Avatar
Revista Oeste (RSS Feed)
bf56795ed9f0a73eb67fae7ba6fd6d701120b8685b276403b1d16c614ae1a3b7
Direto ao Ponto https://revistaoeste.com/

Assista ao Jornal da Oeste de 19/2/2025

O Jornal da Oeste integra a grade de programação audiovisual da Revista Oeste e vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 16h às 17h45. O programa conta com a apresentação de Geisiane Freitas e traz entrevistas exclusivas.

https://www.youtube.com/watch?v=lr70lQoLdCA

Acompanhe os destaques do Jornal da Oeste

Procuradoria-Geral da República denuncia ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado;

O presidente dos Estados, Donald Trump, e a empresa Rumble processam Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal, por censura e violação de direitos nos EUA; e

Parlamentares da oposição se manifestam contra o indiciamento de Bolsonaro.

+ https://www.youtube.com/watch?v=oMa6hRaNwYg&list=PLa6ZAwmKhIlqJiRbDjmayjAESFpr65Fb-

e veja todas as edições do Jornal da Oeste

O post https://revistaoeste.com/videos/jornal-da-oeste/assista-ao-jornal-da-oeste-de-19-2-2025/

.

https://revistaoeste.com/videos/jornal-da-oeste/assista-ao-jornal-da-oeste-de-19-2-2025/

Denúncia da PGR é ‘fantasiosa’ e ‘fruto da criatividade intelectual do Ministério Público’, diz defesa de Braga Netto

A defesa do general Walter Braga Netto, candidato a vice-presidente na chapa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2022, afirmou que a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o general é "fantasiosa" e "fruto de uma criatividade intelectual do Ministério Público".

Em entrevista à CNN Brasil, o advogado José Luis Oliveira Lima diz que o documento não aponta qual crime Braga Netto teria cometido e se baseia exclusivamente nas "mentiras" contadas pelo ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid.

https://youtu.be/vw-1GVaKrk8?feature=shared

"A denúncia não descreve de que forma, como, quando, quais foram os atos criminosos praticados pelo meu cliente", alega Oliveira Lima. "E ela não diz isso porque não ocorreu. Essa denúncia fantasiosa não irá manchar a reputação desse homem com mais de 42 anos de serviço prestado ao Exército brasileiro."

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/

em Oeste

A peça apresentada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, imputa a Braga Netto e a Bolsonaro a liderança de uma organização criminosa que teria planejado um suposto golpe de Estado. O objetivo deles seria impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva.

Advogado de Braga Netto alega que direito de defesa não foi garantido

O advogado diz ainda que a denúncia não assegurou o direito de defesa do ex-ministro de Bolsonaro.

"Pedimos para ele prestar esclarecimentos, para ele responder a todas as indagações que fossem feitas a ele", relata Oliveira Lima. "O que fizeram a Polícia Federal e a Procuradoria-Geral da República? 'Ah, deixa para lá; por que vou ouvir o outro lado? Vamos denunciar. Vamos fazer uma denúncia pífia, uma denúncia fantasiosa'. Porque essa denúncia é fruto da criatividade intelectual do Ministério Público. Qual fato novo que foi trazido nessa denúncia? Qual prova cabal foi apresentada nessa peça de 272 páginas?"

A defesa critica a falta de acesso integral aos autos do processo. "Só hoje, com mais de 60 dias da prisão do meu cliente, é que as defesas vão ter acesso a essas informações", alegou. "Isso é surreal."

Leia mais: https://revistaoeste.com/no-ponto/a-reuniao-de-bolsonaro-com-aliados-depois-de-denuncia-na-pgr/

Ele também questiona a utilização da delação premiada de Mauro Cid como prova contra Braga Netto. "Nada do que o Mauro Cid diz é verdade", acusa o advogado. "Ele é um fanfarrão. Ele mente, e ele mente descaradamente."

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, durante depoimento na CPMI do 8 de Janeiro | Foto Lula Marques/ Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes retirou o sigilo da colaboração de Cid nesta quarta-feira, 19.

Os próximos passos no STF

A PGR denunciou 34 pessoas por tentativa de golpe em 2022. As penas podem chegar a 43 anos de prisão. Entre os denunciados estão Braga Netto; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça; Augusto Heleno, ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro; e Mauro Cid.

Depois do recebimento da denúncia pelo Supremo Tribunal Federal (STF), as defesas terão 15 dias para se manifestar.

Leia mais: https://revistaoeste.com/politica/ministerio-da-defesa-rompe-o-silencio-sobre-denuncia-contra-bolsonaro/

A 1ª Turma do STF, composta de cinco ministros, decidirá se aceita a denúncia. Os alvos, então, se tornam réus, e novas audiências acontecerão antes do julgamento.

Há também a possibilidade de um dos ministros pedir destaque, o que levaria o caso para o plenário da Corte.

O post https://revistaoeste.com/politica/denuncia-da-pgr-e-fantasiosa-e-fruto-da-criatividade-intelectual-do-ministerio-publico-diz-defesa-de-braga-netto/

.

https://revistaoeste.com/politica/denuncia-da-pgr-e-fantasiosa-e-fruto-da-criatividade-intelectual-do-ministerio-publico-diz-defesa-de-braga-netto/

Depois de morto, Olavo de Carvalho é citado como ‘guru’ de organização criminosa em inquérito do STF

Mais de dois anos depois da sua morte, o nome do filósofo Olavo de Carvalho voltou a ser citado em uma investigação criminal. Em documentos obtidos pela https://www.gov.br/pf/pt-br

e anexados ao inquérito que apura um suposto golpe de Estado, o nome do filósofo é citado como ‘guru’ de uma organização criminosa.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A referência aparece em uma publicação no Instagram feita pelo jurista Amauri Feres Saad, em 25 de janeiro de 2022, dia da morte de Olavo. Na imagem, o pensador aparece com um dos livros do advogado em mãos.

Para investigadores, a influência das ideias do filósofo Olavo de Carvalho foi estruturante para suposta ORCRIM

Segundo os investigadores, a influência de suas ideias teria sido um dos elementos estruturantes do grupo acusado de promover os supostos ataques às instituições democráticas.

Trecho do inquérito | Foto: Reprodução/Justiça

Nesta quarta-feira, 18, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirou o sigilo do acordo de delação do tenente-coronel Mauro Cid. Cid atuou como ajudante de ordens do então presidente Jair Bolsonaro nos quatro anos de governo.

De acordo com a delação de Cid, Amauri Feres Saad é citado como um jurista cujas ideias teriam influenciado grupos investigados por tentativas de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Ele escreveu sobre o artigo 142 da Constituição, tese utilizada por apoiadores do ex-presidente Bolsonaro para defender um suposto golpe de Estado.

Em um grupo de WhatsApp chamado "Dosssss!!!", integrantes discutiam essa interpretação e compartilhavam um livro de sua autoria intitulado O art. 142 da Constituição de 1988: Ensaio sobre a sua interpretação e aplicação.

Além disso, investigações apontam que Saad teria participado de encontros no Palácio da Alvorada junto a Felipe Martins e o padre José Eduardo de Oliveira e Silva. Esses encontros ocorreram depois das eleições de 2022, e o grupo teria apresentado uma minuta de decreto para a prisão de autoridades e a convocação de novas eleições.

O post https://revistaoeste.com/politica/depois-de-morto-olavo-de-carvalho-e-citado-como-guru-de-organizacao-criminosa-em-inquerito-do-stf/

.

https://revistaoeste.com/politica/depois-de-morto-olavo-de-carvalho-e-citado-como-guru-de-organizacao-criminosa-em-inquerito-do-stf/

Durante audiência na qual Moraes ameaçou prender Cid, ministro falou em ‘efeitos’ contra a família do militar

Durante uma audiência no https://portal.stf.jus.br/

, em 21 de novembro de 2024, na qual ameaçou prender o tenente-coronel Mauro Cid, o ministro Alexandre de Moraes falou em "efeitos" contra a família do militar.

Na ocasião, Cid prestava um novo depoimento, em virtude de ter negado, à Polícia Federal (PF), saber algo a respeito do que seria um plano para assassinar o presidente eleito Lula, o vice do petista, Geraldo Alckmin, e Moraes, à época, presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

"Se as omissões e contradições não forem sanadas, nos termos da legislação, isso poderá acarretar a decretação da prisão preventiva e a rescisão do acordo de colaboração premiada, com efeitos não só para o colaborador, mas também em relação ao seu pai, sua esposa e sua filha maior, uma vez que a extensão de seus benefícios consta na parte IV dotermo de colaboração premiada", disse Moraes.

Ainda na oitiva, Moraes disse que aquela era a "última chance de o colaborador dizer a verdade sobre tudo". "Depois, não venham dizer que não avisei", declarou Moraes. "Tenho um relatório detalhado não só da investigação como do novo relatório que a PF está apresentando agora, encerrando a investigação sobre a tentativa de golpe, com 700 páginas detalhadas." Moraes avisou ainda que "contradições não serão admitidas". "Quero que Cid diga o que sabe, mas especificamente em relação ao ex-presidente da República Jair Bolsonaro, às lideranças militares citadas, general Braga Netto, general Heleno, general Paulo Sérgio, general Ramos e eventuais outros que ele tiver conhecimento", disse.

Leia também: https://www.revistaoeste.com/revista/edicao-247/lula-rumo-ao-fim/

, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 247 da Revista Oeste

O post https://revistaoeste.com/no-ponto/durante-audiencia-na-qual-moraes-ameacou-prender-mauro-cid-ministro-falou-em-efeitos-contra-a-familia-do-militar/

.

https://revistaoeste.com/no-ponto/durante-audiencia-na-qual-moraes-ameacou-prender-mauro-cid-ministro-falou-em-efeitos-contra-a-familia-do-militar/

Toffoli anula atos da Lava Jato contra Palocci

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou todos os atos da Operação Lava Jato contra o ex-ministro Antonio Palocci. Essa decisão abrange tanto as ações da força-tarefa do Ministério Público Federal quanto as medidas adotadas pelo então juiz Sergio Moro.

Toffoli manteve o acordo de delação premiada de Palocci, que atuou nos governos de Lula e Dilma Rousseff, ambos do PT. A decisão se segue a outras anulações da Lava Jato, como as referentes ao empresário Marcelo Odebrecht.

Os advogados de Palocci solicitaram que ele recebesse os mesmos benefícios de Odebrecht, citando mensagens da Operação Spoofing que mostrariam parcialidade de Moro e conluio entre acusação e defesa.

Advogados de Palocci alegaram "conspiração" a Toffoli

Os advogados afirmam que Palocci foi alvo de uma "verdadeira conspiração" política para atingir o PT e Lula. Segundo eles, Palocci era um tópico de conversas por ser do alto escalão do PT e "um importante 'degrau'" para avançar contra o partido e Lula.

Toffoli afirmou que as mensagens entre Moro e Deltan Dallagnol indicam parcialidade e instruções para melhorar o desempenho do Ministério Público.

"O necessário combate à corrupção não autoriza o fiscal e aplicador da lei a descumpri-la", disse Toffoli.

A prisão de Antonio Palocci

Palocci foi ministro da Fazenda entre 2003 e 2006, no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva | Foto: Divulgação/Agência Brasil

Palocci foi preso em setembro de 2016 na fase Omertà da Lava Jato, que se refere ao código de honra das máfias italianas. Moro tinha dúvidas sobre as provas de Palocci, mas divulgou trechos da delação antes das eleições de 2018.

Palocci não conseguiu um acordo com a Procuradoria, mas sua colaboração foi aceita pela Polícia Federal e homologada no Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Toffoli, relator desde a aposentadoria de Lewandowski, em abril do ano passado, de um processo sobre a validade de decisões com uso de provas da Odebrecht, declarou essas provas inválidas em qualquer jurisdição.

Em 2023, ele suspendeu multas significativas, como a de R$ 10,3 bilhões contra a J&F e a do acordo com a Novonor.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/

em Oeste

O post https://revistaoeste.com/politica/toffoli-anula-atos-da-lava-jato-contra-palocci/

.

https://revistaoeste.com/politica/toffoli-anula-atos-da-lava-jato-contra-palocci/

Mídia internacional repercute ação da Trump Media contra Moraes

A ação conjunta movida pela https://tmtgcorp.com/

, começou a repercutir na mídia internacional. As empresas acusam o magistrado de violar a Constituição dos Estados Unidos por censura.

Os jornais norte-americanos The Wall Street Journal (WSJ) e Consumer News and Business Channel (CNBC), além da agência britânica Reuters, publicaram o caso. Os veículos exploram os detalhes da ação conjunta contra Moraes.

A CNBC destaca a declaração do CEO da Trump Media, Devin Nunes. Ele afirma que a empresa “está firmemente comprometida em defender o direito à liberdade de expressão”.

+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste

“Esse não é apenas um slogan, é a missão central da empresa”, disse Nunes. “Estamos orgulhosos de nos juntar ao nosso parceiro Rumble para nos posicionarmos contra demandas injustas de censura política, independentemente de quem as faça."

Em contrapartida, o WSJ ressalta a perseguição relatada pelas empresas contra o jornalista Allan dos Santos, descrito como um “usuário politicamente franco e bem conhecido” no Brasil. “Allan dos Santos é um ex-seminarista e jornalista conservador que está sob investigação pelo Supremo Tribunal Federal do Brasil, de acordo com uma pessoa próxima do caso", informou o jornal.

Allan fez formação em seminário de teologia católica, mas não foi ordenado sacerdote. Por fim, a Reuters limitou-se a relatar o caso, sem entrar em detalhes minuciosos sobre os envolvidos.

Empresas contestam determinação de Moraes sobre Allan dos Santos

https://revistaoeste.com/politica/trump-e-rumble-processam-moraes-por-censura-e-violacao-de-direitos-nos-eua/

O jornalista Glenn Greenwald forneceu a informação, que a Folha de S.Paulo publicou nesta terça-feira, 19.

Em suma, as empresas contestam a determinação expedida pelo magistrado contra Allan dos Santos, na qual Moraes ordenou o fechamento da conta do jornalista na Rumble e a entrega de dados dos usuários. A ação tramita no Tribunal Distrital dos EUA em Tampa, no Estado da Flórida.

Em dezembro de 2023, a Rumble já havia deixado o Brasil por causa de diversas “ordens injustas de censura” do ministro contra figuras dissidentes do governo de Luiz Inácio Lula da Silva e das decisões da Suprema Corte.

https://www.youtube.com/watch?v=ZnHyXmeoWQ4

O post https://revistaoeste.com/imprensa/midia-internacional-repercute-acao-da-trump-media-contra-moraes/

.

https://revistaoeste.com/imprensa/midia-internacional-repercute-acao-da-trump-media-contra-moraes/

‘Chávez teria inveja da democracia relativa brasileira’, diz Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que Hugo Chávez, ex-ditador da Venezuela, “teria inveja da democracia relativa brasileira”. O ex-chefe do Executivo brasileiro fez a afirmação nesta quarta-feira, 19, por meio das redes sociais.

https://twitter.com/jairbolsonaro/status/1892222383580127683

Chávez morreu em março de 2013. Antes, preparou Nicolás Maduro para seguir no comando do país. Hoje, a Venezuela sofre uma crise humanitária, com mais de 2 mil presos políticos a mando do atual ditador.

O ditador Hugo Chávez esteve no poder de 1999 a 2013 | Foto: Reprodução/TeleSur

PGR denunciou Bolsonaro por suposta tentativa de golpe

A manifestação de Bolsonaro ocorreu um dia depois de o procurador-geral da República, Paulo Gonet, https://revistaoeste.com/politica/pgr-denuncia-bolsonaro-por-tentativa-de-golpe/

.

https://www.youtube.com/watch?v=XvOsAy8XX-s

Além do ex-presidente, a Procuradoria-Geral da República (https://www.mpf.mp.br/pgr

) acusou outras 33 pessoas, em razão do que seria uma “tentativa de ruptura institucional”. As acusações foram entregues ao Supremo Tribunal Federal (STF), que julgará o processo.

Aliados se manifestaram

Em razão disso, diversos aliados a Bolsonaro se manifestaram contra a denúncia apresentada pela PGR. O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Luciano Zucco (PL-RS), https://revistaoeste.com/politica/aliados-de-bolsonaro-no-congresso-criticam-denuncia-da-pgr/

. Ele também questionou a imparcialidade da PGR.

https://twitter.com/deputadozucco/status/1892009802550907304

No Senado, Rogério Marinho (PL-RN) afirmou que a decisão não o surpreendeu. O parlamentar destacou que a bancada espera que o STF garanta o direito ao contraditório e à ampla defesa de Bolsonaro.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/

em Oeste

A deputada federal Caroline de Toni (PL-SC), líder da minoria na Câmara, chamou a ação de perseguição política contra o ex-presidente. Segundo ela, o processo tem bases claramente políticas.

"Ex-presidente jamais compactuou contra o Estado Democrático de Direito", diz Tarcísio

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), declarou que Bolsonaro “jamais compactuou com qualquer movimento contra o Estado Democrático de Direito”.

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas | Foto: Celso Silva/Governo de Estado SP

“Jair Bolsonaro é a principal liderança política do Brasil. É um fato”, escreveu o governador, nas redes sociais. “O ex-presidente jamais compactuou com qualquer movimento que visasse à desconstrução do Estado Democrático de Direito. Este é outro fato. Estamos juntos, presidente.”

https://twitter.com/tarcisiogdf/status/1892187315935584340

Resumidamente, Gonet denunciou Bolsonaro pelos crimes de:

liderança de organização criminosa armada;

tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;

golpe de Estado;

dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União; e

deterioração de patrimônio tombado.

O post https://revistaoeste.com/politica/chavez-teria-inveja-da-democracia-relativa-brasileira-diz-bolsonaro/

.

https://revistaoeste.com/politica/chavez-teria-inveja-da-democracia-relativa-brasileira-diz-bolsonaro/

São Paulo deve voltar a ter chuva forte nesta quarta-feira

A faixa leste de São Paulo permanece em estado de atenção para temporais nesta quarta-feira, 19, segundo o https://portal.inmet.gov.br/noticias/s%C3%A3o-paulo-em-alerta-para-temporal-nesta-quarta-feira-19

. Os volumes de chuva podem chegar a até 100 mm, inclusive na capital. Há potencial para novos alagamentos.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/brasil/

em Oeste

Nas últimas 24 horas, os acumulados chegaram a 158,8 mm e 156,4 mm em Bertioga (SP) e Iguape (SP), respectivamente. A chuva forte foi provocada especialmente pela combinação de calor e alta umidade.

O aviso laranja emitido pelo Inmet também abrange os litorais do Paraná e de Santa Catarina, com destaque para o Vale do Itajaí (SC), onde os volumes podem alcançar 100 mm. Não se descarta queda de granizo, mesmo que de forma pontual.

A Grande Florianópolis e a serra gaúcha também tem previsão de muita chuva nesta quarta-feira, com acumulados que podem chegar a 100 mm.

https://www.youtube.com/watch?v=-qZ3F8H2OaQ

As chuvas intensas persistem em áreas das regiões Norte e Nordeste do país, com destaques para o Amazonas, Rondônia, Maranhão e Ceará, com volumes entre 50 mm e 100 mm.

A persistência das chuvas na faixa norte do Brasil tem sido ocasionada pela atuação da Zona de Convergência Intertropical.

Além da chuva, onda de calor persiste no Sudeste

A onda calor que atinge o Sudeste permanece ativa nesta quarta-feira, com destaque para a cidade do Rio de Janeiro, onde a máxima deve chegar aos 38°C. A chance de chuva é baixa.

Leia também: https://revistaoeste.com/brasil/frente-fria-provoca-chuvas-e-tempestades-em-varias-regioes-do-brasil-ate-quinta-feira/

Nas demais capitais da região, as temperaturas devem continuar elevadas, a exemplo de Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES), que podem ter temperatura de 34°C, com poucas nuvens. Na capital paulista, a máxima pode chegar a 35°C.

O post https://revistaoeste.com/brasil/sao-paulo-deve-voltar-a-ter-chuva-forte-nesta-quarta-feira/

.

https://revistaoeste.com/brasil/sao-paulo-deve-voltar-a-ter-chuva-forte-nesta-quarta-feira/

Mega-Sena: veja quanto rende o prêmio de R$ 105 milhões em investimentos

O prêmio principal da Mega-Sena acumulou novamente nesta terça-feira, 18, e atingiu R$ 105 milhões.

O novo sorteio acontece nesta quinta-feira, 20, a partir das 20h, com transmissão ao vivo pelas https://www.youtube.com/@canalcaixa

.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/economia/

em Oeste

Veja os números sorteados no último concurso:

01 - 28 - 34 - 36 - 51 - 52

Quanto rende o prêmio?

Oeste realizou um levantamento para mostrar quanto rende uma aplicação única do valor integral do prêmio, considerando a taxa básica de juros em 13,25%.

A poupança segue com o “menor” retorno, tanto no curto quanto no longo prazo: em um mês, a aplicação renderia cerca de R$ 682 mil. Depois de um ano, o ganho seria de R$ 7,9 milhões.

Leia também: https://revistaoeste.com/mundo/homem-ganha-us-1-milhao-na-loteria-usando-nota-de-us-20-que-encontrou-no-chao/

Em segundo lugar, aparece o Tesouro Selic, que poderia render a bolada de R$ 1 milhão por mês e R$ 13,8 milhões ao ano.

A melhor opção, no entanto, estaria no CDB, no qual os mesmos R$ 105 milhões renderiam R$ 1,1 milhão em um mês e cerca de R$ 13,9 milhões em 12 meses de aplicação.

Entenda

A Mega-Sena paga o prêmio principal para quem acertar os seis números sorteados. Também é possível ganhar prêmios ao acertar quatro ou cinco números (quadra e quina, respectivamente).

Para jogar, o apostador deve marcar de seis a 20 números do volante, de forma manual ou automática (Surpresinha). Além disso, é possível concorrer com a mesma aposta por até 12 concursos consecutivos (Teimosinha).

"/>Concurso da Mega-Sena: mais um prêmio acumulado, desta vez em R$ 105 milhões | Foto: Divulgação/Loterias Caixa

Os jogadores podem fazer as apostas até uma hora antes do sorteio em qualquer casa lotérica ou pelo site/app da Caixa.

Sorteios​​ da Mega-Sena

Os sorteios da Mega são realizados três vezes por semana, às terças, às quintas e aos sábados.​ A aposta mínima, de seis números, custa R$ 5.

Para quem joga pelo site da Caixa, o valor mínimo para apostar é de R$ 30, seja para uma única aposta ou mais.

Leia também: https://revistaoeste.com/economia/leilao-de-loteria-estadual-de-sp-recebe-propostas-de-2-consorcios-de-empresas/

Premiação

O prêmio bruto da Mega-Sena corresponde a 43,35% da arrecadação. Dessa porcentagem:

35% vão para os acertadores dos seis números sorteados (sena);

19% entre os acertadores de cinco números (quina);

19% entre os acertadores de quatro números (quadra);

22% ficam acumulados e vão para os acertadores dos 6 números nos concursos de final 0 ou 5.

5% ficam acumulados para a primeira faixa (sena) do último concurso do ano de final 0 ou 5 (Mega da Virada).

Acumulação da Mega-Sena

Caso não haja acertador em nenhuma faixa, o valor acumula para o concurso seguinte, na respectiva faixa de premiação.

Segundo a Caixa, os prêmios prescrevem 90 dias depois da data do sorteio. Depois desse prazo, os valores vão para o Tesouro Nacional para aplicação no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).​​​​

O post https://revistaoeste.com/economia/mega-sena-veja-quanto-rende-o-premio-de-r-105-mi/

.

https://revistaoeste.com/economia/mega-sena-veja-quanto-rende-o-premio-de-r-105-mi/

Como Lula ficou sabendo da denúncia da PGR contra Bolsonaro

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, informou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a https://revistaoeste.com/politica/pgr-denuncia-bolsonaro-por-tentativa-de-golpe/

ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros militares. Nesta terça-feira, a PGR os acusou, entre outros crimes, de tentativa de golpe de Estado.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica

em Oeste

No momento em que soube, o petista estava em um jantar no Palácio do Planalto, em homenagem ao presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza. Segundo informações de bastidores do jornal https://www.estadao.com.br/

, Lula saboreava um peixe assado ao lado da primeira-dama Janja da Silva.

No total, o documento acusa 34 pessoas: entre eles, os ex-ministros Braga Netto e Augusto Heleno. Este fato, conforme o próprio Múcio, gerou indignação e constrangimento nas Forças Armadas.

O ministro da Defesa, José Múcio | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Ao tomar conhecimento da denúncia elaborada pelo procurador-geral Paulo Gonet, o presidente requisitou ao ministro a lista completa dos denunciados. “Estávamos todos esperando, mas o bom é que isso acabe logo", disse Múcio. "Ninguém aguenta mais. Precisamos virar essa página. Claro que o que foi feito causa indignação, mas também constrangimento.”

Análise do STF e expectativas

Julgamento na Primeira Turma do STF | Foto: Gustavo Ribeiro/STF

A Primeira Turma do STF, composta pelos ministros Cristiano Zanin, o presidente, Alexandre de Moraes, Carmen Lúcia, Luiz Fux e Flávio Dino, ainda vai analisar a denúncia da PGR. Nos bastidores, a expectativa é de aceitação. O relator é o ministro Alexandre de Moraes.

O documento entregue pela PGR afirma que Bolsonaro teria a anuência de uma organização criminosa armada, que impediria a posse de Lula, em 2023, com a morte de alguns agentes políticos. A peça menciona crimes, como a tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e dano qualificado pela violência.

Leia também: https://revistaoeste.com/politica/defesa-bolsonaro-denuncia-pgr-inepta/

Lula saiu do Itamaraty sem comentar publicamente sobre a acusação, seguindo a orientação do ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira. Este ponderou que a questão deve ser tratada pela Justiça, não pelo governo.

A opinião de Múcio e de Lula sobre a anistia

https://www.youtube.com/watch?v=OuVSjs0reHc

No programa Roda Viva, da TV Cultura, exibido em 10 de fevereiro, Múcio sugeriu uma discussão sobre anistia para quem teve menor participação nos atos 8 de janeiro de 2023, visando a liberar "inocentes" e pacificar o país.

A opinião é divergente da base governista no Congresso, que faz jogo duro contra a votação do Projeto de Lei da Anistia. Em diversas entrevistas, o presidente Lula também se manifestou contrário à proposta.

Leia mais: https://revistaoeste.com/revista/edicao-256/em-defesa-do-crime/

, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 256 da Revista Oeste

O post https://revistaoeste.com/politica/como-lula-ficou-sabendo-da-denuncia-da-pgr-contra-bolsonaro/

.

https://revistaoeste.com/politica/como-lula-ficou-sabendo-da-denuncia-da-pgr-contra-bolsonaro/

Trump e Rumble processam Moraes por censura e violação de direitos nos EUA

A Truth Social, empresa de mídia do presidente norte-americano, Donald Trump, e a plataforma de vídeos Rumble ajuizaram uma ação em um tribunal dos EUA contra Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil.

Trump e a Rumble acusam o magistrado de censura contra empresas norte-americanas (a Rumble e a Truth Social), o que viola a Constituição dos Estados Unidos. A informação é do jornalista Glenn Greenwald e foi publicada nesta terça-feira, 19, na Folha de S.Paulo. A ação tramita em um tribunal federal da Flórida, onde é a sede da Rumble.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica

em Oeste

A ação se fundamenta em ordens de censura recentes de Moraes. Ele determinou o fechamento da conta de Allan dos Santos na Rumble e a entrega de seus dados de usuário. Essa ordem viola a soberania, a Constituição e as leis dos EUA, afirma a ação.

Além disso, Moraes exigiu que a plataforma impedisse Allan dos Santos de criar novos perfis. As ordens do ministro são sigilosas, e a Rumble foi impedida de divulgar seu conteúdo.

Liberdade de expressão é protegida nos EUA, diz advogado da Rumble

Segundo Greenwald, o advogado da Rumble, E. Martin De Luca, do escritório Boies Schiller, argumentou que, como residente legal dos EUA, Allan dos Santos tem sua liberdade de expressão protegida integralmente pela Primeira Emenda da Constituição norte-americana.

E, por isso, a ação visa a "garantir que as empresas norte-americanas permaneçam sob a jurisdição das leis dos EUA e que nenhum tribunal estrangeiro possa, unilateralmente, ditar quais discursos são permitidos em plataformas norte-americanas sem autorização apropriada do governo dos Estados Unidos".

Os advogados da empresa de mídia de Trump argumentam que restringir as operações da Rumble no Brasil também prejudicaria a Trump Media and Technology Group Corp, dona da plataforma Truth Social. A Rumble fornece os serviços de nuvem que sustentam a Truth Social, e qualquer bloqueio à plataforma poderia desestabilizar a empresa de Trump, oferecendo base legal para contestar as decisões de Moraes.

Empresas de tecnologia nos EUA têm se mobilizado para que o governo Trump as apoie contra regulações de moderação de conteúdo impostas por governos estrangeiros, vistas como censura política.

O jornalista Allan dos Santos mora nos EUA, onde se exilou depois de ser investigado em inquéritos abertos pelo ministro Alexandre de Moraes, no Supremo Tribunal Federal (STF) |

Allan dos Santos enfrenta acusações criminais no Brasil relacionadas à suposta disseminação de desinformação sobre o STF e as eleições de 2022. Seu pedido de asilo político nos EUA está pendente, e ele reside legalmente no país. O governo Joe Biden rejeitou o pedido de extradição do Brasil, argumentando que tais atos não são crimes nos EUA, mas mero exercício da liberdade de expressão.

Rumble deixou de operar no Brasil por censura de Moraes

Em dezembro de 2023, a Rumble deixou o Brasil devido a diversas "ordens injustas de censura" que Moraes havia emitido para banir criadores de conteúdo e figuras públicas, inclusive parlamentares. Na ocasião, Moraes exigiu sigilo absoluto, ameaçando a Rumble com interrupção de serviços em caso de não cumprimento imediato. A plataforma encerrou suas operações no país para evitar multas.

Em contexto semelhante, em agosto passado, Moraes ordenou a suspensão do Twitter/X no Brasil por não remover perfis e postagens conforme solicitado.

Há dez dias, a Rumble foi reativada no Brasil. "Hello, Brazil, we’re back", informou a conta da plataforma de vídeos no Twitter/X.

https://twitter.com/rumblevideo/status/1888371572437897552

O retorno ocorreu sem muitas explicações. Sabe-se, contudo, que, desde a semana passada, perfis censurados pelo ministro Alexandre de Moraes, dohttps://revistaoeste.com/politica/em-meio-a-visita-de-orgao-da-oea-ao-brasil-perfis-bloqueados-por-moraes-nas-redes-voltam-a-funcionar/

O post https://revistaoeste.com/politica/trump-e-rumble-processam-moraes-por-censura-e-violacao-de-direitos-nos-eua/

.

https://revistaoeste.com/politica/trump-e-rumble-processam-moraes-por-censura-e-violacao-de-direitos-nos-eua/

Chuva deixa ruas alagadas e provoca morte em São Paulo

Uma mulher morreu devido à forte chuva que atingiu São Paulo na noite desta terça-feira, 18. A vítima, cuja identidade não foi divulgada, estava dentro de um carro que foi levado pela enxurrada na Avenida General Edgar Facó, na Freguesia do Ó, zona norte da capital.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a mulher foi encontrada submersa dentro do veículo, já em parada cardiorrespiratória. Um bombeiro civil conseguiu retirar a vítima e tentou reanimá-la com manobras, mas ela não resistiu. O óbito foi confirmado por volta das 23h.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/brasil/

em Oeste

A Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia, informou que, até as 22h56, cerca de 232 mil clientes ainda estavam sem luz na região metropolitana.

As chuvas também impactaram o sistema de transporte na Grande São Paulo. De acordo com a https://www.cptm.sp.gov.br/Pages/Home.aspx

, a Linha 7 (Rubi) opera com velocidade reduzida.

Em razão dos ventos fortes e da tempestade, uma estrutura metálica da ciclopassarela Jornalista Erika Sallum caiu sobre a rede elétrica da Linha 9 (Esmeralda), o que prejudicou o abastecimento de energia da via.

Leia também: https://revistaoeste.com/brasil/frente-fria-provoca-chuvas-e-tempestades-em-varias-regioes-do-brasil-ate-quinta-feira/

O Corpo de Bombeiros atendeu a 59 chamados para queda de árvores, 22 para enchentes e três para desabamento, deslizamento ou soterramento.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), até a noite desta terça-feira, foram registrados 21 pontos de alagamento na cidade. Às 21h, dez ainda estavam ativos, a maioria na zona norte, incluindo Perus, Casa Verde e Santana.

Com o agravamento das chuvas, a Avenida Edgar Facó ficou completamente alagada. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram veículos sendo arrastados pela enxurrada. Em outros registros, passageiros foram vistos em cima de ônibus, segurando-se na lataria do lado de fora.

Uma mulher morreu devido às fortes chuvas que atingiram São Paulo na noite desta terça-feira, 18. A vítima, cuja identidade não foi divulgada, estava dentro de um carro que foi levado pela enxurrada na Avenida General Edgar Facó, na Freguesia do Ó, zona norte da capital. https://t.co/LOB5MWwSlC

— Revista Oeste (@revistaoeste) https://twitter.com/revistaoeste/status/1892172705589289325?ref_src=twsrc%5Etfw

Bairros da zona leste e o centro da cidade também sofreram com os temporais e registraram pontos de alagamento. Parte da estação Santa Cecília, na Linha 3 (Vermelha) do Metrô, foi invadida pela água em um dos corredores internos.

A Defesa Civil do Estado prevê que as temperaturas comecem a cair em São Paulo a partir desta quarta-feira, 19, devido à chegada de uma frente fria no litoral.

De acordo com o CGE, o tempo vai permanecer abafado nesta quarta, com mínimas em torno de 22°C e máximas superiores a 34°C. Durante a tarde, podem ocorrer pancadas de chuva isoladas de intensidade moderada a forte, acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Leia também: https://revistaoeste.com/brasil/nova-frente-fria-traz-chuvas-intensas-e-tempestades-neste-fim-de-semana/

Chuva forte provocou transtornos no litoral paulista

A Defesa Civil também emitiu alertas de chuva intensa, raios, ventos fortes e granizo para as cidades de Santos, São Vicente, Guarujá e Bertioga durante a noite de terça-feira.

Em Santos, moradores registraram alagamentos em vários pontos da cidade por meio de vídeos, que mostram a dificuldade enfrentada por motoristas e pedestres para retornar para casa.

O tráfego também ficou congestionado na rodovia Anchieta, com longos trechos de trânsito parado próximos à entrada de Santos.

Leia também: https://revistaoeste.com/brasil/previsao-do-tempo-domingo-com-pancadas-de-chuva-e-trovoadas-em-sao-paulo/

No bairro Rádio Clube, alguns moradores precisaram utilizar uma canoa para se locomover pelas ruas inundadas.

Em Bertioga, a água da chuva invadiu o piso térreo do Hospital Municipal, localizado na Vila Itapanhaú. Além disso, diversas ruas e avenidas da cidade ficaram submersas durante o temporal, que veio acompanhado de fortes rajadas de vento.

O post https://revistaoeste.com/brasil/chuva-deixa-ruas-alagadas-e-provoca-morte-em-sao-paulo/

.

https://revistaoeste.com/brasil/chuva-deixa-ruas-alagadas-e-provoca-morte-em-sao-paulo/

Defesa de Bolsonaro rompe o silêncio e chama denúncia da PGR de ‘inepta’

A equipe de defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro se manifestou no fim da noite desta terça-feira, 18, em relação à https://revistaoeste.com/politica/pgr-denuncia-bolsonaro-por-tentativa-de-golpe/

pela Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre uma suposta tentativa de golpe. O Ministério Público acusa 34 pessoas pelo que seria uma tentativa de ruptura institucional.

De acordo com o texto divulgado pelo advogado Fabio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação Social da Presidência da República, o documento assinado pelo procurador-geral da República, https://www.mpf.mp.br/o-mpf/procurador-a-geral-da-republica/sobre-atual-pgr

, carece de fatos. "Inepta denúncia", afirma. "Nenhum elemento que conectasse minimamente o presidente à narrativa construída."

"Chega ao cúmulo de lhe atribuir participação em planos contraditórios entre si e baseada numa única delação premiada, diversas vezes alteradas, por um delator que questiona a sua própria voluntariedade", prossegue Wajngarten, em nota divulgada em seu perfil na rede social X. "Não por acaso ele mudou sua versão por inúmeras vezes para construir uma narrativa fantasiosa."

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/

em Oeste

O delator que o advogado cita é o coronel do Exército Mauro Cid. Ex-ajudante de ordem de Bolsonaro na Presidência, ele foi flagrado reclamando de como se deu o seu processo de delação premiada. Em áudios revelados pela revista Veja em março do ano passado, ele reclama a um interlocutor — até hoje não identificado — do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Conforme desabafou, o https://revistaoeste.com/politica/moraes-e-a-lei-e-ja-tem-sentenca-pronta-reclama-mauro-cid-ouca-audios-vazados/

.

Moraes vai analisar denúncia da PGR contra Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes vai analisar a denúncia da PGR contra Bolsonaro, mas ainda não há prazo para isso | Foto: Reprodução/Bruno Peres/Agência Brasil

A a denúncia da PGR vai ser encaminhada ao STF. Num primeiro momento, Moraes, que é o relator do caso no Supremo, vai analisar o documento assinado por Gonet e que conta com 270 páginas.

A defesa de Bolsonaro avisa, nesse sentido, confiar no parecer que caberá à Corte. "O presidente Jair Bolsonaro confia na Justiça", afirma Wajngarten. "Portanto, acredita que essa denúncia não prevalecerá por sua precariedade, incoerência e ausência de fatos verídicos que a sustentem perante o Judiciário."

De acordo com Gonet, o ex-presidente e outras 33 pessoas estimularam e realizaram "atos contra os Três Poderes e contra o Estado Democrático de Direito." Dessa forma, o chefe do Ministério Público Federal passou a acusar o grupo por cinco crimes:

organização criminosa armada;

tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;

golpe de Estado;

dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima; e

deterioração de patrimônio tombado (art. 62, I, da Lei n. 9.605/1998).

Íntegra do comunicado de Wajngarten

O ex-presidente Jair Bolsonaro. De acordo com defesa, denúncia da PGR é 'incoerente' | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Leia, a seguir, a íntegra do texto divulgado por Wajngarten. Conforme anunciou no X, trata-se de nota em nome da defesa do ex-presidente Bolsonaro diante da denúncia da PGR.

"NOTA À IMPRENSA

A defesa do Presidente Jair Bolsonaro recebe com estarrecimento e indignação a denúncia da Procuradoria-Geral da República, divulgada hoje pela mídia, por uma suposta participação num alegado golpe de Estado.

O Presidente jamais compactuou com qualquer movimento que visasse a desconstrução do Estado Democrático de Direito ou as instituições que o pavimentam.

A despeito dos quase dois anos de investigações — período em que foi alvo de exaustivas diligências investigatórias, amplamente suportadas por medidas cautelares de cunho invasivo, contemplando, inclusive, a custódia preventiva de apoiadores próximos —, nenhum elemento que conectasse minimamente o Presidente à narrativa construída na denúncia, foi encontrado.

Não há qualquer mensagem do Presidente da República que embase a acusação, apesar de uma verdadeira devassa que foi feita em seus telefones pessoais.

A inepta denúncia chega ao cúmulo de lhe atribuir participação em planos contraditórios entre si e baseada numa única delação premiada, diversas vezes alteradas, por um delator que questiona a sua própria voluntariedade. Não por acaso ele mudou sua versão por inúmeras vezes para construir uma narrativa fantasiosa.

O Presidente Jair Bolsonaro confia na Justiça e, portanto, acredita que essa denúncia não prevalecerá por sua precariedade, incoerência e ausência de fatos verídicos que a sustentem perante o Judiciário.

Defesa do Presidente Jair Bolsonaro"

Leia também: https://admin.revistaoeste.com/revista/edicao-254/o-golpe-que-nunca-existiu-2/

, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 254 da Revista Oeste

O post https://revistaoeste.com/politica/defesa-bolsonaro-denuncia-pgr-inepta/

.

https://revistaoeste.com/politica/defesa-bolsonaro-denuncia-pgr-inepta/

ANS quer planos de saúde limitados a consultas e exames

A https://revistaoeste.com/saude/ans-endurece-regras-para-operadoras-de-planos-de-saude/

propôs a criação de um novo tipo de plano de saúde. O modelo abranjeria apenas consultas eletivas e exames, sem a cobertura de internações, pronto-socorro e tratamento.

Caso a opção ingresse no sistema de saúde, a estimativa da ANS é que cerca de 10 milhões de pessoas passem a utilizar planos com o novo formato. A proposta está em fase de consulta pública. Dessa forma, as pessoas podem registrar suas contribuições até o dia 4 de abril no https://www.gov.br/ans/pt-br

. Uma audiência pública está prevista para 25 de fevereiro.

ANS descumpre a lei, segundo especialistas

Para especialistas ouvidos pelo jornal Estadão, a criação da modalidade seria sobretudo um retrocesso. A iniciativa estaria ainda em desacordo com a legislação, que estipula a oferta de uma cobertura mínima. O Ministério da Saúde afirmou que a proposta da ANS segue em análise e que acompanha de perto o debate sobre o tema.

A pasta destacou ainda a importância do Sistema Único de Saúde e seu princípio fundamental: “Garantir atendimento integral, universal e gratuito a toda a população".

https://www.youtube.com/watch?v=8xIYgEpmlrw

A sugestão vinha sendo desenhada há alguns meses na instituição e era um dos principais pontos defendidos pelo ex-presidente da entidade, Paulo Rabello. A agência argumenta principalmente que a medida é uma forma de ampliar o acesso dos brasileiros a planos de saúde mais baratos. Conforme o órgão, há um cenário de escassez de oferta de planos individuais e familiares.

A ideia da ANS é criar uma espécie de fase de teste do produto. Ela funcionaria como um ambiente experimental de regulação. Nesse sentido, as empresas terão seu produto testado ao longo de dois anos, durante os quais vigorarão, desse modo, as seguintes regras:

Deverão criar e registrar um novo plano de saúde, no formato coletivo por adesão;

Deverão limitar a coparticipação nesses planos a 30%;

Terão de oferecer bônus aos beneficiários que participarem de programas de cuidado e permanecerem no plano após o período de testes de dois anos.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/

na Oeste

O post https://revistaoeste.com/politica/ans-quer-planos-de-saude-limitados-a-consultas-e-exames/

.

https://revistaoeste.com/politica/ans-quer-planos-de-saude-limitados-a-consultas-e-exames/

Juízes novatos no TJSP já ganham mais que ministros do STF

Em 2023, 99 novos juízes ingressaram no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). Dois anos depois, pelo menos 93 deles já recebiam salários mais altos do que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), segundo apuração do UOL publicada nesta terça-feira, 18.

O salário líquido mensal mais baixo entre esses juízes foi de R$ 39 mil em 2024, enquanto o mais alto foi de R$ 75 mil. Para efeito de comparação, o ministro do STF com o maior salário, Gilmar Mendes, recebeu R$ 36 mil líquidos por mês em 2024.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/brasil

em Oeste

Os cálculos desses salários levaram em conta gratificações, como auxílio-moradia e gratificação natalina, além de descontos. A maioria desses juízes recém-empossados atua como substitutos em cidades menores do interior de São Paulo, como Dracena, ou em cidades maiores da região metropolitana, como https://revistaoeste.com/tag/guarulhos/

.

O TJSP afirmou que "efetua, regularmente, pagamentos a magistrados e servidores de valores em atraso", mas não esclareceu se esses pagamentos também se aplicam aos juízes que ingressaram em 2023.

9 em cada 10 juízes ganham mais que ministros do STF

A maioria dos juízes brasileiros recebeu salários acima do teto constitucional em 2024. De acordo com a mesma apuração do UOL, nove em cada 10 magistrados receberam remunerações superiores às dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que é o limite estabelecido pela Constituição para o funcionalismo público.

Esses salários elevados são resultado da combinação do salário ou subsídio do servidor com o pagamento de benefícios adicionais, conhecidos como "penduricalhos". Isso gerou ganhos mensais líquidos maiores do que os dos ministros do Supremo.

Ministro Gilmar Mendes durante a sessão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) | Foto: Rosinei Coutinho/STF

Pelo menos 36 mil funcionários da elite do serviço público receberam esses "supersalários" em 2024, o que inclui 22 mil juízes e desembargadores, e 5,5 mil integrantes do https://www.mpsp.mp.br/

. O número pode ser ainda maior quando todas as bases de dados estiverem disponíveis.

O STF afirma que "não apoia pagamentos ilegais ou ilegítimos" a juízes e desembargadores, mas faz uma "distinção (…) a respeito de benefícios que podem ser legitimamente pagos acima do teto, como eventual acúmulo de varas ou acúmulo de acervo".

Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-245/a-tutela-suprema/

, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 245 da Revista Oeste

O post https://revistaoeste.com/brasil/juizes-novatos-no-tjsp-ja-ganham-mais-que-ministros-do-stf/

.

https://revistaoeste.com/brasil/juizes-novatos-no-tjsp-ja-ganham-mais-que-ministros-do-stf/

Vídeo: Gleisi cai na farra depois de denúncia contra Bolsonaro

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, comemorou a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra Jair Bolsonaro durante uma festa em um bar de Brasília, na noite desta terça-feira, 18. Junto a outros membros do partido, Gleisi celebrava o aniversário do líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE).

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica

em Oeste

Durante discurso ao lado do aniversariante, Gleisi afirmou que o colega de partido ganhou a denúncia de contra o ex-presidente como presente. “Ele faz aniversário em dia importante para a democracia, na dia da denúncia de Jair Bolsonaro”, afirmou a presidente do PT.

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), também falou sobre a denúncia contra Bolsonaro, ao discursar durante a festa de https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/527765/noticia.html?sequence=1&isAllowed=y

. O flagra foi feito pela coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles.

➡️ Gleisi e petistas comemoram em bar denúncia contra Bolsonaro

Gleisi Hoffmann e petistas celebraram denúncia da PGR contra Bolsonaro durante festa do líder do governo na Câmara em um bar de Brasília

Leia na coluna de https://twitter.com/igorgadelham?ref_src=twsrc%5Etfw

— Metrópoles (@Metropoles) https://twitter.com/Metropoles/status/1892023376706785345?ref_src=twsrc%5Etfw

Gleisi em êxtase pela denúncia da PGR

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, denunciou Bolsonaro nesta terça-feira, 18, por suposta tentativa de golpe de Estado. Além dele, o PGR acusou outras 33 pessoas, em virtude do que seria uma tentativa de ruptura institucional.

Dessa forma, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgará a acusação feita pela PGR. Estima-se que haja um veredito em outubro deste ano. Outras investigações, como as relacionadas ao suposto desvio de joias e fraude nos cartões de vacina, devem ser tratadas separadamente.

Resumidamente, Gonet denunciou https://revistaoeste.com/tag/jair-bolsonaro

pelos crimes de liderança de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

Além de Bolsonaro, Gonet denunciou os militares Mário Fernandes e Almir Garnier; o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ); o ex-assessor Filipe Martins; o ex-ajudante de ordens Mauro Cid; o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques; e os ex-ministros Anderson Torres e Augusto Heleno.

Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-254/o-governo-da-galhofa/

, artigo de Adalberto Piotto publicado na Edição 254 da Revista Oeste

O post https://revistaoeste.com/politica/video-gleisi-cai-na-farra-depois-de-denuncia-contra-bolsonaro/

.

https://revistaoeste.com/politica/video-gleisi-cai-na-farra-depois-de-denuncia-contra-bolsonaro/

Denúncia contra Bolsonaro deve ser ‘muito mal vista’ pelo governo Trump

Um dos principais pensadores da direita norte-americana, Steve Bannon manifestou preocupação com a possibilidade de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ser alvo de uma denúncia do procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet, no caso do suposto plano golpista.

De acordo com informações da coluna Painel, da Folha de S.Paulo, Bannon demonstrou sua apreensão durante uma reunião recente com Marco Rubio, secretário de Estado dos Estados Unidos. Ele, por sua vez, acrescentou que uma denúncia do PGR seria "muito mal vista" pelo governo Trump.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica

em Oeste

Diante disso, Rubio teria solicitado ao senador republicano Steve Daines que levasse essa perspectiva à secretária-geral do Itamaraty, https://www.gov.br/mre/pt-br/composicao/secretaria-geral-das-relacoes-exteriores

, durante um encontro em Brasília na última sexta-feira, 14. No entanto, segundo o Ministério das Relações Exteriores, o assunto não foi discutido na reunião.

Nos últimos dias, aliados de Bolsonaro buscaram apoio junto a representantes de Trump para denunciar o que consideram uma perseguição ao ex-presidente. De acordo com a Folha, há uma grande expectativa por uma declaração formal do presidente norte-americano em defesa de Bolsonaro.

PGR denuncia Bolsonaro por tentativa de golpe

Gonet denunciou Bolsonaro na noite desta terça-feira, 18, por suposta tentativa de golpe de Estado. Além do ex-presidente, o PGR acusou outras 33 pessoas, em virtude do que seria uma tentativa de ruptura institucional.

Dessa forma, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgará a acusação feita pela PGR. https://revistaoeste.com/politica/pgr-denuncia-bolsonaro-por-tentativa-de-golpe/

. Outras investigações, como as relacionadas ao suposto desvio de joias e à fraude nos cartões de vacina, devem ser tratadas separadamente.

Paulo Gonet, procurador-geral da República | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Resumidamente, Gonet denunciou Bolsonaro pelos crimes de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa. Conforme o documento de 270 páginas, "a peça acusatória minudencia trama conspiratória armada e executada contra as instituições democráticas".

Além de Bolsonaro, Gonet denunciou os militares Mário Fernandes e Almir Garnier; o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ); o ex-assessor Filipe Martins; o ex-ajudante de ordens Mauro Cid; o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques; e os ex-ministros Anderson Torres e Augusto Heleno.

Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-229/os-exilados-politicos-do-8-de-janeiro/

, reportagem de Carlo Cauti publicada na Edição 229 da Revista Oeste

O post https://revistaoeste.com/politica/denuncia-contra-bolsonaro-deve-ser-muito-mal-vista-pelo-governo-trump/

.

https://revistaoeste.com/politica/denuncia-contra-bolsonaro-deve-ser-muito-mal-vista-pelo-governo-trump/

‘Donos da Nutella’ faturam R$ 110 bilhões em um ano

Com presença global, a dona da Nutella faturou € 18,4 bilhões no ano fiscal de 2024. Trata-se da Ferrero, empresa que existe desde a década de 1940 e deve seu surgimento à famosa pasta de cacau com avelã.

Para o caixa da companhia, o ano fiscal terminou em 31 de agosto. A dona da Nutella divulgou os números na última quinta-feira, 14. O faturamento cresceu quase 9% em comparação ao exercício de 2023. O grupo mantém presença global, com produtos vendidos em cerca de 50 nações.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/agronegocio/

em Oeste

A força de trabalho é de 47,5 mil empregados. Ao todo, são 37 fábricas.

“Embora o ambiente econômico continue complexo, nossas marcas e produtos continuam a ter um bom desempenho”, disse Daniel Martinez Carretero, diretor financeiro do https://www.ferrero.com/int/en/

.

A companhia também controla marcas como Tic Tac, Ferrero Rocher, Raffaello e Kinder, que produz os ovos de chocolate com uma surpresa dentro, entre outros. “Isso é uma prova da maneira como continuamos a inovar nossos produtos para atender às necessidades em constante mudança dos consumidores. Para estimular essa inovação e aumentar nossas capacidades de fabricação, este ano fiscal nos viu aumentar o investimento total de capital em 18% em relação ao período anterior.”

Origem da dona da Nutella

O nascimento da Ferrero ocorreu em Alba, na Itália, em razão da famosa pasta de cacau com avelãs. A receita surgiu para driblar os aumentos de custo depois da Segunda Guerra Mundial.

O conflito tornou o cacau mais caro. Nesse ambiente, os irmãos Pietro e Giovanni Ferrero começaram a vender a Pasta de Gianduia em 1946, um creme que, 18 anos depois, passou a ser comercializado como Nutella. O nome foi criado por um funcionário que passou a integrar a companhia na década de 1950, o químico Francesco Rivella, que se tornou braço direito dos donos.

Rivella trabalhou na empresa por 40 anos e ajudou a criar outras marcas célebres da companhia. https://revistaoeste.com/mundo/morre-francesco-rivella-o-pai-da-nutella-aos-97-anos/

O post https://revistaoeste.com/agronegocio/donos-da-nutella-faturam-r-110-bilhoes-em-um-ano/

.

https://revistaoeste.com/agronegocio/donos-da-nutella-faturam-r-110-bilhoes-em-um-ano/

Bolsonaro: ‘Câmara já tem quórum para aprovar a anistia’

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta terça-feira, 18, que já há o apoio suficiente na Câmara dos Deputados para conseguir aprovar a anistia aos presos políticos do 8 de janeiro de 2023.

“Eu acho que na Câmara já tem quórum para aprovar a anistia”, afirmou Bolsonaro. “Há dez dias conversei com o Kassab. Uma conversa reservada. Hoje, o que eu sinto, conversando com parlamentares como os do PSD, é que a maioria votaria favorável.”

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/

em Oeste

Bolsonaro deu a declaração a jornalistas depois de um almoço com senadores aliados na Casa. No encontro, o presidente de honra do PL discutiu o PL da Anistia e outros temas como mudanças na Lei da Ficha Limpa.

O encontro ocorreu antes da reunião de líderes da Casa Alta, com a presença do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Nessa reunião, devem ser definidas as presidências para as Comissões Parlamentares Permanentes — cuja eleição é prevista para esta quarta-feira, 19.

Bolsonaro diz não se preocupar com denúncias

Ainda em coletiva de imprensa, o ex-presidente da República falou sobre seu possível indiciamento pela suposta tentativa de golpe de Estado. “Não tenho nenhuma preocupação quanto às acusações, zero”, afirmou.

“Estou aguardando chegar”, esclareceu Bolsonaro, sobre a denúncia. “Espero que agora eu possa ter acesso aos autos. Você já viu a minuta de golpe, por acaso? Não viu. Eu também não vi. Já viu a delação do Mauro Cid? Você não viu. Estou aguardando.”

O post https://revistaoeste.com/politica/bolsonaro-camara-ja-tem-quorum-para-aprovar-a-anistia/

.

https://revistaoeste.com/politica/bolsonaro-camara-ja-tem-quorum-para-aprovar-a-anistia/

X vai recorrer de decisão da Justiça alemã sobre liberação de acesso a dados

O X anunciou nesta terça-feira, 18, que vai recorrer de uma decisão da Justiça da Alemanha que determinou que a rede social forneça acesso irrestrito a dados de postagens de usuários a duas organizações. As informações seriam utilizadas para um suposto projeto de pesquisa antes das eleições no país.

"X está contestando uma decisão de um juiz do https://www.berlin.de/

que prejudica gravemente nosso direito fundamental ao devido processo legal e ameaça os direitos de privacidade e a liberdade de expressão de nossos usuários", informou a empresa do bilionário Elon Musk.

+ Leia mais notícias de https://www.revistaoeste.com/mundo/

em Oeste

Em uma postagem na própria rede social, o X explicou que a Democracy Reporting International e a Gesellschaft für Freiheitsrechte foram à Justiça para pedir acesso irrestrito aos dados em tempo real da plataforma.

"Sem dar ao X qualquer oportunidade de responder ou comentar o processo e, apesar de o requerimento não conter informações cruciais, um tribunal ordenou que a rede social fornecesse às organizações acesso a esses dados, em flagrante violação do nosso direito constitucionalmente garantido de sermos ouvidos", afirma o X.

A big tech argumenta que há motivos suficientes para que a decisão seja anulada. O principal deles é que o juiz do caso já trabalhou para a Gesellschaft für Freiheitsrechte, uma das organizações que financiam o projeto de pesquisa, e com advogados da empresa.

X is challenging a decision from a judge in the Berlin Regional Court that egregiously undermines our fundamental right to due process and threatens the privacy rights and free speech of our users.

Two organizations, Democracy Reporting International and Gesellschaft für…

— Global Government Affairs (@GlobalAffairs) https://twitter.com/GlobalAffairs/status/1891835771746734105?ref_src=twsrc%5Etfw

"A falha do juiz em se recusar ou, pelo menos, em revelar esses vínculos significativos levanta sérias preocupações sobre a imparcialidade da decisão", completou a nota do X.

Ainda no comunicado, a rede social afirmou que a decisão viola "os direitos fundamentais ao devido processo legal garantidos pela Constituição Alemã".

"X está comprometido em defender esses direitos por meio do sistema legal e não recuará diante da injustiça", pontua.

Leia também: https://revistaoeste.com/politica/no-twitter-x-tarcisio-anuncia-leilao-para-o-tunel-santos-guaruja/

Alemanha lidera pedidos de dados do X na Justiça

Na segunda-feira, 17, a plataforma informou que a Alemanha lidera o número de pedidos na Justiça por dados de usuários dentro da União Europeia. Segundo o X, 87% dessas solicitações investigam "delitos relacionados à fala".

"X acredita que essas demandas legais por dados de usuários são ilegais e levou casos em tribunais federais e estaduais alemães para contestar a legalidade do excesso de interferência do governo na privacidade e liberdade de expressão de nossos usuários", afirmou a big tech.

O post https://revistaoeste.com/mundo/x-vai-recorrer-de-decisao-da-justica-alema-sobre-acesso-a-dados/

.

https://revistaoeste.com/mundo/x-vai-recorrer-de-decisao-da-justica-alema-sobre-acesso-a-dados/