Polícia investiga se ossada humana encontrada em Santa Maria da Boa Vista pertence a jovem Gislaine Gomes
"/> Gislaine Gomes, de 19 anos, foi sequestrada no dia 3 de março no Assentamento Safra. Uma operação foi montada pelas polícias Militar e Civil para localizar a jovem. Ossada humana foi encontrada embaixo de uma árvore na região de assentamentos em Santa Maria da Boa Vista
Divulgação/ PCPE
Restos ósseos encontrados na tarde de quarta-feira (9), em uma fazenda em Santa Maria da Boa Vista, serão submetidos a um exame de comparação genética. De acordo com a Polícia Civil de Pernambuco, o objetivo é verificar a compatibilidade com Gislaine Gomes de Lima, jovem de 19 anos sequestrada no dia 3 de março, no Assentamento Safra, em Santa Maria da Boa Vista.
A ossada humana foi encontrada durante a Operação Safra, montada pelas polícias Militar e Civil para busca da jovem Gislaine Gomes. Os restos ósseos estavam enterrados, próximo a um pé de umburana, nas proximidades da Fazenda Belo Horizonte, que tem como dono, um dos alvos da operação. O corpo aparentemente foi queimado, impedindo a identificação no local.
O Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto Médico Legal (ML) foram convocados e as equipes realizaram uma análise pericial no ambiente e a coleta dos restos ósseos encontrados para realização de exames genéticos.
Operação Safra
Polícia prende suspeitos pelo sequestro de Gislaine Gomes em Santa Maria da Boa Vista
A Operação Safra foi deflagrada no dia 3 de abril, com a participação das polícias Civil e Militar de Pernambuco. Durante a ação, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão domiciliar. Sete dos principais suspeitos foram encontrados nas residências e conduzidos à delegacia para prestar depoimentos. Desses, três foram presos em flagrante por porte e posse ilegal de arma de fogo e os demais suspeitos não foram localizados.
Sequestro
Jovem sequestrada em Santa Maria da Boa Vista
Arquivo da família
O sequestro de Gislaine Gomes de Lima foi registrado no dia 3 de março na Delegacia de Polícia Judiciária de Santa Maria da Boa Vista. A mãe Janaína Gomes da Silva relatou que sua filha encontrava-se no campo de futebol do Assentamento Safra por volta das 00h20, quando indivíduos encapuzados desceram de um veículo branco anunciando que eram policiais e efetuando disparos de arma de fogo para cima. Eles agarraram sua filha pelo cabelo e a puseram à força dentro do veículo, dizendo que ela era o alvo.
Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE
Imagens de satélite mostram diferença na cor do Rio Tietê no interior de SP

Pescadores e piscicultores de tilápia do noroeste paulista temem o desemprego, uma vez que sofrem com a mortandade de peixes. Imagens capturadas por satélite mostram a diferença na cor do Rio Tietê no noroeste de SP
Imagens capturadas por satélite e obtidas pelo g1 mostram a diferença na cor do trecho do Rio Tietê em um intervalo de dois meses.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
As imagens do afluente em Nova Avanhandava (SP), cidade na região de Araçatuba (SP) banhada pelo Rio Tietê, que tem 21 mil hectares de área alagada com 10 piscicultores, foram extraídas do Sentinel-2, um dos satélites do Copernicus, programa de observação terrestre mantido pela União Europeia para monitorar mudanças climáticas na Terra.
O g1 fez um comparativo entre fevereiro e abril deste ano com o ano anterior, além de mostrar a evolução da qualidade da água, desde 2018 até 2025 (assista acima).
Initial plugin text
Especialistas, biólogos e autoridades ambientais entrevistadas pelo g1 apontam que a mudança é causada pela presença de algas que, em crescimento anormal, consomem o oxigênio e causam a mortandade de peixes.
Na semana da Quaresma, que antecede a Sexta-Feira da Paixão (18), quando fiéis católicos priorizam o consumo de peixes, pescadores e piscicultores de tilápia temem o desemprego, uma vez que não conseguem ofertar pescados, e sofrem com prejuízos devido à mortandade de exemplares da espécie.
Diretor da Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União (Peixes-SP), Emerson Esteves
Emerson Esteves/Arquivo pessoal
Ao g1, o diretor da Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União (Peixes-SP), Emerson Esteves, revelou que a associação estima que produtores em Zacarias (SP), por exemplo, perderam pelo menos 50% dos peixes capturados desde segunda-feira (7), o que equivale a cerca de 100 toneladas.
O noroeste paulista é responsável por 70% da produção de tilápia no estado de São Paulo. Somente Zacarias, cidade com 2,6 mil habitantes, corresponde a 20% da produção, ou seja, é a segunda maior produtora em tanque-rede do estado.
Piscicultores de Ubarana (SP) perdem produção de tilápia
Rogério Pedrozo/TV TEM
A perda econômica, portanto, é real, alerta o piscicultor. Conforme Emerson, alguns criadores estão antecipando as vendas de peixes cada vez menores, ou seja, menos tempo de engorda, e mais baratos - evitando, assim, a mortalidade. Outros, optam pela migração para outras regiões.
“Para o piscicultor, o bem maior é a água. A quaresma é o Natal deles. Esses impactos são significativos porque temos uma cadeia de produção já estabelecida na região, que já estão migrando para outras regiões para buscar peixes, e não estão encontrando porque já existem acordos comerciais firmados, o que aumenta o preço”, revela Emerson.
Piscicultores têm prejuízos milionários durante a quaresma no noroeste de São Paulo
Rogério Pedrozo/TV TEM
Segundo o diretor da Peixes-SP, o estado é o segundo maior produtor de tilápias do país, atrás do Paraná e à frente de Minas Gerais, mas as condições do Tietê e as perdas desse ano devem fazer o estado cair no ranking.
"Impacta muito porque isso dificulta vir novos investimentos para a região, então, o estado continua não crescendo na sua produção. Tenho certeza de que Minas em 2025 ultrapassa São Paulo", completa Emerson.
Entre eles está o piscicultor Rômulo Cury, que chegou a perder quase 60 toneladas de peixes por causa do problema. Para evitar mais prejuízo, esse ano ele vendeu o pescado antes e com peso menor.
Piscicultor Rômulo Cury perdeu a produção em peixes em Zacarias (SP)
Reprodução/TV TEM
"A insegurança é muito grande porque o ciclo do peixe é praticamente oito meses. Essa insegurança de novamente pôr peixe na água, fazer o repovoamento, correndo o risco, sabendo que é difícil reverter. Foram anos para atingir essa poluição que está chegando aqui no interior", lamenta Rômulo.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), entretanto, informou na terça-feira (8), por meio de nota, que não foram registradas ocorrências de mortandade na Agência Ambiental local entre os dias 7 e 8 de abril.
💧 Sem água, sem vida
Noroeste paulista registra ao menos 12 casos de mortandade de peixes no Rio Tietê
Reprodução/TV TEM
Desde o começo do ano, a coloração da água do Rio Tietê e do Rio Grande no noroeste paulista vem sendo questionada. Em diversos momentos, ela fica bem densa e esverdeada. Além da cor, o mau cheiro incomoda bastante os turistas e moradores.
Em dois anos, um levantamento do g1 mostra que foram registrados ao menos 13 casos de mortandade de peixes e camarões no noroeste paulista. Em 2025, a situação piorou: foram seis ocorrências até o dia 21 de março. Os registros ocorreram em Adolfo, Buritama, Barbosa , Glicério, Sales e Novo Horizonte (SP).
Professora e pesquisadora sobre os ambientes aquáticos de água doce da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Maria Stela Castilho
Maria Stela Castilho/Arquivo pessoal
Ao g1, a professora e pesquisadora sobre os ambientes aquáticos de água doce da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Maria Stela Castilho, explicou que as plantas aquáticas invadem o rio por se reproduzirem de forma rápida devido ao aumento de nutrientes, que servem de “alimento” para elas.
Como elas são verdes, devido à presença de clorofila, e são muito abundantes, é possível enxergar a água verde, às vezes formando uma nata na superfície. Esse crescimento exacerbado caracteriza o fenômeno da eutrofização.
Rio Tietê fica verde no noroeste de São Paulo
Rogério Pedrozo/TV TEM
Pelas imagens de satélite, é possível ver que a cor verde na água se intensifica durante o mês de fevereiro. Isso se justifica, de acordo com Maria Stela, pelo verão, estação do ano com alta radiação, altas temperaturas e maior incidência de chuvas.
As altas temperaturas aceleram os processos de reprodução das algas que, ao encontrarem condições de radiação solar e de nutrientes, apresentam um crescimento populacional expressivo.
Peixes aparecem mortos às margens do Rio Tietê em Ubarana (SP)
Rogério Pedrozo/TV TEM
Já as chuvas intensas no verão causam enxurradas que carregam muitos nutrientes para os ambientes aquáticos, inclusive fertilizantes que são aplicados em áreas de cultivo. Então, no verão, incluindo fevereiro, aumentam as condições para o fenômeno ocorrer com mais intensidade.
“É possível que, ao longo dos anos, esse processo de eutrofização esteja ficando cada vez mais intenso devido ao efeito acumulativo de matéria orgânica e de nutrientes na água”, comenta a professora.
Piscicultores encontram cerca de 30 toneladas de peixes mortos no Rio Tietê em Ubarana
Conforme Maria Stela explicou, esses nutrientes são provenientes do esgoto doméstico ou industrial, vinhaça - resíduo da destilação do caldo de cana-de-açúcar -, e de fertilizantes aplicados nas lavouras.
Os aguapés afetam o oxigênio das águas e criam condições inadequadas para os peixes, o que pode causar a mortandade destes animais. A proliferação intensa dificulta também a navegação.
Peixes aparecem mortos após água do Rio Tietê ficar verde em Ubarana (SP)
Rogério Pedrozo/TV TEM
Os impactos negativos econômicos são inevitáveis. As algas que crescem exageradamente têm o potencial de produzir toxinas letais, que podem provocar a morte inclusive de seres humanos.
Estas toxinas podem permanecer nos tecidos dos peixes que ficam impróprios para o consumo, o que pode levar a prejuízos aos piscicultores e lojas que comercializam pescados.
Reunião para soluções
Ministério Público convoca reunião para discutir medidas para conter poluição no Rio Tietê
Para cessar o impacto ambiental, é necessário interromper as entradas de matéria orgânica e de nutrientes, é o que aponta a professora. Contudo, essas medidas são de longo prazo, tornando difícil o encontro de uma solução imediata.
Na quarta-feira (9), o Ministério Público de São Paulo convocou promotores que atuam no interior do estado para uma reunião. As autoridades vão discutir se algo pode ser feito pela promotoria diante da repercussão.
Representantes de 28 cidades ribeirinhas do Tietê se reuniram em Buritama (SP) para uma reunião
Reprodução/TV TEM
Também pensando em debater soluções para reverter a situação do rio, representantes de 28 cidades ribeirinhas do Tietê, como Sales, Adolfo e Glicério, se reuniram em Buritama (SP). Cada cidade recebeu um questionário para apontar os problemas específicos.
À TV TEM, Wagner Casadei, do Comitê Bacia Hidrográfica do Tietê Batalha, comentou que um projeto de lei foi proposto e debatido na reunião para minimizar a produção de fertilizantes que caem no rio.
“Nossa missão é conter esses fertilizantes na agricultura, ou seja, não podemos deixar que esses fertilizantes cheguem até os cursos da água, porque eles estão adubando as algas. A gente sabe que eles são carreados por conta da água das chuvas, choveu leva tudo para o rio”, comenta Wagner.
Em paralelo, a professora da Unesp apontou que as indicações para interromper este processo são o tratamento de todo esgoto, impedindo que seja canalizado para os rios, a fim de diminuir a entrada de fertilizantes na água.
Para isso, de acordo com ela, é importante o reflorestamento das matas ciliares que protegem os ambientes aquáticos.
Outras medidas
No dia 25 de março, o governo de São Paulo anunciou medidas para auxiliar os piscicultores afetados nas regiões de São José do Rio Preto e Araçatuba (SP).
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) falou sobre a liberação de crédito para piscicultores que tiveram prejuízos financeiros e estão impossibilitados de exercer a atividade devido à água contaminada.
Tarcísio garantiu que os trabalhadores afetados, como é o caso registrado em Zacarias, serão acompanhados de perto pela Secretaria Estadual de Agricultura.
As ações tomadas também visam favorecer aqueles que vão migrar de área, adiantando as autorizações especiais para que eles possam exercer as atividades em outros locais.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba
Initial plugin text
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Em meio à onda de imagens geradas pela Inteligência Artificial, equipe de basquete lança projeto com artistas locais em Bauru

Projeto do Bauru Basket valoriza a arte feita pelos próprios profissionais. Artistas Amy Maitland e João Risu contaram ao g1 sobre a importância da iniciativa. Bauru Basket realiza ação para divulgar artistas locais
Joaquim Xavier/Bauru Basket/Divulgação
Em um momento em que imagens geradas por inteligência artificial se popularizam na web, o Bauru Basket, equipe de basquete da cidade do interior de SP, escolheu seguir na contramão e valorizar o talento humano. O clube convidou cinco artistas visuais locais para criar ilustrações inéditas inspiradas na essência do Dragão.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
A proposta é levar a identidade do clube por meio da arte urbana e reforçar a parceria com a cultura local. O resultado do projeto foi publicado nas redes sociais do time em três etapas, entre esta segunda-feira (7) e quarta-feira (9).
O projeto parte da ideia de que esporte e cultura caminham juntos e que os moradores de Bauru(SP) podem enxergar o basquete também como uma forma de expressão artística.
Em entrevista ao g1, o designer João Risu contou que chegou em Bauru jovem, e como gostava de basquete, logo se identificou com a equipe da cidade.
"Quando eu vim pra Bauru, soube do time. Tenho alguns outros familiares que já acompanham bastante o basquete. Aí eles sempre perguntam se eu já tinha ido a um jogo, e quando eu tive a oportunidade de ir a um jogo, eu comecei a gostar muito, acompanhar mais", explica.
João torcedor da equipe de Bauru desde que chegou á cidade
Arquivo Pessoal/Reprodução
João conta que na temporada de 2024, o jogador️ Dontrell Brite jogou muito. Juntando esse fato com o amor pelo clube, o artista decidiu fazer a ilustração dele, inspirado em capas de quadrinhos.
Alguns integrantes da equipe gostaram do trabalho, e a partir daí começou um projeto de ilustração de artes entre João, outros artistas parceiros dele e o Bauru Basket.
Outra artista que também fez parte do projeto foi a Amy Maitland, uma australiana de 26 anos, que chegou em Bauru no ano de 2009. Ela é formada em Design Gráfico e por acompanhar a equipe de basquete desde que chegou à cidade, teve interesse em participar do projeto.
À reportagem, Amy relata que a iniciativa mostra a cultura da cidade e também pode servir de inspiração. "A iniciativa ajuda por mostrar os vários artistas talentosíssimos que tem em Bauru e região e inspirar outros a seguirem o mesmo caminho que o nosso. Fiz essa ilustração pensando na comunidade, nos torcedores e amantes do Bauru Basket", explica Maitland.
Amy é australiana mas mora em Bauru desde 2009 e sempre acompanha os jogos de basquete
Arquivo Pessoal/Reprodução
Inteligência Artificial
O objetivo do projeto é incentivar e mostrar à população o quanto o trabalho desses artistas é importante e não deve ser ignorado com a crescente de imagens produzidas por meio de inteligências artificiais (IA).
João explica que as IAs podem auxiliar os projetos em algumas situações, como traduzir um texto para outros idiomas com maior coerência. Entretanto, para ele, uma arte de IA não tem a mesma qualidade de um produto que pode ser criado em estúdio por um profissional qualificado.
Inteligência Artificial tem seus aspectos positivos e negativos em diversas área de trabalho
Pixabay/Reprodução
"Ela é uma ferramenta muito simples ainda, com recursos muito iniciais. Eu acho que a IA vai ser revolucionária, tem muita coisa que ela pode gerar, mas quem está resolvendo mesmo são editores, criadores, jornalistas e escritores, que estão principalmente nessa área criativa assim."
O uso de inteligência artificial na criação de imagens ainda está distante da realidade daqueles que atuam em estúdios e agências. Segundo João, os resultados não atingem o padrão de qualidade exigido por clientes e, muitas vezes, servem apenas como rascunhos ou referências para trabalhos que são desenvolvidos e comercializados posteriores.
"Se ela usa imagens de outros artistas para treinar essa IA, a gente precisa saber se esses artistas querem ceder essas imagens, se eles estão recebendo para isso. Porque pode ser que ela gerar imagem inspirada em um estilo não seja roubo, mas para ela conseguir gerar aquele estilo, ela precisou ser alimentada com aquilo. Ela praticamente está roubando."
Amy também disse que tem receio da IA, mas entende que ela pode ser importante em um futuro próximo.
"Ela faz parte da evolução natural da tecnologia. Na minha experiência pessoal, é bem difícil a IA chegar perto do que eu imagino. Já tentei gerar algumas imagens e quase sempre sai meio esquisito. O artista sempre está em desvantagem, mas a IA acaba prejudicando quando empresas e pessoas optam por usar porque é mais barato que contratar artista mesmo. Acaba tendo uma maior desvalorização. "
João já faz algumas artes para o Bauru Basket desde 2024
João Risu/Reprodução
Os dois artistas são unanimes em expressar suas opiniões sobre o uso da IA e como ela poderá ser aplicada.
"Acho que procurar, estudar e entender como funciona o IA. Usar ela a seu favor é um primeiro passo. Claro que vai ter empresa e gente que opte por usar IA, mas isso já está fora do nosso controle. Muitas empresas, editoras e agências ainda optam por contratar ilustradores, pois o trabalho final nosso acaba sendo de maior qualidade mesmo" , relata Amy.
João acredita que é necessário uma regulamentação dessas novas ferramentas e das redes sociais, para que não vire uma "bola de neve" e gere novos problemas.
"A gente precisa de uma regulamentação sobre como esse treinamento está sendo feito e por onde ele acontece. Hoje, praticamente tudo o que você acessa na internet pode estar servindo para treinar uma inteligência artificial. E isso não é um problema só dos ilustradores ou designers que estão na área, não é só o trabalho do artista, do criador, do editor, do jornalista, do escritor, do tradutor ou do dublador que está em jogo. Isso impacta uma cadeia de produção inteira", finaliza.
Amy acredita que a iniciativa do Bauru Basket inspira outros artistas
Amy Maitland/Reprodução
* Sob supervisão de Henrique Souza
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Carro bate contra barranco e capota ao tentar desviar de cachorro na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, em Junqueirópolis
Ocorrência foi registrada nesta quarta-feira (9), às 5h. Um carro, na madrugada desta quarta-feira (9), bateu contra um barranco e capotou no km 641,500 da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), em Junqueirópolis (SP).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, o acidente ocorreu às 5h.
Aos policiais, o motorista, de 22 anos, informou que dirigia normalemnte pelo local, quando um cachorro entrou, repentinamente, na rodovia.
O rapaz disse que tentou desviar, mas veio a perder o controle da direção do veículo, vindo a chocar contra o barranco e capotar.
Ainda conforme os militares, o motorista teve ferimentos leves.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Filha de goiano que sobreviveu após ônibus tombar em MG conta que pai pediu para esposa colocar cinto antes do acidente: 'Se não tivesse colocado, ela teria morrido'

A filha pontuou ainda que o pai ligou para a família após o acidente para avisar que estava bem. No total, 11 pessoas morreram e 36 pessoas ficaram feridas, segundo o Corpo de Bombeiros. Goiana fala que pai sobreviveu após embarcar em ônibus que tombou e matou 11 pessoas, em Minas Gerais
Reprodução/TV Anhanguera e Divulgação/Corpo de Bombeiros
Renata Messias, contou que o pai sobreviveu após ônibus em que estava sair de Anápolis, na Região Metropolitana de Goiânia, e tombar na rodovia MG-223 e matar 11 pessoas, em Minas Gerais. De acordo com a dona de casa, ele ocupava os primeiros acentos do veículo e pediu para a esposa colocar o cinto antes do acidente. No total, 36 pessoas ficaram feridas, informaram os bombeiros.
" Ele falou que se ela [ a esposa] não tivesse colocado o cinto, ela teria morrido”, relatou, em entrevista à TV Anhanguera.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
A filha pontuou ainda que o pai ligou para a família após o acidente para avisar que estava bem. “Ele ligou de chamada de vídeo e falou: 'olha, eu tô bem'. Isso devia ser umas 03h50 da manhã. Depois a gente ficou sabendo que ele tava sentindo muita dor no pé e muita dor no braço, porque ele foi no número 1 e 2”, mencionou.
O acidente ocorreu na madrugada de terça-feira (8), entre Araguari e Tupaciguara, no Triângulo Mineiro. Segundo o Corpo de Bombeiros, entre os mortos, estão duas crianças. Em nota enviada ao g1 do Triângulo Mineiro, a viação Real Expresso, a qual o ônibus pertence, informou que o veículo transportava 53 passageiros e um motorista.
Após o ocorrido, Renata embarcou para Minas Gerais, para poder acompanhar de perto a situação. “Parece que é um dia que não tem fim, enquanto eu não ver o meu pai, enquanto eu não abraçar meu pai”, disse.
Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), o ônibus saiu de Anápolis e seguia para São Paulo. Em nota, a Prefeitura de Anápolis lamentou o acidente. "Nos solidarizamos com os familiares e amigos das vítimas, estendendo nossas mais sinceras condolências e desejando força", publicou o município (leia a nota completa ao final do texto).
Conforme pontuado pela Real Expresso, parte dos feridos foram transportados para o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) e outros para a Unidade de Pronto Atendimento de Araguari.
"Estamos trabalhando em estreita colaboração com as autoridades responsáveis para investigar as causas do acidente e esclarecer todos os detalhes", destacou a empresa (leia o pronunciamento completo ao final do texto).
A Agência Nacional de Transportes Terrestres se manifestou sobre o ocorrido e disse que instaurou um processo administrativo para monitorar o caso. O órgão ressaltou que o ônibus "estava com a documentação e os cadastros regulares para o transporte interestadual de passageiros" (leia a nota completa ao final do texto).
As equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Polícia Civil foram acionadas para atender a ocorrência.
Õnibus tomba e deixa mortos e feridos, em Minas Gerais
PMRv/Divulgação
Nota da Real Expresso
A Real Expresso lamenta profundamente o ocorrido às 3h24 da madrugada de hoje, envolvendo um de seus veículos na MG 223 próximo a Araguari. O ônibus, que havia saído de Anápolis (GO) às 20h30 de ontem com destino a São Paulo, transportava 53 passageiros.
Desde a ocorrência, nossas equipes foram mobilizadas imediatamente, incluindo profissionais especializados, para prestar apoio no local e junto a familiares. Até o momento foram confirmadas 11 vítimas fatais. 16 feridos foram levados para o Hospital da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) e para a UPA de Araguari e estão recebendo os devidos cuidados. Os demais foram liberados e seguiram viagem.
Estamos trabalhando em estreita colaboração com as autoridades responsáveis para investigar as causas do acidente e esclarecer todos os detalhes. Nesse momento estamos concentrados no apoio às vítimas e todo suporte às suas famílias.
Para familiares e pessoas que buscam mais informações sobre os passageiros, disponibilizamos nosso canal de atendimento 24 horas através do telefone 0800 728 1992, que está à disposição para fornecer todo o suporte necessário.
Nota da Agência Nacional de Transportes Terrestres
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) lamenta profundamente o acidente envolvendo um ônibus interestadual na MG-223, em Araguari (MG), nesta terça-feira (8/4), e expressa solidariedade aos familiares das vítimas.
A ANTT confirma que o veículo envolvido fazia o trajeto Anápolis(GO)/São Paulo(SP) e estava com a documentação e os cadastros regulares para o transporte interestadual de passageiros. O ônibus possuía Seguro de Responsabilidade Civil e Certificado de Segurança Veicular válidos, além de cronotacógrafo devidamente aferido e habilitado, em conformidade com a legislação vigente.
A Agência, em conjunto com outros órgãos, está acompanhando a situação. A ANTT instaurou processo administrativo para monitorar o caso e fornecerá todas as informações necessárias às autoridades de segurança pública para apoiar as investigações.
Nota da Prefeitura de Anápolis
A Prefeitura Municipal de Anápolis manifesta profundo pesar pelo falecimento de 1l pessoas em um trágico acidente ocorrido nesta terça-feira (08) em uma rodovia de Minas Gerais, envolvendo um ônibus de passageiros que partiu do nosso município com destino a São Paulo.
Neste momento de imensa dor, nos solidarizamos com os familiares e amigos das vítimas, estendendo nossas mais sinceras condolências e desejando força.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Cantor morto na República Dominicana: quem era Rubby Pérez, ícone do merengue

Cantor era conhecido como 'a voz mais alta do merengue' e foi um dos músicos dominicanos mais bem-sucedidos no estilo. Ele foi uma das vítimas do desabamento do teto de uma boate nesta terça (8). Rubby Pérez, cantor dominicano, foi uma das vítimas do desabamento do teto de uma boate na República Dominicana
Reprodução/Spotify
O desabamento do teto de uma boate na República Dominicana na noite desta terça (8) deixou pelo menos 79 mortos, segundo autoridades locais. Uma das vítimas foi o premiado cantor Rubby Pérez, 69, conhecido como "a voz mais alta do merengue".
O cantor era um dos apresentadores da noite na discoteca. O empresário dele, Enrique Paulino, disse que o show começou pouco antes da meia-noite, e o teto desabou quase uma hora depois. O saxofonista da banda também morreu.
Segundo a "Billboard", a filha dele, Zulinka Pérez, que teria sido backing vocal no evento, sobreviveu ao desabamento.
Rubby Pérez era considerado um ícone do merengue, com sucesso mundial. Sua morte repercutiu não só na República Dominicana, como em veículos do Panamá, dos Estados Unidos, México, Portugal e mais.
Quem era Rubby Pérez
O cantor dominicano, cujo nome de batismo é Roberto Antonio Pérez Herrera, se formou em um conservatório de música e ganhou fama nos anos 80, ao entrar para a orquestra Wilfrido Vargas.
Ele era conhecido como "A voz mais alta do merengue". “Um apresentador de um programa de TV chamado 'El Caribe Show' queria dizer que minha voz era a de maior qualidade, então ele me chamou de 'A voz mais alta' e foi assim que ficou”, disse ao veículo CentroTampa.
Rubby Pérez nos anos 80
Reprodução/YouTube
Com Wilfrido, o cantor ganhou reconhecimento internacional e passou a ser considerado uma estrela do canto popular dominicano. Sua projeção só aumentou com as músicas "El Africano" e "Volveré". A última é uma das músicas do estilo mais vendidas na história da República Dominicana.
Com mais de 13 álbuns lançados, o músico explorou gêneros como a bachata e o bolero. No YouTube, ele acumula milhões de reproduções em sucessos como "Y No Voy a Llorar" e "Sobreviveré en Vivo".
Premiado, Pérez acumulou várias honrarias ao longo de sua carreira, como o dominicano Prêmio Casandra por Orquestra do Ano e Merengue do Ano, bem como discos de ouro e platina na Venezuela. Também recebeu os Prêmios Globo de "Melhor Canção" e "Álbum do Ano".
Em 2014, o músico foi homenageado em Nova York por ajudar as vítimas do terremoto no Haiti, alugando uma casa para quem não teve espaço nos hospitais superlotados.
Apesar de seu reconhecimento na música, Pérez quase teve outra carreira. Segundo a Associated Press, quando jovem, o dominicano sonhava em ser jogador de beisebol. O sonho foi interrompido por um acidente de trânsito em 1972, que o manteve internado em um hospital por um ano.
"Deus tinha outro propósito para mim, que em vez de ter um taco na mão, eu teria um microfone, para poder comunicar às pessoas minha alegria, minha positividade, meu desejo de continuar, não importa o que aconteça".
Carta escrita por Santos Dumont em Poços de Caldas, em 1919, é recuperada pelo MP

Documento foi entregue ao Arquivo Público Mineiro e deve integrar acervo do Museu Cabangu, na cidade onde aviador nasceu. MP entrega ao Arquivo Público Mineiro carta escrita por Alberto Santos Dumont no Sul de MG
Uma carta escrita pelo mineiro Alberto Santos Dumont, conhecido como o pai da aviação, quando ele estava em Poços de Caldas (MG) no outono de 1919 e que estava na posse de particulares voltou para o patrimônio público.
A carta faz parte de um conjunto de 22 documentos documentos históricos que foram recuperados pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e entregues ao Arquivo Público Mineiro (APM).
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Carta escrita por Santos Dumont em Poços de Caldas é recuperada pelo Ministério Público e doada para o Arquivo Público Mineiro
Ministério Público de Minas Gerais/Divulgação
Na carta, datada em 28 de março de 1919, Santos Dumont o agradece a um amigo pelo empenho de ter se ocupado da doação da casa onde ele nasceu na cidade que hoje leva o seu nome. No local, hoje funciona o Museu Cabangu, que reúne a mais completa coleção sobre a obra do aviador e para onde o MPMG sugere que o documento seja encaminhado.
O documento foi doado voluntariamente por uma família por meio da campanha "Boa Fé", uma iniciativa do MPMG para estimular a devolução voluntária de bens culturais que pertençam ao patrimônio público, para que possam retornar aos seus locais de origem.
Santos Dumont em Poços de Caldas
Santos Dumont, pai da aviação, visitava Poços de Caldas com frequência
Reprodução/EPTV
Santos Dumont tinha uma grande ligação com Poços de Caldas. Segundo o pesquisador e historiador Roberto Teresiano, desde o início dos anos 1900, o inventor frequentava a cidade para visitar o tio Marçal Santos, empresário e fazendeiro, casado com uma descendente da família Junqueira, tradicional na cidade.
O historiador acredita que haja outros documentos relacionados à presença de Santos Dumont e outras figuras importantes da história e da cultura do Brasil em Poços de Caldas que possam estar em posse de particulares.
“A gente torce para que outras pessoas que tenham documentos importantes ou que suspeitem que determinado documento é histórico e deva ser preservado, que tome a mesma iniciativa de procurar o Museu Histórico, de procurar o Ministério Público e falar: 'Olha, eu tenho essa carta, eu tenho este documento, e vamos avaliar se é importante fazer parte de um arquivo público para que mais pessoas conheçam e para que a história não se perca”, diz Teresiano.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
China anuncia tarifas de mais 84% sobre produtos dos EUA
O Ministério das Finanças da China anunciou que vai impor tarifas adicionais de 84% sobre os produtos importados dos Estados Unidos.
*Matéria em atualização
Duas pessoas são detidas e adolescente apreendido com mais de 400 pinos de cocaína na RJ-145, em Piraí
Entorpecentes estavam divididos em cinco embalagens e seriam levados para Barra do Piraí. Um homem e uma mulher, de 37 e 25 anos, foram detidos e uma adolescente, de 17 anos, foi apreendida na noite desta terça-feira (8) por tráfico de drogas em Piraí (RJ).
✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp
O flagrante aconteceu durante uma abordagem do Comando de Polícia Rodoviária (CPRv) na RJ-145, na altura do posto de Rosa Machado.
Segundo do CPRv, o trio transportava mais de 400 pinos de cocaína, divididos em cinco embalagens conhecidas como “bolas”. O entorpecente seria entregue no município de Barra do Piraí.
Os três foram encaminhados para a delegacia de Piraí. O homem e a mulher permaneceram presos em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico.
A adolescente foi apreendida e autuada por ato infracional análogo ao mesmo crime. Ela está à disposição da Justiça.
Veja também
Passageiro é preso transportando três tabletes de crack na Via Dutra, em Piraí
Passageiro de ônibus é preso com drogas na Via Dutra.
Um jovem, de 21 anos, foi preso no dia 4 abril, por tráfico de drogas na Via Dutra, em Piraí (RJ). A prisão aconteceu por volta de 0h40, na altura do km 233, durante a Operação Canis Pugnax.
Siga a TV Rio Sul no Instagram
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2025/04/09/apreensao-de-drogas-em-pirai.ghtml
Operação da PF mira suspeito de coagir e ameaçar adolescente a gravar atos de violência sexual no Piauí
"/> Homem obrigava a vítima a enviar imagens de natureza sexual e ameaçava expô-la caso não o fizesse. Ele pode responder pelo crime de estupro de vulnerável. Operação mira suspeito de coagir adolescente a gravar atos de violência sexual
Divulgação/PF
Um homem suspeito de estupro virtual contra uma adolescente de 14 anos foi alvo da Operação Carcará 17, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (9) em Regeneração, a 145 km de Teresina.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Segundo a PF, o investigado coagia a vítima a cometer e registrar atos de violência sexual contra si mesma e os enviasse para ele por meio das redes sociais. O homem ameaçava expô-la caso ela não atendesse à sua vontade.
A polícia fez uma busca e apreensão no endereço do suspeito. Ele poderá responder pelos crimes de produção, posse e compartilhamento de material de violência sexual vitimando crianças ou adolescentes e estupro de vulnerável.
Ainda de acordo com a PF, a investigação busca identificar outras possíveis vítimas feitas pelo alvo da operação.
“Esta operação faz parte de uma investigação maior, que foi desmembrada e conduzida por diversas unidades da federação”, afirmou a polícia.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
,
China expressa 'grave preocupação' com tarifas de Trump à OMC
A China expressou à Organização Mundial do Comércio (OMC) que tem "grave preocupação" com os desdobramento do "tarifaço" do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta quarta-feira (9).
O governo chinês também classificou as tarifas como "imprudentes", segundo a agência de notícias Reuters.
Entram em vigor nesta quarta as novas tarifas recíprocas de Trump, com taxas que variam entre 10% e 50% e são cobradas sobre os produtos importados de mais de 180 países.
A China está na lista dos países taxados e tem a maior de todas as taxas: 104%. Esse percentual foi atingido somando outras tarifas que já haviam sido anunciadas por Trump antes.
Como a tarifa para a China chegou a 104%:
No início de fevereiro, os EUA aplicaram uma taxa extra de 10% sobre as importações vindas da China, que se somou à tarifa de 10% que já era cobrada do país, chegando a 20%;
Na quarta-feira da semana passada, dia 2 de abril, Trump anunciou seu plano de "tarifas recíprocas" que incluía uma taxa extra de 34% à China, elevando a alíquota sobre os produtos do país asiático a 54%;
Agora, após a retaliação chinesa que também impôs tarifas de 34% sobre os EUA, a Casa Branca confirmou mais 50% em taxas sobre as importações chinesas, deixando a tarifa sobre o país no patamar de 104%.
*Matéria em atualização
Leo Dias recebe alta médica após ficar 5 dias internado em UTI de hospital em SP com pneumonia
"/> Jornalista especialista na cobertura de celebridades deixou unidade hospitalar na terça (8) após dar entrada na última quinta (3). Informação foi confirmada pelo SBT, onde ele apresenta o Fofocalizando. O jornalista Leo Dias, fofoqueiro do programa 'Fofocalizando', do SBT.
Reprodução/SBT
O jornalista Leo Dias, do SBT, recebeu alta médica na terça-feira (8) após ficar cinco dias internado na na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Luiz Rede D’Or, no Itaim Bibi, Zona Oeste de São Paulo, com o quadro de pneumonia.
A informação foi confirmada pela emissora de TV na qual ele trabalha. Por meio de nota, o SBT informou que o apresentador do programa Fofocalizando viajou depois para sua casa, em Pernambuco.
"Notícia boa! ❤ O apresentador Leo Dias recebeu alta hospitalar nesta terça-feira (08) após ser internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Luiz Itaim, da Rede D'Or,, devido a um quadro de pneumonia. O comunicador já está a caminho de sua residência, no estado de Pernambuco. Segundo o hospital, Leo Dias continuará sendo acompanhado ambulatorialmente", informa o comunicado publicado no Instagram da empresa.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Leo Dias ganhou cobrindo casos envolvendo pessoas famosas. O jornalista havia dado entrado no hospital na última quinta-feira (3), quando foi internado. Desde então evoluiu bem clinicamente. Ele foi assistido pela equipe médica da doutra Ludhmila Abrahão Hajjar.
“Desde a admissão, o paciente vem evoluindo de forma favorável, mantendo-se clinicamente estável, afebril, com respiração espontânea, sem necessidade de suporte ventilatório e com boa tolerância à deambulação”, afirmou.
Nas redes sociais, Leo Dias disse que a pneumonia é reflexo de 12 dias de férias no continente asiático e da cobertura da última turnê do cantor Luan Santana, o Luan City Festival, na capital paulista.
Pneumonia: saiba como identificar os sintomas e tratar a doença
Dise de Americana prende cinco e apreende 20 kg de cocaína em operação contra tráfico de drogas
"/> Apreensões aconteceram na tarde desta terça-feira (8). Além dos entorpecentes, foram apreendidos cinco celulares, uma caderneta com anotações e o carro dos suspeitos. Drogas apreendidas durante operação contra tráfico de drogas pela Dise de Americana
Polícia Civil de Americana
A Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) de Americana (SP) prendeu cinco pessoas em flagrante e apreendeu 20,2 quilos de cocaína durante uma operação contra o tráfico de drogas, na tarde desta terça-feira (8).
As apreensões aconteceram na Rodovia Dom Pedro I (SP-065), entre as cidades de Campinas (SP) e Sumaré (SP). De acordo com a Polícia Civil, durante a operação, nomeada como "Castelhanos", os agentes avistaram e abordaram um carro que estava em um retorno da rodovia.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Dentro do veículo estavam três homens e duas mulheres. Ainda segundo a corporação, apenas uma das mulheres é brasileira, sendo os outros quatro ocupantes do veículo bolivianos.
Dentro do carro foram encontrados 20 tijolos de cocaína escondidos, que foram apreendidos pelos agentes. Cinco celulares, uma caderneta com anotações e o carro também foram confiscados.
Os suspeitos foram presos em flagrante e encaminhados para a sede da Dise. Eles foram transferidos para a cadeia, onde devem aguardar a audiência de custódia.
Segundo a Polícia Civil, foi enviada uma comunicação ao consulado da Bolívia sobre os quatro estrangeiros envolvidos no caso. A brasileira já tem passagem criminal por latrocínio.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
O Assunto #1444: A queda do ministro das Comunicações de Lula

Juntas, Natuza Nery e Ana Flor analisam como a troca de ministros pode afetar a popularidade de Lula. Ana conta também quem é o mais cotado para assumir o ministério, cargo que cumpre a cota do União Brasil no governo. Elas avaliam ainda como fica a relação do Executivo com o partido de Juscelino e com outras siglas do Centrão. Indiciado pela PF em junho de 2024, Juscelino Filho viu sua situação no governo ficar insustentável na manhã desta terça-feira (9), ao ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República ao STF. Ele é acusado de participar de um esquema de desvio de emendas parlamentares - quando era deputado federal - para a cidade de Vitorino Freire, no interior do Maranhão, onde a irmã dele é prefeita, e onde o pai já foi prefeito duas vezes.
Denunciado por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa, o político do União Brasil pediu demissão em uma carta aberta divulgada no início da noite. Convidada de Natuza Nery neste episódio, a jornalista Ana Flor conta como foram as últimas horas de Juscelino Filho no governo e o que pesou para que a demissão fosse agora.
Juntas, Natuza Nery e Ana Flor analisam como a troca de ministros pode afetar a popularidade de Lula. Ana conta também quem é o mais cotado para assumir o ministério, cargo que cumpre a cota do União Brasil no governo. Elas avaliam ainda como fica a relação do Executivo com o partido de Juscelino e com outras siglas do Centrão.
O que você precisa saber:
Juscelino Filho entrega o cargo após denúncia da PGR
Com saída de Juscelino, governo Lula tem 10ª troca de ministros
ANA FLOR: Perspectiva de virar réu no STF pesou na decisão
VALDO CRUZ: União Brasil deve indicar o deputado Pedro Lucas para ministério
CAMILA BOMFIM: Os crimes pelos quais Juscelino Filho foi denunciado
JULIA DUAILIBI: Mudança destrava negociação com União Brasil e PSD
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Sarah Resende, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski. Apresentação: Natuza Nery.
O juiz aposentado Edward Albert Lancelot Dodd Canterbury Caterham Wickfield na verdade se chama José Eduardo Franco dos Reis, segundo o MP
GloboNews/Reprodução
Anatel aprova expansão da Starlink, de Elon Musk, no Brasil; empresa vai poder operar mais 7,5 mil satélites
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta terça-feira (8) a expansão do sistema de satélites da Starlink, do bilionário Elon Musk, no Brasil. Com a decisão, a empresa vai poder lançar mais 7,5 mil satélites.
Hoje, a Starlink está autorizada a operar 4,4 mil satélites no Brasil até 2027. O aval da Anatel nesta terça mantém o prazo até 2027.
Serviço da Starlink é prestado por meio de operadoras credenciadas
Getty Images via BBC
Embora autorize a companhia, a Anatel emitiu um "alerta regulatório" sinalizando a necessidade de revisar a norma que regulamenta a operação dos chamados satélites de "baixa órbita" --tecnologia usada pela empresa de Musk.
O que é e como funciona a Starlink, serviço de internet de Elon Musk
ACOMPANHE: EUA confirmam tarifa de 104% contra a China; dólar bate R$ 6
A expectativa de que os EUA possam avançar em negociações com outros países para reduzir as tarifas diminui a aversão aos riscos. ACOMPANHE: EUA confirmam tarifa de 104% contra a China; dólar bate R$ 6 A expectativa de que os EUA possam avançar em negociações com outros países para reduzir as tarifas diminui a aversão aos riscos. O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou tarifas para mais de 180 países, com taxas que variam de 10% a 50%. VEJA A LISTA COMPLETA. A China também anunciou a imposição de tarifas de 34% sobre todos os produtos importados dos EUA. VEJA DETALHES. Bolsas globais derreteram de quinta-feira passada até esta segunda, repercutindo tanto o 'tarifaço' de Trump quanto a resposta da China. VEJA AQUI. Nesta segunda-feira, o dólar subiu 1,29%; o Ibovespa acompanhou as bolsas estrangeiras e caiu 1,31%. RESUMO DOS MERCADOS. Nesta terça-feira, porém, o mercado vive um dia mais ameno e as bolsas globais operam em alta. VEJA O QUE MOVE OS MERCASOS
https://g1.globo.com/economia/ao-vivo/tarifaco-trump-reacoes-mercados-financeiros.ghtml
Polícia prende dois suspeitos de integrar quadrilha de roubos a residências em Campinas
"/> Operação cumpriu mandados em dois municípios da região. Alvos dos crimes eram casas de médio padrão. Polícia prende dois suspeitos de integrar quadrilha de roubos a residências em Campinas
Polícia Civil/Divulgação
Dois homens foram presos na manhã desta terça-feira (8) suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em roubos a residências em Campinas (SP). Um dos suspeitos foi detido em Sumaré e o outro, na metrópole. Outros dois investigados seguem foragidos.
Segundo a Polícia Civil, os dois presos têm ligação direta com assaltos realizados nos dias:
17 de março, no Jardim Planalto;
20 de março, no Taquaral; e
24 de março, no bairro Santa Genebra.
A polícia ainda investiga a participação do grupo em outros crimes semelhantes. A suspeita é de que a quadrilha era composta por pelo menos oito pessoas.
Na última sexta-feira (4), a Polícia Militar já havia detido dois suspeitos de envolvimento nos crimes. Com as novas prisões, o número de investigados capturados chegou a quatro.
Alvo eram casas de médio padrão
À EPTV, afiliada da TV Globo, a Polícia Civil detalhou que as investigações começaram após um roubo no bairro Nova Campinas. A partir da identificação do veículo usado na ação, as equipes rastrearam os suspeitos e localizaram o apartamento onde a quadrilha se reunia antes e depois dos crimes.
Conforme os investigadores, o alvo dos criminosos eram casas de médio padrão. Embora usassem armas e agissem agressivamente, nenhuma arma foi apreendida. No entanto, objetos roubados das vítimas foram encontrados com os suspeitos.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, em um mês a quadrilha teria cometido pelo menos quatro roubos e um furto em Campinas. A ocorrência foi apresentada no 13º Distrito Policial da metrópole.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas
Irmã de brigadista do Ibama morto na porta de casa entrega pedido de federalização do caso para o ministro Dias Toffoli, do STF
"/> Sidiney de Oliveira Silva foi morto aos 44 anos, em Formoso do Araguaia. Caso é investigado pela Polícia Civil há quase um ano e ninguém foi preso. Irmã de brigadista assassinado entregou documentos do caso para ministro Dias Toffoli
Ana Paula Rehbein/TV Anhanguera
A família do brigadista Sidiney de Oliveira Silva, morto aos 44 anos, entregou ao ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), um pedido para que o caso seja federalizado. O assassinato é investigado pela Polícia Civil há quase um ano e ninguém foi preso.
"A gente pediu justiça, que a justiça seja feita. Eu entreguei para ele um ofício e cópias do pedido de federalização que foi feita pelo Ibama. A única coisa que a gente quer é que a Justiça seja feita”, disse Cleide Oliveira, irmã de Sidiney.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Dias Toffoli esteve na região da Ilha do Bananal participando da abertura da 1ª Edição da Semana Nacional de Saúde, que vai ofertar diversos atendimentos médicos para indígenas da Ilha do Bananal. A ação é coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus).
O encontro com a família do brigadista aconteceu nesta segunda-feira (7). Toffoli informou aos parentes de Sidiney que pretende repassar as informações para a Procuradoria Geral da República (PGE).
LEIA MAIS
Associação de servidores do Ibama pede federalização da investigação sobre assassinato de brigadista
Brigadista que combatia queimadas na Ilha do Bananal é assassinado na porta de casa
O que se sabe sobre assassinato de brigadista do Ibama morto a tiros na porta de casa no Tocantins
Serviços de saúde e cidadania são oferecidos para indígenas da Ilha do Bananal
Sidiney de Oliveira Silva foi baleado com dois tiros na porta de casa, em Formoso do Araguaia. Casado e pai de três filhos, ele era ambientalista e brigadista experiente contratado do programa Pevfogo, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Ele atuava no combate a incêndios florestais, em defesa da região da Ilha do Bananal e dentro dos territórios indígenas do Parque Nacional do Araguaia.
A Polícia Civil chegou a montar uma equipe de investigadores para investigar o caso, mas quase um ano depois ninguém foi preso. A Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO) afirma que o caso segue sendo investigado e está empreendendo todos os esforços para elucidação (veja a nota completa abaixo).
Em julho de 2024, a Associação de Servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) do Tocantins chegou a pedir a federalização do caso junto ao Ministério da Justiça. O g1 questionou o Ministério da Justiça sobre o pedido de federalização e aguarda posicionamento.
Relembre o crime
No dia do crime, Sidiney de Oliveira foi encontrado pela irmã. Ela disse ouviu duas ''explosões” e ao chegar à porta viu um homem caído perto do portão.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a investigação apontou que a arma utilizada foi uma espingarda cartucheira. Os tiros foram disparados de uma casa abandonada que fica na frente ao local que o brigadista estava.
Um vizinho relatou à polícia que antes de amanhecer, viu uma motocicleta parada na esquina. Nela estava um homem de jaqueta e capacete observando o local.
Íntegra da nota da Secretaria de Segurança Pública
A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) informa que a investigação em relação à morte do brigadista Sidiney de Oliveira Silva segue sendo realizada pela força-tarefa composta pela 84ª DP Formoso do Araguaia pela 3ª DHPP-Gurupi. Estão sendo realizadas diversas diligências e representações, bem como já foram ouvidas possíveis testemunhas dos fatos. A SSP ressalta que todos os esforços estão sendo empreendidos para a completa elucidação do caso. Mais informações serão divulgadas em tempo oportuno.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Estruturas de quiosques irregulares são demolidas na Praia de Itapuã, em Salvador
"/> Segundo a Secretaria Municipal de Ordem Pública, os permissionários ampliaram os equipamentos sem alvará ou licença emitida pela Prefeitura de Salvador, alterando o tamanho da estrutura concedida. Praia de Itapuã, em Salvador
Arquivo pessoal
As estruturas de quiosques irregulares foram demolidas nesta terça-feira (8), na Praia de Itapuã, em Salvador. A operação foi realizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), com apoio da Guarda Civil Municipal, Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e Polícia Militar.
De acordo com a Semop, foi feita a remoção de telhados, alvenaria, gradis de madeira e disciplinadores, elementos que foram colocados irregularmente ao projeto original dos quiosques, nas imediações do Boteco Lambretão, na Rua Aristides Milton.
Conforme a pasta, embora tenham autorização para exploração dos quiosques, os permissionários ampliaram os equipamentos sem alvará ou licença emitida pela Prefeitura de Salvador, alterando o tamanho da estrutura concedida.
A Semop disse ainda que, no mês de janeiro deste ano, todos os permissionários foram notificados para promoverem a readequação por conta própria e isso não ocorreu.
LEIA TAMBÉM:
Ambulantes protestam contra novas regras e não montam cadeiras e sombreiros na praia do Porto da Barra, em Salvador
VÍDEO: motorista estaciona carro na praia do Porto da Barra e veículo é parcialmente submerso após maré subir
Homem se pendura e provoca queda em 'efeito cascata' de estrutura de proteção da orla de Salvador
A versão da Semop foi contestada pelos permissionários, que fizeram um protesto contra a remoção dos quiosques e relataram que não foram informados.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2025/04/08/estruturas-de-quiosques-itapua-salvador.ghtml
Veja como é o apartamento que o apresentador Nelson Rubens perdeu após ordem judicial; FOTOS

Imóvel em Guarujá (SP) foi leiloado após o jornalista não pagar o condomínio. Nelson Rubens perdeu apartamento em Guarujá (SP) após ordem judicial
Reprodução/Instagram e Reprodução
O apartamento que o apresentador Nelson Rubens, de 87 anos, perdeu por dívidas de condomínio, tem 199,08 m² de área útil e está localizado na cobertura de um prédio no bairro Enseada, em Guarujá, no litoral de São Paulo. O imóvel foi leiloado por ordem judicial em um processo que durou sete anos.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O g1 teve acesso ao laudo de um engenheiro civil realizado durante o processo. De acordo com o documento, a propriedade tem cinco quartos, sendo um de despejo e duas suítes, três banheiros, sala de estar, cozinha e área de serviço. A área externa do imóvel conta com uma piscina e um banheiro.
Em outubro do ano passado, o imóvel foi arrematado em um leilão por R$ 462.692,95, valor bem abaixo dos R$ 771.154,91 da avaliação feita em agosto de 2024 (confira as fotos da propriedade abaixo).
Veja como é o apartamento que o apresentador Nelson Rubens perdeu após ordem judicial
Processo
A ação contra o apresentador foi movida pelo Edifício Cristina em julho de 2017. Na época, a dívida de condomínio de Nelson era R$ 7.236, 81. Na época do leilão, o montante a ser pago estava em R$ 240.620,86 -- sobre o valor consta a dívida, honorários advocatícios e custas processuais.
Durante o processo, Nelson fez um acordo amigável para parcelar o pagamento da dívida, mas acabou não cumprindo o combinado e o edifício retomou a ação na Justiça.
Leilão
De acordo com o documento da decisão, o apartamento foi penhorado, ou seja, bloqueado judicialmente para garantir o pagamento de uma dívida. Em seguida, o imóvel foi levado a leilão, uma forma de venda na qual interessados disputam a compra de um item com dívidas através de lances.
A transferência da posse de Nelson para o vencedor do leilão ocorreu em 24 de fevereiro após decisão da juíza Tamara Hochgreb Matos, da 24ª Vara Cível de São Paulo. A magistrada determinou que o valor pelo qual foi arrematado deve ser usado para a quitação com o condomínio.
Área externa do apartamento, em Guarujá (SP), que o apresentador Nelson Rubens perdeu após ordem judicial
Reprodução
Em seguida, Tamara afirmou que a quantia restante poderá servir para o pagamento de uma outra dívida de Nelson. Ele deixou de pagar R$ 211.056,12 de Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) à Prefeitura de Guarujá.
Por meio de nota, a administração municipal alegou não poder divulgar informações sobre o caso por conta da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Os advogados dos envolvidos não responderam o g1 até a última atualização desta reportagem.
Nelson Rubens
Nelson Rubens é apresentador de televisão
Reprodução/Instagram
Conhecido pelo bordão "Ok, ok!", Nelson Rubens Botega é jornalista e apresentador do programa TV Fama, da RedeTV!. Ele é especializado em notícias sobre a vida pessoal das celebridades.
Nelson Rubens é casado com uma publicitária. Juntos, eles têm dois filhos.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos