Oscar 2025 — Anora se consagra e leva prêmio de Melhor Filme do ano
Anora acaba de ganhar a cobiçada estatueta de Melhor Filme na 97ª edição do Oscar, consolidando sua trajetória de sucesso e reconhecimento crítico. Dirigido por Sean Baker, o filme cria uma espécie de conto de fadas moderno e envolvente que explora as diferenças culturais e emocionais de uma jovem imigrante em Nova York. Na trama, Ani é uma jovem stripper uzbeque-americana que se apaixona por Ivan, filho de um influente oligarca russo. Eles acabam se casando às escondidas, mas assim que os pais do rapaz descobrem a vida da garota passa por uma transformação desafiadora.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/cultura
em Oeste
Antes de sua vitória no Oscar, uma série de prêmios internacionais indicavam o potencial de Anora. No Festival de Cannes de 2024, o filme recebeu a Palma de Ouro. Além disso, a produção teve o reconhecimento do National Board of Review e pelo American Film Institute como um dos 10 melhores filmes do ano. O Producers Guild of America, premiação do Sindicato dos Produtores, também escolheu filme como o melhor do ano, enquanto Sean Baker recebeu o prêmio de Melhor Direção do Sindicato dos Diretores, o Directors Guild of America.
No Oscar, além de Melhor Filme, Anora concorria em outras categorias de destaque, incluindo Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original para Sean Baker, Melhor Atriz para Mikey Madison e Melhor Ator Coadjuvante para Yura Borisov. A forte presença em diversas categorias reforçava as expectativas de vitória.
A obra conseguiu desbancar outros fortes candidatos na competição, incluindo O Brutalista e Conclave, que apareciam como grandes favoritos.
.
Oscar 2025 – Mikey Madison recebe sua primeira estatueta de Melhor Atriz por Anora
Mikey Madison se firma como uma das grandes promessas de Hollywood ao vencer o Oscar de Melhor Atriz por Anora. No filme dirigido por Sean Baker, Madison interpreta uma jovem stripper que, ao se casar impulsivamente com o filho de um magnata russo, se vê envolvida em uma perigosa disputa familiar.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/cultura
em Oeste
Com uma performance repleta de camadas emocionais e intensidade, Madison arrebatou os críticos e conquistou prêmios importantes como o BAFTA, considerado o Oscar britânico. Anora ainda concorria em mais cinco categorias do Oscar, incluindo Melhor Roteiro Original, Direção e Melhor Filme.
Mikaela Madison Rosberg nasceu em Los Angeles, em 25 de março de 1999. Ela deu início à carreira trabalhando em curtas-metragens, até que surgiu a oportunidade de estrelar a série Better Things (2016–2022), interpretando Max Fox. A grande chance de brilhar veio logo depois, quando Mikey foi escalada para o elenco de Era uma Vez em… Hollywood (2019), dirigido por Quentin Tarantino, fazendo o papel de Susan Atkins.
Na disputa como atriz, Madison superou fortes concorrentes como Demi Moore, de A Substância, e Fernanda Torres, de Ainda Estou Aqui.
.
Honda vai criar moto inspirada no jogo Pokémon
, montadora rival, criou um conceito inspirado em Miraidon, figura de Pokémon Violet.
O design da moto busca replicar fielmente as características do Koraidon, incluindo seus membros que lembram rodas. Diferentemente da versão do jogo, em que as ‘rodas’ do Pokémon não giram de fato, a Honda aprimorou o conceito para que o modelo tenha um funcionamento real.
Honda: motocicleta se equilibra sozinha
O grande diferencial está no uso da tecnologia "Riding Assist", originalmente desenvolvida para o robô "ASIMO". O recurso permite que a motocicleta se equilibre sozinha e mude de postura conforme a velocidade.
O projeto vai além da simples estética, incorporando elementos dinâmicos: mãos, pernas, pescoço e rosto se movem conforme a velocidade da moto. Do mesmo modo, os olhos e pálpebras também reproduzem expressões do personagem, tornando a experiência ainda mais realista. Veja abaixo o vídeo em que a empresa anuncia a novidade.
https://twitter.com/HondaMotoCA/status/1895142047402570073
Cerca de 40 engenheiros se envolveram no desenvolvimento, usando tecnologias avançadas da https://revistaoeste.com/historia/5-de-setembro-na-historia-morre-soichiro-honda-fundador-da-honda-motors/
. O modelo foi construído em tamanho real, com 2,49 metros de altura e 303 kg.
Embora não haja previsão para comercialização, os fãs japoneses terão a oportunidade de ver a moto de perto. O projeto será exibido entre os dias 7 e 9 de março em Tóquio, na capital japonesa.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/economia/
na Oeste
O post https://revistaoeste.com/economia/honda-vai-criar-moto-inspirada-no-jogo-pokemon/
.
https://revistaoeste.com/economia/honda-vai-criar-moto-inspirada-no-jogo-pokemon/
Oscar 2025 — Sean Baker conquista o Oscar de Melhor Diretor por Anora
Sean Baker acaba de receber o Oscar de Melhor Diretor por seu trabalho em Anora, consolidando sua posição como um dos cineastas mais inovadores do cinema contemporâneo. Conhecido por retratar histórias de indivíduos à margem da sociedade, Baker trouxe em Anora uma narrativa que explora as complexidades da imigração e das relações interculturais em Nova York.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/cultura
em Oeste
A vitória de Baker não chega a ser inesperada. Antes do Oscar, Anora já havia conquistado a Palma de Ouro no Festival de Cannes, onde foi aclamado pela crítica e pelo público. Além disso, o filme recebeu o prêmio do sindicato, o Producers Guild of America (PGA) Award de Melhor Filme. Baker também foi homenageado com o Directors Guild of America (DGA) Award de Melhor Direção, do sindicato dos diretores, indicativo frequentemente preciso dos resultados do Oscar. No Screen Actors Guild (SAG) Awards, todo o cast de Anora recebeu o prêmio de Melhor Elenco, reforçando a força coletiva das performances sob a direção de Baker.
Além de Melhor Diretor, Anora recebeu outras seis indicações ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Atriz para Mikey Madison, Melhor Ator Coadjuvante para Yura Borisov, Melhor Roteiro Original, Melhor Montagem e Melhor Fotografia. A presença em categorias tão diversas refletiu o reconhecimento da Academia à excelência técnica e artística da obra.
Entre os concorrentes mais fortes na categoria de Melhor Diretor estavam Brady Corbet por O Brutalista, James Mangold por Um Completo Desconhecido, Jacques Audiard por Emilia Pérez e Coralie Fargeat por A Substância. Cada um apresenta abordagens únicas e narrativas distintas, o que tornou a disputa altamente competitiva.
.
Oscar 2025 — Adrien Brody novamente se consagra e leva prêmio de Melhor Ator por O Brutalista
Adrien Brody acaba de ser premiado com o Oscar de Melhor Ator por sua performance arrebatadora em O Brutalista, em uma noite marcada por surpresas e celebrações do cinema de autor. Este é o segundo prêmio da Academia oferecido ao ator, que chega mais de duas décadas depois de sua vitória histórica por O Pianista (2002).
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/cultura
em Oeste
Dessa vez, Brody comoveu o público e a crítica ao interpretar o judeu László Toth, um arquiteto húngaro sobrevivente do Holocausto na Segunda Guerra Mundial e que parte para os Estados Unidos na tentativa de reconstruir sua vida e sua carreira, enfrentando desafios pessoais e morais ao longo de décadas.
Na corrida pelo Oscar, Brody construiu uma jornada de conquistas, incluindo o Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator em Filme Dramático, além do BAFTA (considerado o Oscar britânico). Sua interpretação de um homem assombrado pelo passado e obcecado por deixar um legado consolidou sua vitória, deixando para trás fortíssimos concorrentes como como Timothée Chalamet, por Um Completo Desconhecido, e Ralph Fiennes, por Conclave.
Assinado por Brady Corbet, O Brutalista se tornou um dos filmes mais comentados da temporada. A produção foi a ganhadora do Globo de Ouro como Melhor Filme Dramático, o que potencializou sua campanha para o Oscar. O filme entrou na disputada premiação da Academia como um dos mais fortes concorrentes, somando 10 indicações. Entre as algumas das categorias estão a de Melhor Roteiro Original, Melhor Atriz Coadjuvante (Felicity Jones), Ator Coadjuvante (Guy Pearce) e Melhor Diretor (Brady Corbet).
.
Cristiano Ronaldo não viaja ao Irã por medo de ser punido com 99 chibatadas
O craque português Cristiano Ronaldo não jogará na partida de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões da AFC no Irã, relata o jornal espanhol Marca. O jogador ficará de fora para evitar o risco de uma punição por adultério, devido a um incidente ocorrido em 2023. A pena prevista para esse tipo de ato é de até 99 chibatadas.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/mundo/
em Oeste
O time onde ele joga, o https://alnassr-shop.com/?srsltid=AfmBOoqQF-774Uzx5L8nwlp9ErUOwvRFHk2x3g6Ffn8iTwjIE1SAJxEf
, da Arábia Saudita, decidiu poupá-lo do confronto contra o Esteghlal. A equipe adversária se recusou a jogar em um local neutro, depois de carta enviada pelo time saudita, o que impediu a presença do astro.
https://www.youtube.com/watch?v=jqU11m7d_34
Em setembro de 2023, durante uma partida contra o Persepolis, também de Teerã, a presença de Cristiano Ronaldo fez com que milhares de torcedores cercassem o hotel do time.
O tumulto gerou a intervenção policial para garantir a segurança dos jogadores. Naquele momento, Cristiano Ronaldo foi filmado dando um abraço e um beijo na testa de Fatemeh Hammami Nasrabadi. Ela é uma artista com deficiência que pinta com os pés.
De acordo com a lei iraniana, esse gesto pode ser interpretado como adultério. Isto porque o beijo não foi dado pela mulher do jogador. A pena prevista para esse tipo de ato é de até 99 chibatadas.
Rivalidade entre Irã e Arábia Saudita
Nos últimos anos, Irã e Arábia Saudita passam por uma relação muito tensa, pela hegemonia da região.
As tensões alcançam várias áreas: religiosa, política e econômica. Esse conflito também é conhecido como a Guerra Fria do https://revistaoeste.com/tag/oriente-medio/
.
Em março de 2023, ambos reataram relações diplomáticas, que estavam rompidas desde 2016. As rusgas, na prática, ainda permanecem.
Ambos os países estão envolvidos em diversas guerras por procuração. O Irã, da vertente xiita do islã, e a Arábia, de maioria sunita, estão em diferentes lados em conflitos regionais, como na guerra civil na Síria, na guerra civil iemenita e na guerra civil iraquiana.
Também se envolveram em disputas na Ásia Central e no sul da Ásia. A disputa pelo controle dos mercados de petróleo também tem forte influência.
Apesar de também promover um ambiente repressor, ligado ao radicalismo religioso, a Arábia Saudita, nos últimos anos, tem promovido uma abertura, também em busca de novos mercados e de encontrar soluções para não depender apenas do petróleo.
O futebol se tornou uma forma de o país se mostrar mais aberto para o mundo.
Os investimentos vieram basicamente do Fundo de Investimento Público (PIF). principal fundo de riqueza soberana do país. O dinheiro é distribuído para os clubes por meio do Ministério do Esporte.
Há investimentos de dirigentes dos próprios clubes e de empresários, sempre ligados ao atual regime do país. Desta maneira, o governo tem feito algumas concessões a astros como Cristiano Ronaldo. Uma prisão do craque no Irã seria, por tudo isso, uma jogada política iraniana nesta disputa com o país saudita.
.
Papa agradece aos fiéis pelas orações
Católicos de todo o mundo acompanham com apreensão o estado de saúde do papa Francisco. Neste domingo, 2, depois de mais de duas semanas de internação no hospital Gemelli, em Roma, o pontífice enviou uma mensagem escrita para agradecer as orações dos fiéis.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/mundo/
em Oeste
“Gostaria de agradecer as orações que se elevam ao Senhor do coração de tantos fiéis de muitas partes do mundo”, escreve o papa Francisco. “Sinto todo o carinho e a proximidade de vocês e, neste momento particular, sinto-me como que ‘carregado’ e apoiado por todo o povo de Deus.”
Gostaria de agradecer as orações que se elevam ao Senhor do coração de tantos fiéis de muitas partes do mundo: sinto todo o carinho e a proximidade de vocês e, neste momento particular, sinto-me como que “carregado” e apoiado por todo o Povo de Deus.
— Papa Francisco (@Pontifex_pt) https://twitter.com/Pontifex_pt/status/1896169869210448045?ref_src=twsrc%5Etfw
A internação do líder da Igreja Católica teve início em 14 de fevereiro. O religioso passa por cuidados médicos para tratar de pneumonia nos dois pulmões. Com 88 anos de idade, ele é especialmente propenso a problemas respiratórios por ter removido parte dos pulmões aos 21 anos, em razão de uma grave infecção que o acometeu.
Estado de saúde do papa Francisco
O mais recente boletim médico cita o termo "estável" para se referir ao estado de saúde do religioso. Contudo, o documento não traz muitos detalhes e deixa claro que o Vaticano prefere tratar o assunto de forma reservada.
"A condição clínica do Santo Padre permaneceu estável hoje”, informa o boletim médico. “O Papa não precisou de ventilação mecânica não invasiva, mas apenas de oxigenoterapia de alto fluxo; ele está apirético [sem febre]. Considerando a complexidade do quadro clínico, o prognóstico permanece reservado.”
Até o momento, os médicos não divulgaram nenhuma previsão de alta do papa Francisco.
O post https://revistaoeste.com/mundo/papa-agradece-aos-fieis-pelas-oracoes/
.
https://revistaoeste.com/mundo/papa-agradece-aos-fieis-pelas-oracoes/
Elon Musk apoia saída dos Estados Unidos da Otan
O empresário Elon Musk manifestou, no sábado 1º, seu apoio à saída dos Estados Unidos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e da Organização das Nações Unidas (ONU).
Em uma postagem no X, Musk endossou a sugestão do usuário @GuntherEagleman, que escreveu: “É hora de deixar a Otan e a ONU”. Musk compartilhou o tuíte e acrescentou: “Eu concordo”.
https://twitter.com/elonmusk/status/1896026564019830820
Musk é um aliado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), que já questionou o valor da OTAN em ocasiões anteriores. Trump tem incentivado os países membros a aumentarem os gastos com defesa.
Musk, que lidera o Departamento de Eficiência Governamental, tem como objetivo reduzir os gastos federais, já tendo desmantelado várias agências.
Encontro em Londres discute futuro de aliados da Otan

Sede da Otan | Foto: Divulgação/Otan
No mesmo dia da declaração de Musk, o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, reuniu-se em Londres com líderes de 14 países europeus e do Canadá, todos aliados da OTAN. O encontro focou no futuro da defesa europeia e nas necessidades de um acordo de paz, além de discutir o apoio dos países à Ucrânia.
A declaração de Musk ocorre em meio a tensões dentro da Otan. Kaja Kallas, alta representante europeia para a diplomacia e segurança, afirmou recentemente que “o Ocidente precisa de um novo líder”, depois um desentendimento entre Trump e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky na Casa Branca.
Secretário da organização pede a Zelensky que restabeleça diálogo com Trump
O secretário-geral da https://www.nato.int/nato-welcome/index_pt.html
, Mark Rutter, pediu ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que restabeleça o diálogo com Donald Trump.
A solicitação foi feita durante entrevista à BBC, no sábado 1º, depois de um https://revistaoeste.com/mundo/trump-expulsou-zelensky-da-casa-branca-depois-de-bate-boca-diante-de-jornalistas/
Rutter descreveu o encontro como "infeliz" e afirmou que a relação entre os dois países chegou ao seu pior momento. Ele mencionou ter se reunido duas vezes com Zelensky depois do episódio, aconselhando-o a "dar crédito a Trump".
Durante o primeiro mandato de Trump, os Estados Unidos forneceram mísseis antitanque Javelin à Ucrânia em 2019, um gesto que Rutter destacou como crucial durante a invasão russa em 2022.
+ Leia mais notícias do https://revistaoeste.com/mundo/
em Oeste
O post https://revistaoeste.com/mundo/elon-musk-apoia-saida-dos-estados-unidos-da-otan/
.
https://revistaoeste.com/mundo/elon-musk-apoia-saida-dos-estados-unidos-da-otan/
O PT está senil, afirma Estadão
https://revistaoeste.com/tag/pt/
do jornal O Estado de S. Paulo, a sigla reafirmou sua habilidade de criar uma realidade própria. Essa fuga para um universo paralelo atingiu o ápice quando Lula discursou.
Conforme o jornal, Lula afirmou que "o PT não é apenas um partido, é uma ideia". Ele sustentou que essa ideia seria indestrutível, evidenciando sua obsessão com perseguições políticas. O presidente também descreveu uma "economia que cresce para todos", cenário que os números reais não confirmam.
Ao longo de 45 anos, o partido influenciou a história política nacional. No entanto, a sigla tenta envernizar uma realidade difícil. O discurso enalteceu o passado e projetou otimismo, mas o presente sugere um partido senil e desacreditado.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/tag/ultimas-de-imprensa/
em Oeste
A legenda, que já representou renovação política, hoje simboliza uma corrente ideológica enfraquecida. O jornal afirma que a dependência de Lula se tornou um fardo. O presidente mantém a coesão interna, mas impede a renovação. O partido ainda não encontrou um sucessor eleitoralmente viável.
O jornal ressalta que a sucessão de Lula, antes uma preocupação distante, agora é urgente. O presidente, com 79 anos, gera tensões internas sobre o futuro da legenda. Apesar de sinais contraditórios, o petista não indica abrir mão de disputar uma nova eleição. O PT não esboça um plano alternativo.
Nesse sentido, o problema geracional atinge toda a estrutura do partido. A distância entre jovens e veteranos é abissal. Os deputados petistas eleitos em 2022 tinham, em média, 56 anos, bem acima da média geral de 49. Em 1982, essa média era de 38 anos.
O PT carece de novas propostas
A falta de renovação não se restringe à idade. O Estadão considera que o PT carece de novas propostas.
A sigla nasceu do sindicalismo, do catolicismo rural e da intelectualidade marxista, mas abandonou a maioria desses princípios. Com o tempo, sustentou-se em ataques a adversários e superioridade moral.
Esses pilares ruíram quando o partido se envolveu em escândalos de corrupção. O Estadão recorda que Lula recuperou força política depois da Lava Jato, mas a legenda não apresentou uma agenda inovadora. A estratégia, portanto, continua sendo a polarização.
https://www.youtube.com/watch?v=TNEn6kc7aHQ
O problema central é que Lula e seus aliados governam com mentalidade ultrapassada. O presidente até reconheceu a necessidade de modernizar comunicação e trabalho. Mas sua solução revela anacronismo: "Precisamos voltar a discutir política dentro das fábricas".
Lula ainda enxerga o trabalho pelos olhos dos sindicatos, sem considerar as mudanças do mercado. Sem novas agendas, o PT recorre à polarização.
O jornal observa que essa tática visa a reativar o embalo eleitoral de 2022. Sem clareza sobre o futuro e sem propostas concretas, o governo aposta em um falso alarme sobre riscos à democracia. Para o Brasil que não se alinha ao petismo, cabe desmascarar essa estratégia e expor sua inutilidade.
+ Leia também: https://revistaoeste.com/no-ponto/gleisi-no-ministerio-acelera-o-abismo-de-lula/
O post https://revistaoeste.com/imprensa/o-pt-esta-senil-afirma-estadao/
.
https://revistaoeste.com/imprensa/o-pt-esta-senil-afirma-estadao/
Bolsonaro vai a Angra (RJ) e ministras de Lula à Sapucaí: veja o Carnaval dos políticos
Os políticos brasileiros estão aproveitando o recesso de Carnaval. Parlamentares e figuras relevantes no meio político, como o ex-presidente https://revistaoeste.com/tag/jair-bolsonaro/
, compartilharam os registros do feriado em desfiles de escolas de samba ou viagens a lazer.
Bolsonaro, por exemplo, viajou para Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, onde tem uma casa de veraneio. Lá, ele encontrou a socialite Val Marchiori, que publicou fotos e vídeos da viagem no Instagram.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica
em Oeste
“Uma imensa satisfação recebermos no barco o querido ex-presidente, Jair Bolsonaro”, escreveu ela na publicação. “Ele que, muito gentilmente aceitou o convite para vir ao barco para um bate-papo rápido e algumas fotos com os presentes.” O marido de Val, o advogado Amilton Augusto, também esteve no passeio.
Ver essa foto no Instagram
https://www.instagram.com/p/DGqW--Rx0kx/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading
A socialite também informou que vai, em breve, entrevistar Bolsonaro em seu podcast, o Hello Val. Segundo ela, será “um papo sobre política, vida e futuro”.
Enquanto Bolsonaro foi descansar na praia, muitos políticos escolheram os desfiles de escola de samba. É o caso das ministras Macaé Evaristo (PT-MG), Anielle Franco (PT-RJ) e Sônia Guajajara (Psol-SP).
Ver essa foto no Instagram
https://www.instagram.com/p/DGnqN_TxxON/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading
As chefes dos ministérios dos https://www.gov.br/mdh/pt-br
, Igualdade Racial e Povos Originários vão desfilar no Carnaval pela Mangueira, do Rio de Janeiro, neste domingo, 2.
A deputada Erika Hilton (Psol-SP) estará no desfile da Paraíso do Tuiuti, também no Rio de Janeiro, na terça-feira, 2. Além dela, a deputada federal Duda Salabert (PDT-MG), a vereadora paulistana Amanda Paschoal (Psol) e a deputada estadual fluminense Dani Balbi (PCB) vão participar do desfile da escola de samba.
Ver essa foto no Instagram
https://www.instagram.com/p/DGYMO8Yx1cm/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading
Já o presidente do Senado, https://revistaoeste.com/tag/davi-alcolumbre/
(União-AP), está acompanhando os desfiles no sambódromo de Macapá. Ele participou do desfile da escola de samba amapaense Império da Zona Norte, cujo enredo homenageia os avós do senador.
“Agradeço de coração pela linda homenagem aos meus avós, Isaac Menahem Alcolumbre e Alegria Peres, e a todos que ajudaram a construir o Amapá com tanto amor e dedicação”, escreveu Alcolumbre em uma de suas publicações nas redes sociais sobre o desfile.
Ver essa foto no Instagram
https://www.instagram.com/reel/DGpXTj1MLFe/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading
Lula começa o Carnaval no Uruguai
O presidente Lula fez uma viagem ao Uruguai, onde acompanhou a posse do novo presidente, Yamandú Orsi, acompanhado de outros governantes mundiais. Os presidentes Gustavo Petro, da Colômbia, Gabriel Boric, do Chile, e o rei Felipe 6º, da Espanha.
Lula também teve um encontro com o ex-presidente uruguaio José Mujica, que está em tratamento contra um câncer. O petista voltou a Brasília neste sábado, 1º, e não tem outros compromissos oficiais até a Quarta-Feira de Cinzas.
.
Módulo lunar de empresa comercial pousa com sucesso na Lua
A empresa espacial https://fireflyspace.com/
. Com esse feito, a empresa se torna a primeira do setor privado a fazer um pouso lunar totalmente bem-sucedido.
+ Leia mais notícias do https://revistaoeste.com/mundo
em Oeste
"Esta equipe ousada e imparável provou que estamos bem equipados para fornecer acesso confiável e acessível à Lua, e não vamos parar por aí”, disse Jason Kim, o CEO da empresa, que fica tem sede no Estado norte-americano do Texas.
“Com missões lunares anuais, a Firefly está abrindo caminho para uma presença lunar duradoura que ajudará a desbloquear o acesso ao resto do sistema solar para nossa nação, nossos parceiros e o mundo." O módulo transportou para a Lua dez instrumentos da Nasa e uma placa com o nome de cada colaborador da Firefly.
Blue Ghost’s shadow seen on the Moon’s surface! We’ll continue to share images and updates throughout our surface operations. https://twitter.com/hashtag/BGM1?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw
— Firefly Aerospace (@Firefly_Space) https://twitter.com/Firefly_Space/status/1896158394295390367?ref_src=twsrc%5Etfw
Módulo vai fazer perfuração subterrânea na Lua e experimentos
Agora, o Blue Ghost vai começar as operações na superfície lunar, para dar suporte a demonstrações científicas e tecnológicas da Nasa ao longo dos próximos 14 dias. Entre as tarefas desempenhadas pelo módulo lunar estão perfuração subterrânea lunar, coleta de amostras, imagens de raios-X e experimentos para mitigar os efeitos da poeira lunar.
De acordo com a Nasa, os dados obtidos podem beneficiar a humanidade, com informações sobre como o clima espacial e outras forças cósmicas impactam a Terra.
A Firefly também informou que, em 14 de março, o módulo vai capturar imagens em alta definição de um eclipse total, quando a https://revistaoeste.com/tag/terra/
bloquear o Sol no horizonte lunar. Dois dias depois, espera-se que o Blue Ghost fotografe o pôr do sol lunar e proporcione dados sobre como a poeira lunar levita devido à influência solar, criando um brilho no horizonte.
O post https://revistaoeste.com/mundo/modulo-lunar-de-empresa-comercial-pousa-com-sucesso-na-lua/
.
https://revistaoeste.com/mundo/modulo-lunar-de-empresa-comercial-pousa-com-sucesso-na-lua/
Otan pede a Zelensky que restabeleça diálogo com Trump
Mark Rutter, secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), pediu ao presidente ucraniano Volodymyr Zelensky que restabeleça o diálogo com Donald Trump, presidente dos Estados Unidos.
A solicitação foi feita em entrevista à BBC no sábado 1º, depois de um encontro tenso na Casa Branca, que evidenciou o agravamento das relações entre Kiev e Washington.
Rutter descreveu o encontro como "infeliz" e afirmou que a relação entre os dois países chegou ao seu pior momento. Ele mencionou ter se reunido duas vezes com Zelensky depois do episódio, aconselhando-o a "dar crédito a Trump".
Durante o primeiro mandato de Trump, os EUA forneceram mísseis antitanque Javelin à Ucrânia em 2019, um gesto que Rutter destacou como crucial durante a invasão russa em 2022.
Embate entre Trump e Zelensky

Volodymyr Zelensky e Donald Trump discutiram durante encontro na Casa Branca | Foto: Reprodução/Redes sociais
"Sem os mísseis, em 2022, quando a invasão total começou, a Ucrânia não estaria em lugar algum", declarou Rutter, destacando a importância do apoio militar dos EUA.
Na reunião, Trump pressionou Zelensky a aceitar um cessar-fogo com a Rússia, afirmando que Zelensky estava "desrespeitando" os EUA e alertando sobre os riscos de uma terceira Guerra Mundial.
Zelensky, por sua vez, acusou Trump de adotar uma postura mais branda em relação ao presidente russo Vladimir Putin, o que irritou o presidente norte-americano.
"Seu povo é muito corajoso, mas ou vocês fazem um acordo ou estamos fora. E, se estivermos fora, vocês terão que lutar sozinhos", declarou Trump. Além disso, um acordo para a exploração de minerais ucranianos por empresas norte-americanas não foi assinado.
A proposta era uma condição imposta por Trump para continuar o apoio militar dos EUA a Kiev, destacando a complexidade das negociações entre os dois países. A ausência desse acordo pode impactar significativamente as relações futuras.
+ Leia mais notícias do https://revistaoeste.com/mundo/
em Oeste
O post https://revistaoeste.com/mundo/otan-pede-a-zelensky-que-restabeleca-dialogo-com-trump/
.
https://revistaoeste.com/mundo/otan-pede-a-zelensky-que-restabeleca-dialogo-com-trump/
Herdeiro, diretor de Ainda Estou Aqui tem fortuna equivalente a 3,3 mil vezes o orçamento do filme
Para alguns, dinheiro é um grande problema. Para outros, uma baita solução. Walter Salles Júnior, diretor de Ainda Estou Aqui, parece ter uma fonte extraordinária desse recurso.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/cultura/
em Oeste
O cineasta é um dos homens mais ricos do mundo. Fruto de uma fasta herança, sua fortuna equivalente a milhares de vezes o orçamento de seu último filme.
As gravações de Ainda Estou Aqui custaram por volta de 8 milhões. A fortuna de Walter Salles, por sua vez, é avaliada em US$ 4,4 bilhões (cerca de R$ 25 bilhões na cotação atual). Assim, a cifra equivale a 3,2 mil vezes o orçamento do filme.
O artista, porém, já foi “menos rico”. Em 2022, mesmo ano em que Lula ganhou a eleição, a fortuna do herdeiro magnata era de US$ 1,8 bilhão, de acordo com os registros da revista Forbes.
A fortuna do diretor de Ainda Estou Aqui
O pai do diretor de cinema é Walter Salles, filho de João Moreira Salles, o fundador do banco que originou o Unibanco. A empresa passou por uma fusão com o Itaú em 2008. A união criou o maior banco privado do Brasil — e a família se mantém entre os cabeças do negócio.
Além disso, Walter Salles, o pai, foi embaixador do Brasil em Washington sob o governo de quatro presidentes: Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e João Goulart.
Com Getúlio Vargas, presidente que o levou para a diplomacia, a relação foi mais íntima. O pai de Walter Salles Júnior namorou Alzirinha, filha do presidente.
O cargo nos Estados Unidos levou aos contatos que deram origem à CBMM. Trata-se da empresa responsável por 75% de toda a produção de nióbio do mundo — uma liga de alto valor agregado, com vastas aplicações. Atualmente, a família detém o controle acionário da companhia — e o diretor de cinema é um dos sócios.
.
A mentira da fome
Apesar das afirmações otimistas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a redução da fome no Brasil, os dados mais recentes pintam um cenário diferente e bem preocupante. A crise afeta desproporcionalmente regiões como o Norte e o Nordeste, onde 7,7% e 6,2% dos lares, respectivamente, enfrentam insegurança alimentar moderada ou grave. Mesmo em regiões mais desenvolvidas, como Sudeste e Centro-Oeste, os índices não são insignificantes: 2,9% e 3,6%, respectivamente. Na ponta oposta, o Sul do Brasil apresenta o menor porcentual, com 2% dos lares nessa condição — uma disparidade que evidencia as desigualdades regionais do país.
Embora o porcentual geral de lares sob insegurança alimentar tenha recuado para 27,6% em 2023 (depois de atingir um pico de 36,7% entre 2017 e 2018), ainda estamos distantes dos números registrados em 2013 (22,6%). Esse retrocesso de uma década levanta questões sobre a eficácia das políticas públicas e econômicas em um contexto de aumento da pobreza e desigualdade. O aumento do preço dos alimentos tem sido um dos principais agravantes da insegurança alimentar. De 2019 a 2022, enquanto o IPCA acumulou alta de 21,7%, os alimentos subiram 37,5%, o que impactou em especial as famílias mais pobres.
Para Elton Gomes, cientista político e professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o contexto fiscal do país influencia diretamente o índice de famílias que passam fome. "O desmantelo das contas públicas e o contexto fiscal ruim acabam gerando inflação e impactando diretamente os preços dos alimentos", afirmou o cientista.
A inflação afeta de maneira desproporcional as populações de baixa renda, que gastam a maior parte do orçamento em alimentos. Isso é particularmente visível no Norte e no Nordeste, onde a renda média é mais baixa e a informalidade do trabalho é mais alta. Isso dificulta ainda mais o acesso a uma alimentação de qualidade.
Mesmo o Brasil sendo um dos maiores produtores de alimentos do mundo, grande parte da produção agrícola é voltada para a exportação. Produtos como soja e café, destinados ao mercado externo, deixam o mercado interno vulnerável às flutuações dos preços globais.

Foto: Nathan Aparise/Shutterstock

Plantação de café no Estado de São Paulo | Foto: Shutterstock
O exército de dependentes
Em novembro, o governo Lula divulgou que o Bolsa Família havia crescido em 2024, passando a contemplar mais de 54,3 milhões de brasileiros. Contudo, a ampliação do benefício, cujo valor médio de repasse é de R$ 681,22, gerou diminuição na busca por emprego, segundo estudo do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), divulgado em setembro.
A instituição constatou que o Norte e o Nordeste são os locais mais impactados pela falta de mão de obra no mercado. Especialmente entre mulheres, jovens e trabalhadores com nível mais baixo de qualificação.
Coordenado por Daniel Duque, mestre em ciências econômicas pela UFRJ e pesquisador do FGV Ibre, o estudo utilizou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do IBGE, que identificou o decréscimo da busca ativa por emprego nas duas regiões.
Essas áreas do Brasil têm a maior proporção de domicílios com ao menos um beneficiário do Bolsa Família. O Nordeste lidera com 35,5%. Já o Norte tem pouco menos de um terço, ou 31,7%, no total. Enquanto alguns simplesmente não conseguem ter acesso ao Bolsa Família e chegam a passar fome, o governo federal mantém quase um quarto da população de todo o país sujeita ao seu auxílio para ter o que comer.
Esse número de dependentes do Estado equivale a mais da metade do número de pessoas aptas a trabalhar no Brasil, que chega a 100 milhões de cidadãos.
Nesse exército de beneficiários, muitos poderiam se tornar produtivos, mas preferem burlar o sistema. O empresário pernambucano Djalma Cintra Junior, que atua nos setores de construção civil e varejo, afirma que o mercado de trabalho no Estado tem muitos casos de informalidade. Segundo ele, há muitos trabalhadores que até possuem uma ocupação, mas evitam qualquer tipo de vínculo formal para continuarem usufruindo do benefício do governo.
O mesmo ocorre em um dos setores mais prósperos do país, o agronegócio. O produtor rural Ricardo Arioli, do Estado de Mato Grosso, afirma que está difícil encontrar trabalhadores para a pecuária e a lavoura. E, mesmo que encontre pessoas dispostas a trabalhar, a rotatividade aumenta a cada safra, apesar dos benefícios oferecidos. Arioli destaca o fato de os salários no meio rural estarem acima da média das cidades.
Ele acredita que as pessoas preferem ficar na cidade fazendo “bicos” e continuar recebendo o auxílio do governo a ter de trabalhar em tempo integral. “Muitos até pedem para não assinarmos sua carteira de trabalho, pois o vínculo formal os faria perder a ajuda. Mas não damos essa possibilidade”, destaca Arioli. Ele diz que busca perfis em agências de emprego e chega a anunciar as vagas em rádios locais. Mas que nem isso é suficiente para a alta demanda de mão de obra no agro.

Fazendeiro trabalhando em plantação de café | Foto: Shutterstock
Programas envelhecem
O economista Alexandre Pires, professor de economia do Ibmec São Paulo, afirma que o valor do benefício que essas populações recebem do governo acaba sendo competitivo com os salários oferecidos pelo mercado.
“Obviamente, o salário que a economia real pode pagar é baixo”, observa Pires. “Como o Bolsa Família consegue competir com esses valores, as pessoas muitas vezes optam por se manter na informalidade para não perder o benefício.”
Para o economista, a única maneira de reverter esse processo seria um aumento do nível de riqueza. Isso exige aumento do capital fixo, do nível de competências (o capital humano), além de investimentos e estruturas. “Esse processo é longo e só é possível se essas regiões conseguirem produzir bens que tenham valor de mercado”, pondera Pires, lembrando que um bom começo para o processo de desenvolvimento é, de modo geral, o setor agrícola.
Ph.D. em economia, Igor Lucena acredita que o Bolsa Família é um excelente programa para essas regiões mais pobres. “Mas me preocupa muito o fato de um quarto da população depender desse auxílio, que gera gastos de mais de R$ 170 bilhões à União”, calcula.
Segundo a avaliação de Lucena, se o programa continuar crescendo, o Brasil vai ter mais pessoas recebendo o Bolsa Família do que gerando riquezas. Ele acredita que o ideal para equilibrar essas contas seria a implementação de uma análise da situação de emprego nas regiões. “Não é só dar o dinheiro; é preciso averiguar se estão sobrando vagas de emprego nas localidades onde os cidadãos recebem o dinheiro. As pessoas aptas têm de ser convocadas a trabalhar.”
O economista diz ainda que é preciso haver controle e comunicação entre empresas, setores de empregabilidade e o Ministério do Trabalho. “A existência de pessoas com capacidade de trabalhar, mas que não trabalham porque vivem do Bolsa Família, é algo que desvirtua totalmente o programa de baixa renda”, analisa Lucena. “Nenhum programa, nenhuma empresa e nenhum sistema existem sem atualização. Eles ficam velhos e se tornam ineficientes e caros para todo o sistema.”
Cartão do Programa Bolsa Família | Foto: Lyon Santos/MDS
Salvador, Recife e João Pessoa
O Mapa da Desigualdade, divulgado em março do ano passado pelo https://icidadessustentaveis.org.br/sobre-nos/
(ICS), mostrou que, das 16 capitais do Norte e do Nordeste, 15 possuem os piores indicadores sociais do Brasil. De acordo com o estudo, os Estados situados nas duas regiões são também os que menos investem em melhorias para o desenvolvimento global da população. A pesquisa levou em conta dados sobre saúde, educação, moradia, renda, violência e saneamento para avaliar 40 indicadores sociais nas 26 capitais brasileiras. O órgão concluiu que a capital de Pernambuco, Recife, tem o segundo pior desempenho em todas essas áreas. A cidade perde somente para Porto Velho, em Rondônia, que lidera o ranking nacional de pior desempenho.
Com relação ao grau de miserabilidade da população, o ICS constatou que Salvador tem a maior proporção de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza. Segundo a pesquisa, 11% da população da capital baiana sobrevive com menos de US$ 1,90 por dia (cerca de R$ 11,40). Além disso, a cidade amargura as mais altas taxas de crianças desnutridas do país (4%) e também de pessoas desocupadas (16,7%).
No início de dezembro de 2024, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que outra capital nordestina, João Pessoa, na Paraíba, possui a maior concentração de renda do país. Se em 2010 a cidade era a nona capital mais desigual do Brasil, em 2023 a discrepância entre ricos e pobres só piorou.
De acordo com dados do índice de Gini do ano passado, 7,4% dos paraibanos, ou cerca de 300 mil habitantes, vivem em situação de extrema pobreza, com menos de US$ 2 por dia (R$ 12). Quase metade dos moradores de João Pessoa, 47,4%, vive abaixo da linha de pobreza, definida por um rendimento diário de US$ 6,85 (R$ 41).
Exemplo prático
Desde o início da pandemia da covid-19, em 2020, o pastor evangélico Mário Belarmino se viu diante de um enorme desafio. Fiéis da sua igreja, no bairro do Pina, no Recife (PE), começaram a perder empregos e fontes de renda. Logo, ele promoveu mutirões para arrecadar e doar cestas básicas e distribuir sopa para os membros do templo. Como consequência do lockdown, eles não tinham mais dinheiro para se alimentar.

Pedinte com placa no trânsito de Salvador, na Bahia | Foto: Thales Antonio/Shutterstock
Quatro anos depois, boa parte dos membros da congregação conseguiu, de alguma forma, se refazer financeiramente. Mas outra parcela da população parece ter ficado ainda mais pobre, segundo relato do pastor. São, por exemplo, as famílias que moram nas palafitas — barracos construídos sobre estacas para proteger a estrutura de inundações. Essas favelas, às margens do Rio Capibaribe, ficam na zona sul da capital pernambucana e perto da igreja Batista.
O projeto de distribuição de alimentos ajuda, hoje, cerca de cem famílias que moram nessa área de risco. “São pessoas em situação de miserabilidade extrema, que encontram em um prato de sopa com pão a única refeição do dia para sua família”, relata Belarmino. “Começamos distribuindo a sopa aos sábados, mas muitos passaram a pedir para levar mais um pouco de comida para casa, e assim garantir ao menos uma alimentação para os filhos no domingo.”
Diante da carência dessa comunidade, o pastor buscou apoio de amigos para fornecer também um café da manhã aos domingos, além de um lanche da tarde para as crianças. “Eles chegam à igreja famintos; é impossível ver essa situação e não oferecer socorro.”
Belarmino descreveu algumas situações alarmantes nessas comunidades, como habitações onde não há sequer um colchão para as pessoas dormirem. “Vi uma criança com os dedos feridos por causa de mordidas de ratos, que invadem os barracos durante a noite. Ela, seus pais e irmãos dormiam sobre tábuas, no chão”, descreveu o pastor.
“As pessoas reclamam da violência nas ruas. Mas não é uma violência gigantesca deixar que humanos sejam expostos a situações de miséria como essas?”, questiona Belarmino.
Ele conta que percebeu um aumento expressivo da pobreza naquela comunidade. “A situação está ainda mais complicada hoje do que na pandemia”, diz o pastor. Mário Belarmino explica que muitas famílias perderam, no último ano, o benefício do Bolsa Família, mas não sabem explicar o porquê. Outros, por falta de documentação, jamais se cadastraram para ter acesso ao auxílio do governo.
O post https://revistaoeste.com/politica/a-mentira-da-fome-no-brasil/
.
https://revistaoeste.com/politica/a-mentira-da-fome-no-brasil/
Lula quer dar lição de diplomacia a Trump
O https://revistaoeste.com/tag/lula/
chamou a discussão entre os presidentes Donald Trump, dos Estados Unidos, e Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, de “cena grotesca”. O petista deu a declaração neste sábado, 1º.
Lula afirmou que Trump humilhou Zelensky, no encontro realizado nesta sexta-feira, 28, em https://www.whitehouse.gov/
, capital dos Estados Unidos.
"Sinceramente, não sou diplomata”, disse o petista. “Mas acho que a diplomacia, desde que o planeta Terra foi criado, não via uma cena tão grotesca, tão desrespeitosa como aquela que aconteceu no Salão Oval da Casa Branca.”
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste
Na ocasião, https://revistaoeste.com/mundo/trump-zelensky-durissimo-confronto-casa-branca/
. O norte-americano também destacou os US$ 350 bilhões enviados pelo ex-presidente Joe Biden à Ucrânia para apoio militar.
“Você está jogando com a terceira Guerra Mundial”, disse Trump. “Demos a você, por meio daquele presidente estúpido, US$ 350 bilhões. Demos a você equipamento militar. Você é corajoso, mas usou o nosso equipamento militar. Se você não tivesse o nosso equipamento militar, esta guerra teria acabado em duas semanas.”
https://twitter.com/hoje_no/status/1895539207591919973
Lula argumentou que a retaliação do político norte-americano foi desrespeitosa. Ele acredita que o embate na Casa Branca deve prejudicar a União Europeia.
"Acho que o Zelensky foi humilhado", considerou Lula. "Acho que, na cabeça do Trump, o Zelesnky merecia isso. Acho que a União Europeia foi prejudicada. É bem possível que a Europa fique responsável pela manutenção da Otan e é bem possível que a Europa seja responsabilizada pelo desastre que está acontecendo.”
O petista afirmou que o conflito provocado pela ofensiva russa, "na verdade, não é um problema de nenhum país", mas sim "responsabilidade de gente que não quer discutir a paz e que prefere discutir a guerra”.
No passado, Lula disse que resolveria o conflito em "mesa de bar"
Em março de 2022, Lula afirmou que resolveria a guerra entre Rússia e Ucrânia "numa mesa de bar". Durante o evento Democracia e Igualdade, realizado pela Universidade do Rio de Janeiro e pelo Grupo de Puebla, o petista apresentou sua proposta para o cessar-fogo.
“O povo quer paz, o povo precisa de paz”, disse Lula. “A quem interessa essa guerra? Aqui, no Brasil, a gente conversaria com cerveja, numa mesa de bar. Se não fosse na primeira cerveja, seria na segunda, ou até a caixa acabar.”
https://www.youtube.com/watch?v=TO6fZpq8xnI
+ Leia também: https://revistaoeste.com/politica/yamandu-orsi-toma-posse-no-uruguai-com-a-presenca-de-lula/
O post https://revistaoeste.com/politica/lula-quer-dar-licao-de-diplomacia-a-trump/
.
https://revistaoeste.com/politica/lula-quer-dar-licao-de-diplomacia-a-trump/
Alcolumbre cria penduricalho e salário de servidores do Senado pode chegar a R$ 1 mi
Na véspera do feriado prolongado de Carnaval, o presidente do Senado Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), lançou uma licença compensatória destinada a servidores de alto escalão. A informação é do portal Metrópoles.
A iniciativa foi inspirada em benefícios já existentes no Poder Judiciário e pode resultar em supersalários de até R$ 1 milhão.
A licença oferece um dia de folga a cada três dias úteis trabalhados. O diferencial desse benefício é que os dias de licença podem ser convertidos em indenização financeira.
Detalhes da licença assinada por Alcolumbre

Penduricalho criado por Alcolumbre começa a valer neste sábado, 1º | Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Conforme o parágrafo 1º do artigo 4º do ato assinado por Alcolumbre, os servidores têm a possibilidade de solicitar à Diretoria-Geral que os dias de licença sejam indenizados.
Essa indenização não será considerada base para adicionais ou gratificações e também não integrará a base previdenciária. O documento foi assinado no dia 28 e entra em vigor neste sábado, 1º.
O benefício é destinado a servidores em funções de "relevância singular", incluindo cargos como a Diretoria-Geral, Secretaria-Geral da Mesa, Gabinete da Presidência, Advocacia, Auditoria, Consultoria Legislativa, Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle, além da Secretaria de Comunicação Social.
Além disso, a acumulação de acervo será exclusiva para titulares de funções comissionadas e cargos em comissão.
Supersalários: em 2024, juízes receberam mais em penduricalhos do que com o salário
A criação desse benefício ocorre em meio a discussões sobre supersalários no Judiciário. Os valores são obtidos por meio de medidas similares a que foi criada por Alcolumbre.
Os benefícios e adicionais pagos a juízes de todo o país superaram o valor do salário-base da categoria em 2024, gerando supersalários acima do teto constitucional. Os dados são da organização não governamental (ONG) Transparência Brasil.
O levantamento, feito a pedido do portal UOL, analisou dados de 21 tribunais — federais e estaduais — e de um órgão do Judiciário em 17 Estados e no Distrito Federal. Essas instituições informam anualmente seus custos desde 2020.
A proporção dos penduricalhos e dos salários na remuneração total recebida pelos juízes | Imagem: Reprodução/Uol
No total, os pagamentos extras ao Judiciário somaram R$ 7 bilhões no ano passado. Enquanto isso, os salários-base custaram R$ 5,4 bilhões.
Os adicionais incluem auxílios, bônus e reembolsos, que são isentos de Imposto de Renda. Isso permite que os juízes recebam supersalários https://revistaoeste.com/politica/supersalarios-9-em-cada-10-juizes-tiveram-remuneracao-acima-do-teto-em-2024/
de R$ 46,3 mil.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste
.
Veja a agenda de desfiles do Carnaval do Rio de Janeiro
O Sambódromo da Marquês de Sapucaí é novamente o palco dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro. Nesta sexta-feira, 28, as agremiações da Série Ouro desfilaram com o objetivo de conquistar uma vaga na elite do Carnaval do Estado. O Grupo Especial, aliás, entra em cena neste domingo, 2.
A fim de aprimorar as apresentações, o tempo disponível para as escolas da elite foi ampliado para entre 70 minutos e 80 minutos. Além disso, a Sapucaí contará com quatro módulos de julgamento, dois em cada lado, para eliminar as cabines duplas utilizadas no ano anterior.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/cultura
em Oeste
Entre as 12 escolas do Grupo Especial, nove escolheram enredos que celebram figuras históricas negras ou elementos religiosos de matrizes africanas, como a Umbanda e o Candomblé. Outras escolas seguirão caminhos diferentes, como a Mocidade Independente de Padre Miguel, a Unidos de Vila Isabel e o Acadêmicos do Grande Rio.
Diretamente da zona oeste do Rio, a Mocidade apresentará um tema futurístico, enquanto Vila Isabel explorará rezas e assombrações. A escola Acadêmicos do Grande Rio, por sua vez, trará os encantos da cidade de Belém do Pará para a avenida.
https://www.youtube.com/watch?v=bSMvYlYXTNQ
Confira a programação completa do Carnaval 2025
Série Ouro
Sexta-feira (28 de fevereiro)
21h: Botafogo
22h: Arranco
23h: Inocentes
0h: Unidos da Ponte
1h: Estácio de Sá
2h: União de Maricá
3h: Em Cima da Hora
4h: União da Ilha
Sábado (1º de março)
21h: Tradição
22h: Acari
23h: Vigário
0h: Unidos de Bangu
1h: Porto da Pedra
2h: São Clemente
3h: Niterói
4h: Império Serrano
Grupo Especial
Domingo (2 de março)
22h: Unidos de Padre Miguel
23h30: Imperatriz Leopoldinense
1h: Unidos do Viradouro
2h30: Estação Primeira de Mangueira
Segunda-feira (3 de março)
22h: Unidos da Tijuca
23h30: Beija-Flor de Nilópolis
1h: Acadêmicos do Salgueiro
2h30: Unidos de Vila Isabel
Terça-feira (4 de março)
22h: Mocidade Independente de Padre Miguel
23h30: Paraíso do Tuiuti
1h: Acadêmicos do Grande Rio
2h30: Portela
+ https://revistaoeste.com/brasil/reporter-rio/
O post https://revistaoeste.com/cultura/veja-a-agenda-de-desfiles-do-carnaval-do-rio-de-janeiro/
.
https://revistaoeste.com/cultura/veja-a-agenda-de-desfiles-do-carnaval-do-rio-de-janeiro/
Marco Rubio critica Zelensky por bate-boca com Trump: ‘Fiasco’
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, criticou o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky depois de uma reunião tensa na Casa Branca com o presidente Donald Trump.
Rubio pediu que Zelensky assumisse a responsabilidade pelo que chamou de "fiasco" e pedisse desculpas pela forma como conduziu as discussões.
https://revistaoeste.com/mundo/isso-e-desrespeitoso-o-bate-boca-entre-trump-e-zelensky/
Isso gerou desconforto, levando Vance a acusar Zelensky de "litigar" publicamente, exacerbando o clima de animosidade.
https://twitter.com/TradutordoBR/status/1895762029539180673
Rubio critica postura de Zelensky em encontro com Trump
Rubio enfatizou a seriedade da situação, afirmando que "milhares de pessoas foram mortas" e que Zelensky destacou atrocidades contra prisioneiros de guerra e crianças, situações que precisam ser resolvidas.
Para Rubio, a solução do conflito está em trazer a Rússia para a mesa de negociações, algo que acredita ser entendido por Zelensky.
https://twitter.com/hoje_no/status/1895539207591919973
O Secretário de Estado sugeriu que a postura de Zelensky pode estar minando os esforços de paz, já que sua abordagem agressiva poderia afastar potenciais negociações.
O secretário de Estado pontuou que a retórica de Zelensky poderia fazer com que Trump, um negociador nato, fosse menos inclinado a dialogar, especialmente ao pressionar a Rússia a arcar com custos de reconstrução na Ucrânia.
Dúvidas sobre intenções de paz

Volodymyr Zelensky e Donald Trump discutiram durante encontro na Casa Branca | Foto: Reprodução/Redes sociais
Rubio questionou o real interesse de Zelensky em um acordo de paz, sugerindo que ele pode estar dificultando as negociações.
Zelensky, por sua vez, negou erros e afirmou à Fox News que não acredita ter feito nada de errado. Ele reiterou seu respeito por Trump e pelo povo americano, além de demonstrar interesse em seguir com as discussões.
O presidente ucraniano também destacou a necessidade de segurança para seu país, mencionando um possível acordo com os EUA sobre terras raras e minerais como um primeiro passo, mas insuficiente por si só.
Para Zelensky, um cessar-fogo sem garantias de segurança seria arriscado, pois "todos temem que Putin volte amanhã". Ele reforçou que busca uma paz justa e duradoura, com garantias para evitar novos conflitos.
+ Leia mais notícias do https://revistaoeste.com/mundo/
em Oeste
O post https://revistaoeste.com/mundo/marco-rubio-critica-zelensky-por-bate-boca-com-trump-fiasco/
.
https://revistaoeste.com/mundo/marco-rubio-critica-zelensky-por-bate-boca-com-trump-fiasco/
Gleisi Hoffmann é ‘essencial’ na trajetória do PT e de Lula, afirma Janja
A https://revistaoeste.com/tag/janja/
. A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) vai assumir o cargo deixado por Alexandre Padilha, que seguirá para o Ministério da Saúde.
“Celebro com muita alegria a chegada da nossa querida Gleisi Hoffmann”, escreveu Janja, neste sábado, 1º, nas redes sociais. “Gleisi é uma mulher de competência extraordinária e uma pessoa essencial na trajetória do PT e do presidente Lula."
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste
A primeira-dama destaca a atuação de Gleisi durante a Operação Lava Jato, período em que o petista ficou preso por 580 dias, e sua participação nas articulações de campanha para a eleição de 2022.
“Durante seu mandato de deputada federal, tem sido uma interlocutora essencial na defesa das pautas e propostas do governo”, argumentou a primeira-dama. “Uma ministra palaciana será fundamental nessa nova etapa do governo do presidente Lula.”
Ver essa foto no Instagram
https://www.instagram.com/p/DGqNq5EM1CP/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading
Gleisi Hoffmann assume cargo deixado por Padilha
Na terça-feira 5, o Palácio do Planalto oficializou a demissão de Nísia Trindade do Ministério da Saúde. Alexandre Padilha assumirá a pasta, cargo que ocupou no governo Dilma Rousseff (PT).
“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na tarde desta terça-feira, 25 de fevereiro, com a ministra da saúde, Nísia Trindade”, informou a nota emitida pelo governo. “Na ocasião, comunicou a ela a substituição da titularidade da pasta, que passará a ser ocupada pelo atual ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.”
O aumento dos casos de dengue no país pressionou a gestão de Nísia. A falta de imunizantes no Sistema Único de Saúde ampliou as críticas. A infecção de pelo menos seis pessoas por HIV depois de transplantes de órgãos reforçou as pressões pela sua demissão.
+ Leia também: https://revistaoeste.com/politica/governo-rompe-o-silencio-sobre-demissao-de-nisia-da-saude/
.
Bate-boca de Trump e Zelensky: vídeo mostra reação da embaixadora da Ucrânia nos EUA
O "bate-boca" entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, teve repercussão global e gerou reações diversas.
No Salão Oval da Casa Branca, a expressão da embaixadora ucraniana em Washington, Oksana Markarova, chamou atenção: com semblante carregado, ela levou as mãos ao rosto, em um gesto que transmitia "desespero" diante da cena inédita.
https://twitter.com/BasedMikeLee/status/1895582093952123121
As imagens, divulgadas pelo jornal ucraniano Kyiv Post, rapidamente viralizaram nas redes sociais. Depois do encontro turbulento, Trump afirmou que Zelensky "desrespeitou" os Estados Unidos e declarou que ele poderá retornar à Casa Branca "quando estiver pronto para a paz".
Além da surpresa com os acontecimentos no Salão Oval, o fim abrupto da visita lança novas dúvidas sobre o comprometimento dos EUA com a ajuda a Kiev na guerra contra a Rússia.
'Isso é desrespeitoso': o bate-boca entre Trump e Zelensky

O presidente dos EUA, Donald Trump, se encontra com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, na Casa Branca - 28/2/2025 | Foto: Brian Snyder/Reuters
O tão aguardado encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, escalou de uma reunião formal para assinatura de acordos de cooperação para um palco de troca de declarações contundentes sobre a guerra no país eslavo.
No emblemático salão oval da Casa Branca, Trump reafirmou o compromisso dos EUA em ajudar a Ucrânia e enfatizou a importância de alcançar um acordo para encerrar o conflito. “Estamos trabalhando muito para encerrar essa guerra", afirmou. "Já era tempo, certo?”
Zelensky, por sua vez, agradeceu pela oportunidade do encontro e ressaltou a necessidade de garantias de segurança para a Ucrânia. “Contamos com o apoio dos Estados Unidos", revelou. "É crucial para nosso povo, nossas crianças, nossa democracia”.
https://twitter.com/hoje_no/status/1895539207591919973
A conversa tomou um rumo mais tenso quando o tema dos acordos de cessar-fogo foi abordado. Zelensky afirmou que a Ucrânia não aceitaria apenas um cessar-fogo sem garantias de segurança e mencionou que a Rússia já havia quebrado acordos anteriores. Trump insistiu que o mais importante era selar um acordo imediato. “O acordo primeiro, a segurança depois.”
O ápice da tensão ocorreu quando Trump e Zelensky trocaram acusações em tom ríspido. O presidente norte-americano interrompeu Zelensky em várias ocasiões, elevou a voz e afirmou que o líder ucraniano estava “apostando com a vida de milhões de pessoas”.
Zelensky retrucou que os EUA só compreenderiam o sofrimento vivido pela Ucrânia se a guerra chegasse ao seu território. “Todo mundo tem problemas, até você", ressaltou. "Mas você tem um lindo oceano e não o sente agora. Mas você o sentirá no futuro.”
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
.