Avatar
g1 (RSS Feed)
9cb53e080594d6e1eb4c0d84c93baa1964819b6b67c82a36180466d2a9a20efa
Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros. Vídeos dos telejornais da TV Globo e da GloboNews. https://g1.globo.com/

Escola onde criança foi assassinada em ataque no RS reabre na quinta-feira

Ataque à escola em Estação

A Escola Maria Nascimento Giacomazzi, onde um ataque deixou uma criança morta na semana passada em Estação, no Norte do RS, reabrirá na quinta-feira (17), às 7h30, segundo a prefeitura. Na terça-feira (15), o ataque completou uma semana.

📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp

Os alunos terão atividades especiais. O Ministério da Educação apoia a reabertura, e na semana passada, a Brigada Militar anunciou que a escola terá presença de policiais.

Vitor André Kungel Gambirazi, de 9 anos, morreu em decorrência do ataque. Ele foi sepultado no dia seguinte ao ataque. Um adolescente de 16 anos cumpre medida sócioeducativa por ato análogo a homicídio e tentativa de homicídio.

Última vítima teve alta no domingo

O ataque deixou outras duas estudante, também de 8 anos, feridas. A primeira foi atendida e liberada na terça-feira (8). A outra teve traumatismo cranioencefálico, passou por cirurgia, teve melhora e teve alta no domingo (16). Uma professora que ajudou a conter o adolescente também sofreu ferimentos e já teve alta.

LEIA TAMBÉM:

Criança morre e outras duas ficam feridas após adolescente invadir escola no RS com faca

Vídeo mostra fuga de alunos após ataque com faca em escola que deixou uma criança morta no RS

Após ataque que resultou na morte de criança, escolas de Estação devem ter presença de policiais

Internação do adolescente

A Justiça determinoua internação provisória do adolescente de 16 anos apreendido pelo ataque. A medida tem duração de 45 dias, segundo estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Detalhes do caso não foram divulgados porque está em segredo de justiça, conforme determina a legislação, já que envolve crianças e adolescentes.

O caso é investigado pela Polícia Civil. O adolescente é morador do município e não tem antecedentes criminais. As motivações do ataque ainda não estão claras, segundo a polícia. O adolescente fazia acompanhamento psiquiátrico havia mais de um ano.

Como tudo aconteceu

Segundo a Polícia Civil, o adolescente chegou até a escola por volta das 9h40, estava com uma mochila, disse que iria entregar um currículo e teria pedido para usar o banheiro. Ele foi acompanhado do monitor da instituição de ensino.

Quando saiu do banheiro, procurou uma sala de aula. Em seguida, teria tirado a faca da mochila e começou a tentar agredir as crianças. Ele também teria disparado bombinhas.

Depois, entrou em uma sala de aula, onde atacou os alunos. A professora também foi ferida neste momento enquanto tentava proteger os estudantes, diz a polícia.

Funcionários da escola conseguiram imobilizar o adolescente, que foi apreendido pela polícia.

Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, em Estação, no Norte do RS

Reprodução/ RBS TV

Mapa mostra escola em Estação onde crianças foram atacadas por adolescente

Arte/g1

VÍDEOS: Tudo sobre o RS

https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2025/07/16/escola-crianca-assassinada-reabre-estacao.ghtml

Mãe que viralizou ao transformar varanda em quarto para a filha em SC planejava vender imóvel

Mãe rebate cíticas após transformar varanda em quarto para a filha em SC

A empresária e influenciadora de Blumenau (SC), que viralizou ao mostrar a transformação da varanda do apartamento em um quarto para a filha de 9 anos, planejava vender o imóvel. Até esta quarta-feira (16), o vídeo da reforma já havia ultrapassado 4,2 milhões de visualizações.

✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp

A informação foi divulgada em uma nota publicada nessa terça-feira (15) pela própria empresária. Nela, Gabriela Lins também anuncia o encerramento de sua loja, o "Diário da Lancheira" e agradece os seguidores. O antigo quarto da filha tinha passado a ser usado como escritório e depósito para seu e-commerce.

“Todos os pedidos feitos até esta noite serão enviados normalmente [...] Tivemos a reforma do apartamento, esperávamos a abertura do mercado ao lado, tudo isso pra valorizar nosso imóvel para venda e dar o próximo passo”, escreveu.

Segundo ela, a reforma já custou cerca de R$ 10 mil e teve como prioridade o conforto da criança.

LEIA MAIS:

Mãe rebate críticas após viralizar ao transformar varanda em quarto para a filha em SC: 'Mais luxo que muita gente'

'Cãocurso' de fantasias de São João tem carrinho de pipoca e barraca de mordidas em creche canina de SC; VÍDEO

Críticas

Mãe rebate cíticas após transformar varanda em quarto para a filha em SC

Reprodução

A influenciadora recebeu críticas após compartilhar a mudança, mas afirmou que a reforma da varanda teve como prioridade o conforto da filha.

Apesar da boa intenção, a ação foi reprovada por internautas nas redes sociais. “Mas porque você não saiu do seu quarto?”, questiona um. “Um sofá-cama na sala gastaria bem menos”, e “Nem meu cachorro dorme na varanda”, disse outro.

Gabriela, no entanto, defendeu a escolha e explicou que a decisão foi necessária para a realidade fa família no momento.

"O quartinho dela tem mais luxo do que o de muita gente. Pode ser pequeno, mas queria que ela se sentisse confortável. Antes mesmo de qualquer coisa, corremos para comprar um ar condicionado e uma televisão", explica.

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2025/07/16/mae-que-viralizou-transformar-varanda-quarto-filha-sc-planejava-vender-imovel.ghtml

Instituições se reúnem em evento contra feminicídio e oferecem serviços gratuitos à população

Ação Cidadania será realizada nas Moreninhas pelo fim do feminicídio

No próximo sábado (19) acontece em Campo Grande a "Ação Cidadania #TodosPorElas - Pelo Fim do Feminicídio", que reunirá instituições que lutam contra a violência de gênero. Serão oferecidos serviços gratuitos à população no Parque Jacques da Luz, entre 8h e 17h. Confira abaixo a lista:

atendimentos nas áreas de saúde

assistência jurídica e social

emissão de documentos

orientação profissional

rodas de conversa e atividades culturais e educativas para todas as idades.

vacinação antirrábica

agendamento para castração de animais domésticos

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp

Entre outros serviços disponíveis, estão:

Emissão de 2ª via de certidões (nascimento, casamento e óbito)

serviços jurídicos familiares (divórcio, guarda, reconhecimento de paternidade, pensão)

consulta de CPF e CNPJ, e cancelamento de protestos

oferta de vagas de emprego

vacinação contra influenza

treinamento em primeiros socorros

aferição de pressão e bioimpedância

capacitação profissional

cortes de cabelo e serviços de alimentação no local, entre outros

Realizada pelo Sistema Fiems em parceria o Governo de Mato Grosso do Sul, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa e TV Morena, o ‘Ação Cidadania #TodosPorElas – Pelo Fim do Feminicídio’ une forças de duas fortes ações regionais, com contexto de levar serviços básicos à população além de conscientização e mudanças de comportamento.

Desde 2013, o Ação Cidadania já passou por 21 cidades sul-mato-grossenses em 43 edições. Nesse período, o Sistema Fiems e seus parceiros realizaram 241,9 mil atendimentos e receberam 88,3 mil pessoas.

Já o #TodosPorElas foi idealizado pela desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), Jaceguara Dantas, a campanha busca ampliar o acesso a direitos e serviços essenciais, com foco na proteção das mulheres.

Ação Cidadania será realizada nas Moreninhas pelo fim do feminicídio

Divulgação/Sejusp

Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2025/07/16/instituicoes-se-reunem-em-evento-contra-feminicidio-e-oferecem-servicos-gratuitos-a-populacao.ghtml

Empresas chegam a pagar o dobro de imposto do que deveriam; Entenda

"/> “Quanto mais confuso, mais arrecada.” Essa foi a frase que marcou o início da Marins Consultoria, há mais de 55 anos.

Sr. Eliézer Marins, fundador da empresa e referência nacional em estratégia tributária, lembra bem do início da sua carreira, quando percebeu o verdadeiro mecanismo por trás do sistema fiscal brasileiro: uma engrenagem feita para penalizar a desinformação e premiar a burocracia.

Sr Eliézer, fundador da Marins Consultoria

Ludmila Ferreira

“A complexidade nunca foi um acidente. Foi um projeto. O sistema tributário brasileiro é intencionalmente confuso para gerar arrecadação sobre erro. E é isso que ninguém fala com clareza”, afirma.

Ao longo de décadas, Sr. Eliézer viu milhares de empresas sangrarem por erros simples, enquadramentos equivocados, regimes desatualizados e falta de estratégia. E viu também aquelas que cresceram, prosperaram e blindaram seus patrimônios com decisões técnicas e jurídicas corretas.

O que o empresário precisa entender hoje:

• Arrecadação via erro é a base silenciosa do sistema;

• Empresas mal enquadradas chegam a pagar o dobro de imposto do que deveriam;

• A Receita trabalha com tecnologia de rastreio, enquanto o empresário ainda opera por instinto;

• Quem não estrutura, será estruturado pela dor: via multa, via bloqueio ou via execução.

“Eu vi empresas falirem não por falta de vendas, mas por excesso de tributos pagos sem necessidade. E outras que saíram do sufoco apenas reorganizando sua estrutura”, conta.

A Marins Consultoria nasceu dessa indignação — e se tornou referência em redução tributária no Brasil

Com um método próprio e atuação nacional, a Marins Consultoria já atendeu milhares de empresas com:

• Planejamento tributário preventivo e corretivo;

• Regularização de débitos fiscais com até 70% de desconto via precatórios federais;

• Blindagem patrimonial e segurança jurídica de longo prazo;

• Análises profundas que identificam oportunidades escondidas na própria legislação.

“Nós não prometemos mágica. Entregamos economia real, com base na lei, feita por quem conhece o sistema — porque viu ele nascer, crescer e endurecer”, finaliza Sr. Eliézer Marins. Clique aqui e entre em contato com a Marins.

https://g1.globo.com/ba/bahia/especial-publicitario/marins-consultoria-planejamento-tributario/noticia/2025/07/16/empresas-chegam-a-pagar-o-dobro-de-imposto-do-que-deveriam-entenda.ghtml

Foto mostra estudantes da UFPA antes de acidente que deixou cinco mortos na BR-153, em Goiás

Estudantes da UFPA que sofreram acidente posaram junto em foto antes da viagem do PA para GO

Redes sociais/Reprodução

Os estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) que estavam em um micro-ônibus envolvido no acidente que deixou cinco mortes na BR-153 fizeram uma foto antes da colisão desta quarta-feira (16) em Goiás.

Ao lado do micro-ônibus que integrava o comboio de quatro veículos com cerca de 170 estudantes, os 25 alunos do campus Belém posaram com bandeiras de movimentos estudantis.

A imagem foi postada por uma das alunas na terça-feira (15) e teria sido feita ainda na segunda(14) momentos antes do início da viagem. Ela estava no micro-ônibus onde três estudantes morreram e ligou para família na manhã desta quarta para informar que estava ferida, mas fora de risco.

Acidente com ônibus de alunos da UFPA deixa mortos na BR-153 em Goiás

LEIA TAMBÉM:

Acidente entre carreta, micro-ônibus e ônibus deixa cinco mortos na BR-153

Comboio levava estudantes do Pará participar de congresso

Governador lamenta mortes em acidente com estudantes

Cerca de 170 alunos de diferentes cursos saíram de Belém na segunda-feira (14) em quatro ônibus, segundo a UFPA. Dois deles foram atingidos no acidente, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A batida envolveu uma carreta, um ônibus e um micro-ônibus na BR-153. Cinco pessoas morreram no local, ainda de acordo com a PRF, e não há informação sobre a identidade delas. Veja quem são:

Três estudantes;

Motorista do micro-ônibus;

Motorista da carreta.

Outros estudantes ficaram feridos, e alguns ficaram presos às ferragens. As vítimas estão sendo encaminhadas para hospitais de Goiás e do Tocantins.

O presidente Lula, o governador de Goiás e instituições de ensino do Pará também se manifestaram. A UFPA decretou luto de três dias e está priorizando atendimento às famílias das vítimas que procuram o Campus Belém em busca de informações.

✅ Clique e siga o canal do g1 PA no WhatsApp

Acidente na BR-153 em Goiás

Arte g1

A suspeita inicial é que a carreta teria invadido a contramão e colidido frontalmente com o primeiro ônibus do comboio, que transportava 25 alunos, dois motoristas e um orientador. O outro ônibus também acabou se envolvendo, mas sem feridos. A perícia deve confirmar as circunstâncias da batida.

Acidente entre micro-ônibus e caminhão na BR-153, em Porangatu

— Fotos: Divulgação/Corpo de Bombeiros

✅Clique e siga o canal do g1 Pará no WhatsApp

Vídeos com as principais notícias do Pará

https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2025/07/16/foto-mostra-estudantes-da-ufpa-antes-de-acidente-que-deixou-cinco-mortos-na-br-153-em-goias.ghtml

Confira as ofertas de empregos em Aracaju

Carteira de trabalho

Marcelo Camargo / Agência Brasil/Arquivo'

A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) divulga novas oportunidades de emprego nesta quarta-feira (16).

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp

Os interessados em candidatar-se às vagas precisam se cadastrar ou atualizar o currículo na sede da Fundat, localizada no calçadão da rua João Pessoa, 127, Centro, portando carteira de trabalho, RG, CPF e currículo.

O horário de funcionamento da Fundat é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O atendimento acontece também em outros pontos, de 7h às 13h, como o CEAC do Shopping Riomar, a UQP do bairro Santos Dumont, e a UQP do bairro Santa Maria. Mais informações podem ser obtidas no telefone: (79) 3179-1331

Vagas para ampla concorrência:

Serviços gerais

Ensino fundamental completo

Sem experiência

Empresa localizada no bairro Luzia

Carpinteiro

Alfabetizado

Com 6 meses de experiência comprovada em CTPS

Empresa localizada no bairro Jardins

Serviços gerais

Vaga afirmativa para mulheres

Ensino fundamental completo

Sem experiência

Empresa localizada no bairro Coroa do Meio

Padeiro

Ensino médio completo

Com 6 meses de experiência (sem necessidade de comprovação em CTPS)

Ambos os sexos

Empresa localizada no bairro Jardins

Auxiliar de confeitaria

Ensino fundamental completo

Com experiência comprovada em CTPS

Empresa localizada no bairro Luzia

Estágio em direito

Cursando o ensino superior

Sem experiência

Ambos os sexos

Empresa localizada no bairro Suíça

Mecânico a diesel

Alfabetizado

Com 6 meses de experiência (sem comprovação em CTPS)

Empresa localizada no bairro Suíça

Pedreiro

Não alfabetizado

Com experiência comprovada em CTPS

Empresa localizada no bairro Jabotiana

Ajudante de pedreiro

Não alfabetizado

Com experiência comprovada em CTPS

Empresa localizada no bairro Jabotiana

Vendedor externo

Ensino médio completo

Com experiência

Ambos os sexos

Empresa localizada no bairro Santa Cecília

Engenheiro trainee

Ensino superior completo em Engenharia Civil

Com experiência comprovada em CTPS

Empresa localizada no bairro Coroa do Meio

Técnico em edificações

Ensino médio completo

Curso técnico em edificações

Com experiência comprovada em CTPS

Empresa localizada no bairro Coroa do Meio

Executivo de contas

Ensino médio completo

Com 6 meses de experiência comprovada em CTPS

Habilidades técnicas: Office intermediário, informática e marketing digital

Ambos os sexos

Empresa localizada no bairro São José.

Vagas para PCD (Pessoa com Deficiência)

Não há vagas disponíveis até o momento.

Mais informações sobre Sergipe

Inscrições para mais de 400 vagas em cursos técnicos gratuitos do Senac em Sergipe estão a

https://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2025/07/16/confira-as-ofertas-de-empregos-em-aracaju.ghtml

Homem é preso em flagrante ao receber pacote com maconha pelos Correios, em Salinas

Material apreendido na casa do suspeito

Polícia Civil/Divulgação

Um homem, de 28 anos, foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas em Salinas, nessa terça-feira (15).

A Polícia Civil informou que ele foi detido em casa no momento em que recebia um pacote enviado pelos Correios, contendo maconha.

📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp

Foram feitas buscas no imóvel e os policiais encontraram duas balanças, frascos de anabolizantes e uma porção de extrato de maconha.

O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil e autuado pelo crime de tráfico de drogas. As investigações continuam.

VEJA TAMBÉM

Três homens são presos por tráfico de drogas em Augusto de Lima

Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG

Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.

https://g1.globo.com/mg/grande-minas/noticia/2025/07/16/homem-e-preso-em-flagrante-ao-receber-pacote-com-maconha-pelos-correios-em-salinas.ghtml

Escola mirim da Portela tem vagas abertas para oficinas carnavalescas gratuitas

"/> Escola mirim da Portela tem vagas abertas para oficinas carnavalescas gratuitas

Divulgação

A Filhos da Água, escola mirim da Portela, está com inscrições abertas para oficinas carnavalescas gratuitas na quadra da escola, até sexta-feira (18). As matrículas estão sendo feitas desde esta quarta (15) por ordem de chegada.

O projeto Água Ensina promove oficinas gratuitas de formação artística e cidadã na quadra da Portela, em Oswaldo Cruz, Zona Norte do Rio, para crianças, jovens e adultos, incluindo PCDs, a partir de 5 anos.

Além das já consagradas aulas de percussão, expressão corporal (passista), corte e costura e adereços, serão oferecidas mais três modalidades inéditas: canto, fotografia e capacitação profissional para o mercado da cultura e da arte.

Veja reportagem sobre o enredo da Portela para 2026:

Portela exalta ancestralidade negra do Sul em enredo para 2026

Durante sete meses, os participantes desenvolvem seus talentos em sintonia com o enredo da escola para o Carnaval 2026, que será "Máscara da Justiça”, inspirado na “Carta da Terra”, documento que define um conjunto de princípios éticos para a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica no século XXI.

A Filhos da Água nasceu em 2001 e há cinco anos passou a oferecer as oficinas. Desde então, cerca de mil pessoas já participaram da iniciativa.

Escola mirim da Portela tem vagas abertas para oficinas carnavalescas gratuitas

Divulgação

Embora as oficinas já fossem oferecidas em edições anteriores, este é o primeiro ano em que a iniciativa se consolida como um projeto oficialmente reconhecido, patrocinado pela Sulamérica e Rede D”Or, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – ISS da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Apadrinhada por Marisa Monte e Paulinho da Viola, a Filhos da Águia reafirma seu papel na construção da autoestima e da identidade cultural de crianças e jovens.

Escola mirim da Portela tem vagas abertas para oficinas carnavalescas gratuitas

Divulgação

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/carnaval/2026/noticia/2025/07/16/escola-mirim-da-portela-tem-vagas-abertas-para-oficinas-carnavalescas-gratuitas.ghtml

Clima, gestão e mercado dominam o segundo dia de debates da 57ª Expoagro

Um dos destaques da tarde foi a palestra do professor Dr. Lucas Oliveira de Souza (UFMT), que propôs uma abordagem equilibrada sobre produção animal e mudanças climáticas.

Assessoria

O segundo dia do Fórum dos Setores Produtivo da 57ª Expoagro foi marcado por uma imersão em temas estratégicos para o presente e o futuro do agronegócio brasileiro: clima, gestão e mercado. Produtores, especialistas e estudantes participaram de uma programação intensa, que trouxe reflexões sobre sustentabilidade, rentabilidade e inovação na comunicação do campo.

Um dos destaques da tarde foi a palestra do professor Dr. Lucas Oliveira de Souza (UFMT), que propôs uma abordagem equilibrada sobre produção animal e mudanças climáticas. Segundo ele, é fundamental fugir dos extremos e compreender que “nem todo boi é igual, nem toda agropecuária é emissora líquida”. Práticas regenerativas como a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) podem, inclusive, colaborar para o sequestro de carbono. “A comunicação sobre o agro precisa unir ciência, dados e diálogo com a sociedade urbana, que muitas vezes desconhece como se produz proteína no país”, reforçou Lucas.

Na mesma linha, o professor Luciano Cabral (UFMT) defendeu que a produção animal brasileira já caminha rumo à baixa emissão de carbono, com destaque para os sistemas de produção a pasto, reconhecidos por sua eficiência. Ele ressaltou que, apesar de ainda existir o desafio da recuperação de pastagens degradadas, o país tem plenas condições técnicas de se consolidar como líder mundial na produção de carne bovina sustentável.

A gestão financeira e estratégica das propriedades rurais também entrou em pauta. Rafael Ávila, especialista do Senar-MT, explicou como o uso de ferramentas do mercado financeiro pode alavancar a rentabilidade no campo. Com uma linguagem acessível, ele apresentou desde conceitos de renda fixa até operações envolvendo o boi gordo na Bolsa de Valores. “O valor da arroba do boi é regido pela oferta e demanda. Quem entende os fundamentos do mercado sai na frente”, afirmou.

Já Vanessa Chiamulera, apresentou o projeto Agrega da Agroligadas, que mobiliza mulheres em busca da profissionalização da gestão rural. Em sua palestra, ela destacou a importância de envolver todos os atores das propriedades, produtores, colaboradores e famílias, na construção de um agro mais responsável e eficiente. “A gestão que gera valor é construída de forma coletiva”, pontuou.

Com leveza e inspiração, a programação contou com a presença do mini influenciador José Marcos que encantou o público ao mostrar que o agro também pode ser contado com alegria, autenticidade e carinho. Pelas redes sociais, ele compartilha sua rotina na roça com animais, plantações e muito bom humor, reunindo 2,9 milhões de seguidores. Durante sua participação, o menino de 5 anos falou sobre a vida no campo e mostrou como a comunicação pode aproximar o agro das novas gerações, com verdade, simplicidade e muito amor pelo que se faz.

A 57ª Expoagro é realizada pelo Sindicato Rural de Cuiabá em parceria com a Ditado Produções. O evento recebe apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e das federações do setor produtivo: Famato, Fiemt e Fecomércio.

https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/especial-publicitario/sindicato-rural-de-cuiaba/expoagro/noticia/2025/07/16/clima-gestao-e-mercado-dominam-o-segundo-dia-de-debates-da-57a-expoagro.ghtml

FAB faz homenagem aos combatentes da Segunda Guerra Mundial; entenda como foi participação do Brasil no conflito

Militares na homenagem da FAB aos combatentes da Segunda Guerra Mundial, em Brasília.

Letícia Sena/g1

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou uma homenagem aos 80 anos do retorno dos combatentes da Segunda Guerra Mundial, conflito que aconteceu entre 1939 e 1945.

A cerimônia foi realizada na manhã desta quarta-feira (16), na Base Aérea em Brasília.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.

Em entrevista ao g1, o professor Bruno Leal, da Universidade de Brasília (UnB), conta que a Força Expedicionária Brasileira, que lutou na Segunda Guerra, foi composta de 25 mil soldados.

Eles participaram de combates na Itália, entre 1944 e 1945. Mais de 400 soldados morreram.

👉 Entenda mais abaixo como foi a participação dos brasileiros na guerra.

Homenagem da FAB

Com IA, soldados que lutaram na Segunda Guerra 'ganham vida'.

Durante o evento realizado na capital, homenagens lembraram a participação do Brasil na guerra, aviões da FAB cruzaram o céu e militares marcharam. Familiares de veteranos estiveram na cerimônia.

Através do uso de IA, fotos "ganharam vida" e soldados que lutaram na guerra se apresentaram para o público do evento (veja vídeo acima).

FAB faz homenagem para combatentes da Segunda Guerra Mundial, em Brasília.

Letícia Sena/g1

A cerimônia também celebrou o Dia dos Veteranos e o aniversário de nascimento de Alberto Santos Dumont, pai da aviação e patrono da Aeronáutica brasileira.

A Medalha Mérito Santos-Dumont foi entregue para autoridades políticas e militares que atuaram de forma relevante à serviço da Força Aérea Brasileira.

Por que o Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial?

Navio Baependi foi torpedeado por um submarino alemão quando navegava pela costa de Sergipe, em 1942.

Biblioteca Nacional

O professor Bruno Leal explica que o motivo oficial para o Brasil entrar na guerra foi o torpedeamento de vários navios mercantes brasileiros. "Esses ataques começaram em 1941 e se tornaram frequentes, fazendo mais de 600 vítimas fatais", diz.

Segundo Bruno Leal, o Brasil reconheceu o estado de guerra com Itália e Alemanha em 22 de agosto de 1942.

A decisão de entrar no conflito foi tomada pelo presidente Getúlio Vargas, após uma reunião com ministros.

"Mas o governo tinha uma agenda própria: fortalecer a posição brasileira na geopolítica internacional, no futuro pós-guerra, e fomentar uma frente doméstica que pudesse suavizar a imagem pública do governo autoritário", fala Bruno Leal.

📌 O Brasil participou do grupo dos Aliados, formado por países como Estados Unidos, Reino Unido, França e a então União Soviética.

📌 Os Aliados combateram o grupo do Eixo, formado por Alemanha, Itália e Japão.

Como brasileiros reagiram à entrada do país no conflito?

Edição extra do GLOBO traz a notícia de que Brasil reconhece o "estado de beligerância" com a Alemanha e Itália, em 22/08/1942.

Acervo O GLOBO

Bruno Leal comenta que os ataques aos navios brasileiros gerou muita consternação pública. Centenas de famílias perderam pais, maridos, filhos e irmãos.

"Em algumas praias do Nordeste, os corpos apareciam nas praias, levados pela correnteza", diz.

As mortes causaram revolta e protestos, com ataques em lojas e restaurantes de imigrantes alemães. As manifestações ocorreram em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Belém e outros estados.

"Naqueles anos da guerra, o carnaval carioca foi temático, o chamado 'Carnaval da Vitória', em que as letras dos sambas enredo falavam da guerra em curso", destaca o professor.

Como foi a atuação no Brasil na guerra?

Entenda a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial

Segundo o professor Bruno Leal, os americanos não eram muito simpáticos a ideia do envio de tropas brasileiras. "Achavam que os nossos soldados seriam um fardo, muita gente para alimentar, treinas e vestir", diz.

Mas o presidente Getúlio Vargas conseguiu enviar os soldados, graças a boa relação que ele tinha com o presidente Roosevelt, dos Estados Unidos.

As primeiras tropas brasileiras chegaram na Europa em 1944. Na Itália, brasileiros enfrentaram combates violentos.

"Os alemães eram muito agressivos e experientes; o inverno era rigoroso e o terreno montanhoso. As tropas brasileiras, contudo, superaram essas adversidades e tomaram várias posições importantes no país, derrotando os alemães e fazendo milhares de prisioneiros de guerra", fala Bruno Leal.

O professor explica que a tomada de pontos estratégicos foi importantes para o avanço dos Aliados na Itália.

"Vale destacar ainda que o 'Senta a Pua!', o 1º Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira (FAB), teve um papel super importante para as tropas em solo", diz.

Os soldados brasileiros

Soldados da Força Expedicionária Brasileira na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.

Arquivo Nacional

Bruno Leal conta que os soldados brasileiros sofreram com o clima, combates diferentes e dificuldades com alimentação, equipamentos e até com a língua. "Até hoje, as tropas brasileiras são reverenciadas em vilas e cidades italianas, todos os anos", fala.

O professor aponta que, depois de voltarem ao Brasil, não houve um bom plano de reintegração social. Pracinhas tiveram dificuldades para receber pensão e outros benefícios. "Algumas leis em seu auxílio demoraram décadas para sair".

"Eu diria que sem os sodados brasileiros, os Aliados demorariam mais tempo para vencer as forças do Eixo na Itália – o que significa recursos e vidas", destaca Bruno Leal.

Além dos soldados, o Brasil contribuiu com café, borracha e algodão, além metais de minério.

Depois da guerra

Bruno Leal explica como a Segunda Guerra impactou o Brasil:

Economia: rendeu grandes fluxos de investimentos, o que ajudou o país a impulsionar seu projeto de industrialização.

Política: redemocratização do país, bem como o próprio fim do Estado Novo e o enfraquecimento das elites rurais.

Geopolítica: protagonismo do Brasil na recém criada Organização das Nações Unidas (ONU). Prestígio conquistado a partir de 1945 permitiu a criação de um modelo de diplomacia que ainda orienta o país.

LEIA TAMBÉM:

DIA D: conheça a história do único brasileiro presente no desembarque na Normandia

PÓS GUERRA: a misteriosa organização que matava japoneses no Brasil após a Segunda Guerra

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2025/07/16/fab-faz-homenagem-aos-combatentes-da-segunda-guerra-mundial-entenda-como-foi-participacao-do-brasil-no-conflito.ghtml

Motoristas são multados pela PRF durante saque de carga de tomates e tumulto na BR-050 em Uberlândia

Carga de tomates é saqueada em acidente próximo à Ceasa de Uberlândia

Um caminhão carregado com tomates tombou na madrugada desta quarta-feira (16) na BR-050, em Uberlândia, nas proximidades do Central de Abastecimento (Ceasa). Em seguida, algumas pessoas saquearam parte da carga. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a prática configura crime de furto.

➡️ Clique aqui e siga o perfil do g1 Triângulo no Instagram

O acidente ocorreu por volta das 3h da manhã, no Km 75,8 da rodovia federal que corta a cidade. Segundo testemunhas, o motorista percebeu que a carga estava prestes a tombar e, para evitar um acidente mais grave, direcionou o compartimento para o canteiro central. Com isso, o veículo tombou e parte da carga ficou espalhada às margens da rodovia.

O caminhoneiro não se feriu e relatou que havia saído de Cristalina (GO) com destino a São Paulo (SP).

De acordo com a PRF, o veículo sofreu uma pane mecânica com a quebra da suspensão. Inicialmente, o motorista teria autorizado a retirada apenas dos produtos que estavam fora do compartimento. No entanto, a situação rapidamente saiu do controle, e dezenas de pessoas passaram a recolher toda a carga, inclusive a que ainda estava intacta no veículo.

A PRF foi acionada e reforçou que o saque de carga, mesmo em casos de acidente, é considerado crime de furto, conforme o artigo 155 do Código Penal.

Motoristas autuados por crime de trânsito

Além do furto, a PRF destacou os riscos à segurança viária. Muitos veículos estacionaram no acostamento para participar do saque, o que resulta em multa e pontos na carteira de habilitação. Nesta ocorrência, diversos veículos foram autuados pela infração de trânsito.

Ainda conforme a PRF, em situações como essa, a população deve acionar os serviços de emergência e evitar qualquer tipo de intervenção que possa colocar vidas em risco.

"O maior alerta da polícia, no entanto, é para o alto risco de novos e graves acidentes. A aglomeração de pessoas na pista e nos acostamentos, somada ao fluxo de veículos em alta velocidade, cria um cenário extremamente perigoso, com grande potencial para atropelamentos e colisões secundárias", alertou.

A polícia ainda orientou que, ao se deparar com um acidente, o cidadão deve reduzir a velocidade, redobrar a atenção e, caso não possa prestar socorro de forma segura, acionar imediatamente os serviços de resgate.

Saque carga de tomates ocorreu às margens da BR-050 em Uberlândia

Redes sociais/Reprodução

📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2025/07/16/motoristas-sao-multados-pela-prf-durante-saque-de-carga-de-tomates-e-tumulto-na-br-050-em-uberlandia.ghtml

Câmeras flagram fuga e prisão de fisiculturista que espancou namorada no litoral de SP; VEJA

Vídeo flagra prisão de fisiculturista durante fuga após espancar a namorada médica

Câmeras de monitoramento do Centro de Controle Operacional (CCO) de Santos, no litoral de São Paulo, auxiliaram na prisão do fisiculturista Pedro Camilo Garcia Castro, que fugiu para a cidade após espancar a namorada médica na capital paulista. Um vídeo do CCO, obtido pelo g1 nesta quarta-feira (16), mostra a abordagem policial ao agressor (assista acima).

✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.

O crime ocorreu na madrugada de segunda-feira (14), em um apartamento no bairro Moema, em São Paulo. Após cometer as agressões, o fisiculturista fugiu e foi preso, em Santos. Já a namorada dele foi socorrida por policiais e levada a um hospital, onde permanece internada em estado grave.

Pedro Camilo passou por audiência de custódia no Fórum de Santos na terça-feira (15), quando foi decretada a prisão preventiva. O caso foi registrado como tentativa de homicídio.

Segundo a Prefeitura de Santos, a Polícia Militar (PM) de São Paulo alimentou o sistema do programa estadual Muralha Paulista com os dados do carro que Pedro havia fugido da cena do crime.

Desta forma, os policiais militares do litoral paulista conseguiram identificar que o homem estava na Avenida Presidente Wilson, por meio do reconhecimento da placa do veículo, feito pelas câmeras de monitoramento do CCO.

A prisão ocorreu na orla da praia e foi gravada pelas câmeras. Nas imagens, é possível ver Pedro sendo conduzido por policiais até uma das quatro viaturas que prestaram apoio à ocorrência.

Pedro Camilo foi preso em Santos após espancar a namorada na capital paulista

Prefeitura de Santos e Redes sociais

Câmeras em Santos

Segundo a Prefeitura de Santos, os principais acessos e as avenidas de maior fluxo da cidade contam com câmeras com sistema de reconhecimento ótico de caracteres, que permite a leitura de placas de veículos.

Ainda segundo a administração municipal, os equipamentos ficam localizados em pontos estratégicos para repassar imagens em tempo real ao programa Muralha Paulista, do governo de São Paulo, que visa a restrição da mobilidade criminal por meio da integração de dados e tecnologias de diversas entidades.

O CCO, que reúne as imagens, funciona desde 2020 no Paço Municipal. Segundo a prefeitura, a unidade conta com 110 integrantes, que se revezam em turnos. Entre os profissionais, há membros da Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Ouvidoria, Urgência Urbana, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Militar e Guarda Portuária.

Leia também

EXAME: Raio-X mostra fratura na mão de fisiculturista preso após espancar a namorada

DECISÃO: Fisiculturista que espancou namorada por ciúmes tem prisão preventiva decretada

FLAGRANTE: Vídeo mostra fisiculturista com mão quebrada fugindo após espancar namorada

Raio-X

Pedro Camilo sofreu uma fratura na mão após espancar a namorada em São Paulo

g1 Santos e reprodução

Um exame de raio-X mostra a fratura na mão do fisiculturista Pedro Camilo Garcia Castro, que foi preso após espancar a namorada em um apartamento alugado em São Paulo. Ao g1, a médica ortopedista Érica Cecília Arantes de Gerard Ferreira analisou as imagens e identificou uma fratura na base do quarto metacarpo, o osso que conecta o punho ao dedo anelar, na mão de Pedro Camilo.

Conforme apurado pelo g1, dois exames de imagem da lesão de Pedro Camilo foram apresentados à Polícia Civil, além de um atestado de 30 dias com o CID correspondente à fratura de ossos do metacarpo.

Motivação

O fisiculturista confessou à PM que agrediu a médica após ver uma conversa em que ela mandou fotos sensuais para outro homem.

A delegada Deborah Lázaro, da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Santos, afirmou que o fisiculturista não prestou depoimento oficial, mas disse aos PMs ter sido motivado por ciúmes.

"Ele teria visto no celular da vítima conversas com um rapaz e, ao mesmo tempo, encaminhamento de nudes para esse rapaz", contou a delegada em entrevista à TV Tribuna, afiliada da Globo.

A informação sobre o envio das fotos sensuais também consta em boletim de ocorrência sobre o caso, obtido pela equipe de reportagem.

Fisiculturista foi preso após quebrar a mão espancando namorada médica, no bairro Moema, em São Paulo (SP)

Redes Sociais

'Gravíssimo'

Em entrevista à TV Tribuna, a delegada Deborah Lázaro disse que o caso foi gravíssimo e que a vítima apresenta lesões na face. Ela está internada em estado grave em um hospital municipal, em São Paulo.

Segundo a delegada, o fisiculturista estava lesionado e foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central de Santos. Em seguida, ele foi conduzido à delegacia e permaneceu preso na cadeia do 5° Distrito Policial (DP) da cidade. "É uma pena né? São dois jovens e por motivo muito fútil".

Fisiculturista é preso após quebrar a mão espancando namorada médica

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2025/07/16/cameras-flagram-fuga-e-prisao-de-fisiculturista-que-espancou-namorada-no-litoral-de-sp-veja.ghtml

Homem condenado a mais de 25 anos de prisão por homicídio qualificado foge durante julgamento na Bahia

Cidade de Baianópolis, no oeste da Bahia

Joá Souza/GOVBA

Um homem condenado a 25 anos de prisão fugiu durante o julgamento na cidade de Baianópolis, no oeste da Bahia, na terça-feira (15). De acordo com a assessoria do fórum, o condenado fugiu durante a votação dos jurados, antes do veredito final.

Ronivon Alvez Pereira tem 55 anos e era julgado pelo crime de homicídio qualificado. O crime aconteceu em 15 de janeiro de 2000, na zona rural de Baianópolis. Na ocasião, a vítima foi morta a pauladas.

De acordo com informações do fórum, o plenário estava cheio durante o julgamento, com cerca de 40 pessoas. Ronivon não usava algemas, pois estava em liberdade provisória e não tinha condenações anteriores.

Na fase final do julgamento, por volta de 21h30, o juiz solicitou que as pessoas que assistiam a sessão saíssem do plenário para que os jurados votassem. Neste momento, Ronivon se misturou e saiu junto com os espectadores.

O juiz proferiu a sentença de 25 anos e nove meses para o acusado. De acordo com informações apuradas pela TV Oeste, afiliada da TV Bahia em Luís Eduardo Magalhães, a expectativa é que o juiz decrete prisão preventiva do condenado.

LEIA TAMBÉM:

Quatro detentos cavam buraco em parede e fogem de presídio na BA

Dezesseis detentos fogem de presídio na Bahia após grupo armado invadir e trocar tiros com agentes de segurança

Simulação mostra como criminosos fizeram para resgatar 16 detentos de presídio na Bahia

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2025/07/16/fuga-julgamento-bahia.ghtml

operação no sudoeste da Bahia

Sete homens foram presos e um morreu após um confronto com policiais militares na manhã desta quarta-feira (16), na cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia.

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a troca de tiros aconteceu durante a "Operação Parabellum", que investiga suspeitos de homicídios e tráfico de drogas na região.

De acordo com a SSP-BA, dois revólveres, munições, porções de drogas e celulares foram apreendidos. Mais de 80 policiais de unidades especializadas e ordinárias cumprem mandados de prisão preventiva, temporária e busca e apreensão em diversos bairros da cidade.

Além da SSP-BA, participam da "Operação Parabellum" equipes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) Bahia e das polícias Militar e Civil.

https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2025/07/16/operacao-no-sudoeste-da-bahia.ghtml

Operação desarticula ponto de tráfico de drogas e apreende submetralhadora em Caruaru

Operação envolveu equipes do 4º Batalhão da Polícia Militar (4º BPM), do Pelotão Tático, do 1º Batalhão Integrado Especializado (Biesp) e do Núcleo de Inteligência do Agreste (NIA).

CNF

Uma operação conjunta das forças de segurança de Pernambuco desarticulou, na quarta-feira (16), um ponto de tráfico de drogas próximo à zona rural de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A ação envolveu equipes do 4º Batalhão da Polícia Militar (4º BPM), do Pelotão Tático, do 1º Batalhão Integrado Especializado (Biesp) e do Núcleo de Inteligência do Agreste (NIA).

✅ Receba as notícias do g1 Caruaru e região no seu WhatsApp

Durante a operação, os policiais prenderam um homem, de 40 anos. Com ele e em imóveis ligados ao suspeito, foram apreendidos dois quilos de maconha prensada, um quilo de cocaína, um quilo de crack, uma balança de precisão, quatro celulares, R$ 320 em dinheiro, um carro e uma submetralhadora 9 mm.

A prisão aconteceu nas imediações do Posto Agamenon, próximo à vila Murici, onde o suspeito usava uma loja de material de construção como fachada para o tráfico, segundo informações repassadas pelo NIA.

Durante a abordagem, um segundo suspeito, que estaria envolvido na distribuição das drogas e conduzia o veículo que foi apreendido, conseguiu fugir pelo matagal na região do Alto do Moura. Dentro do carro, a PM encontrou 12 quilos de maconha prensada.

As investigações continuam para identificar outros envolvidos na rede criminosa.

https://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2025/07/16/operacao-desarticula-ponto-de-trafico-de-drogas-e-apreende-submetralhadora-em-caruaru.ghtml

Loja de roupas é arrombada, em João Pessoa, mas material roubado é recuperado logo em seguida

"/> Loja de roupas é arrombada, em João Pessoa, mas material roubado é recuperado logo em seguida

PMPB/Divulgação

Um grupo de quatro homens arrombou uma loja de roupas, na madrugada desta quarta-feira (16), no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. Imagens de câmera de segurança mostram o momento em que os homens entram no estabelecimento.

Após roubar os produtos da loja, o grupo fugiu em uma caminhonete. Ao perceberem a aproximação policial, os suspeitos seguiram em direção à comunidade Santa Bárbara. Durante a perseguição, o veículo perdeu o controle após um dos pneus estourar. Na tentativa de escapar, os suspeito efetuaram disparos contra a guarnição da polícia, que reagiu.

Os suspeitos conseguiram fugir pulando muros de diversas residências, mas abandonaram o veículo com todo o material furtado, além de armas e ferramentas utilizadas no crime.

O veículo, que possuía restrição de roubo, foi removido pelo reboque do BPTran. Todo o material recuperado foi conduzido à Central de Flagrantes. O proprietário da loja foi acionado e se dirigiu à delegacia para reaver os bens.

Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2025/07/16/loja-de-roupas-e-arrombada-em-joao-pessoa-mas-material-roubado-e-recuperado-logo-em-seguida.ghtml

Luxo inteligente: como tecnologia e automação estão transformando os lares brasileiros

À medida que novas tecnologias transformam a forma como os moradores interagem com os espaços, o conceito de lar evolui para um espaço inteligente, onde conforto, praticidade e segurança se unem em uma experiência integrada. Mas não é só isso, segundo dados do Relatório Mundial das Cidades, da ONU- Habitat, a população urbana mundial deve chegar a 68% até 2050, o que deve aumentar de forma significativa a construção de prédios em grandes centros urbanos.

No Brasil, não é diferente. O conceito de smart building vem ganhando destaque com a construção de edifícios inteligentes que integram tecnologia de ponta para transformar a forma como as pessoas vivem, trabalham e se relacionam com o ambiente construído. Além disso, o uso de inovações tecnológicas tem se tornado fundamental para maior eficiência construtiva, reduzindo custos e auxiliando na sustentabilidade.

Alguns exemplos práticos da adoção do conceito de smart building incluem a incorporação tecnologias avançadas, como sensores IoT (Internet das Coisas), automação, inteligência artificial e análise de dados. Tudo é projetado para melhorar a experiência do morador, contribuindo para o desenvolvimento de ambientes mais seguros, confortáveis e personalizáveis.

As escolhas se traduzem em um luxo inteligente, onde conforto, inovação e tecnologia trabalham juntos para transformar o morar. E não é só do lado de fora que a tecnologia vem ganhando destaque, sistemas de automação, piso aquecido, toalheiros elétricos, assistentes virtuais, ar-condicionado VRF e isolamento acústico, são outros benefícios que podem ampliar o bem-estar e garantir mais praticidade dentro de casa.

Divulgação

Sendo assim, quem tem se destacado são empresas que entregam não apenas um imóvel, mas um novo padrão de qualidade de vida — um lar onde a automação e o design se traduzem em praticidade e sofisticação.

Soluções que inspiram cuidado

Para Daniel Ribas, sócio da Construtora Bouw, o compromisso das empresas deve ir além da entrega do imóvel. "É preciso pensar no cotidiano das pessoas, no que pode facilitar a vida delas. Conforto não é luxo — é cuidado. E a tecnologia é a ferramenta que nos permite entregar esse cuidado de forma eficaz. Para nós, o verdadeiro luxo está nos detalhes que tornam o dia a dia mais prático, seguro e confortável. Por isso, buscamos aliar tecnologia e design em soluções que realmente façam a diferença na vida das pessoas, esse é o princípio do conceito de entrega da Construtora Bouw, o high luxury residence, onde cada detalhe é pensado e criado para cada cliente”, comenta Ribas.

“Aqui tudo é pensado para que o cliente esteja no foco de nossas ações. Esse cuidado começa antes mesmo da entrega das chaves. Além de recursos de automação e do uso de sistemas tecnológicos para maior eficiência durante todo o processo construtivo, durante a obra, contamos com a ajuda da Proteforte, que garante a proteção contra danos de superfícies e pisos”, comenta o sócio da empresa.

A proteção para pisos e superfícies, oferece tripla proteção: anti-impacto, anti- umidade e anti-instabilidade – o que reflete também em mais sustentabilidade durante a fase de construção, uma vez que não há necessidade de substituição de materiais danificados. Desta forma, é possível reduzir o desperdício e contribuir para uma obra mais limpa e eficiente.

Proteja seu maior investimento na obra. Descubra a tecnologia.

https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/proteforte-protecao-para-piso-na-obra-e-reforma/noticia/2025/07/16/luxo-inteligente-como-tecnologia-e-automacao-estao-transformando-os-lares-brasileiros.ghtml

Homem morre atropelado ao abastecer carro em acostamento de rodovia no interior de SP

Homem morre atropelado enquanto abastecia carro em acostamento da rodovia SP-294, na zona norte de Marília (SP), nesta terça-feira (15)

Artesp/divulgação

Um homem de 51 anos morreu após ser atropelado por um caminhão, enquanto abastecia o carro no acostamento da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), na noite desta terça-feira (15), na Zona Norte de Marília (SP).

📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp

Segundo a Polícia Rodoviária, a vítima parou no acostamento da rodovia SP-294 após ficar sem combustível. No momento em que abastecia o veículo, parte do corpo ficou sobre a faixa de rolamento, e acabou atingido por um caminhão.

A morte da vítima foi constatada ainda no local do acidente. Outras pessoas que estavam no carro não sofreram ferimentos. O motorista do caminhão foi ouvido e liberado pelos policiais.

Homem morre atropelado por caminhão enquanto abastecia carro em acostamento da rodovia SP-294 em Marília (SP), nesta terça-feira (15)

Artesp/divulgação

Veja outros destaques do g1:

g1 em 1 minuto: Paraguaios resgatados em fábrica de cigarros viviam em situações precárias

Jornadas exaustivas, janelas tampadas e celulares confiscados: paraguaios resgatados em fábrica de cigarros no interior de SP viviam em situações precárias

Estudante trans da Unesp tinha dossiê contra o namorado suspeito de matá-la, diz polícia

Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília

VÍDEOS: assista às reportagens da região

https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2025/07/16/homem-morre-atropelado-ao-abastecer-carro-em-acostamento-de-rodovia-no-interior-de-sp.ghtml

Cobrança de dívida no DF: veja ameaças feitas por vendedor que foi condenado por expor cliente

Montagem com a foto da consumidora e a palavra "wanted" (em português, procurada) e a expressão alemã "tot oder lebendig" (morta ou viva).

Reprodução

O vendedor do Distrito Federal condenado por expor uma cliente por causa de uma dívida, ameaçou a mulher com uma foto de "procurada" e publicações em uma rede social (veja detalhes mais abaixo).

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.

A consumidora comprou um celular no valor de R$ 2.360 e pagou apenas a entrada, de R$ 500, em agosto de 2023. Após perder o emprego, ela pediu mais tempo para o pagamento. Foi quando o homem começou as ameaças.

Segundo a decisão do Tribunal de Justiça (TJDFT), o homem deve pagar R$ 3 mil por danos morais a cliente.

Veja as ameaças

Comerciante começou a ameaçar a cliente.

Reprodução

Foto de "procurada morta ou viva"

Em uma publicação, o comerciante fez uma montagem com a foto da consumidora com a palavra "wanted" - em português, procurada (veja foto no início da reportagem).

Abaixo da foto dela, ele colocou a expressão alemã "tot oder lebendig" — que significa "morta ou viva".

A mulher denunciou o caso após essa imagem repercutir entre amigos e familiares.

Exposição pública

Após a denúncia, o comerciante seguiu com as ameaças. Ele afirmou que, caso ela não pagasse o valor devido, seria exposta publicamente.

Em uma das mensagens, escreveu que a próxima publicação que ele fizesse a deixaria “conhecida na cidade”.

Comentários no perfil profissional da mulher

Em outro momento, fez ameaças em comentários no perfil profissional da mulher.

"Vendeu meu celular e não me pagou. Vou postar a história no instagram amanhã, meio dia", publicou.

De acordo com o processo, assim que a consumidora conseguiu um novo emprego, o vendedor voltou a abordá-la. “sou amigo do dono de lá, vai achando que você se livrou de mim”, escreveu.

Decisão da Justiça

A defesa do comerciante alegou que ele não teve intenção de desabonar a imagem da consumidora, apenas de chamar atenção para o pagamento da dívida.

No entanto, de acordo com os desembargadores do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), a conduta violou o Código de Defesa do Consumidor, que proíbe a exposição ao ridículo ou o constrangimento do devedor.

Segundo o colegiado, houve ofensa à honra e à integridade psíquica da consumidora, configurando dano moral indenizável.

Além da indenização, a Justiça determinou que o vendedor se abstenha de fazer novos comentários sobre a consumidora nas redes sociais e exclua todas as postagens relacionadas ao caso.

Caso descumpra a decisão, será multado em R$ 500 por dia.

LEIA TAMBÉM:

PRISÃO: Homem é preso após confessar estupro das netas de 5 e 10 anos no DF

CONFUSÃO: Barrado na entrada da UTI, militar da reserva dos bombeiros fica exaltado e dá voz de prisão para funcionários do Hospital de Base

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2025/07/16/cobranca-de-divida-no-df-veja-ameacas-feitas-por-vendedor-que-foi-condenado-por-expor-cliente.ghtml

Biblioteca Ivone de Menezes realiza projeto de férias na Zona Sul de Aracaju

Biblioteca Municipal Ivone de Menezes Vieira realiza programação especial de férias.

Ascom/Funcaju

A Biblioteca Municipal Ivone de Menezes Vieira, no bairro Farolândia, está realizando um projeto de férias escolares nos dias 16, 23 e 30 de julho, às 10h. O evento é aberto ao público, com foco principal nas crianças da comunidade.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp

O projeto oferece atividades de contação de histórias e mediação de leitura para as crianças que estão em período de férias escolares. “Uma forma de incentivar a leitura entre as crianças durante as férias. Assim, fortalecemos o vínculo da comunidade com a biblioteca”, explica a coordenadora da biblioteca Verônica Cardoso.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (79) 3211-6411 ou pelas redes sociais da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).

Outras opções durante as férias escolares

Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória tem programação especial de férias escolares

https://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2025/07/16/biblioteca-ivone-de-menezes-realiza-projeto-de-ferias-na-zona-sul-de-aracaju.ghtml

Com 710 vagas, cursos gratuitos de turismo têm inscrições abertas em MG; veja como participar

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, em parceria com o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas), têm inscrições abertas para dois cursos gratuitos de capacitação na área do turismo. As formações fazem parte do Programa Rotas do Conhecimento e serão realizadas na modalidade Ensino a Distância (EaD), com carga horária de 40 horas.

📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp

O curso "Turismo de Aventura: Técnicas e Boas Práticas para Profissionais e Gestores" oferece 260 vagas e tem como objetivo capacitar profissionais e gestores para atuarem de forma segura, sustentável e eficiente no segmento, abordando aspectos técnicos, normativos e operacionais.

Já o curso "Gestores e Captação de Recursos no Turismo: Estratégias Eficazes para o Desenvolvimento" disponibiliza 450 vagas e foca na formação de profissionais aptos a identificar e acessar fontes de financiamento público e privado, fortalecendo projetos turísticos locais e regionais.

IFSuldeMinas e Secretaria de Estado abrem inscrições para cursos gratuitos na área de Turismo

Geisy Faria

Ao todo, estão disponíveis 710 vagas. As inscrições vão até 28 de julho de 2025, e devem ser feitas pelo site www.ifsuldeminas.edu.br. Podem se inscrever moradores de Minas Gerais com ensino fundamental completo, idade mínima de 16 anos e acesso à internet.

A seleção será feita por sorteio eletrônico, conforme critérios do edital. As aulas ocorrerão entre os dias 4 de agosto e 7 de setembro de 2025. Ao final do curso, os participantes receberão certificado de conclusão.

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2025/07/16/cursos-gratuitos-de-turismo-tem-inscricoes-abertas-em-mg-veja-como-participar.ghtml

Suspeito de ameaçar e fazer ofensas transfóbicas à influenciadora ex-Casal Maloka se arrepende: 'Hora da raiva'

Gabrielly Miguel publicou vídeo chorando após as ameaças (à esq.). Suspeito afirma ter agido 'na hora da raiva' após o casal deixar a chácara destruída (à dir.)

Reprodução/Redes sociais e Arquivo pessoal

Kleber Valloto, suspeito de enviar um áudio com ameaças de morte e ofensas transfóbicas à influenciadora trans Gabrielly Miguel, afirma que se arrepende após ter agido "na hora da raiva e do ódio". Ao g1, ele negou que o desentendimento tenha sido o contrato de locação, e afirmou que a questão foi o estado em que ela e o marido deixaram a propriedade.

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.

Gabrielly viralizou na internet com o perfil 'Casal Maloka' junto ao ex-companheiro Douglas Martins. Eles viveram nas ruas de Santos, no litoral de São Paulo, por anos. No começo de 2024, porém, criaram um perfil no Instagram usando o celular de um amigo. A separação ocorreu em maio. Gabrielly atualmente é casada com o também influenciador Vinicius Augusto.

Ela afirmou ter saído do Brasil às pressas após sofrer as ameaças. Um boletim de ocorrência por ameaça e injúria foi registrado pelo casal no 23º Distrito Policial de Perdizes, em São Paulo, no dia 10 de julho. No documento, Gabrielly e Vinicius afirmaram que os crimes foram motivados por desentendimentos na rescisão do contrato de locação da chácara em São José dos Campos (SP).

Ao g1, o motorista Kleber Valloto, de 45 anos, negou ter preconceito contra a comunidade LGBTQIA+ e que o áudio tenha sido enviado por conta das divergências no contrato. Segundo ele, o motivo das desavenças com Gabrielly e Vinicius foi o estado em o casal deixou a propriedade.

“Minha casa [chácara] tinha camas lá dentro, mas eles tacaram fogo no meu sofá. Virou uma bagunça dentro da casa”, disse Kleber Valloto.

Homem que enviou áudio ofendendo influenciadora afirma que ela deixou chácara alugada destruída

Arquivo Pessoal

Chácara e desentendimento

Kleber Valloto disse que o local tem valor sentimental para a própria família e que enviou o áudio ofendendo o casal após ver a esposa triste diante dos estragos na propriedade.

“Quando eu vi minha mulher chorando [por causa] do jeito que ele [Vinicius] deixou o sítio, foi na hora que eu tive esse impulso", disse Valloto. "Eu errei de ter mandado esse áudio”.

O motorista acrescentou que se arrepende da maneira como lidou com a situação. "Na hora da raiva, você fala coisas [...], mas eu não cometi nenhum crime", disse ele. "Nunca tratei [o casal] mal, nunca. Sempre com transparência com eles”.

Homem que enviou áudio ofendendo influenciadora afirma que ela deixou chácara alugada destruída

Arquivo Pessoal

Áudio com ameaça

Um dia depois de anunciar a saída do Brasil, Gabrielly publicou no Instagram um áudio que, segundo ela, foi enviado pelo suspeito. Veja um trecho abaixo:

"Se não tem b**, vai virar b**, porque eu vou capar vocês dois. Põe aí para todo mundo em rede nacional ver: 'Eu não tenho dinheiro para fazer cirurgia para ter b**, pois arrumei um cirurgião plástico'. É faca quente e cortar o saco dos dois, que nem de boi. Vocês vão ver com quantos paus se faz uma canoa", disse o homem, no áudio compartilhado por Gabrielly.

Ex-Casal Maloka revela ameaças e áudio transfóbico após sair do Brasil

Saída do Brasil

Gabrielly publicou no Instagram, no mesmo dia em que registrou o boletim de ocorrência, um vídeo em que relatou a fuga às pressas do Brasil. O local no exterior, porém, não foi revelado (assista abaixo).

"Decidi, pela minha integridade física, do meu esposo e da minha família, ir para fora do Brasil. Estou em um hotel próximo ao Aeroporto de Guarulhos. Quando esse vídeo for ao ar, não estarei mais no Brasil, estarei segura", disse ela.

A influenciadora também fez um apelo às autoridades. "Se alguma coisa acontecer comigo ou com a minha família, vocês já sabem o que está acontecendo. Peço ajuda para a Justiça brasileira, que dê atenção ao meu caso [...]. Ninguém merece passar o que estou passando".

Ex-Casal Maloka sai do Brasil às pressas após ameaças de morte e transfobia

Relembre algumas mudanças da Gabrielly:

🏠 Casa: No perfil do ex-casal no Instagram, é possível ver a frase "ex-moradores de rua" na descrição. Eles alugaram uma casa, no Canal 6, em Santos (SP), a partir da indicação de uma seguidora, que entrou em contato para ajudá-los. Após a separação, Gabrielly e Douglas não moram mais juntos.

🪮 Salão de beleza: A possibilidade de abrir o negócio foi por meio de uma 'vaquinha' dos seguidores que teria o valor destinado à compra dos móveis para a casa do ex-casal. Com o sucesso nas redes sociais, um influenciador brasileiro entrou em contato e assumiu o valor da mobília e demais utensílios domésticos, deixando o dinheiro arrecadado para que pudessem investir no futuro. O 'Studio Gabrielly Miguel' fica em São José dos Campos (SP).

🚘 Carros: Gabrielly usou o perfil do 'Casal Maloka' para compartilhar uma foto informando que ganhou do ex-companheiro um Jeep Renegade, comercializado a partir de R$ 118 mil no Brasil. Antes disso, o ex-casal compartilhou a conquista do primeiro veículo deles. "Obrigada, Deus. Nosso primeiro carro chegou". O modelo, no entanto, não foi divulgado.

Casal 'Maloka' colecionou conquistas antes da separação

Reprodução/Redes Sociais

💉 Implante de silicone: Gabrielly compartilhou nas redes sociais ter colocado implantes de silicone nos seios.

🦷 Sorriso: Os donos da 'Clínica Viotto' se ofereceram para custear o tratamento do então casal. Durante cinco dias do procedimento em Santa Bárbara d'Oeste (SP), eles ficaram hospedados na chácara dos proprietários da unidade. Para ter o sorriso 'renovado', foi necessário extrair os dentes "condenados", fazer implantes para substituir os dentes perdidos, além de prótese de carga imediata e lentes para recuperação estética.

💍Casamento: Em maio de 2024, Gabrielly e Douglas anunciaram a separação no Instagram, onde tinham mais de dois milhões de seguidores. Há meses, a influenciadora contou aos seguidores estar namorando o também influenciador Vinicius Augusto, com quem já se casou.

💆‍♀️Tratamento facial: A influenciadora contou ter feito um peeling de ácido tricloroacético (ATA) com cróton, um procedimento estético e agressivo no rosto que consiste na aplicação de agentes que destroem as camadas superficiais da pele para causar uma regeneração e melhorar a aparência.

Gabrielly Miguel se submete a procedimento estético agressivo

Reprodução/Redes Sociais

'Ex-moradores de rua'

Casal viraliza ao mostrar 'rotina' da vida em situação de rua no litoral de SP

Gabrielly nasceu em São José dos Campos (SP) e, Douglas, em São Lourenço (MG). Eles moraram nas ruas por aproximadamente sete anos.

Segundo Gabrielly, a ideia de publicar detalhes sobre a vida nas ruas surgiu após a indicação de um casal de amigos, que também cresceu nas redes sociais mostrando a própria realidade. "Foi a Kimberly e o Alexandre, do perfil 'megaloka2.0', que nos incentivaram de verdade, pois eu não queria gravar".

Eles começaram a mudança de vida a partir da ajuda de um amigo, que cedeu uma bicicleta para que Douglas trabalhasse como entregador e também emprestou o celular a eles. "Ele é entregador e pegou amizade conosco porque esperava [o aviso dos] pedidos perto da gente. Comprou um celular novo, e o antigo nos emprestou", afirmou Gabrielly.

As primeiras postagens foram feitas, segundo eles, por meio deste aparelho emprestado e o sucesso foi imediato. O primeiro conteúdo que viralizou é de um vídeo em que Douglas chega em 'casa', uma barraca montada na calçada, após um dia de trabalho (assista acima).

Separação

Casal em situação de rua viraliza na internet ao mostrar 'rotina'

Reprodução/Redes Sociais

O 'Casal Maloka' anunciou separação no Instagram, onde tinham mais de dois milhões de seguidores, e garantiram a continuação da parceria profissional. Meses depois, no entanto, Gabrielly tirou o ex-companheiro do perfil, mudando a conta para 'Gaby Maloka'.

Ao g1, Gabrielly afirmou que foi ela quem criou o perfil. Mesmo assim, a influenciadora inicialmente considerou justo dividir a conta com Douglas após a separação, uma vez que viralizaram juntos na internet.

Para manter a divisão, de acordo com a advogada Sarah Carolina de Paula, que representa Gabrielly, o ex-casal transformou o perfil em uma empresa e fez um acordo com uma série de regras. Entre elas, não poderiam ficar ausentes do perfil por mais de 36 horas.

"Dei uma chance, a pessoa não seguiu, preferiu ficar na vida errada", afirmou Gabrielly. "Sumia três, quatro dias, não respondia mensagens. Tinham parcerias para serem feitas, tinha bastante coisa e ele não aparecia", acrescentou ela.

Por meio de nota, Douglas afirmou que foi orientado judicialmente a se pronunciar apenas quando o processo for finalizado. De acordo com ele, o objetivo é não interferir no andamento das etapas legais.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2025/07/16/suspeito-de-ameacar-e-fazer-ofensas-transfobicas-a-influenciadora-ex-casal-maloka-se-arrepende-hora-da-raiva.ghtml

Design das medalhas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2026 é revelado

Conheça as medalhas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2026

O comitê organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2026 apresentou nesta terça-feira (15) as medalhas das competições. Segundo o comitê, o desenho expressa a ideia de união e de movimento. Em fevereiro, as cidades italianas de Milão e Cortina d'Ampezzo vão sediar os Jogos de Inverno.

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2025/07/15/design-das-medalhas-dos-jogos-olimpicos-e-paralimpicos-de-inverno-de-2026-e-revelado.ghtml

Vereadores aprovam auxílio-alimentação de R$ 1,4 mil e população reage com protestos em Vilhena, RO

Câmara Municipal de Vilhena (RO)

Reprodução/Câmara de Vilhena

A aprovação de uma proposta que reajusta o auxílio-alimentação dos vereadores de Vilhena (RO) para R$ 1,4 mil mensais gerou forte repercussão entre os moradores da cidade. A medida foi aprovada no início de julho por ampla maioria da Câmara Municipal e deve custar cerca de R$ 18,2 mil por mês aos cofres públicos.

Segundo apuração da Rede Amazônica, a proposta foi recebida com indignação pela população. Um abaixo-assinado pedindo a revogação do benefício já reúne mais de 3,5 mil assinaturas. Um dos idealizadores da mobilização é o jornalista Paulo Mendes, que afirma que a intenção é estimular a reflexão e incentivar a participação da população nas decisões políticas locais.

Paulo também criticou a forma como a votação foi conduzida: o projeto foi aprovado em menos de sete minutos. Para ele, isso mostra que a população não está acompanhando de perto o que a Câmara faz.

“Ontem lancei uma pergunta para reflexão: se vocês tivessem dito durante a campanha eleitoral que, em seis meses de mandato, aprovariam um auxílio-alimentação de R$ 1.400, acham que teriam sido eleitos? [...] Eles acreditam que a população não participa e por isso, não interfere nas decisões tomadas dentro dos gabinetes. Isso é lamentável, e nós também temos parcela de culpa, na medida em que não participamos do processo”, afirmou o jornalista.

Em nota, a Câmara Municipal de Vilhena justificou a aprovação do reajuste alegando que os servidores efetivos e comissionados já recebem o auxílio desde 2019, com base em uma norma de 2018 que contempla todos os servidores municipais.

Ainda segundo a nota, a medida não representa a criação de um novo gasto, mas sim a correção de uma desigualdade interna. A Câmara também destacou que o auxílio possui natureza indenizatória, portanto, não incide sobre encargos previdenciários, 13º salário ou férias.

VEJA TAMBÉM:

Reajuste de auxílio alimentação de vereadores em Vilhena gera insatisfação na comunidade

https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2025/07/15/vereadores-aprovam-auxilio-alimentacao-de-r-14-mil-e-populacao-reage-com-protestos-em-vilhena-ro.ghtml

Polícias de PE e PI prendem 04 homens em flagrante e apreendem cerca de 83kg de maconha

"/> Polícias de PE e PI prendem 04 homens em flagrante e apreendem cerca de 83kg de maconha

Ascom/PCPE

Policiais Civis de Petrolina, no Sertão, em conjunto com o 20° BPM/PI e Polícia Civil-PI, prenderam 04 pessoas em flagrante, cumpriram mandado de prisão e apreenderam cerca de 83kg de maconha na madrugada desta terça-feira (15). A ação foi realizada na divisa entre os estados de Pernambuco e Piauí.

A operação aconteceu após investigações realizadas há alguns meses que indicava a existência de constante transporte de drogas entre o município de Petrolina e a cidade de Paulistana. Novas investigações entre as duas polícias identificaram que haveria o transporte de mais um carregamento de entorpecente. Assim, a PCPE e PCPI iniciaram as investigações na fronteira e interceptaram o veículo que realizava o transporte.

Durante a abordagem dos ocupantes, foi realizada a apreensão de 41kg da substância ilícita. Em continuidade da ação, mais 42kg foram localizados numa, roça onde a droga havia sido plantada. Também foram apreendidos um Fiat Argo e uma Moto Honda 160. Os suspeitos foram apresentados na cidade de Paulistana/PI, onde foi realizada a prisão em flagrante em desfavor dos envolvidos.

Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE

https://g1.globo.com/pe/petrolina-regiao/noticia/2025/07/15/policias-de-pe-e-pi-prendem-04-homens-em-flagrante-e-apreendem-cerca-de-83kg-de-maconha.ghtml

VÍDEO: Motociclista e idoso de 80 anos ficam feridos após atropelamento no Centro de Poços de Caldas, MG

Motociclista e idoso de 80 anos ficam feridos após atropelamento em Poços de Caldas

Um idoso de 80 anos e um motociclista de 32 anos ficaram feridos após um acidente registrado na tarde desta segunda-feira (14), no cruzamento das ruas Francisco Sales e Assis Figueiredo, no Centro de Poços de Caldas (MG). O acidente foi registrado por câmeras de segurança. (Veja o vídeo acima)

📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp

Segundo a Polícia Militar, o motociclista relatou que trafegava pela Rua Francisco Sales com o sinal verde quando foi surpreendido pelo pedestre atravessando na faixa com o sinal vermelho para pedestres. Ele afirmou que não teve tempo de frear e acabou atropelando o idoso. Após o impacto, o condutor caiu da moto e também se feriu.

Motociclista e idoso de 80 anos ficam feridos após atropelamento no Centro de Poços de Caldas

Reprodução / Câmera de Segurança

As duas vítimas foram socorridas por equipes de resgate e encaminhadas à Santa Casa da cidade. De acordo com a PM, o idoso não teve condições de prestar depoimento devido ao estado de saúde.

A perícia técnica esteve no local do acidente e analisou imagens de câmeras de segurança que registraram o momento do atropelamento. O teste do bafômetro feito no motociclista deu negativo para o consumo de álcool.

Como a documentação do veículo estava regular, a moto foi liberada e entregue ao irmão do condutor. Por se tratar de um caso de menor potencial ofensivo, o motociclista se comprometeu a comparecer ao Juizado Especial Criminal.

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2025/07/15/video-motociclista-e-idoso-de-80-anos-ficam-feridos-apos-atropelamento-no-centro-de-pocos-de-caldas-mg.ghtml

Trump sobre tarifas de 50% ao Brasil: ‘posso fazer isso' e 'quero dinheiro entrando nos EUA’

Trump defende Bolsonaro: 'Não é como se ele fosse meu amigo, é alguém que eu conheço'

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (15) que anunciou tarifas de 50% sobre a importação de produtos brasileiros porque "pode fazer isso" e quer "dinheiro entrando" no país.

A justificativa, vista como vaga, veio após jornalistas questionarem o republicano sobre a maior taxa anunciada até o momento, em uma lista de mais de 20 países que deverão enfrentar tarifas de importação nos EUA a partir de 1º de agosto.

“[Eu fiz isso] porque eu posso fazer isso. Ninguém mais conseguiria,” disse Trump no gramado da Casa Branca.

Após ser questionado sobre razões ligadas à segurança nacional, o republicano declarou que os EUA estão aplicando tarifas porque querem "dinheiro entrando nos EUA".

Em carta endereçada ao presidente Lula (PT) na última quarta-feira (9), Trump argumentou que irá elevar a taxa do Brasil em 50% por ter uma relação comercial "injusta" com o Brasil. Os dados oficiais, no entanto, mostram que os norte-americanos são superavitários na balança.

Além disso, ele citou Jair Bolsonaro (PL) e disse ser "uma vergonha internacional" o julgamento do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal (STF).

Em atualização.

O presidente dos EUA, Donald Trump, fala com membros da imprensa no gramado da Casa Branca, em Washington, D.C., em 18 de junho de 2025.

Reuters/Kevin Lamarque

https://g1.globo.com/economia/noticia/2025/07/15/trump-tarifas-brasil.ghtml

Jovem é preso após esfaquear ex-namorada enquanto ela dormia com filho de 3 anos no colo, em Senador Amaral, MG

Um jovem de 20 anos foi preso por tentativa de feminicídio na manhã desta terça-feira (15), na zona rural de Senador Amaral (MG), após esfaquear a ex-companheira, de 19, enquanto ela dormia com o filho de 3 anos no colo. O crime aconteceu no bairro Valinhos.

📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp

Segundo a Polícia Militar, a vítima sofreu cerca de 14 perfurações, localizadas no abdômen, cabeça, costas, braços e pescoço. A própria vítima contou aos policiais que havia encerrado o relacionamento com suspeito na noite de segunda (14), mas que ele não aceitou. Durante a madrugada, ele insistiu para manter relações sexuais com ela, o que também foi recusado. Pela manhã, enquanto a vítima dormia com o filho de 3 anos no colo, o agressor começou a esfaqueá-la.

Jovem é preso após esfaquear ex-namorada enquanto ela dormia com filho de 3 anos no colo, em Senador Amaral (MG)

PM/Divulgação

Mesmo ferida, a vítima conseguiu sair de casa e pedir socorro aos vizinhos. Ela foi levada ao pronto atendimento do município, mas devido a gravidade das lesões precisou ser transferida para o hospital de Cambuí (MG), onde passou por cirurgia. O Conselho Tutelar foi acionado e ficou responsável pela guarda da criança de 3 anos, que estava com a mãe no momento do ataque e chegou a ser ameaçada pelo agressor. O menino é fruto de um relacionamento anterior da vítima.

Após o crime, o suspeito fugiu e se escondeu na casa de um conhecido, também na zona rural. A Polícia Militar montou um cerco no bairro e conseguiu localizá-lo. Ao perceber a chegada dos policiais, ele se entregou. Durante a abordagem, o agressor confessou ter atacado a ex-companheira por ciúmes. Ele revelou ainda que pretendia fugir para outro estado e chegou a pedir dinheiro a familiares para facilitar a fuga.

A faca usada no crime foi encontrada na pia da casa da mãe do suspeito. Ela estava lavada e foi apreendida pela perícia. O celular utilizado para planejar a fuga também foi recolhido. Em seguida, o jovem foi levado para a delegacia de Polícia Civil.

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2025/07/15/jovem-e-preso-apos-esfaquear-ex-namorada-enquanto-ela-dormia-com-filho-de-3-anos-no-colo-em-senador-amaral-mg.ghtml

Kevin O Chris utiliza IA para ter timbre feminino em EP em que recicla a batida volt mix dos bailes da década de 1990

Capa do EP ‘Voltmix’, de Kevin O Chris

Divulgação

♫ NOTÍCIA

♪ Kevin O Chris está sempre inventando moda para dar continuidade à discografia. Ou voltando às modas antigas do funk. No EP que o artista fluminense lança na sexta-feira, 18 de julho, Voltmix, Kevin volta a reciclar elementos do funk dos anos 1990.

O título Voltmix se refere à batida volt mix, recorrente nos bailes funk no Brasil desde o fim dos anos 1980 e sobretudo na década de 1990. A batida surgiu a partir de sample de 808 Beatapella Mix, faixa lançada pelo DJ norte-americano Battery Brain em 1988 e reciclada pelo DJ Nazz nos bailes do Rio de Janeiro.

Contudo, Kevin O Chris não fica confinado ao passado do funk ao longo das cinco faixas de Voltmix, EP que sucede o álbum audiovisual Eu sou o Rio (2025) na obra fonográfica do artista. Com um olho no passado e outro no presente, o MC também entra na onda da inteligência artificial e faz uso da IA para que a voz dele adquira timbre feminino nas músicas Pra vida inteira e Sei que tá a fim.

As cinco faixas do EP Voltmix ganharam clipes filmados na comunidade do Morro Santo Amaro, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro (RJ), com estética evocativa do visual dos bailes dos anos 1990.

https://g1.globo.com/pop-arte/musica/blog/mauro-ferreira/post/2025/07/15/kevin-o-chris-utiliza-ia-para-ter-timbre-feminino-em-ep-em-que-recicla-a-batida-volt-mix-dos-bailes-da-decada-de-1990.ghtml

Como melhorar sua redação para o Enem: dicas essenciais para um texto nota 1000

Com treino, técnica e atenção à estrutura, é possível alcançar uma redação nota 1000 no Enem

getty images

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) continua sendo um dos principais desafios para os estudantes que sonham com o ensino superior. Com peso decisivo na nota final e possibilidade de zerar a prova por erros técnicos, o texto exige preparo, prática e atenção aos critérios da banca avaliadora.

Para ajudar quem vai encarar o Enem, que em 2025 acontece nos dias 9 e 16 de novembro, a professora de produção textual Gorete Cavalcante, do colégio Teleyos, compartilha estratégias essenciais para mandar bem na redação.

Segundo ela, os erros mais comuns aparecem logo na competência 1, que avalia aspectos gramaticais, mas os problemas vão além. A docente alerta que muitos alunos tentam apenas cumprir as exigências da proposta sem entender, de fato, o que estão escrevendo.

“Por exemplo, usar certo repertório apenas para justificar o uso, mas ele não faz sentido com o que o produtor desenvolve, muito menos com o assunto que o tema pede”, declara.

Gorete Cavalcante, professora de produção textual do colégio Teleyos

arquivo pessoal

Estrutura e repertório são aliados

Ter domínio da estrutura do texto dissertativo-argumentativo é indispensável. Gorete aconselha que o aluno se familiarize com cada parte da redação e o que se espera dela.

“O candidato deve ter domínio da estrutura, apresentar repertórios bem articulados com as suas opiniões e o tema e seguir o que cada competência solicita. Por exemplo: introdução com contextualização, tema e tese”, explica.

Além disso, usar repertórios socioculturais, como fatos históricos, livros, filmes ou dados, de forma pertinente e integrada à argumentação pode fortalecer o texto e mostrar domínio de conteúdo.

Coesão e conectivos certos

Manter a coesão ao longo de toda a redação é essencial para garantir fluidez e clareza. Isso se faz, principalmente, com o uso adequado de conectivos e mecanismos de articulação.

“Para manter a coesão ao longo do texto, é necessário que o candidato lembre-se de que, ao iniciar os parágrafos, deve usar um mecanismo articulador para manter a discussão com sentido lógico, assim como, após o uso do ponto final, também manter a conexão a fim de que o texto se torne uma unidade de sentido”, explica a professora.

A proposta de intervenção na conclusão

A conclusão da redação precisa apresentar a proposta de intervenção de forma completa e bem estruturada, respeitando todos os elementos solicitados na competência 5. Gorete resume o que deve conter:

“A conclusão deve apresentar um conectivo conclusivo, uma frase de retomada do tema, a intervenção (agente, ação, modo ou meio como a ação será desenvolvida, efeito) e, por fim, o detalhamento, uma ação a mais de qualquer um dos elementos anteriores”.

Quer dar o próximo passo rumo à sua profissão?

Estude na Unifor, eleita a 6ª melhor universidade particular do Brasil segundo o Ranking Universitário Folha (RUF). Acesse www.unifor.br, conheça os cursos de graduação disponíveis e formas de ingresso para 2025.2, que inclui notas do Enem e vestibular de férias.

https://g1.globo.com/ce/ceara/especial-publicitario/unifor/guia-de-profissoes/noticia/2025/07/15/como-melhorar-sua-redacao-para-o-enem-dicas-essenciais-para-um-texto-nota-1000.ghtml

Governo espanhol investiga Yamal, jogador do Barcelona, por participação de pessoas com nanismo em festa

Lamine Yamal

LLUIS GENE / AFP

O governo espanhol solicitou ao Ministério Público que investigue se a lei que proíbe espetáculos que desonram pessoas com deficiência foi violada na festa de 18 anos do craque do Barcelona Lamine Yamal.

O Ministério dos Direitos Sociais "solicitou ao Ministério Público que investigue se a lei e, portanto, os direitos das pessoas com deficiência foram violados", informou a pasta à AFP nesta terça-feira (15), repetindo uma denúncia da Associação de Pessoas com Acondroplasia (ADEE).

Especificamente, o ministério busca esclarecer se pessoas com nanismo foram desonradas na festa que celebrava a maioridade do jogador do Barça.

Se sim, a lei, que não impõe sanções, teria sido violada, embora tenha proibido tais atividades há três anos.

Vários companheiros de equipe compareceram à festa, além de celebridades musicais, como Bizarrap e Bad Gyal.

Os convidados não foram autorizados a filmar o evento, mas um vídeo circulou nas redes sociais mostrando pessoas com nanismo chegando à festa.

"Ninguém nos desrespeitou, pudemos trabalhar em paz", disse uma das pessoas com nanismo à rádio catalã RAC1, sob anonimato, afirmando que eram quatro artistas que dançam, servem bebidas e fazem truques de mágica para entreter os convidados nos eventos onde trabalham.

"Somos pessoas normais fazendo o que amamos de forma completamente legal", acrescentou, criticando a ADEE por querer "nos impedir de fazer o que gostamos", mas sem oferecer "nenhum trabalho ou formação aos afetados".

O rapper dominicano Chimbala, de baixa estatura, postou um vídeo no Instagram no qual canta ao lado de Yamal.

Em seus "18 anos, o melhor jogador do mundo, Lamine Yamal, cantando minha música 'Abuseadora'. Obrigado por me convidar", escreveu Chimbala.

A ADEE, uma organização da Confederação Espanhola de Pessoas com Deficiência Física e Orgânica (COCEMFE), anunciou que tomará "medidas legais e sociais" contra Yamal para "salvaguardar a dignidade das pessoas com deficiência".

A organização, que denunciou a contratação de pessoas com nanismo para fins de entretenimento, acredita que as ações violam "não apenas a legislação vigente, mas também os valores éticos fundamentais de uma sociedade que se pretende igualitária e respeitosa".

Para a ADEE, "esse tipo de prática é intolerável, pois perpetua estereótipos, alimenta a discriminação e compromete a imagem e os direitos das pessoas com acondroplasia ou outras displasias esqueléticas, assim como de todas as pessoas com deficiência".

A associação recordou que a lei proíbe expressamente estas práticas.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/07/15/governo-espanhol-investiga-yamal-jogador-do-barcelona-por-participacao-de-pessoas-com-nanismo-em-festa.ghtml

Instituto de Tecnologia de Massachusetts conhece soluções de saneamento na Amazônia

Visita Comitiva MIT

Divulgação/Águas de Manaus e Tiago Corrêa/UGPE

Uma comitiva do Massachusetts Institute of Technology (MIT) esteve em Manaus para uma série de discussões sobre os desafios de levar saneamento básico às cidades da Amazônia brasileira. O grupo conheceu locais que receberam obras de implantação de redes de água e esgoto na capital amazonense e participou de um workshop com debates sobre as ações para expansão dos serviços de saneamento no Norte do país.

A programação iniciou com uma conversa sobre as soluções para a universalização do saneamento básico em um contexto de intensa expansão demográfica em áreas de vulnerabilidade social. Participaram da mesa o diretor-presidente da Águas de Manaus, Pedro Augusto Freitas, o presidente do Instituto Aegea, Edison Carlos, a professora de Planejamento Urbano do MIT, Gabriella Carolini, o diretor-presidente da Ageman, Elson Ferreira, e o controlador-geral da Prefeitura de Manaus, Alessandro Moreira.

Visita Comitiva MIT

Divulgação/Águas de Manaus e Tiago Corrêa/UGPE

Edison Carlos lembrou a visita recente de uma comitiva da Universidade de Columbia, de Nova York, ao falar da importância do intercâmbio de informações com centros de pesquisa de outros países. “Essas universidades nos procuraram, e isso mostra o reconhecimento ao trabalho que é feito em Manaus, sobretudo com as comunidades vulneráveis. A gente precisa lembrar que metade do planeta não tem saneamento básico, então a experiência que a gente vem desenvolvendo aqui pode servir de modelo para grande parte do mundo que ainda não tem essa infraestrutura tão importante”, apontou o presidente do Instituto Aegea.

O grupo também fez visitas de campo para conhecer as inovações técnicas e sociais encontradas para expandir o acesso aos serviços de saneamento básico nesses locais. Os pesquisadores tiveram a oportunidade de ver de perto o trabalho feito no Beco Nonato, comunidade de palafitas no bairro da Cachoeirinha que se tornou a primeira a ter redes de água e de esgoto. Eles também foram à comunidade Terra da Fé, que também passou a ter acesso ao abastecimento de água tratada. O grupo também conheceu as estruturas de captação de água na Ponta do Ismael (PDI) e Ponta das Lajes (PDL), que abastecem aproximadamente 95% da cidade.

Visita Comitiva MIT

Divulgação/Águas de Manaus e Tiago Corrêa/UGPE

“Fiquei impressionada com o planejamento da Águas de Manaus para levar saneamento à população da cidade. Dá para ligar os desafios que vemos no planejamento urbano com as soluções que a empresa tem encontrado para a cidade, com o olhar na preservação ambiental. Tivemos discussões muito importantes sobre a destinação dos resíduos que produzimos, como valorizamos a água e sobre essa necessidade de reconhecer a importância de sistemas de esgoto que sejam funcionais e sustentáveis, e como isso possibilita muito mais em uma cidade”, reforçou a professora do departamento de Estudos e Planejamento Urbano do MIT, Gabriella Carolini.

Visita Comitiva MIT

Divulgação/Águas de Manaus e Tiago Corrêa/UGPE

A comitiva participou, ainda, de uma série de painéis que debateram os esforços e desafios para a universalização do saneamento básico nos diferentes contextos das cidades da Amazônia. O diretor-presidente da Águas de Manaus, Pedro Augusto Freitas, apresentou o trabalho feito em comunidades vulneráveis como o Beco Nonato e a Terra da Fé, não apenas com a implantação de sistemas de saneamento, como também com a dignidade proporcionada pela chegada dos serviços da concessionária. Os programas Tarifa Manauara (que estabelece desconto de 50% nas contas de água e esgoto) e Tarifa 10 (que fixa em R$ 10 o valor pelos serviços) também foram abordados pelo painel. Hoje, mais de 130 mil famílias são beneficiadas pelos dois programas.

O gestor também destacou o panorama do esgotamento sanitário na cidade a partir do programa Trata Bem Manaus, que traça um plano para a universalização dos serviços de coleta e tratamento de esgoto na capital amazonense em menos de dez anos.

PAINEL COM PARTICIPAÇÃO DE PEDRO AUGUSTO FREITAS, DA ÁGUAS DE MANAUS

TIAGO CÔRREA-UGPM

“Fazer saneamento na Amazônia traz para nós uma série de desafios e compartilhar as experiências é essencial para a gente conseguir avançar na universalização que é tão buscada por todos nós em toda a região Norte do Brasil. A gente tem também participando do debate com colegas nossos de outros países, o bioma Amazônico, como Peru, como Colômbia, e esse intercâmbio de informações, essa troca de ideias é muito importante para que daqui a gente saia com boas práticas que possam ser implementadas aqui em Manaus, na nossa futura operação da Águas do Pará e em toda a região Norte do Brasil”, destacou Freitas.

www.aguasdemanaus.com.br

https://g1.globo.com/am/amazonas/especial-publicitario/aguas-de-manaus/aguas-de-manaus/noticia/2025/07/14/instituto-de-tecnologia-de-massachusetts-conhece-solucoes-de-saneamento-na-amazonia.ghtml

Porteiro é agredido e assaltado enquanto esperava ônibus para o trabalho em Ribeirão Preto; vídeo

Vítima foi abordada na madrugada do último sábado (12) quando estava em ponto de ônibus na Vila Tibério. Dupla roubou o celular do trabalhador. Porteiro de 56 anos é agredido durante assalto em ponto de ônibus

Imagens de câmeras de segurança divulgadas nesta segunda-feira (14) registraram o momento em que um porteiro de 56 anos foi agredido durante um assalto na Vila Tibério, em Ribeirão Preto (SP).

O crime aconteceu na madrugada do último sábado (12), por volta das 5h30, em um ponto de ônibus na Rua Guilherme Shimidt.

Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp

Segundo o boletim de ocorrência, o porteiro aguardava o ônibus para ir ao trabalho quando dois homens se aproximaram e um deles exigiu a entrega de uma mochila. A vítima contou que chegou a pensar que fosse uma brincadeira.

Porteiro (com mochila) é agredido e assaltado por homem de camiseta rosa em Ribeirão Preto, SP

Reprodução/Câmeras de segurança

Em seguida, um dos ladrões, vestindo camiseta rosa, tentou arrancar a mochila à força da vítima. O porteiro tentou se esquivar da dupla, mas o assaltante insistiu e partiu para cima dele. Nas imagens é possível ver que o homem fingia estar armado.

O trabalhador acabou levando um soco no rosto, deixou o celular cair no chão e o criminoso levou o aparelho.

A vítima sofreu uma fratura no nariz e foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oeste.

Os ladrões fugiram em direção à Avenida do Café e não foram localizados.

Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca

Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2025/07/14/porteiro-e-agredido-e-assaltado-enquanto-esperava-onibus-para-o-trabalho-em-ribeirao-preto-video.ghtml

Biden admite uso de 'caneta automática' para emitir perdões, e se defende de acusações de Trump

Em entrevista ao 'The New York Times', ex-presidente dos EUA afirmou que item foi utilizado devido ao volume de perdões presidenciais concedidos no final de seu mandato. Biden também se defendeu de acusações do governo Trump, que abriu investigação contra ele. Presidente Joe Biden faz discurso de despedida na Casa Branca, em 15 de janeiro de 2025

Mandel Ngan/Pool via Reuters

O ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden admitiu, em entrevista ao jornal americano "The New York Times", o uso do "autopen" (uma espécie de "caneta automática") para emitir perdões presidenciais no final de seu mandato, em janeiro deste ano.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp

No entanto, Biden afirmou que foi ele quem ordenou os perdões concedidos pelo seu governo, uma defesa a acusações feitas pelo presidente Donald Trump e aliados, de que o democrata não teria participado das decisões por conta de um declínio cognitivo que começou a se manifestar durante a campanha eleitoral. "Eu tomei cada uma daquelas decisões [perdões]", disse o democrata em entrevista publicada no domingo (13).

O autopen é um aparelho utilizado para reproduzir assinaturas autênticas. Presidentes dos Estados Unidos o utilizam há décadas. Trump, no entanto, afirma que parte dos perdões de Biden são inválidas porque teriam sido tomadas por auxiliares em nome do então presidente e sem seu conhecimento. O governo do republicano abriu uma investigação para apurar o caso.

"Eu sei o quão vingativo Trump é. Todo mundo sabe. Então, sabíamos que fariam exatamente o que estão fazendo agora (risos). Minha família não fez nada de errado. (...) Eu simplesmente sei como ele age, então eu tomei conscientemente todas aquelas decisões [perdões presidenciais], entre outras", afirmou Biden ao "New York Times".

Biden disse que o autopen foi utilizado para replicar sua assinatura por conta do volume de perdões concedidos, e seus assessores fizeram o uso do aparelho após ele ter dado ordem verbal para tal.

O perdão presidencial é um poder previsto na Constituição dos EUA. Na prática, o presidente pode conceder o benefício a qualquer pessoa, incluindo familiares e amigos. A jurisprudência considera o perdão presidencial um poder praticamente ilimitado.

Nos momentos finais de seu governo, Biden emitiu perdões para cinco membros de sua família e para funcionários de seu governo que poderiam virar alvos de processos pela gestão Trump, além de reduzir as sentenças de quatro mil condenados por crimes não violentos.

Esta reportagem está em atualização.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/07/14/biden-admite-uso-caneta-automatica.ghtml

EUA aprovam taxa extra para visto americano; veja passo a passo para emitir autorização de viagem

Medida ainda não tem data para entrar em vigor, mas aumentar em mais de duas vezes o valor total para quem quer tirar um visto e visitar o país. Visto americano mais caro: EUA aprovam nova taxa de US$ 250 pelo documento

O governo dos Estados Unidos pretende cobrar uma taxa extra de US$ 250 (cerca de R$ 1.390) para turistas que desejam obter um visto para viajar ao país.

🔎O visto é uma autorização que um país concede a um estrangeiro para que ele fique no local por um determinado período, seja como turista, para trabalhar, estudar, entre outros.

A medida ainda não tem uma data para entrar em vigor, mas foi incluída em um pacote tributário sancionado pelo presidente Donald Trump, no início de julho.

Quando a nova tarifa começar a valer, o valor total para obter o visto, que é de US$ 185 (R$ 1.028), subirá para US$ 435 (R$ 2.419).

Foto mostra um carimbo de visto em um passaporte estrangeiro em Los Angeles, nos EUA, em 6 de junho de 2020. Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira (6) que não permitiria que estudantes estrangeiros permanecessem no país se todas as suas aulas fossem transferidas para a Internet

Chris Delmas/AFP

Para conseguir o visto, é preciso ter um passaporte, que é a identificação do viajante no exterior e registra entradas, saídas e vistos para ingressar no local escolhido. Saiba aqui como tirar o passaporte.

O g1 preparou um passo a passo, com base nas informações da embaixada dos Estados Unidos no Brasil, para quem quer obter um visto norte-americano.

Veja a seguir o passo a passo para tirar o visto:

Como tirar visto americano de turismo

1. Preencha o formulário on-line de solicitação de visto

O primeiro passo para tirar o visto americano é preencher um formulário no site da Embaixada, chamado "DS-160". Essa ficha precisa ser completada de forma on-line e fica neste endereço: ceac.state.gov/GenNIV.

O formulário precisa ser preenchido em inglês, mas uma ferramenta chamada “View Tool Tip Help”, que fica no topo da página, permite traduzir as perguntas para o português. Você só precisa clicar nela e selecionar "Português".

Para iniciar, a Embaixada solicita que você informe o local do Brasil de onde fará o processo de visto. Depois de escolher, o sistema te encaminha para uma outra página, na qual será gerada um ID de solicitação.

Anote e guarde o ID e a resposta de segurança que você selecionou, pois irá precisar dessas informações para acessar o seu DS-160 mais tarde. Veja na imagem:

Anote e guarde o ID da solicitação e a resposta de segurança que foi selecionada.

Reprodução

Depois de completar as informações, imprima a página de confirmação com o código de barras que será gerado no final do preenchimento do DS-160. Você deve imprimir uma página para cada solicitante.

VEJA TAMBÉM:

Entenda quando passageiros podem cancelar voos sem pagar multa

Por que o dólar turismo é mais caro do que o comercial

Sua bagagem foi extraviada após o check-in? Veja o que fazer

2. Pague a taxa e marque seu agendamento

Depois de preencher o DS-160, acesse o Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) no site https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv e siga o passo a passo a seguir:

crie ou acesse a sua conta;

selecione a categoria do visto que irá solicitar: para turismo, opte pelo visto B2;

pague a taxa de solicitação, o chamado MRV. A taxa para visto de turista custa US$ 185,00;

selecione onde e como irá receber o seu visto e o passaporte depois da entrevista;

marque os seus agendamentos para cadastro no CASV e a entrevista de visto na Embaixada ou no Consulado;

imprima a página de confirmação de agendamento do CASV ao finalizar.

3. Compareça ao seu agendamento no CASV

No CASV, você irá completar o processo de cadastro antes da entrevista, que inclui a coleta de digitais e foto. Para concluir este processo, você vai precisar:

do seu passaporte atual e anteriores (se necessário);

da página de confirmação da solicitação DS-160 com o código de barras de cada um dos solicitantes;

da página de confirmação do agendamento no CASV;

de uma foto impressa colorida 5 x 5 cm ou 5 x 7 cm, dos últimos 6 meses e com fundo branco, somente em caso de agendamento nos consulados de Porto Alegre e Recife.

Nas demais regiões, a foto será feita no CASV.

4. Compareça à entrevista

Após completar o seu cadastro no CASV, você terá que se dirigir à Embaixada ou ao Consulado para a sua entrevista, na data agendada. Segundo a Embaixada:

não é permitida a entrada de pessoas que não têm uma entrevista agendada;

todos os visitantes são examinados pela equipe segurança antes da entrada.

5. Entrega do visto

Se o seu visto for aprovado, você irá receber um e-mail quando ele estiver pronto.

Você pode pegar os documentos no CASV ou recebê-los em casa via correspondência, a depender da preferência indicada no momento do cadastro.

Também é possível enviar um representante para retirar o seu visto, mas, para isso, ele precisa levar uma cópia do seu documento de identidade e uma carta de autorização assinada. A carta não precisa ser em inglês ou autenticada em cartório.

Para rastrear o status da análise de sua solicitação de visto, é só acessar https: //ceac.state.gov/CEAC. Neste local, você precisa clicar na opção: "Check My Visa Application Status".

VEJA TAMBÉM:

Mala de bordo: saiba como escolher o modelo ideal para sua viagem

Vai viajar com o pet? Veja quais cuidados ter no avião

Veja como tirar seu passaporte:

Veja como tirar o passaporte

https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/07/14/eua-aprovam-taxa-extra-para-visto-americano-veja-passo-a-passo-para-emitir-autorizacao-de-viagem.ghtml

Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória tem programação especial de férias escolares

As atividades serão realizadas das 14h30 às 16h30, reunindo crianças a partir de 6 anos. Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória oferta programação especial de férias escolares

Ascom

Plantio de árvores, contação de histórias e sessão especial de cinema fazem parte da programação de férias escolares da Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória (BPED), em Aracaju.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp

As atividades serão realizadas nos dias 14, 16 e 18 de julho, das 14h30 às 16h30, reunindo crianças a partir de 6 anos. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

Confira a programação:

14/07

A diversão vai contar com o tema ‘Vilões, Risadas e Reviravoltas!’ com leitura de histórias engraçadas, uma divertida dinâmica chamada ‘Vilão do Riso’, varal de troca de livros, além de karaokê e dança.

16/07

Continuando a programação, os pequenos embarcam no ‘Dia dos Super-Heróis’, com direito a circuito de obstáculos e desafios, leitura e escrita colaborativa, oficina de tirinhas e uma emocionante caça ao tesouro.

18/07

O encerramento será realizado com a ‘Grande Mostra – Criadores de Histórias’, que valoriza os heróis da vida real. Nesse dia, além de oficinas que incentivam o cuidado com o planeta, as crianças vão participar do plantio de mudas na área externa da biblioteca e assistirão a uma sessão especial de cinema.

Mais notícias de Sergipe

Entenda a história das celebrações a São Pedro em Sergipe

https://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2025/07/14/biblioteca-publica-estadual-epiphanio-doria-tem-programacao-especial-de-ferias-escolares.ghtml

Policial militar da reserva é esfaqueado e reage atirando contra suspeito em Nossa Senhora do Socorro

"/> A informação foi confirmada pela Polícia Militar. Polícia Militar de Sergipe

Leonardo Barreto/ g1 SE

Um policial militar da reserva foi esfaqueado neste domingo (13), no Bairro Taiçoca de Fora, em Nossa Senhora do Socorro.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp

Segundo a Polícia Militar, ele foi atacado com várias facadas e reagiu atirando contra o suspeito, que foi baleado e morreu no local.

O policial foi socorrido e levado para o Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE), em Aracaju. Após ser liberado, ele foi encaminhado ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde o caso foi registrado.

Durante a ocorrência, foram apreendidos um revólver e a faca utilizada no crime.

Mais notícias de Sergipe

Sergipe registra redução de acidentes graves nas BRs

https://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2025/07/13/policial-militar-da-reserva-e-esfaqueado-e-reage-atirando-contra-suspeito-em-nossa-senhora-do-socorro.ghtml

Rodeio Country Bulls termina com provas de montaria pela PBR e prêmio de R$ 60 mil em Rio Preto

O Rodeio Country Bulls começou na quarta-feira (9) e reuniu grandes nomes do sertanejo, como Ana Castela, Zé Neto & Cristiano, Jorge & Mateus e Luan Santana. Rodeio Country Bulls em São José do Rio Preto (SP)

Divulgação

A edição 2025 do Rodeio Country Bulls termina neste domingo (13) em São José do Rio Preto (SP) com provas de montaria pela Professional Bull Riders (PBR) e prêmio de R$60 mil para o vencedor.

📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp

São dez montarias finais para a premiação. O peão que vencer a disputa soma pontos para o título nacional da competição. Criada há 33 anos, a PBR é considerada a maior organização mundial de montaria em touros e está presente em outros países, como os Estados Unidos, Brasil, Canadá, México e Austrália.

O Rodeio Country Bulls começou na quarta-feira (9) e reuniu grandes nomes do sertanejo, como Ana Castela, Zé Neto & Cristiano, Jorge & Mateus e Luan Santana.

A tradicional “Quarta Solidária” teve 10 mil ingressos revertidos ao Hospital de Base (HB) e Hospital da Criança. Durante a abertura, o organizador do evento, Paulo Emílio, entregou simbolicamente um cheque com os 10 mil ingressos à diretoria da Funfarme, fundação que administra o HB.

Segundo um levantamento realizado pela prefeitura, em 2024, o evento movimentou quase R$19 milhões no município. A pesquisa ainda apontou que mais da metade das pessoas que estavam no evento não moravam em Rio Preto.

Ao menos 1.500 funcionários trabalharam na montagem da estrutura. Neste ano, o palco ganhou mais de 1.200 metros quadrados de painéis de LED, luzes e efeitos visuais. Além das melhorias na estrutura, como os novos banheiros container, o Country Bulls reforça sua proposta de unir lazer, música e responsabilidade social.

'Country Bulls 2025' reuniu grandes nomes da música sertaneja

Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.

VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

https://g1.globo.com/sp/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2025/07/13/rodeio-country-bulls-termina-com-provas-de-montaria-pela-pbr-e-premio-de-r-60-mil-em-rio-preto.ghtml

Polícia Civil prende suspeito de matar ex-prefeito de Taquaritinga, SP

De acordo com a polícia, suspeito foi encontrado em Santa Catarina. Vanderlei Mársico foi encontrado morto na última quinta-feira (10) dentro de casa. Vanderlei Mársico, ex-prefeito de Taquaritinga (SP).

Redes sociais

A Polícia Civil prendeu um suspeito de envolvimento na morte do ex-prefeito de Taquaritinga (SP) Vanderlei Mársico. Segundo o delegado Claudemir Pereira da Silva, a prisão aconteceu neste sábado (12) em Santa Catarina. O suspeito tem 17 anos.

https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2025/07/13/policia-civil-prende-suspeito-de-matar-ex-prefeito-de-taquaritinga-sp.ghtml

Por que Brasília é considerada a capital do rock nacional? Entenda a história

Segundo Vadim da Costa, professor da Universidade de Brasília, título surgiu nos anos 80. No Dia Mundial do Rock, celebrado neste domingo (13), conheça detalhes dessa história. Confira imagens da intimidade do Legião Urbana

Para os apaixonados por música, a expressão "Brasília, capital do rock" soa familiar. Mas... como a capital ganhou a fama de ser o centro do rock nacional? 🎶

Segundo Vadim da Costa Arsky Filho, professor do Departamento de Música da Universidade de Brasília (UnB), o título surgiu nos anos 80, com a forte expressão do rock na capital.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.

A década marcou o surgimento de bandas como Legião Urbana, Raimundos, Plebe Rude e Capital Inicial – todas formadas no Distrito Federal.

"Com uma população comparativamente bem menor que das outras capitais, podemos dizer que o movimento do rock em Brasília, nos anos 80, foi tão intenso que chamou a atenção do resto país", diz Vadim.

📌 No Dia Mundial do Rock, celebrado neste domingo (13), conheça detalhes dessa história (veja abaixo).

O rock no início de Brasília

Segundo Vadim da Costa, o movimento musical de Brasília iniciou-se com força desde a fundação da cidade, em 1960. 🎸

"A criação da Escola de Música de Brasília nos anos 70, pelo Maestro Levino de Alcântara, foi a grande catalisadora de toda a música realizada em Brasília na época", diz o professor

Apesar do foco no ensino clássico, surgiram na cidade os primeiros grupos de rock: Bueiro, TTD, Sol Noturno, A Nata, Banda de Blues John Paul Leo e o grupo Tellah.

Nos anos 80, o cenário do rock foi reconstruído de forma espontânea.

As bandas passaram a contar com participantes que vinham do lado oprimido da ditadura militar, como filhos de professores universitários, e outros do lado opressor, como filhos de militares de alta patente.

Locais da capital onde rock era difundido

Aborto Elétrico em Brasília, no DF

Reprodução

📍 O professor Vadim conta que os grupos de rock, que surgiram durante os anos 80, conquistaram locais para a difusão do estilo musical, como:

estacionamento do antigo Cine Karim, na entrequadra 110/111 da Asa sul;

superquadra 307 da Asa Norte;

Associação Brasileira de Odontologia, que promoveu festivais de rock em seu auditório;

teatro Rolla Pedra (Rock and Roll), em Taguatinga;

Porão do Rock, no Plano Piloto;

Concerto Cabeças, que iniciou com shows itinerantes nas superquadras do Plano Piloto e mais tarde instalou-se na Rampa acústica do Parque da Cidade, até culminar com a criação do bar de punk rock chamado Radicaos.

Rock da capital foi reconhecido

O professor Vadim conta que, ainda na década de 80, a Ordem dos Músicos do Brasil, na sessão do Distrito Federal, contava com mais de 250 bandas de rock cadastradas.

Todo esse movimento fez com que o rock de Brasília fosse reconhecido em todo o país.

Bandas pioneiras

Relembre 7 hits do Raimundos

O professor Vadim destaca as bandas pioneiras que marcaram a capital:

Aborto Elétrico

Blitz 64

Os Metralhas

Os Vigaristas de Istanbul

A partir delas que outros grupos surgiram, como o Legião Urbana, Raimundos, Plebe Rude e Capital Inicial.

Cassia Heller, Zélia Duncan, Mel da Terra e Banda 69 são outros artistas que brilharam na cidade e no país.

Origem do Dia Mundial do Rock

Festival de rock Live Aid (1985)

Em 1985, bandas e artistas de rock como Queen, David Bowie, U2, Led Zeppelin, Phil Collins participaram no Festival Live Aid, no Wembley Stadium, na Inglaterra, e no John F. Kennedy Stadium, nos Estados Unidos, em 13 de julho (veja vídeo acima).

O festival, que contou com shows em outros países como Japão, Autrália e Rússia, tinha como principal objetivo angariar fundos para tentar acabar com a fome na Etiópia.

O evento foi tão emblemático que sua data foi utilizada como marco para o Dia Mundial do Rock.

Capital Moto Week

Palco principal do Capital Moto Week 2024

CMW/Divulgação

No Distrito Federal, um dos eventos para curtir muita música é o Capital Moto Week, maior festival de motos e rock da América Latina. 🎶🏍️

A 22ª edição do evento acontece entre 24 de julho a 2 de agosto, no Parque Granja do Torto, em Brasília. Os ingressos já estão à venda e os shows serão transmitidos ao vivo pela TV Globo.

Além dos 107 shows previstos, a programação do festival conta com atrações como tirolesa, bungee jump e roda-gigante.

Entre as atrações principais estão nomes como Os Paralamas do Sucesso, Capital Inicial, Samuel Rosa, Lobão com Power Trio, Angra, Cidade Negra e a banda canadense Magic!.

Programe-se

Capital Moto Week 2025

Motociclistas sem garupa e pilotando não pagam ingresso.

🗓️ Quando: de 24 de julho a 2 de agosto

⏰ Horário: a partir das 12h

📍Local: Parque Granja do Torto | Brasília

🎫 Ingressos: a partir de R$ 50, pelo site

LEIA TAMBÉM:

CÁSSIA ELLER: criança 'levada' e adolescente tímida: as histórias não contadas da cantora

CAPITAL INICIAL: você sabe tudo sobre a carreira da banda? Faça o teste e descubra!

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2025/07/13/por-que-brasilia-e-considerada-a-capital-do-rock-nacional-entenda-a-historia.ghtml

Conselho Regional de Odontologia investiga dentista após suspeita de contaminação por toxina botulínica em clínica de Três Pontas, MG

Nove pacientes apresentaram sintomas compatíveis com botulismo após aplicação da substância; dois seguem internados, um em estado grave. Caso mobiliza autoridades sanitárias e é investigado pela Polícia Civil. Casos de botulismo: Conselho Regional de Odontologia deve apurar conduta de dentista

O Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG) abriu uma investigação para apurar a conduta do cirurgião-dentista Rodrigo Lucarini, suspeito de ter causado a contaminação de pacientes por toxina botulínica em uma clínica de estética localizada no bairro Botafogo, em Três Pontas (MG).

📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp

De acordo com o CRO-MG, a fiscalização do conselho foi acionada e uma equipe será enviada à cidade para realizar apurações. A entidade afirmou que, caso sejam comprovadas violações aos preceitos éticos da profissão, um processo disciplinar poderá ser instaurado contra o profissional.

O caso começou a chamar atenção após nove pacientes apresentarem sintomas compatíveis com botulismo após passarem por um procedimento estético que utilizava a toxina botulínica. Sete dessas pessoas procuraram o pronto-socorro de Três Pontas, foram medicadas e receberam alta. Duas permanecem internadas na Santa Casa da cidade, sendo que uma delas está em estado grave na UTI.

O caso também é alvo de investigação da Polícia Civil, que já instaurou inquérito e deverá ouvir os envolvidos na próxima semana. Além disso, a ocorrência está sendo monitorada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pelo Ministério da Saúde e pela Vigilância Sanitária municipal.

Clínica de dentista que fez aplicações em Três Pontas foi interditada em Pouso Alegre

Reprodução EPTV

Botulismo iatrogênico

Em entrevista à EPTV, afiliada à Rede Globo (veja o vídeo no início da matéria), o médico infectologista Luiz Carlos Coelho explicou que, neste caso, há indícios de botulismo iatrogênico, que é o tipo de contaminação causada por erro ou má aplicação da toxina botulínica em procedimentos médicos ou estéticos.

A toxina botulínica é uma substância proteica produzida a partir da bactéria Clostridium botulinum, e pode ser utilizada para fins terapêuticos e estéticos, desde que seja em condições seguras e por profissionais capacitados. No entanto, segundo o especialista, o uso de produto falsificado, adulterado ou de má qualidade, além da má técnica, pode provocar graves reações adversas.

“É uma doença rara, mas extremamente grave. O botulismo pode causar paralisia muscular progressiva, afetando inclusive a musculatura respiratória, e levar à morte”, explicou o médico.

Os sintomas iniciais incluem boca seca, dificuldade para falar, voz arrastada, visão dupla ou turva, queda das pálpebras e fraqueza muscular, que pode evoluir rapidamente para insuficiência respiratória.

Tratamento e prevenção

De acordo com o infectologista, ao notar os primeiros sintomas, o paciente deve procurar imediatamente um serviço de emergência. O tratamento consiste na administração de soro antitoxina botulínica, que pode impedir o avanço da doença se aplicado precocemente.

O especialista também alertou para a importância de verificar a procedência dos produtos utilizados em procedimentos estéticos e de buscar sempre profissionais habilitados, com registro em conselhos de classe e experiência comprovada.

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2025/07/12/conselho-regional-de-odontologia-investiga-dentista-apos-suspeita-de-contaminacao-por-toxina-botulinica-em-clinica-de-tres-pontas-mg.ghtml

Puxada pelo mercado fitness, produção de batata-doce quase dobra no Brasil em 15 anos

Conhecida por ser uma fonte saudável de energia, o tubérculo também virou aposta da exportação. Globo Rural conversou com produtores que cultivam batata-doce muito antes de ela ganhar popularidade. Os pioneiros no cultivo da batata-doce

Em menos de 15 anos, a produção de batata-doce quase dobrou no Brasil, impulsionada pelo aumento do consumo, especialmente entre quem busca uma alimentação mais saudável.

Isso porque o tubérculo tem alto teor de carboidratos e fibras, fornecendo energia de forma mais constante e ajudando a evitar picos de açúcar no sangue.

O Globo Rural conversou com produtores da região de Presidente Prudente, em São Paulo, que cultivam batata-doce muito antes de ela ganhar popularidade. Veja a reportagem completa acima.

Por lá, agricultores investiram em tecnologia e expandiram as lavouras. O estado de São Paulo passou de 45 mil toneladas em 2009 para mais de 158 mil em 2023, segundo o IBGE.

A batata-doce virou aposta também para exportação. Para atender esse mercado, os produtores adotaram boas práticas agrícolas e conquistaram certificações internacionais.

Batata doce

Agencia Ollé

Leia também:

Batata-doce gigante de 20kg é colhida em horta caseira no RS e impressiona até vizinhos: 'nunca tinham visto'

Veja também:

Por que o Brasil enviou batata-doce e grão-de-bico para o espaço com a Katy Perry?

https://g1.globo.com/economia/agronegocios/globo-rural/noticia/2025/07/12/puxada-pelo-mercado-fitness-producao-de-batata-doce-quase-dobra-no-brasil-em-15-anos.ghtml

'Times Square' de BH: prédios recebem ofertas milionárias para ter painéis de LED, mas entraves barram projetos

Nova lei permite propagandas luminosas no coração da capital mineira. Contestada por arquitetos e apoiada por lojistas, lei permite que Prefeitura tenha 1 hora de conteúdo diário gratuito em painéis. 'Times Square' de BH: prédios recebem ofertas milionárias para instalar painéis de LED

Edifícios comerciais da Praça Sete, cruzamento mais simbólico do Centro de Belo Horizonte, têm recebido propostas milionárias de empresas interessadas em explorar publicidade digital nas fachadas.

Desde março deste ano, uma lei passou a permitir a instalação de painéis luminosos de LED nos edifícios dessas esquinas. Com a alteração na legislação municipal, o coração da capital mineira pode se transformar numa "réplica" de uma das mais famosas praças do mundo, a nova-iorquina Times Square (veja vídeo acima).

Clique aqui e siga o perfil do MG1 no Instagram

A medida gerou divergências desde que começou a ser discutida na Câmara Municipal. De um lado, entidades representativas de arquitetos e urbanistas criticam a ideia e defendem intervenções como melhoria da iluminação para pedestres e redução da circulação de carros.

De outro, representantes dos lojistas acreditam que a proposta pode atrair mais movimento e consumo para o Centro.

Vale ressaltar que, pela nova lei, apenas a praça no Centro poderia receber os painéis. A norma também estabelece que as placas luminosas exibam 1 hora diária de conteúdo gratuito para a Prefeitura, em inserções de 30 segundos (entenda regras mais abaixo).

Esta reportagem aborda as negociações em torno da "Times Square de BH" a partir dos seguintes aspectos:

Ofertas de até R$ 7,5 milhões mensais

3 propostas apresentadas, 3 propostas rejeitadas

Sem aval dos órgãos de patrimônio

Prédios e empresas tentam destravar liberações

O que diz a lei da 'Times Square'

Ofertas de até R$ 7,5 milhões mensais

Agora que o plano já conta com aval de vereadores e da Prefeitura, síndicos e administradores ouvidos pelo g1 relatam ofertas de até R$ 250 mil por diária (ou até R$ 7,5 milhões mensais). O valor se refere ao aluguel da fachada para instalação e exibição de conteúdo publicitário, além de pagamentos mensais fixos de percentuais sobre o faturamento.

Em alguns casos, as propostas também incluem compensações mensais para as salas comerciais que tenham a vista obstruída pelos equipamentos.

A obstrução da visão do alto dos prédios é, inclusive, um dos motivos das críticas de arquitetos, que acreditam que a mudança na Praça Sete pode esvaziar escritórios que hoje estão ocupados.

Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte

Raquel Freitas/G1

3 propostas apresentadas, 3 propostas rejeitadas

Três propostas para regularização da instalação de painéis luminosos de LED na região da Praça Sete foram oficialmente apresentadas à Prefeitura de Belo Horizonte desde a aprovação da lei, mas nenhuma delas foi aprovada.

O primeiro protocolo para instalação das propagandas luminosas no "estilo Nova York" foi registrado em 14 de março, poucos dias após a sanção da nova lei. Outros dois foram enviados no início de maio.

As propostas variam entre a instalação de um único painel em edifícios específicos e a ocupação de múltiplas fachadas em diferentes prédios do entorno.

LEIA TAMBÉM

MISTÉRIO NA ARTE: Pintura de Anita Malfatti esconde mulher nua; descoberta foi feita por professores da UFMG

MANSÃO DE R$ 25 MILHÕES: Única casa de Niemeyer na cidade de SP é colocada à venda; conheça

DESCUBRA: Você sabe quais são as cidades brasileiras com melhor e pior qualidade de vida?

Sem aval dos órgãos de patrimônio

Nenhum dos pedidos foi aprovado até agora porque, de acordo com a Secretaria Municipal de Política Urbana (SMPU), todas as propostas foram consideradas incompletas por ausência de documentos obrigatórios.

Os pedidos não contemplavam, por exemplo, a liberação do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município (CDPCM-BH) ou do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG).

A autorização desses órgãos é necessária para intervir na fachada de prédios tombados pelo município ou pelo estado. Como a ausência desses documentos impede o licenciamento, ainda não há previsão para instalação dos primeiros painéis na região.

O vídeo abaixo cita a mudança na lei após aprovação pela Câmara Municipal:

Projeto que quer transformar Praça Sete em 'Times Square' segue para sanção da prefeitura

Prédios e empresas tentam destravar liberações

Mesmo diante dos entraves burocráticos, a administração dos prédios, as empresas e as demais entidades interessadas continuam se movimentando nos bastidores para acertar a instalação dos painéis.

Há relatos de que a especulação em torno dos projetos de instalação das propagandas luminosas tenha levado o valor de mercado de algumas unidades comerciais a subir desde a aprovação da nova lei.

Um dos edifícios já adquiriu um painel de 35 metros de largura por 7 metros de altura, que está armazenado no próprio prédio e pronto para ser instalado, assim que houver permissão da Prefeitura.

Para tentar destravar o processo, representantes de pelo menos seis prédios estão se articulando. Em 16 de junho, fizeram uma reunião com representantes do Executivo local e criaram um grupo para alinhar estratégias, esclarecer dúvidas técnicas e promover uma atuação coordenada.

A expectativa é a de que haja uma nova reunião conjunta com o poder público, para ajudar a esclarecer os procedimentos e facilitar o cumprimento das exigências legais.

Alguns condomínios já realizaram assembleias internas e formaram comissões específicas para tratar do tema. Outros, por sua vez, ainda analisam as propostas. Em um dos edifícios, o assunto foi levado ao conselho consultivo, mas ainda não houve definição sobre a adesão ao projeto.

A Secretaria Municipal de Política Urbana afirma que presta apoio técnico aos interessados e trabalha para viabilizar um projeto único e qualificado que contemple os quatro cantos da Praça Sete, respeitando as características históricas da região e promovendo uma ocupação moderna e equilibrada do espaço público.

O que diz a lei da 'Times Square'

A Lei 11.828/2025, sancionada pelo prefeito Álvaro Damião (União Brasil) em 8 de março, criou as chamadas “áreas de promoção da cidade” — espaços com regras mais flexíveis para a instalação de publicidade e ordenamento urbano.

A legislação permite que empresas instalem painéis luminosos de LED em todas as esquinas do cruzamento central da cidade, a Praça Sete, desde que cumpram requisitos técnicos e urbanísticos. Entre eles, estão as seguintes exigências:

Painéis entre 3 e 40 metros de altura;

Ocupação de no máximo 30% da fachada;

Espessura inferior a 1,70m;

1 hora diária de conteúdo gratuito para a Prefeitura, em inserções de 30 segundos;

Não interferência em sinalização de trânsito ou acessibilidade de pedestres;

Anuência obrigatória dos órgãos de patrimônio para prédios tombados ou protegidos.

Até o momento, a Praça Sete é o único espaço da capital que possui o status de "área de promoção da cidade" e que pode receber os painéis luminosos.

Vídeos mais assistidos do g1 MG

https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2025/07/12/times-square-de-bh-predios-recebem-ofertas-milionarias-para-ter-paineis-de-led-mas-entraves-barram-projetos.ghtml