em outros homicídios ocorridos na capital. Fagner Vale de Carvalho foi condenado a 19 anos e nove meses de prisão, em regime fechado, pelo assassinato de Pablo Ricardo Souza da Costa, em Teresina. O crime aconteceu em 31 de julho de 2017, na Zona Norte da capital. Um julgamento, na última quinta-feira (27), determinou a sentença.

✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp

De acordo com a denúncia, Pablo Ricardo Souza da Costa foi assassinado com 46 perfurações de faca, por ser irmão de um homem considerado rival do condenado. O Conselho de Sentença reconheceu que o crime foi praticado por motivo torpe e com emprego de meio cruel, portanto Fagner Vale de Carvalho deve responder por homicídio qualificado.

O irmão de Fagner, Enoque Vale de Carvalho, também teria participado do assassinato. O homem chegou a ser preso pelo crime ainda em 2017, mas foi assassinado em 2021.

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Suspeito de outros homicídios

Fagner Vale de Carvalho é investigado por suspeita de envolvimento em outros homicídios ocorridos na capital. Entre eles, o de Conceição de Maria Lopes da Silva, 39 anos, em 2022; de Tiago França Alexandre da Silva e Esmael Bonfim, em 2021; e Caio Gabriel Moraes da Silva, em 2020.

Ele também possui antecedentes criminais por tráfico de drogas.

📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí

📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X

VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2025/03/29/homem-e-condenado-a-19-anos-de-prisao-por-matar-com-quase-50-facadas-irmao-de-rival-em-teresina.ghtml

Trinta toneladas de soja são apreendidas na divisa do Pará com o Mato Grosso

O condutor da carga apresentou uma nota fiscal 'viajada' - documento que já havia sido utilizado em outra operação Trinta toneladas de soja são apreendidas na divisa do Pará com o Mato Grosso

Ascom/Sefa

Trinta toneladas de soja, avaliadas em R$ 54 mil, foram apreendidas na sexta-feira (28) por fiscais de receitas estaduais lotados na Coordenação de Mercadorias em Trânsito do Araguaia, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) localizada na Rodovia PA-447, KM-15, município de Conceição do Araguaia, sul do Estado.

“A apreensão ocorreu no posto fiscal de Mandii, na Rodovia BR-158, na divisa do Pará com o Mato Grosso. A equipe da Coordenação de Mercadorias em Trânsito parou um caminhão, e o motorista apresentou um documento fiscal que já havia sido registrado no dia 24 de março, ou seja, era a irregularidade conhecida como 'nota viajada', quando se tenta apresentar uma nota já utilizada em outra operação”, explicou o coordenador da unidade, Renato Couto.

Foi lavrado Termo de Apreensão e Depósito (TAD), no valor de R$ 18.468,00, referente ao imposto e à multa.

Veja todas as notícias do Pará

https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2025/03/29/trinta-toneladas-de-soja-sao-apreendidas-na-divisa-do-para-com-o-mato-grosso.ghtml

Acidente entre carro e caminhão deixa dois homens e uma criança feridos em Volta Redonda

Colisão aconteceu no bairro Água Limpa. Um acidente entre um carro e um caminhão deixou uma criança e dois homens feridos na tarde deste sábado (29) em Volta Redonda (RJ). A colisão aconteceu por volta das 13h, na Avenida Felipe dos Santos, no Bairro Água Limpa.

✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp

Segundo a Polícia Militar, as informações iniciais indicam que o caminhão perdeu o freio descendo uma ladeira. Em seguida, o veículo bateu em um carro, e depois atingiu um muro e parte de uma casa.

Ainda de acordo com a PM, a criança foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e os dois homens foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

As vítimas sofreram ferimentos leves e foram encaminhadas ao Hospital São João Batista.

O g1 entrou em contato com a unidade médica para saber o estado de saúde dos pacientes e aguarda o retorno. O caso foi registrado na Delegacia de Volta Redonda.

Veja também:

Acidente entre moto e carro deixa homem ferido em Volta Redonda

Acidente entre moto e carro deixa homem ferido em Volta Redonda

Um acidente entre uma moto e um carro deixou um homem ferido no dia 28 de março, em Volta Redonda (RJ). A colisão aconteceu por volta das 7h na Via Sérgio Braga, no bairro Conforto. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima era o condutor da motocicleta.

Siga a TV Rio Sul no Instagram

VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2025/03/29/acidente-entre-carro-e-caminhao-deixa-dois-homens-e-uma-crianca-feridos-em-volta-redonda.ghtml

Homem é preso suspeito de planejar e matar tio com ajuda de adolescentes e participar de velório da vítima, na PB

Polícia Civil aponta que suspeito teria planejado e participado do assassinato do tio, e contou com a ajuda de dois adolescentes, que receberam R$ 500 do suspeito para participar do crime, na zona rural de Araruna, no Curimataú. Polícia Civil investiga o caso

Reprodução/TV Paraíba

Um homem foi preso suspeito de planejar e participar do assassinato do próprio tio, em Araruna, no Curimataú da Paraíba. O crime aconteceu no dia 22 de março, no Sítio Macapá, zona rural do município. Além dele, dois adolescentes, de 13 e 16 anos, também foram apreendidos por envolvimento no homicídio. A prisão do sobrinho da vítima e a apreensão dos adolescentes aconteceram na quinta-feira (28).

De acordo com a Polícia Civil, o homem, sobrinho da vítima e que não teve a idade divulgada, articulou a morte do tio, que aconteceu em uma emboscada, e ofereceu R$ 500 para que os adolescentes participassem da execução.

Segundo a Polícia Civil, a vítima caminhava sozinha por uma estrada de terra, à noite, quando foi surpreendida pelo trio que estava escondido no matagal.

Os suspeitos teriam disparado várias vezes contra a cabeça da vítima, que não resistiu e morreu ainda no local.

As investigações apontam que o crime foi motivado por uma desavença familiar. Investigações da Polícia Civil indicaram que no ano passado a vítima teve a motocicleta roubada e suspeitava que o sobrinho tivesse passado informações aos assaltantes.

Desde então, a vítima passou a comentar que “bandido tinha que morrer”, segundo a Polícia Civil, e isso se referindo ao sobrinho, preso pela morte do tio. O sobrinho, então, teria decidido se vingar diante das acusações que fazia o tio contra ele.

Após o crime, o suspeito demonstrou frieza e chegou a comparecer ao sepultamento da vítima junto com os familiares.

A operação, conduzida por policiais civis e militares, resultou na prisão e apreensão dos envolvidos cerca de cinco dias após o crime. Os adolescentes que foram apreendidos afirmaram na delegacia que não se arrependem da ação.

O sobrinho da vítima foi encaminhado à Delegacia de Solânea, cerca de 45 km da cidade de Araruna, onde deve passar por audiência de custódia. Já os adolescentes serão apresentados ao Ministério Público para as medidas cabíveis.

Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2025/03/29/homem-e-preso-suspeito-de-planejar-e-matar-tio-com-ajuda-de-adolescentes-e-participar-de-velorio-da-vitima-na-pb.ghtml

Polícia Civil destrói 100 mil pés de maconha na zona rural de Viseu

Pés da erva entorpecente em locais de difícil acesso, contando com a parceria do Graesp Polícia Civil destrói 100 mil pés de maconha na zona rural de Viseu

Ascom/PC

A Polícia Civil do Pará deflagrou a Operação “Narke 3”, com ações ostensivas para identificar plantações ilícitas na região de influência do Rio Gurupi, nordeste paraense. Durante as investigações foram localizados nove plantações de maconha, e destruídos cerca de 100 mil pés, em ação realizada por agentes da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), nos dias 27 e 28 (quinta e sexta-feira).

As plantações ocupavam aproximadamente 30 mil metros quadrados na zona rural de Viseu, município na divisa do Pará com o Maranhão, com acesso por via aérea. Foi solicitado o apoio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

“Nossas equipes fizeram o levantamento do local e pudemos identificar várias plantações de maconha na região do Rio Gurupi, situada na zona rural do município de Viseu. Foram dois dias intensos de trabalho, que culminaram na identificação e erradicação desse quantitativo de pés de maconha. Agora, nossas diligências serão feitas para apurar os cultivadores da droga e todo o envolvimento com a produção dos entorpecentes”, informou o delegado Davi Cordeiro, diretor da Denarc.

Operação na mata - As aeronaves do Graesp sobrevoaram áreas próximas à vila de São José do Gurupi e do município de Cachoeira do Piriá. Na chegada das equipes, pessoas que trabalhavam no cultivo fugiram pela mata, abandonando os acampamentos improvisados. As plantações e os acampamentos foram integralmente destruídos. O inquérito policial foi instaurado para identificar os responsáveis pelo cultivo.

A ação também contou com o apoio da Diretoria de Polícia Especializada (DPE), da Superintendência Regional do Caeté, ligada à Diretoria de Polícia do Interior (DPI), e do 7° Batalhão de Polícia Militar (7° BPM), vinculado ao Comando de Policiamento Regional V (CPR V).

“A PCPA trabalha de forma integrada com as outras forças da segurança pública para dar à sociedade uma resposta mais efetiva e célere. A ação da Denarc reforça o compromisso da nossa instituição com o combate ao tráfico de entorpecentes”, disse o delegado-geral Walter Resende.

Os agentes também constataram a utilização de produtos químicos no local para adubação das plantas. Foram colhidas amostras para a perícia necessária.

https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2025/03/29/policia-civil-destroi-100-mil-pes-de-maconha-na-zona-rural-de-viseu.ghtml

Bruno Martini se apresenta no 2º dia de Lollapalooza 2025

"/> Globoplay transmite Lollapalooza ao vivo e você também pode acompanhar a transmissão no g1. Bruno Martini se apresenta no 2º dia de Lollapalooza 2025 Globoplay transmite Lollapalooza ao vivo e você também pode acompanhar a transmissão no g1. O Lollapalooza 2025 acontece ainda neste sábado (29) e domingo (30), no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.. Transfer, lolla express e metrô: veja como chegar ao Autódromo de Interlagos.. Como assistir: Multishow e Bis ou Multishow 4k.. Shawn Mendes e Alanis Morissette são os headliners deste sábado. Confira a programação.. 1º dia teve chuva, atrasos, lama e meninas com pais na plateia: veja como foi.

https://g1.globo.com/pop-arte/musica/lollapalooza/2025/ao-vivo/lollapalooza-2025-ao-vivo-transmissao-de-shows-programacao-videos-fotos-e-cobertura-em-tempo-real.ghtml

Hamas diz que aceitou nova proposta de mediadores para trégua em Gaza, diz chefe do grupo terrorista

Proposta foi feita há dois dias por mediadores do Egito e do Qatar. Voluntários e equipes de resgate usam uma escavadeira para remover os escombros de prédio destruído em Gaza

AP Photo/Mariam Dagga

O Hamas concordou com uma proposta de cessar-fogo em Gaza que recebeu há dois dias dos mediadores Egito e Qatar, disse o responsável do grupo palestiniano neste sábado (29).

"Há dois dias, recebemos uma proposta dos mediadores no Egito e no Qatar. Lidámos com ela de forma positiva e aceitámo-la", disse Khalil al-Hayya num discurso televisivo.

"Esperamos que a ocupação (israelita) não a enfraqueça", disse Hayya, que lidera a equipa de negociação do Hamas em negociações indiretas que visam garantir um cessar-fogo na guerra entre o Hamas e Israel em Gaza, que eclodiu em outubro de 2023.

Fontes de segurança disseram à Reuters na quinta-feira que o Egito recebeu indicações positivas de Israel sobre uma nova proposta de cessar-fogo que incluiria uma fase de transição.

A proposta sugere que o Hamas liberte cinco dos reféns israelitas que mantém presos todas as semanas, disseram as fontes.

O gabinete do primeiro-ministro israelita disse ter realizado uma série de consultas de acordo com a proposta recebida dos mediadores e que Israel transmitiu aos mediadores uma contraproposta em total coordenação com os Estados Unidos.

A Reuters perguntou ao gabinete do primeiro-ministro se também tinha concordado com a proposta de cessar-fogo, mas não obteve resposta imediata.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/03/29/hamas-diz-que-aceitou-nova-proposta-de-mediadores-para-tregua-em-gaza-diz-chefe-do-grupo-terrorista.ghtml

Sophia Chablau finaliza show gritando 'Bolsonaro réu' em estreia no Lollapalooza

"/> Banda paulista de indie rock foi uma das primeiras a tocar no festival neste sábado. Plateia no Autódromo de Interlagos, em SP, reagiu com aplausos e gritos. Durante sua estreia no Lollapalooza, a banda Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo exibiu a palavra “réu” no telão no fim da apresentação. A vocalista Sophia gritou “Bolsonaro réu”.

A plateia reagiu com aplausos e gritos. Algumas pessoas também gritaram “sem anistia”, em uma reação que durou por volta de 15 segundos. “Sem anistia” e “Palestina livre” também foram exibidas por mais de um minuto.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade nesta quarta-feira (26) tornar réus o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados por tentativa de golpe de Estado em 2022.

Banda Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo exibe 'Sem Anistia' no telão durante show no Lollapalooza 2025

g1

Como foi o show de Sophia Chablau?

Durante 1h de apresentação, a vocalista da banda correu de um lado para o outro no palco, tirou a camisa, gritou e criticou os Estados Unidos e pediu por mais editais de cultura.

Eles abriram a apresentação com “Baby Missel”. E ao longo da apresentação mostraram três músicas novas, uma delas com críticas aos Estados Unidos.

Sophia usava um kufiya, lenço que se tornou símbolo de resistência e apoio à causa palestina.

O show começou com músicas mais lentas (quando Sophia colocou a camisa novamente e o público pediu para tirar) e terminou com as mais animadas.

“Idas e Vindas do Amor” e “Delícia&Luxúria” entraram no setlist, essa última dedicada ao Dj carioca Ramemes. O show foi encerrado com “Segredo”.

Formada em 2019, em São Paulo, a banda conta com Sophia Chablau no vocal, Theo Ceccato na bateria, Vicente Tassara na guitarra e, como já dito, Téo no baixo. A banda apostou em um nome que transmite uma ideia de busca filosófica.

"O significado mais profundo do nome é que perder tempo é viver de verdade, sabe? Então, quando a gente diz que é Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo, para mim esse tempo é o tempo que a gente vive, que a gente realmente é, que usa criatividade, que se propõe a coisas novas. A perda de tempo, na verdade, é aquilo que faz a gente ser mais a gente, ser mais autêntico, faz a gente ser mais livre, mais criativo", disse Sophia em entrevista à TV Globo, antes do show.

A banda tem dois discos lançados: um que leva o nome do grupo, de 2021, produzido por Ana Frango Elétrico, e o mais recente, "Música do Esquecimento", de 2023. A banda indie faz um som potente e animado e se tornou figurinha carimbada em festivais nacionais. No ano passado, o grupo abriu os trabalhos no Coala.

Em diversos momentos Sophia ressaltou o rock nacional e agradeceu por estarem tocando no festival.

https://g1.globo.com/pop-arte/musica/lollapalooza/2025/noticia/2025/03/29/sophia-chablau-finaliza-show-gritando-bolsonaro-reu-em-estreia-no-lollapalooza.ghtml

Deputada federal Adriana Accorsi recebe alta após ser internada para tratar herpes-zóster na cabeça

Em um vídeo publicado nas redes sociais, a deputada agradece toda a equipe do hospital onde esteve internada por cinco dias. Ela foi internada na última segunda-feira (24). Delegada Adriana Accorsi

Divulgação/PT

A deputada federal Adriana Accorsi recebeu alta, neste sábado (29), após ficar internada no Hospital Santa Helena, em Goiânia, para tratar uma infecção por herpes-zóster na cabeça. Em um vídeo publicado nas redes sociais, a deputada agradece toda a equipe do hospital onde esteve internada por cinco dias.

✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp

"Eu quero agradecer toda a equipe do Hospital Santa Helena, desde as pessoas que me atenderam na recepção com todo carinho, das pessoas que limpam, as pessoas que trazem o alimento, que fazem o alimento muito bem feito aqui, as técnicas de enfermagem e enfermeiras que me atenderam com todo carinho", disse Adriana no início do vídeo.

LEIA TAMBÉM:

Deputada federal Adriana Accorsi é internada com herpes-zóster na cabeça, em Goiânia

Adriana Accorsi estava internada desde segunda-feira (24) e recebeu alta na manhã deste sábado (28). A deputada procurou atendimento médico no início desta semana quando sentiu fortes dores no corpo. Agora ela 'segue se recuperando e voltando à rotina aos poucos'.

Segundo a assessoria da deputada federal, ela está disposta a lutar para incluir a vacina contra a doença no Sistema Único de Saúde (SUS) de forma gratuita, sendo que atualmente ela só está disponível na rede privada para pessoas a partir de 50 anos de idade ou indivíduos imunocomprometidos.

📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.

VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2025/03/29/deputada-federal-adriana-accorsi-recebe-alta-apos-ser-internada-para-tratar-herpes-zoster-na-cabeca.ghtml

Projetos científicos de Sergipe são premiados na Feira Brasileira de Ciências e Tecnologia

Ao todo, foram 300 projetos finalistas, seis representando Sergipe. Projetos científicos de Sergipe são premiados na Feira Brasileira de Ciências e Tecnologia

Projetos de escolas sergipanas foram premiados na 23ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Tecnologia (Febrace), realizada nesta sexta-feira (28) no Centro de Difusão Internacional da Universidade de São Paulo (USP).

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp

O projeto 'Desenvolvendo esponjas biodegradáveis utilizando a fibra do coco: uma alternativa sustentável às esponjas de plástico', protagonizado pelos alunos do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, Caio Matheus Lobo Dias, Gabriel de Oliveira Santos e Jessy da Silva Santos, orientados pela professora Cristiane Campos Lemos Moreira (Química) e pelo professor Everton Ricardo (Física), ficou em terceiro lugar geral na categoria 'Ciências Exatas e da Terra'.

Do Centro de Excelência Dom Juvêncio de Britto, as alunas Laura Fernanda e Maria Luiza dos Santos, orientadas pelas professoras Lark Soany e Marisa Gomes, conseguiram que o projeto ‘Palmlac' ficasse em quarto lugar geral na categoria 'Ciências Sociais Aplicadas' e recebesse a Menção Honrosa do prêmio 'Por um Mundo sem Lixo', chancelado pelo Movimento Circular, uma entidade que promove a formação e conscientização por um mundo com menos lixo.

O projeto ‘Palmlac: Integração da economia circular e segurança alimentar através do reaproveitamento sustentável do soro de leite para combater a subnutrição’ faz uso do soro do leite no reuso para a fabricação de bebidas lácteas com composição de nutrientes, como a palma.

O projeto pretende gerar a integração da economia circular e segurança alimentar por meio do reaproveitamento sustentável do soro de leite para combater a subnutrição. A pesquisa também apresenta um projeto de política pública de como podem ser utilizadas as bebidas lácteas, por exemplo, na alimentação escolar.

O projeto 'Estudo da ação da curcumina derivada do açafrão-da-terra (Curcuma longa) para prevenção do câncer de pele em áreas de alta incidência solar', protagonizado pelos estudantes Ana Clara Alves, Diógenes Felipe Rodrigues e Isabely Tavares, do Centro de Excelência Dom Juvêncio de Britto e do Centro Estadual de Educação Profissional Dom José B. de Castro, sob a orientação das professoras Lark Soany e Marisa Gomes Nobre, subiram ao palco para receber a Menção Honrosa do Prêmio Destaque Fórum CNTs.

Eles pesquisam um sabonete terapêutico da curcumina, derivada do açafrão-da-terra (Curcuma longa), para ser utilizado na regeneração de células e danos cutâneos provocados pelos radicais UV, prevenindo o câncer de pele em áreas de alta incidência solar.

Mais prêmios

Além das escolas estaduais, o Colégio São Salvador, de Umbaúba, representou Sergipe com o projeto ‘Utilização da manipueira como inseticida natural na dinâmica das formigas cortadeiras (Atta sexdens) e na produção do fungo Leucoagaricus gongylophorus’, desenvolvido por Cauã Nascimento Oliveira e Ana Luísa Anjos Araújo, sob orientação dos professores Makel Bruno Oliveira Santos e Alisson de Souza Cruz.

O colégio particular ficou segundo lugar na categoria 'Ciências Agrárias' e foi chancelado para participar da Genius Olympiad, nos Estados Unidos.

Ao todo, foram 300 projetos finalistas, seis representando Sergipe. A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia acontece anualmente desde 2003, na Universidade de São Paulo, e reúne alunos de diversos estados do Brasil proporcionando um espaço para descobrir novos talentos, valorizar e desenvolver projetos criativos elaborados por eles.

https://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2025/03/29/projetos-cientificos-de-sergipe-sao-premiados-na-feira-brasileira-de-ciencias-e-tecnologia.ghtml

Inscrições para programa de inclusão no mercado de trabalho iniciam na próxima semana

"/> Processo seletivo é voltado para formação de cadastro reserva para trabalhar em serviços de mão de obra. Sede da Fundação Social do Trabalho, em Campo Grande (MS).

Divulgação

As inscrições para o Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho (Primt) podem ser feitas a partir do dia 1º de abril, na sede da Fundação Social do Trabalho, em Campo Grande (MS).

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp

O processo seletivo é voltado para formação de cadastro reserva e posterior encaminhamento de mão de obra para a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos.

O cadastro reserva será voltado para vagas em serviços como roçada, capina, podas, varrição e conservação de logradouros públicos, além da preparação de áreas para realização de eventos.

As inscrições vão até o dia 4 de abril. Os atendimentos acontecerão pela manhã, das 7h às 10h, com distribuição de 50 senhas por dia, por ordem de chegada.

Caso o candidato já tenha feito parte do quadro do Primt, é necessário que o desligamento tenha acontecido há mais de seis meses. Para quem nunca se inscreveu no programa, o interessado deve atender aos seguintes requisitos:

estar desempregado há, no mínimo, 180 dias de uma ocupação formal;

ter entre 18 e 67 anos;

estar inscrito no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);

possuir renda familiar per capita não superior a meio salário mínimo vigente;

apenas um membro da família poderá estar vinculado ao programa.

É obrigatória a apresentação de documentos pessoais, como RG, CPF, comprovante de residência e a Folha Resumo do Número de Identificação Social (NIS).

O programa também segue um regime de cotas: 5% das vagas são destinadas a pessoas negras, 5% a pessoas com deficiência, 5% a mulheres vítimas de violência doméstica, 3% a egressos do sistema penitenciário e outros 3% a pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

Além de receber um salário mínimo, os beneficiários recebem cesta básica, alimentação nos dias de trabalho e têm acesso a, no mínimo, 40 horas/aula de capacitação profissional.

Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2025/03/29/inscricoes-para-programa-de-inclusao-no-mercado-de-trabalho-iniciam-na-proxima-semana.ghtml

Homem é preso suspeito de matar idoso durante tentativa de assalto na frente de clínica veterinária na Região Metropolitana de Salvador

Crime ocorreu no dia 10 de março deste ano, na Avenida Manoel Mercês, bairro Alto da Cruz, no município de Camaçari. Edilson de Oliveira Rios foi morto a tiros durante tentativa de assalto na frente de clínica veterinária

Reprodução/Redes Sociais

Um homem de 24 anos foi preso, na sexta-feira (28), suspeito de matar o idoso Edilson de Oliveira Rios, de 67 anos, durante uma tentativa de assalto, na frente de uma clínica veterinária. O crime ocorreu no dia 10 de março deste ano, na Avenida Manoel Mercês, no bairro Alto da Cruz, na cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.

De acordo com informações da Polícia Civil, a prisão do suspeito foi realizada nas proximidades de um hotel, na BR 101, no município de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo do estado. A identidade dele não foi revelada.

Durante a abordagem, foram encontrados com o suspeito 50 gramas de maconha, o que resultou na prisão em flagrante por tráfico de drogas.

LEIA TAMBÉM:

Homem é morto a tiros dentro de carro no extremo sul da Bahia

Morre idosa atingida por balas perdidas dentro de casa durante operação policial em Salvador

Mulher morre e adolescente fica ferida após troca de tiros em bairro de Salvador; grupo fez protesto

As investigações continuam na 18ª Delegacia Territorial (DT) de Camaçari com o objetivo de identificar e prender o segundo suspeito de envolvimento no crime. O homem realizou os exames legais e está preso à disposição da Justiça.

Relembre o crime

Conforme informações da Polícia Civil, testemunhas relataram que Edilson de Oliveira Rios chegava na clínica veterinária para levar os cachorros dele para castrar, quando foi surpreendido por dois homens armados, que estavam em uma motocicleta.

De acordo com a polícia, as testemunhas contaram ainda que um dos homens chegou a entrar no carro do idoso. Como não conseguiu ligar o veículo, ele atirou em Edilson de Oliveira. A vítima estava em pé, de costas para o suspeitos, e foi atingida na região da nuca.

Os suspeitos fugiram após cometer o crime. Assustado, um dos cachorros saiu do carro, mas foi recuperado pelos funcionários da clínica veterinária. O idoso morava no distrito de Palmeiras, em Simões Filho, junto com familiares.

Edilson era casado há 44 anos e deixou três filhos e quatro netos. O corpo dele foi velado no Salão do Reino de Testemunha de Jeová de Simões Filho e enterrado no cemitério do centro do município.

Idoso é morto em tentativa de assalto

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2025/03/29/homem-e-preso-suspeito-de-matar-idoso-bahia.ghtml

Homem é morto a pauladas na cabeça no sudoeste da Bahia; filhos são suspeitos do crime

Caso aconteceu na madrugada deste sábado (29), na zona rural de Malhada. ICaso aconteceu na zona rural de Malhada, no sudoeste da Bahia

Prefeitura de Malhada

Um homem foi morto a pauladas na cabeça, na madrugada deste sábado (29), no distrito de Canabrava, na zona rural de Malhada, no sudoeste da Bahia.

De acordo com informações apuradas pela TV Sudoeste, com a Polícia Civil, a vítima foi identificada como Amilton Guedes Costa, de 51 anos. Os filhos dele são os principais suspeitos pelo crime. Eles não tiveram as identidades reveladas e ainda não foram localizados.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar perícia e encaminhar o corpo de Amilton para o Instituto Médico Legal (IML), onde deve passar por necropsia.

LEIA TAMBÉM:

Jovem morre após ser agredido com pauladas em Salvador; polícia suspeita que ex-namorada tenha entregado vítima a traficantes

Homem morre após ser agredido com pauladas ao tentar separar briga de trânsito

Suspeito de matar três pessoas com pauladas na cabeça no sul da Bahia se entrega à polícia

A motivação do crime é investigada pela delegacia de Guanambi, onde o caso foi registrado.

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

Assista ao vídeo do g1 e da TV Bahia 💻

o

https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2025/03/29/morte-homem-sudoeste-bahia.ghtml

Idoso é conduzido à delegacia por suspeita de importunação sexual

Segundo a GMA, a vítima reconheceu o suspeito um dia após registrar boletim de ocorrência. Idoso é conduzido à delegacia por suspeita de importunação sexual

CMA

Um idoso foi conduzido a uma delegacia de Aracaju, neste sábado (29), suspeito de importunar sexualmente uma passageira do transporte público.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp

Segundo a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), a vítima registrou um boletim nesta sexta-feira, após o crime.

Na manhã deste sábado, ao refazer o trajeto, a vítima reconheceu o suspeito e acionou uma guarnição da GMA no Calçadão da 13 de Julho.

https://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2025/03/29/idoso-e-conduzido-a-delegacia-por-suspeita-de-importunacao-sexual.ghtml