Avatar
g1 (RSS Feed)
9cb53e080594d6e1eb4c0d84c93baa1964819b6b67c82a36180466d2a9a20efa
Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros. Vídeos dos telejornais da TV Globo e da GloboNews. https://g1.globo.com/

Trump x Harvard - O Assunto #1455

Em mais um capítulo da batalha entre o presidente dos EUA e universidades do país, Harvard entrou com um processo contra o governo americano para impedir o congelamento de mais de US$ 2,2 bilhões em subsídios.

Fundada em 1636, a Universidade Harvard nasceu antes mesmo da Independência dos EUA (1776). Com 388 anos de vida, agora a prestigiosa instituição de ensino é considerada uma “ameaça à democracia” pelo presidente Donald Trump. Em mais um capítulo da batalha entre o presidente dos EUA e universidades do país, Harvard entrou com um processo contra o governo americano para impedir o congelamento de mais de US$ 2,2 bilhões em subsídios.

No pano de fundo dessa disputa estão exigências feitas pelo governo Trump às universidades. Para a comunidade acadêmica e outras universidades do país, o que está em curso é a tentativa de interferência política. Neste episódio, Natuza Nery conversa com Guga Chacra para explicar o que Trump quer e qual a resposta da universidade mais respeitada dos EUA.

Comentarista da Globo em Nova York e colunista do jornal O Globo, Guga relembra como o presidente dos EUA usa o argumento de que as universidades americanas são palco de antissemitismo para pressionar por alinhamento político. Guga responde se o governo americano tem poder para impedir que Harvard aceite matrículas de alunos estrangeiros, uma das ameaças feitas por Trump a Harvard.

Na conversa, Guga explica também o que permitiu que Harvard resistisse, ao contrário da postura adotada por Columbia, outra instituição que figura entre as mais respeitas do país. Ele analisa ainda as chances de o processo aberto por Harvard chegar à Suprema Corte dos EUA.

O que você precisa saber:

ENTENDA: Trump x Harvard - o que o presidente quer e como a universidade tem o desafiado

Trump diz que Harvard pode perder autorização de matricular estrangeiros

Trump diz que Harvard 'perdeu o rumo' e acusa universidade de contratar 'idiotas'

Veja as universidades americanas que estão na mira de Trump

O ASSUNTO: A pressão de Trump sobre estudantes e universidades

O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Sarah Resende, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski. Apresentação: Natuza Nery.

https://g1.globo.com/podcast/o-assunto/noticia/2025/04/28/trump-x-harvard-o-assunto-1455.ghtml

Em primeiro episódio de 'Pode perguntar' Vera Fischer abre o coração sobre carreira, vida pessoal e reflexões

No mês de conscientização sobre o autismo, o Fantástico estreia o quadro com entrevistas feitas por profissionais dentro do espectro autista. Vera Fischer na estreia do quadro 'Pode Perguntar'

Reprodução/TV Globo

No mês de conscientização sobre o autismo, o Fantástico inicia o quadro 'Pode Perguntar' com entrevistas feitas por profissionais dentro do espectro autista em entrevistas com personalidades renomadas. O projeto, já um sucesso em mais de dez países, tem como base um formato inspirado em uma famosa revista francesa, conhecida por suas conversas surpreendentes.

“A gente fala que quem conheceu um autista conheceu um autismo. São vários autismos dentro do mesmo nome”, explicou a psiquiatra Daniela Bordini. “Cada um tem o seu jeito de ser, a sua espontaneidade, a sua sinceridade. Tem alguns que têm mais dificuldade para se comunicar.”

Dentre as entrevistas realizadas, a entrevista de estreia foi com a atriz Vera Fischer, que compartilhou suas experiências e pensamentos em uma conversa sincera e sem censura sobre suas histórias de vida e carreira.

Mundo afora, esses encontros já arrebataram personalidades como o presidente da França, Emmanuel Macron, e o ator espanhol Antonio Banderas.

Agora, celebridades brasileiras também vão abrir o coração nessa experiência inédita e imprevisível.

Relacionamento com o pai e infância

A atriz Amanda Nascimento questionou Vera sobre seu relacionamento com o pai, que imigrou da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial: “Você teve uma relação muito forte com seu pai, que tinha uma rigidez alemã, e também com livros e pensamentos alemães. Você pode falar sobre isso?”

"Meu pai acreditava nos discursos de Hitler, ele achava que a Alemanha seria grandiosa novamente," contou. A atriz ainda revelou que, quando criança, seu pai tentou fazê-la ler Mein Kampf, o famoso livro de Adolf Hitler. "Falei: 'não, pai, não quero ler isso.' Depois ele me deu uma coleção de Dostoiévski," recordou, com um sorriso.

Reflexões sobre a carreira e a "boca do lixo"

A atriz relembrou com nostalgia os tempos em que fez parte do movimento da pornochanchada, que marcou a década de 70 e 80 no cinema brasileiro.

Marcelo Abreu, doutorando em literatura, abordou a época da Boca do Lixo: “Estamos na Pinacoteca, perto da antiga Boca do Lixo, um dos grandes polos de cinema dos anos 70 e 80. Você fez parte disso. Quais as diferenças entre fazer cinema naquela época e hoje?”

Vera revelou que se sentia parte de um movimento artístico irreverente, mas que, ao mesmo tempo, refletia a censura e os limites impostos pela ditadura militar no Brasil. "A gente queria fazer uma coisa mais leve e ao mesmo tempo transgredir".

A imagem de símbolo sexual e a reação ao envelhecimento

Vera Fischer também refletiu sobre sua imagem de símbolo sexual, algo que marcou sua trajetória profissional. "Nunca me fez bem o endeusamento. Eu era chamada de 'deusa' por causa da novela Jocasta. Mas, para mim, tudo isso era um pouco excessivo," revelou. Aos 73 anos, a atriz disse que a maturidade trouxe novas perspectivas sobre autoestima e beleza.

O casamento com Felipe Camargo e o desafio das drogas

A atriz também abordou seu relacionamento com o ator Felipe Camargo e as dificuldades enfrentadas durante o casamento. "Foi um casamento bacana enquanto durou. Tivemos o Gabriel, meu filho, que é a coisa mais doce do mundo," declarou. Vera Fischer falou abertamente sobre o uso de drogas durante esse período. "Eu me envolvi com drogas, mas não foi algo tão grave, porque, quando decidi parar, parei sozinha, sem ninguém saber," revelou.

O que Vera faz atualmente

Atualmente, Vera continua se dedicando à sua carreira artística, com projetos de teatro e cinema em andamento. "Fizemos um filme para homenagear os 60 anos da Globo. Agora, eu gosto muito de ficar em casa, ler meus livros", disse a atriz.

Assista a entrevista completa no vídeo abaixo

'Pode perguntar?': personalidades são entrevistadas por 30 pessoas com autismo

Ouça os podcasts do Fantástico

ISSO É FANTÁSTICO

O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.

PRAZER, RENATA

O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida.

BICHOS NA ESCUTA

O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2025/04/27/em-primeiro-episodio-de-pode-perguntar-vera-fischer-abre-o-coracao-sobre-carreira-vida-pessoal-e-reflexoes.ghtml

Desaparecidos, pânico com chuva e vestígios da destruição: o Rio Grande do Sul um ano após as enchentes

Moradores ainda enfrentam desafios para reconstruir vidas e casas destruídas pelas águas em diversas cidades do estado. O Rio Grande do Sul 1 ano depois da enchente que devastou o estado

As enchentes no Rio Grande do Sul, que devastaram o estado no ano passado, ainda deixam cicatrizes. No total, 184 pessoas perderam a vida e 25 seguem desaparecidas.

Com 478 cidades afetadas e 96% do território do estado atingido, a tragédia mobilizou equipes de resgate e esforços de reconstrução. Um ano após as chuvas que arrasaram diversas regiões, a situação continua desafiadora para muitos, como é o caso de Roca Sales, uma das cidades mais atingidas, no Vale do Taquari.

Roca Sales, que antes tinha apenas uma estrada de acesso ao centro da cidade, agora conta com algumas melhorias significativas, permitindo que a população se desloque com mais rapidez.

No entanto, em 2024, a situação era muito diferente. Quando a água subiu, as pessoas precisaram caminhar durante quase 10 horas para chegar ao centro da cidade, como relembra Maurício, um morador local, que na época usou um trator para transportar água e ajuda para os desabrigados. A tragédia deixou 17 mortos na cidade.

Um dos locais que mais simboliza a recuperação é o posto de saúde de Roca Sales, que, um ano após as enchentes, foi completamente reconstruído.

Cleber, morador da cidade, detalha as mudanças após a tragédia: "A parte do comércio migrou para áreas que não pegam água. Alguns retornaram para os mesmos locais. E agora temos um plano de ação para tirar o pessoal, para não perder mercadorias, correr riscos."

As imagens da cidade mostram as marcas da destruição, mas também a força da reconstrução, com muitas famílias trabalhando para recuperar o que perderam.

Mário Jora, outro morador, recorda a destruição de sua casa. "Essa casa que eu morava tinha parede dupla, bem forte", lembra. Ele diz que 30 casas foram destruídas com a chuva. Ele lamenta a perda de três vizinhos, que morreram, e espera por ajuda para reconstruir sua casa.

Em Roca Sales, 150 famílias aguardam pela construção de novas moradias, dependendo da assinatura de contratos entre a prefeitura e os governos federal e estadual.

Em todo o estado, 2.405 casas foram destruídas, com 81.043 desabrigados. Mais de 8.000 famílias receberam ajuda para o pagamento de aluguel ou foram beneficiadas com casas temporárias enquanto as definitivas são erguidas.

Em outras cidades do estado, como Muçum e Sinimbu, o cenário é igualmente desolador. Em Muçum, 80% da cidade ficou submersa, e muitos moradores ainda vivem à margem do perigo.

Dona Rosane, que se mudou após a enchente, continua próxima ao rio e teme a chegada de novas chuvas. Ela relata, com preocupação, os sintomas de ansiedade provocados pelo medo de uma nova inundação: "Eu tive uma crise de ansiedade porque começaram a falar que ia dar outra enchente. Até para dormir agora eu tenho que tomar [remédios]", diz.

Na cidade de Sinimbu, a recuperação segue de forma mais lenta. A cidade ainda carrega os vestígios da destruição, com nove pontes destruídas e os sinais de que a força da água levou muito mais do que infraestrutura.

Vista da ponte principal da cidade de Sinimbu (RS), um ano após as enchentes no estado.

Reprodução/TV Globo

Já Lajeado, embora tenha resistido melhor à força das águas, ainda enfrenta desafios na recuperação. O tráfego só foi totalmente liberado no início deste mês, e 600 casas estão sendo construídas para atender as famílias afetadas. Em entrevista, o morador Huber lembra das dificuldades enfrentadas para se locomover no barro após a enchente: "As botas ficavam colando. Muitas vezes pra chegar ali eu tinha que botar o pé de calça e puxar a bota para cima para poder botar de novo [e andar]."

Assista a reportagem completa no vídeo abaixo

O Rio Grande do Sul 1 ano depois da enchente que devastou o estado

Ouça os podcasts do Fantástico

ISSO É FANTÁSTICO

O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.

PRAZER, RENATA

O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida.

BICHOS NA ESCUTA

O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2025/04/27/desaparecidos-panico-com-chuva-e-vestigios-da-destruicao-o-rio-grande-do-sul-um-ano-apos-as-enchentes.ghtml

Começa Web Summit Rio 2025, maior evento de tecnologia da América Latina

As discussões tratarão de IA, sustentabilidade, mercado de trabalho e o futuro da televisão. Neste domingo (27), um dos convidados foi Amauri Soares, diretor da TV Globo. Riocentro sedia o Web Summit Rio até a próxima quarta-feira

Começou neste domingo (27), o Web Summit Rio, a maior conferência de inovação e tecnologia do mundo, no Riocentro, Zona Oeste da cidade.

O Rio de Janeiro é, pelo terceiro ano consecutivo, a capital da tecnologia e, neste domingo foi feito o anúncio de que as próximas cinco edições do evento serão no Rio.

Entre os temas desta edição estão sustentabilidade, IA, mercado de trabalho e o futuro da televisão.

Neste domingo (27), um dos convidados foi Amauri Soares, diretor da TV Globo:

"Os conteúdos que mobilizam as conversas no Brasil são conteúdos da TV Globo: o futebol, a novela, as notícias. Nós enxergamos nessas conversas a vitalidade de nosso negócio. Nosso negócio é falar com o conjunto da sociedade. Isso tudo é muito importante para nós", disse.

O Web Summit Rio acontece até a quarta-feira (30) prevê reunir mais de 30 mil pessoas, com mais de mil startups, 100 palestrantes e uma ampla programação distribuída ao longo do evento.

O foco dos encontros será as novidades dos recursos de Inteligência Artificial (IA), assunto que estará presente em todos os palcos do Web Summit.

Os organizadores apostam no Web Summit como um ponto de encontro, uma oportunidade de novos negócios em escala global, além de uma ferramenta de conexão entre empreendedores, investidores e curiosos por um mercado em expansão.

Além dos destaques citados, especialistas vão abordar outros assuntos como: marketing, educação, saúde, criptomoedas, comércio eletrônico, big data e muito mais.

Veja todos os palestrantes no site do Web Summit Rio. Confira a programação completa clicando aqui.

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2025/04/27/comeca-web-summit-rio-2025-maior-evento-de-tecnologia-da-america-latina.ghtml

Fantástico mostra as origens, os prazeres e a formação religiosa do muito portenho Jorge Bergoglio

"/> A vocação dele antes mesmo de virar arcebispo era diminuir as distâncias. Jorge se converteu em Francisco e o mundo cristão, em algo mais conciliador. O papa deixava todos no mesmo degrau. O mundo se despediu de quem pregou a alegria de viver. Um prazer que estava em gestos simples, como dividir o mate. Era o tipo do sacerdote que não para em textos sagrados, que assistia a filmes e amava música. O afilhado Jorge Vallejos diz que que Jorge Bergoglio não dava sermão, dava exemplos:

"Nos pequenos gestos, nos médios e grandes. Em tudo”.

Jorge sempre via o padrinho ignorar o direito ao motorista. Ele pegava coletivos, onde chegou a atender um pedido de confissão no ônibus.

Fantástico mostra as origens, os prazeres e a formação religiosa do muito portenho Jorge Bergoglio

Jornal Nacional/ Reprodução

O Santo Padre tinha uma capacidade de escuta especial e alertava que ninguém tem deixado o outro terminar de falar:

"As pessoas vivem pisando no acelerador, de manhã até a noite. E isso estraga a saúde mental, a saúde espiritual e a saúde física. E mais ainda, destrói a família e, portanto, a sociedade”.

Fantástico mostra as origens, os prazeres e a formação religiosa do muito portenho Jorge Bergoglio

Jornal Nacional/ Reprodução

A vocação dele antes mesmo de virar arcebispo era diminuir as distâncias. Jorge se converteu em Francisco e o mundo cristão não era mais preto ou branco; era algo mais conciliador. O papa brincalhão contrastava com papados reservados.

Em Buenos Aires, na Argentina, o repórter Pedro Vedova encontrou as origens, os prazeres e a formação religiosa do muito portenho Jorge Bergoglio. Veja no vídeo acima.

Fantástico mostra as origens, os prazeres e a formação religiosa do muito portenho Jorge Bergoglio

Jornal Nacional/ Reprodução

Ouça os podcasts do Fantástico

ISSO É FANTÁSTICO

O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts, trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.

PRAZER, RENATA

O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida.

BICHOS NA ESCUTA

O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts.

https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2025/04/27/fantastico-mostra-as-origens-os-prazeres-e-a-formacao-religiosa-do-muito-portenho-jorge-bergoglio.ghtml

Garupa morre após ser arremessada de moto em batida contra árvore em Limeira

Bruna de Souza Miazzo, de 19 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local, na madrugada deste domingo (27). O condutor de 18 anos foi socorrido em estado grave. Bruna de Souza Miazzo, de 19 anos, morreu após ser arremessada da garupa de uma moto em acidente em Limeira (SP) na madrugada deste domingo (27)

Reprodução

Uma jovem de 19 anos morreu e um motociclista de 18 anos ficou ferido em um acidente no Jardim do Lago, em Limeira (SP), na madrugada deste domingo (27).

De acordo com a PM, Bruna de Souza Miazzo estava na garupa da moto e foi arremessada após o impacto do veículo contra uma árvore.

O acidente ocorreu na Av. Dr. Lauro Corrêa da Silva, próximo ao Residencial Parque London.

Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba

Segundo a corporação, o condutor de 18 anos teria perdido o controle da motocicleta após passar por uma lombada, invadiu o canteiro central da avenida e bateu contra a árvore.

Bruna que estava na garupa não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O condutor foi socorrido e encaminhado ao hospital em estado grave.

A perícia foi acionada ao local, e o caso registrado no plantão policial. O corpo de Bruna foi encaminhado ao IML, e será velado a partir das 8h desta segunda (28), no Velório Monumental.

O sepultamento está marcado para 10h30, no Cemitério Parque de Limeira.

VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e região

https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2025/04/27/garupa-morre-apos-ser-arremessada-de-moto-em-batida-contra-arvore-em-limeira.ghtml

VÍDEO: Comandante da PM agride mulher e atira em rua no AM; MP pede afastamento

A Polícia Militar do Amazonas iniciou uma investigação interna sobre a conduta do tenente, que pode ser afastado do cargo após o ocorrido. Comandante da PM é filmado agredindo mulher e atirando em rua no Amazonas

O tenente Deivison de Oliveira Bento, comandante da Polícia Militar de Novo Aripuanã, no interior do Amazonas, foi filmado agredindo uma mulher e disparando para o alto em via pública na madrugada deste domingo (27). A conduta dele está sendo investigada pela PM e pelo Ministério Público (MPAM), que já solicitou o afastamento do policial do cargo. Assista ao vídeo acima.

No vídeo que circulou nas redes sociais, o tenente Deivison de Oliveira apareceu discutindo com uma mulher. A situação se intensificou quando ele a empurrou, fazendo com que ela caísse na sarjeta.

A gravação mostra que pessoas ao redor reagiram e avançaram em direção ao policial, que então sacou sua arma e disparou para o alto, tentando dispersar a multidão. O vídeo terminou logo após o disparo. O motivo da briga ainda não foi esclarecido.

📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp

Após a viralização do vídeo, a Polícia Militar (PMAM) informou que determinou o retorno imediato do tenente à Manaus, onde terá sua arma de fogo recolhida. A PMAM instaurou um procedimento interno na Diretoria de Justiça e Disciplina (DJD) para apurar a conduta do comandante, que estava de folga no momento da ação registrada por populares.

Em nota, a PMAM ressaltou que não compactua com ações de violência cometidas por seus agentes e que medidas estão sendo tomadas para apurar o ocorrido.

"A PMAM não tolera excessos e condutas incompatíveis com os princípios da corporação", afirmou a nota.

Além disso, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) pediu o afastamento cautelar do comandante e a suspensão de seu porte de arma.

A promotora de Justiça Jéssica Vitoriano Gomes declarou que o comportamento do oficial, com indícios de abuso de autoridade, lesão corporal e disparo de arma de fogo em via pública, é motivo de preocupação.

“O caso requer apuração rigorosa nas esferas criminal e disciplinar, sem prejuízo de outras infrações eventualmente identificadas durante as investigações", afirmou.

O prefeito de Novo Aripuanã, Raymundo Lopes de Albuquerque Sobrinho, também repudiou as ações do comandante. Em nota, ele expressou seu repúdio à violência praticada pelo policial e afirmou que a conduta é incompatível com o compromisso da Polícia Militar em proteger a população. O prefeito ainda ressaltou a importância de que fatos dessa natureza sejam rigorosamente apurados pelas autoridades competentes.

Comandante da PM é filmado agredindo mulher e atirando em rua no Amazonas

Reprodução

https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2025/04/27/video-comandante-da-pm-agride-mulher-e-atira-em-rua-no-am-mp-pede-afastamento.ghtml

Homem é encontrado morto em Mogi das Cruzes

Corpo estava caído em rua do distrito de Sabaúna. Samu atendeu a ocorrência. Um homem, de 57 anos, foi encontrado morto na manhã deste domingo em uma rua no distrito de Sabaúna, em Mogi das Cruzes.

✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp

De acordo com a Prefeitura, a ocorrência foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que encontrou o homem já sem vida.

Segundo a Prefeitura, a causa da morte será apontada por um exame do Instituto Médico Legal (IML).

Leia Também

Motociclista fica ferido em acidente em frente a hospital em Mogi das Cruzes

Mulher é encontrada morta em matagal em Santa Isabel

Mulher é encontrada morta em Santa Isabel

Assista a mais notícias

https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2025/04/27/homem-e-encontrado-morto-em-mogi-das-cruzes.ghtml

Quadrilha é presa em flagrante aplicando golpe bancário contra idosa em Imperatriz, no MA

Informações são da Polícia Militar, que prendeu quatro suspeitos no momento em que uma idosa teve R$ 2.500 roubados após ser enganada com a promessa de receber auxílio. Um dos suspeitos de estelionato foi preso durante abordagem da PM em Imperatriz

Divulgação/Polícia Militar

Policiais militares prenderam, no último sábado (26), um grupo suspeito de aplicar golpes contra clientes em agências bancárias de Imperatriz, na Região Sudoeste do Maranhão. Uma idosa teve cerca de teve R$ 2.500 roubados.

Clique e se inscreva no canal do g1 Maranhão no WhatsApp

De acordo com a PM, o caso teve início quando o CIOPS (Centro Integrado de Operações de Segurança) recebeu denúncias de que três suspeitos estavam praticando estelionato em uma agência do Bradesco, localizada na região central de Imperatriz.

As equipes policiais foram acionadas e, após buscas, descobriram que os indivíduos haviam deixado o local em um veículo HB-20 prata em direção à BR-010.

As investigações apontaram que o carro utilizado pelos criminosos havia sido alugado no aeroporto da cidade. Ao chegar ao local, a polícia foi informada que eles já haviam trocado de veículo, alugando um outro veículo e planejavam retornar à região central para cometer novos crimes.

Com o apoio de vários grupos policiais, a quadrilha foi interceptada quando estava a caminho de realizar mais um golpe, segundo a PM.

Durante a abordagem, os quatro suspeitos foram presos em flagrante quando estavam aplicando um golpe contra uma idosa, que teve R$ 2.500 roubados após ser enganada com a promessa de receber auxílio.

Ao todo, com o grupo, a polícia encontrou cerca de R$ 4 mil em dinheiro, diversos cartões de crédito, uma máquina de cartões e outros materiais usados nas fraudes.

Ainda de acordo com a PM, o grupo atuava com o mesmo modo de operação: abordavam clientes, principalmente idosos, dentro das agências bancárias, oferecendo "ajuda" para sacar benefícios ou resolver problemas bancários, e então aplicavam o golpe.

A polícia acredita que o grupo já vinha agindo em Imperatriz há algum tempo e que o número de vítimas pode ser maior. O caso foi encaminhado para a delegacia de polícia, onde os suspeitos foram apresentados e seguem à disposição da Justiça.

As autoridades reforçam a orientação para que clientes de bancos não aceitem ajuda de desconhecidos no interior das agências e, em caso de necessidade, procurem apenas funcionários devidamente identificados.

Dois casais de idosos são vítimas de estelionato em banco de Campinas

https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2025/04/27/quadrilha-e-presa-em-flagrante-aplicando-golpe-bancario-contra-idosa-em-imperatriz-no-maranhao.ghtml

Homem morre e criança é baleada no colo de vizinha durante ataque a tiros no ES

"/> Mulher de 69 anos que carregava menino de 6 também foi atingida nas pernas. Crime aconteceu em Cariacica, na Grande Vitória. Criança de 6 anos é baleada em Cariacica

Um homem morreu e uma criança de seis anos foi baleada enquanto brincava na rua na tarde de sábado (26) em Cariacica, Grande Vitória. Segundo a Polícia Militar, um motorista de um carro passou atirando e os disparos também atingiram na perna a mulher de 69 anos que carregava o menino no colo.

📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp

Nenhum suspeito foi preso até a última atualização desta reportagem.

Rua movimentada na hora do crime

Ainda de acordo com a PM, policiais realizavam um patrulhamento no bairro Vila Prudência por volta das 17h quando receberam a informação sobre tiros no bairro Flexal II.

Quando os militares chegaram ao local, encontraram várias pessoas em volta de um corpo do sexo masculino que estava caído ao chão em cima de uma motocicleta já em óbito com um lençol cobrindo o corpo.

A idade da vítima não foi divulgada pelos policiais. A polícia relatou ainda que o homem que morreu era o alvo dos suspeitos.

Testemunhas contaram para os policiais que um suspeito em um carro passou atirando várias vezes próximo a rua da Liberdade e no Pronto Atendimento de Flexal II.

LEIA TAMBÉM:

Exercício exaustivo que fez alunos passarem mal em escola foi punição por eles não terem feito dever de casa, dizem pais

'Gangue da Hilux': como agia a organização criminosa especializada em roubar carros de luxo

Carreta tomba e polícia descobre uma tonelada de maconha escondida em carga de aveia no ES; droga foi saqueada

Moradores relataram ainda que na hora dos disparos, várias crianças brincavam na rua, e um menino de seis anos foi atingido, assim como uma mulher de 69, que é vizinha da criança.

DHPP de Cariacica, onde a testemunha prestou depoimento sobre caso de linchamento

Reprodução/TV Gazeta

Os dois foram socorridos pelas pessoas que estavam no local e foram levados para o Pronto Atendimento de Flexal II. O g1 não conseguiu atualizar o estado de saúde dos baleados.

A Polícia Civil informou que o caso segue sob investigação da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cariacica.

O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), da Polícia Científica, para ser necropsiado e, posteriormente, liberado para os familiares.

VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo

Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2025/04/27/homem-morre-e-crianca-e-baleada-no-colo-de-vizinha-durante-ataque-a-tiros-no-es.ghtml

Ex-Vale da Morte: Cubatão, SP, assina parceria para reduzir emissão de gases do efeito estufa

Assinatura simbólica do termo aconteceu na prefeitura, com a presença de representantes da cidade e do Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT) de São Paulo. Cidade brasileira que já foi considerada a mais poluída do mundo pela ONU recebe selo verde internacional

Prefeitura de Cubatão/Divulgação

Cubatão (SP), que já foi conhecida como "Vale da Morte" devido à poluição industrial, assinou uma parceria do projeto “Centro de Ciência para o Desenvolvimento Cidades Carbono Neutro”. O convênio de cinco anos com o Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT) de São Paulo guiará a cidade diante da crise climática visando à redução da emissão de gases do efeito estufa.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.

Na década de 80, as indústrias lançavam aproximadamente mil toneladas de poluentes na atmosfera por dia. De acordo com o historiador Welington Ribeiro Borges, tanta poluição levou a cidade ser chamada de "Vale da Morte".

Cidade brasileira que já foi a mais poluída do mundo virou símbolo de recuperação ambiental

Saiba como está a cidade brasileira que já foi considerada a mais poluída do mundo pela ONU

Nos últimos anos, porém, o município se comprometeu a transformar essa realidade. A assinatura simbólica do termo de parceria aconteceu na quarta-feira (23), na Prefeitura de Cubatão, quase uma semana após município receber o selo de Cidade Verde “Tree Cities Of The World”.

O IPT, que atua em pesquisa, desenvolvimento de processos, serviços técnicos, educação e meio ambiente, já aprovou 49 projetos e aplicou cerca de R$ 430 milhões no programa em todo o estado.

Em Cubatão, as iniciativas deverão contemplar desde estudos de qualidade do ar até tecnologias para energia limpa e manejo de resíduos. A reportagem questionou a prefeitura sobre o montante específico que será investido na cidade por meio desse convênio, mas ainda não obteve resposta até a última atualização.

Objetivos

Polo industrial de Cubatão (SP), que já teve apelido 'Vale da Morte'

Acervo A Tribuna

Segundo nota divulgada pela Prefeitura de Cubatão, o diretor e presidente do IPT, Anderson Correa, afirmou no momento da assinatura que a missão é trazer mais resistência e sustentabilidade urbana por meio do desenvolvimento e aplicação de tecnologias inovadoras.

As pesquisas serão voltadas a desenvolver e aplicar tecnologias inspiradas na natureza, como a bioengenharia, para aumentar a resiliência urbana a impactos como a formação de ilhas de calor. Além disso, aumentar a captura de gases como o metano e carbônico (CO₂).

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-Estar Animal de Cubatão, Cleiton Jordão Santos, o convênio busca realizar um diagnóstico ambiental para identificar o que Cubatão tem de ativo e passivo em questões relacionadas à quantidade de carbono e outros gases.

“Partindo desse estudo, será possível identificar quais as mitigações necessárias devam ser postas em práticas para que atinjam a redução de poluentes, de forma a conquistar maior equilíbrio na sustentabilidade ambiental da nossa cidade”, disse o secretário, em nota.

As pesquisas realizadas no Centro Cidades Carbono Neutro foram lançadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pelo IPT. Em parte, serão feitas no IPT, em São Paulo, mas contam com esforços compartilhados entre as instituições envolvidas, de forma descentralizada.

Sobre o projeto

O projeto Centro de Ciência para o Desenvolvimento Cidades Carbono Neutro tem a participação de 39 instituições envolvendo academia, setor privado, sociedade civil organizada e setor público.

Ele foi lançado em dezembro de 2024 pela Fapesp e pelo IPT. Até o momento as cidades parceiras são São José dos Campos (SP), Santos (SP), Sorocaba (SP), Bertioga (SP) e Cubatão.

Em Bertioga, por exemplo, o IPT instalou um biodigestor de resíduos orgânicos no âmbito do projeto CCD Circula para tratar resíduos orgânicos de escolas e outros grandes geradores. O investimento no equipamento, cujo resultado é geração de biogás e energia elétrica, foi da ordem de R$ 1,5 milhão.

Tree Cities Of The World

Cidade brasileira que já foi considerada a mais poluída do mundo pela ONU recebe selo verde internacional

Prefeitura de Cubatão/Divulgação

Por meio de nota, a administração municipal informou ter recebido um comunicado internacional sobre o reconhecimento do Tree Cities Of The World no começo do mês.

A iniciativa é da Organização das Nações Unidas (ONU) para Alimentação e Agricultura junto com a instituição americana Dia da Árvore. O objetivo do programa é restaurar as áreas verdes tomadas pela urbanização e preservar aquelas ainda existentes.

As cidades contempladas recebem direção e assistência para a preservação das florestas, além de serem reconhecidas mundialmente pela dedicação ao meio ambiente. A ação também entrega uma estrutura de silvicultura [cultivo, manejo e conservação].

Cidades destacadas no mapa foram contempladas pelo Tree Cities Of The World

Tree Cities Of The World/Divulgação e Arquivo A Tribuna

Ao todo, 210 cidades de 24 países foram reconhecidas ao redor do mundo. No Brasil, foram 34 municípios, sendo Cubatão e Guarujá (SP) os representantes da Baixada Santista. Veja a lista completa dos municípios brasileiros contemplados abaixo:

Arapiraca (AL)

Belo Horizonte (MG)

Cabedelo (PB)

Campina Grande (PB)

Campo Grande (MS)

Cianorte (PR)

Cordeirópolis (SP)

Cubatão (SP)

Goiânia (GO)

Guarujá (SP)

Hortolândia (SP)

Itapipoca (CE)

Ivaiporã (PR)

João Pessoa (PB)

Juiz de Fora (MG)

Lorena (SP)

Marialva (PR)

Mogi Mirim (SP)

Monte Alto (SP)

Niterói (RJ)

Nova Friburgo (RJ)

Paranaguá (PR)

Pinhais (PR)

Porto Alegre (RS)

Recife (PE)

Ribeirão Preto (SP)

Rio Claro (SP)

Rio Grande (RS)

São Carlos (SP)

São José dos Campos (SP)

São Paulo (SP)

Taubaté (SP)

Teresina (PI)

Três Lagoas (MS)

Antes e depois da Serra do Mar de Cubatão (SP)

Initial plugin text

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2025/04/27/ex-vale-da-morte-cubatao-sp-assina-parceria-para-reduzir-emissao-de-gases-do-efeito-estufa.ghtml

Matrículas em tempo integral crescem 5% no RN, aponta Censo Escolar

Dados foram divulgados pelo Ministério da Educação e pelo Inep. Todas as etapas de ensino tiveram aumento de matrículas. Matrículas em tempo integral crescem 5% no RN, aponta Censo Escolar

Carmem Felix

O número de matrículas em tempo integral na rede pública do Rio Grande do Norte aumentou 5,4% nos últimos dois anos, passando de 7,9% em 2022 para 13,3% em 2024. Os dados são do Censo Escolar 2024, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O levantamento aponta que o acesso à educação integral foi ampliado em todas as etapas do ensino no estado desde 2022.

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

O percentual de matrículas em jornada ampliada nas creches do Rio Grande do Norte subiu de 5,5% para 10% entre 2022 e 2024.

A pré-escola registrou o maior salto, com o número de matrículas em tempo integral passando de 1,9% para 6,3% no mesmo período.

Nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º), o percentual passou de 7,4% em 2022 para 14,3% em 2024. Nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º), o avanço foi de 7,2% para 12,5% no mesmo período.

O número de matrículas em tempo integral no ensino médio subiu de 14% para 18,3% entre 2022 e 2024.

O resultado é atribuído a políticas como a Escola em Tempo Integral e à colaboração entre o Governo Federal, estados e municípios.

Ranking do Nordeste

Apesar do avanço nos últimos dois anos, o Rio Grande do Norte ainda ocupa o último posto entre os nove estados do Nordeste (veja números abaixo).

Ceará - 47,9%

Piauí - 43,8%

Paraíba - 33,1%

Alagoas - 28,5%

Maranhão - 27,3%

Pernambuco - 27,2%

Sergipe - 25,3%

Bahia - 23,9%

Rio Grande do Norte - 13,3%

Vídeos mais assistidos do g1 RN

https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2025/04/27/matriculas-em-tempo-integral-crescem-no-rn-aponta-censo-escolar.ghtml

Três jovens são baleados em frente a adega em Bauru; polícia procura suspeitos

Vítimas foram socorridas e levadas a unidades de saúde da cidade na madrugada deste sábado (26). Plantão Polícial de Bauru (SP)

Paulo Piassi/g1

Três jovens, de 21, 19 e 18 anos, foram baleados na madrugada deste sábado (26) em frente a uma adega, no bairro Pousada da Esperança, em Bauru (SP).

📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp

Segundo o Boletim de Ocorrência, dois homens em uma motocicleta efetuaram diversos disparos contra os rapazes e fugiram do local sem serem identificados.

As vítimas foram socorridas por pessoas que estavam na loja e depois levadas a diferentes unidades de saúde da cidade.

O jovem de 19 anos foi o mais gravemente ferido, atingido por três tiros no tórax e um no braço. Ele foi encaminhado diretamente ao Pronto-Socorro Municipal Central (PSM Central), onde permanece internado.

O rapaz de 18 anos sofreu ferimentos nas nádegas e em uma das coxas. Ele foi Inicialmente levado à UPA do Geisel, mas precisou ser transferido para o PSM Central, onde segue sob cuidados médicos.

A terceira vítima, de 21 anos, foi atingida de raspão na mão. Ela recebeu atendimento na UPA Mary Dota e já foi liberada.

Em depoimento à polícia, os jovens não deram detalhes sobre os autores dos disparos nem sobre a motocicleta utilizada no crime. O caso foi registrado como tentativa de homicídio pela Polícia Civil, que já iniciou as investigações para identificar e prender os autores.

Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.

VÍDEOS: assista às reportagens da região

https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2025/04/27/tres-jovens-sao-baleados-em-frente-a-adega-em-bauru-policia-procura-suspeitos.ghtml

Brasil deve aproveitar crise entre China e frigoríficos dos EUA para reforçar exportação de carne ao país asiático, dizem economistas

"/> Para especialistas, país está bem posicionado para aproveitar guerra comercial entre China e EUA. Governo diz que vendas ao país asiático não devem ter impacto no preço interno. Economistas ouvidos pelo g1 avaliam que o Brasil deve se aproveitar do momento de 'esfriamento' nas relações entre Estados Unidos e China para fortalecer o comércio de carne com o país asiático.

No início de março, o presidente Donald Trump anunciou uma série de tarifas sobre as importações de 180 países. A medida gerou respostas mundiais no mercado econômico e comercial, com alguns países estabelecendo tarifas em resposta aos Estados Unidos.

Trump exibe tabela com tarifas que devem ser cobradas pelos EUA

REUTERS

Após a resposta, o presidente suspendeu os novos impostos por um prazo de 90 dias para negociações com os demais países. A tensão, no entanto, permanece.

Os chineses cancelaram a compra de 12 mil toneladas de carne suína dos Estados Unidos e não renovaram a habilitação de pelo menos 390 frigoríficos americanos. Na prática, isso impede a exportação de parte da carne bovina do país para a China.

"A falta de renovação das licenças dos frigoríficos afeta basicamente 60% das empresas dos EUA autorizadas a exportar carne bovina para a China. Temos a prospecção de perda de US$ 5,4 bilhões de carne, sendo 4,1 bilhões de dólares de carne bovina e 1,3 bilhões de dólares de carne suína", explica a doutora em direito das economias das relações, Priscila Caneparo.

A postura do país asiático é vista como pressão sobre os americanos, no atual cenário de guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo. O posicionamento chinês, de acordo com economistas, pode aquecer as relações comerciais entre Brasil e China.

Donald Trump diz que EUA e China tiveram conversas sobre guerra comercial

Oportunidades para o Brasil

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), de janeiro a março de 2025, o Brasil exportou para a China US$ 1,36 bilhão de carne bovina fresca refrigerada ou congelada.

🔎O Brasil, maior exportador de carne bovina para a China, tem 65 plantas frigoríficas para o comércio. O país é líder mundial na exportação de carnes, com mais de US$ 12 bilhões de toneladas exportadas, o que equivale a 2,89 milhões de toneladas do produto.

O número é o maior desde 2022, quando o país registrou vendas de US$ 1,55 bilhão ao país asiático no primeiro trimestre. À época, as vendas se recuperaram após a queda do embargo chinês à carne brasileira, em meio a suspeitas de contaminação pela doença conhecida como vaca louca.

"Esse passo para trás na renovação dos frigoríficos americanos são claramente barreiras não tarifárias, que em geral vários países usam para não sofrer com a entrada de muitos produtos. Essa é uma janela de oportunidade única no Brasil, com um mercado tão grande desse, vai ser difícil ter uma oportunidade igual a essa de novo", afirma o doutor em relações internacionais, Lucas Leite.

China não renovou a habilitação de pelo menos 390 frigoríficos americanos.

REUTERS/Paulo Whitaker

Segundo Felippe Serigati, economista especialista em agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), os EUA lidam não só com as tensões da guerra comercial como com os impactos do menor rebanho dos últimos 70 anos.

Comércio bovino brasileiro mais aquecido que o argentino

No último ano, a China manteve sua posição como principal destino da carne bovina brasileira, com 1,33 milhão de toneladas exportadas. As vendas geraram um faturamento de US$ 6 bilhões, de acordo com o MDIC.

"O Brasil tem mantido diálogo aberto com o governo chinês para garantir a habilitação contínua de novas plantas (...) fortalecendo ainda mais nossa presença naquele mercado", analisa o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Roberto Perosa.

Segundo os economistas, o histórico sanitário do Brasil no setor de carne bovina coloca o país em uma posição de destaque na disputa pelo mercado chinês com outros concorrentes latinos, como a Argentina.

"A Argentina está se reinserindo no mercado recentemente, eles proibiram a exportação de carne até 2023 e estão se readaptando com o mercado de novo. Vai levar tempo para se reerguerem, nunca tivemos esse tipo de posicionamento no Brasil", afirma Serigati.

A expectativa do governo brasileiro é de que o país receba em maio o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como área livre de febre aftosa sem vacinação.

Inflação

O aumento nas exportações de carne gera um temor de impactos inflacionários no país – quando um produto é mais exportado do que vendido no próprio país, pode haver uma alta nos preços praticados no mercado interno.

Ministério diz que exportações não devem impactar preço da carne no mercado interno.

Marcos Santos/ Secom

No caso da venda de carne bovina para países asiáticos, no entanto, o Ministério da Agricultura afirma que isso não deve acontecer porque a preferência é pela compra de partes diferentes do boi.

"É comum pensarem que a exportação aumenta o preço da carne internamente, mas no caso do Brasil, as nossas trocas com a China são de miúdos do boi, como a tripa. O brasileiro consome mais a parte dianteira, não seremos prejudicados", afirma o secretário de Relações Internacionais do Ministério de Agricultura e Pecuária, Luis Rua.

https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2025/04/27/brasil-deve-aproveitar-crise-entre-china-e-frigorificos-dos-eua-para-reforcar-exportacao-de-carne-ao-pais-asiatico-dizem-economistas.ghtml

Homem atira contra policiais e acaba preso em Várzea Paulista

Uma espingarda, uma pistola, uma garrucha e diversas munições foram apreendidas na casa do suspeito. Ele vai responder por disparo de arma de fogo e posse irregular de arma de fogo. Homem foi preso após disparar arma de fogo contra PMs em Várzea Paulista (SP)

Polícia Militar/Divulgação

Um homem foi preso suspeito de atirar contra policiais militares no bairro Jardim Mirante, em Várzea Paulista (SP), na noite deste sábado (26).

📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp

Segundo a Polícia Militar, quando a equipe chegou ao local, o homem estava efetuando diversos disparos de dentro do imóvel. Foi então que os policiais precisaram se abrigar e solicitar apoio.

A casa estava fechada, mas quando a equipe do Tático Comando chegou, conseguiu se posicionar e tentar abordar o suspeito. O homem se recusou a se render e ainda atirou mais uma vez da varanda da casa.

A equipe entrou à força no imóvel e encontrou o suspeito na cozinha. Ele foi detido e uma espingarda calibre .22, uma pistola 9 mm, uma garrucha (arma de cano curto) e quase 100 munições foram apreendidas.

O homem foi preso por disparo de arma de fogo e posse irregular de arma de fogo. A ocorrência foi apresentada ao Plantão de Polícia Civil de Várzea Paulista.

Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí

VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2025/04/27/homem-e-preso-suspeito-de-atirar-contra-pms-em-varzea-paulista.ghtml

Idoso constrói casa com formato de barco em homenagem à resiliência de ribeirinhos no interior do AC: ‘é o mesmo que viajar no rio’

Moradia foi feita em uma área no centro de Mâncio Lima, no Vale do Juruá, e conta até com um lago ao redor. Casal que vive na residência se orgulha da construção, que passou a atrair curiosos. No Acre, homem constrói casa em formato de barco e vive em ilha no meio de lago

Aos 84 anos, o aposentado Valdemar Negreiros realizou um sonho. Agora, ele e a esposa, a também aposentada Lucimar Reis, moram em uma casa exatamente como imaginaram: em formato de barco.

📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp

Valdemar Negreiros, de 84 anos, realizou o sonho de morar em uma casa com formato de barco

Mazinho Rogério/Rede Amazônica Acre

O casal, que vive em Mâncio Lima, o município mais ocidental do Brasil, no interior do Acre, distante mais de 600 quilômetros da capital Rio Branco, ergueu a obra em uma área no centro da cidade. A ideia é preservar e relembrar as raízes, já que ambos foram ribeirinhos, e homenagear a resiliência destas famílias que se sustentam navegando as águas.

“Eu tive essa ideia porque eu gostava muito de viajar no rio [Juruá] para ver a floresta, vender mercadoria para o pessoal, para trazer sustento para casa”, comentou.

A casa-barco foi construída em uma pequena ilha, em um lugar chamado pelo dono de lagoa verde devido à tonalidade da água. Mas o local não é simplesmente o lar de um casal de idosos, mas também o símbolo da luta pela sobrevivência de milhares de famílias que desbravaram os rios da Amazônia para garantir o sustento de suas famílias.

Casa em formato de barco abriga família no centro de cidade do Acre

Mazinho Rogério/Rede Amazônica Acre

LEIA MAIS

Serra do Divisor: Um guia com as principais dicas para você planejar sua viagem ao interior do Acre

Ecoturismo no Rio Crôa atrai até 200 turistas por mês em Cruzeiro do Sul

“Para poder manter a família, a gente tinha um barco para viajar no rio e a gente subia para vender mercadoria, para arrumar recurso para botar os filhos na aula em Cruzeiro do Sul. E, aliás, na época até a mulher também estudava, e eu subia o Rio Juruá para fazer esse trabalho de regatão para arrumar dinheiro para manter a casa e os filhos na escola e a mulher”, relembra.

💡 Regatão é como costuma ser chamada a prática do transporte de mercadorias através dos rios na Amazônia.

A lembrança também é compartilhada pela esposa que, por também ter vivenciado essa realidade, não teve dúvidas em apoiar o projeto do marido. O casal teve 11 filhos e se orgulha de ter construído a família com os frutos da vida ribeirinha.

“Não estranhei, eu sempre apoiei a ideia dele”, destacou.

Casal que vem de famílias ribeirinhas se orgulha de homenagear as raízes

Mazinho Rogério/Rede Amazônica Acre

"É o mesmo que viajar no rio"

Casa-barco tem 25 metros de comprimento por cinco de largura, com dois quartos, sala e cozinha

Mazinho Rogério/Rede Amazônica Acre

A casa tem 25 metros de comprimento e cinco de largura, dividida em dois quartos, sala e cozinha. O espaço livre na proa serve como uma varanda e na popa da embarcação há uma área de serviço.

Quem chega ao local tem a impressão de realmente estar em um rio preparado para navegar. A casa conta até com um leme, que faz o morador lembrar dos trajetos na região do Vale do Juruá.

“É mesmo que eu estar viajando lá no rio, então fica matando a saudade daquele trabalho que a gente fazia”, disse.

Orgulho que atrai visitantes 👥

O comerciário Euclides Nascimento, vizinho do casal, conta que a casa atrai visitantes devido ao seu formato original

Mazinho Rogério/Rede Amazônica Acre

E toda essa paixão da família tem contagiado a região. A casa em formato de barco chama a atenção de quem visita o município.

Os vizinhos contam que diariamente muitos curiosos param para admirar a residência que preserva a história da família.

“Ele sempre teve um sonho de construir uma casa barco. E agora, nesses quatro anos atrás, ele realizou o sonho dele de construir e todo mundo que passa aqui fica admirado, vendo essa casa diferente das outras”, comentou Euclides Nascimento, vizinho.

Navegar é preciso 🚣‍♀️

Valdemar ainda possui um barco, de verdade, que utiliza para lazer

Mazinho Rogério/Rede Amazônica Acre

Após quatro anos do início dessa construção, Valdemar disse que o projeto ainda não acabou, e há mais detalhes a serem acrescentados, como móveis também em alusão às embarcações.

Porém, a saudade dos tempos de regatão não é amenizada apenas pelo cenário. Valdemar e a família ainda têm um barco, de verdade, que utilizam para navegar, agora por lazer.

“Quando a gente parou com essa viagem no rio por causa já da idade avançada e os filhos não queriam mais deixar que a gente fosse, então a gente resolveu conseguir esse barco de alumínio, que tem três cadeiras que comportam seis pessoas e um fogãozinho lá atrás para a gente viajar no rio Môa para ir à serra, passear, visitar as comunidades, pegar peixe”, contou.

Reveja os telejornais do Acre

https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2025/04/27/idoso-constroi-casa-com-formato-de-barco-em-homenagem-a-resiliencia-de-ribeirinhos-no-interior-do-ac-e-o-mesmo-que-viajar-no-rio.ghtml

Rússia continuará a atacar locais usados pelos militares da Ucrânia, diz Lavrov

Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que Moscou já teria feito mais de 70 ataques neste domingo (27). Ataque de mísseis e drones na capital da Ucrânia deixa mortos

A Rússia continuará a atacar locais usados ​​pelos militares ucranianos, afirmou o ministro das Relações Exteriores e principal diplomata russo, Sergey Lavrov, neste domingo (27).

Segundo o diplomata, o ataque mortal com míssil russo a um prédio residencial em Kiev, na semana passada, não teve um alvo "absolutamente civil".

"Continuaremos a atacar locais usados ​​pelos militares da Ucrânia, por alguns mercenários de países estrangeiros e por instrutores que os europeus enviaram oficialmente para ajudar a atacar locais civis russos", disse Lavrov em entrevista ao programa "Face the Nation", da CBS.

O ataque, que matou pelo menos 12 pessoas, provocou uma rara repreensão do presidente russo, Vladimir Putin, pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na sexta-feira nas redes sociais: "Vladimir, PARE".

Postagem do presidente dos EUA, Donald Trump, em sua rede social Truth Social, em 24 de abril de 2025.

Reprodução/ Truth Social

Ao mesmo tempo, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou neste domingo (27) que seu principal comandante militar havia relatado que a Rússia já havia realizado quase 70 ataques, reiterando que a situação continua difícil na região.

"A situação na frente de batalha e a atividade real do exército russo provam que atualmente não há pressão suficiente do mundo sobre a Rússia para acabar com esta guerra ", escreveu ele.

Zelensky se encontrou com Trump em Roma, antes do funeral do Papa Francisco. Os dois líderes concordaram em se encontrar novamente no mesmo dia na próxima semana para novas conversas. O encontro ocorreu na Basílica de São Pedro, informou um porta-voz de Kiev.

Trump e Zelensky discutem há meses um acordo de paz na guerra entre Rússia e Ucrânia.

Ainda neste domingo, Lavrov também disse que a Rússia nunca recebeu uma oferta para ajudar a operar a usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, e reiterou que o país estaria disposto a armazenar o material nuclear enriquecido do Irã se tanto os Estados Unidos quanto o Irã acreditassem que isso seria útil.

Sergey Lavrov, ministro de relações exteriores da Rússia.

REUTERS/Florion Goga/File Photo

Negociações ainda podem acontecer

No sábado (26), o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou ao enviado americano Steve Witkoff em Moscou que está disposto a negociar o fim do conflito na Ucrânia "sem pré-condições".

"Vladimir Putin reafirmou que a parte russa estava disposta a retomar o processo de negociação com a Ucrânia sem pré-condições", declarou Dmitri Peskov, porta-voz do Krtemlin, de acordo com agências de imprensa russas.

Por meio do Truth Social, o presidente dos EUA disse que "não teve absolutamente nada a ver com essa guerra estúpida", além de ter fornecido mísseis Javelin à Ucrânia durante seu mandato. Trump afirma que está "apenas tentando limpar a bagunça que Obama e Biden deixaram".

Para o presidente dos EUA, o conflito é "a guerra de Joe Biden", classificada como "um fracasso desde o primeiro dia" que "nunca teria ocorrido" se ele ainda estivesse no poder. Trump também condenou os recentes ataques russos a áreas civis.

Segundo o presidente, talvez Putin "não quer terminar a guerra" na Ucrânia e que novas abordagens, como sanções bancárias ou secundárias, podem ser necessárias. "Está morrendo gente demais", finalizou.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/04/27/russia-ataques-ucrania-lavrov.ghtml

Homem é preso suspeito de estupro de vulnerável contra criança de 11 anos em Belém

"/> Segundo a polícia, a vítima estava a caminho da escola quando foi abordada pelo suspeito. Prisão do suspeito pela Polícia Civil

PCPA

A Polícia Civil do Pará cumpriu um mandado de prisão preventiva contra um homem suspeito de estupro de vulnerável de uma criança de 11 anos. O crime ocorreu no dia 7 de março deste ano, em Belém.

A prisão ocorreu na sexta-feira (25) e foi divulgada neste domingo (27) pela PC. Segundo os agentes, a vítima estava a caminho da escola quando foi abordada pelo suspeito Edivan da Silva Ribeiro que estava em uma bicicleta.

Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp

Ao avistar a criança, ele teria mudado a rota e começou a persegui-la com o órgão genital em mãos e fazendo gestos obscenos. A vítima conseguiu fugir e encontrou abrigo em uma das residências da rua.

Após a investigação, uma equipe da Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e Adolescente (DEACA) identificou e qualificou o agressor.

O suspeito teve a prisão preventiva decretada e está à disposição da Justiça.

Vídeos com as principais notícias do Pará

https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2025/04/27/homem-e-preso-suspeito-de-estupro-de-vulneravel-contra-crianca-de-11-anos-em-belem.ghtml

Suspeito de matar cabo da Polícia Militar é morto durante operação e outro é preso em Teresina

Conforme o tenente-coronel Alves, comandante do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI), o homem foi encaminhado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), mas não resistiu e morreu. Cabo da Polícia Militar do Piauí é morto a tiros na Zona Sudeste de Teresina

TV Clube

Um homem, ainda não identificado, morreu com um tiro no pescoço durante uma operação policial na manhã deste domingo (27) em Teresina. Ele é suspeito de participar do assassinato do cabo Antônio Elenilton Araújo Galvão, de 47 anos, morto na tarde de sábado (26).

✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp

Conforme o tenente-coronel Alves, comandante do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI), o homem foi encaminhado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), mas não resistiu e morreu.

Um outro suspeito do crime também foi preso e levado para o Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).

📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí

📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X

VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2025/04/27/suspeito-de-matar-cabo-da-policia-militar-e-morto-durante-operacao-e-outro-e-preso-em-teresina.ghtml

DJ, produtor musical, mecânico e entregador por app: Veja quem era o motociclista que morreu após ser atingido por caminhonete de luxo, em Goiás

Esposa conta a rotina de trabalho de Martinho Douglas para realizar os sonhos do casal. Motociclista morreu enquanto transportava uma passageira na Perimetral Norte, em Goiânia. DJ, produtor musical, mecânico e entregador por app: Veja quem era o motociclista que morreu após ser atingido por caminhonete de luxo, em Goiás

Reprodução/Redes Sociais e Corpo de Bombeiros

DJ, mecânico e entregador por aplicativo, esses eram os trabalhos do motociclista Martinho Douglas dos Santos Leal, de 34 anos, que morreu após ser atingido por uma caminhonete de luxo em Goiânia. No momento do acidente, Martinho conduzia uma passageira, de 18 anos, que ficou em estado grave e foi levada para Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol).

✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp

A esposa do Martinho, Keyssiane Ponciano, conta que o motociclista trabalhava das 8h às 18h em uma oficina mecânica. Entre as 5h às 7h, ele atendia corridas de passageiros por aplicativo e, depois das 18h, ele voltava a trabalhar motociclista por aplicativo e também como entregador de comida.

DJ, produtor musical, mecânico e entregador por app: Veja quem era o motociclista que morreu após ser atingido por caminhonete de luxo, em Goiás

Reprodução/Redes Sociais

Como DJ, ele trabalhava aos finais de semana. Keyssiane conta que Martinho tinha marcado para tocar em um evento de música eletrônica no final de maio, em Goiânia, e que estava muito empolgado. “Ele estava compartilhando o evento todos os dias. Ele era muito dedicado”, relatou ao g1.

Enquanto marido, Keyssiane descreve Martinho como um marido sensacional e companheiro em tudo. “A minha rotina com ele era super tranquila. A gente era um casal super tranquilo. A gente estava em busca dos nossos sonhos, a gente estava em busca dos nossos desejos, da nossa casa”, contou.

DJ, produtor musical, mecânico e entregador por app: Veja quem era o motociclista que morreu após ser atingido por caminhonete de luxo, em Goiás

Arquivo pessoal/Keyssiane Ponsiano

Acidente na Perimetral Norte

O acidente que vitimou Martinho Douglas aconteceu na noite de sexta-feira (25), quando uma caminhonete perdeu o controle da direção e bateu contra árvores no canteiro central. Depois, o veículo invadiu a pista contrária da perimetral e bateu frontalmente nos veículos parados no semáforo, entre eles a moto de Martinho e um caminhão.

Segundo a Polícia Técnico-Científica, quando a condutora da caminhonete se aproximava do semáforo, o sinal ficou amarelo e ela acelerou para cruzá-lo, mas perdeu o controle do veículo ao acelerar. Após a batida, a caminhonete voltou para o conteiro central da pista e parou.

Motociclista morre e passageira fica ferida após serem atingidos por caminhonete em Goiânia, Goiás

Divulgação/Corpo de Bombeiros

A Polícia Técnico-Científica informou ainda que a motocicleta foi arremessada para trás. O Batalhão de Trânsito da Polícia Militar informou que a condutora da caminhonete permaneceu no local do acidente e se recusou a fazer o teste do bafômetro.

A motorista foi conduzia para a Central Geral de Flagrantes e, no Instituto Médico Legal (IML), não foi constatada embriaguez. Ainda segundo o Batalhão de Trânsito, ela e veículo que ela conduzia estavam com a documentação regular. A motorista foi liberada da Central de Flagrantes e a caminhonete foi removida para o pátio da MC Leilões.

A passageira que estava com Martinho no momento do acidente foi socorrida em estado grave e foi levada para o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). Ela está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com quadro geral de saúde grave e respira com ajuda de aparelhos.

📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.

VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2025/04/27/dj-produtor-musical-mecanico-e-entregador-por-app-veja-quem-era-o-motociclista-que-morreu-apos-ser-atingido-por-caminhonete-de-luxo-em-goias.ghtml

Insumos em alta e demanda aquecida: entenda por que preço do frango em abril atingiu maior patamar desde 2022

Esalq aponta que preço médio do frango vivo fechou em R$ 6,15 o quilo, com alta de 11% no mês. Produção deve alcançar crescimento de até 3% em 2025. Desvalorização da carne de frango está relacionada ao aumento do poder de compra da população na primeira quinzena de junho.

Reprodução EPTV

Em abril de 2025, o preço médio do frango vivo fechou em R$ 6,15 o quilo e alcançou o maior patamar já registrado desde 2022, com alta de 11% no mês termos reais, quando os valores são deflacionados pelo Índice Geral de Preços com disponibilidade interna (IGP-DI) de março.

Os dados são do boletim mais atualizado do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) do campus da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba (SP), divulgado nesta sexta-feira (22).

O poder de compra do produtor de frangos caiu diante das altas nas cotações dos principais insumos usamos produção de carne de frango, como o milho e

Segundo análise de pesquisadores do Cepea, o cenário de demandas interna e externa aquecidas tem sustentado a valorização do animal.

"Além disso, os patamares elevados do milho, mesmo com os recentes recuos, pressionam agentes a repassar parte do aumento nos custos de produção aos preços do vivo", observa o Centro, em análise publicada.

'Compra do Mês': em um mês, preço do frango varia em 3,22%

Em São Paulo, a alta nas cotações do frango combinada às desvalorizações dos principais insumos da atividade avícola (milho e farelo de soja) impulsionaram o poder de compra do avicultor paulista frente a esses componentes em abril pelo segundo mês consecutivo, ainda conforme levantamentos do Cepea.

Poder de compra em queda

O poder de compra do avicultor paulista vem caindo frente ao farelo de soja nesta parcial de abril, chegando ao menor patamar dos últimos três meses. Em relação ao milho, o desempenho se mostra estável.

Segundo levantamentos do Cepea, os preços dos ovos e do cereal recuaram na mesma intensidade comparando-se as médias de abril com as de março, enquanto os valores do derivado de soja registraram baixa mais leve.

Em Bastos (SP), as cotações do ovo branco tipo extra, a retirar na granja (FOB), caíram 5% em relação a março, com a caixa de 30 dúzias passando de R$ 203,01 para R$ 192,79 nesta parcial do mês.

Para o produto vermelho, o recuo foi de 4,9%, com a caixa de 30 dúzias comercializada atualmente a R$ 220,20, em média. De modo geral, pesquisadores do Cepea explicam que as quedas estão atreladas à lentidão nas vendas.

📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp

🐔Frango: ano de altas e de desafios

Ainda segundo perspectivas do Cepea, o setor avícola brasileiro deve crescer até 3% em 2025, mas com desafios relacionados à biossegurança animal e a conflitos em importantes países que são destinos da carne nacional.

Estudos realizados por pesquisadores do Cepea indicam que a produção de carne de frango deve alcançar 14,2 milhões de toneladas em 2025, aumento de 2,9% frente à do ano anterior.

Em relação à demanda, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) projeta que o consumo per capita de carne some 46,6 kg em 2025, alta de 1,9% sobre o ano anterior.

"As perspectivas de crescimento do setor avícola em 2025, contudo, dependem da ausência de casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1 ou IAAP) em granjas comerciais (ou outros tipos de Influenza). Por enquanto, o Brasil tem se beneficiado dessas circunstâncias. Isso porque casos de Influenza em outros países produtores têm deslocado a demanda global ao Brasil, que, ressalta-se, permanece livre dessa doença, de acordo com as diretrizes da Organização Mundial para Saúde Animal", analisa o Cepea.

💰Valores

O preço do quilo do frango congelado, negociado no atacado, nas regiões da Grande São Paulo, São José do Rio Preto (SP) e Descalvado (SP), fechou em R$ 8,50 no dia 10 de janeiro, um aumento de 1,55% na comparação com mês anterior. -📝 Veja cotações aqui.

“O fluxo de vendas tem apresentado bom ritmo, possibilitando ligeiros reajustes nos valores”, conforme os agentes consultados pelo Cepea.

"O ano de 2024 foi desafiador, mas, no balanço, foi positivo para o setor de avicultura de corte nacional. Esse cenário foi favorecido sobretudo pelos maiores preços de comercialização da carne e do animal vivo, que, por sua vez, tiveram suporte vindo da oferta mais controlada e das aquecidas demandas interna e externa. Além disso, as quedas nos preços de importantes insumos utilizados na atividade avícola nacional reforçam o contexto positivo ao setor neste ano", conclui o Cepea.

Preços da carne suína e do frango registram alta no início de agosto, conforme levantamento da USP

Reprodução/TV TEM

✈️Recorde nas exportações

Quanto às exportações brasileiras de carne de frango, o ano de 2024 encerrou com recordes tanto em volume como em receita. De janeiro a dezembro de 2024, foram embarcadas 5,29 milhões de toneladas da proteína, no produto in natura e industrializado, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), compilados e analisados pelo Cepea.

O volume é 2,8% superior que a marca histórica observada no ano anterior, com registro de 5,1 milhões de toneladas de carne de frango exportadas.

“A maior quantidade exportada e a forte valorização do dólar em 2024 fizeram com que a receita também fosse recorde no ano. O setor arrecadou R$ 53,7 bilhões, 9,8% acima do montante obtido em 2023”, conforme análise do Cepea a partir dos dados da Secex.

Preços dos ovos registram queda

Claudia Assencio/g1

LEIA MAIS

Preço da carne sobe 20,8% em 2024 e tem maior alta em 5 anos; entenda o que aconteceu

Frango em alta, porco e ovos em baixa: entenda cenário de oscilação de preços das proteínas

VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e região

Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2025/04/27/insumos-em-alta-e-demanda-aquecida-entenda-por-que-preco-do-frango-em-abril-atingiu-maior-patamar-desde-2022.ghtml

Polícia Federal abre concurso com vagas no AM e salários de até R$ 11 mil; veja cronograma

"/> Inscrições começam no dia 29 de abril e seguem até o dia 21 de maio. As oportunidades são para nível médio e superior. Concurso administrativo terá mais de 100 vagas

Divulgação/PF

A Polícia Federal divulgou, nesta sexta-feira (25), o edital com as regras para um novo concurso público para a área administrativa com oito vagas no Amazonas. A remuneração inicial é de até R$ 11 mil.

📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp

O processo seletivo está sendo organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). As oportunidades são para nível médio e superior. Ao todo estão sendo ofertadas 192 vagas

➡️ VEJA O EDITAL COMPLETO

As inscrições para o concurso começam no dia 29 de abril e terminam às 18h, pelo horário de Brasília, no dia 21 de maio.

Para cargos de nível superior, a taxa é de R$ 110,00

Para cargos de nível médio, a taxa é de R$ 90,00

O candidato deve realizar a solicitação de inscrição no site oficial do Cebraspe. A taxa de inscrição varia conforme o cargo, no Amazonas as vagas estão divididas da seguinte forma:

Agente administrativo: 6 vagas

Assistente Social: 1 vaga

Médico psiquiatra: 1 vaga

Para o professor de um preparatório de concursos da cidade de Manaus, Matheus Santos, é importante que o candidato faça uma análise dos tópicos do edital, que são mais cobrados pela banca examinadora, dessa forma o candidato pode fazer um balanço entre os conhecimentos básicos e específicos, e também, não esquecer de treinar para a prova discursiva.

"O candidato que for se preparar para esse concurso da PF administrativo tem que entender que precisa ter uma estratégia de prova nessa reta final, que muitas vezes não vale a pena marcar todas as 120 questões, afinal na Cebraspe, caso ele erre uma questão, ele vai ter penalizado uma outra, então é importante que ele tenha gente para as principais disciplinas cobradas" explicou o especialista.

Candidatos doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde e inscritos no CadÚnico podem solicitar isenção da taxa.

As provas objetivas e a prova discursiva serão realizadas no dia 29 de junho, nas 27 capitais do país.

LEIA TAMBÉM:

Especialista dá dicas de preparação para concursos públicos previstos no AM

Veja a lista de concursos públicos previstos para o Amazonas em 2025; salários podem chegar a R$ 33 mil

Superintendência da PF em Manaus

Lucas Macedo/g1 Amazonas

O processo seletivo terá as seguintes etapas:

Provas objetivas e de prova discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos, de responsabilidade do Cebraspe;

Avaliação biopsicossocial dos candidatos que solicitarem concorrer às vagas reservadas às pessoas com deficiência;

Procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos negros;

Avaliação Médica: o candidato aprovado só poderá ser empossado se for julgado apto física e mentalmente para o exercício do cargo.

O prazo de validade do concurso é de 2 anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período

Cronograma do concurso 📆

Inscrições: 29 de abril a 21 de maio de 2025;

Solicitação para isenção da taxa de inscrição: 29 de abril a 5 de maio de 2025

Data limite de pagamento das inscrições: 23 de maio de 2025

Aplicação das provas: 29 de junho de 2025.

Veja dicas de como estudar para concurso:

Veja dicas de como fazer uma boa redação para concurso

https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2025/04/27/policia-federal-abre-concurso-com-vagas-no-am-e-salarios-de-ate-r-11-mil-veja-cronograma.ghtml

Clássico invertido: confira receita de brownie de chocolate com brigadeiro de cenoura

Ingredientes conhecidos da confeitaria brasileira são apresentados de um jeito diferente nessa sobremesa. Clássico invertido: confira receita de brownie de chocolate com brigadeiro de cenoura

Cenoura e chocolate formam uma dupla clássica da confeitaria nacional. Mas que tal uma receita diferente com esses dois ingredientes?

Essa é a proposta da confeiteira Melanie Pscheidt, de Curitiba, que ensina a receita de brownie com brigadeiro de cenoura.

✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp

✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram

Confira o modo de preparo 🥮

Brownie com cobertura de cenoura

RPC

Massa de brownie:

100g de manteiga

160g de chocolate meio amargo em gotas ou em barra

100g de açúcar mascavo

80g de açúcar refinado

2 ovos

20g de cacau em pó 100%

70g de farinha de trigo

1 pitada de sal

Brigadeiro de cenoura:

230g de cenoura

1 lata de leite condensado

50g de creme de leite

20g de manteiga

Modo de preparo:

Comece misturando a manteiga e o chocolate. Leve ao micro-ondas e derreta de 30 em 30 segundos, sempre mexendo com cuidado, para não queimar. Reserve.

Misture os ovos com os açúcares, até ficar homogêneo.

Em seguida, acrescente o chocolate derretido com a manteiga.

Acrescente a farinha e o cacau peneirados, para evitar a formação de grumos. Adicione também uma pitada de sal, para realçar o sabor do chocolate. Misture tudo, até obter uma massa densa.

A dica de Melanie para o brownie perfeito, com uma crosta por cima e interior bem sedoso, é observar a proporção correta dos ingredientes e o tempo de forno.

“[Cuide também] da quantidade de secos, para não ficar muito ressecado”, ela diz.

Divida a massa entre duas formas pequenas untadas com manteiga ou, se preferir, uma forma maior – basta cortar ao meio depois.

Leve ao forno a 180°C, por cerca de 30 minutos. “A partir de 20 minutos, já pode ver se assou, é só espetar um palito”, Melanie diz. “Mas, diferente do bolo, no caso do brownie, o palito deve sair um pouco molhado.”

Enquanto a massa está no forno, prepare o brigadeiro de cenoura.

Descasque e corte a cenoura em rodelas. Depois, triture junto com o leite condensado. Transfira a mistura para uma panela e acrescente o creme de leite e manteiga.

Misture em fogo baixo até obter uma consistência de brigadeiro – o que leva cerca de 20 minutos, por conta da umidade da cenoura.

Deixe o brigadeiro esfriar. Enquanto isso, desenforme as massas.

Com o brigadeiro já frio, espalhe metade da mistura sobre metade do brownie.

Feche com a outra parte do brownie e use o restante do brigadeiro para fazer a cobertura. Finalize com granulados de sua preferência.

Veja mais receitas:

Rosquinhas de pinga: confira o passo a passo do preparo

Aprenda: receita de torta salgada de arroz com calabresa

Brigadeiro de banana: aprenda receita saudável que não leva leite condensado

Vídeos mais assistidos do g1 PR:

Veja mais notícias em g1 Paraná.

https://g1.globo.com/pr/parana/caminhos-do-campo/receitas-paranaenses/noticia/2025/04/27/classico-invertido-confira-receita-de-brownie-de-chocolate-com-brigadeiro-de-cenoura.ghtml

Inscrições em seleções da UEPB para técnico-administrativos terminam neste domingo

São 13 vagas para cargos de nível médio/técnico e superior com salários de até R$ 3.566,25. UEPB em João Pessoa

Francisco França/Arquivo Jornal da Paraíba

As inscrições em dois processos seletivos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com 13 vagas para servidores técnico-administrativos, terminam neste domingo (27).

Os interessados podem se inscrever no site da banca organizadora do certame, a Cpcon. As taxas de inscrição custam R$ 95 para nível médio/técnico e R$ 115 para nível superior.

Confira o edital 1

Confira o edital 2

Há oportunidades para cargos de nível médio/técnico e superior nas cidades de Campina Grande, João Pessoa, Araruna, Guarabira, Monteiro e Patos

Os salários vão de R$ 2.514,07 a R$ 3.566,25 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

📱Compartilhe esta notícia pelo Whatsapp

📱Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Funções com vagas abertas no processo seletivo da UEPB:

Arquivista

Assistente administrativo

Auxiliar de biblioteca

Bibliotecário

Técnico em estúdio e multimídia

Tem laboratório (física)

Tem laboratório (histopatologia oral)

Tem laboratório (manutenção de equipamentos odontológicos)

Tem laboratório (saneamento)

A seleção será realizada em duas fases, sendo uma prova objetiva, aplicada no dia 18 de maio, e uma prova de títulos, marcada para 2 de junho. Mas em um dos processos seletivos, a avaliação de títulos será substituída por uma prova prática, no dia 15 de junho.

O resultado final dos dois processos seletivos será divulgado no dia 23 de junho.

Processos seletivos da UEPB

Vagas: 13

Nível: médico/técnico e superior

Salários: R$ 2.514,07 a R$ 3.566,25

Inscrições: 27 de março a 27 de abril

Provas objetivas: 18 de maio

Edital 1

Edital 2

Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2025/04/27/fim-inscricoes-em-selecoes-da-uepb-para-tecnico-administrativos.ghtml

Aprenda a fazer fraldinha na frigideira

"/> Receita foi exibida no programa Inter TV Rural deste domingo (27). Fraldinha na frigideira

Inter TV Costa Branca

A fraldinha é uma carne que se costuma comer em churrasco, mas é possível preparar também na frigideira, deixando a carne ainda macia e saborosa. A receita do Inter TV Rural deste domingo (27) ensina a preparar a carne acompanhada com cebolas caramelizadas.

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

Ingredientes

1 peça de fraldinha com aproximadamente 1.200 kg

250 g ou 3 cebolas médias em rodelas

3 dentes de alho grandes inteiros

1 ramo de tomilho

Sal, pimenta do reino, manteiga e azeite a gosto

Modo de preparo

Vamos separar um frigideira grande e aquecer um fio de azeite. Primero colocamos a parte da gordura voltada para baixo. Não vamos mexer na carne durante cerca de 5 minutos. Nesse momento, quando ela estiver na frigideira, vamos temperar com pimenta do reino e sal. Em seguida, colocamos os dentes de alho inteiros e um pouco de manteiga de garrafa, além do ramo de tomilho.

Cerca de 5 minutos após, já podemos virar nossa peça. Aguardamos ela grelhar do outro lado também. Colocamos um pouco mais de manteiga, e vamos regando a peça de carne com essa gordura que se acumula dentro da frigideira.

Depois de virar a peça, também vamos temperar o outro lado com sal e pimenta do reino. Quando observarmos que ela está bem grelhada dos dois lados e nas laterais, retiramos da frigideira e deixamos a carne descansar por cerca de 5 minutos.

Retiramos o alho do fundo da frigideira e jogamos as cebolas em rodela no fundo da frigideira. Deixamos caramelizar, enquanto corrigimos o sal e a pimenta. Quando estiver na cor desejada, está pronta.

Após esse descanso da carne, já podemos fatiar no sentido contrário á fibra, colocar as cebolas ao lado e servir. Esse tempo é suficiente para que a carne fique ao ponto. Quem preferir a carne bem passada, ainda pode levar a peça de carne ao forno preaquecido, a 200° por cerca de 10 minutos.

Veja o Inter TV Rural do dia 20 de abril de 2025

Inter TV Rural - Edição de domingo, 20/04/2025

Vídeos mais assistidos do g1 RN

https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2025/04/27/aprenda-a-fazer-fraldinha-na-frigideira.ghtml

Dias das Mães: Mensagem para compartilhar antes da viagem

Selecionamos 5 razões para você viajar para Atibaia e Região neste dia especial Atibaia e Região, localizada a menos de uma hora de São Paulo, consolida-se como um dos destinos turísticos mais completos do interior paulista. Com uma combinação de paisagens naturais, infraestrutura hoteleira e programação diversificada, a região é ideal para famílias que desejam celebrar o Dia das Mães com momentos especiais. O Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau (ARC&VB), entidade que promove o turismo local, destaca iniciativas estratégicas para fortalecer a experiência dos visitantes. Confira cinco motivos para escolher Atibaia neste feriado a seguir.

Também deixamos uma mensagem especial de Dia das Mães para você compartilhar!

Mensagem Dia das Mães

"Mãe… palavra pequena, mas de um significado infinito. Amor que acolhe, força que inspira, carinho que aquece. Sua presença é luz, sua voz é conforto, seu abraço é lar. Hoje é o seu dia, mas a verdade é que todos os dias são seus. Porque ser mãe é doar-se por inteiro, é transformar desafios em aprendizados e momentos simples em memórias eternas. Que seu coração seja envolvido pelo mesmo amor imenso que você sempre espalha. Feliz Dia das Mães!"

1: Hospedagem

Os resorts, hotéis e pousadas da região oferecem opções de lazer que agradam desde crianças até adultos. Tem hotel com sistema All Inclusive - com piscinas aquecidas, quadras esportivas, salão de jogos, recreação infantil e muito mais. São resorts, hotéis e pousadas para todos os gostos e bolsos. Trilhas ecológicas, parques aquáticos, entre outros destaques.

Dia das Mães em Atibaia

Divulgação

2: Natureza

A região é cercada por montanhas, matas e trilhas ideais para caminhadas e fotos memoráveis. Atividades como arvorismo e tirolesa com vista panorâmica? Tirolesa, arco e flecha e até um espaço temático com personagens infantis da Turma da Mônica? Tudo isso você encontra em Atibaia e Região.

3: Gastronomia

Os buffets dos hotéis são um destaque: pratos regionais e internacionais, oficinas de gastronomia saudável e opções para todos os gostos. Ainda há jantares temáticos em seu restaurante com vista para as montanhas.

4: Bem-estar

Momentos de tranquilidade são garantidos em spas de alto nível. Áreas dedicadas a massagens e sauna e tratamentos estéticos. Mães que desejam recarregar as energias podem optar por pacotes que incluem day use em spas ou aulas de hidroginástica.

5: Feriado

A região prepara eventos exclusivos para o período de Dia das Mães. Fique de olho nas programações. Com shows ao vivo, atrações gastronômicas e muito mais.

Celebre o Dia das Mães em um destino que une aconchego, aventura e requinte. Atibaia e Região espera por você! 🌿👨👩👧👦

Quem apresenta o Turismo Atibaia e Região?

A página Turismo Atibaia e Região é um oferecimento do Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau – a ARC&VB, uma entidade representativa de toda a cadeia de empresários do setor turístico dos 12 municípios que compõem a região de Atibaia. Criado em 2004, o ARC&VB trabalha para desenvolver a atividade turística na região de forma sólida e sustentável.

https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/especial-publicitario/atibaia-e-regiao-convention-e-visitors-bureau/turismo-atibaia-e-regiao/noticia/2025/04/27/dias-das-maes-mensagem-para-compartilhar-antes-da-viagem.ghtml

Túmulo do Papa Francisco é aberto ao público; veja imagens

Pontífice foi sepultado na Basílica de Santa Maria Maior no início da tarde deste sábado (26) Visitação ao túmulo do papa Francisco é aberto aos visitantes neste domingo (27)

Reprodução: Reuters

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/04/27/tumulo-do-papa-francisco-e-aberto-ao-publico-veja-imagens.ghtml

Novelas das 21h são as mais aclamadas por críticos em ranking de 60 anos da TV Globo

Veja ranking das 60 melhores novelas da emissora, elaborado por 60 jornalistas culturais e especialistas em teledramaturgia. As novelas das 21h são as mais aclamadas da TV Globo, que completa 60 anos neste sábado (26). É o que aponta um ranking do g1 que elege as 60 melhores novelas da emissora.

Das 60 obras listadas, 33 foram exibidas entre 20h e 21h. Onze passaram às 19h, outras 11 às 18h, e 5 delas foram ao ar entre 22h e 23h. Para conferir a lista completa das 60 melhores novelas, acesse aqui.

O ranking foi feito a partir de votos de 60 jornalistas de cultura e especialistas em teledramaturgia, considerando as 340 novelas já produzidas e exibidas até o momento. Cada um escolheu seu top 5, da quinta à primeira posição. A pontuação foi computada assim: 1º lugar = 5 pontos; 2º = 4; 3º = 3; 4º = 2; e 5º = 1. O critério de desempate foi a data de lançamento das obras: as mais antigas levaram vantagem.

Ranking das 60 melhores novelas da Tv Globo

https://g1.globo.com/pop-arte/tv-globo-60-anos/noticia/2025/04/27/novelas-das-21h-sao-as-mais-aclamadas-por-criticos-em-ranking-de-60-anos-da-tv-globo.ghtml

Como lidar com a culpa que sempre ronda os cuidadores

Expectativas pouco realistas podem aumentar o estresse e o sentimento de impotência Quando se cuida de um ente querido, há pensamentos negativos recorrentes. “Não estou fazendo o suficiente” ou “se ele/ela piorar, a culpa é minha” são alguns deles – ainda que se tornar responsável por outra pessoa já seja uma tarefa das mais pesadas, a culpa adiciona uma carga extra ao compromisso.

Cuidador e o sentimento de culpa: expectativas pouco realistas podem aumentar o estresse

Imagem IA de Vilkass para Pixabay

O cuidador corre o risco de estabelecer parâmetros pouco razoáveis para si mesmo: resolver tudo sem ajuda, ter solução para todos os problemas, sempre tomar a decisão correta, não se permitir sentir raiva, angústia, ansiedade ou depressão. Quando não consegue alcançar esse patamar (inatingível), vem a culpa.

Há muito tempo não recorria aos sábios conselhos dos especialistas do Daily Caring – que quase deixou de existir na virada do ano, mas está de volta, para alívio de todos os que cuidam – e aqui vão dicas para lidar com situações bastante comuns nessa dura empreitada.

Reconheça que se sente culpado: a primeira etapa para resolver o problema é admitir que ele existe. Tentar suprimir um sentimento só o torna mais intenso. Portanto, identifique os pensamentos e emoções que acompanham esse estado – é um bom começo para diminuir seu impacto.

Confronte suas expectativas com a realidade: quando partimos do princípio de que podemos dar conta de tudo sem nos ressentir ou ficar exaustos, estamos cultivando uma visão fantasiosa da tarefa hercúlea que temos pela frente. É algo inviável para qualquer cuidador.

Não compare seus piores momentos com relatos esporádicos de outros: às vezes, nos baseamos em episódios e comentários soltos de terceiros, que descrevem um quadro favorável, como se esse fosse o padrão das suas atribuições – o que nos traz a sensação de sermos um fracasso. A verdade é que conhecemos somente parte da rotina alheia e, provavelmente, o número de dias ruins é igual ao que você enfrenta.

Busque estratégias para driblar o cansaço e o estresse: o autocuidado é fundamental. Valem todas as opções: escrever um diário, fazer exercícios de respiração para relaxar, criar pequenos intervalos para tomar um chá ou ver um vídeo divertido.

Crie uma nova narrativa para não deixar que a culpa domine sua existência: como é impossível fazer tudo o que deve ser feito, treine seu raciocínio para encarar os desafios de forma diferente. Em vez de pensar: “ninguém sabe cuidar de mamãe como eu, então preciso ficar sempre disponível”, reformule a ideia para: “essa é uma situação difícil, mas não tenho como estar presente o tempo todo e descuidar da minha saúde. Sinto muito, mas tenho que buscar outras pessoas e opções para dar conta do trabalho”.

Procure ajuda: conecte-se com grupos de apoio, que entenderão o que está enfrentando. Ouvir outros na mesma condição tornará menos severo o julgamento que faz dos seus sentimentos.

Contabilize as pequenas vitórias: costumamos nos lembrar apenas dos fracassos, principalmente com a progressão da doença do ente querido. Zele pelas memórias positivas, por tudo o que você fez pela pessoa ao longo da jornada.

E quem cuida de mim? Terceiro episódio aborda a falta de apoio aos cuidadores familiares

https://g1.globo.com/bemestar/blog/longevidade-modo-de-usar/post/2025/04/27/como-lidar-com-a-culpa-que-sempre-ronda-os-cuidadores.ghtml

Cupins luminescentes e patrimônio mundial: conheça o Parque Nacional das Emas que tem mais de 300 espécies de aves

Reserva é uma das mais importantes unidades de conservação do Cerrado e contempla um fenômeno noturno chamado bioluminescência. Visitas acontecem de segunda-feira a domingo, das 7h às 23h. Cupins luminescentes no Parque Nacional das Emas, em Chapadão do Céu

Reprodução/Site Parque Nacional das Emas

O Parque Nacional das Emas, considerado patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), fica localizado em Chapadão do Céu, região sudoeste de Goiás. É possível visitar a reserva, que possui 350 tipos de espécies de aves, e contemplar um fenômeno noturno chamado bioluminescência.

✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp

As visitas são guiadas e acontecem de segunda-feira a domingo, inclusive em feriados, das 7h às 23h. A entrada custa R$ 18.

De acordo com a Goiás Turismo, a bioluminescência ocorre nos meses de outubro e novembro, quando uma espécie de vagalume deposita seus ovos nos cupinzeiros da região. As larvas desses insetos já nascem emitindo luz, utilizada para atrair pequenos insetos, como os cupins.

Apesar de cupinzeiros estarem presentes em outras regiões do Brasil, esse fenômeno específico só acontece no Parque Nacional das Emas, devido a fatores ambientais desconhecidos. O brilho é visível apenas durante a noite, sendo mais intenso em noites quentes, sem luar, com alta umidade ou logo após uma chuva.

LEIA TAMBÉM:

Cachoeira do Dragão: conheça paraíso com cânions, trilha pelo rio e espetáculo de pássaros

'Capital das Cachoeiras': conheça cidade em Goiás que reúne mais de 40 quedas de água cristalina que formam piscinas naturais

Igreja amaldiçoada e procissão centenária: conheça cidade em Goiás que é Patrimônio da Humanidade

O turismólogo Aluisio Rodrigues Cabral, que é guia turístico na região há 37 anos, explicou que o fenômeno ocorre quando vaga-lumes da espécie Pyrearinus termitilluminans depositam seus ovos na base do cupinzeiro, formando um círculo de ovos brilhantes.

"O parque oferece várias atrações, como safáris de carro, bioluminescência, passeios aquáticos e observação de pássaros. A diversidade de animais e plantas, incluindo inúmeras plantas medicinais, também é um grande diferencial do parque, tornando-o um local muito conservado e cheio de vida" relatou Aluísio.

Como chegar

O município de Chapadão do Céu faz divisa com o estado de Mato Grosso do Sul. Para chegar até o parque, o trajeto mais comum parte de Goiânia, passando pela BR-060 até Jataí, depois pela BR-364 até Mineiros e, por fim, pela GO-050. Parte do caminho é feito por estrada de terra, portanto é importante planejamento e atenção às condições da via.

Visitação

Local: Parque Nacional das Emas – Rodovia GO-206 – Chapadão do Céu (GO)

Horário de funcionamento: Todos os dias, das 7h às 23h

Valor da entrada: R$ 18

Visitação: Guiada, inclusive em feriados

Para visitar o Parque Nacional das Emas é necessário contratar um guia. O parque disponibiliza guias turísticos com valores que variam de R$ 200 a R$ 350 por dia, dependendo da duração do tour, que pode ser de 8h a 12h. Há também uma guiada noturna por R$ 280 para ver a bioluminescência nos cupinzeiros.

Segundo a Goiás Turismo, há ainda visitação em observatórios de passáros. O biólogo Edson Abrãao disse que há aves raras que habitam no parque como, como a zubandoleta, doldadinho, que é uma ave colorida, gralha-do-campo, uma ave bem barulhenta, gavião-tesoura, tapaculo-de-colarinho, andarilho, que é uma ave com hábitos de solo e não voa, bacurau-rabo-branco, e outras.

Devido ao tamanho do parque, não é possível explorá-lo completamente em um dia, e ele não possui restaurante, mas refeições podem ser reservadas com moradores locais. Os melhores horários para observar a fauna são a partir das 6h ou das 16h. As visitas podem ser reservadas no site do parque.

Tesouros do Cerrado

O Parque Nacional das Emas é considerado uma das mais importantes unidades de conservação do bioma Cerrado, tanto por sua riqueza de fauna e flora quanto pela presença de espécies raras e ameaçadas de extinção. Recentemente, o parque foi incluído em ações prioritárias para a conservação da biodiversidade do Cerrado e do Pantanal.

Com altitudes que variam entre 350 e 1.000 metros, a paisagem é marcada por relevo suavemente ondulado, solo arenítico e a presença da Serra dos Caiapós. O parque é também atravessado por importantes bacias hidrográficas brasileiras, como a do Paraguai (com o rio Taquari) e a do Tocantins (com o rio Araguaia). Os rios Formoso e Jacuba, afluentes do rio Paranaíba, são os principais responsáveis pela drenagem da região.

Parque Nacional das Emas

Devanir Gino/TG

Biodiversidade

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a vegetação do parque representa várias formações típicas do Cerrado, incluindo:

Mata ciliar

Vereda

Campo úmido

Campo rupestre

Cerradão

Campo cerrado

Campo sujo

Campo limpo

As palmeiras indaiá dominam as áreas mais baixas, enquanto a roupala é predominante nos campos sujos. Nos trechos de cerrado típico, as árvores chegam a até 6 metros de altura, com formas tortuosas. Cerca de 70% da vegetação é composta por campos arbustivos e apenas 1,2% por matas densas.

Entre os animais que habitam o parque, estão cerca de 350 espécies de aves e diversos mamíferos, como:

Onça-pintada

Onça-parda

Lobo-guará

Tatu-canastra

Queixada

Anta

Veado-campeiro

Jaguatirica

Cachorro-do-mato

Ema

Estima-se ainda que existam mais de 1 milhão de jararacas, além de outras serpentes como sucuris, corais, jiboias e cobras-cipó.

Parque Nacional das Emas possui uma rica fauna, Goiás

Reprodução/Ary Bassous

📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.

VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2025/04/27/cupins-luminescentes-e-patrimonio-mundial-conheca-o-parque-nacional-das-emas-que-tem-mais-de-300-especies-de-aves.ghtml

Erosão costeira causa avanço do mar em todas as 20 cidades litorâneas do Ceará, aponta estudo

"/> A erosão costeira provoca o avanço do mar e prejudica os atrativos naturais e as infraestruturas que sustentam a economia local. O Governo do Ceará instituiu o Comitê de Planejamento e Resposta à Erosão Costeira (CPREC) para buscar soluções para o problema. Ceará tem 215 de 553 pontos do litoral com erosão crítica

O litoral do Ceará tem sido fortemente afetado pela erosão costeira nos últimos anos, o que causa o avanço do mar e prejudica os atrativos naturais e as infraestruturas que sustentam a economia local. Um estudo revela que dos 553 pontos analisados da linha de costa, 215 foram enquadrados como em erosão crítica em todas as 20 cidades litorâneas do estado.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp

O Plano de Ações de Contingência para Processos de Erosão Costeira (PCEC), lançado em março, foi elaborado pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). A praia do Icaraí, em Caucaia, é uma das áreas mais afetadas pela erosão costeira no Ceará.

Mar avança há anos na orla do Icaraí, em Caucaia

Fabiane de Paula/SVM

Entre 1984 e 2020, o litoral da região perdeu cerca de 110 metros de faixa de areia, de acordo com um estudo da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Nos últimos anos, moradores e comerciantes da região conviveram com os efeitos diretos desse avanço do mar: muros desabaram, trechos da Avenida Litorânea cederam, rachaduras surgiram em imóveis e o medo de desabamentos se tornou constante entre quem vive em condomínios à beira-mar.

Para conter o avanço do mar na Praia do Icaraí, a Prefeitura de Caucaia adotou uma série de intervenções estruturais:

Instalação de uma bagwall, estrutura em forma de escadaria feita com pedras na faixa de areia;

Um sistema de enrocamento com pedras arrumadas para dissipar a força das ondas;

Construção de três espigões em formato de serpente, inclinados na direção oeste, com o objetivo de reduzir a erosão e proteger a orla.

Espigões construídos na orla de Caucaia seguem formato senoidal, em "S".

Prefeitura de Caucaia/Divulgação

Apesar das obras de contenção, os impactos da erosão costeira ainda fazem parte da rotina de quem mora na Praia do Icaraí. A professora Orlenilda Cunha de Souza, de 56 anos, vive há sete anos na região e relata que o problema persiste no condomínio onde mora, localizado após os espigões construídos pela prefeitura. Ela acredita que as estruturas acabaram desviando a força das ondas para o trecho onde está o imóvel.

"No dia 22 de setembro do ano passado, as ondas mais altas derrubaram uma parte enorme do nosso muro. Ficamos desesperados”, relata. “São nossas casas, nossas vidas, são propriedades que foram atingidas com muito suor e a gente vê que não há uma preocupação muito grande das autoridades”, afirma.

Entenda o que é a erosão costeira

Icapuí é uma das cidades mais afetadas pela erosão costeira.

Montagem/Gustavo Pellizzon/SVM

As praias podem ter diferentes composições — arenosas, argilosas ou rochosas — e se formam nas áreas onde ocorrem as variações das marés. Segundo o professor Jeovah Meireles, do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), a dinâmica das ondas, especialmente durante a maré cheia, movimenta constantemente os sedimentos, como a areia, ao longo da costa.

Essa movimentação é guiada pelo ângulo em que as ondas quebram na faixa de areia, um processo influenciado pelos ventos alísios, correntes de ar constantes e regulares que sopram dos trópicos em direção à linha do Equador. A energia gerada por essas ondas garante o transporte contínuo das areias ao longo do litoral. No entanto, quando essa areia não é reposta — seja por sedimentos vindos de praias vizinhas, por rios ou por outros processos naturais —, o volume de areia diminui e dá início ao processo de erosão.

"Como as ondas não param de promover essa descarga de energia, ocorre deflação de areia e a erosão é progressiva. A não reposição, a não entrada de sedimentos provenientes de outras praias, lançados pelos rios ou quando as ondas atingem as dunas que bordejam a linha de costa, a erosão é progressiva e ampliada em trechos mais extensos", explica o professor.

A erosão pode ser intensificada tanto por mudanças climáticas, como por atividades humanas. Jeovah aponta três principais causas que vêm potencializando esse processo:

Ocupação urbana e retirada de areia: A zona de berma, faixa entre a praia e o continente, vem sendo ocupada de forma desordenada e usada como fonte de areia para construção, o que compromete a reposição natural de sedimentos e agrava a erosão;

Interferência nos rios e barragens: Em nível regional, barragens nos rios têm reduzido o volume de sedimentos que alcança as praias, prejudicando o abastecimento natural de areia;

Crise climática e elevação do nível do mar: Dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) mostram que a elevação do nível do mar está acelerando de forma preocupante. Entre 1900 e 1990, o aumento anual variava entre 1,2 mm e 1,7 mm. Em 2000, subiu para 3,2 mm; em 2016, para 3,4 mm; e em 2024, atingiu 5,9 mm ao ano.

Entre os principais fatores que contribuem para a intensificação da erosão nas praias do Ceará, o professor destaca o desmatamento das bacias hidrográficas, a impermeabilização do solo e a ocupação desordenada de áreas sensíveis, como dunas, falésias e manguezais.

Os efeitos da erosão são sentidos rapidamente. A faixa de praia se modifica com velocidade, restringindo o uso para lazer, turismo e moradia por parte das comunidades litorâneas.

Praticamente toda a linha de costa do Ceará está passando por processos erosivos, o que interfere na qualidade dos aquíferos. Com a construção dos muros e espigões para salvaguardar praias em erosão, eleva o poder erosivo das ondas em setores desprotegidos, e logo precisa-se de mais obras de engenharia para proteger as edificações em risco de desmoronamentos.

Panorama da erosão costeira no Ceará

Avanço do mar destrói casas e comércios da praia da Peroba, em Icapuí.

Kilvia Muniz/Sistema Verdes Mares

O Ceará possui mais de 570 km de costa com 20 municípios no litoral, incluindo: Acaraú, Amontada, Aquiraz, Aracati, Barroquinha, Beberibe, Camocim, Cascavel, Caucaia, Cruz, Fortaleza, Fortim, Icapuí, Itapipoca, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Paracuru, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante e Trairi.

Para avaliar o impacto da erosão costeira no Ceará, o PCEC utilizou técnicas e ferramentas de sensoriamento remoto, com o objetivo de identificar alterações na linha de costa ao longo do tempo.

No diagnóstico, foram gerados transectos (linhas imaginárias traçadas perpendicular à costa) posicionados na plataforma CASSIE — uma ferramenta web que realiza a detecção e análise automática da linha de costa a partir de imagens de satélite. Esses transectos foram distribuídos a cada 1 km ao longo da costa, possibilitando o cálculo das variações.

Ao todo, foram estabelecidos 553 transectos distribuídos nos 20 municípios com frente marítima. Esses transectos funcionam como pontos de análise da evolução da linha de costa entre os anos de 2016 e 2024. A partir dessa análise, foi possível obter um panorama abrangente da erosão costeira em escala estadual e direcionar investigações mais detalhadas para os trechos mais impactados.

O estudo classificou os 553 pontos da seguinte maneira:

🔴 Erosão Crítica (Recuo maior que 1 metro por ano)

215 pontos (39%)

🟠 Erosão Moderada (Recuo entre 0,5 e 1 metro por ano)

48 pontos (9%)

🟡 Estabilidade(Variação entre -0,5 e 0,5 metro por ano)

91 pontos (16%)

🟢 Progradação (Avanço > 0,5 metro por ano)

199 pontos (36%)

Locais mais afetados

Muro de condomínio no Icaraí, em Caucaia, desabou com força da maré.

Arquivo pessoal

A análise dos transectos revela que a erosão crítica é um problema recorrente ao longo do litoral cearense. Entre os 20 municípios costeiros avaliados, todos apresentam ao menos um ponto com esse tipo de erosão.

Os municípios de Acaraú, Caucaia, Camocim, Itapipoca e Amontada concentram o maior número de trechos classificados com erosão crítica, demandando atenção prioritária em políticas de contenção.

Na categoria de erosão, apenas seis municípios não apresentaram registros, o que reforça a extensão do problema ao longo do litoral cearense. Icapuí e Beberibe se destacam com um número significativo de transectos nessa condição, indicando a urgência de um monitoramento contínuo e ações preventivas.

Por outro lado, Camocim lidera no número de pontos em progradação, com 33 transectos, o que sugere um avanço da linha de costa naquela região.

Panorama da erosão costeira no Ceará

A partir dos dados obtidos, também foram identificados núcleos de atenção e núcleos de erosão crítica.

Os núcleos de atenção são áreas onde a erosão da costa está começando a acontecer. Ainda não há grandes danos, mas esses locais precisam ser monitorados de perto porque têm alto potencial de piorar no futuro.

Já os núcleos de erosão são regiões onde a erosão já está avançada. Nesses casos, os impactos já são visíveis — ou estão muito próximos de acontecer — e, por isso, é necessário agir com urgência para evitar prejuízos maiores.

Foram identificados dez núcleos de erosão distribuídos entre os municípios de Icapuí, Fortim, Aquiraz, Beberibe, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Itapipoca e Acaraú. Nessas áreas, dez praias seguem vulneráveis à ação do mar, sem que tenham sido implementadas estratégias eficazes de contenção nos últimos seis anos. São elas:

Canoé, Canto da Barra e Pontal do Maceió (Fortim);

Canto Verde (Beberibe);

Balbino e Caponga (Cascavel);

Tabuba (Caucaia);

Taíba (São Gonçalo do Amarante);

Lagoinha (Paraipaba);

Baleia (Itapipoca).

Ações de resposta

Praia do Icaraí, em Caucaia, perdeu mais de 100 metros de faixa de areia desde 1984.

Carlos Gibaja e Thiago Gaspar/Governo do Ceará/Divulgação

Para enfrentar os efeitos da erosão costeira, o Governo do Ceará instituiu o Comitê de Planejamento e Resposta à Erosão Costeira (CPREC), que atua como força-tarefa na formulação e execução de ações estratégicas diante do avanço do mar.

O comitê é responsável por planejar, implementar e acompanhar medidas de contenção da erosão ao longo do litoral cearense. Entre suas atribuições estão:

Sugerir medidas que contribuam para a execução do plano estadual de resposta;

Atuar de forma complementar nas ações necessárias em áreas afetadas;

Monitorar continuamente a ocorrência de processos erosivos;

Promover debates, campanhas educativas e ações de conscientização ambiental;

Recomendar políticas públicas, normas e diretrizes para uma gestão costeira eficaz;

Revisar e atualizar periodicamente os planos e estratégias de combate à erosão.

O g1 entrou em contato com o coordenador do CPCEC, o professor Davis Pereira de Paula, que informou que o comitê ainda está em fase de formação. A criação e coordenação do comitê ficarão sob responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), com a primeira reunião prevista para maio.

Conforme o PCEC, o comitê deverá ser composto por representantes de instituições públicas e privadas, além de organizações do terceiro setor. Davis destaca que a articulação entre os governos estadual e municipal será decisiva para o sucesso das ações.

O PCEC é um produto a nível do estado do Ceará. Porém, os problemas ocorrem na escala do município. Dessa forma, os municípios precisam se empoderar dessas informações para que eles possam de alguma forma estabelecer ações, dentro do próprio município, ou recorrer as ações indicadas pelo plano.

Para o coordenador, é fundamental que os municípios elaborem um Plano Diretor — instrumento que define como deve ocorrer o crescimento urbano e o uso do território. Ele alerta que cidades com áreas de erosão crítica, como Icapuí, enfrentam um cenário ainda mais preocupante por não contarem com diretrizes claras para regulamentar a ocupação do solo.

“Um município costeiro com vocação turística tem que investir em um Plano Diretor. Só dessa forma você vai conseguir minimamente disciplinar a ocupação do solo. Se eu não disciplino a ocupação do solo, a repercussão é essa que a gente está mostrando no documento [PCEC]: o mar vai avançando, entra em conflito com os equipamentos urbanos e a partir daí você tem a repercussão, como a destruição de uma casa ou de um calçadão”, pontua.

Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2025/04/27/erosao-costeira-causa-avanco-do-mar-em-todas-as-20-cidades-litoraneas-do-ceara-aponta-estudo.ghtml

Conheça o convento com mais de 460 anos e que segue em plena atividade no ES

Localizado em um penhasco, a 154 metros de altura, em Vila Velha, na Grande Vitória, o Convento da Penha reúne fé, história, natureza e curiosidades que atravessam séculos. Convento da Penha, em Vila Velha, Espírito Santo.

Ricardo Medeiros

O Convento da Penha, localizado em Vila Velha, na Grande Vitória, é um dos maiores símbolos históricos, culturais e religiosos do Espírito Santo. Situado no alto de um penhasco de 154 metros de altura, oferece uma vista panorâmica da região e também da grandiosidade da Terceira Ponte. Mesmo com os mais de 460 anos de idade, o espaço segue em plena atividade, com a realização de missas e aberto aos visitantes diariamente.

📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp

O santuário é conhecido pelos capixabas como a "casa" de Nossa Senhora da Penha, padroeira do estado, que tem o seu dia celebrado, em 2025, nesta segunda-feira (28).

Devido à Festa da Penha, este é o período do ano com maior concentração de devotos e turistas, que vêm de outras cidades e até outros estados. O local é o principal ponto turístico capixaba e recebe cerca de 2 milhões de visitantes por ano.

Além de sua importância religiosa, o convento guarda histórias da cultura capixaba. No local, há mistérios sobre o local de sua construção, uma ladeira da penitência, além de um altar com mais de 200 peças de mármore.

Confira algumas curiosidades separadas pelo g1:

Fundação no século XVI

Imagem histórica do Convento da Penha, em Vila Velha, Espírito Santo.

Convento da Penha

Começou a ser construído em 1562, primeiro com uma capela dedicada a São Francisco de Assis, no local hoje denominado largo do Convento (Campinho). Depois, com a construção de uma segunda capela, em 1568, no topo do penhasco.

O responsável pela construção foi o espanhol Frei Pedro Palácios, que chegou ao Espírito Santo trazendo o Painel de Nossa Senhora das Alegrias.

A construção foi sendo ampliada ao longo dos séculos até se tornar um imponente santuário, maior ponto turístico do estado. Atualmente, o Santuário da Penha abrange uma área de 632.226 m2.

Lendas para construção no alto da montanha

Frei Pedro Palácios.

Convento da Penha

Uma das histórias mais conhecidas, que justificaria a escolha do local para a construção do Santuário, está relacionada ao quadro trazido pelo frade. Diz a lenda que a imagem de Nossa Senhora das Alegrias desapareceu três vezes, sendo sempre encontrada no alto do morro, onde hoje está o Convento.

Frei Palácios reconheceu nestes sinais a vontade de Nossa Senhora em querer que se construísse uma capela no local indicado. Esse episódio é considerado um milagre pelos devotos e uma indicação de que a padroeira gostaria que a sua casa fosse no local.

Outra lenda fala da fonte de Nossa Senhora que brotou no alto do penhasco, logo que a construção do convento teve início, possibilitando a realização das obras. A fonte estancou depois que as obras terminaram.

Capela-Mor revestida em cedro, altar com mais de 200 peças de mármore

Capela-mor do Convento da Penha, em Vila Velha, Espírito Santo.

Convento da Penha

O interior da Capela-Mor é revestido com madeira de cedro, entalhada com motivos fitomorfos pelo escultor português José Fernandes Pereira entre 1874 e 1879. O trabalho inclui também o assoalho com marchetaria, restaurado em 1980.

No Altar Mor da Igreja, remodelado em 1910, há mais de 200 peças de 19 tipos diferentes de mármore que adornam o retábulo e colunas.

No centro, o nicho de Nossa Senhora abriga a Imagem da Virgem da Penha, de origem portuguesa, de 1569. A imagem é ladeada por anjos e querubins e acompanhada de santos franciscanos: São Francisco de Assis e Santo Antônio de Lisboa e de Pádua.

Alguém mora no Convento da Penha?

Frades franciscanos moram no Convento da Penha, em Vila Velha, Espírito Santo.

A Gazeta

Sim, frades moram no Convento da Penha. No total, são oito. A vida dos frades é discreta e simples, eles desenvolvem as atividades de rotina do Convento e também podem realizar atividades de lazer. Um exemplo que ficou conhecido foi o do frei Pedro Engel, 88 anos, que, por muitos anos, praticou stand-up paddle. Atualmente, não rema mais devido a orientações médicas.

O local de convivência dos frade possui biblioteca, capela, refeitório, lavanderia, cozinha, sala de convivência, sala de TV.

O que funciona na Casa Verde?

Casa Verde, no Convento da Penha, Espírito Santo.

A Gazeta

A Casa Verde fica aos pés do Convento. A entrada pode ser vista pelos visitantes, com a indicação de "acesso proibido". De acordo com a comunicação do santuário, o espaço funciona como um centro de formações, onde acontecem encontros com ministros, voluntários, religiosos etc.

Possui um auditório; quartos com cama, armário e ventilador para receber os freis vindos de outras cidades; e um almoxarifado onde são guardados objetos usados na Festa da Penha, materiais em geral.

Lenda da chuva na seca

Tela 'O Milagre da Seca', atualmente, exibida no Convento da Penha, no Espírito Santo.

Convento da Penha

Em 1769, uma grande seca assolou a Grande Vitória. No entanto, em meio a paisagem árida, a mata do Convento permanecia intacta, verde, consistente. Os frades responsáveis pelo santuário autorizaram que a imagem original de Nossa Senhora da Penha fosse levada até a Ilha de Vitória.

Diz a lenda que, durante a procissão marítima, era possível ver nuvens de chuva se aproximando e encobrindo toda a região. Logo após a procissão, choveu abundantemente em todo o estado.

Essa história está retratada na tela “O Milagre da Seca em 1769”, de Benedicto Calixto em 1927. A obra está exposta na Capela do Convento.

Gruta do Frei Pedro Palácios

Gruta Frei Pedro Palácios, no sopé do Convento da Penha, Espírito Santo.

A Gazeta

Após chegar à Capitania do Espírito Santo, Frei Pedro Palácios desapareceu. Três dias depois, seus companheiros de viagem o procuraram o encontraram no pé da montanha, junto à Prainha. Ainda hoje, o local é conhecido como “Gruta de Frei Palácios”.

Normalmente, não é possível acessar a gruta. Entretanto, o portão que dá acesso à gruta está aberto aos fiéis durante a Festa da Penha 2025. Durante os horários de visitação, haverá segurança no local para garantir a tranquilidade dos visitantes.​

Ladeira da Penitência

Grupos sobem ladeira da penitência para chegar ao Convento da Penha, no ES

A Ladeira da Penitência, via de acesso ao Convento exclusiva de pedestre da base até o Campinho, recebeu este nome devido à sua declividade acentuada e calçamento feito de pedras chamadas de pé-de-moleque, o que exige esforço na hora da subida dos 450 mestros.

Também é conhecida como "Ladeira das Sete voltas” é devido às curvas, à forma como que serpenteia pela mata, convidativas à meditação e à oração a cada volta.

Museu

Museu de Nossa Senhora da Penha, no Convento da Penha, Espírito Santo.

Convento da Penha

O Museu de Nossa Senhora da Penha, funciona na antiga Casa dos Romeiros, desde 1952. Exibe objetos do acervo histórico do Convento, selecionados entre as coleções que documentam o cotidiano do Santuário há mais de 400 anos.

Estão em exposição peças sacras, de liturgia, de vestimentas, dentre outras, além de ficar exposta uma parte da edificação do Santuário, no formato de uma “abóbada de tijolos apoiada sobre quatro pilares contígua a um pequeno cômodo originalmente de meia-água, em alvenaria de pedra e cal”.

Sala dos Milagres

Plaquinhas no Convento da Penha são agradecimento de devotos por graças recebidas

Ao lado do museu está a Sala dos Milagres, que mostra exemplos de ofertas levadas por devotos para a Virgem da Penha, em agradecimento a milagres alcançados ou como pagamento de promessas.

Entre os objetos que são levados ao local, é possível ver muletas, peças em cera e gesso, vestimentas, fotografias, diplomas, entre outros. O local também abriga a imagem de Nossa Senhora da Penha, esculpida por Carlo Crepaz, em 1958, conhecida como imagem peregrina, por visitar as paróquias e comunidades de todo o Estado.

Ruínas e escravos

Ruínas das antigas senzalas, no Convento da Penha, Espírito Santo.

A Gazeta/Gildo Loyola

Quem sobe para acessar a capela vê um portão no muro que dá acesso, por uma escadaria, à casa de hóspedes. Deste ponto, pode se ver uma área gramada com ruínas. É também o acesso à senzala dos escravos.

Segundo o historiador franciscano desta Província da Imaculada, Frei Basílio Röwer, o número de escravos “ultrapassava o de qualquer outro convento”. Esta mão-de-obra de que os franciscanos dispuseram desde os tempos coloniais era empregada em variados serviços, como nas lavouras do pomar, no atendimento do gado e limpeza dos currais, nas atividades da pesca, entre outros.

Mata Atlântica preservada

Convento da Penha, em Vila Velha, Espírito Santo.

Convento da Penha

O Convento está inserido em uma área de aproximadamente 50 hectares de Mata Atlântica preservada, considerada o maior pulmão verde da cidade de Vila Velha. A vegetação abriga uma rica fauna, incluindo saguis e aves, que comumente são vistos no local pelos visitantes.

Festa da Penha

Festa da Penha 2025.

Fernando Madeira

Por ser a casa da padroeira, o Convento da Penha concentra boa parte da programação da Festa da Penha, uma das maiores e mais antigas celebrações religiosas do Brasil, com mais de 450 anos de tradição, terceira maior mobilização mariana do país.

A festa ocorre anualmente, reunindo milhares de fiéis em romarias, missas e celebrações culturais em honra à padroeira do Espírito Santo. Este ano, a programação começou no dia 20 de abril e vai ser encerrada no dia 28, dia da padroeira do estado.

Patrimônio Histórico Nacional

Em 1943, o Convento da Penha foi tombado como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), reconhecendo sua importância arquitetônica e cultural.

Sem casamentos ou batizados

Atualmente, não é possível casar ou realizar batizados no Convento da Penha. Apenas são realizadas missas e confissões.

Informações para o visitante

Os interessados em conhecer e visitar o Convento da Penha, devem ficar atentos aos horários e programação abaixo.

Endereço: Rua Vasco Coutinho, s/n, Prainha, Vila Velha/ES

🗓️ Portão de acesso ao Campinho:

Segunda a sábado, 6h às 16h30

Domingo, 4h às 16h30

⛪ Missas:

Na capela: segunda a sábado, 7h, 9h, 11h e 15h; domingo, 5h, 7h e 15h.

No Campinho: Missa da Saúde, toda quarta-feira, 15h; e domingo, às 9h e 11h

🙏🏻 Confissões:

Diariamente, 8h30 às 11h e 14h30 às 16h30 (por ordem de chegada)

📿 Secretaria e Sala dos Milagres:

Diariamente: 7h30 às 17h

🥯 Lanchonete:

Diariamente, 7h30 às 17h

🚐 Vans de transporte:

Segunda a sábado, 6h às 17h

Domingo, 4h30 às 17h

Valor: R$7,00 (subida e descida) ou R$5,00 (subida ou descida)

🚂 Trenzinho das Alegrias:

Sábados, domingos e feriados, 8h às 17h

Valor: R$20,00 (subida e descida) ou R$10,00 (subida ou descida)

🚗 Acesso de automóveis:

De segunda a sexta, os visitantes podem chegar ao Campinho de veículo próprio de 6h às 16h30.

Todas as quartas-feiras, o acesso de veículos é permitido até às 13h. Após este horário, somente os veículos que transportam pessoas com mobilidade reduzida podem subir.

Aos sábados, domingos e feriados, o acesso só é permitido para o primeiro horário de Missa e ao longo do dia, a subida de carros é proibida. Aos sábados, sobem 50 veículos para a Missa das 7h. Aos domingos, sobem 50 veículos para a Missa das 5h.

Veículos que transportam cadeirantes estão autorizados a subir dentro do horário de funcionamento do Santuário.

Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo

Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2025/04/27/conheca-o-convento-com-mais-de-460-anos-e-que-segue-em-plena-atividade-no-es.ghtml

Motorista atropela e deixa mortos e feridos em festival em Vancouver, no Canadá

Várias pessoas morreram e muitas ficaram feridas em Vancouver depois que um motorista atropelou uma multidão durante um festival de rua filipino, informou a polícia canadense.

O incidente ocorreu durante o evento do Dia de Lapu Lapu, uma celebração cultural filipina. O motorista foi detido pelas autoridades. A polícia confirmou a detenção em uma publicação na rede social X.

O prefeito de Vancouver, Ken Sim, expressou sua consternação: "Estou chocado e profundamente triste com o terrível incidente no evento do Dia de Lapu Lapu de hoje".

As investigações estão em andamento para entender as circunstâncias do ataque.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/04/27/motorista-atropela-e-deixa-mortos-e-feridos-em-festival-em-vancouver-no-canada.ghtml

As 5 vantagens da China na guerra comercial com Trump e os EUA

De terras raras a bilhões em títulos do Tesouro dos EUA, eis o que a China tem em seu arsenal para combater as tarifas de Trump. Não vai ser fácil para Washington encurralar Pequim na guerra comercial

Getty Images via BBC

A guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo está a todo vapor.

As exportações chinesas para os Estados Unidos estão sujeitas a tarifas de até 245%, e Pequim respondeu com uma taxa de 125% sobre as importações americanas. Os consumidores, as empresas e os mercados estão se preparando para mais incertezas, à medida que os temores de uma recessão global aumentam.

O governo do presidente da China, Xi Jinping, afirmou várias vezes que está aberto ao diálogo, mas advertiu que, se necessário, "vai lutar até o fim".

Veja a seguir o que Pequim tem em seu arsenal para combater as tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump.

LEIA TAMBÉM

Com tarifaço, Brasil pode ser grande destino de produtos chineses, mas precisará de preparo

China afirma que vai retaliar países que priorizarem acordos comerciais com os EUA em prejuízo de seus interesses

'Futuro do século XXI será determinado pela parceria entre EUA e Índia', diz vice de Trump

A China pode suportar o golpe (até certo ponto)

Diferentemente de Trump, Xi não vai ser avaliado pelo povo chinês em uma eleição

Getty Images via BBC

A China é a segunda maior economia do mundo, o que significa que ela pode absorver os impactos das tarifas melhor do que outros países menores.

Com mais de um bilhão de habitantes, também tem um mercado interno enorme que poderia aliviar parte da pressão sobre os exportadores que estão sofrendo com as tarifas.

Pequim ainda está tentando impulsionar este mercado porque os chineses não estão gastando o suficiente. Mas com uma série de incentivos, desde subsídios para eletrodomésticos até "trens prateados" para turistas aposentados, isso pode mudar.

E as tarifas de Trump deram ao Partido Comunista Chinês um ímpeto ainda maior para alavancar o potencial de consumo do país.

A liderança pode "muito bem estar disposta a suportar a dor para evitar capitular ao que eles acreditam ser uma agressão dos EUA", afirmou Mary Lovely, especialista em relações comerciais entre EUA e China do Instituto Peterson, em Washington DC, em entrevista ao programa Newshour, da BBC, no início deste mês.

Trump afirma que tarifas sobre produtos da China vão diminuir substancialmente

Como um regime autoritário, a China também tem um limiar mais alto para a dor, pois está muito menos preocupada com a opinião pública no curto prazo. Não há eleições próximas que vão julgar seus líderes.

Ainda assim, a agitação popular é uma preocupação, especialmente porque já existe descontentamento em relação à crise imobiliária em andamento e à perda de empregos.

A incerteza econômica em relação às tarifas é mais um golpe para os jovens que só conheceram a China em ascensão.

O Partido tem apelado aos sentimentos nacionalistas para justificar suas tarifas retaliatórias, com a mídia estatal convocando as pessoas a "enfrentarem juntas a tempestade".

O presidente Xi Jinping pode estar preocupado, mas, até o momento, Pequim tem adotado um tom desafiador e confiante. Uma autoridade garantiu ao país: "O céu não vai cair".

A China tem investido no futuro

A China tem apostado em setores emergentes, desde veículos elétricos até inteligência artificial

Getty Images via BBC

A China sempre foi conhecida como a fábrica do mundo — mas tem investido bilhões para se tornar uma fábrica muito mais avançada.

Sob o comando de Xi, o país disputa uma corrida com os EUA pelo domínio da tecnologia.

A China investiu fortemente em tecnologia nacional, desde na área de energia renovável até no setor de chips e inteligência artificial.

Os exemplos incluem o chatbot DeepSeek, que foi celebrado como um forte concorrente do ChatGPT, e a BYD, que superou a Tesla no ano passado, e se tornou a maior fabricante de veículos elétricos do mundo. E a Apple vem perdendo sua preciosa participação de mercado para concorrentes locais, como a Huawei e a Vivo.

LEIA TAMBÉM

'Olho de Deus': inteligência artificial da DeepSeek chegará a 21 carros da BYD

Por que DeepSeek impressionou: 'Fizeram de forma totalmente diferente da maioria das empresas de tecnologia'

BYD quer dobrar vendas no exterior em 2025; marca já figura entre as 10 mais vendidas do mundo

Recentemente, Pequim anunciou planos de gastar mais de US$ 1 trilhão na próxima década para apoiar a inovação em inteligência artificial.

As empresas americanas tentaram transferir suas cadeias de suprimentos para fora da China, mas tiveram dificuldades de encontrar a mesma escala de infraestrutura e mão de obra qualificada em outros lugares.

Os fabricantes chineses, em todas as etapas da cadeia de suprimentos, deram ao país uma vantagem de décadas que vai levar tempo para ser replicada.

Essa expertise incomparável na cadeia de suprimentos e o apoio do governo fizeram da China um forte adversário nesta guerra comercial — de certa forma, Pequim vem se preparando para isso desde o mandato anterior de Trump.

Lições de Trump 1.0

Xi (ao centro) realizou recentemente uma viagem diplomática ao Sudeste Asiático para fortalecer o relacionamento com seus principais parceiros comerciais

Getty Images via BBC

Desde que as tarifas de Trump atingiram os painéis solares chineses em 2018, Pequim acelerou seus planos para um futuro além de uma ordem mundial liderada pelos EUA.

O país investiu bilhões em um controverso programa de comércio e infraestrutura, mais conhecido como iniciativa "Cinturão e Rota", ou "Nova Rota da Seda", para fortalecer os laços com o chamado Sul Global.

A expansão do comércio com o Sudeste Asiático, a América Latina e a África surge no momento em que a China tenta se desvencilhar dos EUA.

Os agricultores americanos já forneceram 40% das importações de soja da China — esse percentual agora gira em torno de 20%. Após a última guerra comercial, Pequim aumentou o cultivo de soja no país, e comprou volumes recordes da safra do Brasil, que agora é seu maior fornecedor de soja.

"A tática mata dois coelhos com uma cajadada só. Ela priva o cinturão agrícola dos EUA de um mercado que já foi cativo, e enaltece as credenciais de segurança alimentar da China", diz Marina Yue Zhang, professora do Instituto de Relações entre Austrália e China da Universidade de Tecnologia de Sydney.

Os EUA não são mais o maior mercado de exportação da China: este posto pertence agora ao Sudeste Asiático. Na verdade, a China foi o maior parceiro comercial de 60 países em 2023 — quase o dobro dos EUA. Maior exportador do mundo, o país asiático registrou um superávit recorde de US$ 1 trilhão no fim de 2024.

Isso não significa que os EUA, a maior economia do mundo, não seja um parceiro comercial crucial para a China. Mas significa que não vai ser fácil para Washington encurralar a China.

Após relatos de que a Casa Branca vai usar negociações comerciais bilaterais para isolar a China, Pequim alertou os países contra "chegar a um acordo às custas dos interesses da China".

Esta seria uma escolha impossível para grande parte do mundo.

"Não podemos escolher, e nunca vamos escolher [entre a China e os EUA]", afirmou o ministro do Comércio da Malásia, Tengku Zafrul Aziz, à BBC na semana passada.

A China agora sabe quando Trump vai ceder

O mercado de títulos do Tesouro dos EUA sofreu uma forte queda quando Trump anunciou tarifas elevadas para a maioria dos países

Getty Images via BBC

Trump se manteve firme enquanto os mercados de ações despencavam após o anúncio de suas tarifas abrangentes no início de abril, comparando suas taxas exorbitantes a um "remédio".

Mas ele deu meia-volta, suspendendo a maior parte destas tarifas por 90 dias, após uma forte queda nos títulos do Tesouro dos EUA. Estes títulos são vistos há muito tempo como um investimento seguro. Mas a guerra comercial abalou a confiança nos ativos.

ENTENDA: O que são as Treasuries e como Trump está ameaçando o status de ‘investimento mais seguro do mundo’

Desde então, Trump sugeriu uma redução nas tensões comerciais com a China, dizendo que as tarifas sobre os produtos chineses "vão cair substancialmente, mas não serão zero".

Por isso, segundo especialistas, Pequim agora sabe que o mercado de títulos pode abalar Trump.

A China também detém US$ 700 bilhões em títulos do Tesouro dos EUA. O Japão, um ferrenho aliado americano, é o único detentor não americano de títulos a possuir mais do que isso.

Alguns argumentam que isso oferece a Pequim uma vantagem: a mídia chinesa regularmente levanta a ideia de vender ou segurar a compra de títulos dos EUA como uma "arma".

Mas os especialistas alertam que a China não vai sair ilesa de uma situação como essa.

Isso vai levar a enormes perdas para os investimentos de Pequim no mercado de títulos, e desestabilizar o yuan chinês.

A China só vai conseguir exercer pressão com os títulos do Tesouro americano "até certo ponto", avalia Zhang. "A China tem uma moeda de troca, não uma arma financeira".

Controle sobre terras raras

Os metais de terras raras são cruciais para a fabricação de semicondutores

Getty Images via BBC

O que a China pode usar como arma, no entanto, é seu quase monopólio na extração e no refino de terras raras, uma série de elementos importantes para a fabricação de tecnologia avançada.

O país asiático possui enormes reservas destes minérios, como o disprósio, que é usado em ímãs de veículos elétricos e turbinas eólicas, e o ítrio, que fornece revestimento resistente ao calor para motores de jatos.

Pequim já respondeu às últimas tarifas de Trump restringindo as exportações de sete metais de terras raras, incluindo alguns que são essenciais para a fabricação de chips de inteligência artificial.

A China é responsável por cerca de 61% da produção de terras raras, e 92% do seu refino, de acordo com estimativas da Agência Internacional de Energia.

Embora a Austrália, o Japão e o Vietnã tenham iniciado a mineração de terras raras, vai levar anos até que a China possa ser excluída da cadeia de suprimentos.

Em 2024, a China proibiu a exportação de outro minério essencial, o antimônio, que é crucial para vários processos de fabricação. Seu preço mais do que dobrou em meio a uma onda de compras motivadas por pânico e uma busca por fornecedores alternativos.

O receio é que o mesmo possa acontecer com o mercado de terras raras, o que prejudicaria gravemente várias indústrias, desde veículos elétricos até defesa.

"Tudo o que você pode ligar ou desligar provavelmente funciona com terras raras", afirmou Thomas Kruemmer, diretor da Ginger International Trade and Investment, anteriormente à BBC.

"O impacto sobre a indústria de defesa dos EUA vai ser significativo."

https://g1.globo.com/economia/noticia/2025/04/27/as-5-vantagens-da-china-na-guerra-comercial-com-trump-e-os-eua.ghtml

Fazendas gigantes de cacau na Bahia desafiam crise mundial do chocolate

Projetos de grande porte em desenvolvimento no oeste da Bahia buscam aplicar, à produção de cacau, a experiência de agricultura em escala industrial. Amêndoas de cacau

REUTERS/Luc Gnago

Na Bahia, o fazendeiro Moisés Schmidt está desenvolvendo a maior fazenda de cacau do mundo.

Seu plano é revolucionar a forma como o principal ingrediente do chocolate é produzido, cultivando cacaueiros de alto rendimento, totalmente irrigados e fertilizados, em uma região que atualmente não se destaca na produção.

O plano de US$ 300 milhões de Schmidt é o maior e mais inovador da região, mas não é o único.

Há outros projetos de grande porte em desenvolvimento. Grupos agrícolas buscam aplicar a experiência em agricultura em escala industrial à produção de cacau para lucrar com os preços altíssimos do produto (veja abaixo).

Se esses planos derem certo, o centro de gravidade do setor poderá se deslocar da África Ocidental para o Brasil. "Acredito que o Brasil vai se tornar uma importante região para o cacau no mundo", disse Schmidt.

Ele estima que até 500.000 hectares de fazendas de alto rendimento poderiam ser implantadas no Brasil em dez anos, com potencial para produzir até 1,6 milhão de toneladas de cacau.

Produtor de cacau Moisés Schmidt em sua propriedade no oeste da Bahia

REUTERS/Amanda Perobelli

Produção mundial em queda

O Brasil produz atualmente cerca de 200.000 toneladas, enquanto a Costa do Marfim, maior produtor mundial, colhe dez vezes mais. Gana, o segundo, produz cerca de 700.000 toneladas de grãos.

Atualmente, o setor global de cacau está em crise. Uma combinação de fatores, como doenças nas plantas, mudanças climáticas e plantações envelhecidas, levou a três anos consecutivos de queda na produção..

A crise fez com que os preços do cacau quase triplicassem em 2024, atingindo um recorde de US$ 12.931 por tonelada métrica em dezembro. Desde então, o preço caiu para cerca de US$ 8.200, mas continua bem acima das médias históricas.

Afrodisíaco e probiótico: veja 5 curiosidades sobre o cacau

De onde vem o que eu como: chocolate

Crise como oportunidade

Para Schmidt e outros agricultores no Brasil, a crise é vista como uma oportunidade.

Sua empresa começou a se preparar para cultivar cacau em 2019, após concluir que haveria um déficit de fornecimento no futuro.

A fazenda planejada de 10.000 hectares superaria de longe as propriedades da África Ocidental, que geralmente não passam de algumas dezenas de hectares. Há grandes fazendas em outros países produtores, com áreas superiores a 1.000 hectares, mas ainda muito menores do que o projeto de Schmidt.

O plano é aplicar técnicas de agricultura em larga escala à fazenda de cacau totalmente irrigada, como se fosse um campo de soja ou milho.

As árvores da fazenda, no município de Riachão das Neves, no oeste da Bahia, serão agrupadas. O espaçamento será mínimo, apenas o suficiente para permitir irrigação mecanizada e aplicação de fertilizantes e pesticidas.

Schmidt está plantando 1.600 árvores por hectare nas novas áreas, em comparação com apenas 300 árvores em fazendas convencionais. A concentração deve garantir produtividade muito superior.

"A única coisa que ainda não é mecanizada é a colheita de frutas das árvores", disse o agricultor.

Como a crise global do cacau fez os preços do chocolate disparar

Gigantes de olho

A Schmidt Agrícola cultiva mais de 35.000 hectares de soja, milho e algodão na Bahia. Ela tem acordos preliminares com produtores de chocolate e comerciantes de cacau, disse Schmidt.

A Cargill, uma das maiores comerciantes de commodities do mundo, já é parceira na fase inicial, que envolve os 400 hectares, e negocia expandir a parceria.

Schmidt disse que grandes comerciantes de cacau ou empresas de chocolate negociam com ele e outros agricultores no Brasil em busca de parcerias, que envolveriam investimentos no desenvolvimento dos projetos em troca de fornecimento garantido.

Ele não revelou as empresas, citando cláusulas de confidencialidade.

Segundo duas fontes ouvidas pela Reuters, a Barry Callebaut, maior fornecedora global de cacau e chocolate, negocia uma parceria com a Fazenda Santa Colomba. O objetivo é implantar uma área de cultivo de 5.000 a 7.000 hectares em Cocos, no oeste da Bahia.

A Barry Callebaut disse ter assinado uma parceria com agricultores do Brasil para desenvolver uma fazenda de cacau de 5.000 hectares na Bahia, mas não citou o nome do grupo. A Santa Colomba não comentou.

A Mars, produtora americana das barras Snickers e M&Ms, desenvolveu um campo de testes de cacau não muito longe da fazenda de Schmidt em Riachão das Neves.

Segundo a empresa, o local integra sua estratégia de enfrentamento às mudanças climáticas e à redução da produtividade global do cacau.

"A Bahia é atraente devido à topografia plana, solos férteis, disponibilidade confiável de água e infraestrutura agronômica estabelecida", disse Luciel Fernandes, gerente do Centro de Ciência do Cacau da Mars no Brasil.

Cacau era considerado alimento dos deuses por diversos povos

Produtividade maior

Nas novas fazendas de Schmidt, os cacaueiros são cultivados a céu aberto, com muita luz solar. Isso contrasta com as plantações tradicionais, onde os cacaueiros crescem sob sombra parcial, ao lado de outras árvores.

A equipe de Schmidt produziu novas variedades de cacau por meio da chamada seleção positiva, projeto que multiplica as mudas a partir de material retirado das plantas que produziram a maior carga de frutos em campos de teste.

As árvores de alto rendimento plantadas estão produzindo cerca de 3.000 kg por hectare (kg/ha), ou dez vezes a produtividade média das áreas tradicionais de cacau no Brasil.

Produções acima de 2.000 kg/ha foram obtidas em campos de teste da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), a agência de pesquisa de cacau do Brasil, usando alta densidade de plantas.

Os pesquisadores, no entanto, disseram que os resultados precisariam ser confirmados com o plantio em maior escala. Eles levantaram dúvidas sobre a viabilidade dessa prática, que exigiria cuidados extensivos com a cultura e mão de obra.

Algumas pessoas no mercado têm dúvidas sobre essa expansão.

"Como sempre, o preço é o fator determinante. Com preços em torno de US$ 4.000 por tonelada, o Brasil mal se interessou", disse Pam Thornton, veterana consultora de cacau e comerciante de grãos.

Após conversar com fazendeiros, ela disse ter constatado que os preços precisam se manter próximos ao nível atual por mais um ano, pelo menos, para estimular a expansão do cultivo. Para um crescimento mais significativo, seriam necessários "vários milhares de dólares a mais", acrescentou Thornton.

Schmidt diz que o cacau de sua operação seria lucrativo mesmo a cerca de US$ 4.000 por tonelada. "Acima de US$ 6.000, é muito melhor do que a soja ou o milho", pontuou.

Preço do cacau: 'para todo mundo comer chocolate, é preciso produzir 5 milhões de toneladas'

Riscos

Nem todos estão otimistas. A fitopatologista Karina Peres Gramacho, da Ceplac, alerta para os riscos dessas grandes plantações no oeste da Bahia.

Segundo ela, o uso de milhares de clones idênticos pode tornar as plantações vulneráveis a doenças, comuns no cultivo de cacau.

O Brasil já foi o segundo maior produtor de cacau, atrás apenas da Costa do Marfim, mas um fungo devastador na década de 1980, conhecido como Vassoura de Bruxa, devastou milhares de hectares.

Para evitar esse cenário, Gramacho apoia a ideia de usar variedades mais desenvolvidas e adequadas à região.

Analistas também questionam a qualidade do cacau cultivado sob sol pleno, já que frutos produzidos à sombra tendem a ter sabor superior.

Cristiano Villela Dias, diretor científico do Centro de Inovação do Cacau (CIC) do Brasil, afirma que testes iniciais com frutos do oeste da Bahia não mostraram diferença perceptível no sabor.

"A qualidade das amêndoas é muito semelhante ao melhor cacau produzido no Brasil ou em outros países", disse Villela.

A Mars disse que testou o cacau produzido na área e não identificou "diferença fundamental no sabor ou na qualidade" que possa ser associada ao cultivo a pleno sol.

https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2025/04/27/fazendas-gigantes-de-cacau-na-bahia-desafiam-crise-mundial-do-chocolate.ghtml

Mais de 850 bairros têm o abastecimento de água afetado na Grande BH neste domingo; veja lista

O serviço vai apresentar intermitência devido a uma manutenção programada no Sistema Paraopeba; O fornecimento deve ser reestabelecido gradativamente na madrugada de segunda-feira (28). Sistema Paraopeba, na Grande BH

Repordução/TV Globo

Mais de 850 bairros, de onze municípios da Grande BH, terão o abastecimento de água afetado neste domingo (27). De acordo com a Copasa, o serviço deve ser interrompido em intervalos devido à manutenção operacional programada no Sistema Bacia do Paraopeba.

Ainda segundo a companhia, a previsão é que a normalização do abastecimento ocorra, gradativamente, no decorrer da madrugada desta segunda-feira (28).

Neste período, o abastecimento será reforçado por meio de caminhões-pipa para serviços essenciais e reservatórios da Companhia, conforme divulgado pela Copasa.

A Copasa destacou que os imóveis que possuem caixas d'água podem não ser impactados.

O Sistema Paraopeba é formado pelos reservatórios Rio Manso, Serra Azul e Vargem das Flores. Juntos, eles são responsáveis por fornecer água para mais de 3 milhões de pessoas da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), segundo aAgência Nacional de Água e Saneamento Básico.

Veja a lista de bairros que podem ser afetados:

Belo Horizonte: Ademar Maldonado, Alípio de Melo, Alpes, Alta Tensão, Alta Tensão I, Alto Caiçaras, Alto das Antenas, Alto dos Pinheiros, Álvaro Camargos, Apolônia, Araguaia, Átila de Paiva, Bandeirantes, Barão Homem de Melo III, Barão Homem de Melo IV, Barreiro, Barreiro de Cima, Bernadete, Betânia, Bonfim, Bonsucesso, Brasil Industrial, Braúnas, Buritis, Cabana do Pai Tomás, Caiçara Adelaide, Caiçaras, Calafate, Califórnia, Camargos, Cardoso, Carlos Prates, Castanheira, Castelo, CDI Jatobá, Cenáculo, Céu Azul, Chácara Leonina, Cinquentenário, Confisco, Conj. Hab. Vale do Jatobá, Conj. São Francisco de Assis, Conjunto Bonsucesso, Conjunto Califórnia I, Conjunto Califórnia II, Conjunto Flávio de Oliveira, Conjunto Jardim Filadélfia, Conjunto Jatobá, Conjunto João Paulo II, Conjunto Lagoa, Conjunto Minascaixa, Conjunto Novo Dom Bosco, Conjunto Santa Maria, Conjunto Túnel Ibirité, Copacabana, Coqueiros, Coração Eucarístico, Custodinha, Dandara Trevo, Das Indústrias I, Das Indústrias II, Das Mansões, Delta, Diamante, Distrito Industrial do Jatobá, Dom Bosco, Dom Cabral, Engenho Nogueira, Ernesto do Nascimento, Esplendor, Estoril, Estrela do Oriente, Europa, Flávio Marques Lisboa, Gameleira, Garças, Glória, Goiânia, Grajaú, Guaratá, Gutierrez, Havaí, Imbaúbas, Inconfidência, Independência, Itaipu, Itatiaia, Jardim Alvorada, Jardim América, Jardim das Rosas, Jardim do Vale, Jardim dos Comerciários, Jardim Leblon, Jardim Liberdade, Jardim Montanhês, Jardim São José, Jardinópolis, Jatobá, João Pinheiro, Lagoa, Leonina, Liberdade, Lindéia, Lorena, Luxemburgo, Madre Gertrudes, Manacás, Mangueiras, Mantiqueira, Marajó, Maravilha, Marieta II, Marilândia, Milionários, Minas Brasil, Minas Caixa, Miramar, Monsenhor Messias, Nossa Senhora da Conceição, Nova Cachoeirinha, Nova Cintra, Nova Gameleira, Nova Granada, Nova Pampulha, Nova Suíça, Nova York, Novo das Indústrias, Novo Glória, Novo Ouro Preto, Novo Santa Cecília, Novo Tirol, Oeste, Olaria, Ouro Preto, Padre Eustáquio, Palmeiras, Pantanal, Paquetá, Parque São José, Patrocínio, Pedra Branca, Petrópolis, Pindorama, Pongelupe, Prado, Resplendor, Salgado Filho, Santa Cecília, Santa Helena, Santa Lúcia, Santa Margarida, Santa Maria, Santa Mônica, Santa Rita, Santa Sofia, Santa Terezinha, São Bento, São João, São Judas Tadeu, São Salvador, Serra do Curral, Serra Verde, Serrano, Solar do Barreiro, Sport Club, Teixeira Dias, Tirol, Tirol (BA), Trevo, Urca, Urucuia, Vale do Jatobá, Venda Nova, Ventosa, Vila Antena Montanhês, Vila Átila de Paiva, Vila Batik, Vila Calafate, Vila Califórnia, Vila Castanheira, Vila Cemig, Vila Copasa, Vila Coqueiral, Vila Corumbiara, Vila da Amizade, Vila das Oliveiras, Vila dos Anjos, Vila Ecológica, Vila Engenho Nogueira, Vila Esperança, Vila Formosa, Vila Havaí, Vila Jardim Alvorada, Vila Jardim Montanhês, Vila Jardim São José, Vila Madre Gertrudes I, Vila Madre Gertrudes II, Vila Madre Gertrudes III, Vila Madre Gertrudes V, Vila Magnesita, Vila Mangueiras, Vila Marieta, Vila Nova dos Milionários, Vila Nova Gameleira I, Vila Nova Gameleira II, Vila Nova Gameleira III, Vila Nova Paraíso, Vila Oeste, Vila Paquetá, Vila Pinho, Vila Piratininga, Vila PUC, Vila Santo Antônio Barroquinha, Vila Tirol, Vila Trinta e Um de Março, Vila Ventosa, Vila Virgínia, Vila Vista Alegre, Vista Alegre e Washington Pires.

Betim: Açude, Alto das Flores, Alvorada, Amarante, Amazonas, Angola, Betim Industrial, Bodocó, Bom Repouso, Bom Retiro, Brodoski, C. Hab. Jalila Conceição Pedrosa, Cachoeira, Capelinha, Chácara Várzea das Flores, Cidade Verde, Conjunto Homero Gil, Conjunto Olímpia Bueno Franco, Decamão, Dist. Ind. Barreiro Cima Norte, Dist. Ind. Jardim Piemonte/Norte, Dist. Ind. Jardim Piemonte/Sul, Distrito Ind. Paulo Camilo Sul, Dom Bosco, Espírito Santo, Fazenda Liberatos, Granja Verde, Guarujá, Guarujá Mansões, Horto, Imbiruçú, Ingá, Jardim da Cidade, Jardim das Alterosas I Seção, Jardim Santa Cruz, Jardim Teresópolis, Laranjeiras, Marmeleiros, Monte Verde, Niterói, Nova Baden, Novo Amazonas, Novo Horizonte, Parque das Acácias, Parque Jardim Teresópolis, Paulo Camilo, Ponte Alta, Quintas dos Godoy, Renascer, Residencial Lagoa, Residencial Taquaril, Riacho III-Jd. Pampulha, Riviera, Santa Cruz, Santa Inês, Santa Lúcia, Santo Antônio, São Caetano, São Cristóvão, São Miguel, Saraiva, Senhora das Graças, Teixeirinha, Vargem das Flores, Vianópolis, Vila Boa Esperança, Vila Cristina, Vila das Flores, Vila Inconfidência, Vila Nossa Senhora das Graças, Vila São Caetano e Vila Universal.

Contagem: Água Branca, Alvorada, Amazonas, Arpoador, Arvoredo, Balneário da Ressaca, Bandeirantes, Beatriz, Bela Vista, Bernardo Monteiro, Bitácula ou Quarenta Alqueires, Bom Jesus, Braúnas, Campina Verde, Cândida Ferreira, Centro, Centro Ind. Fco Firmo de Matos, Chácara Boa Vista, Chácara Novo Horizonte, Chácaras Campestre, Chácaras Campo do Meio, Chácaras Cotia, Chácaras Planalto, Chácaras Reunidas S. Terezinha, Cidade Industrial, Cidade Jardim Eldorado, Cincão, Colorado, Conj. Hab. Água Branca, Conj. Hab. Carajás, Conj. Hab. Confisco, Conj. Hab. Costa e Silva, Conj. Hab. Jardim Califórnia, Conj. Hab. Monte Castelo, Conj. Hab. Nova Pampulha, Conj. Hab. Riacho III, Conj. Hab. Santa Cruz Industrial, Conjunto Parque das Mangueiras, Conjunto Perobas, Conquista Veredas, Coqueiros, Da Glória, Darcy Vargas, Dist. Ind. Dr. Hélio P. Guimarães, Distrito Ind. Riacho das Pedras, Do Cabral, Do Comércio, Dos Caiapós, Dos Funcionários, Eldoradinho, Empresarial do Mandu, Fazenda da Tapera, Feijão Miúdo, Flamengo, Fonte Grande, Guanabara, Inconfidentes, Industrial 1 e 2 Seção, Industrial 3 Seção, Industrial Itaú, Industrial Santa Rita, J K, Jardim Balneário, Jardim das Oliveiras, Jardim do Lago, Jardim dos Bandeirantes, Jardim Industrial, Jardim Laguna, Jardim Marrocos, Jardim Pérola, Jardim Riacho das Pedras, José Ferreira Camargos, Kennedy, Liberdade II, Linda Vista, Lua Nova da Pampulha, Maria da Conceição, Milanez, Morada Nova, Nacional, Novo Boa Vista, Novo Eldorado, Novo Recanto, Oitis, Parque Airton Sena, Parque BH Industrial, Parque dos Turistas, Parque Durval de Barros, Parque Maracanã, Parque Novo Progresso, Parque Recreio, Parque Riacho das Pedras, Parque São João, Parque Xangrilá, Pedra Azul, Pôr do Sol, Portal do Sol, Recanto da Pampulha, Residencial Vale das Orquídeas, Riacho das Pedras, Santa Cruz Industrial, Santa Maria, Santa Terezinha, São Gotardo, São Joaquim, São Sebastião, Senhora da Conceição, Tijuco, Três Barras, Vale das Amendoeiras, Vale das Perobas, Vera Cruz, Vila Boa Vista, Vila Estrela Dalva, Vila Francisco Mariano, Vila Itália, Vila Paris, Vila Pernambucana, Vila Riachinho, Vila Ruy Barbosa, Vila Santa Edwiges, Vila Santa Luzia, Vila Santo Antônio, Vila São Mateus e Vila São Paulo.

Esmeraldas: Alexandria, Condomínio Nossa Fazenda, Recanto Verde, Santa Cecília, São Francisco de Assis e São Pedro.

Ibirité: Águia Dourada, Aparecida, Bela Vista, Bela Vista Terceira Seção, Cascata, Durval de Barros, Eldorado, Guanabara, Ideal, Itaipu, José do Prado, Lajinha, Los Angeles, Marilândia, Mirante, Morada da Serra, Palmares, Palmares 4ª Seção, Palmeiras, Parque Elizabeth, Petrolina, Piratininga, Primavera, Regina, Retiro do Jatobá, São Judas Tadeu, Serra Dourada, Sol Nascente, Vila dos Operários e Washington Pires.

Lagoa Santa: Aeronautas, Alto do Jôa, Alto dos Aeronautas, Bela Emília, Bela Vista, Bela Vista II, Bosque dos Álamos, Brant, Campinho, Campo das Azaleias, Campo dos Grous Coroados, Campo dos Pelicanos, Campo Florido, Campos da Liberdade, Canto do Riacho, Cascalheiras, Centro, Chácaras do Vinhático, Comercial Goiabeiras, Cond. Estância Caravelas, Condado de Bougainville, Condomínio Gran Royalle, Condomínio Majestade Sabiá, Condomínio Manancial, Condomínio Moradas do Sol, Condomínio Roseiral, Conj. Res. Bela Vista, Conj. Res. Lagoa Santa, Conj. Res. Ovídio Guerra, Conj. Res. Vila Maria, das Acácias, Dist. Ind. Genesco Ap. Oliveira, Distrito Industrial Vista Alegre, Doutor Lund, Eco Village, Encanto da Lagoa, Estância Caravelas, Estância das Aroeiras, Estância das Orquídeas, Estância das Petúnias, Estância dos Antúrios, Estância Real, Fazenda do Jack, Fazenda Olaria, Flamboyant, Flor do Cerrado, Francisco Pereira, Goiabeiras, Gramperola, Gran Pérola, Herdeiros Lindolfo da C. Viana, Ipanema, Jaques Ville, Jardim do Campinho, Jardim Imperial, Jardim Ipê, Jardim Ipê II, Jardins da Lagoa, Jardins da Lagoa 2, Jardins da Lagoa II, Jôa, Joana Darc, Joana Marques, Lagoa Mansões, Lagoinha de Fora, Laticam Comides, Lindolfo Costa Viana, Luís Pinto Sobrinho, Lundceia, Lundceia II, Mariposas, Mirante da Lagoa, Mirante do Fidalgo, Mirante do Tamboril, Moradas da Lapinha, Morro do Cruzeiro, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Lourdes, Novo Santos Dumont, Observatorium, Ovídio Guerra, Palmital, Palmital I, Palmital II, Palmital III, Parque Aeronáutico, Parque dos Buritis, Parque Residencial Vivendas, Pastinho, Pontal da Liberdade, Pôr do Sol, Portal do Sol, Praia Angélica, Promissão, Promissão 1ª Seção, Promissão II, Promissão III, Quebra, Quintas dos Viana, Real Garden, Recanto da Lagoa, Recanto do Poeta, Redenção, Residencial Bem Viver, Residencial Boulevard, Residencial Champagne, Residencial Eldorado, Residencial Golden Class, Residencial Gran Royalle, Residencial Jardins Village, Residencial Mont Ville, Residencial Montreal, Residencial Paineiras, Residencial Real Mont Ville, Residencial Redenção, Residencial Riviera, Residencial Solarium, Residencial Villa Paradiso, Residencial Virgínia, Residencial Vitória, Santa Cecília, Santos Dumont, Santos Dumont II, São Geraldo, Shalimar, Sítio do Diogo, Sobradinho, Sonho Verde, Terra Vista, Tradição, Trevo, Trilhas do Sol, Vale dos Sonhos, Vale Verde Ville, Vargem do Lobo, Várzea, Veredas da Lagoa, Vitória I, Vitória II, Vila Arcádia, Vila Asas, Vila dos Ipês, Vila dos Oficiais, Vila Jardim Presidente, Vila José Fagundes, Vila Maria, Vila Nossa Senhora de Fátima, Vila Pinto Coelho, Vila Rica, Vila Santa Helena, Villa Paradiso, Village do Gramado, Visão, Vista Alegre, Vitória da União e Zumbi.

Matozinhos: Mocambeiro.

Pedro Leopoldo: Boa Esperança, Campinho, Capão, Centro, Condomínio dos Quintais, Condomínio Fazenda da Lajinha, Conj. Hab. Adélia Issa, Conj. Hab. Amélia Torres, Conj. Hab. Romero de Carvalho, Conj. Res. César J. Cece Sales, Coqueirinho, Distrito Dr. Lund, Dom Camilo, Dona Júlia, Donato, Felipe Cláudio Sales, Ferreiras, Giardino di Soli, Jardinópolis, Joana Dark, Lagoa de Santo Antônio, Manoel Carlos, Maria Cândida, Maria de Lourdes, Marieta Batista de Sales, Mocambeiro, Morada dos Angicos, Morada dos Hibiscos, Novo Campinho, Parque Agenor Teixeira, Parque Andyara, Parque dos Bandeirantes, Parque Jardim Soli, Parque Roberto Belizário, Ponte Alta, Portal Central Park, Portal das Acácias, Pq. Sônia Teixeira Romanelli, Quinta das Palmeiras, Quinta das Palmeiras., Recanto da Lagoa, Santa Fé, Santa Rita, Santa Tereza, Santo Antônio, Santo Antônio da Barra, São Geraldo, São João Batista, São José, Serra Negra, Tapera, Teotônio Batista de Freitas, Triângulo, Vargem Alegre, Vera Cruz de Minas, Vésper Triângulo, Vila Aparecida, Vila Brasilina, Vila Felicidade, Vila Magalhães, Vila São João Batista e Vitória Tênis Residence.

Ribeirão das Neves: Alicante, Alterosa, Areias de Baixo, Barcelona, Belvedere, Bom Sossego, Campos Silveira, Centro, Centro de Areias, Céu Anil, Chácaras Bom Retiro, Chácaras do Baú, Conjunto Hab. Henrique Sapori, Conjunto Nova Pampulha, Distrito Ind. João de Almeida, Dona Clara, Dona Clarice, dos Pereiras, Eliane, Elizabeth, Evereste, Fazenda Castro, Fazenda das Lages, Fazenda Misongue, Fazenda Severina, Felixlândia, Florença, Fortaleza, Franciscadriangela, Granjas Primavera, Havaí, Iolanda, Jardim Alvorada, Jardim Colonial, Jardim de Alá 1ª Seção, Jardim Primavera, Jardim Verona, José Maria da Costa, Kátia, Lagoa, Landi I, Landi II, Laredo, Liberdade, Luana, Luar da Pampulha, Mangueiras, Maria Helena, Maria Helena II, Monte Verde, Nápoli, Neviana, Nossa Senhora das Neves, Nova União, Novo América, Pedra Branca, Penha, Porto Seguro, Quintas do Lago, Quintas Vera Cruz, Rosana, Rosaneves, Rosimeire, San Genaro, San Marino, San Remo, Santa Branca, Santa Fé, Santa Izabel, Santa Margarida, Santa Marta, Santa Martinha, Santa Matilde, Santa Paula, Santana, Santana II, Santinho, Santo Antônio, São Francisco de Assis, São Geraldo, São Januário, São João de Deus, São José, São Judas Tadeu, São Luiz, São Pedro, Savassi, Severina 2ª Seção, Sevilha, Soares, Sônia, Status, Tancredo Neves, Tânia, Tocantins, Toni, Vale da Prata, Vale das Acácias, Vale Verde, Várzea Alegre, Veneza, Vereda, Vereda II, Verônica, Vila Aparecida, Vila Bispo de Maura, Vila Cacique, Vila Esplanada, Vila Henrique Sapori, Vila Hortinha, Vila Mariana, Vila Real e Xangrilá.

São José da Lapa: Belo Vale, Cachoeira, Centro, Chácaras dos Ipês, Chácaras Quintas dos Ipês, Chácaras Reunidas São Vicente, Dom Pedro I, Guarani, Maria de Lourdes, Maria de Lourdes Oliveira, Nova Cachoeira, Nova Granja, Parque Jardim Encantado, Perobas, Recanto do Vale, Vila Brasilina e Vila Ical.

Vespasiano: Alphaville, Angicos, Bela Vista, Bernardo de Souza, Boa Vista, Bonsucesso, Caieiras, Celvia, Central Park, Centro, Chácaras Laranjeiras, Condomínio dos Coqueiros, Condomínio Mangueiras, Condomínio São José, Distrito Industrial, Fagundes, Gávea, Gran Park, Imperial, Jardim Alterosa, Jardim Bela Vista, Jardim da Glória, Jardim Daliana, Jardim Encantado, Jardim Itaú, Jardim Paraíso, Jequitibá, Lar de Minas, Lourdes, Morro Alto, Morro do Cruzeiro, Nazia, Nova Iorque, Nova Pampulha, Novo Horizonte, Parque Jardim Maria José,Parque Norte, Residencial Mônaco, Residencial Park I, Residencial Toscana, Rosa dos Ventos, Santa Clara, Santa Clara II, Santa Cruz, Santa Maria, Santo Antônio, Serra Azul, Serra Dourada, Suely, Vale Formoso, Vida Nova, Vida Nova II, Vila Cruzeirinho, Vila Esportiva e Vista Alegre.

Canais de atendimento da Copasa

• Call Center: 0800 0300 115 ou 115;

• Aplicativo Copasa Digital;

• Agência Virtual e WebChat disponíveis em www.copasa.com.br;

• WhatsApp: (31) 9 9770-7000 , de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h;

• Agência de Atendimento Presencial de segunda a sexta-feira, mediante agendamento prévio no site ou pelo telefone.

Rio Paraopeba enfrenta luta contra assoreamento

Veja os vídeos mais assistido do g1 Minas

https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2025/04/27/bairros-sem-agua-na-grande-bh-quais-bairros-domingo.ghtml

Quem é João Ricardo Mendes, fundador e ex-CEO do Hurb que foi preso por furto de obras de arte no Rio

"/> Empresário de 44 anos se envolveu em polêmicas quando esteve à frente da empresa: apareceu em vídeos xingando e debochando de clientes. Ele renunciou ao cargo em 2023. Empresário é preso em flagrante no Rio por suspeita de furto de obras de arte

João Ricardo Mendes, fundador e ex-CEO do Hurb (antigo Hotel Urbano), foi preso em flagrante nesta sexta-feira (26) após ser flagrado por câmeras de segurança furtando esculturas e quadros de um escritório de arquitetura em um shopping de luxo na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio (veja mais detalhes abaixo).

O Hurb é uma plataforma na internet que vende passagens aéreas e hospedagens.

O empresário de 44 anos esteve envolvido em uma série de polêmicas enquanto comandava a empresa, que enfrenta dificuldades na Justiça e nos órgãos de defesa do consumidor por não respeitar os contratos de viagens com clientes.

Ele renunciou ao cargo de CEO do Hurb em 2023, após aparecer em vídeos xingando, ameaçando e expondo dados de um cliente em um grupo de funcionários da empresa no WhatsApp.

Mendes também já tinha publicado outro vídeo em suas redes sociais no qual debochava das reclamações de clientes (assista abaixo).

CEO da Hurb xinga cliente de MS, expõe dados e faz ameaça

Durante sua gestão, João Ricardo chegou a se definir como "Elon Musk brasileiro".

Em sua carta de renúncia, o empresário afirmou:

"Está claro que este acontecimento é um reflexo de mim - e as críticas que recebi são um forte lembrete de que devo mudar fundamentalmente como líder e crescer. Esta é a primeira vez que estou disposto a admitir que preciso separar o João 'Pessoa Física' do João 'Pessoa Jurídica', pois estou prejudicando muitas pessoas".

Em agosto do ano passado, o Hurb respondia a mais de 100 mil ações na Justiça. Só no Rio, eram mais de 12 mil.

Nesta sexta, os sites e redes sociais da empresa saíram do ar, por decisão judicial. E, no dia 17 de abril, o Ministério do Turismo proibiu o Hurb de atuar no mercado de viagens brasileiro.

João Ricardo Mendes

Reprodução/TV Globo

LEIA TAMBÉM:

Hurb atrasa pagamentos a hotéis e frustra clientes com viagens marcadas

CEO da Hurb renuncia após divulgação de vídeo em que xinga um dos clientes da plataforma

CEO da Hurb cita Eminem ao pedir demissão: 'tem que encontrar aquela força interior'

Polêmicas, cancelamentos de reservas, deboche a clientes e renúncia de CEO; entenda a crise na Hurb

Crise na Hurb: veja vídeos e áudios que levaram ao afastamento de CEO da empresa

Viagens canceladas e dinheiro não devolvido: o drama de milhares de brasileiros vítimas de calote da Hurb

João Ricardo Mendes

Reprodução/TV Globo

Furto de obras de arte

Os furtos das obras de arte aconteceram em um hotel e um escritório de luxo na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

Segundo a polícia, imagens da câmera de segurança de um elevador mostram João Ricardo levando pelo menos três quadros, nesta sexta-feira (25).

João Ricardo Mendes no elevador, com os quadros que teria furtado

Reprodução/TV Globo

As obras eram de um escritório de arquitetura, que fica dentro de um shopping na Avenida Ayrton Sena.

O empresário levou os quadros até um táxi no estacionamento do shopping, onde foi abordado pelos seguranças e pelo dono do escritório. Mas ele subiu em uma moto e conseguiu fugir, deixando os quadros para trás.

Segundo a polícia, depois de sair do shopping, o empresário foi para um hotel na Avenida Lúcio Costa. Ele já tinha ido no mesmo hotel de madrugada para, de acordo com os investigadores, furtar outra obra de arte.

Imagens de outra câmera de segurança registraram João Ricardo retirando um quadro da parede e levando a obra.

Foram essas imagens que ajudaram a polícia a identificar o empresário e, horas depois dos crimes, ele foi preso em casa, num condomínio de luxo, também na Barra da Tijuca.

Quando os policiais chegaram, João Ricardo tentou escapar de novo, mas foi encontrado no terraço.

João Ricardo Mendes foi preso no terraço do prédio onde mora

Reprodução/TV Globo

“Os policiais chegaram à residência dele, chamaram por ele. Ele correu por dentro da residência e subiu para o terraço e se escondeu em um corredor. Os policiais conseguiram localizá-lo e efetuaram a prisão", afirmou o delegado Nelson Nogueira, da 16ª DP (Barra da Tijuca).

Na casa dele, os policiais apreenderam três esculturas de cerâmica e um quadro. As obras foram avaliadas em R$ 26 mil.

A moto usada nos furtos, que estava sem placa, também foi apreendida.

As esculturas e quadros foram devolvidos aos donos, e o empresário permanece preso.

“Ele admitiu que praticou esses furtos. Ele alegou uma justificativa desconexa, de que algumas pessoas estavam devendo a ele, mas ele não conseguiu estabelecer nenhum vínculo entre essas pessoas que supostamente deviam dinheiro a ele com os estabelecimentos onde ele atuou”, acrescentou o delegado.

A reportagem não conseguiu contato com a defesa do empresário João Ricardo Mendes.

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2025/04/27/quem-e-joao-ricardo-mendes-fundador-e-ex-ceo-do-hurb-que-foi-preso-por-furto-de-obras-de-arte-no-rio.ghtml

Carreta tomba e polícia descobre uma tonelada de maconha escondida em carga de arroz na BR-262, no ES

"/> Duas pessoas estavam na carreta e foram levadas para a delegacia. Carreta tomba na BR-262 e PRF descobre toneladas de drogas escondidas em carga de arroz, no Espírito Santo

Reprodução/PRF

Uma carreta carregada de arroz tombou na BR-262, em Marechal Floriano, Região Serrana no Espírito Santo, na manhã deste sábado (26). Mas, ao fazer a ocorrência, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar se surpreenderam ao encontrar uma tonelada de maconha que estava escondida no meio da carga.

📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp

O acidente aconteceu no km 64 da rodovia federal. Com o tombamento, parte da carga de arroz que era transportada pelo veículo ficou espalhada pela pista. Agentes da PRF e da Polícia Militar foram ao local.

Durante o atendimento, eles constataram a presença de diversos pacotes contendo substância análoga à maconha junto à carga. Após recolherem o material, os policiais contaram uma tonelada da droga, separadas em tabletes.

LEIA TAMBÉM:

'Gangue da Hilux': como agia a organização criminosa

'Gangue da Hilux': chefe de organização que rouba carros de luxo leva tiro na nádega ao tentar fugir da polícia

VÍDEO: mulher fica com cabelo preso em portão elétrico de garagem no ES

Na carreta havia dois homens, que foram detidos e foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil, em Venda Nova do Imigrante. A ocorrência ainda está em andamento. A PRF não divulgou mais detalhes, como nomes dos detidos, e nem de onde e para onde seguia a carga.

Esta reportagem está em atualização.

Carreta tomba na BR-262 e PRF descobre toneladas de drogas escondidas em carga de arroz, no Espírito Santo

Divulgação/PRF

Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo

Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2025/04/26/carreta-tomba-e-policia-descobre-uma-tonelada-de-maconha-escondida-em-carga-de-arroz-na-br-262-no-es.ghtml