Avatar
g1 (RSS Feed)
9cb53e080594d6e1eb4c0d84c93baa1964819b6b67c82a36180466d2a9a20efa
Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros. Vídeos dos telejornais da TV Globo e da GloboNews. https://g1.globo.com/

Quando começa o Conclave? Veja o que se sabe sobre a nova eleição para papa

Devem ser respeitados nove dias de luto após sepultamento neste sábado (26), o que significa que eleição não deve começar antes de 5 de maio. Do funeral ao Conclave: quais são os próximos passos da Igreja Católica após a morte do papa Francisco

Após o sepultamento do papa Francisco, neste sábado (26), a Igreja Católica começa um período de luto de nove dias que deve ser respeitado até a eleição que escolhe seu próximo pontífice. A votação é conhecida como Conclave.

Com isso, em teoria, o processo não deve começar antes do dia 5 de maio.

No entanto, em fevereiro de 2013, o papa Bento XVI estabeleceu uma nova regra que permite flexibilidade nesse prazo. Pela norma, o início do Conclave pode ser antecipado se todos os cardeais com direito a voto já estiverem no Vaticano. A eleição também pode ser adiada, em casos excepcionais, por “motivos graves”.

Logo após a morte do papa, o Vaticano convocou todos os cardeais do mundo para compor o chamado Colégio dos Cardeais, atualmente formado por 252 religiosos, incluindo oito brasileiros. Esse grupo ajuda a organizar o Conclave e discute questões inadiáveis da igreja.

No entanto, apenas os cardeais com menos de 80 anos podem participar da eleição. Atualmente, 135 se enquadram nesse critério — entre eles, sete brasileiros. Dois deles, no entanto, anunciaram que não devem comparecer.

A ausência do cardeal espanhol Antonio Cañizares Llovera e do cardeal bósnio Vinko Puljic pode enfraquecer o bloco conservador na votação.

O início do Conclave depende da presença dos cardeais eleitores no Vaticano. A exceção são para os religiosos que estejam impedidos de comparecer por motivos graves, como problemas de saúde.

Quais os próximos passos?

Na primeira Congregação Geral dos Cardeais, na terça-feira (22), foi decidido que o cardeal Pietro Parolin presidirá a missa do domingo (27), que segundo dos nove dias de luta.

No mesmo dia, os cardeais fazem uma visita conjunta ao túmulo do Santo Padre Francisco, em Santa Maria Maggiore.

A próxima e quinta Congregação Geral dos Cardeais se reúne na segunda-feira (28) de manhã.

Quando o novo papa será eleito?

Cardeal coloca sua mitra durante a missa do início do conclave

Andrew Medichini/AP

Apesar de haver uma estimativa para que o Conclave comece no início de maio, ainda não há uma previsão oficial de quando a Igreja Católica terá um novo papa. Isso acontece por causa do modelo de votação e das regras da eleição.

Durante os dias do Conclave, os cardeais eleitores ficam fechados dentro do Vaticano, em uma área conhecida como "zona de Conclave". Eles também fazem um juramento de segredo absoluto sobre o processo. As votações acontecem dentro da Capela Sistina.

Quantos votos são necessários?

Para ser eleito, um cardeal precisa receber dois terços dos votos, que são secretos e queimados após a contagem. Caso o próximo Conclave realmente reúna 133 cardeais, serão necessários ao menos 89 votos.

Ao todo, até quatro votações podem ser realizadas por dia — duas pela manhã e duas à tarde.

Se, depois do terceiro dia de Conclave, a Igreja continuar sem papa, uma pausa de 24 horas é feita para orações.

Outra pausa pode ser convocada após mais sete votações sem um eleito.

Caso haja 34 votações sem consenso, os dois mais votados da última rodada disputarão uma espécie de "segundo turno". Ainda assim, será necessário atingir dois terços dos votos para que um deles seja eleito.

Quanto tempo pode durar a votação?

Os Conclaves que elegeram Francisco, em 2013, e Bento XVI, em 2005, foram concluídos em apenas dois dias. De modo geral, as eleições dos últimos 100 anos foram rapidamente resolvidas.

Na história da Igreja como um todo, porém, já houve eleições que duraram semanas — incluindo um episódio no século 13 em que um Conclave demorou mais de dois anos para ser concluído e terminou com a eleição de Gregório X.

No caso do Conclave deste ano, a Santa Sé prorrogou até 31 de maio as credenciais temporárias de jornalistas que cobrem o Vaticano.

O calendário de imprensa da Santa Sé também indica como período de funeral e Conclave as datas entre 21 de abril e 11 de maio. No entanto, essas datas são simbólicas, voltadas à organização da cobertura mundial, e não indicam diretamente o dia em que a eleição será concluída.

LEIA TAMBÉM

INFOGRÁFICO: Conclave, como a Igreja Católica escolhe um novo papa

Sé vacante, camerlengo e Colégio dos Cardeais: saiba quem comanda a Igreja Católica após a morte do papa Francisco

Sé vacante, camerlengo e conclave: veja glossário das expressões comuns da sucessão do papa Francisco

Brasileiros no Conclave

Atualmente, sete brasileiros estão aptos a participar da votação. Veja a seguir quem são eles:

Sérgio da Rocha, Primaz do Brasil e arcebispo de Salvador, 65 anos.

Jaime Spengler, presidente da CNBB e arcebispo de Porto Alegre, 64 anos.

Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, 75 anos.

Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, 74 anos.

Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, 57 anos.

João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília, 77 anos.

Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus, 74 anos.

VÍDEOS: Papa Francisco e o Brasil

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/04/26/quando-comeca-o-conclave-veja-o-que-se-sabe-sobre-a-nova-eleicao-para-papa.ghtml

Criança de 8 anos é encontrada sozinha de madrugada em avenida de Timóteo

Segundo a Polícia Militar, o pai do menino acionou a corporação alegando que o filho, que estava sob a guarda da mãe, teria sido deixado do lado de fora da casa da ex-companheira após ela sair para ir a uma festa. Sirene de viatura da PM - 28/02/2021

G1

Um menino, de 8 anos, foi encontrado sozinho em uma avenida do bairro Cachoeira do Vale, em Timóteo, na madrugada deste sábado (26).

O pai da criança acionou a Polícia Militar por volta das 3h alegando que o filho, que estava sob a guarda da mãe, teria sido deixado do lado de fora da casa da ex-companheira após ela sair para ir a uma festa.

📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp

O homem contou, ainda, que esta não foi a primeira vez que o filho foi deixado sozinho.

De acordo com a PM, o pai da criança e uma testemunha foram questionados sobre o paradeiro da mulher, mas não souberam informar.

Após levantar as informações, a guarnição realizou rastreamento para localizar a suspeita, mas ela não tinha sido encontrada até a última atualização desta reportagem.

VEJA TAMBÉM

Segurança Pública em Timóteo foi tema de audiência na ALMG

Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais

https://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/2025/04/26/crianca-de-8-anos-e-encontrada-sozinha-de-madrugada-em-avenida-de-timoteo.ghtml

VÍDEOS: Jornal Anhanguera 1ª Edição-TO de sábado, 26 de abril de 2025

Reveja os vídeos do telejornal. Reveja os vídeos do telejornal.

https://g1.globo.com/to/tocantins/edicao/2025/04/26/videos-jornal-anhanguera-1-edicao-to-de-sabado-26-de-abril-de-2025.ghtml

Arvo 2025: Tudo sobre festival com Alcione, Liniker, Marina Sena, Zeca Pagodinho e mais em Florianópolis

ARVO Festival 2025 acontece nos dias 1º e 3 de maio, no Kartódromo Sapiens Park, em Canasvieiras, na região Norte da cidade. Arvo Festival em 2024

Reprodução/Arquivo

O ARVO Festival 2025, que acontece nos dias 1º e 3 de maio, terá mais de 40 atrações em Florianópolis. Entre os artistas confirmados, estão Alcione, Zeca Pagodinho, Liniker e Marina Sena, que irão se apresentar nos dois palcos principais.

Além dos shows, o festival terá instalações artísticas e curadoria gastronômica. O evento acontece no Kartódromo Sapiens Park, em Canasvieiras, na região Norte da cidade, com mais de 12 horas de programação por dia. Confira tudo o que você precisa saber para aproveitar o festival:

✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp

Line-up completo

✨ 01/05

Palcos Principais:

Liniker

Alcione

BK'

Ponto de Equilíbrio

Fat Family canta Tim Maia

Os Garotin

Ana Frango Elétrico

Dazaranha

O Rosa

Discoteca:

Tropicals b2b Dj Jaka

Tontura convida Marta Supernova

Primavera, Te Amo convida Ubunto & Duda Brack

I-Land Rebel convida Layla Arruda & Anayá

Barleria apresenta Disco Veneno & Mary G

Baile da Brum & Baile dos Gêmeos

Beco do Samba:

Samba da Antonieta

Nina Costa

Elô Gonzaga & Julia Maria

✨ 03/05

Palcos Principais:

Zeca Pagodinho

Mano Brown

Marina Sena

Sandra Sá

Yago Oproprio

Joyce Alane

Tião Carvalho

Iara Ferreira convida Juliana Linhares

Juliana D Passos

Exclusive os Cabides

Discoteca:

Dj Marky

Tahira b2b Gus Caram

Salseiro apresenta Nepal & Bela

Mvuka convida Suelen Mesmo

Hip-Hop de Raiz convida Baile Charme SC

Tieta convida Nanni Rios & Mary Jane

Beco do Samba:

Samba da Buia

Sextinha Soulmar - Soulsamba

Rancho do Bastião

LEIA TAMBÉM:

Agenda do g1: tudo sobre eventos culturais, shows e exposições em abril

Ney Matogrosso diz que fazia 'dança esquisita' em Secos & Molhados

Localização e transporte

📍O evento acontece no Kartódromo Sapiens Park, localizado na Avenida Luiz Boiteux Piazza, 1302, em Canasvieiras, no Norte da Ilha.

🚌 Para quem quer uma opção mais prática, o festival vai oferecer um serviço de transfer com saídas e chegadas do Centro, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Campeche.

Link para transfer: https://shotgun.live/festivals/transfer-arvo-2025

Para quem vai de transporte público, há diversas opções de ônibus que conectam o centro de Florianópolis ao local do evento. O g1 procurou a prefeitura neste sábado (26) para saber se a administração irá incluir linhas extras até o local, mas não teve retorno.

A reportagem também procurou a organização do evento para saber se haverá estacionamento oficial no local, mas também não conseguiu resposta até a última atualização do texto.

O que pode e não pode levar

✅ Pode:

Copo de 400mL vazio para consumo de bebidas

Garrafa vazia para encher de água potável

Capa de chuva

Álcool em gel

Chapéu, boné, boina

Protetor solar e labial

Snacks lacrados (barra de cereal, bolacha/biscoito)

Canga

Câmeras (exceto profissionais)

Frutas cortadas (porém, lembre-se: o festival tem uma feira agroecológica de produtores locais com frutas a preço de mercado)

🚫 Não pode:

Guarda-chuva

Cadeiras portáteis (cadeira de praia, cadeira de acampamento, cadeiras em geral)

Armas de fogo

Câmeras profissionais

Bastão de luz ou led para fotografar

Bastão de selfie

Facas e objetos pontiagudos

Animais de estimação

Capacete de moto ou similar

Bebidas alcóolicas e não alcóolicas (o festival distribui água potável gratuitamente)

Se localize

Mapa do Arvo Festival de 2025

Reprodução/Redes Sociais

Links

Ingressos: www.arvofestival.com.br

Transfer: Transfer ARVO 2025

Instagram: @arvofestival

✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2025/04/26/arvo-2025-festival-alcione-liniker-marina-sena-zeca-pagodinho-florianopolis.ghtml

Cantor paraense Gutto Xibatada morreu de Mpox, diz família

Artista tinha contraído a doença e morreu na última terça-feira (22). Prefeitura de Belém confirmou um caso de Mpox com morte, mas pontuou que ainda investiga se doença matou o paciente. Gutto Xibatada.

Reprodução / Redes sociais

A família do cantor paraense Gutto Xibatada disse neste sábado (26) que o artista morreu de Mpox (monkeypox) na última terça-feira (22). A prefeitura de Belém confirmou um caso da doença com morte, mas pontuou que ainda investiga a causa do óbito.

A irmã do artista, Mariusha Dias, contou ao g1 sobre as complicações na saúde do irmão depois do diagnóstico, que foi dado em março. De acordo com ela, ele teria contraído a doença infecciosa no final do ano passado, durante uma viagem.

Gutto era cantor de forró e realizava a "Varanda Xibatada" durante o Círio de Nazaré, onde reunia amigos e convidados para ver a procissão religiosa em Belém. O artista completaria 40 anos neste domingo (27).

Cantor no projeto "Varanda Xibata".

Arquivo pessoal

No dia 22, Gutto chegou a ser internado com urgência no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Pronto Socorro Mário Pinotti, na capital paraense, mas não resistiu. Segundo a irmã, ele teve convulsões e febre de 40ª. Mariusha acompanhou de perto o agravamento da doença. Gutto passou grande parte do tratamento em isolamento em casa, a pedido dos médicos.

Ela contou que nos últimos dias antes de morrer, o irmão já não conseguia mais se alimentar e respirar com a mínima qualidade, porque as vias respiratórias e a garganta estavam obstruídas com bolhas.

A família relatou ainda a demora para os atendimentos e a falta de itens hospitalares básicos no Pronto Socorro, como lençóis, máscaras e até mesmo remédio para dor.

Secretaria de Saúde do Pará confirma morte de paciente diagnosticado com Mpox

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) disse que o paciente diagnosticado com Mpox recebeu assistência médica especializada com todas as medidas clínicas e de isolamento recomendadas e que ele morreu após a evolução de comorbidades pré-existentes e infecções.

O órgão comunicou que todas as condutas adotadas seguiram os protocolos técnicos do Ministério da Saúde, com o compromisso de garantir o cuidado integral, a ética e a dignidade no atendimento. A causa da morte do paciente ainda está sob investigação, e a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) também acompanha.

O g1 questionou a Sesma sobre a falta dos suprimentos hospitalares, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

MPOX

A Mpox é uma zoonose viral, ou seja, é transmitida entre pessoas e animais. A transmissão se dá, por exemplo, por contato próximo a fluidos corporais de uma pessoa contaminada ou por arranhões ou mordida do animal com a doença (entenda). Alguns dos sintomas são dor de cabeça, gânglios inchados e erupções na pele.

A "varíola dos macacos", como era então chamada essa doença, foi identificada pela primeira vez justamente em colônias de macacos, em 1958.

📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp

A infecção recebeu o mais alto nível de alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) e também pode ser transmitida por roedores, como esquilos, e outros mamíferos, como até mesmo o cão doméstico. Por isso a mudança de nome.

A doença é causada pelo vírus chamado MPXV (do inglês, monkeypox virus). Esse vírus pertence à família dos Orthopoxvirus, um dos maiores e mais resistentes vírus de DNA já conhecidos.

Entenda como o vírus da Mpox infecta o corpo humano.

Ana Moscatelli/Arte g1

VÍDEOS com as principais notícias do Pará

Confira outras notícias do estado no g1 Pará.

https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2025/04/26/cantor-paraense-gutto-xibatada-morreu-de-mpox-diz-familia.ghtml

'Gangue da Hilux': como agia a organização criminosa especializada em roubar carros de luxo

Chefe do grupo era responsável por fornecer os equipamentos usados nos furtos e também por treinar os comparsas sobre como roubar os veículos. Chefe da "Gangue da Hilux" é preso em Cariacica e leva dois tiros ao tentar fugir

Nesta sexta-feira (25), a Polícia Civil do Espírito Santo prendeu o chefe da organização criminosa conhecida como "Gangue da Hilux", especializada furtos de veículos de luxo e adulteração das placas. Felipe da Vitória, de 29 anos, era responsável por fornecer os equipamentos usados nos arrombamentos e treinar os comparsas que faziam os furtos para o grupo.

📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp

Felipe foi preso perto de uma residência onde estava dormindo, em Cariacica. Ele tentou fugir dos policiais, mas acabou levando um tiro na nádega e outro no pé. Ele foi levado para um hospital, mas já está no sistema prisional do estado.

Para furtar os carros de luxo, eles usam de chave-de-fenda a um kit específico que contém vários equipamentos, como chaves e emuladores. Os alvos eram desembargadores, advogados e médicos. O crime acontecia em várias cidades do Espírito Santo.

Entenda abaixo como agia a "Gangue da Hilux":

Felipe da Vitória, 29 anos, apontado como chefe da "Gangue da Hilux", que furta carros e adultera placas, é preso pela Polícia Civil em Cariacica, no Espírito Santo.

Divulgação/Polícia Civil

Quem é Felipe da Vitória?

Felipe da Vitória tem 29 anos e é o chefe da organização criminosa "Gangue da Hilux". Ele vinha se escondendo em diversos municípios do Espírito Santo até ser preso em Cariacica, na Grande Vitória, nesta sexta-feira (25).

Felipe tem passagens por tráfico de drogas e já esteve preso em 2019. Após ser solto, no mesmo ano, ele foi para o Paraná e, no ano passado, trouxe equipamentos usados para esse tipo de furto para o estado.

Qual era a função do chefe da organização?

Felipe da Vitória era responsável por fornecer o equipamento e também fazer o treinamento de comparsas para a realização dos furtos de carros de luxo que depois eram entregues para integrantes da organização.

Quais equipamentos eles usavam?

Segundo a polícia, o grupo usava principalmente uma chave-de-fenda para destravar a fechadura dos carros. Depois que conseguiam abrir o veículo, eles também usavam um equipamento menor, que é um kit (com chaves e emuladores), para ligar os carros.

Como eles conseguiam destravar e ligar os carros?

Hilux furtada pela "Gangue da Hilux" que estava escondida em sítio em Santa Leopoldina, no Espírito Santo

Reprodução/TV Gazeta

Depois dos veículos arrombados, os criminosos conseguem ter acesso ao chicote, que fica, às vezes, no porta-luva ou também abaixo do volante. Com o kit, eles fazem o encaixe desses equipamentos. O aparelho faz a leitura. Depois, usam uma chave, que é um emulador e, posteriormente, conseguem ligar a Hilux, principalmente a que tem o sistema start stop. Depois, através dessa chave, o criminoso destrava a caminhonete para ser enviada ao receptor.

Quem eram as vítimas?

Entre as vítimas desses furtos estão desembargadores, advogados e médicos. Os alvos são bairros principalmente da Grande Vitória.

O grupo procurava carros de luxo, especialmente caminhonetes. Cerca de 14 veículos foram furtados apenas em 2024 pela gangue, mas o número pode ser maior, segundo a polícia.

Quando as investigações começaram?

Segundo a polícia, as investigações começaram em 2024, após levantamentos de diversas Toyota Hilux sendo furtadas no estado. Durante as investigações, a Polícia Civil chegou a um homem que dava cobertura aos "arrombadores" com outro carro.

Essa gangue é a mesma que agia no Aeroporto de Vitória?

Não. Segundo a polícia, são gangues distintas. Em 2023, um outra organização criminosa colocou terror em donos de caminhonete no Espírito Santo. A gangue estava agindo no estacionamento do Aeroporto de Vitória, atua em diversos aeroportos do Brasil.

O delegado Luiz Gustavo Ximenes destacou que esses criminosos não são os mesmos liderados por Felipe da Vitória.

Prisões anteriores de comparsas

Hilux furtada pela "Gangue da Hilux" cai em ribanceira após perseguição em Baixo Guandu, no Espírito Santo

Reprodução/TV Gazeta

Antes da prisão de Felipe da Vitória, nesta sexta, a última prisão de algum envolvido na organização criminosa foi na quarta-feira (16), durante uma perseguição em Baixo Guandu, Noroeste do Espírito Santo (foto acima).

O Serviço de Inteligência descobriu que o comparsa de Felipe da Vitória estava fugindo em uma Hilux em direção ao interior do estado. O suspeito acabou preso após perder o controle e caiu em um barranco.

Em fevereiro, no dia 11, a polícia chegou ao nome de três indivíduos, que foram abordados em João Neiva, Norte do estado (foto abaixo), em uma ação que terminou com o trio preso e um morto.

Operação que terminou com a morte de um comparsa da "Gangue da Hilux", em João Neiva, Espírito Santo

Reprodução/TV Gazeta

Dias depois, no dia 19, a Polícia Civil localizou a fazenda onde os veículos furtados eram ocultados. Mais três suspeitos foram presos na zona rural de Santa Leopoldina, na Região Serrana do estado. Entre os detidos estavam dois homens, de 53 e 54 anos, e uma mulher, de 45 anos.

"Inclusive, o Felipe estava nesse dia com o equipamento e também com a Hilux nessa fazenda. Ele deixou a caminhonete nessa fazenda, mas quando chegamos ele já havia saído. Os três indivíduos fazem parte dessa organização criminosa, mas têm a função de ocultar os veículos automotores", explicou o titular da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos, delegado Luiz Gustavo Ximenes.

Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo

Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2025/04/26/gangue-da-hilux-como-agia-a-organizacao-criminosa-especializada-em-roubar-carros-de-luxo.ghtml

Exclusivo: 'Me amarraram porque desmaiei'; paciente do Hospital São Vicente de Paulo denuncia negligência durante internação no DF

Mulher ficou internada por 15 dias, em 2024, após agravamento de depressão. Denúncia surge após morte de Eva de Oliveira, encontrada sem vida dentro de um banheiro do hospital por outro paciente. Corredor do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), em Taguatinga.

Agência Brasília/ Reprodução

Uma paciente que esteve internada no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), em Taguatinga, no Distrito Federal relata ter sofrido negligência médica e maus-tratos durante os 15 dias em que permaneceu na unidade, entre 4 e 19 de junho de 2024, por um quadro de depressão.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.

Ela conta que foi amarrada e que caiu no banheiro enquanto estava sozinha, tendo que levar pontos na cabeça (saiba mais abaixo). A denúncia vem à tona dias após a morte de Eva de Oliveira, encontrada sem vida dentro de um banheiro do hospital por outro paciente, na última segunda-feira (22).

Nesta sexta (25), o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) deu prazo de 10 dias para que a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) explique e apresente quais providências serão tomadas sobre as recentes ocorrências HSVP.

A Secretaria de Saúde do DF diz que todos os internos do HSVP são acompanhados com avaliações e prescrições médicas atualizadas, de acordo com as respectivas patologias e quadros clínicos. Mas não se manifestou sobre as denúncias de negligência (leia nota completa ao final da reportagem).

📌O Distrito Federal tem 83 leitos psiquiátricos em funcionamento no HSVP. No entanto, uma lei distrital publicada há quase 30 anos determina o fim desse tipo de leitos em Brasília.

Desmaios e queda no banheiro

A paciente, que pediu para não ser identificada, contou ao g1 que passou por situações semelhantes às enfrentadas por Eva. Durante a internação, a mulher teve dois desmaios.

O primeiro ocorreu de madrugada, dentro do banheiro. Assim como Eva, ela foi encontrada por outra paciente, já pela manhã. A mulher diz que não sabe por quantas horas ficou desacordada.

“Eu bati a cabeça e abri um corte profundo. O médico disse que dava para ver meu crânio. O problema é que eu não fui atendida dentro do tempo correto. Só fui levada para o hospital depois das 9h, quando a minha família chegou para me visitar e não podiam me ver daquele jeito”, relata.

A paciente levou sete pontos na cabeça e passou por uma ressonância magnética no Hospital Regional de Taguatinga, com suspeita de traumatismo craniano. O exame não confirmou a lesão, e ela foi levada de volta ao HSVP.

Amarrada na cama

Na noite seguinte, houve outro desmaio. A partir de então, segundo a paciente, ela passou a ser amarrada na cama pela equipe do hospital.

A mulher afirma que ficou uma noite inteira contida, além de várias horas durante o dia, até ser solta por ordem do médico.

“Eu estava amarrada, simplesmente porque eu desmaiei. Eu desmaiei duas vezes e, por causa disso, fui amarrada. Isso me dava um ódio muito grande. Eu fazia escândalo, lembro que passei muitas horas amarrada. Uma noite inteira. Isso me causou muita revolta", conta.

Para ela, as amarrações eram uma forma de “punição” aos pacientes.

“Várias colegas eram amarradas. Se você briga ou discute com alguém, é amarrado. Isso é punição. E a gente lá ouvindo aquela gritaria toda. Eu estava enlouquecendo. Fiquei uma semana na ala verde, que é a pior ala, é um inferno.”

O psicólogo e professor da Universidade de Brasília (UnB) Pedro Henrique Antunes da Costa explica que esse tipo de contenção física, muitas vezes, não tem finalidade terapêutica e reforça a violência manicomial.

“Os manicômios, os hospitais psiquiátricos, não são instituições de cuidado. São instituições de violência e mortificação. O que ela relata é a prova viva disso tudo que já vem sendo denunciado historicamente. A contenção, nesse contexto, aparece como punição, como controle e não como cuidado", diz o professor.

'Me deixaram em cárcere privado'

Segundo a paciente, ela se internou voluntariamente, mas foi informada de que só poderia sair com autorização médica ou da família.

“Eu pedia para ir embora com frequência, e ninguém da minha família ia assinar para eu sair. Me deixaram em cárcere privado”, afirma.

De acordo com a legislação brasileira, existem três tipos de internação psiquiátrica: voluntária, involuntária e compulsória.

A internação compulsória é aquela determinada pela Justiça, com base em laudo médico que comprove a necessidade do procedimento.

A internação voluntária, como foi o caso da paciente entrevistada, ocorre quando a pessoa aceita o tratamento e, por lei, pode solicitar a alta a qualquer momento.

A internação involuntária é a pedido da família ou responsável, independentemente de aceitação pelo internado, mas só pode ser feita mediante relatório medico e comunicação ao Ministério Publico em 72 horas.

Outros casos no Hospital São Vicente de Paulo

Alana Magalhães pede explicações sobre morte de sua tia.

Essa não é a primeira denúncia contra o Hospital São Vicente de Paulo. Em menos de quatro meses, duas pacientes morreram na unidade.

Além de Eva de Oliveira, em dezembro de 2023, Raquel Franca de Andrade, de 24 anos, também morreu durante a internação.

O velório de Eva aconteceu na manhã de quinta-feira (24), no cemitério Campo da Esperança da Asa Sul. Durante a despedida, a família cobrou respostas sobre as circunstâncias da morte (veja vídeo acima).

MPDFT cobra explicações

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) cobrou explicações da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) sobre as recentes ocorrências no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), incluindo as duas mortes citadas nesta reportagem.

O documento, assinado por três promotorias, aponta falhas estruturais na unidade:

Triagem clínica inadequada

Uso indevido de contenções físicas

Acolhimento de pacientes com comorbidades incompatíveis com a estrutura do hospital

Condições precárias de internação

O MPDFT alerta para os riscos à segurança e dignidade dos pacientes em situações que indicam falhas no protocolo assistencial e na supervisão das condutas da equipe de saúde.

Entre as medidas cobradas estão a apresentação de um plano de ação com cronograma para ampliar os leitos psiquiátricos na rede, a construção de 15 novos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e o cumprimento das vagas previstas no Serviço Residencial Terapêutico (SRT).

O MP também pediu dados atualizados sobre internações no HSVP e um relatório técnico sobre a eficácia dos protocolos institucionais vigentes.

O que diz a a Secretaria de Saúde

"A Secretaria de Saúde informa que a paciente E.O.S. foi a óbito no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) no dia 22/04/2025. O falecimento foi constatado pela equipe após tentativas de reanimação, realizadas conforme o protocolo de Suporte Avançado de Vida, com a aplicação de todas as manobras e atendimentos necessários pela equipe médica e de enfermagem. A causa do óbito está sendo investigada.

Em relação ao caso anterior, R.A. , todas as providências cabíveis estão sendo adotadas para garantir a responsabilização adequada.

Reforçamos que o Plano de Desmobilização de Leitos do HSVP está validado junto aos órgãos de controle e segue em andamento de acordo com o cronograma previamente estabelecido. A implementação das etapas ocorre em consonância com o plano de expansão da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), garantindo a continuidade e a qualidade da assistência prestada.

Atualmente, o HSVP opera com 65% de ocupação de seus leitos. Considerando a capacidade total de 83 leitos disponíveis entre o Pronto-Socorro e a ala de enfermaria, isso corresponde a aproximadamente 54 pacientes internados na unidade neste momento. Todos os usuários internados na unidade estão sendo acompanhados com avaliações e prescrições médicas atualizadas, conforme suas respectivas patologias e quadros clínicos."

LEIA TAMBÉM:

'ALIVIADA': Motorista multada em BH, sem sair do DF, tem infração retirada

VÍDEO: PMs são acusados de agredir avô e neto durante abordagem em mercado no DF

Os relatos dos envolvidos no processo de fechamento dos manicômios judiciários

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2025/04/26/exclusivo-me-amarraram-porque-desmaiei-paciente-do-hospital-sao-vicente-de-paulo-denuncia-negligencia-durante-internacao-no-df.ghtml

'Cãominhada', concurso do 'caramelo' mais charmoso e vacinas: evento combate maus-tratos a animais em Teresina

Este mês é celebrado o Abril Laranja em dedicado à conscientização e combate aos maus-tratos contra animais. 'Cãominhada', concurso do 'caramelo' mais charmoso e vacinas: secretaria promove evento contra maus-tratos a animais em Teresina

Comunicação/PMG

Em comemoração à campanha Abril Laranja, mês dedicado à conscientização e combate aos maus-tratos contra animais, o Parque da Cidadania, no bairro Cabral, em Teresina, vai sediar uma ação, neste sábado (26), gratuita e aberta ao público, de promoção de saúde, respeito e dignidade dos animais.

✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp

A iniciativa faz parte do Programa “Piauí Livre de Maus-Tratos”, realizada pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). Dentre a programação e serviços do evento, estão:

“Cãominhada”;

distribuição de brindes;

stand com aplicação de vacinas;

orientações com profissionais da área;

concurso do "caramelo mais charmoso";

teste rápido para diagnóstico de leishmaniose;

palestras com médicos veterinários sobre bem-estar animal;

feira de adoção organizada por protetores independentes e ONGs locais.

Para a diretora de Defesa Social da SSP-PI, Brenda Carvalho, o evento reforça o compromisso da instituição com a causa animal.

“É uma forma da Secretaria de Segurança estar fazendo a prevenção, incentivando a adoção responsável e alertando a comunidade sobre os maus-tratos aos animais. Todos os casos de maus-tratos no estado são investigados com rigor, mas também estamos presentes com ações preventivas, educativas e integradas”, explicou.

A ação tem parceria com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Conselho Regional de Medicina Veterinária do Piauí (CRMV-PI), Escoteiros do Brasil, Secretaria Estadual de Turismo (SETUR) e Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI).

Talita está há anos na Apipa, em Teresina, e aguarda adoção

Lívia Ferreira/g1

'Cãominhada', concurso do 'caramelo' mais charmoso e vacinas: secretaria promove evento contra maus-tratos a animais em Teresina

Divulgação

📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí

📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X

VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2025/04/26/caominhada-concurso-do-caramelo-mais-charmoso-e-vacinas-evento-combate-maus-tratos-a-animais-em-teresina.ghtml

Caixão do papa Francisco chega à Basílica de Santa Maria Maggiore; ACOMPANHE

Vaticano divulgou imagem do túmulo em que o papa Francisco será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, e informou que visitação será aberta ao público a partir de domingo (27). Caixão do papa Francisco chega à Basílica de Santa Maria Maggiore; ACOMPANHE Vaticano divulgou imagem do túmulo em que o papa Francisco será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, e informou que visitação será aberta ao público a partir de domingo (27). CAUSA DA MORTE: papa Francisco morreu por insuficiência cardíaca e AVC. TRAJETÓRIA: bem-humorado, torcedor do San Lorenzo e primeiro papa latino-americano. REPERCUSSÃO: Trump, Putin, Rei Charles, Milei, Macron... + LULA: 'Propagou tolerância e solidariedade'. PRÓXIMO PAPA: como funciona o conclave + quem são os 7 brasileiros a votar. ESPECIAL g1: o legado do papa dos excluídos + ANÁLISE: as reformas na estrutura e visão da Igreja

https://g1.globo.com/mundo/ao-vivo/morre-o-papa-francisco.ghtml

Espada-de-São-Jorge: planta símbolo de proteção tem origem africana

Folhas pontiagudas e resistência fazem da espécie uma das queridinhas nas casas brasileiras. A Dracaena trifasciata é nativa do oeste da África Tropical

doggy0406 / iNaturalist

Com folhas longas, verticais e em forma de lança, a espada-de-são-jorge virou presença quase obrigatória nas portas de entrada de muitos lares brasileiros. Mais do que um item decorativo, a planta é cercada por crenças populares que atribuem à ela o poder de proteção espiritual. Mas por trás do misticismo, há uma planta resistente, de origem africana e com propriedades que exigem atenção.

Segundo a botânica Carolina Ferreira, doutora pela USP de Ribeirão Preto, a espada-de-são-jorge tem o nome científico Dracaena trifasciata e pertence à família Asparagaceae, a mesma de espécies como a dracena, a pata-de-elefante e o agave, usado na produção de tequila.

“As folhas dessa espécie são verde escuras com algumas manchas verdes acinzentadas e brancas; são laminares, lanceoladas (em forma de lança), coriáceas e estão dispostas de forma vertical, característica bastante marcante. Além disso, a espada-de-são-jorge forma touceiras e pode atingir até 70 cm”, explica a pesquisadora.

Origem africana

A espada-de-são-jorge tem baixa necessidade de manutenção.

amberm21 / iNaturalist

A Dracaena trifasciata é nativa do oeste da África Tropical, abrangendo regiões que vão desde o sul da Nigéria até a Tanzânia. Sua resistência ajudou na popularização da espécie em diversos continentes, especialmente em ambientes internos.

Cultivo

Um dos grandes motivos para o sucesso da espada-de-são-jorge em jardins é a baixa necessidade de manutenção. O solo escolhido para plantar a espécie deve ser bem drenado e rico em matéria orgânica, enquanto a adubação pode ser realizada anualmente.

“É unânime entre os sites que tratam sobre o cultivo da planta em casa a informação de que a rega da espada-de-são-jorge seja realizada moderadamente, permitindo que o solo seque entre as regas, uma vez que o solo encharcado pode apodrecer as raízes”, explica a botânica.

A planta também deve ficar em locais com luz indireta, já que a exposição direta ao sol pode queimar suas folhas.

Planta tóxica

A planta também deve ficar em locais com luz indireta, já que a exposição direta ao sol pode queimar suas folhas.

Mike Youdale / Wikimedia commons

Apesar de registros históricos sobre seu uso na medicina popular, para aliviar dores, tratar gripes e até picadas de serpente, a botânica alerta: a espada-de-são-jorge é classificada como planta tóxica.

“A espécie apresenta substâncias químicas como saponinas, alcaloides e oxalato de cálcio, esses cristais podem causar irritação e até mesmo obstrução da garganta e da glote, além de casos de dermatite. Além disso, quando essas plantas são ingeridas por cães e gatos em grandes quantidades podem causar danos gastrointestinais, lesões hepáticas e renais e até mesmo podendo levá-los a óbito”, afirma Carolina.

Entre o sagrado e o simbólico

A planta também tem forte ligação com religiões de matriz africana.

isatoro08 / iNaturalist

Na cultura popular, a espada-de-são-jorge é usada como amuleto contra o mau-olhado, normalmente posicionada perto da entrada das casas. A crença tem relação com a simbologia das folhas pontiagudas, associadas à espada do Santo Guerreiro da Capadócia, que, segundo a tradição cristã, venceu um dragão com sua espada.

A planta também tem forte ligação com religiões de matriz africana, simbolizando a espada ou lança de Ogum, orixá da força, guerra e coragem.

Tradição que ajuda na preservação

Na visão da especialista, o apelo simbólico da planta contribui para sua conservação. “Com o cultivo e uso para fins ornamentais a planta está sempre sendo valorizada. No entanto é necessário que as informações, principalmente no que se diz respeito ao uso medicinal e o risco à saúde de animais domésticos sejam sempre repassados e frisados pelos meios de comunicação”, conclui.

*Texto sob supervisão de Lizzy Arruda

VÍDEOS: Destaques Terra da Gente

Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2025/04/26/espada-de-sao-jorge-planta-simbolo-de-protecao-tem-origem-africana.ghtml

Quatro venezuelanos são presos por furtar dezenas de produtos de farmácia no Ceará

Suspeitos foram autuados em flagrante por furto qualificado. Quatro venezuelanos são presos por furtar dezenas de produtos de farmácia em Iguatu.

Polícia Militar/ Divulgação

Quatro venezuelanos foram presos por furtar dezenas de produtos de uma farmácia na Rua Floriano Peixoto, no Centro da cidade de Iguatu, no interior do Ceará, na tarde desta sexta-feira (25).

✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp

Com o grupo, composto por dois homens e duas mulheres, foram apreendidos shampoos, cosméticos, produtos de higiene e potes de creme de avelã furtados.

A Polícia Militar informou que os agentes foram acionados após as câmeras de segurança do estabelecimento flagrarem a ação dos suspeitos. De posse das imagens, os militares fizeram buscas na região e localizaram os estrangeiros.

As mulheres, de 37 e 42 anos, e os homens, de 32 e 35 anos, foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Iguatu, onde foram autuados em flagrante por furto qualificado e concurso de pessoas.

Veja outro furto a farmácia ocorrido no Ceará:

Irmãs são presas por furtos em série em lojas de Fortaleza e na Região Metropolitana

Assista aos vídeos mais vistos do Ceará

https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2025/04/26/quatro-venezuelanos-sao-presos-por-furtar-dezenas-de-produtos-de-farmacia-no-ceara.ghtml

Corpo de papa Francisco chega à basílica Santa Maria Maggiore para sepultamento

Sob o comando do cardeal italiano Giovanni Battista Re, rito conta com participação de brasileira. Está é a última cerimônia antes do sepultamento do pontífice. Caixão do papa Francisco segue em cortejo no Vaticano

O corpo do papa Francisco chegou ao seu destino final, na basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, onde será sepultado neste sábado (26). A cerimônia não será aberta ao público e não terá transmissão ao vivo.

O caixão com os restos mortais do pontífice foi levado em cortejo pelas ruas de Roma após a celebração damissa funeral, ou Missa das Exéquias, conduzida na basílica de São Pedro pelo cardeal italiano Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais.

Em um carro branco, o caixão passou por pontos famosos e simbólicos da capital italiana, como o Coliseu, o Fórum romano e a Igreja Il Gesù, sede da ordem dos jesuítas, da qual Francisco fazia parte.

Francisco morreu na segunda-feira (21), aos 88 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) e de um quadro de insuficiência cardíaca.

AO VIVO: Acompanhe a despedida ao papa

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp

A celebração no Vaticano marca o primeiro dia do Novendiali (novenário), os nove dias de luto e orações em honra ao Pontífice falecido.

Cerca de 50 chefes de Estado acompanham a missa, incluindo o presidente Lula. Entre os nomes confirmados também estão o do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o da Argentina, Javier Milei.

A primeira etapa da cerimônia consiste no transporte do caixão já fechado para a praça, à frente do altar.

Veja o trajeto do cortejo fúnebre com o corpo do papa Francisco

A Basílica papal de Santa Maria Maggiore é uma imponente igreja do século V localizada no centro de Roma, onde sete pontífices já foram sepultados. Francisco declarou no final de 2023 que queria ser enterrado neste local, e não na cripta da Basílica de São Pedro, como acontece há mais de três séculos.

Francisco tinha uma relação forte com o lugar onde escolheu ser sepultado. Ele passava para orar no local antes e depois de cada viagem, bem como após acada uma de suas internações.

Sete papas já foram enterrados nesta basílica, o último deles Clemente IX, em 1669, além de outras personalidades, como o arquiteto e escultor Bernini, autor da colunata da Praça de São Pedro.

Francisco é o primeiro papa a ser sepultado fora dos muros do Vaticano desde Leão XIII, em 1903.

A cerimônia conta com um forte esquema de segurança, com drones de vigilância, atiradores de elite, especialistas em desarmamento de bombas e outros especialistas. O espaço aéreo de Roma também deve ser temporariamente fechado.

Infográfico mostra como será a missa de funeral do papa Francisco

Gabs/g1

Funeral do Papa Francisco vai ser mais simples do que os dos antecessores; entenda

Ainda no sábado, às 16h (21h, em Roma), será rezado o Rosário em frente à Basílica de Santa Maria Maggiore. O túmulo será aberto à visitação pública no domingo (27).

Cardeais em missa de funeral do papa Francisco

REUTERS/Nathan Howard

VÍDEOS: mais assistidos do g1

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/04/26/papa-francisco-sepultamento.ghtml

Com entrada gratuita, Festival São João da Thay inaugura loja oficial e amplia horizontes para a edição 2025

"/> Iniciativa chega a sua 7ª edição e será realizada nos dias 6 e 7 de junho, no Espaço Reserva, em São Luís. Com entrada gratuita, o Festival São João da Thay promete fazer uma mistura de ritmos com artistas nacionais e democratizar o acesso ao evento. Thaynara OG inaugura loja oficial do Festival São João da Thay em São Luís

Rafaelle Fróes/g1 MA

E vem aí, mais um Festival São João da Thay: maior, ainda melhor e com muitas novidades! Com pouco mais de 40 dias para a 7ª edição do evento que faz parte do calendário cultural do Maranhão, a influenciadora digital e atriz maranhense, Thaynara OG, inaugurou na noite de sexta-feira (25), a loja oficial do festival em um shopping em São Luís.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Maranhão no WhatsApp

Este ano, o evento beneficente terá a entrada gratuita. O Festival São João da Thay acontece nos dias 6 e 7 de junho, no Espaço Reserva, na capital maranhense. Repetindo a parceria da edição anterior que une a promoção da cultura popular com a solidariedade, a iniciativa vai beneficiar projetos apoiados pelo Criança Esperança no Maranhão.

Ao g1, Thaynara OG explicou que o desejo de fazer uma edição com a entrada gratuita era um sonho antigo e que somente foi viável neste ano. Para ela, o objetivo com um evento gratuito é 'furar a bolha', dando o espaço para que a população possa participar e, se divertir com as atrações e demais surpresas.

"Esse era um dos objetivos do São João da Thay. Eu acho que é um projeto tão especial que ele merece furar a bolha e ser levado para mais pessoas. Faz muito tempo que eu queria fazer aberto, não tinha conseguido, mas esse ano consegui. A gente quer levar essa experiência do São João da Thay para a galera que nunca teve oportunidade, mas sempre teve curiosidade", diz Thaynara OG.

A loja será um espaço para tirar dúvidas da população, terá com um ponto físico de venda de ingressos do espaço ‘Fingindo Costume’ e a venda de artigos como camisetas e outros produtos do São João da Thay.

O espaço ‘Fingindo Costume’, uma área reservada onde influenciadores e demais convidados do evento poderão interagir em um espaço amplo e com serviços exclusivos. As vendas dos ingressos podem ser feitas pela internet e de forma presencial na loja do Festival São João da Thay.

Um formato ainda maior pede uma estrutura ainda mais ampla. Ao g1, Thaynara OG adiantou que a estrutura do palco deste ano será ainda mais grandiosa, com luzes de led e projeções especiais alinhadas como tema deste ano "Amazônia começa aqui". A ideia é proporcionar a melhor experiência para quem for se divertir nos dois dias festa (veja mais abaixo imagens do palco).

O tema desta edição celebra a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, a COP30, realizada em Belém (PA), em novembro. A escolha do tema reforça o compromisso social do festival com o meio ambiente, destacando as potencialidades da Floresta Amazônica no Maranhão.

Confira a estrutura do Festival São João da Thay 2025

Surpresas e atrações

O que não faltam são surpresas e convidados especiais no Festival São João da Thay. Alguns nomes como João Gomes, Pedro Sampaio, Joelma, Limão com Mel, Márcia Fellipe e J.Eskine já foram anunciados como atrações desta edição. E, segundo a organização do evento, outros nomes devem ser anunciados ao longo das próximas semanas.

De acordo com Thaynara OG, o público pode esperar shows incríveis dos artistas e parcerias inéditas no palco com a mistura de ritmos e também referências a cultura popular do Maranhão.

"A gente sempre tem cuidado de conversar com os artistas que estão vindo pela primeira vez para fazer algo especial e casar com a cultura maranhense. Vamos fazer isso com a Joelma? Com o Pedro Sampaio? Eu joguei e saí correndo", brincou Thaynara.

Festival São João da Thay

Festival São João da Thay acontece em São Luís

Charlles Eduardo

Ainda maior, com muitas novidades e reforçando sua importância como uma plataforma de impacto, o Festival São João da Thay será realizado nos dias 6 e 7 de junho, no Espaço Reserva, em São Luís. Neste ano, o evento beneficente idealizado pela influenciadora digital e atriz maranhense Thaynara OG terá entrada gratuita.

O festival apoia mais de 100 projetos ligados à educação em todo o Brasil. Em 2025, ano em que o Brasil sediará a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, a COP30, o evento terá como destaque a floresta amazônica, evidenciando esse elemento presente na biodiversidade do Maranhão.

As primeiras atrações desta edição já foram anunciadas, e as demais devem ser divulgadas nos próximos dias. Entre os nomes confirmados estão João Gomes, Pedro Sampaio, Joelma, Limão com Mel, Márcia Fellipe e J.Eskine.

Thaynara OG no Festival São João da Thay

Fernando Santos

O palco do festival será repleto de novidades, refletindo a diversidade de ritmos e cores que compõem o São João e a cultura do Maranhão. O amplo espaço reservado para a festa contará com praça de alimentação, estrutura de banheiros, acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, posto médico e demais serviços.

O evento terá entrada gratuita. Neste ano, o espaço “Fingindo Costume” — que tradicionalmente recebe influenciadores digitais e personalidades da mídia — está com a venda de ingressos aberta ao público em geral (veja abaixo o mapa do evento).

A festança terá espaço garantido para apresentações de artistas populares maranhenses e contará, ainda, com a presença de personalidades da mídia e influenciadores digitais. Os nomes devem ser anunciados nos próximos dias.

Além disso, o espaço conta com serviços exclusivos. Os passaportes para acesso em um único dia ou para os dois dias do evento podem ser adquiridos, de forma limitada, pela internet.

Clique aqui para comprar

Veja o mapa do espaço onde será o Festival São João da Thay 2025

Reprodução/Redes Sociais

https://g1.globo.com/ma/maranhao/sao-joao/festival-sao-joao-da-thay/noticia/2025/04/26/com-entrada-gratuita-festival-sao-joao-da-thay-inaugura-loja-oficial-e-amplia-horizontes-para-a-edicao-2025.ghtml

VÍDEOS: Funeral do papa Francisco

Funeral do papa Francisco Funeral do papa Francisco

https://g1.globo.com/mundo/playlist/videos-funeral-do-papa-francisco.ghtml

Cães e gatos a partir de três meses podem ser vacinados contra a raiva neste sábado (26); veja os locais

Prefeitura de Palmas fará 'Dia D' de vacinação antirrábica em 66 pontos. Atendimento será das 8h às 17h. Dia D e vacinação antirrábica será no sábado (26)

Regiane Rocha/Semus Palmas

Cães e gatos a partir de três meses podem ser vacinados contra a raiva em ação que será realizada neste sábado (26) na capital. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vão estar em 66 pontos de vacinação e o atendimento será das 8h às 17h.

📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A raiva é uma doença viral grave que pode ser transmitida para humanos e outros animais através da saliva de um animal infectado. Para receber a proteção, o tutor deve ser maior de 18 anos e portar o cartão de vacinação do pet no momento da vacinação.

A Semus orientou que os cães devem estar contidos com coleiras, guias e focinheira - no caso de animais bravos - e os gatos devem ser levados em caixas de transporte, para evitar fugas e facilitar a aplicação do imunizante.

LEIA TAMBÉM:

Buscas pelo empresário que desapareceu após mergulhar em pescaria entram no 6º dia; veja o que se sabe

Eletricista morre após levar choque enquanto trabalhava em galeria de lojas em Palmas

Confira os locais de vacinação

Região norte

Arno 12 (105 Norte) – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps AD III)

Arne 14 (110 Norte) – Escola Municipal Anne Frank

ALC-NO 14 (111 Norte) – Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ)

Arno 31 (303 Norte) – Centro de Atenção Especializada Francisca Romana Chaves (Policlínica Arno 31)

Arno 32 (305 Norte) – Escola Municipal Paulo Freire

Arno 33 (307 Norte) – Unidade de Saúde da Família (USF) José Luiz Otaviani

Arno 41 (403 Norte) – USF Arno 41

Arne 51 (404 Norte) – Escola Municipal Monsenhor Pedro Pereira Piagem

Arno 42 (405 Norte) – Escola Municipal Beatriz Rodrigues

Arno 42 (405 Norte) – USF Arno 42

Arne 53 (406 Norte) – USF Arne 53

Arno 43 (407 Norte) – Escola Municipal Paulo Leiva Macalão

Arno 44 (409 Norte) – Escola Municipal Mestre Pacífico Siqueira Campos

Arno 61 (503 Norte) – Escola Municipal Luiz Gonzaga

Arne 64 (508 Norte) – Escola de Tempo Integral (ETI) Daniel Batista

Arno 71 (603 Norte) – USF Arno 71

Arno 72 (605 Norte) – Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Conto de Fada

Setor Santo Amaro – Cmei Prof. Jucélia Garbeline

Lago Norte – Casa Dona Raimunda, Alameda 19, c/a 23, LT 02

Região central

Arse 13 (108 Sul) – USF Deise de Fátima Araújo de Paula

Arso 23 (207 Sul) – USF Prof. Isabel Auler

Arse 24 (210 Sul) – USF Loiane Morena Vieira

Arso 31 (303 Sul) – 1º Batalhão da Polícia Militar

Arso 41 (403 Sul) – USF Francisco Júnior

Arse 51 (504 Sul) – Associação dos Servidores Municipais (Assemp)

Arso 61 (603 Sul) – Escola Municipal Olga Benário

Arse 72 (706 Sul) – Escola Municipal Vinícius de Moraes

ASR-SE 75 (712 Sul) – USF ASR-SE 75

Arse 82 (806 Sul) – USF da Arse 82

Arse 92 (906 Sul) – Base da Polícia Militar (PM)

Arso 101 (1.003 Sul) – Igreja Católica Nossa Senhora de Lourdes

Arse 101 (1.004 Sul) – USF Albertino Santos

Arse 102 (1.006 Sul) – Escola Municipal Monteiro Lobato

Arso 111 (1.103 Sul) – USF Satilo Alves de Sousa

Arse 121 (1.204 Sul) – Escola Municipal Francisca Brandão

Arse 122 (1.206 Sul) – USF Valéria Pereira Martins

Arse 122 (1.206 Sul) – Escola Municipal Antônio Carlos Jobim

Arse 131 (1.304 Sul) – USF Héder de Oliveira Silva

Arso 131 (1.303 Sul) – Igreja Quadrangular

ACSU-SO 150 (1.501 Sul) – Hospital Veterinário do Ceulp/Ulbra

Região sul

Jardim Aureny I – Escola Municipal Aurélio Buarque de Holanda

Jardim Aureny II – Escola Municipal Thiago Barbosa

Jardim Aureny III – Escola Municipal Maria Júlia Amorim Soares Rodrigues

Jardim Aureny III – USF Liberdade

Jardim Aureny III – USF Laurides Lima Milhomem

Jardim Aureny IV – USF Alto Bonito

Jardim Aureny IV – USF Novo Horizonte

Lago Sul – USF José Lúcio de Carvalho

Jardim Taquari – Pastoral Santa Dulce dos Pobres

Jardim Taquari – USF Jardim Taquari

Jardim Taquari – Escola Municipal Lúcia Sales Pereira Ramos

Setor Universitário – Igreja Assembleia de Deus

Bertaville – ETI Anísio Spínola Teixeira

Jardim Santa Fé II – USF Santa Fé

Setor Sul – USF José Hermes Rodrigues Damaso

Bela Vista – USF Bela Vista

Bela Vista – Escola Municipal Sávia Fernandes

Jardim Vitória – Cmei Vitória Régia

Maria Rosa – Escola Municipal Maria Rosa Sales

Morada do Sol – USF Morada do Sol

Santa Fé IV – Cmei Sementinha do Saber

Recanto das Araras II – Cmei Recanto das Araras

Taquaralto – Escola Municipal Luiz Rodrigues Monteiro

Santa Bárbara – ETI Santa Bárbara

Distrito Taquaruçu – Praça Maracaípe

Distrito Taquaruçu – USF Walter Pereira Morato

Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2025/04/26/caes-e-gatos-a-partir-de-tres-meses-podem-ser-vacinados-contra-a-raiva-neste-sabado-26-veja-os-locais.ghtml

Você viu? Advogado alvo de operação, ator mineiro protagonista em musical sobre Djavan e iguarias mineiras dadas de presente ao papa Francisco

Resumo de notícias da semana de 19 a 25 de abril de 2025. Você viu g1 Centro-Oeste de MG de 19 a 25 de abril de 2025

g1

Olá! Confira o que foi destaque no g1 nesta semana.

Advogado de Divinópolis é alvo de mandado em operação nacional contra fraudes no INSS

PF realiza operação em todo o Brasil contra fraude no INSS

A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram, na última quarta-feira (23), uma operação nacional contra fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em Divinópolis, um dos alvos foi um advogado da cidade.

Na casa do profissional, foi cumprido um mandado que resultou na apreensão de uma caminhonete, um notebook e computadores. A PF não divulgou o nome do investigado, nem detalhes sobre o envolvimento dele no esquema.

A ação faz parte de uma investigação que se estende por 13 estados e o Distrito Federal, com o objetivo de combater fraudes em benefícios previdenciários.

🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG

Mineiro será protagonista em musical sobre Djavan

Raphael Elias

André Wanderley/Divulgação

O ator Raphael Elias, de 30 anos, natural de Divinópolis, está vivendo um dos momentos mais marcantes da carreira. Escolhido entre mais de 250 candidatos de todo o Brasil, ele foi escalado para interpretar Djavan em “Djavan, o Musical: Vidas pra Contar”, espetáculo que homenageia a vida e a obra de um dos maiores ícones da música brasileira.

O personagem é o primeiro grande protagonista em uma superprodução nacional da carreira de Raphael e carrega fortes simbolismos. Negro e natural do interior de Minas, o ator representa muitos que sonham em ocupar espaços de destaque, mas enfrentam barreiras estruturais para isso.

“Quando recebi a notícia foi uma mistura de sensações. Muita emoção, o peso da responsabilidade e também um carinho enorme, porque o Djavan é um artista que admiro profundamente. Sinto um tipo de espelhamento, sabe? Olhar para alguém tão sofisticado, tão genial, e conseguir me ver ali de alguma forma. Quando recebi a notícia, pensei: ‘Uau, que responsa!' Mas, ao mesmo tempo, senti um acolhimento amoroso, uma força que me empurrou pra dentro desse desafio com toda dedicação, empenho e disciplina".

Com estreia marcada para o dia 5 de junho, no Teatro Multiplan, no Rio de Janeiro, e com apresentações em São Paulo a partir de 9 de agosto, no Teatro Sabesp Frei Caneca, o espetáculo promete emocionar o público. A produção é assinada por Gustavo Nunes, com direção-geral de João Fonseca e texto de Patrícia Andrade e Rodrigo França.

Cachaça e queijo: relembre as iguarias mineiras que o papa Francisco ganhou de presente

Padre Patriky Samuel Batista entregando queijo da canastra ao Papa Francisco

Patriky Batista/ Arquivo pessoal

O papa Francisco morreu aos 88 anos na última segunda-feira (21). Ao longo de sua trajetória o pontífice recebeu muitos brasileiros e foi presenteado com iguarias do país, entre elas, cachaça e queijos de Minas Gerais.

A cachaça 'Vale da Canastra' dada ao papa foi produzida em Piumhi. O presente foi ideia de uma paulista que comprou a iguaria mineira pela internet em 2022. Na ocasião, Cristina Chaim esteve no Vaticano com um grupo de 180 jovens e conseguiu entregar a cachaça a Francisco.

O papa também já foi presenteado duas vezes com queijos produzidos em Minas Gerais. O primeiro, foi o Queijo Minas Artesanal Barão da Canastra, feito em São Roque de Minas. A iguaria foi entregue a Francisco em 2022, pelas mãos do padre Patriky Samuel Batista.

O outro queijo foi produzido pela família do Ivair e da Lúcia, também em São Roque de Minas. A iguaria foi deixado pelo amigo do casal, Jordane Macedo, com um embaixador brasileiro em Roma e ele encaminhou o presente ao papa, em 2023.

LEIA MAIS: Saiba como é produzido o queijo enviado de São Roque de Minas ao papa Francisco

📲 Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X

VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas

https://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2025/04/26/voce-viu-advogado-alvo-de-operacao-ator-mineiro-protagonista-em-musical-sobre-djavan-e-iguarias-mineiras-dadas-de-presente-ao-papa-francisco.ghtml

Ney Matogrosso diz que fazia 'dança esquisita' em Secos & Molhados: 'Agora é tudo mais elaborado'

"/> 'Nossa, que criatura esquisita', pondera o artista, ao olhar para o passado. Hoje, ele diz que apenas 'solta' o que já elaborou com o passar dos anos. Ney Matogrosso diz que era 'criatura esquisita'; Imagens: Otavio Brasiliense/NSC TV

Ney Matogrosso vai colocar seu "Bloco na Rua" neste sábado (26) em São José, na Grande Florianópolis. Ele se apresenta na Arena Opus, às 21h, mas antes disso confidenciou que atualmente acha suas primeiras encenações "esquisitas" em um bate papo com EdSoul (vídeo acima).

"No começo, com Secos e Molhados, eu olho as imagens e hoje acho: 'nossa, que criatura esquisita, que dança esquisita'. Agora não, agora é tudo mais elaborado. Eu tive este tempo, né?!", diz, ao responder de onde sai a inspiração que magnetiza seu público.

Ney Matogrosso bate papo com Edsoul em Florianpólis

Otavio Brasiliense/NSC TV

Aos 83 anos, com vitalidade e vontade, volta aos palcos com a turnê lançada ainda em 2019, mas que ficou parada no caminho por causa da pandemia da Covid-19. Neste sábado, promete 90 minutos de show e um repertório diverso.

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2025/04/26/ney-matogrosso-danca-esquisita-sc.ghtml

Mãe incentiva filho pequeno a ler para evitar telas e é ajudada por ele ao descobrir câncer

"/> O mês de abril conta com pelo menos três datas comemorativas aos livros e, agora, o Rio é Capital Mundial do Livro. Aguilana e o filho, hoje com 12 anos

Arquivo pessoal

Abril é um mês recheado para leitores: são pelo menos três datas comemorativas em alusão aos livros. Para celebrar o Dia Mundial do Livro, comemorado na última quarta (23), o g1 conta a história de uma mãe que, como muitas, queria que o filho passasse mais tempo lendo do que no celular. Acabou ganhando um aliado na luta contra o câncer.

O Rio de Janeiro se oficializou este mês como a Capital Mundial do Livro e segue o slogan “O Rio de Janeiro continua lendo” para promover seu calendário móvel de eventos e publicações - e até mesmo Bienal, que acontece em junho.

Aguiana Charnase, de 44 anos, é natural da Paraíba e veio para o RJ ainda criança. Ao longo da vida, ela teve pouco contato com livros e bibliotecas, mas desejava que o filho Julio Charnase da Silva Cezar tivesse uma relação diferente com a literatura.

Para ela, um dos principais motivos era afastá-lo das telas, mas acabou conseguindo muito mais. Quando Julio tinha 5 anos, ela encontrou uma unidade móvel do BiblioSesc perto da casa dela, em Piabetá, que fica em Magé.

Logo, a primeira ideia foi apresentá-lo ao local – e o menino ficou encantado. Foi assim que ela se recordou que desde os seis meses de nascido, o garoto já apresentava interesse por livrinhos de história.

“A biblioteca foi meu maior passo e a primeira que meu filho conheceu. O primeiro livro foi o pai dele que apresentou enquanto eu fazia comida, como uma forma de entreter ele. Ali já plantou uma sementinha”, relembra Aguiana.

“Ele hoje consegue largar o celular e ir ler um livro, sabe o que gosta de ler, é bom na escola e sinto que a leitura fez parte desse desenvolvimento dele”, afirma.

LEIA TAMBÉM:

Especialistas alertam sobre o uso excessivo de telas entre crianças e adolescentes

Excesso de telas em crianças pode causar sintomas que se confundem com autismo?

O filho de Aguilana aos 5 anos de idade

Arquivo pessoal

A paixão pela leitura cresceu e o menino, até hoje, é um ávido leitor. Mas a surpresa maior para Aguiana veio com a descoberta de um câncer.

Ela conta que começou o tratamento do câncer de mama três dias após perder o filho mais velho e, ainda muito enlutada, não tinha informações sobre a doença. Foi o garoto quem decidiu pesquisar para ajudar a mãe a entender pelo que ainda passaria.

“Não tive tempo de viver o luto e não tive tempo de analisar que estava com câncer. E acabou sendo um processo leve, porque eu não conhecia. Ele que fez toda a pesquisa e foi me explicando”, conta a mãe.

“Eu achei muito importante ele conviver e saber todos os detalhes. As crianças hoje são muito inteligentes. Ele, minha outra filha e meu marido foram meus pilares, foram muito fortes”, destaca ela.

O rapazinho, que só tinha 9 anos, não só pesquisou sobre a doença, mas também sobre o tratamento, a cirurgia e o pós cirúrgico, dando o apoio que a mãe precisava naquele momento frágil.

Hoje, com 12, o adolescente continua com o hábito da leitura e a mãe está em remissão do câncer de mama, fazendo o acompanhamento de 6 em 6 meses.

Veja o lançamento do Rio como Capital Mundial do Livro:

Marca da Rio Capital do Livro é lançada em cerimônia no Real Gabinete Português de Leitura

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2025/04/26/mae-incentiva-filho-pequeno-a-ler-para-evitar-telas-e-e-ajudada-por-ele-ao-descobrir-cancer.ghtml

Você viu? Dupla sertaneja anuncia separação após cantor ser investigado por fake news, cardeal mineiro pode ser novo papa e operação do Gaeco aprende carros de luxo e R$ 400 mil em dinheiro

Confira o que foi destaque no g1 Zona da Mata entre os dias 19 e 25 de abril de 2025. Você viu g1 Zona da Mata 26 de abril

g1

Olá! Confira o que foi destaque no g1 Zona da Mata nesta semana, com as notícias mais acessadas entre os dias 19 e 25 de abril.

Dupla sertaneja Renan e Christiano anuncia separação

A dupla sertaneja Renan e Christiano, de Juiz de Fora, anunciou na última semana a separação dos músicos. Segundo o texto, o cantor Renan seguirá sozinho com a agenda de shows, e Christiano se afastará dos palcos.

Dupla de Juiz de Fora, Renan e Christiano anunciaram fim da dupla

Reprodução/Redes Sociais

"O projeto Renan & Christiano entra em uma nova fase. Anunciamos uma mudança nesse caminho: Christiano se despede dos palcos e o Cantor Renan seguirá com a agenda de shows e novos projetos, dando continuidade ao trabalho com dedicação e comprometimento".

A decisão foi publicada após operação da Polícia Federal investigar Christiano ser alvo de dois mandados de busca e apreensão na quarta-feira (16) durante a operação 'Teatro Invisível 2' da Polícia Federal.

As investigações apuram uma rede de desinformação que atuava no estado do Rio de Janeiro durante períodos eleitorais.

Dom Raymundo Damasceno, mais velho cardeal brasileiro, pode ser eleito papa

Cardeal Raymundo Damasceno não vai poder eleger o novo papa no conclave, mas poderá ser eleito

Carlos Santos/g1

Dom Raymundo Damasceno embarcou na quinta-feira (24) para Roma, na Itália. Ele é um dos oito cardeais brasileiros que pode ser eleito papa no conclave.

Nascido em Capela Nova, no Campo das Vertentes, o Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Aparecida (SP) pode receber votos no conclave que vai escolher o novo papa, mas não pode votar — já que tem 88 anos e a idade máxima para a participação é de 80. Ele é o único brasileiro nesta situação.

"Não tenho condições pela idade. Normalmente, o papa precisa estar disposto física e mentalmente, com boa saúde, pois é uma missão exigente. Não é fácil".

Até a escolha do novo papa, Dom Raymundo participará do Colégio dos Cardeais no Vaticano, discutindo assuntos urgentes da Igreja.

Operação do Gaeco mira suspeitos de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

Mais de 90 mandados de busca e apreensão, prisão e de sequestro e indisponibilidade de bens foram cumpridos na quarta-feira (23) durante a Operação 'Sideways', deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com o apoio das polícias Militar, Civil e Penal.

Entre o material apreendido estão um Porsche, fuzil e mais de R$ 400 mil em espécie. Os alvos são suspeitos de integrar uma organização criminosa responsável por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

A operação ocorreu em Rio Pomba, Visconde do Rio Branco e Ubá, na Zona da Mata mineira, além das cidades paulistas, Cabreúva e Jundiaí, e na cidade do Rio de Janeiro.

Balanço: 16 veículos apreendidos; aparelhos eletrônicos; R$ 440 mil em espécie; armas de fogo e munições, inclusive fuzil; cocaína; relógios de luxo; imóveis sequestrados

Carros de luxo foram apreendidos durante a Operação Sideways

MPMG/Divulgação

Também teve isto 👀

Patrimônio de Minas Gerais é eleito o melhor do Brasil: conheça o Doce de Leite Viçosa, que terá festa anual e dia de celebração em MG

PRF apreende mais de 100 kg de pasta base de cocaína em carro na BR-040, em Juiz de Fora

Universitária morre após ser atropelada no Campus da UFV; motociclista era inabilitado e fugiu

📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2025/04/26/voce-viu-dupla-sertaneja-anuncia-separacao-apos-cantor-ser-investigado-por-fake-news-cardeal-mineiro-pode-ser-novo-papa-e-operacao-do-gaeco-aprende-carros-de-luxo-e-r-400-mil-em-dinheiro.ghtml

Amigos do LOU: conheça iniciativa do Ceará que usa olfato para ensinar as cores a pessoas com deficiência visual

O projeto foi idealizado por Josafá Rebouças, e ganhou o Prêmio LED, da Fundação Roberto Marinho e da TV Globo. Cearense cria projeto para ensinar cores pelo olfato a pessoas com deficiência visual.

Os cheiros marcam a memória humana de diversas formas: uma comida favorita, o perfume de alguém inesquecível e até a passagem da chuva por algum local. Mas um cearense achou um jeito de colorir o mundo através dos aromas. O químico Josafá Rodrigues criou uma iniciativa que ensina as cores para pessoas com deficiência visual através de associações pelo olfato.

O projeto chamado “Amigos do Lou”, que surgiu em 2023, inclusive, venceu o Prêmio LED — iniciativa da Fundação Roberto Marinho e da TV Globo. O anúncio da vitória aconteceu, nesta sexta-feira (25), durante o programa Encontro com Patrícia Poeta. O cearense Josafá Rodrigues concorreu em uma votação popular com outros dois finalistas.

“Todos que entraram nessa jornada são vencedores, mas só um leva o troféu no voto popular. E nós ficamos muito felizes porque a gente faz a verdadeira inclusão através dos aromas”, agradeceu Josafá.

A metodologia surgiu com uma simples questão. “Como ensinar cores para pessoas com deficiência visual?”, questionou Josafá, que é doutorando em propriedade intelectual e inovação na Academia do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Ele trabalha, há 35 anos, com a produção de tintas.

Josafá recebeu um convite do professor Luís Sérgio Santos, do curso de jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), para falar sobre inovação no design. Na turma, havia um aluno com deficiência visual. Por isso, o questionamento surgiu na cabeça do pesquisador.

Ele disse que, em uma conversa informal com a própria esposa, ela deu uma dica inicial que ele poderia adicionar cheiro nas tintas. Assim, desenvolveu a metodologia em parceria com o professor Luís Sérgio.

Metodologia criada no Ceará venceu o Prêmio LED.

Reprodução

“Depois dessa metodologia, eu tive a ideia de criar uma iniciativa para submeter para o Prêmio LED. Eu criei todos os ativos intelectuais, marcas, patentes, desenhos industriais e um personagem chamado Lou”, explicou Josafá.

Josafá ministra workshops ensinando a associar os aromas às cores. O vermelho é morango, o verde é hortelã, o amarelo é maracujá, etc. “E aí, eu pensei ‘eu vou agora criar os Amigos do Lou para levar as cores da inclusão para todos, não só para deficientes visuais”, disse o idealizador. Ele percebeu, durante a propagação da iniciativa, que outros públicos — como as pessoas com Transtorno do Espectro Autista — também poderiam ser beneficiadas.

Dr. Cor pelo mundo

Josafá criou o personagem "Dr. Cor" para ministrar workshops com a metodologia.

Reprodução

Para simbolizar o projeto, Josafá criou também um personagem que é uma mistura de super-herói e cientista: o Dr. Cor. “Eu criei o kit do aluno, o kit do professor, o kit da alfabetização. Nós criamos vários produtos para auxiliar nessa educação de cores através dos aromas”, explicou.

Os workshops do Dr. Cor já voaram ao redor do mundo: percorreu cidades do Ceará, foi até o Rio de Janeiro e depois atravessou o oceano até os Estados Unidos.

“Eu brinco que a nossa metodologia é de Nova Russas [no Ceará] a Nova York”, disse Josafá.

O idealizador disse que teve também a oportunidade de apresentar a metodologia a um pesquisador que coordena um centro de pesquisa sobre o olfato na Universidade da Pensilvânia, no estado americano da Filadélfia.

“Quando eu cheguei lá, ele perguntou ‘O que é que o senhor tenta me mostrar? Eu falei: ‘Dr. Richard, vou fazer o contrário. Eu vou lhe cegar de forma poética, eu vou tirar a sua visão e o senhor vai enxergar as cores pelos aromas”, declarou Josafá.

Ele disse também que vem fazendo contatos com pessoas de outros países para levar a metodologia o mais longe possível. A meta é “os quatro cantos do mundo”, mas um sonho se destaca: o Museu do Louvre, em Paris.

“Pintar telas com os cegos e expor no Museu do Louvre. Por que o cego não pode ser um artista e fazer uma exposição no museu referência mundial? Esse é o meu desejo, é o meu sonho, e espero realizá-lo”, reforçou.

Metodologia criada no Ceará ensina cores através do olfato a pessoas com deficiência visual.

Reprodução

Assista aos vídeos mais vistos do Ceará

https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2025/04/26/amigos-do-lou-conheca-iniciativa-do-ceara-que-usa-olfato-para-ensinar-as-cores-a-pessoas-com-deficiencia-visual.ghtml

Cheia avança e atinge mais de 118 mil pessoas no Amazonas; dez municípios estão em estado de emergência

"/> De acordo com Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais, as nove calhas de rios no Amazonas ainda seguem em processo de cheia até o mês de junho. Cidades estão em emergência por causa da cheia dos rios no Amazonas

A cheia que atinge o Amazonas avança e já atinge 118.474 pessoas, segundo o mais recente boletim da Defesa Civil do estado, divulgado na quinta-feira (24). De acordo com Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais do órgão, as nove calhas de rios no Amazonas ainda seguem em processo de cheia até o mês de junho.

📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp

O número de pessoas afetadas corresponde ao total de 29.620 mil famílias. Apesar do impacto, o secretário adjunto da Defesa Civil, coronel Clóvis Araújo, afirmou que o estado terá "uma cheia leve a moderada este ano".

Conforme dados disponibilizados pela Defesa Civil do Amazonas, na sexta-feira (25), 10 municípios estão em situação de emergência devido a cheia no Amazonas:

Humaitá - Rio Madeira - 23,67 metros

Apuí - Rio Madeira - não divulgado

Manicoré - Rio Madeira - 27,37 metros

Boca do Acre - Rio Purus - 13,80 metros

Guajará - Rio Juruá - 9,70 metros

Ipixuna - Rio Juruá - 12,63 metros

Novo Aripuanã - Rio Madeira - não divulgado

Benjamin Constant - Rio Solimões - não divulgado

Borba - Rio Madeira - 21,50 metros

Tonantins - Rio Amazonas - 15,86 metros

A Defesa Civil informou que outros 36 municípios estão em estado de atenção, 16 em estado de alerta e nenhum em estado de normalidade.

🌧️ Segundo o meteorologista e pesquisador, Leonardo Vergasta, dois fatores contribuíram para o aumento no volume dos rios em relação a 2024: o Inverno Amazônico, que causa chuvas acima da média na Região Norte e deve seguir até o fim de maio, e o fenômeno La Ninã, que chegou ao fim em abril e resfriou as águas do Oceano Pacífico, provocando fortes pancadas de chuva no Norte do país.

"A gente teve aí no início de 2025 a atuação do efeito La Niña, que é o resfriamento das águas do pacífico equatorial, então a gente tem um aumento das intensidades de chuva na região, e coincidiu com nosso período chuvoso, então a partir de fevereiro toda a bacia amazônica teve chuvas acima da normalidade", explicou o pesquisador.

AM tem municípios em emergência devido à cheia, mas inundação deve ficar dentro da média, aponta Serviço Geológico do Brasil

Inverno Amazônico: região Norte sai de seca histórica para enchentes em menos de 6 meses

Cinco rios do AM têm nível acima do registrado no mesmo período de 2024, e cidades decretam emergência

Inverno Amazônico transforma cenário em estados da região Norte

Nível dos principais rios do Amazonas

Na sexta-feira, o Rio Negro marcou 27,39 metros, de acordo com a medição do Porto de Manaus, que monitora os níveis das águas desde 1902. O Serviço Geológico do Brasil (SGB) prevê que a cheia na capital do Amazonas atinja 28,68 metros - um nível entre a cota de inundação (27,5 metros) e a cota de inundação severa (29 metros).

🔴 Cota máxima registrada (2021): 30,02m

🟠 Cota de inundação severa: 29,00m

🟡 Cota de inundação: 27,50m

⚪ Cota de alerta: 27,00m

Devido ao avanço do nível do rio, a prefeitura de Manaus iniciou a construção de pontes nas áreas alagadas da cidade, O primeiro bairro a receber as pontes foi o São Jorge, na Zona Oeste da capital, com mais de 300 metros de estruturas construídas. A prefeitura informou que monitora a situação para verificar se mais bairros terão a necessidade de outras pontes.

Para o Rio Amazonas, em Itacoatiara, o SGB prevê que o nível do rio atinja 14,32 metros até o final do período chuvoso (novembro a março), ficando abaixo da cota histórica de 14,98 metros. Na sexta-feira, o rio estava com 13,61 metros.

🔴 Cota máxima registrada (2021): 15,20m

🟠 Cota de inundação severa: 14,00m

🟡 Cota de inundação: 14,50m

⚪ Cota de alerta: 13,50m

Já no Rio Solimões, em Manacapuru, a previsão é que o nível chegue a 19,47 metros, sem superar a cota histórica de 20,28 metros. Em Manacapuru, o Solimões registrou 18,02 metros nesta sexta-feira.

🔴 Cota máxima registrada (2021): 20,86m

🟠 Cota de inundação severa: 19,60m

🟡 Cota de inundação: 18,20m

⚪ Cota de alerta: 17,70m

O Rio Purus, em Boca do Acre, tem a cota histórica histórica de 21,04 metros. No município, o rio registrou 13,80 metros nesta sexta-feira (24).

🔴 Cota máxima registrada (2021): 20,08m

🟡 Cota de inundação: 19,80m

⚪ Cota de alerta: 18,50m

A cheia do Rio Madeira afeta ao menos dez cidades do Amazonas. O município de Humaitá é um dos mais impactados pelo alto nível do rio, e nesta sexta-feira atingiu a cota de 23,67 metros, e se aproxima da cota histórica de 25,63 metros.

🔴 Cota máxima registrada (2014): 25,63m

⚪ Cota de alerta: 15,00m

Na zona rural de Humaitá, a cheia está devastando plantações e afetando a rotina escolar. De acordo com a Defesa Civil, cerca de 16 mil pessoas já foram afetadas pela cheia do rio.

“A gente plantou mil pés de bananas e deu perda total (com a cheia do rio). A banana que dá para colher não chega nem a R$ 200, deu perda total”, relatou o agricultor Júlio Cézar Góes.

Cheia em 2025 já afeta Humaitá, no interior do Amazonas

Rede Amazônica

Outra área afetada é a da educação. Segundo a Prefeitura de Humaitá, 20 escolas tiveram as aulas suspensas e cerca de 800 alunos estão sem aulas presenciais. Uma das formas encontradas para minimizar o impacto ano letivo é de os professores levarem o conteúdo até a casa dos estudante

“Nosso método é o professor levar o material e orientações até a comunidade e até cada aluno”, explicou Arnaldina Chagas, secretaria de educação do município.

Medidas

Como parte das ações de apoio à população afetada pela cheia, o Governo do Amazonas enviou para Humaitá, Manicoré e Apuí, entre os dias 21 e 23 de abril, cerca de 160 toneladas de alimentos, 300 mil litros de água, mais de 18 mil copos de água potável e seis kits de purificadores de água do projeto Água Boa, destinados à comunidades sem acesso à rede de abastecimento.

Na quinta-feira (25), foram enviados medicamentos e produtos destinados a saúde (PPS) para Apuí, Boca do Acre, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Manicoré e Novo Aripuanã.

Rio Madeira enfrenta período de cheia no AM

https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2025/04/26/cheia-avanca-e-atinge-mais-de-118-mil-pessoas-no-amazonas-dez-municipios-estao-em-estado-de-emergencia.ghtml

Altura do Senna Tower, que promete ser o maior arranha-céu residencial do mundo, será revelada em evento

Na ocasião, serão apresentados detalhes, imagens e valores. Com mais de 500 metros de altura, edifício vai contar com 204 apartamentos, 18 mansões e elevadores ultrarrápidos. Conheça o Senna Tower, que promete ser maior prédio residencial do Brasil

A data do evento de lançamento do Senna Tower, que, após ser construído, será o maior arranha-céu residencial do mundo, foi marcada. Em 10 de maio, a construtora vai apresentar mais detalhes, imagens e valores do prédio, que será erguido em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina.

✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp

O Senna Tower terá mais de 500 metros e 157 pavimentos. A altura total será confirmada no evento. O prédio será erguido na orla de Balneário Camboriú sobre um maciço rochoso classificado como um dos mais rígidos existentes, segundo a FG Empreendimentos, responsável pela construção do edifício.

Com o nome do piloto e ícone do automobilismo brasileiro, o Senna Tower terá um sistema pioneiro na América Latina para mitigar os efeitos do vento e de outros fatores externos. O investimento na construção previsto é de R$ 3 bilhões.

O conceito da edificação é assinado pela sobrinha do piloto Ayrton Senna, Lalalli Senna.

Balneário Camboriú tem o metro quadrado mais caro do Brasil, de acordo com índice Fipe Zap e concentra sete dos 10 maiores prédios do país.

Senna Tower será maior prédio residencial do mundo e será construído em Balneário Camboriú

FG Empreendimentos/Divulgação

O que vai ter no Senna Tower?

Além das áreas residenciais e privativas, o prédio terá áreas de entretenimento, lazer, gastronomia abertas ao público e espaço imersivo sobre Ayrton Senna, além de "mansões suspensas" (entenda abaixo). Prazos de início das obras e entrega do empreendimento não foram divulgados.

Confira alguns números anunciados pela FG Empreendimentos, empresa responsável pela obra:

A construção terá 228 unidades, sendo:

18 "mansões suspensas" que podem chegar a 563 m²

204 apartamentos de até 400 m²

4 coberturas duplex de 600 m²

2 mega coberturas triplex de 903 m²

8 elevadores de ultravelocidade

6 pavimentos de lazer privados

A título de comparação, o tamanho médio de uma casa própria financiada pelos brasileiros é de 66 m², de acordo com estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Ainda na estrutura, a construtora anunciou seis pavimentos de lazer totalizando mais de 6 mil m², pouco mais da metade de um campo de futebol.

Ao g1, a arquiteta da FG Camila Brandalise já havia explicado o conceito de "mansão suspensa". Ela afirma que esse tipo de imóvel fica no alto dos arranha-céus, mas tem características arquitetônicas que reproduzem as vantagens de estar em uma casa.

"Além do espaço interno, elas têm grandes terraços ao seu redor ou em grande parte do seu redor, que dão essa configuração de casa", afirma.

LEIA TAMBÉM:

Por que Balneário Camboriú é conhecida como 'Dubai brasileira'?

Veja cronologia da construção de prédios mais baixos a arranha-céus em Balneário Camboriú

Verticalização em Balneário Camboriú

Balneário Camboriú é a segunda cidade do país com a maior proporção de habitantes morando em apartamentos, com 57,22% da população, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao mesmo tempo, é a segunda menor cidade em extensão territorial de Santa Catarina, mesmo sendo a 12ª em população absoluta.

A procura por apartamentos para temporada também movimenta o setor imobiliário na cidade. Dados do Censo 2022 mostram que apartamentos são 94,3% dos domicílios de uso ocasional na cidade — que são aqueles que não são utilizados para moradia fixa ou reservados para férias e fins de semana. O percentual é o maior do país.

✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2025/04/26/altura-senna-tower-promete-ser-maior-arranha-ceu-residencial-mundo.ghtml

Encontro de gerações da família Tristão, Érica Salazar na batalha de MCs e no samba: veja como foi o Integração no Bairro no Bandeirantes, em Juiz de Fora

"/> Principal jornal da TV Integração foi ancorado na Praça Arthur Bernardes nesta sexta-feira (25). Durante mais de uma hora, os moradores foram destaque na programação e puderam acompanhar toda a transmissão. Integração no Bairro foi apresentado da Praça Arthur Bernardes, no Bandeirantes, em Juiz de Fora

TV Integração

A Praça Arthur Bernardes, no Bairro Bandeirantes, em Juiz de Fora, foi o ponto de transmissão ao vivo do MG1 da TV Integração nesta sexta-feira (25).

🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região

A ancoragem do principal jornal da afiliada Globo aproximou o jornalismo dos moradores do bairro, um dos maiores da Zona Nordeste da cidade, casa de aproximadamente 13 mil pessoas.

Durante o telejornal, houve um encontro ao vivo de Rafael, Maria Lúcia, Maria Luiza, Vera, Regina e Aurora, integrantes da tradicional família Tristão, uma das fundadoras do bairro.

Aurora, que mora na rua que leva o nome da avó – Aurora Tristão, comentou sobre essa curiosidade. “É a melhor coisa que tem. Ainda mais sabendo que sou a única neta que tem o nome da minha vó”, disse ela que se recordou do período em que a região tinha pouquíssimas casas.

Batalha de slam e samba no pé

É na Praça Arthur Bernardes também o ponto de encontro de MCs para uma das tradicionais batalhas de hip hop da cidade e de toda região.

Na vibe artística, a apresentadora Érica Salazar entrou no clima e rimou junto com os convidados, animando os telespectadores e as crianças que acompanhavam o jornal de pertinho. Assista abaixo.

Maior Batalha de MCs da Zona da Mata acontece na Praça do Bandeirantes

Ainda em clima cultural, o bloco carnavalesco “Irmãos Metralha” foi responsável por encerrar a transmissão. Adriano Viana, diretor da agremiação, falou da forte relação dos sambistas com o bairro.

“Muitos integrantes da diretoria moram no Bandeirantes. A gente reuniu, resolveu vir para cá e fazer a sede aqui que, atualmente, é no meu bar”.

Próximas transmissões

O projeto Integração no Bairro seguirá com transmissões do MG1 ao vivo em locais diferentes de Juiz de Fora até o dia 13 de junho.

O próximo será no Calçadão da Rua Halfeld, no dia 9 de maio. Os demais serão:

16/05: Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora

23/05: Praça de Benfica

30/05: Praça de Grama

06/06: Moinho Zona Norte

13/06: Praça do Santa Luzia

A repórter e produtora Letícia Damasceno com as crianças no Bairro Bandeirantes, em Juiz de Fora

TV Integração

RELEMBRE:

Banca de jornal quase centenária, trenzinho da pipoca com queijinho e muitos encontros: veja como foi o Integração no Bairro, do Parque Halfeld, em Juiz de Fora

Integração no Bairro: ao vivo do Manoel Honório, MG1 contou história do bairro, ouviu moradores e comerciantes

Batalha de MCs, roda de capoeira e muita cultura ao vivo no MG1: Veja como foi o Integração no Bairro, no Santo Antônio, em Juiz de Fora

ASSISTA AO MG1 DESTA SEXTA-FEIRA, COM TODOS OS DETALHES DO INTEGRAÇÃO NO BAIRRO

MG1 - Edição de sexta-feira, 25/04/2025

📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

.

https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2025/04/26/encontro-de-geracoes-da-familia-tristao-erica-salazar-na-batalha-de-mcs-e-no-samba-veja-como-foi-o-integracao-no-bairro-no-bandeirantes-em-juiz-de-fora.ghtml

Você viu? Pai preso por espancar filho por 7 horas, academia condenada a pagar R$ 17 mil para aluno e ônibus com 59 multas apreendido

Resumo de notícias da semana de 19 a 25 de abril de 2025. Pai preso por tortura, academia condenada a indenizar aluno e ônibus apreendido por 59 multas

Arte g1

Olá!

Confira o que foi destaque no g1 nesta semana.

🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região

Preso por espancar filho por 7 horas

Um homem de 34 anos foi preso por espancar e torturar o filho de 9 anos em João Pinheiro. A denúncia foi feita pela mãe da criança que notou os ferimentos pelo corpo da vítima.

O menino contou à Polícia Militar (PM) que foi agredido por horas pelo pai, com socos, tapas, chineladas e até enforcamento. Segundo a PM, a sessão de agressões durou cerca de sete horas.

Após tomar conhecimento do que havia ocorrido, a mãe levou o filho para ser atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A PM foi acionada e conseguiu localizar o suspeito escondido no quintal da casa onde morava. O homem negou as acusações e disse ter apenas "corrigido" a criança.

O homem tem passagens pelos crimes de roubo e tráfico de drogas. O Conselho Tutelar foi acionado e está acompanhando o caso.

Pai é preso por torturar e espancar criança em João Pinheiro

Academia condenada a indenizar aluno em R$ 17 mil

A academia Smart Fit foi condenada a indenizar um aluno após a motocicleta ter sido furtada no estacionamento de uma das unidades, em Uberlândia, durante o treino. A decisão é do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e não cabe mais recurso.

A vítima estacionou o veículo por volta das 16h30 e entrou na academia. Cerca de duas horas depois, ao retornar, constatou que a moto havia sido levada.

Os desembargadores da 15ª Câmara Cível do TJMG, em Belo Horizonte, mantiveram a sentença do juiz de Uberlândia, condenando a academia a pagar mais de R$ 17 mil ao cliente — sendo R$ 8 mil por danos morais e R$ 9.530 por danos materiais.

Ao processar a academia, o homem alegou que a empresa não o ajudou a resolver o problema, nem liberou as imagens das câmeras de monitoramento. O estabelecimento se defendeu no processo dizendo que o proprietário do estacionamento era o supermercado que fica ao lado e, por isso, não teria responsabilidade.

A Justiça também determinou que a empresa reembolse o aluno em R$ 66,82, corrigidos monetariamente, referente a gastos com corridas por aplicativo, já que ele utilizava a motocicleta para deslocar para o trabalho.

Em nota ao g1, a Smart Fit respondeu que "a questão foi solucionada conforme decisão da Justiça.”

Ônibus de transporte clandestino com 59 multas

Um ônibus clandestino foi apreendido na MG-190, próximo ao município de Monte Carmelo. O veículo com placas de Lorena (SP) era conduzido por um homem de 48 anos e levava 51 passageiros, um a mais do que era permitido.

Uma série de irregularidades foram encontradas durante a fiscalização. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), o motorista não possuía autorização para realizar transporte remunerado interestadual de passageiros.

O ônibus estava com o para-brisa do lado direito trincado em várias partes, o cronotacógrafo - equipamento que registra velocidade, tempo de direção e distância percorrida do ônibus - exibia horários incompatíveis com a realidade. O veículo acumulava 59 multas e o licenciamento estava vencido desde 2023.

O veículo foi apreendido e removido ao pátio credenciado do Detran-MG. Os passageiros foram encaminhados ao Terminal Rodoviário de Monte Carmelo, onde aguardaram a chegada de outro ônibus.

Como o crime é considerado de menor potencial ofensivo, o motorista foi liberado após assinar um Termo de Compromisso para comparecimento à Justiça.

📲 Siga as redes sociais do g1 Triângulo: Instagram, Facebook e X

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2025/04/26/voce-viu-pai-preso-por-espancar-filho-por-7-horas-academia-condenada-a-pagar-r-17-mil-para-aluno-e-onibus-com-59-multas-apreendido.ghtml

Rio Capital Mundial do Livro: relembre 10 obras que usaram cidade como cenário

Inspirados pela realidade, autores retratam transformações sociais e refletem sobre mudanças no espaço urbano. Cidade recebe título da Unesco nesta quarta-feira (23) Na última quarta-feira (23), o Rio de Janeiro se tornou, oficialmente, a Capital Mundial do Livro, título concedido pela Unesco. A cidade é a primeira de língua portuguesa a receber o reconhecimento. Ao longo de séculos, a capital fluminense teve a história contada e vários lugares celebrados nas páginas de poetas e escritores.

“O Rio de Janeiro é uma cidade que tem mais de 450 anos, uma cidade com importância econômica e política muito forte. E tem um elemento cultural muito forte e diversificado. Isso se reflete na arquitetura, nas ruas e nessas diferentes temporalidades que marcam a paisagem do Rio de Janeiro”, afirma Mario Brum, professor do Departamento de História da UERJ.

O título da Unesco destaca a importância da leitura e da produção escrita para a construção de uma memória coletiva e para revelar realidades da cidade e do Brasil que, através dos livros, passam a ser vistas por todo o público.

O Centro e seus bairros ao redor, alguns dos primeiros lugares de ocupação da cidade, estão presentes em diversas obras.

“A expansão urbana do Rio de Janeiro se caracteriza pela junção de núcleos. Núcleos que, antes, eram separados. Por isso muita gente fala, até hoje, ‘vou na cidade’. A cidade era compreendida como o Centro do Rio. Então você tem esses núcleos urbanos expandidos no que, hoje, é o município do Rio de Janeiro, e eles vão se juntando. E cada um tem suas particularidades”, destacou Brum.

Marca da Rio Capital do Livro é lançada em cerimônia no Real Gabinete Português de Leitura

Os livros, no caso, podem até transformar a realidade. Este é o caso da Ilha de Paquetá e o romance “A Moreninha”. A ilha não é nominalmente citada, com todas as letras, mas a descrição deixa claro onde é o lugar onde os personagens Augusto e Carolina vivem seu amor.

Conservada em muitos aspectos como no período do século XIX retratado pelo livro, a ilha segue com parte do aspecto bucólico e recebe fluxo de turistas atraídos pela obra de Joaquim Manoel de Macedo e todas as suas versões no teatro, cinema e televisão. Conceição Campos, escritora e criadora do projeto “Leitura Galopante”, que vive em Paquetá desde 2008, destaca que o clima permanece o mesmo.

“O romance dá uma cara de romantismo para ilha que dura até hoje. Como é um território protegido pela lei de proteção ambiental e cultural, que não pode ter veículos a motor, fora os de serviço, não pode ter asfalto. Permanece como uma cidade do interior. As pessoas vêm para cá em busca do ambiente”, explicou Conceição.

Logomarca da Rio Capital Mundial do Livro 2025

Cristina Boeckel/g1

A observação dos escritores sobre o ambiente, aliás, mesmo por meio da ficção, revelam realidades, denunciam condições de vida precária e relatam fenômenos sociais.

O g1 traz uma lista de 10 lugares do Rio de Janeiro que serviram de cenário para obras conhecidas da literatura brasileira. Eles revelam diferentes espaços ao longo da história, percorrendo toda a zona urbana. Mas como os títulos que envolvem, citam e usam o Rio de Janeiro como cenário são abundantes, os livros a seguir são apenas um exemplo de que cada um pode elaborar a sua própria lista.

Ilha de Paquetá – “A Moreninha”, Joaquim Manoel de Macedo

Pescadores na Ilha de Paquetá

Rafael Catarcione/Riotur

“E eu afirmo que segunda-feira voltarás da ilha de... loucamente apaixonado de alguma de minhas primas”.

Não é exagero falar que a Ilha de Paquetá inspirou, mas também foi moldada pela publicação de “A Moreninha”, romance de Joaquim Manuel de Macedo, em 1844, um marco do Romantismo no Brasil.

A ilha serve como pano de fundo para a história do estudante de medicina Augusto, que se apaixona por Carolina durante uma visita à ilha, mas vive um dilema por causa de uma promessa feita a uma jovem que conheceu na infância.

Botafogo – “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo

Imagem do bairro de Botafogo na década de 1880.

Marc Ferrez /Acervo Instituto Moreira Salles

“O grande projeto que ultimamente o trazia preocupado — a criação de uma estalagem em ponto enorme, uma estalagem monstro, sem exemplo, destinada a matar toda aquela miuçalha de cortiços que alastravam por Botafogo”.

O romance de Aluísio Azevedo, publicado em 1890, mostra as relações entre os habitantes de um cortiço no bairro de Botafogo ao mesmo tempo em que denunciava as péssimas condições de vida de trabalhadores que viviam em moradias improvisadas.

O cortiço pertence ao português João Romão, que almeja subir de vida. A história conta ainda com a saga de outros personagens, como Bertoleza, uma mulher escravizada que vive com o dono do lugar e o ajuda a enriquecer.

São Cristóvão – “Triste fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto

“Vinham andando em demanda à estação de São Cristóvão. Atravessaram o velho parque imperial transversalmente, desde o portão da Cancela até a linha da estrada de ferro. Era de manhã, e o dia estava límpido e fresco”.

O livro conta a história de Policarpo Quaresma, um nacionalista ferrenho que crê no Brasil de forma idealizada e se choca com a realidade ao tentar implementar suas ideias.

A história tem como um dos cenários o bairro de São Cristóvão, lar da família imperial no século XIX, que já tinha aspecto mais operário no começo do século XX.

Centro – “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector

“Rua do Acre para morar, Rua do Lavradio para trabalhar, Cais do Porto para ir espiar no domingo, um ou outro prolongado apito de navio cargueiro que não se sabe por que dava aperto no coração, um ou outro delicioso embora um pouco doloroso cantar de galo”.

O Centro, ponto inicial da formação do Rio de Janeiro, é cenário para uma infinidade de obras ao longo dos séculos. As ruas são palco não apenas de grandes sagas, mas até de relatos sobre a invisibilidade social, como no caso de Macabéa em “A Hora da Estrela”, que mantém a inocência em meio a um mundo que, de certa forma, a engole.

O livro de Clarice Lispector foi publicado em 1977 e fala sobre ingenuidade, pobreza e solidão com a linguagem única da escritora.

Centro – “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis

Rua do Ouvidor, no Centro do Rio, em 1890

Coleção Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles

"No dia seguinte, estando na Rua do Ouvidor, à porta da tipografia do Plancher, vi assomar, a distância, uma mulher esplêndida. Era ela; só a reconheci a poucos passos, tão outra estava, a tal ponto a natureza e a arte lhe haviam dado o último apuro. Cortejamo-nos; ela seguiu; entrou com o marido na carruagem, que os esperava um pouco acima; fiquei atônito”

Assim como em “A Hora da Estrela”, boa parte da história acontece no Centro, ponto principal da ocupação da cidade. Porém, no caso do livro publicado em 1881, o autor-defunto desfila em um dos endereços mais imponentes de seu tempo: a Rua do Ouvidor. A via era um dos endereços mais requintados da então capital do país.

O lugar reunia jornais, cafés e lojas e tinha importância até na articulação política do Império e da República Velha, pelas personalidades que circulavam por lá. A rua existe com o mesmo nome até hoje.

Rio Comprido – “O Ateneu”, de Raul Pompeia

“Por ocasião da festa da ginástica, voltei ao colégio. O Ateneu estava situado no Rio Comprido, extremo ao chegar aos morros”.

O livro, publicado em 1888, fala sobre educação, família e repressão sexual no fim do século XIX. Sérgio é levado para o pai para estudar no tradicional Colégio Ateneu, no Rio Comprido,

O livro destaca a transformação do menino, que perde a inocência ao longo do tempo, as relações de poder entre os alunos, e a hipocrisia dos adultos, como no caso de Aristarco, o diretor da escola.

Bangu – “Meu Pé de Laranja Lima”, de José Mauro de Vasconcelos

“As giletes cortavam as linhas e lá vinha um papagaio rodopiando no espaço embaraçando a linha do cabresto com a cauda sem equilíbrio; era lindo tudo aquilo. O mundo se tornava só das crianças da rua. De todas as ruas de Bangu.”

Bangu, na Zona Oeste do Rio, é o cenário da vida de Zezé, menino levado e inteligente que faz amizade com uma árvore - o pé de laranja lima do título - que apelida de Minguinho.

Não é demais afirmar que o personagem também conta com lembranças do autor. O bairro da Zona Oeste do Rio também é o lugar de origem de José Mauro de Vasconcelos, que ainda criança foi morar com os tios no Rio Grande do Norte.

Glória e Cidade Nova – “A Alma Encantadora das Ruas”, de João do Rio

Grupo de pierrôs, em foto publicada pelo jornal 'Careta', em 1919

Acervo da Fundação Biblioteca Nacional – Brasil

“Mas o Carnaval teria desaparecido, seria hoje menos que a festa da Glória ou o “bumba-meu-boi” se não fosse o entusiasmo dos grupos da Gamboa, do Saco, da Saúde, de S. Diogo, da Cidade Nova, esse entusiasmo ardente, que meses antes dos três dias vem queimando como pequenas fogueiras crepitantes para acabar no formidável e total incêndio que envolve e estorce a cidade inteira”.

O livro conta com uma série de crônicas que unem jornalismo e literatura e mostram como era a vida no Rio de Janeiro na virada do século XIX para o século XX. Neste caso, a Glória e Cidade Nova são citadas, mas é difícil definir apenas um espaço percorrido pela prosa de João do Rio, pseudônimo de Paulo Barreto.

Circulando por todas as camadas da sociedade carioca, ele aborda religiões, costumes, as diversas formas de preconceitos existentes e a transformação da cidade do Rio de Janeiro no começo do século XX. O autor também registrou o carnaval nas ruas da cidade.

Catete – “Agosto”, de Rubem Fonseca

Fachada do Museu da República, no Palácio do Catete

Alexandre Macieira / Riotur

“O homem conhecido pelos seus inimigos como Anjo Negro entrou no pequeno elevador, que ocupou por inteiro com seu corpo volumoso, e saltou no terceiro pavimento do Palácio do Catete”.

O romance de Rubem Fonseca que retrata a história do comissário Alberto Mattos na investigação de um crime. O livro conta com personagens fictícios e reais, que se envolvem com ele durante o inquérito, que acontece durante os últimos dias do governo de Getúlio Vargas em 1954.

Como retrata a corrupção e luta pelo poder no centro da República, tem como um dos principais cenários o bairro do Catete, na Zona Sul da cidade. O livro foi transformado em minissérie pela TV Globo.

Cidade de Deus – “Cidade de Deus”, de Paulo Lins

“A distribuição aleatória da população entre Cidade de Deus, Vila Kennedy e Santa Aliança, os dois outros conjuntos criados na Zona Oeste para atender aos flagelados das enchentes, acabou mutilando famílias e antigos laços de amizade".

O livro de Paulo Lins, publicado em 1997 e transformado em um dos filmes mais conhecidos do cinema brasileiro, mostra as transformações sociais da área em meio ao crescimento desordenado e a violência.

Baseado em fatos reais, mostra a dinâmica das comunidades cariocas por meio de seus personagens e sua complexidade.

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2025/04/26/rio-capital-mundial-do-livro-relembre-10-obras-que-usaram-cidade-como-cenario.ghtml

Enraizada na Europa, Igreja Católica vê aumento no número de fiéis na África e Ásia

Após o papa Francisco ampliar a diversidade de cardeais, este conclave pode ser o mais internacional da história. Enraizada na Europa, Igreja Católica vê aumento no número de fiés na África e Ásia

Após a renúncia de Bento XVI, o papa Francisco liderou a Igreja Católica por 12 anos. Nascido na Argentina e eleito em 2013, ele foi o primeiro papa do hemisfério sul e o único pontífice não europeu em quase 1.300 anos.

AO VIVO: Acompanhe a despedida ao papa

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp

A eleição de Francisco refletiu uma mudança geográfica mais ampla na Igreja. Embora o Vaticano tenha sido o lar espiritual e administrativo do catolicismo desde a Reforma no século 16, o centro de gravidade da Igreja está mudando ao longo dos anos.

O poder da Igreja Católica está enraizado na Europa e, especialmente no Vaticano, há muitos séculos. Mas em relação aos fiéis, as coisas estão mudando. O número de seguidores da Igreja Católica está se movendo para o Leste e para o Sul do planeta.

Durante os séculos 20 e 21, a Igreja observou um rápido crescimento em parte da África, na América Latina e em partes da Ásia, o que desencadeou uma mudança física na localização dos seguidores.

População católica cresceu acima da média na África e Ásia

Maria Freitas/GloboNews

Dados do Banco de Dados Cristão Mundial, destacados pela revista britânica "The Economist", mostram que a África e a Ásia são as únicas regiões do mundo onde o aumento do número de católicos ultrapassou o crescimento total da população nos últimos 50 anos.

O gráfico acima mostra a taxa média anual de mudança na população desde 1975. Ou seja, a porcentagem de católicos na sociedade está aumentando.

A Europa, centro da Igreja Católica, por sua vez, sofre um processo contrário. A porcentagem de católicos na população está diminuindo. No continente, a participação dos católicos caiu de 37%, em 1975, para 32%, em 2025.

LEIA TAMBÉM

Caixão do papa Francisco é fechado no Vaticano; veja FOTOS e VÍDEO

Milei, Lula, Guterres, Trump: Veja quais líderes estarão presente no funeral do papa Francisco

Popularidade do papa Francisco diminuiu entre católicos latinos, e apoio a mulheres na Igreja subiu

Participação de católicos na Europa

Maria Freitas/GloboNews

O papa Francisco era sensível a essas mudanças e decidiu escolher cardeais em diversos países, ampliando o número de representantes africanos, por exemplo. Por isso, este conclave pode ser o mais internacional da história.

Ao todo, os 135 cardeais aptos a votar vêm de 71 países. Em 2013, o número não passou de 50. Em 2005, os religiosos tinham origem em 52 países diferentes.

A avaliação é que, nesta eleição, a Capela Sistina esteja repleta de cardeais que não se conhecem e, para eleger o papa, é preciso de um forte consenso entre eles – de pelo menos dois terços dos votos.

Infográfico mostra a evolução da origem dos cardeais nos conclaves

Maria Freitas/GloboNews

Papa e os conflitos no mundo

O papa tinha um papel de influência nos conflitos. Francisco entendia que o mundo está vivendo um cenário internacional instável, com guerras regionais importantes, e mostrava sensibilidade às pessoas que sofriam com as guerras.

Exemplo disso é a ligação íntima com a população cristã em Gaza. São cerca de 600 cristãos numa população de 2 milhões de habitantes, a maioria muçulmana.

O Vaticano diz que, em 18 meses de guerra, o papa ligou toda noite para a igreja da Sagrada Família na cidade de Gaza para saber como estavam. Ele conversava com o padre Gabriel Romanelli e também com outras pessoas comuns que estavam por lá.

O último telefonema foi no sábado (19) à noite. No domingo (20), algumas horas antes de morrer, o papa pediu um cessar-fogo em Gaza e a libertação dos reféns israelenses. A todo, foram mais de 500 ligações para o local.

A postura do papa após o 7 de outubro irritou muitos israelenses, que acreditavam que ele tinha uma falta de sensibilidade para questões judaicas. Apesar dessas críticas, Francisco procurou continuar o trabalho dos predecessores, Bento XVI e João Paulo II, de aproximar a Igreja Católica dos líderes do Judaísmo.

Papa Francisco faz oração no Vaticano e pede cessar-fogo em Gaza

Reuters

VÍDEOS: mais assistidos do g1

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/04/26/enraizada-na-europa-igreja-catolica-ve-aumento-no-numero-de-fieis-na-africa-e-asia.ghtml

60 anos de TV Globo: veja como será a programação especial

Comemoração do aniversário da Globo conta com a chegada de Odete Roitman à trama de 'Vale Tudo', uma edição exclusiva do 'Video Game' e a estreia do documentário 'Gloria', em homenagem a Gloria Maria. TV Globo comemora 60 anos

Reprodução/TV Globo

Para comemorar os 60 anos da TV Globo, programas de todos os gêneros terão várias homenagens à história do jornalismo, entretenimento e esporte do canal. A programação especial conta com a chegada de Odete Roitman à trama de "Vale Tudo", uma edição especial do "Video Game" e a estreia do documentário "Gloria", em homenagem a Gloria Maria.

Serão exibidas 60 horas de programação especial na Globo, entre os dias 26 e 28 de abril. Veja como será a programação:

Sábado, 26 de abril

Debora Bloch estreia em 'Vale Tudo' como Odete Roitman

Reprodução/TV Globo

A programação especial começa já no Bom Dia Sábado. O programa terá uma reportagem especial sobre as estreias dos telejornais, bastidores da série documental sobre a vida e carreira de Gloria Maria e o segredo do bolo de aniversário da Globo, feito por Ana Maria Braga e entregue direto no estúdio do Jornal da Globo, nas mãos da Renata Lo Prete. O programa também mostra os bastidores do Domingão com Huck especial sobre os programas de auditório nesses 60 anos.

Pequenas Empresas & Grandes Negócios: serão exibidas histórias que mostram como a TV Globo inspira empreendedores em todo país. O programa trará casos de inspiração em novelas e personagens; e também a história de uma empreendedora que apostou em uma franquia de alimentação saudável e se inspirou em uma das receitas apresentadas no Mais Você por Ana Maria Braga para dar uma guinada em seus negócios.

Já no É de Casa, os apresentadores vão receber talentos da emissora em clima de festa, que será evidenciada em cada cantinho do É De Casa. O bolo vencedor do reality do Mais Você vai estar no programa e ser distribuído para os convidados. Os quitutes festivos vão ser embalados por produtos consagrados na dramaturgia da TV Globo, como o sanduíche da Raquel ("Vale Tudo"), o hot dog do Félix ("Amor à Vida"), e o pastel da Dona Jura ("O Clone").

Globo Esporte: terá uma edição especial do “Cafezinho do Escobar”, para o Rio. Logo após o ‘JH’, a praça ainda tem a estreia da quinta temporada do "Expedição Rio", que vai explorar os lugares e paisagens que foram cenários de novelas ao longo das últimas seis décadas.

Edição exclusiva do 'Video Game' terá Xuxa, Fabio Porchat e mais

Reprodução/TV Globo

Em seguida, a Globo exibirá uma edição exclusiva do Video Game, com apresentação de Angelica, traz Xuxa e Junno Andrade disputando contra Fabio Porchat e Priscila Castello Branco qual dupla tem mais conhecimentos sobre a TV Globo. A atração é conduzida pela mesma equipe do Vídeo Show especial.

A Sessão de Sábado traz um dos episódios do especial "O Álbum da Grande Família".

Já o Caldeirão com Mion recebe Caco Barcellos, Fátima Bernardes, Sandra Annenberg e Ernesto Paglia, além de Kadu Moliterno e André de Biase, que dividem memórias de suas carreiras e curiosidades com o público. O apresentador Marcos Mion ainda incorpora personagens icônicos da teledramaturgia e os musicais contam com Blitz, João Bosco e Derico, que integrou o Sexteto de Jô Soares.

Em Garota do Momento, a homenagem é com Tony Ramos interpretando Roberto Marinho. Voltando ao ano de 1958, o jornalista faz uma visita à TV Ondas do Mar, onde Alfredo Honório (Eduardo Sterblitch) e Sérgio (Sergio Kauffmann) são proprietários, para se inspirar na criação de sua própria emissora, a TV Globo.

O último capítulo de Volta Por Cima vai ser exibido excepcionalmente em um sábado, mostrando as emoções finais dos personagens de Vila Cambucá.

O Jornal Nacional tem o encerramento da série especial sobre os 60 Anos da TV Globo.

Vale Tudo exibe a primeira aparição de Odete Roitman (Debora Bloch).

No Altas Horas, Serginho Groisman visita os bastidores dos programas gravados em São Paulo e apresenta um musical, que conta com Raça Negra, no heliponto do prédio.

Já o Supercine exibe o clássico nacional "O Auto da Compadecida", que conta a aventuras de João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chicó (Selton Mello), dupla cheia de artimanhas que luta para sobreviver em Taperoá, um pequeno vilarejo no sertão.

Globo 60 anos: jornalismo celebra conexão com regiões do Brasil

Jornal Nacional/ Reprodução

Domingo, 27 de abril

No Rio de Janeiro, o domingo começa com o Globo Comunidade, que conta aos telespectadores do Rio de Janeiro a história de duas moradoras da favela mais antiga do Rio, a Providência, que acompanham a programação da TV Globo desde a fundação e têm muitas memórias. O programa fala ainda da ligação da Globo com projetos sociais, como o Criança Esperança, e recebe no estúdio um dos projetos apoiados.

No mesmo horário, para São Paulo, o Antena Paulista comemora o aniversário da TV Globo de cara nova, com uma nova identidade visual. O programa exibirá uma reportagem especial sobre objetos que já foram usados em cenários de produções da Globo.

Série documental 'Gloria' revisita a trajetória e legado de Gloria Maria

Reprodução/TV Globo

O Autoesporte vai mostrar a importância dos carros na construção de uma história e como eles também são símbolos de seus tempos e das personalidades dos personagens das novelas.

Já o Globo Rural vai contar como a transformação no campo brasileiro foi retratada nas novelas da TV Globo.

No Viver Sertanejo, o cantor Daniel recebe Renato Teixeira, autor de clássicos em tramas de temáticas rurais nas novelas da TV Globo e o ator Lima Duarte.

Na sequência, o Esporte Espetacular estreia uma temporada inédita, com quatro episódios, do "Planeta Extremo" e traz uma abertura especial com ídolos do esporte.

O Domingão com Huck homenageia programas de auditório e o público que forma as plateias.

A comemoração segue com uma transmissão especial do clássico entre Flamengo e Corinthians, direto do Maracanã, com um pré-jogo recheado de conteúdos sobre o aniversário da TV Globo e um show de sucessos do cantor Belo.

O Fantástico vem cheio de novidades. Entre elas, uma nova abertura, que faz uma grande homenagem a todo o legado do programa, reverenciando o passado e olhando para o futuro e a estreia da nova temporada do quadro "Jornada da Vida - Rio Mekong", em que Sonia Bridi e Paulo Zero percorrem países banhados pelo Rio Mekong, como Vietnã, Laos e Camboja. O programa também traz um clipe de imagens de arquivo, recriando uma jogada de futebol contínua com craques da Seleção de todas as gerações.

O domingo será encerrado com a estreia da série documental Gloria que, em quatro episódios, celebra a trajetória e o legado de Gloria Maria e reafirma o espaço que a comunicadora conquistou no jornalismo e no coração do público.

Miguel Falabella e Marisa Orth no 'Show 60 anos'

Reprodução/TV Globo

Segunda-feira, 28 de abril

A segunda-feira tem início com reportagens especiais no Hora Um, que mostram as mudanças no mercado de trabalho nos últimos 60 anos, os recursos de realidade aumentada que revivem os diferentes logos da emissora ao longo do tempo e toda a preparação para o show de aniversário.

Em seguida, as edições locais do Bom Dia no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Brasília vão ser ancoradas de pontos históricos e icônicos de cada uma dessas cidades.

O Bom Dia Brasil acompanha as manhãs de brasileiros que representam como a sociedade brasileira mudou nos últimos 60 anos.

Já o Encontro com Patrícia Poeta exibe um programa totalmente dedicado à dramaturgia da Globo. Patrícia recebe os atores Reginaldo Faria e Marcelo Faria, pai e filho. Os musicais ficam por conta de Jorge Vercilo. O programa também mostra os bastidores e os preparativos para o grande show de comemoração dos 60 anos da TV Globo.

O Globo Esporte traz matérias sobre a evolução das transmissões esportivas.

A Sessão da Tarde exibe o filme "Coisa de Novela", outro longa produzido pelo Núcleo de Filmes dos Estúdios Globo especialmente para o aniversário da TV Globo. Na história, Tereza (Susana Vieira) e Laura (Valentina Herszage) são avó e neta apaixonadas por teledramaturgia. Quando Tereza recebe um diagnóstico pouco otimista, conta com ajuda de Laura para realizar seu sonho: participar de uma novela.

Mais tarde, o RJ2 é apresentado direto da Arena onde vai acontecer o show comemorativo pelos 60 anos da TV Globo.

Em seguida, estreia a nova novela das sete, Dona de Mim, escrita por Rosane Svartman com direção de Allan Fiterman. No elenco, nomes como Tony Ramos, Claudia Abreu, Juan Paiva e Clara Moneke, entre outros.

Já o capítulo de Vale Tudo é marcado pela chegada de Odete Roitman (Debora Bloch) à trama.

Especial Vilãs no 'Show 60 anos'

Reprodução/TV Globo

Após a novela, entra no ar o ápice da comemoração da TV Globo. O Show 60 anos é palco de encontros e reencontros emocionantes de quem construiu a história da TV Globo: humoristas de diversas gerações, talentos com seus personagens, criadores com suas obras, atletas e suas conquistas, música e seus intérpretes, notícias com seus repórteres, televisão com o público. IZA, Ana Castela, Simone Mendes, Maiara e Maraisa, Zezé Di Camargo e Luciano, Lauana Prado, João Gomes, Joelma, MC Cabelinho, As Frenéticas, Negra Li, Roupa Nova, Alexandre Pires e Paulinho da Viola também estão confirmados no line-up.

Ranking das 60 melhores novelas da Tv Globo

https://g1.globo.com/pop-arte/tv-e-series/noticia/2025/04/26/60-anos-de-tv-globo-veja-como-sera-a-programacao-especial.ghtml

Década de 1990 foi a época que mais teve novelas excelentes, indica ranking

Veja ranking das 60 melhores novelas da emissora, elaborado por 60 jornalistas culturais e especialistas em teledramaturgia. Cenas de 'Vamp', 'Por Amor', 'Rei do Gado' e 'Renascer'

Divulgação

A década de 1990 foi a época que mais teve novelas excelentes, segundo o ranking do g1 das 60 melhores novelas da TV Globo, que completa 60 anos neste sábado (26). Atrás, aparecem os anos de 2000 e 1970.

Das 60 obras listadas, 17 são dos anos 1990, 15 dos 2000 e 14 dos 1970. Para conferir a lista completa das 60 melhores novelas, acesse aqui.

O ranking foi feito a partir de votos de 60 jornalistas de cultura e especialistas em teledramaturgia, considerando as 340 novelas já produzidas e exibidas até o momento. Cada um escolheu seu top 5, da quinta à primeira posição. A pontuação foi computada assim: 1º lugar = 5 pontos; 2º = 4; 3º = 3; 4º = 2; e 5º = 1. O critério de desempate foi a data de lançamento das obras: as mais antigas levaram vantagem.

Ranking das 60 melhores novelas da Tv Globo

https://g1.globo.com/pop-arte/tv-globo-60-anos/noticia/2025/04/26/decada-de-1990-foi-a-epoca-que-mais-teve-novelas-excelentes-indica-ranking.ghtml

Ex-presidente Fernando Collor é preso em Maceió

O ministro do STF Alexandre de Moraes determinou a prisão após rejeitar recurso dos advogados de defesa. Ele está em cela individual e em uma ala especial. Collor foi condenado a mais de 8 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, num desdobramento da Lava Jato. Por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, o ex-presidente Fernando Collor de Mello está preso em Maceió.

Os agentes prenderam Collor no Aeroporto Internacional de Maceió, por volta das 4h da madrugada. Segundo a defesa, ele iria para Brasília se entregar à Polícia Federal.

Nesta quinta-feira (24), Moraes rejeitou o último recurso dos advogados, considerando que era apenas para retardar a prisão.

Em 2023, o STF condenou o ex-presidente a oito anos e dez meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, num desdobramento da Lava Jato. O caso ocorreu quando ele era ainda senador e, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), recebeu propina de R$ 20 milhões para viabilizar contratos na BR Distribuidora.

Ex-presidente Fernando Collor é preso em Maceió

Reprodução/TV Globo

Hoje, depois da prisão, Collor passou por audiência de custódia e pediu para ficar em Maceió. O ministro Alexandre de Moraes determinou a transferência para o Presídio Baldomero Cavalcanti de Oliveira. Collor está numa cela individual, em ala especial.

A defesa do ex-presidente pediu que ele fique em prisão domiciliar, por apresentar comorbidades graves e idade avançada – 75 anos. O ministro Alexandre de Moraes pediu que a PGR se manifeste.

Moraes encaminhou a decisão sobre a prisão para o plenário virtual para chancela dos demais ministros. Flávio Dino, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Cármen Lúcia já votaram para manter a prisão. Cristiano Zanin, que atuou na Lava Jato como advogado, se declarou impedido.

O ministro Gilmar Mendes pediu para levar o caso para o plenário físico do STF. Caberá ao presidente Barroso decidir e marcar a data da sessão. Enquanto isso, Collor permanece preso.

A defesa do ex-presidente informou que vai aguardar o julgamento pelo plenário do Supremo e que está confiante de que os recursos que havia apresentado contra a prisão são cabíveis, conforme decisões anteriores do próprio STF.

LEIA TAMBÉM

Após audiência de custódia, Moraes determina que Collor fique preso em regime fechado na ala especial de presídio de Maceió

Em audiência de custódia, Collor diz que foi preso em aeroporto e pede para ficar em Alagoas; VÍDEO

Andréia Sadi: Ministros do STF veem recados a Bolsonaro em prisão de Collor

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2025/04/25/ex-presidente-fernando-collor-e-preso-em-maceio.ghtml

III Copa CrediSIS de Karatê Interestilos acontece nos dias 26 e 27 de abril, em Ji-Paraná

Mais de 600 atletas disputarão a primeira etapa do Campeonato Rondoniense no Ginásio Gerivaldão A competição será disputada nas categorias kata e kumite e irá marcar a primeira fase do estadual.

Assessoria/CrediSIS

Está confirmada, para os dias 26 e 27 de abril, a III Copa CrediSIS de Karatê Interestilos. A competição acontece no Ginásio Poliesportivo Gerivaldo José de Souza (Gerivaldão), com mais de 600 atletas inscritos, e marca a primeira etapa do Campeonato Rondoniense, que define quem irá representar o estado na fase nacional. O evento será com entrada gratuita ao público.

Organizada pela Impacto Academia, com supervisão da Federação Estadual de Karatê Interestilos de Rondônia (FEKIR) e da Confederação Brasileira de Karatê Interestilos (CBKI), a Copa CrediSIS tem se tornado um dos eventos esportivos mais importantes do estado, dando oportunidades para atletas, de diferentes categorias e idades, competirem em alto nível.

A abertura da III Copa CrediSIS, com a formação da mesa de honra e disputas nas categorias infantis de kata e kumite, está marcada para às 8h do dia 26 de abril. No domingo, dia 27, a competição segue ao longo do dia, encerrando com a premiação dos campeões.

O Sensei Márcio Rogério Grosso, organizador do evento, comemorou a parceria com o Sistema CrediSIS em mais uma edição da competição e reforçou que o apoio é essencial para o crescimento do karatê no estado.

Ginásio Poliesportivo Gerivaldão irá receber atletas de diferentes idades, nas categorias kata e kumite.

Assessoria/CrediSIS

"Eventos como a Copa CrediSIS fortalecem o esporte e criam oportunidades para atletas de todas as idades. O apoio do Sistema CrediSIS e de empresas que acreditam no esporte é fundamental para garantir um ambiente adequado e incentivar a nova geração de atletas", destacou Márcio.

Além da valorização do esporte, o Sistema CrediSIS reforça seu compromisso com o desenvolvimento social e comunitário ao apoiar a Copa de Karatê. Tibério Júnior, gerente de Seguros da Corretora CrediSIS, destaca que o incentivo a eventos esportivos faz parte da filosofia cooperativista.

"O esporte promove disciplina, inclusão e bem-estar social. Como cooperativa, buscamos apoiar iniciativas que impactam positivamente a vida das pessoas e fortalecem nossa comunidade", ressaltou Tibério.

A III Copa CrediSIS de Karatê Interestilos tem tudo para ser um marco no calendário esportivo do estado, consolidando Ji-Paraná como referência na modalidade, além de contribuir para a revelação de novos talentos no karatê rondoniense.

https://g1.globo.com/ro/rondonia/especial-publicitario/credisis/credisis-nos-somos-cooperativa/noticia/2025/04/25/iii-copa-credisis-de-karate-interestilos-acontece-nos-dias-26-e-27-de-abril-em-ji-parana.ghtml

EPTV2 - Ribeirão e Franca

Acompanhe as notícias desta sexta-feira (25). EPTV2 - Ribeirão e Franca Acompanhe as notícias desta sexta-feira (25).

https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/ao-vivo/eptv-2-ribeirao-e-franca-ao-vivo.ghtml

Aproximadamente 250 mil pessoas passaram pelo velório do papa Francisco; ACOMPANHE

Vaticano divulgou imagem do túmulo em que o papa Francisco será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, e informou que visitação será aberta ao público a partir de domingo (27). Aproximadamente 250 mil pessoas passaram pelo velório do papa Francisco; ACOMPANHE Vaticano divulgou imagem do túmulo em que o papa Francisco será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, e informou que visitação será aberta ao público a partir de domingo (27). CAUSA DA MORTE: papa Francisco morreu por insuficiência cardíaca e AVC. TRAJETÓRIA: bem-humorado, torcedor do San Lorenzo e primeiro papa latino-americano. REPERCUSSÃO: Trump, Putin, Rei Charles, Milei, Macron... + LULA: 'Propagou tolerância e solidariedade'. PRÓXIMO PAPA: como funciona o conclave + quem são os 7 brasileiros a votar. ESPECIAL g1: o legado do papa dos excluídos + ANÁLISE: as reformas na estrutura e visão da Igreja

https://g1.globo.com/mundo/ao-vivo/morre-o-papa-francisco.ghtml

VÍDEO: mulher é presa com maconha escondida em saco de farinha no interior do Acre

"/> Núcleo Especializado em Investigações Criminais (Neic) afirma que os sete quilos de droga seriam enviados a Rio Branco. Mulher é esposa de um outro investigado, também preso por tráfico de drogas. Droga estava dentro de saco com farinha e seria enviada a Rio Branco, segundo a polícia

A Polícia Civil de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, flagrou 7 kg de maconha escondidos em um saco de farinha que seria transportado à capital Rio Branco nessa quinta-feira (24). Uma suspeita foi presa em casa com a carga ilegal.

📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp

Ela era investigada pelo Núcleo Especializado em Investigações Criminais (Neic) e é esposa de um outro suspeito que também foi preso por envolvimento com o tráfico. De acordo com o delegado Vinícius Almeida, o flagrante foi um desdobramento de outras prisões feitas essa semana no Vale do Juruá.

“Diante de um trabalho ininterrupto, que inclusive foi resultado do desdobramento de prisões que ocorreram no decorrer dessa semana, e apreensões de arma de fogo, por exemplo. E ontem nós conseguimos lograr êxito na prisão dessa pessoa e a apreensão de aproximadamente 7 quilos de maconha. Uma maconha premium que seria encaminhada para a capital Rio Branco”, explicou.

LEIA MAIS:

Sete são presos suspeitos de integrarem facção no AC; um deles é investigado por morte de adolescente

Ex-presidente do PP Jovem é um dos presos pela PF por tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro no AC

Condenado por homicídio e tráfico de drogas é preso em Cruzeiro do Sul

Investigada foi presa após investigação

Reprodução/Polícia Civil

Ainda conforme o delegado, a suspeita foi observada durante vários dias e foi feita uma diligência no terminal rodoviário do município, onde a investigação constatou que haveria o transporte de drogas até a capital.

Os investigadores aguardaram para que o suposto plano ficasse próximo de se concretizar, para então prender a suspeita.

“Essa mulher já era alvo da Polícia Civil, inclusive, ela é esposa de um sujeito que já se encontra preso pelo mesmo motivo. Então ela já era alvo, e é um importante golpe que a criminalidade sofre com relação a essa pessoa, a essa integrante de organização, que irá responder pelo crime de tráfico de drogas”, acrescentou.

*Colaborou o vídeorrepórter Mazinho Rogério, da Rede Amazônica Acre.

Foram apreendidos 7 kg de maconha escondidos em saco de farinha

Polícia Civil

Reveja os telejornais do Acre

https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2025/04/25/video-mulher-e-presa-com-maconha-escondida-em-saco-de-farinha-no-interior-do-acre.ghtml

Prefeitura de Florianópolis lança projeto para manejo de capivaras e proteção da saúde pública

Projeto CAPI – Capivaras na Ilha reúne instituições públicas e universidades para monitorar a presença de capivaras e reduzir riscos ambientais e sanitários Com o aumento do número de interações entre grupos de capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris) e moradores de Florianópolis, a Prefeitura iniciou uma ação coordenada para garantir o equilíbrio ambiental e a segurança da população. O Projeto CAPI – Capivaras na Ilha, liderado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, busca definir estratégias de manejo responsável da espécie.

A iniciativa é coordenada pela servidora Priscilla Regina Tamioso e conta com um Grupo Técnico de Trabalho interinstitucional, que reúne especialistas e representantes de diversas instituições. O objetivo é discutir e implementar ações sustentadas por critérios científicos.

Pesquisa científica orienta decisões e amplia cooperação

Uma das frentes mais relevantes do projeto está nos estudos conduzidos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com apoio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) e do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC). A equipe está mapeando as áreas de circulação das capivaras, identificando zonas de risco de atropelamentos e possíveis focos de transmissão de doenças.

“As pesquisas realizadas na UFSC estão reunindo dados essenciais para nortear decisões sobre o monitoramento e o manejo ambiental de áreas com a presença de capivaras”, explica Priscilla Tamioso. Segundo ela, essas informações permitirão abordar de forma estruturada e científica a questão no município de Florianópolis.

Medidas práticas já estão em andamento nos espaços públicos

Enquanto os estudos avançam, medidas de manejo ambiental vêm sendo implementadas em áreas como o Jardim Botânico. Entre as ações estão a redução da altura da vegetação, que dificulta a proliferação de carrapatos, instalação de barreiras físicas, cercamentos e mudanças no substrato do solo.

Também está em planejamento a instalação de placas informativas e de sinalização em áreas de uso comum e Unidades de Conservação, para conscientizar a população e orientar condutas seguras.

Não há registros de mortes por febre maculosa em SC

De acordo com os dados da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, não há registros de óbitos por Febre Maculosa no estado. Todos os casos estão associados à forma branda da doença e evoluíram para cura. No município de Florianópolis, no ano de 2024 foi confirmado apenas 01 (um) caso autóctone de Febre Maculosa segundo dados do SINAN, não sendo possível comprovar a localização de infecção e a fonte de transmissão.

Tendo como referências estas informações e as orientações do Ofício Conjunto Circular nº 3/2019/SVS/MS, não há indicação atual de realização de manejo de capivaras devido ao risco à saúde pública no município de Florianópolis. Previamente a discussões sobre ações de manejo e/ou controle populacional, é fundamental a elaboração de estudos específicos que deverão ser autorizados pelo órgão ambiental competente (IBAMA). Tais estudos requerem, dentre outros, a ocorrência de casos humanos confirmados de Febre Maculosa, a comprovação da circulação de Rickettsia rickettsii e presença do carrapato Amblyomma sculptum e o censo populacional de capivaras.

Diante desse cenário, a Prefeitura tem mantido diálogo constante com instituições como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado de Santa Catarina (DIVE/SC) e da Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde de Santa Catarina (SEMAE/SC) e outras, reforçando o caráter colaborativo e técnico do projeto.

O município, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) e em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está promovendo ações de educação e conscientização ambiental com foco na convivência harmônica com a fauna silvestre. Entre os principais objetivos da iniciativa está o cuidado com as capivaras, comuns em áreas urbanas. A população pode contribuir com atitudes simples e responsáveis: manter uma distância mínima de 10 metros dos animais, não alimentá-los, não tocá-los, evitar assustá-los e impedir o contato de animais domésticos com os silvestres. Essas práticas ajudam a prevenir conflitos e garantem a segurança de todos

Fique por dentro das ações realizadas na capital através do canal Florianópolis, uma cidade para todos no G1.

Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de

2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção e veiculação desta matéria publicitária não teve custo, no G1.

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/especial-publicitario/prefeitura-municipal-de-florianopolis/florianopolis-uma-cidade-para-todos/noticia/2025/04/25/prefeitura-de-florianopolis-lanca-projeto-para-manejo-de-capivaras-e-protecao-da-saude-publica.ghtml

Polícia Rodoviária apreende mercadorias avaliadas em R$ 160 mil no interior de SP

Carga foi localizada no porta-malas de um carro durante policiamento em Palmital (SP). Segundo o motorista do veículo, a carga está avaliada em mais de R$ 160 mil. Polícia Rodoviária apreende mercadorias avaliadas em mais de R$ 35 mil, em Palmital (SP)

Polícia Rodoviária/divulgação

A Polícia Rodoviária apreendeu, nesta sexta-feira (25), mais de R$ 160 mil em mercadorias durante fiscalização em Palmital (SP).

📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp

De acordo com a corporação, a equipe realizava a Operação Impacto no km 413,400 na Rodovia Raposo Tavares (SP-270) quando abordaram um carro ocupado por um motorista e um condutor.

Ao realizarem uma vistoria no veículo, foram localizadas diversas caixas de perfumes importados e eletrônicos no porta-malas que, segundo a Polícia Rodoviária, está avaliada em R$160 mil. Ao todo foram apreendidas 368 unidades de perfumes importados de diversas marcas, além de 617 perfumes em spray e 3 drones profissionais.

As mercadorias foram apreendidas, o condutor e o passageiro foram ouvidos e liberados juntamente com o veículo. A ocorrência será apresentada também na unidade da Receita Federal em Marília (SP).

Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.

VÍDEOS: assista às reportagens da região

https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2025/04/25/policia-rodoviaria-apreende-mercadorias-avaliadas-em-r-160-mil-no-interior-de-sp.ghtml

VÍDEOS: Bom Dia Acre desta sexta-feira, 25 de abril de 2025

Site g1 AC transmite os telejornais ao vivo. Site g1 AC transmite os telejornais ao vivo.

https://g1.globo.com/ac/acre/playlist/videos-bom-dia-acre-desta-sexta-feira-25-de-abril-de-2025.ghtml

Família do Amazonas se emociona com participação no Jornal Nacional: 'foi um sonho pra nós'

"/> Em comemoração aos 60 anos da TV Globo, a âncora do Jornal Nacional, Renata Vasconcellos, tem apresentado o noticiário direto da casa de uma família de cada região do país. 60 anos da TV Globo: Renata Vasconcellos vai à casa de uma família de Manaus

Família Alves, representante da Região Norte na edição especial que celebra os 60 anos da TV Globo no Jornal Nacional, disse ainda estar acordando de um sonho após a participação no noticiário. Em entrevista ao Jornal do Amazonas 1ª Edição desta sexta-feira (25), a matriarca Aurineth Alves compartilhou a emoção da experiência: "foi um sonho pra nós".

Na noite de quinta-feira (24), Aurineth e sua família abriram as portas de casa, no bairro Nova Cidade, Zona Norte da capital, para receber a jornalista Renata Vasconcellos. O telejornal foi exibido ao vivo, diretamente da residência da família, para todo o Brasil.

​​📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp

Nesta sexta (25), a equipe do JAM1 foi recebida no mesmo cenário usado pela família durante o JN: a sala de casa. A família contou que, após a participação no telejornal, passou a receber diversas mensagens de carinho, graças à forma amorosa com que falou sobre a região Norte.

Aurineth relatou que, após uma semana intensa de preparação, a família só conseguiu dormir bem após a exibição do noticiário. Ela explicou que a produção do Jornal Nacional entrou em contato pedindo segredo absoluto até o telejornal ir ao ar, ao vivo. Por isso, teve que se justificar com amigos e familiares por não poder compartilhar a novidade.

"Foi um pouco difícil porque a gente não podia falar. Até falamos com algumas pessoas da nossa inteira confiança, principalmente com a minha mãe. Eu falei pra ela que não podia ser repercutido porque realmente era uma surpresa", declarou.

Ela também contou como foi a experiência de passar o dia com a equipe do JN. No jornal, foi possível ver Aurineth ensinando crochê para Renata Vasconcellos, além de um momento de muita emoção: o banho de chuva.

"Foi um sonho pra nós, a gente ainda está tentando acordar do sonho porque a importância da gente tá fazendo parte desses 60 anos da Globo e nossa família ser escolhida foi um grande presente para nós e para nossa região", disse emocionada.

Aurineth destacou ainda a importância de poder usar o espaço para falar sobre os problemas que atingem a Região Norte, como a cheia dos rios e as queimadas.

Natural da comunidade Monte Cristo, em Manacapuru, interior do Amazonas, ela fez questão de valorizar suas raízes, mostrando um pouco da diversidade cultural do estado. Citou com orgulho o Festival de Cirandas, uma festa folclórica tradicional da cidade que ocorre anualmente.

"Pra mim, ter falado sobre isso, eu estou falando de mim também, porque eu estou falando da minha família, da minha cidade, da minha história e de onde eu nasci", destacou.

Repercussão

Renata Vasconcellos vai à casa de uma família em em Manaus, capital do Amazonas

Jornal Nacional/ Reprodução

Um dos momentos mais emocionantes da participação da família Alves no telejornal foi o banho de chuva com Renata Vasconcellos. Aurineth contou como tudo aconteceu após a jornalista perguntar o que ela mais gostava de fazer na infância.

"Ela perguntou e eu falei que gostava muito de tomar banho de chuva e como era a chuva na região Amazônica e foi incrível, porque assim que ela terminou de falar, a chuva começou a cair. Então, ela me chamou: 'bora tomar banho de chuva agora?'", lembrou.

A repercussão sobre a participação da família Alves no JN foi tão grande que até uma das filhas de Aurineth, que vive em Portugal há mais de cinco anos, recebeu mensagens e ligações. "A minha filha acordou com muita gente ligando".

Durante a entrevista, Aurineth também compartilhou mais sobre sua história. Atualmente, ela lidera um projeto voltado para mulheres vítimas de câncer. No espaço, elas produzem bonecos de crochê que ficam à venda no local.

"Um trabalho voltado para terapia ocupacional, pra ajudar outras mulheres a não passar pelo o que passei e esse é um pedacinho do meu instituto", explicou. O projeto funciona no terreno da casa de Aurineth, que cedeu o espaço para a realização das atividades.

A iniciativa nasceu da própria experiência de Aurineth, que enfrentou um câncer de mama há cerca de dez anos. À equipe do Jornal do Amazonas, ela contou que atualmente, sua mãe está em tratamento contra um câncer e aproveitou a participação para homenageá-la pelo aniversário nesta sexta-feira.

"Mãe, parabéns! Obrigada por eu ser sua filha, por fazer parte da família Alves, e que Deus lhe abençoe. A senhora é uma guerreira. A senhora não está à toa lutando um câncer, e sim se mostrando uma mulher de fé", disse.

60 anos da TV Globo: JN celebra conexão com o Norte

https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2025/04/25/familia-do-amazonas-se-emociona-com-participacao-no-jornal-nacional-foi-um-sonho-pra-nos.ghtml

Prefeitura instaura comissão emergencial, determina auditoria e contrata perícia externa após morte de criança em UPA de Boituva

De acordo com a prefeitura, com as informações coletadas após as apurações, novas providências serão tomadas. Morte da criança aconteceu no último domingo (20). Os serviços realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) serão investigados após mortes serem registradas na unidade

Divulgação/Prefeitura de Boituva

A Prefeitura de Boituva (SP) contratou uma perícia externa para apurar a morte de uma criança de 1 ano e 7 meses, registrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Parque Residencial Esplanada.

Além disso, a administração também informou que instaurou uma comissão emergencial para acompanhar os serviços prestados no local e determinou uma auditoria.

📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp

Conforme a prefeitura, a morte da criança foi registrada no domingo (20). Em nota, a pasta informou que o Hospital São Luís foi notificado para prestar esclarecimentos sobre uma denúncia de recusa na transferência do paciente. Também foi solicitado um relatório sobre o atendimento e o histórico do caso na UPA do município.

Na segunda-feira (21), a Câmara Municipal de Boituva publicou uma nota lamentando a morte do menino. Em nota, também exigiu uma investigação sobre as mortes registradas na unidade, assim como das queixas e possíveis falhas médicas.

O g1 entrou em contato com o Hospital São Luiz para obter um posicionamento, mas até a publicação desta reportagem, não houve retorno.

Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região

VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

https://g1.globo.com/sp/itapetininga-regiao/noticia/2025/04/25/prefeitura-instaura-comissao-emergencial-determina-auditoria-e-contrata-pericia-externa-apos-morte-de-crianca-em-upa-de-boituva.ghtml

Conexões transformadoras: como Sancor e IBEF Paraná moldam líderes com consciência ESG

Sancor e IBEF Paraná fortalecem a formação de líderes e a difusão de boas práticas na gestão financeira corporativa. Esta colaboração auxilia a agenda de atividades do IBEF, em polos de Maringá e Londrina, com a visão da Sancor sobre o papel do setor privado na promoção da governança e no desenvolvimento de líderes empresariais.

Cerca de 78% das companhias no mundo já atrelam a remuneração variável de seus executivos seniores ao cumprimento de metas ambientais, sociais e de governança (ESG), segundo estudo da KPMG. É nesse contexto que a Sancor Seguros anuncia seu patrocínio ao Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF Paraná), fortalecendo a formação de líderes e a difusão de boas práticas na gestão financeira corporativa.

“É um orgulho patrocinar uma instituição tão relevante quanto o IBEF Paraná. Promovemos conhecimento, boas práticas de gestão e o networking entre executivos que, diariamente, tomam decisões estratégicas que impactam diretamente empresas, empregos e o desenvolvimento da sociedade”, afirma Rafael Gozer, CFO da Sancor Seguros e vice-presidente de Interior do Paraná no IBEF.

Com atuação multissetorial e sem fins lucrativos, o IBEF Paraná reúne CFOs, conselheiros, diretores e executivos financeiros de empresas dos mais diversos setores — como indústria, comércio, serviços, auditoria e instituições financeiras. A atual diretoria é presidida por Carlos Peres e tem entre seus vice-presidentes nomes de empresas como WAP, Copel Geração e Transmissão, Valore Elbrus, Gaia Silva Gaede Advogados e a própria Sancor Seguros.

Segundo Jocasta Cristiane Rocha, analista de marketing e relacionamento do IBEF Paraná, a parceria viabiliza uma programação de encontros e rodadas de conteúdo técnico.

“A Sancor entra como um reforço dentro deste nosso propósito apoiando todos os eventos e iniciativas que teremos no interior do Paraná (Maringá e Londrina). Dentre as iniciativas, estão os eventos de conteúdo técnico e networking”, explica.

A agenda de 2025 inclui temas como governança financeira em tempos de incerteza, transformação digital, ESG e gestão de riscos empresariais. O objetivo é atrair líderes empresariais de diferentes regiões e incentivar a colaboração entre tomadores de decisão do setor financeiro.

“Quando fortalecemos a governança, o planejamento e a gestão financeira nas empresas, criamos organizações mais resilientes e inovadoras, com capacidade de gerar valor para seus públicos e para a sociedade como um todo”, completa Rafael Gozer.

Confira nossas soluções em seguros em https://www.sancorseguros.com.br/

https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/sancor-seguros/noticia/2025/04/25/conexoes-transformadoras-como-sancor-e-ibef-parana-moldam-lideres-com-consciencia-esg.ghtml