Avatar
Revista Oeste (RSS Feed)
bf56795ed9f0a73eb67fae7ba6fd6d701120b8685b276403b1d16c614ae1a3b7
Direto ao Ponto https://revistaoeste.com/

Polícia diz que suspeita de envenenar bolo ‘praticava homicídios em série’

Os investigadores de polícia do caso do https://revistaoeste.com/brasil/arsenio-e-encontrado-no-sangue-de-vitimas-que-comeram-bolo-em-torres-rs/

que matou três familiares em Torres (RS) afirmaram nesta sexta-feira, 10, que há fortes indícios de que Deise Moura dos Anjos, membro da família e principal suspeita de ser autora do crime, "praticava homicídios em série".

https://revistaoeste.com/brasil/conheca-as-vitimas-do-caso-de-mortes-depois-de-comer-bolo-com-arsenio-usado-como-veneno/

, Deise teria envenenado, também com arsênio, o sogro, Paulo dos Anjos, 68, morto em setembro de 2024. Na época, ele foi internado depois de comer bananas e leite em pó levados à casa dele pela nora Deise. A morte do idoso foi registrada como resultado de complicações de uma infecção intestinal.

Polícia diz ter ‘provas robustas’

"Impossível que este caso seja de intoxicação alimentar, contaminação natural ou degradação de qualquer substância", afirmou Marguet Mittmann, diretora do https://www.pc.rs.gov.br/inicial

. Em entrevista coletiva, a agente acrescentou: "Conclui-se, portanto, que a causa da morte de Paulo foi envenenamento".

A autoridade disse ter “provas robustas” de que Deise matou quatro pessoas. “Fortes indícios mostram que essa mulher não só matou quatro pessoas e tentou matar outras três, como também participou de outras tentativas de homicídio”.

https://twitter.com/NemFredExplica/status/1877757023665660403

Conforme a Polícia Civil, a suspeita "pesquisou, comprou, recebeu e usou veneno" para matar as vítimas. Os investigadores informaram haver provas técnicas que comprovam a compra, por parte de Deise, de veneno em quatro oportunidades em um período de cinco meses. "Uma foi antes da morte do sogro e as outras antes do envenenamento das outras familiares".

Deise teria inventado uma narrativa para convencer a sogra a não levar adiante a apuração sobre a morte do marido. "Primeiramente, depois da morte do sogro, ela tenta a cremação do corpo. Depois, argumenta que seria por causa de bananas com bactérias em razão principalmente das enchentes em Canoas", explicou a perita.

https://www.youtube.com/watch?v=b8gq-u-te2k

A defesa de Deise ainda não se manifestou sobre as acusações mais recentes, segundo o site UOL. No início da semana, os advogados Manuela Almeida, Vinícius Boniatti e Gabriela Souza divulgaram em nota que prestaram "atendimento em parlatório" à suspeita e que não tiveram acesso integral à investigação.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/brasil/

na Oeste

O post https://revistaoeste.com/brasil/policia-diz-que-suspeita-de-envenenar-bolo-praticava-homicidios-em-serie/

.

https://revistaoeste.com/brasil/policia-diz-que-suspeita-de-envenenar-bolo-praticava-homicidios-em-serie/

Brasil só perde para a Venezuela em parcialidade da Justiça, mostra estudo

Em 2024, o Justiça do Brasil alcançou a 80ª posição no Índice do Estado de Direito, com uma pontuação de 0,50, conforme o levantamento Rule of Law Index (Índice do Estado de Direito) da https://worldjusticeproject.org/rule-of-law-index/global

, que avaliou 142 nações. A organização internacional independente se dedicada a analisar a aplicação do Estado de Direito no sistema judiciário do mundo.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica

em Oeste

O estudo define o Estado de Direito como um sistema que incorpora leis duradouras, instituições, normas e compromissos comunitários. Para sua avaliação, WJP leva em consideração quatro princípios universais:

responsabilização;

justiça equitativa;

governo aberto; e

justiça acessível e imparcial.

Além disso, o estudo avalia na Justiça desses países 8 indicadores, que incluem:

restrições aos poderes governamentais;

ausência de corrupção;

governo aberto;

direitos fundamentais;

ordem e segurança;

e aplicação regulamentar da lei.

O desempenho mais crítico do Brasil foi na categoria Justiça Criminal, onde ficou na 113ª posição, com uma nota de 0,33, bem abaixo da média global de 0,47. Dentro dessa categoria, o Brasil teve um dos piores resultados mundiais em imparcialidade do Judiciário, ficando à frente apenas da Venezuela.

Classificação da Justiça do Brasil

Sessão do STF para julgamento da 'regulação' das redes sociais - 04.12.2024 | Foto: Antonio Augusto/STF

Na América Latina e Caribe, o Brasil ocupa o 17º lugar entre 32 países. Se estivesse na África sub-saariana, justiça brasileira ficaria na 9ª posição, atrás de Ruanda, Namíbia, Maurício, Botsuana, África do Sul, Senegal, Gana e Malawi.

Desafios persistentes e comparações globaishttps://wainews-homolog.streamlit.app/~/+/#b27de0a9

Entre as 142 nações que passaram por análise, Tunísia, Panamá, Nepal e Sri Lanka também superam o Brasil na classificação geral do índice. A nota média global do índice foi de 0,55, enquanto o Brasil obteve 0,50, indicando desafios persistentes na aplicação da justiça.

Desempenho em justiça criminal e suas implicaçõeshttps://wainews-homolog.streamlit.app/~/+/#6c752799

O Brasil também teve um desempenho insatisfatório em eficiência do sistema prisional, eficácia da investigação criminal, celeridade dos processos e cumprimento do devido processo legal. O relatório não especifica as razões para o desempenho do Brasil, mas sugere que o estado de direito está ligado a bons resultados econômicos, educação e expectativa de vida.

Melhorias e desafios em outras áreashttps://wainews-homolog.streamlit.app/~/+/#5151ac92

No critério Ausência de Corrupção, o Brasil apresentou uma leve melhoria, ocupando a 77ª posição com uma pontuação de 0,45, após uma queda entre 2015 e 2021, seguida de estabilização nos anos subsequentes.

+ https://revistaoeste.com/politica/jornal-alemao-denuncia-cultura-de-privilegios-dentro-do-stf/

O Brasil também apresentou um desempenho preocupante em Ordem e Segurança, posicionando-se no 122º lugar devido aos altos índices de criminalidade. Além disso, ocupa a 129ª posição no critério de punição a autoridades envolvidas em má conduta.

Aspectos positivos e resultados geraishttps://wainews-homolog.streamlit.app/~/+/#aspectos-positivos-e-resultados-gerais

No entanto, o Brasil está acima da média global em aspectos como transparência dos dados governamentais, liberdade religiosa e acesso à justiça civil, embora continue com resultados insatisfatórios na maioria dos indicadores que compõem a nota geral.

Sobre o World Justice Projecthttps://wainews-homolog.streamlit.app/~/+/#sobre-o-world-justice-project

O World Justice Project foi fundado em 2006 pela American Bar Association e busca promover o estado de direito em escala mundial. A organização realiza seus levantamentos com base em pesquisas junto à população local e na opinião de especialistas de cada país.

+ https://revistaoeste.com/no-ponto/as-mais-lidas-filho-de-moraes-deu-tapa-na-nuca-de-roberto-mantovani-em-aeroporto-afirma-perito/

Esses especialistas respondem a questionários detalhados sobre o respeito ao estado de direito. No Brasil, a ex-ministra do Supremo Tribunal Federal, Ellen Gracie, é a diretora da organização, reforçando o compromisso com a promoção da justiça e do estado de direito no país.

Leia também: https://revistaoeste.com/politica/as-mais-lidas-a-historia-do-mecanico-de-61-anos-sentenciado-a-14-anos-de-prisao-pelo-stf/

O post https://revistaoeste.com/politica/imparcialidade-da-justica-criminal-do-brasil-e-a-2a-pior-do-mundo-diz-estudo/

.

https://revistaoeste.com/politica/imparcialidade-da-justica-criminal-do-brasil-e-a-2a-pior-do-mundo-diz-estudo/

Pimenta: ‘Lula optou por alguém com um perfil diferente do meu’

O ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, se pronunciou depois da sua demissão — informal — do governo Lula. A sua saída da pasta deve ser oficializada no Diário Oficial da União (DOU) até a próxima semana. O marqueteiro Sidônio Palmeira assume o órgão.

Em conversa com jornalistas nesta terça-feira, 7, Pimenta disse que já tinha sido construído dentro junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a necessidade de um “processo de transição da política de comunicação do governo”.

+ https://revistaoeste.com/no-ponto/pimenta-e-demitido-e-sidonio-palmeira-assume-comunicacao-do-governo-lula/

“O presidente quer ter à frente da Secom uma pessoa com um perfil diferente do perfil que eu tenho de comunicação”, disse. “Uma pessoa com experiência, que tenha talento e criatividade para exercer essa tarefa e poder coordenar essa política de comunicação do governo próximo ao período.”

O ministro sinalizou que Lula tem uma “leitura muito precisa” de que sua gestão teve uma primeira fase, a de “reconstrução e reposicionamento dos programas, das ações do governo”.

+ https://revistaoeste.com/no-ponto/o-destino-de-pimenta-depois-da-demissao/

“Eu sou uma pessoa que tem minha trajetória toda dentro do PT, tem a história dentro do nosso partido e faço parte desse governo como parte integrante de um projeto de qual me considero integrante para mim é algo muito tranquilo poder hoje estar aqui na Secom e eventualmente amanhã ou depois poder ter outra tarefa, ter outra função”, destacou.

A perspectiva é de que Pimenta seja realocado dentro do alto escalão, assumindo a Secretaria-Geral da Presidência da República, no lugar de Márcio Macêdo, ou a Secretaria de Relações Institucionais, ocupando o cargo de Alexandre Padilha.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/

em Oeste

O integrante do alto escalão disse tanto ele, quanto o novo ministro da Secom, Sidônio Palmeira, compartilham de um “mesmo objetivo”. “É o sucesso do nosso governo, do nosso projeto, que nós achamos que isso é fundamental para o Brasil”, sinalizou.

“Temos total confiança, somos pessoas da relação de confiança, de lealdade, de parceria que não se encerra, mas se consolida e amplia”, acrescentou.

Sidônio assume o cargo de Pimenta

Durante conversa com jornalistas, Paulo Pimenta também oficializou que Sidônio Palmeira assume seu cargo na Secom. O marqueteiro foi responsável pela campanha presidencial de Lula em 2022.

Sidônio afirmou que tem como objetivo “trabalhar com muito afinco e com muita transparência”. O publicitário alertou que o governo Lula precisa “alinhar” e “equilibrar” a “expectativa, a gestão e a percepção popular” na gestão petista.

O post https://revistaoeste.com/politica/pimenta-lula-optou-por-alguem-com-um-perfil-diferente-do-meu/

.

https://revistaoeste.com/politica/pimenta-lula-optou-por-alguem-com-um-perfil-diferente-do-meu/

Biden condecora Soros com a maior honraria dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, concedeu a Medalha Presidencial da Liberdade a 19 pessoas neste sábado, 4. Entre elas, se destaca o nome do bilionário húngaro George Soros, fundador da Open Society Foundation.

A Medalha Presidencial da Liberdade é a maior honraria civil dos Estados Unidos, concedida a indivíduos que fizeram contribuições exemplares para a prosperidade, valores ou segurança do país, paz mundial ou outros empreendimentos sociais, públicos ou privados.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/mundo/

em Oeste

"O presidente Biden acredita que grandes líderes mantêm a fé, dão a todos uma chance justa e colocam a decência acima de tudo", diz comunicado da https://revistaoeste.com/tag/casa-branca/

. "Esses 19 indivíduos são grandes líderes que fizeram da América e do mundo um lugar melhor e são grandes líderes porque são boas pessoas que fizeram contribuições extraordinárias para seu país e o mundo."

Os prêmios serão entregues na Casa Branca em 4 de janeiro de 2025. Além de Soros, serão condecorados o músico Bono Vox, da banda britânica U2; a ex-primeira-dama norte-americana Hillary Clinton; o jogador de basquete Magic Johnson; o estilista Ralph Lauren; o jogador de futebol Lionel Messi; e os atores Michael J. Fox e Denzel Washington.

Quem é George Soros

O bilionário húngaro George Soros é um dos principais financiadores da esquerda global. Ele é conhecido por usar sua fortuna não apenas para investimentos, mas para patrocinar uma agenda "progressista" acusada de atentar contra os valores ocidentais tradicionais e as soberanias nacionais.

A criação da Open Society Foundation em 1984 marcou o começo de sua empreitada filantrópica pouco ortodoxa. Soros defende que sua fundação promove democracia, igualdade e direitos humanos.

Entre as causas financiadas pela entidade estão a legalização do aborto, a descriminalização das drogas, a promoção de ideologia de gênero, o desarmamento da população e a redução da população carcerária. https://www.opensocietyfoundations.org/grants/past?filter_keyword=brazil

, entidades como o Instituto Igarapé, Conectas Direitos Humanos e Instituto Sou da Paz estão entre as beneficiárias de doações da fundação.

O bilionário George Soros em palestra na Open Society Foundations | Foto: Heinrich-Böll-Stiftung/Stephan-roehl.com

Um de seus principais críticos, o filósofo Olavo de Carvalho considerava que George Soros faz parte de um grupo que “está interessado em aumentar o poder do governo central”. Para Olavo, Soros e demais interessados em "governos globais e defensores de uma agenda 'progressista'" são responsáveis por financiar revoluções.

Em 2023, George Soros transferiu o comando da Open Society Foundation para seu filho Alexander, que se diz "mais político" que o pai e declarou compromisso com pautas "progressistas" como aborto, igualdade racial e combate às mudanças climáticas.

Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-204/as-gafes-de-joe-biden/

, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 204 da Revista Oeste

O post https://revistaoeste.com/mundo/biden-condecora-soros-com-a-maior-honraria-dos-eua/

.

https://revistaoeste.com/mundo/biden-condecora-soros-com-a-maior-honraria-dos-eua/

Argentina: Milei proíbe novas contratações no setor público em 2025

O governo do presidente Javier Milei implementou uma política que proíbe novas contratações no setor público da Argentina em 2025. Essa decisão, anunciada por meio de decretos publicados no Diário Oficial, permite exceções apenas em casos de necessidade estratégica.

+ https://revistaoeste.com/mundo/javier-milei-presidente-mais-popular-america-do-sul/

Cada nova contratação será liberada somente se houver substituição por três saídas de funcionários, buscando racionalizar o quadro de pessoal. Os decretos foram assinados pelo ministro da Desregulamentação e Transformação, Federico Sturzenegger, que destacou, em uma postagem na rede social X, que "a motosserra continua". Essa expressão reflete a continuidade da política de cortes no funcionalismo público.

https://twitter.com/fedesturze/status/1874061589139382752

Novas regras para contratação de servidoreshttps://wainews-homolog.streamlit.app/~/+/#cc3f32dd

Além de restringir contratações, as novas regras do governo Milei exigem que, a partir de abril, somente servidores aprovados na "Avaliação Geral de Conhecimentos e Competências" possam ser considerados para novos cargos. Essas obrigações também se aplicam a empresas com maioria estatal.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

O governo justifica essas medidas com o objetivo de otimizar os recursos do Estado e garantir o uso eficiente e responsável do orçamento nacional. As ações visam adequar o quadro de pessoal às reais necessidades do setor público nacional.

Impacto das medidas de Milei no setor público da Argentina

Até novembro, https://revistaoeste.com/economia/milei-cortou-36-mil-cargos-publicos-na-argentina-em-2024/

, incluindo empresas públicas e forças militares. Esse número integra o total de quase 3,5 milhões de servidores, considerando também aqueles das províncias e municípios.

+ https://revistaoeste.com/mundo/com-milei-argentina-tem-menor-inflacao-mensal-desde-2020/

O ministro Federico Sturzenegger destacou anteriormente que tais medidas são necessárias para ajustar a administração pública às condições econômicas atuais. A limitação de novas contratações faz parte do esforço contínuo do governo de Milei para reestruturar o setor público e reduzir despesas.

O post https://revistaoeste.com/mundo/argentina-milei-proibe-novas-contratacoes-no-setor-publico-em-2025/

.

https://revistaoeste.com/mundo/argentina-milei-proibe-novas-contratacoes-no-setor-publico-em-2025/

Virginia Fonseca tem nome ‘sujo’ por causa de dívida de R$ 32

A influenciadora Virginia Fonseca compartilhou um episódio curioso sobre suas finanças pessoais. Durante o programa Sabadou, do SBT, a apresentadora revelou que teve seu nome "sujo" por causa de uma dívida de apenas R$ 32. O programa foi transmitido no último sábado, 28.

"Descobri uma dívida no https://www.serasa.com.br

de R$ 32, mas fiquei sabendo que dava para parcelar", contou Virginia, em tom de sátira. "Agora já quitei com muito esforço."

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/imprensa

em Oeste

Sua abordagem arrancou risadas do público presente. Virginia teve o nome negativado no Serasa, uma empresa que realiza a avaliação de risco de crédito de pessoas físicas e jurídicas. A companhia informa instituições financeiras sobre o histórico de pagamento dos clientes.

https://twitter.com/revistaoeste/status/1874187291159400660

A mãe da influenciadora, Margareth Serrão, também presente na conversa, mostrou-se surpresa com a situação. Margareth indagou como uma dívida tão pequena poderia ter surgido, já que Virginia nunca comprou parcelado.

"Não começa a militar por R$ 32", disse Virgínia, enquanto respondia Margareth. "Já foi pago."

Virgina já teve nome negativado por outra dívida

Não foi o primeiro episódio em que Virginia enfrentou problemas semelhantes. Em outubro, outra dívida de R$ 53 resultou na negativação do nome da apresentadora no Serasa.

O caso foi compartilhado nas redes sociais por um amigo da influenciadora, por meio de um vídeo no TikTok. No vídeo, Virginia comentou as mensagens recebidas depois do incidente. A apresentadora disse seu nome estava sujo por uma dívida que, de forma irônica, atribuiu à mãe.

"Eles mandaram mensagem falando para eu fazer o quê?", perguntou Virginia. "Ele foi olhar meu score no Serasa, e agora o povo fica mandando mensagem para mim. Meu nome está sujo por causa de bico. Por sua culpa."

O post https://revistaoeste.com/imprensa/virginia-fonseca-tem-nome-sujo-por-causa-de-divida-de-r-32/

.

https://revistaoeste.com/imprensa/virginia-fonseca-tem-nome-sujo-por-causa-de-divida-de-r-32/

STF julgará casos sobre apostas on-line, marco da internet e trabalho de motoristas de aplicativos

O https://portal.stf.jus.br/

(STF) enfrentará uma agenda repleta de casos de grande relevância para a economia em 2025. Entre os temas previstos, estão questões que impactam diretamente o governo e a vida dos cidadãos, como assuntos relacionados ao Orçamento Federal e à regulamentação da publicidade de alimentos prejudiciais à saúde.

Temas tributários com potencial para movimentar bilhões, discussões no setor da saúde e ações que envolvem apostas on-line também devem ser julgados pela Suprema Corte. Outro assunto importante será a definição sobre o Marco Civil da Internet, as emendas parlamentares e questões ambientais, como queimadas e incêndios.

Luís Roberto Barroso, presidente do STF, deixará o cargo em setembro

No mês de setembro, o atual presidente, Luís Roberto Barroso, deixará o cargo. Luiz Edson Fachin assumirá a presidência da Corte. Como presidente, Fachin terá a prerrogativa de definir a pauta do plenário, embora os relatores possam levar seus casos para julgamento virtual. Um dos processos que Barroso deseja concluir antes de deixar a presidência é o do Marco Civil da Internet.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Até agora, três votos foram dados favoráveis à ampliação da responsabilidade das plataformas digitais sobre conteúdos de terceiros. No entanto, no final da última sessão antes do recesso, o ministro André Mendonça pediu vista, e adiou a decisão. Regimentalmente, ele tem até 90 dias para devolver o caso ao colegiado. Mesmo assim, Barroso expressou o desejo de avançar rapidamente para uma solução, e destacou a urgência da questão.

https://www.youtube.com/watch?v=SI1sKNZtaw8

Ministros do STF devem tomar uma decisão sobre as apostas on-line

No primeiro semestre de 2025, os ministros devem tomar uma decisão sobre as apostas on-line. O relator, Luiz Fux, afirmou em novembro que pretende adotar medidas jurídicas para proteger os cidadãos mais vulneráveis, além de os que sofrem prejuízos com as apostas.

Em 14 de dezembro, o tribunal ratificou a decisão provisória de Fux, que determinou ao governo Lula (PT) a implementação de mecanismos para impedir que beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família e o BPC (Benefício de Prestação Continuada), usem seus recursos para apostas esportivas. Esse caso ainda precisa ser analisado de forma definitiva.

Flávio Dino, por sua vez, espera resolver a questão das emendas parlamentares e as ações relacionadas ao meio ambiente. Em ambos os casos, o relator impôs obrigações aos outros Poderes e solicitou informações. Além disso, ele abriu mesas de negociações. Embora o plenário tenha discutido os casos, o governo ainda precisa apresentar os planos de combate aos incêndios para 2025. Dino tem promovido audiências para acompanhar o cumprimento das decisões.

A Suprema Corte precisa concluir o julgamento sobre a incidência do ISS na base de cálculo do PIS/Cofins

No setor tributário, o STF ainda precisa concluir o julgamento sobre a incidência do ISS na base de cálculo do PIS/Cofins. Esse tema pode representar um impacto de R$ 35 bilhões em cinco anos para a União. O julgamento começou em 2020 de forma virtual e, em agosto, foi levado ao plenário físico. No entanto, foi suspenso sem data definida para sua retomada.

https://www.youtube.com/watch?v=RmVh2BDs4_w

Entre 7 e 14 de fevereiro, os ministros deverão retomar uma discussão de grande impacto financeiro que envolve a Vale. O tema trata da incidência do IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica) e da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) sobre empresas brasileiras com lucros oriundos de coligadas e controladas em países com os quais o Brasil tem tratados. A disputa envolve um valor estimado de R$ 20 bilhões.

Em 2025, o STF julgará a competência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para regulamentar a publicidade de alimentos prejudiciais à saúde, especialmente voltados para crianças e adolescentes.

Na área trabalhista, espera-se uma decisão sobre o vínculo entre motoristas de aplicativos e as empresas. Representantes dos trabalhadores defendem a ideia de que a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) regule esses profissionais, a fim de garantir maior segurança.

Por outro lado, empresas como a Uber alegam que são do setor de tecnologia, e não de transporte, e consideram os motoristas como autônomos. A decisão do STF pode ajudar a resolver mais de 10 mil processos sobre essa questão.

O post https://revistaoeste.com/politica/stf-julgara-casos-sobre-apostas-on-line-marco-da-internet-e-trabalho-de-motoristas-de-aplicativos/

.

https://revistaoeste.com/politica/stf-julgara-casos-sobre-apostas-on-line-marco-da-internet-e-trabalho-de-motoristas-de-aplicativos/

Mulher de Bashar al-Assad pede divórcio dias depois de chegar a Moscou com a família

A mulher do presidente deposto da Síria, Bashar al-Assad, Asma al-Assad, pediu o divórcio dias depois de eles terem chegado à Rússia. As informações são do The Jerusalem Post, baseado em reportagens das mídias da Turquia e da Arábia Saudita.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/mundo/

em Oeste

O argumento de Asma, de 49 anos, foi que ela estava insatisfeita com a vida em Moscou, cidade para a qual se transferiu há duas semanas, depois que os rebeldes sírios tomaram o controle de Damasco, o que obrigou a família do então presidente a deixar o país.

Ver essa foto no Instagram

https://www.instagram.com/reel/DD6wG3htF3y/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading

Asma recorreu ao tribunal russo e solicitou permissão especial para deixar Moscou. Seu pedido está sendo avaliado pelas autoridades russas. Ela tem dupla nacionalidade, britânica e síria. Ela nasceu em 11 de agosto de 1975 e foi criada em Londres por pais sírios, relata a BBC. Asma se mudou para a Síria em 2000 e se casou com Assad no mesmo ano, aos 25 anos.

Embora seu pedido de asilo tenha sido aceito, a situação de Bashar al-Assad não é confortável, segundo o Post. Ele não vive como um "ex-sultão" privilegiado em solo russo. De ditador implacável em seu país, ele vive sob uma condição, em muitos aspectos, de refugiado.

Há severas restrições em torno de suas atividades. Ele não tem permissão para deixar Moscou nem para realizar atividades políticas. As autoridades russas também congelaram seus bens e valores, incluindo 270 quilos de ouro, US$ 2 bilhões e 18 apartamentos em Moscou. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, porém, negou que o país tenha retido os bens do ex-ditador e que a ex-mulher de Assad estava se divorciando.

O irmão de Bashar também está em Moscou, em situação ainda mais difícil. Seu pedido está sob análise, e ele e sua família encontram-se em prisão domiciliar na Rússia.

Conhecido por sua brutalidade, Maher foi o chefe da Quarta Divisão Blindada do Exército Sírio, uma das unidades mais poderosas e leais ao regime. Além disso, ele integrava o Comando da Guarda Republicana, responsável por proteger o governo e a elite política.

Ascensão e queda de Bashar

Na juventude, o pai deles, Hafez, antes de morrer, por causa de infarto, em 2000, preparou Bashar para sua sucessão no comando da https://revistaoeste.com/tag/siria/

. Isso porque o preferido, Bassel, faleceu em um acidente de carro, em 1994, enquanto Bashar fazia especialização em oftalmologia em Londres.

Ver essa foto no Instagram

https://www.instagram.com/p/DDUzMKNADo7/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading

Hafez, de acordo com a imprensa local, preferiu Bashar a Maher, porque o segundo, temperamental, tinha fama de irresponsável, por frequentar festas regadas a bebidas.

Leia mais: https://revistaoeste.com/mundo/assad-quebra-silencio-e-nega-intencao-de-renuncia-ao-cargo-na-siria/

Bashar al-Assad assumiu o cargo em 2000 e, depois de resistir por 13 anos, desde o início da guerra na Síria, em 2011, foi deposto no dia 8 de dezembro deste ano. Seu regime não suportou a ofensiva conduzida por forças rebeldes lideradas pelo grupo Hay’at Tahrir al-Sham (HTS).

O HTS é classificado como organização terrorista pelos Estados Unido. Porém, o governo norte-americano decidiu retirar a recompensa de US$ 10 milhões pela captura do líder do HTS, Abu Mohammad al-Julani, que já afirmou buscar o entendimento no país.

O post https://revistaoeste.com/mundo/mulher-de-bashar-al-assad-pede-divorcio-dias-depois-de-chegar-a-moscou-com-a-familia/

.

https://revistaoeste.com/mundo/mulher-de-bashar-al-assad-pede-divorcio-dias-depois-de-chegar-a-moscou-com-a-familia/

‘Supremacia branca’; covid-19: os argumentos para condenar Filipe Martins

https://revistaoeste.com/no-ponto/filipe-martins-e-condenado-por-suposto-gesto-racista/

por suposto gesto racista, o juiz David Wilson de Abreu Pardo citou a covid-19 e "supremacia branca".

A decisão menciona o novo coronavírus 14 vezes, enquanto a expressão "supremacista" é citada 20 vezes.

Veja alguns argumentos usados contra Filipe Martins

O ex-desembargador Sebastião Coelho é advogado de Filipe Martins | Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Em um dos trechos do despacho que fala sobre patógeno, o magistrado escreveu: "Em 24 de março de 2021, durante sessão remota do Senado destinada ao comparecimento do então ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, a fim de discutir temas relativos à pandemia de covid-19, causada pelo novo coronavírus, Martins, com vontade livre e consciente, praticou, induziu e incitou a discriminação e o preconceito de raça, cor e etnia, em detrimento da população negra em geral e contra outros grupos sociais não brancos, como pardos, asiáticos e indígenas, mediante a realização de gesto apropriado por movimentos extremistas com simbologia ligada à ideia de supremacia branca".

Ainda sobre a covid-19: "Em ações originárias propostas contra a União, alegando-se que o ente central tinha interrompido o custeio de leitos de UTI para pacientes de covid-19 e demorava em responder às demandas para a habilitação de novos leitos, houve concessão da tutela jurisdicional em sede liminar. Na ACO 3473, a relatora, ministra Rosa Weber, chegou a escrever que “o discurso negacionista é um desserviço para a tutela da saúde pública nacional”. E na ACO 3483, que o “cenário de incompreensível recusa da União em assumir o protagonismo da coordenação da ação dos Estados e Municípios no enfrentamento conjunto da pandemia da COVID-19 sofre, agora, o agravamento decorrente da redução dos investimentos federais no financiamento dos leitos de UTI".

A respeito da "supremacia branca", Pardo sustentou ainda: "Assim, ciente de que seu ato teria ampla divulgação, tendo em vista que a sessão era transmitida ao vivo pela TV Senado, além de estar sendo acompanhada com muito interesse por diversos veículos de imprensa, Martins, em certo momento, enquanto o presidente do Senado fazia uso da palavra, efetuou, por duas vezes, com a mão direita, gesto de mão popularmente conhecido como sinal de "ok" — o referido gesto pode ser descrito como a união do polegar ao indicador e a extensão dos outros três dedos —, mas que nos últimos anos foi apropriado por grupos extremistas brancos, para identificar seus apoiadores e simbolizar a supremacia da raça branca sobre as demais. O gesto realizado pelo denunciado, por duas vezes, em momentos distintos, buscou reproduzir as letras 'W' e 'P', em referência à expressão 'White Power' ('Poder Branco', em inglês)".

O magistrado escreveu ainda no que diz respeito à supremacia: "Logicamente, seguindo as premissas fixadas justificadamente ao longo da sentença, a prática intencional de discriminação e de preconceito de raça, cor ou etnia, mediante a realização de gesto apropriado por movimentos extremistas com uma simbologia ligada à ideia de supremacia branca. A motivação diversionista requer a intenção, o desígnio consciente de, por meio do gesto, com o sentido utilizado, difundir ideia discriminatória e de incitar a discriminação de raça. É dizer, a motivação diversionista pressupõe que o meio empregado seja ofensivo aobem jurídico protegido penalmente, pois senão não seria eficaz a tentativa de desviar a atenção".

Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-247/lula-e-o-conto-das-mulheres-dos-lgbts-negros-e-indigenas/

, reportagem publicada na Edição 247 da Revista Oeste

O post https://revistaoeste.com/no-ponto/supremacia-branca-e-16-citacoes-a-covid-os-argumentos-para-condenar-filipe-martins-por-gesto-racista/

.

https://revistaoeste.com/no-ponto/supremacia-branca-e-16-citacoes-a-covid-os-argumentos-para-condenar-filipe-martins-por-gesto-racista/

Haddad anuncia férias em meio a dólar recorde e desajuste fiscal

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, marcou férias para o início de 2025. Conforme publicado no https://www.in.gov.br/servicos/diario-oficial-da-uniao

desta terça-feira, 17, ele vai ficar afastado das atividades entre os dias 2 e 21 de janeiro.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/economia/

em Oeste

As férias de Haddad acontecem em um momento conturbado no âmbito econômico do Brasil.

Na parte fiscal, a Câmara e o Senado ainda não votaram o tão esperado pacote de corte de gastos do governo federal, apresentado no mês passado, e que pode ficar para o ano que vem. O projeto estima uma economia de R$ 70 bilhões em dois anos e tem o objetivo de tentar reequilibrar as contas públicas.

Leia também: https://revistaoeste.com/politica/lula-fez-apelo-para-que-as-medidas-fiscais-nao-sejam-desidratadas-diz-haddad/

Além disso, o Congresso Nacional corre contra o tempo para votar antes do recesso o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias e a proposta de Orçamento da União para 2025.

Enquanto Haddad descansa, dólar supera os R$ 6

Enquanto isso, o câmbio também preocupa: nesta terça-feira, 17, o dólar caminha para um novo recorde nominal e atingiu o pico de R$ 6,20 às 12h16.

Leia também: https://revistaoeste.com/economia/dolar-dispara-mais-de-2-e-atinge-r-611-um-dia-depois-que-haddad-anuncia-pacote-de-gastos/

Mas tudo isso parece não ser motivo suficiente para Haddad adiar as férias. Aliás, o ministro já se antecipou e programou um segundo período de descanso — de 11 a 20 de julho. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) emitiu um despacho com a autorização para as datas.

O post https://revistaoeste.com/economia/haddad-anuncia-ferias-em-meio-a-dolar-recorde-e-desajuste-fiscal/

.

https://revistaoeste.com/economia/haddad-anuncia-ferias-em-meio-a-dolar-recorde-e-desajuste-fiscal/

Ex-oficial do Pentágono revela posse de artefatos alienígenas nos EUA

Em 13 de novembro, durante uma audiência nos subcomitês da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Luis Elizondo, ex-oficial do https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Pent%C3%A1gono

, fez revelações sobre a posse de artefatos alienígenas pelo governo norte-americano. A emissora CNN divulgou a informação nesta terça-feira, 10.

Elizondo, que liderava o Programa de Identificação de Ameaças Aeroespaciais Avançadas até sua saída em 2017, apresentou suas declarações sob juramento.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/mundo

em Oeste

Indagado pela presidente da audiência, Nancy Mace, Elizondo confirmou que o governo norte-americano desenvolveu programas secretos com o objetivo de recuperar fenômenos aéreos não identificados (UAPs). Ele revelou que essas iniciativas tinham como foco a engenharia reversa de naves alienígenas.

Elizondo também mencionou que funcionários do governo foram feridos por esses eventos, o que resultou em aposentadorias por invalidez. A fala gerou preocupações sobre a segurança nacional aos congressistas.

Leia também: https://revistaoeste.com/mundo/ovni-na-australia-chama-atencao-da-populacao/

Ele afirmou categoricamente: “UAPs são reais” e que, depois de dez anos de investigações, concluiu que tecnologias avançadas, não fabricadas por qualquer governo, monitoram instalações militares sensíveis ao redor do mundo.

Artefatos alienígenas geram uma corrida armamentista secreta

Pequeno esqueleto alienígena encontrado no deserto do Atacama | Foto: Reprodução/YouTube/Live Science

O ex-oficial disse que tanto os EUA quanto nações adversárias possuem tecnologias UAP. Elizondo sugeriu a existência de uma corrida armamentista secreta financiada por impostos, mas ocultada de representantes eleitos e órgãos de supervisão.

Outros especialistas presentes na audiência, o que inclui o contra-almirante da Marinha dos EUA Tim Gallaudet confirmaram as afirmações de Elizondo. Gallaudet pediu mais transparência sobre os UAPs e disse que o orçamento de defesa dos EUA está projetado para alcançar US$ 900 bilhões em 2025.

Leia mais: https://revistaoeste.com/brasil/ovni-no-brasil-governo-divulga-relatos-de-pilotos-brasileiros/

Gallaudet questionou a adequação desse enorme gasto sem uma compreensão clara do que ocorre no espaço aéreo norte-americano.

O principal ponto para objetos voadores não identificados nos EUA é o condado de Lincoln, Nevada | Foto: Divulgação/Nuforc

Os legisladores expressaram preocupações não apenas com a continuidade das ocorrências de UAPs, mas principalmente com sua localização, predominantemente em áreas militares ou de segurança.

Glenn Grothman, presidente do comitê, perguntou a Elizondo onde os ataques eram mais comuns. "É óbvio que essas incursões são mais prováveis ​​em instalações militares do que em um aeroporto aleatório?”

“Essa não é uma tendência nova", afirmou Elizondo. "Isso vem acontecendo há décadas, e essa informação foi ofuscada, infelizmente, por pessoas como você neste comitê, e acho que isso é problemático.”

O post https://revistaoeste.com/mundo/ex-oficial-do-pentagono-revela-posse-de-artefatos-alienigenas-nos-eua/

.

https://revistaoeste.com/mundo/ex-oficial-do-pentagono-revela-posse-de-artefatos-alienigenas-nos-eua/

Esquerda usa episódios isolados para atacar a PM de SP

Um vídeo que circula nas redes sociais e mostra quando um policial militar arremessa um homem de uma ponte na capital paulista gerou ampla repercussão e reacendeu debates sobre a conduta da Polícia Militar de São Paulo. O episódio foi usado por lideranças políticas e militantes de esquerda como ponto de crítica contra a PM e à gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

No Twitter/X, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) acusou o que chamou de "polícia do governador Tarcísio de Freitas" de agir com liberdade para cometer atrocidades. Por sua vez, Guilherme Boulos, ex-candidato à Prefeitura de São Paulo, exigiu a demissão do Secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite.

Totalmente revoltante! A Polícia de Tarcísio possui "liberdade" para cometer as maiores atrocidades.

Vídeo mostra PM jogando homem de uma ponte em São Paulo. https://t.co/bGc2LZXAEm

— CUT São Paulo (@CUTsaopaulo) https://twitter.com/CUTsaopaulo/status/1863929913494949970?ref_src=twsrc%5Etfw

FORA DERRITE! Em qualquer lugar do mundo, após vir a público a imagem de um policial atirando alguém de uma ponte, o Secretário de Segurança seria demitido. É inadmissível a permanência de Guilherme Derrite. E aí, Governador https://twitter.com/tarcisiogdf?ref_src=twsrc%5Etfw

?

— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) https://twitter.com/GuilhermeBoulos/status/1863995022179180777?ref_src=twsrc%5Etfw

A deputada federal Sâmia Bomfim também se manifestou, ironizou a gestão do governador e classificou o episódio como parte da "política de insegurança" de Tarcísio. Em resposta a um internauta que argumentou que o caso seria um episódio isolado.

"Não é individualizado", disse a deputada. "É a conduta autorizada, incentivada pelo governador, somada à estrutura arcaica, violenta, ineficiente da própria PM e ao racismo."

PM joga motociclista de cima de uma ponte

PM mata criança de 4 anos e espalha terror em velório

PM mata jovem negro com 11 tiros nas costas em supermercado

Letalidade policial subiu 78% em 2024 em SP,essa é a política de insegurança do "moderado" Tarcísio. Isso precisa acabar!

— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) https://twitter.com/samiabomfim/status/1863946124547039363?ref_src=twsrc%5Etfw

Governador de São Paulo repudiou ação de PM

O governador Tarcísio de Freitas repudiou publicamente a ação do policial. Ele afirmou que casos como este não refletem os valores da Polícia Militar do Estado.

Em resposta imediata, a Corregedoria da PM afastou 13 policiais envolvidos no incidente. Os agentes pertenciam ao 24º Batalhão da PM, localizado em Diadema, na Grande São Paulo. Eles permanecerão fora de suas funções até o término das investigações.

O post https://revistaoeste.com/politica/esquerda-usa-episodios-isolados-para-atacar-a-pm-de-sp/

.

https://revistaoeste.com/politica/esquerda-usa-episodios-isolados-para-atacar-a-pm-de-sp/

Crítico do capitalismo, eleitor de Lula e amigo de Silvio Almeida. Quem é o professor da USP acusado de assédio sexual por 10 alunos

Dez homens, entre eles alunos e ex-alunos da Universidade de São Paulo (https://www5.usp.br/

), acusam o professor de Direito Alysson Mascaro de assédio e abuso sexual. Eles citam episódios que teriam ocorrido de 2006 até o início de 2024.

Segundo as vítimas, cujos nomes não foram revelados, a conduta do acusado, que já foi professor do ex-ministro Silvio Almeida, inclui beijos forçados e até estupro. A reportagem é do site Intercept Brasil. O material foi publicado nesta terça-feira, 3.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/

em Oeste

Conforme os denunciantes, Mascaro se aproximava com promessas de apoio profissional. Elas não sabiam, contudo, que a intenção do professor e era intimidá-los para assediá-los. Um dos alunos da USP relatou ter sido abusado sexualmente ao longo de dois dias.

Ver esta publicação no Instagram

https://www.instagram.com/reel/C-8QePhuKiW/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading

Ele não morava em São Paulo, mas contou ao Intercept que foi à cidade para assistir a uma aula na USP a convite do professor, que ofereceu hospedagem. Quando chegou ao apartamento, o estudante disse que Mascaro o abraçou e disse: “Finalmente você está aqui, meu pupilo querido", relatou. "Dê um abraço em seu mestre, finalmente podemos dar esse abraço”.

Alysson Mascaro é considerado uma referência no pensamento marxista no Brasil | Foto: Divulgação/USP

A investida não terminou no abraço. O aluno relatou que, em seguida, o professor começou a passar a mão em seu corpo, colocar a mão por dentro de sua roupa e tirar a própria camisa. Depois, teria beijado o pescoço do aluno.

Professor da USP acusado de assédio sexual é referência no pensamento marxista no Brasil

Professor da USP acusado de assédio sexual por dez alunos, Alysson Mascaro é considerado uma referência no pensamento marxista no Brasil. Vídeos publicados nas redes sociais mostram o professor criticando o capitalismo.

Ver esta publicação no Instagram

https://www.instagram.com/reel/C_RUd0FvIwG/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading

Em 2022, quando o presidente Luiz Inácio Lula ganhou a eleição, ele compartilhou uma foto nas redes sociais cuja legenda diz que a vitória do petista “é apenas o começo da luta”. Demonstrou, assim, ser eleitor do petista. Em seu livro Sociologia do Brasil, por exemplo, Mascaro analisa o marxismo na realidade brasileira.

Professor e amigo de Silvio Almeida

Na edição desta terça-feira, 3, do Faroeste à Brasileira, o apresentador Tiago Pavinatto confirmou a informação de que o acusado “foi quem ensinou Silvio Almeida a ser professor”.  Em 2019, o agora ex-ministro de Lula, https://revistaoeste.com/politica/urgente-lula-demite-silvio-almeida-depois-de-denuncia-sobre-assedio-sexual/

, chamou Mascaro de “orientador maravilhoso”.

https://www.youtube.com/watch?v=r-XWm9txhuY&t=2s

“Ele disse que me transformaria em um professor e que eu poderia pensar o direito a partir da filosofia”, afirmou o ex-ministro de Lula. Nas redes sociais, Mascaro compartilha fotos junto de Almeida em diferentes eventos.

Ver essa foto no Instagram

https://www.instagram.com/p/C-D1gYPvqvu/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading

Geisiane Freitas, socióloga e comentarista do Faroeste à Brasileira, afirmou que esse é um exemplo de marxista “que sinaliza virtudes, que dita comportamentos, para, na verdade, esconder seus crimes”.

“Título de nobreza”

O cientista político Marcelo Suano, também integrante do Faroeste à Brasileira, lembrou que “professor” não é um cargo burocrático nem emprego. “Trata-se de um título de nobreza”, afirmou. “Se confirmado os crimes, ele não pode ser chamado de professor.”

Mascaro usou suas redes sociais para defender-se. Em nota, afirma ser “vítima de crime cibernético”. Também diz que “sofre um processo de perseguição por pessoas que se escudam no anonimato”. Ele ainda afirmou estar tomando medidas legais junto às autoridades públicas.

Ver essa foto no Instagram

https://www.instagram.com/p/DCmoLq3pVq-/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading

O post https://revistaoeste.com/politica/critico-do-capitalismo-eleitor-de-lula-e-amigo-de-silvio-almeida-quem-e-o-professor-da-usp-acusado-de-assedio-sexual-por-10-alunos/

.

https://revistaoeste.com/politica/critico-do-capitalismo-eleitor-de-lula-e-amigo-de-silvio-almeida-quem-e-o-professor-da-usp-acusado-de-assedio-sexual-por-10-alunos/

Expectativa de vida no Brasil chega a 76,4 anos, diz IBGE

A expectativa de vida ao nascer no Brasil aumentou em 2023 para 76,4 anos, conforme dados divulgados nesta sexta-feira, 29, pelo https://www.ibge.gov.br/

.

Esse número mantém a recuperação depois das mortes causadas pela pandemia de covid-19. Em 2023, uma pessoa nascida no Brasil teria, em média, uma expectativa de viver 76,4 anos. Para os homens, a média é de 73,1 anos, enquanto para as mulheres sobe para 79,7 anos.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/brasil/

em Oeste

A taxa de mortalidade infantil, que mede a probabilidade de um recém-nascido não sobreviver ao primeiro ano de vida, ficou em 12,5 mortes para cada mil nascimentos. Já para crianças com até cinco anos, a taxa foi de 14,7 a cada mil nascidos vivos.

O IBGE calcula a expectativa de vida com base em projeções populacionais, fundamentadas nos dados apurados pelo Censo Demográfico. A estimativa para 2023, com base no último levantamento, indica uma população de 211,7 milhões de habitantes no Brasil.

Essas estimativas fazem parte das Tábuas de Mortalidade 2022, que utilizam dados populacionais do Censo Demográfico do ano passado e informações do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde.

Leia também: https://revistaoeste.com/economia/vendas-do-varejo-sobem-05-em-setembro-mostra-ibge/

De acordo com o IBGE, a recuperação na expectativa de vida reflete uma diminuição no número excessivo de mortes registradas durante os momentos mais críticos da pandemia.

Dados do IBGE revelam que homens têm maior probabilidade de morte

Além da diferença de seis anos entre a expectativa de vida de homens e mulheres, os dados do IBGE mostram que homens com idades entre 20 e 24 anos têm uma probabilidade de morte quatro vezes maior que as mulheres da mesma faixa etária. Essa informação foi confirmada pelos óbitos reportados nos domicílios visitados pelo Censo.

Segundo especialistas, os homens estão mais expostos a mortes violentas, como homicídios e acidentes de trânsito, além de apresentarem comportamentos de risco e hábitos de vida que impactam negativamente a saúde.

Leia também: https://revistaoeste.com/brasil/nem-negro-nem-branco-a-maior-populacao-do-brasil-e-a-parda-mostra-ibge/

Os dados divulgados pelo IBGE também fornecem estimativas de expectativa de vida até os 80 anos e são utilizados para cálculos previdenciários, como o fator que influencia nas aposentadorias.

No contexto mundial, o aumento da expectativa de vida desacelerou, embora não tenha sido revertido, conforme artigo publicado na revista Nature Aging. O estudo analisou o período entre 1990 e 2019, excluindo 2020 devido ao impacto da pandemia.

Outro levantamento realizado por pesquisadores do Instituto para Medição e Avaliação da Saúde (IHME), dos Estados Unidos, revelou que a covid-19 reduziu a expectativa média de vida global em 1,6 ano nos dois primeiros anos da pandemia (2020 e 2021).

O post https://revistaoeste.com/brasil/expectativa-de-vida-no-brasil-chega-a-764-anos-diz-ibge/

.

https://revistaoeste.com/brasil/expectativa-de-vida-no-brasil-chega-a-764-anos-diz-ibge/

IA: os próximos 100 anos

O escritor e palestrante Bernard Marr escreveu para a revista Forbes um artigo imaginando como pode estar a Inteligência Artificial nas próximas décadas:

2034 - pacientes com problemas cardíacos de origem genética usam um “assistente de saúde IA” implantado sob sua pele. O sistema monitora sinais vitais e níveis de nutrientes e dá alertas em caso de sintomas perigosos. O perigo de um infarto cai a praticamente zero.

2044 - os filhos dessa geração de 2034 nem precisam mais do “assistente de saúde IA”. Os gatilhos genéticos de seus antepassados foram corrigidos antes mesmo que eles nascessem. Estão imunes.

2074 - A Inteligência Artificial é usada para controlar a vida dos cidadãos em todos os detalhes, com recompensas a quem se comportar e castigos a quem desobedecer às ordens. (Nesse sentido, a China já está 50 anos à frente).

2104 - a era da fartura. A inteligência artificial cuida dos nossos problemas. A impressão em 3D barateou a fabricação de qualquer coisa. A agricultura é administrada com perfeição por robôs. Os humanos estão livres da necessidade de trabalhar.

2124 - Terráqueos formam a primeira colônia permanente em Marte. São muito mais inteligentes que seus ascendentes de um século antes: estão conectados por interfaces neurais diretamente ao poder da IA. Doenças foram apagadas da experiência humana.

Para ler o https://revistaoeste.com/revista/edicao-244/inteligencia-artificial-proximos-episodios/

.

O post https://revistaoeste.com/tecnologia/ia-os-proximos-100-anos/

.

https://revistaoeste.com/tecnologia/ia-os-proximos-100-anos/

‘Estão tentando fechar o Parlamento’, diz Van Hattem

O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) disse que o Supremo Tribunal Federal (STF) e a https://www.gov.br/pf/pt-br

(PF) estão tentando fechar o Congresso Nacional. O parlamentar foi indiciado pela corporação por uma fala em plenário da Câmara dos. Ele deu a declaração durante entrevista ao programa Oeste Sem Filtro, nesta terça-feira, 26.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/

em Oeste

“Qualquer deputado, seja de esquerda ou de direita, precisa se manifestar em defesa da nossa imunidade parlamentar”, afirmou Van Hattem. “A censura nunca é boa. E fechar o Parlamento, como estão tentando, por meio dessas iniciativas intimidatórias, é uma forma de calar o povo e de ferir de morte a democracia do Brasil.”

https://revistaoeste.com/politica/marcel-van-hattem-e-indiciado-por-suposta-calunia-contra-delegado/

A crítica ocorreu em agosto deste ano. O parlamentar é acusado de calúnia e difamação e por supostamente imputar falsamente crimes ao delegado.

No discurso, Van Hattem disse que Schor produziu “relatórios fraudulentos” contra Filipe Martins, ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro. O deputado chegou a chamar o delegado de “bandido”.

“Não tenho medo de falar e repito: quero que as pessoas saibam, sim, quem é este dito policial federal que fez vários relatórios absolutamente fraudulentos contra pessoas inocentes, inclusive contra Filipe Martins”, disse Van Hattem, em discurso.

O caso Filipe Martins

Filipe Martins, ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro | Foto: Arthur Max/Ministério das Relações Exteriores

A PF prendeu Martins em fevereiro, na Operação Tempus Veritatis, que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado. O ex-assessor foi solto em 9 de agosto. Na semana seguinte, Van Hattem fez o discurso contra o delegado.

Martins foi acusado de supostamente tentar fugir do Brasil. A PF afirma que ele teria viajado com uma comitiva do ex-presidente aos Estados Unidos. A corporação havia conseguido uma documento que mostra a entrada no país. https://revistaoeste.com/no-ponto/defesa-de-filipe-martins-esta-em-contato-com-autoridades-dos-eua-para-descobrir-como-registros-falsos-foram-criados/

Porém, Martins teria feito viagens domésticas de avião no período em que a PF o acusa de estar no exterior. Além disso, torres da operadora Tim detectaram o celular do ex-assessor no Brasil no mesmo período.

Van Hattem chama indiciamento de "censura"

O deputado chamou de "censura" o seu indiciamento por criticar o delegado responsável pela investigação contra Filipe Martins. O deputado lembrou que os parlamentares têm imunidade durante discursos no Parlamento. Dessa forma, não podem ser processados nem criminalizados por expor opiniões durante as sessões.

“Esse processo contra mim foi um tiro no pé da Polícia Federal”, disse Van Hattem. “Porque, se acharam que eu iria me calar, que iria me sentir ameaçado e que pararia de denunciar o que eles fizeram, se enganaram. E essa entrevista é um exemplo disso, porque cada vez que falo disso, esse caso vem à tona.”

Confira a entrevista do deputado federal Marcel van Hattem ao Oeste Sem Filtro, no canal da Revista Oeste no https://www.youtube.com/@RevistaOeste

. O programa é transmitido ao vivo, de segunda-feira a sexta-feira, a partir das 17h45.

https://www.youtube.com/watch?v=vQoq8u0v1go

O post https://revistaoeste.com/politica/estao-tentando-fechar-o-parlamento-diz-van-hattem/

.

https://revistaoeste.com/politica/estao-tentando-fechar-o-parlamento-diz-van-hattem/

Polícia da Argentina prende 4° condenado pelo 8 de janeiro

Na terça-feira 19, a polícia da Argentina prendeu Joel Borges Correa, de 48 anos, condenado pelo https://portal.stf.jus.br/

a passar os próximos 13 na cadeia, em virtude do 8 de janeiro. Ele é o quarto envolvido no protesto a ser detido no exterior.

O ato ocorreu quando ele estava a caminho da Cordilheira dos Andes, no Chile, disseram a Oeste pessoas familiarizadas com o assunto.

Correa e mais 60 manifestantes estão em uma lista de extradição feita pelo Ministério da Justiça.

Há alguns dias, o juiz federal Daniel Rafecas, a pedido do STF, determinou a prisão dessas pessoas.

Prisão de outros três condenados pelo 8 de janeiro

O Brasil tem milhares de presos políticos acorrentados a tornozeleiras eletrônicas e cumprindo 'medidas restritivas', devido ao 8 de janeiro | Foto: Wellington Firmino

Há três dias, https://revistaoeste.com/politica/8-de-janeiro-terceiro-condenado-e-preso-na-argentina/

Agentes pegaram Firmino em Jujuy, no noroeste do país, quando ele tentava entrar de moto no Chile. Ao ser parado pela segurança, constatou-se que havia um mandado de prisão em seu nome expedido pela 3ª Vara Federal da Justiça da Argentina. Firmino é um entre outros 60 na mira dos tribunais.

"Minha ideia era fugir, mas, com o nome na Interpol, fui preso na primeira passagem pela polícia", disse o homem, em um vídeo que viralizou nas redes sociais. "Que possa ser feita justiça, que eu possa ter a minha liberdade e viver a minha vida. Ter uma opinião não deveria levar ninguém preso, mas hoje o Brasil está pior que a Venezuela."

Na semana passada, https://revistaoeste.com/no-ponto/condenado-a-17-anos-pelos-atos-do-8-de-janeiro-e-detido-na-argentina/

Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-216/os-exilados-do-8-de-janeiro/

, reportagem publicada na Edição 216 da Revista Oeste

O post https://revistaoeste.com/no-ponto/policia-da-argentina-prende-4-condenado-pelo-8-de-janeiro/

.

https://revistaoeste.com/no-ponto/policia-da-argentina-prende-4-condenado-pelo-8-de-janeiro/

Xi Jinping diz que relação Brasil-China está no ‘melhor momento da história’

O ditador da China, Xi Jinping, afirmou em sua visita em Brasília que a relação entre o país asiático e o Brasil está no seu “melhor momento da história”. Ele chegou à capital da República nesta terça-feira, 19, para reuniões bilaterais e assinatura de 37 acordos de comércio entre as nações.

Em discurso depois das assinaturas dos acordos nesta quarta-feira, 20, Xi Jinping disse que ao retornar ao Brasil depois de cinco anos — veio pela última vez em 2019, no governo Dilma —, pôde ver de perto “como o povo brasileiro valoriza e espera de uma amizade profunda com a China”.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/

em Oeste

O ditador chinês destacou que em reunião com Lula, realizou-se uma “uma retrospectiva da relação Brasil e China dos últimos 50 anos e coincidimos que este relacionamento está no melhor momento da história”.

“Penso em como estabelecer exemplo de união e estabelecimento para os países do Sul Global e dar nova contribuição ao aumento de representação e voto na governança global dos países em desenvolvimento”, afirmou.

Lula fala em “amizade estratégica” entre Brasil e China

Também durante seu discurso à imprensa nesta quarta-feira, 20, Lula falou que Brasil e China cultivam uma “amizade estratégica, baseada em interesses compartilhados e visões de mundo próximas”.

O petista destacou que o país asiático é o maior parceiro comercial do Brasil em 2009, e sinalizou que neste ano “o comércio bilateral atingiu recorde histórico de 157 bilhões de dólares”.

“O país também figura como uma das principais origens de investimentos no Brasil”, disse. “A dimensão estratégica de nossa relação é antiga.”

+ https://revistaoeste.com/mundo/china-reserva-hotel-inteiro-em-brasilia-e-permite-apenas-permanencia-de-haddad/

Lula afirmou que, junto a Xi Jinping, decidiu “elevar a Parceria Estratégica Global ao patamar de Comunidade de Futuro Compartilhado por um Mundo mais Justo e um Planeta Sustentável”.

“Estamos determinados a alicerçar nossa cooperação pelos próximos 50 anos em áreas como infraestrutura sustentável, transição energética, inteligência artificial, economia digital, saúde e aeroespacial”, acrescentou.

Xi Jinping é recepcionado por ministros de Lula

Xi Jinping chegou pousou em Brasília às 15h44 e deixou a Base Aérea por volta das 16h10 desta terça-feira, 19. Como Lula ainda estava no Rio de Janeiro para finalizar a Cúpula do G20, o ditador chinês foi recepcionado por outros integrantes do alto escalão.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, recepcionou Xi Jinping junto aos ministros Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais).

O post https://revistaoeste.com/politica/xi-jinping-diz-que-relacao-brasil-china-esta-no-melhor-momento-da-historia/

.

https://revistaoeste.com/politica/xi-jinping-diz-que-relacao-brasil-china-esta-no-melhor-momento-da-historia/

Terceiro condenado pelo 8/1 é preso na Argentina

Nesta terça-feira, 19, a polícia argentina prendeu Wellington Luiz Firmino, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 17 anos de cadeia, em virtude do 8 de janeiro.

Agentes pegaram Firmino em Jujuy, no noroeste do país, quando ele tentava entrar de moto no Chile. Ao ser parado pela segurança, constatou-se que havia um mandado de prisão em seu nome expedido pela 3ª Vara Federal da Justiça da Argentina. Firmino é um entre outros 60 na mira dos tribunais.

"Minha ideia era fugir, mas, com o nome na Interpol, fui preso na primeira passagem pela polícia", disse o homem, em um vídeo que viralizou nas redes sociais. "Que possa ser feita justiça, que eu possa ter a minha liberdade e viver a minha vida. Ter uma opinião não deveria levar ninguém preso, mas hoje o Brasil está pior que a Venezuela."

Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-216/os-exilados-do-8-de-janeiro/

, reportagem publicada na Edição 216 da Revista Oeste

O post https://revistaoeste.com/politica/8-de-janeiro-terceiro-condenado-e-preso-na-argentina/

.

https://revistaoeste.com/politica/8-de-janeiro-terceiro-condenado-e-preso-na-argentina/

Cristiano Ronaldo revela data de sua aposentadoria

Depois da vitória de Portugal sobre a Polônia por 5 a 1, Cristiano Ronaldo falou seus planos para o futuro no https://revistaoeste.com/tag/futebol

. Questionado sobre uma possível aposentadoria, o atacante não estabeleceu uma data concreta, mas sinalizou que acontecerá em no máximo três anos.

O atleta afirmou que continuará em campo enquanto sentir motivação para treinar e competir. Ele enfatizou que essa paixão pelo esporte continua presente. Quando essa energia se esgotar, será o momento de encerrar sua carreira.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/imprensa

em Oeste

"Vai acontecer daqui a um ano, dois anos, três. Digo sinceramente, não é brincadeira, é desfrutar do momento. Levantar e ir para o treino e para o jogo motivado. Quando não sentir isso, vou dar um passo à frente e dizer: 'Já não dá mais para mim'. Ainda não senti isso", declarou Cristiano Ronaldo.

O jogador, que tem como meta atingir 1000 gols, já marcou 910 ao longo de sua carreira. Na partida contra a Polônia, ele contribuiu com dois gols, ajudando na vitória portuguesa.

Foto de Cristiano Ronaldo em jogo do Al-NassrCristiano Ronaldo se divide entre a seleção portuguesa e o Al-Nassr | Foto: Divulgação

Cristiano Ronaldo descoversa sobre meta de 1000 gols

"Se quero chegar aos 1000 gols? É normal querer, mas não penso nisso. Não me importa para nada, sinceramente", declarou o jogador de https://revistaoeste.com/tag/futebol

.

Cristiano Ronaldo em breve completará 40 anos e pontuou que gosta muito de jogar com a seleção de Portugal, mas vive um jogo por vez. "Penso jogo a jogo. Em 3 meses vou fazer 40 anos, é ir com calma e desfrutar. Gosto de jogar pela seleção e desfruto bastante de vir para cá. Fazer gols e boas exibições ajuda também", refletiu.

Leia mais detalhes sobre a notícia https://www.tvpop.com.br/254357/cristiano-ronaldo-abre-o-jogo-e-fala-sobre-planos-de-aposentadoria/

, parceiro editorial da Revista Oeste

O post https://revistaoeste.com/imprensa/cristiano-ronaldo-revela-data-de-sua-aposentadoria/

.

https://revistaoeste.com/imprensa/cristiano-ronaldo-revela-data-de-sua-aposentadoria/