Avatar
Revista Oeste (RSS Feed)
bf56795ed9f0a73eb67fae7ba6fd6d701120b8685b276403b1d16c614ae1a3b7
Direto ao Ponto https://revistaoeste.com/

Ex-vereador de cidade do PE é preso por atirar em mulher no motel; vídeo

Na madrugada da última quinta-feira, 6, o ex-vereador e atual suplente de Tupanatinga (PE) Luciano de Souza Cavalcanti foi detido em Garanhuns (PE), acusado de tentativa de homicídio qualificado. O incidente ocorreu em um motel, onde Cavalcanti disparou contra uma jovem de 23 anos.

A vítima passou por cirurgia no Hospital Regional Dom Moura e permanece sob observação médica, conforme informações da unidade de saúde.

Depois de ocorrer a prisão em flagrante, Cavalcanti compareceu a uma audiência de custódia. A Justiça decidiu converter sua prisão em preventiva.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica

em Oeste

Representante do ex-vereador, o advogado Daniel Holanda afirmou que pretende recorrer, já que o cliente "é contra o deferimento da prisão preventiva, tendo em vista que o acusado possui diversas comorbidades de saúde comprovadas, entre elas a psiquiátrica, necessitando de acompanhamento médico e psicológico".

Imagens de segurança do motel

Que loucura é essa? Quem é esse? De qual partido? https://t.co/vjqVqQ4VRm

— Desiree Rugani (@desireerugani) https://twitter.com/desireerugani/status/1898325322338095109?ref_src=twsrc%5Etfw

Imagens de câmeras de segurança do motel capturaram o momento em que Cavalcanti, vestindo apenas cueca, saca uma arma e atira algumas vezes contra uma mulher de roupa amarela.

Antes dos disparos, duas mulheres conversavam em uma área externa, por volta das 4h15. Logo em seguida, Cavalcanti e outra mulher se aproximam do local.

Leia mais: https://revistaoeste.com/revista/edicao-256/em-defesa-do-crime/

, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 256 da Revista Oeste

A polícia não esclareceu a relação entre as mulheres e Cavalcanti nem se as quatro pessoas vistas nas imagens se conheciam. Indagados sobre a presença das mulheres no quarto ou se eram funcionárias do motel, agentes de seguranças não forneceram respostas até o momento.

Também não se sabe se Cavalcanti possuía porte ou posse de arma de fogo, mas houve a apreensão da arma usada no crime.

Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-256/drogas-digitais/

, reportagem de Dagomir Marquezi publicada na Edição 256 da Revista Oeste

De acordo com a plataforma https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/candidato/NORDESTE/PE/2045202024/170002262393/2024/26158

, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luciano foi vereador pelo município de Tupanatinga, eleito em 2004. Ele disputou as eleições de 2024 pelo Partido Progressista (PP), mas terminou como suplente.

O post https://revistaoeste.com/politica/ex-vereador-de-cidade-do-pe-e-preso-por-atirar-em-mulher-no-motel-video/

.

https://revistaoeste.com/politica/ex-vereador-de-cidade-do-pe-e-preso-por-atirar-em-mulher-no-motel-video/

Nimesulida: entenda por que o remédio é proibido fora do Brasil

Proibida em vários países devido ao risco de causar danos hepáticos e gastrointestinais, a nimesulida é um anti-inflamatório não esteroidal (AINE) indicado para o tratamento da febre, da dor aguda e de processos inflamatórios. A https://www.estadao.com.br/saude/nimesulida-o-que-e-para-que-serve-e-por-que-esse-remedio-e-proibido-fora-do-brasil-nprm/

é do jornal O Estado de S.Paulo.

O uso desse medicamento, contudo, é controverso, e especialistas questionam a ausência de um monitoramento eficaz para seu consumo.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/saude/

em Oeste

No Brasil, o fármaco é comercializado em comprimidos, suspensão oral, supositório e gel tópico. A versão em comprimidos, a mais popular, deve ser administrada em até duas doses diárias de 50, 100 ou 200 mg, conforme orientação médica. O efeito analgésico tem início em aproximadamente 15 minutos, enquanto a ação antipirética ocorre entre uma e duas horas, com duração média de seis horas.

O uso prolongado pode provocar desconfortos gastrointestinais, que variam de azia a úlceras, além de representar riscos para os rins e o fígado.

https://www.youtube.com/shorts/Wp1EXhYqj3g

Nimesulida é proibida em alguns países

Em 2002, a Espanha proibiu o uso do fármaco. A nimesulida também foi retirada do mercado na Finlândia e na França por sua associação a problemas hepáticos graves, como hepatite, insuficiência hepática, icterícia e falência do fígado.

Já em Portugal e na Itália, seu uso é restrito a períodos curtos: no máximo sete e 15 dias, respectivamente, com limite diário de 200 mg. Em países como Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, a substância nunca chegou a ser aprovada para comercialização.

Leia também: https://revistaoeste.com/saude/medicos-devem-indenizar-pacientes-em-caso-de-plastica-com-resultado-nao-harmonioso/

Na América Latina, a Argentina proibiu a venda, enquanto Peru, Paraguai e Panamá nunca autorizaram sua comercialização. No Brasil, Colômbia e México, o medicamento ainda está disponível nas farmácias, porém seu uso é contraindicado para crianças menores de 12 anos.

A Anvisa reforça que a venda da nimesulida só ocorre mediante prescrição médica. “É essencial destacar que nenhum medicamento está isento de riscos, e sua indicação deve sempre considerar a relação entre os benefícios esperados e os potenciais efeitos adversos do tratamento”, afirma a agência.

O post https://revistaoeste.com/saude/nimesulida-entenda-por-que-o-remedio-e-proibido-fora-do-brasil/

.

https://revistaoeste.com/saude/nimesulida-entenda-por-que-o-remedio-e-proibido-fora-do-brasil/

Decisão pró-Gilmar afronta a liberdade de expressão, dizem juristas

A sentença da 9ª Vara Cível de Brasília que mandou um ex-servidor do INSS indenizar o ministro Gilmar Mendes por danos morais afronta à liberdade de expressão, direito garantido na Constituição Federal, avaliam juristas que leram a decisão.

https://revistaoeste.com/politica/justica-condena-ex-servidor-por-chamar-gilmar-de-vergonha-para-o-brasil/

, num café em Lisboa, que ele era uma "vergonha para o Brasil". O caso ocorreu em março do ano passado. A abordagem foi filmada e o vídeo publicado nas redes sociais. A decisão é da juíza Grace Correa Pereira, da 9ª Vara Cível de Brasília.

O advogado constitucionalista Andre Marsiglia afirma que a sentença “erra feio no trato da liberdade de expressão” e a advogada Erica Gorga, pesquisadora da USP, diz que, pelo entendimento adotado, “ministros do STF jamais poderão ser criticados”.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Marsiglia explica, em uma postagem no Twitter/X, que embora a juíza não tenha considerado a conduta de Ramos Chagas ilícita, ela, mesmo assim, decidiu condená-lo, pela “intenção difamatória”. A sentença “erra feio no trato da liberdade de expressão”, conforme o jurista, porque “entende que o teor da fala do funcionário foi lícito, mas sua intenção foi difamatória”.

Ele explica que “se não houve agressão, se não houve violência, se foram palavras lícitas e questionadoras do trabalho do ministro, a intenção, por óbvio, foi crítica, não difamatória”. “A forma ácida de dizer algo faz parte do debate público. O próprio STF já decidiu assim, por diversas vezes, inclusive”, lembra o jurista.

https://twitter.com/marsiglia_andre/status/1898184945606312050

Marsiglia também ensina que o fato de Gilmar ter sido abordado em um café, um local de convívio público, torna “totalmente descabido entender que teve sua intimidade violada”. Além disso, Gilmar “é pessoa pública, não precisa dar autorização para sua imagem ser divulgada”. E mais uma vez usa da didática: “Se pessoas públicas precisassem dar autorização, não existiria imprensa, não existiriam denúncias. Errado mais esse tópico da decisão.”

Ao concluir a postagem, o advogado afirma: “Como sempre digo, é fácil ser defensor da própria liberdade, difícil é defender a dos outros. Os ministros do STF que o digam.”

Advogada afirma que decisão pró-Gilmar deturpa o Direito e a liberdade de expressão

Na mesma linha foi a advogada https://revistaoeste.com/revista/edicao-199/erica-gorga-advogada-nao-ha-provas-de-tentativa-de-golpe/

. Para ela, “toda a argumentação está errada”. Em seguida, enumera os erros jurídicos:

1) O Ministro Gilmar Mendes é figura pública.

2) O café é local público.

3) Críticas públicas a autoridades públicas devem ser a regra em uma democracia.

4) Falar que alguém é uma vergonha é crítica corriqueira e banal, jamais justificando qualquer hipótese de dano moral em qualquer democracia.

5) Gravar críticas a autoridades públicas é absolutamente lícito. Vemos isso na televisão todos os dias.

https://twitter.com/EricaGorga/status/1898359966311886877

Ela concluiu que a decisão “deturpa totalmente a aplicação do direito brasileiro e a garantia constitucional da liberdade de expressão”. “O que se vê é a formação de um direito censório paralelo segundo o qual ministros do STF jamais poderão ser criticados. Reescrevem o direito brasileiro para torná-lo ditatorial e distópico: a crítica passa a ser punível dependendo-se a quem ela se endereça”, finaliza.

O post https://revistaoeste.com/politica/decisao-pro-gilmar-afronta-a-liberdade-de-expressao-dizem-juristas/

.

https://revistaoeste.com/politica/decisao-pro-gilmar-afronta-a-liberdade-de-expressao-dizem-juristas/

González diz que genro foi sequestrado por Nicolás Maduro na Venezuela

O líder da oposição na Venezuela, Edmundo González, declarou em um artigo publicado nesta sexta-feira, 7, pelo jornal espanhol El País que seu genro, Rafael Tudares, foi sequestrado pelo regime de Nicolás Maduro e está desaparecido.

“Sou o presidente eleito por mais de 7,5 milhões de venezuelanos e reconheço em cada voto a vontade de mudança no meu país", escreveu González. "Mas hoje também sou apenas mais um venezuelano. Estou vivendo o que milhares de meus compatriotas sofreram: tenho um parente sequestrado pelo Estado."

+ Leia mais notícias de https://www.revistaoeste.com/mundo/

em Oeste

No artigo, o opositor contou que Tudares foi detido em 7 de janeiro, enquanto levava seus filhos para visitar a avó.

Genro de González foi levado à Justiça em fevereiro

Segundo o site Efecto Cocuyo, o genro de González foi apresentado à Justiça venezuelana no dia 24 de fevereiro, acusado pela ditadura chavista de participar de uma conspiração do sogro "contra a República".

https://www.youtube.com/watch?v=dxNSGWPiKUc&t=4s

No entanto, Tudares compareceu à audiência sem assistência de um advogado particular. Mariana González, mulher dele e filha de Edmundo González, afirmou em 1º de março que não teve qualquer contato com o marido desde sua prisão, mesmo depois de procurar informações em diferentes centros de detenção.

“Rafael está sendo mantido em desaparecimento forçado apenas porque é meu genro, apesar de a Constituição venezuelana estabelecer que a responsabilidade criminal de uma pessoa não pode ser estendida aos seus familiares”, escreveu González.

Leia também: https://revistaoeste.com/mundo/venezuela-convoca-eleicao-em-essequibo-e-guiana-recorre-a-corte-internacional/

“É a história de muitas famílias venezuelanas que vivem em constante incerteza, ameaçadas e perseguidas”, acrescentou o oposicionista, que chamou o genro de refém do regime de Maduro.

Desde setembro, González está exilado na Espanha, depois de a Justiça chavista decretar sua prisão.

O post https://revistaoeste.com/mundo/gonzalez-diz-que-genro-foi-sequestrado-por-nicolas-maduro/

.

https://revistaoeste.com/mundo/gonzalez-diz-que-genro-foi-sequestrado-por-nicolas-maduro/

Lula quer baixar preços dos alimentos no grito, diz Estadão

Obcecado em recuperar a popularidade, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) zerou o Imposto de Importação sobre vários alimentos para tentar conter a inflação, que atormenta os brasileiros e prejudica a popularidade do presidente. O tema é destaque no https://www.estadao.com.br/opiniao/lula-quer-baixar-precos-no-grito/

do jornal O Estado de S.Paulo deste sábado, 8.

E o petista resolveu falar grosso. Filosofando sobre as razões por trás do aumento do preço dos ovos, por exemplo, o presidente Lula isentou as galinhas, responsabilizou “atravessadores” e não descartou a possibilidade de tomar uma “atitude drástica” para reduzir os preços, caso não encontre uma “solução pacífica”.

“Não encontrei uma galinha pedindo aumento no preço do ovo”, afirmou nesta sexta-feira, 7, em um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Minas Gerais.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/imprensa/

em Oeste

“A gente não quer brigar com ninguém, a gente quer encontrar uma solução pacífica", acrescentou. "Mas, se a gente não encontrar, a gente vai ter que tomar uma atitude mais drástica, porque o que interessa é levar a comida barata para a mesa do povo brasileiro.”

Não se sabe bem que “atitude drástica” poderia ser tomada por Lula, pontua o Estadão, mas a história brasileira está repleta de momentos em que presidentes tomaram “atitudes drásticas” para fazer a inflação baixar na marra, e o resultado foi sempre desastroso. Segundo o jornal, isso ocorre ao implicar intervenção nos mercados e na formação de preços, o que resulta quase sempre em desabastecimento e desestabilização.

"Na verdade, enfrentar a carestia requer austeridade, e não populismo", diz o veículo. "Certamente não será no grito, ameaçando produtores rurais e transportadores, que o governo terá sucesso em sua cruzada pela redução do preço dos alimentos, mas a estratégia parece ser unicamente a de mostrar que o governo fez tudo o que podia para ajudar os mais pobres – e que os culpados pela inflação são, claro, os outros."

https://www.youtube.com/watch?v=pTMl8_2g78o

Governo Lula adotou redução de impostos para conter preços altos

Sem ter muito o que fazer, o governo decidiu anunciar a redução do Imposto de Importação sobre alimentos, que valerá para alguns dos itens cujos preços passaram a assombrar o consumidor, como carnes, café e açúcar.

A medida ainda precisa ser referendada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) e incluirá milho, óleos vegetais, azeite, sardinha, biscoitos e massas alimentícias.

O vice-presidente, Geraldo Alckmin, disse ainda que o governo fortalecerá a formação de estoques reguladores e dará prioridade ao financiamento de itens da cesta básica por meio do Plano Safra. Por fim, apelou aos governadores para que façam sua parte e isentem o ICMS sobre esses produtos.

Leia também: https://revistaoeste.com/agronegocio/com-lula-agro-para-de-crescer/

"O conjunto de medidas mostra o tamanho do desespero de um governo perdido e com um arsenal de medidas bastante limitado", pontua o Estadão.

No caso de itens como carne, café e açúcar, o Brasil já é um dos maiores produtores mundiais e dificilmente conseguirá importar um volume tão significativo a ponto de reduzir seus preços. No caso do milho, o país é o terceiro maior produtor, atrás dos Estados Unidos e China, e pratica preços bastante competitivos nos mercados interno e externo.

"Impacto nos preços domésticos, se houver, será pouco relevante e não será sentido no curto prazo", acrescenta o jornal. "Ademais, não há qualquer garantia de que a isenção de impostos seja repassada aos produtos, pois ela pode facilmente ser diluída ao longo da cadeia. Por fim, dificilmente os preços voltarão aos patamares anteriores."

Leia também: https://revistaoeste.com/politica/lula-erra-e-coloca-ovos-como-isentos-de-imposto-em-postagem/

Para o Estadão, o problema dos preços dos alimentos é mais complexo e vai muito além da tributação. "A seca prejudicou o desenvolvimento das lavouras no país e houve quebra da safra de café em países como Vietnã e Indonésia – ou seja, a escassez é internacional", avalia o veículo. "No caso das carnes, a estiagem e as queimadas afetaram sobremaneira a formação das pastagens."

É possível buscar explicações para o comportamento dos preços de cada um dos itens alcançados pelo anúncio do governo, mas, segundo o jornal, seria tão inócuo quanto as medidas anunciadas.

"A população tem percebido, ao fazer suas compras nos supermercados, que a inflação tem afetado produtos e serviços de forma generalizada, como há tempos não se via, e tem cada vez menos paciência com os discursos de Lula – as pesquisas mostram que sua verve já não convence nem mesmo parte de seu eleitorado mais fiel, isto é, a população de baixa renda no Nordeste, região em que sua avaliação despencou", analisa. "Mas podia ser pior. Felizmente, o governo não anunciou a taxação das exportações. Por enquanto."

O post https://revistaoeste.com/imprensa/lula-quer-baixar-precos-dos-alimentos-no-grito-diz-estadao/

.

https://revistaoeste.com/imprensa/lula-quer-baixar-precos-dos-alimentos-no-grito-diz-estadao/

Filha de Lula vai ganhar R$ 17 mil para atuar em cargo no Senado

Assessora parlamentar no https://revistaoeste.com/tag/senado/

desde 2019, Lurian Cordeiro Lula da Silva, a filha mais velha de Lula, mudou de gabinete nesta sexta-feira, 7. As informações são do jornal O Globo.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica

em Oeste

Lurian deixa a Primeira-Secretaria do Senado, onde estava lotada, para exercer a mesma função comissionada no gabinete do senador Rogério Carvalho (PT-SE). Ela vai receber um salário de R$ 17 mil no cargo.

A Primeira-Secretaria do Senado, que funciona como uma espécie de prefeitura da Casa, era comandada pelo PT, mas vai ser dirigida agora pela senadora Daniela Ribeiro (PP-PB).

Lurian Cordeiro Lula da Silva, filha mais velha do petista | Foto: Reprodução/Instagram

Namorado da filha de Lula já tentou se candidatar pelo PT

https://revistaoeste.com/politica/justica-eleitoral-de-sergipe-barra-candidatura-de-genro-de-lula/

. O Ministério Público Eleitoral contestou a candidatura, sob o argumento de que Sampaio vive em união estável com a filha mais velha de Lula.

A Constituição proíbe a candidatura de cônjuges e parentes até o segundo grau do presidente da República, exceto se já ocuparem um cargo eletivo e estiverem concorrendo à reeleição.

O post https://revistaoeste.com/politica/filha-de-lula-vai-ganhar-r-17-mil-para-atuar-em-cargo-no-senado/

.

https://revistaoeste.com/politica/filha-de-lula-vai-ganhar-r-17-mil-para-atuar-em-cargo-no-senado/

Tempestade inunda cidade da Argentina e deixa 10 mortos

A cidade de https://www.google.com/maps/place/Bah%C3%ADa+Blanca,+Buenos+Aires+Province,+Argentina/@-38.7212295,-62.2563724,12z/data=!3m1!4b1!4m6!3m5!1s0x95edbcabdc1302bd:0x76d1d88d241e7a11!8m2!3d-38.7183177!4d-62.2663478!16zL20vMDM2eWhm?entry=ttu&g_ep=EgoyMDI1MDMwNC4wIKXMDSoASAFQAw%3D%3D

, na província de Buenos Aires, na Argentina, enfrenta uma enchente histórica, depois de um temporal atingir a região, nesta sexta-feira, 7. Em 5 horas, choveu mais de 300 mm — fato que causou inundações generalizadas, destruição de infraestrutura e suspensão de serviços essenciais. Até o momento, há a confirmação de dez mortes e de evacuação de mais de mil pessoas.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/mundo/

em Oeste

A tempestade afetou hospitais e a transferência de pacientes. O Hospital Interzonal José Penna, por exemplo, ficou inundado. O transporte público, voos comerciais e aulas foram suspensos.

https://www.youtube.com/watch?v=lIXh9NRi3MY

A prefeitura lançou uma campanha de arrecadação de fundos e donativos, enquanto o Ministério da Defesa disponibilizou bases navais para receber evacuados. O governo de Buenos Aires pediu ajuda federal e mobilizou equipes de resgate, com as Forças Armadas e forças de segurança federais atuando na assistência às vítimas.

Impactos da tempestade na Argentina

Empresas informaram que estão sem abastecimento de água potável e gás | Foto: Reprodução/X

O fornecimento de água potável e o de gás foram prejudicados. A empresa Águas Bonaerenses informou que diversos bairros estão sem abastecimento, e a usina de energia em Cerri ficou submersa, reduzindo a capacidade de fornecimento de gás em 10% da produção nacional, cerca de 13 milhões de m³.

Llegamos a Bahía Blanca y la PNA nos acompañó a recorrer el impresionante operativo que están llevando adelante desde la mañana.

Las Fuerzas están haciendo un trabajo monumental para estar al lado de los afectados por el temporal. https://t.co/bn9EZamD3w

— Patricia Bullrich (@PatoBullrich) https://twitter.com/PatoBullrich/status/1898163044410142929?ref_src=twsrc%5Etfw

O governador Axel Kicillof e a ministra da Segurança Nacional, Patricia Bullrich, viajaram à cidade para coordenar ações de resposta.

O ministro da Economia, Luis Caputo, anunciou um desembolso de 10 bilhões de pesos para auxiliar na reconstrução, enquanto o Banco Nación disponibilizou uma linha de crédito emergencial para os afetados. https://revistaoeste.com/tag/javier-milei/

, presidente da Argentina, suspendeu uma viagem e considera visitar Bahía Blanca neste sábado, 8, conforme informações do Clarín.

Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-257/a-saga-amazonica-de-pedro-teixeira-parte-1/

, artigo de Evaristo de Miranda publicado na Edição 257 da Revista Oeste

As autoridades recomendam que moradores evitem circular pelas ruas devido ao risco de novas inundações e desmoronamentos. Enquanto isso, a Defesa Civil e as Forças Armadas continuam com as operações de resgate.

O post https://revistaoeste.com/mundo/tempestade-inunda-cidade-da-argentina-e-deixa-10-mortos/

.

https://revistaoeste.com/mundo/tempestade-inunda-cidade-da-argentina-e-deixa-10-mortos/

EUA falam com 58 países; Brasil fica de fora

O chefe da diplomacia dos EUA, https://revistaoeste.com/politica/denuncia-contra-bolsonaro-deve-ser-muito-mal-vista-pelo-governo-trump/

, teve conversas telefônicas ou encontros pessoais com representantes de pelo menos 58 países em um mês e meio de governo Donald Trump. Apesar disso, o Brasil ficou fora de sua lista de contatos.

A rede inclui, por exemplo, chanceleres ou primeiros-ministros de todos os integrantes do G20, conforme o site da CNN. Do grupo das 20 maiores economias do planeta, apenas Brasil e https://revistaoeste.com/mundo/marco-rubio-nao-vai-a-reuniao-do-g20-a-africa-do-sul-esta-fazendo-coisas-muito-ruins/

sentiram o peso do isolamento.

EUA conversam até com a Venezuela

Desde a volta dos republicanos à Casa Branca, o secretário de Estado conversou com autoridades de dez países do continente americano: Canadá, México, Argentina, Costa Rica, El Salvador, Guiana, Jamaica, Panamá, República Dominicana e Venezuela. Neste último caso, o diálogo foi com o líder oposicionista Edmundo González, que os Estados Unidos reconhecem como presidente legítimo.

Em janeiro, o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, enviou uma carta a Rubio cumprimentando-o por sua nomeação. Os dois, porém, não se falaram nenhuma vez. Desde então, Trump cita o Brasil frequentemente como um parceiro comercial com tarifas elevadas sobre produtos norte-americanos, como o etanol.

https://www.youtube.com/watch?v=k4bSE0A4B_Y

Fora das questões comerciais, sob o cuidado de outras áreas de governo, o Departamento de Estado esteve no centro de uma polêmica com o Brasil. Na semana passada, o Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental, divisão do Departamento de Estado, postou uma mensagem nas redes sociais com críticas ao Brasil.

“Bloquear o acesso à informação e impor multas a empresas sediadas nos EUA por se recusarem a censurar indivíduos que lá vivem é incompatível com os valores democráticos, incluindo a liberdade de expressão”, disse o escritório no Twitter/X.

Itamaraty reclama de desinformação

Em resposta, o Itamaraty acusa o escritório de distorcer decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação às big techs que operam no país. “O governo brasileiro rejeita qualquer tentativa de politizar decisões judiciais e ressalta a importância do respeito ao princípio republicano da independência dos poderes”.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/mundo/

na Oeste

O post https://revistaoeste.com/mundo/eua-falam-com-58-paises-brasil-fica-de-fora/

.

https://revistaoeste.com/mundo/eua-falam-com-58-paises-brasil-fica-de-fora/

Assista ao Jornal da Oeste de 7/3/2025

O Jornal da Oeste integra a grade de programação audiovisual da Revista Oeste e vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 16h às 17h45. O programa conta com a apresentação de Geisiane Freitas e traz entrevistas exclusivas.

https://www.youtube.com/watch?v=osvxFEzGGX8

Acompanhe os destaques do Jornal da Oeste

Violação dos direitos dos refugiados vem sendo cometida pela Justiça da Argentina em relação aos brasileiros que estão no país governado pelo libertário https://revistaoeste.com/tag/javier-milei/

, às vítimas das manifestações do 8 de janeiro de 2023. Para saber a situação atual dos brasileiros no país vizinho, o JDO conversa com a advogada Carolina Siebra, que representa a Associação dos Familiares das Vítimas do 8 de Janeiro.

Governo petista quer flexibilizar fiscalização sanitária para baixar preços dos alimentos;

Deputados do PT, Lindbergh Farias e Rogério Correia pedem à Procuradoria-Geral da República que Jair Bolsonaro use tornozeleira eletrônica; e

Supremo Tribunal Federal derruba lei de Mato Grosso contra invasores de terra.

+ https://www.youtube.com/watch?v=oMa6hRaNwYg&list=PLa6ZAwmKhIlqJiRbDjmayjAESFpr65Fb-

e veja todas as edições do Jornal da Oeste

O post https://revistaoeste.com/videos/jornal-da-oeste/assista-ao-jornal-da-oeste-de-7-3-2025/

.

https://revistaoeste.com/videos/jornal-da-oeste/assista-ao-jornal-da-oeste-de-7-3-2025/

Francisco tem carta de renúncia em caso de ‘impedimento médico’

O papa Francisco enfrenta há mais de 20 dias, na Policlínica Gemelli, em Roma, uma condição crítica de saúde causada por uma pneumonia. O quadro tem levado a debates no https://revistaoeste.com/tag/vaticano/

sobre os próximos passos para o futuro da Igreja Católica.

Francisco oscila entre momentos de melhora e piora desde a sua internação, em 14 de fevereiro. O pontífice sofreu dois episódios de insuficiência respiratória na segunda-feira 3, mas, desde então, tem se mantido estável.

Agradeço de todo coração as orações pela minha saúde. Que Deus os abençoe e que a Virgem os proteja. Obrigado.

— Papa Francisco (@Pontifex_pt) https://twitter.com/Pontifex_pt/status/1897988102989529351?ref_src=twsrc%5Etfw

Segundo Filipe Domingues, professor da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, o papa, neste momento, toma decisões básicas no hospital com o auxílio de seus assessores.

"Quando eles falam nos boletins que o papa 'realizou atividades de trabalho', é um pouco isso: ele estava ali sentado, lendo algumas coisas, aprovando alguns documentos”, disse Filipe à rádio https://www.bbc.com/portuguese/topics/c7zp5z8vy8jt

. “Ele tem secretários que estão lá e fazem esse trânsito de documentos.”

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/mundo/

em Oeste

O docente explica que, enquanto Francisco estiver consciente, "o que não depende dele avança, e o que depende fica parado até a normalização da situação".

A https://www.vatican.va/news_services/press/index_po.htm

informou, em boletim médico publicado nesta sexta-feira, 7, que o pontífice "teve uma noite tranquila e acordou pouco depois das 8 horas".

Francisco alterna entre ventilação mecânica à noite e oxigenação de alto fluxo durante o dia. Hoje, ele se dedicou a algumas atividades de trabalho e, antes do almoço, recebeu a Eucaristia.

Francisco não apresenta sinais de uma possível renúncia

Em entrevista ao jornal espanhol ABC, em 2022, Francisco disse que assinou, em 2013, um documento de renúncia. O texto apenas seria oficializado em circunstâncias em que uma doença grave o incapacitasse.

Na ocasião, ele destacou que a elaboração desse tipo de material é comum. Ele menciona que alguns de seus predecessores, como os papas Paulo VI e Pio XII, também formularam documentos semelhantes.

O último papa a oficializar uma renúncia foi Bento XVI, que, em fevereiro de 2013, optou por exercer o pontificado de forma emérita. Ele foi o primeiro a abdicar do trono nos últimos 600 anos de catolicismo. Apesar do exemplo de seu antecessor, Francisco ainda não apresenta sinais de uma possível renúncia.

+ Leia também: https://revistaoeste.com/mundo/internado-ha-3-semanas-papa-francisco-manda-mensagem-para-fieis-ouca/

O post https://revistaoeste.com/mundo/francisco-tem-carta-de-renuncia-em-caso-de-impedimento-medico/

.

https://revistaoeste.com/mundo/francisco-tem-carta-de-renuncia-em-caso-de-impedimento-medico/

Fragmentos de nave da SpaceX causam atrasos em aeroportos dos EUA

Fragmentos da nave Starship, da https://www.spacex.com/

, causaram atrasos em aeroportos da Flórida, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira, 6. Em razão disso, a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) determinou que voos com destino aos aeroportos de Miami, Fort Lauderdale, Orlando e Palm Beach permanecessem no solo até que a situação se normalizasse.

As atividades normais foram retomadas por volta das 22h (horário de Brasília). As decolagens atrasaram 45 minutos por causa dos fragmentos.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/tecnologia/

em Oeste

A FAA chegou a ativar restrições de tráfego aéreo nas áreas afetadas pelos destroços da nave. A agência ainda informou que as aeronaves foram desaceleradas ou paralisadas em seus pontos de partida. O objetivo foi garantir a segurança dos voos.

Além disso, a FAA exigiu que a SpaceX, https://revistaoeste.com/tag/elon-musk/

, conduza uma investigação completa sobre o acidente que resultou na perda da nave Starship.

O que aconteceu com a nave Starship

A SpaceX lançou a oitava missão não tripulada da Starship de Boca Chica, no Texas, às 20h30 (horário de Brasília). Apesar do sucesso em capturar e pousar o foguete transportador, a missão não foi completamente bem-sucedida.

Cerca de dez minutos depois da decolagem, a SpaceX perdeu contato com a nave Starship — um contratempo que já aconteceu em um teste anterior, em janeiro.

Depois de a empresa comunicar a perda de contato, vídeos que mostram Starship se desintegrando no espaço, especialmente na região das Bahamas, começaram a ser compartilhados nas redes sociais.

https://twitter.com/revistaoeste/status/1898039768040022157

Um incidente semelhante aconteceu no teste de janeiro, que também obrigou a desvios de voos comerciais na área do Caribe.

O voo da última quinta-feira tinha como objetivo principal implantar, pela primeira vez, quatro réplicas de satélites da Starlink, a divisão de internet da SpaceX, no espaço. Além disso, havia a expectativa de religar um dos motores da nave, o Raptor, em pleno espaço.

Objetivos da missão da SpaceX

Outro objetivo da missão era que, ao final da jornada, a nave Starship realizasse um pouso controlado no Oceano Índico, semelhante ao que ocorreu em missões anteriores.

https://twitter.com/elonmusk/status/1897882442863661065

A manobra inovadora de captura e reutilização dos foguetes, introduzida pela SpaceX em 2024, pode representar uma significativa redução nos custos dos voos espaciais.

O post https://revistaoeste.com/tecnologia/fragmentos-de-nave-da-spacex-causam-atrasos-em-aeroportos-dos-eua/

.

https://revistaoeste.com/tecnologia/fragmentos-de-nave-da-spacex-causam-atrasos-em-aeroportos-dos-eua/

Bolsonaro lança caravana pelo Brasil para mobilizar apoio à anistia e criticar governo Lula

O ex-presidente Jair Bolsonaro planeja uma série de eventos pelo Brasil para mobilizar apoio ao Projeto de Lei da Anistia e criticar o governo Luiz Inácio Lula da Silva. O primeiro encontro ocorrerá em 16 de março, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, seguido por outro na Avenida Paulista, em São Paulo, em 6 de abril.

Segundo o jornal Gazeta do Povo, depois dessas datas, está prevista uma caravana que percorrerá várias regiões do país, começando pelo Sudeste e seguindo para o Nordeste. O foco dos atos é a mobilização pela aprovação do projeto de lei que visa a anistiar os presos pelos atos de 8 de janeiro. A estratégia inclui críticas ao governo atual e visa a manter os apoiadores mobilizados até as eleições de 2026.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica

em Oeste

A direita busca aumentar sua influência no Congresso Nacional e nos governos estaduais. O deputado federal Luciano Zucco (PL-RS) destaca que a caravana pretende “mostrar a importância da anistia, nossa pauta prioritária. E o fora Lula, que todo mundo tem que ter. Esse governo acabou. Se nós não pararmos o Lula, ele quebra o Brasil”.

Nos eventos programados em Copacabana e na Avenida Paulista, espera-se a participação de diversas lideranças e parlamentares. “Serão grandes eventos pacíficos, democráticos, em prol da anistia aos presos do 8 de janeiro, pela liberdade”, comentou Zucco à Gazeta do Povo.

Bolsonaro fará caravana ao Nordeste

https://www.youtube.com/watch?v=qTCFQlxe63A

No Nordeste, a caravana começará pelo Rio Grande do Norte e Pernambuco, e deve prestigiar ex-ministros do governo Bolsonaro, como o senador Rogério Marinho (PL-RN) e Gilson Machado (PL-PE). Fortaleza também está incluída na programação da caravana.

Rogério Marinho planeja uma série de eventos denominados “Rota 22”, com lançamento previsto para 11 e 12 de abril, que contará com a presença de Bolsonaro. O “Rota 22” tem como objetivo posicionar o https://partidoliberal.org.br/

(PL) como a principal força de oposição no Rio Grande do Norte e preparar o terreno para as eleições de 2026.

Durante as mobilizações, também se pretende reforçar o projeto político para as eleições de 2026. Luciano Zucco destaca que “o intuito dessa caravana é mostrar o fortalecimento da direita, com a repercussão das eleições de 2024, quando elegemos uma série de vereadores e prefeitos”.

Os aliados de Bolsonaro estão focados em fortalecer a presença da direita no Senado, com o objetivo de conquistar a maioria no Congresso em 2026, o que inclui deputados federais, senadores e governadores.

Além disso, Bolsonaro já sinalizou apoio a nomes que podem concorrer ao Senado em pelo menos dez Estados para as eleições de 2026.

O post https://revistaoeste.com/politica/bolsonaro-lanca-caravana-pelo-brasil-para-mobilizar-apoio-a-anistia-e-criticar-governo-lula/

.

https://revistaoeste.com/politica/bolsonaro-lanca-caravana-pelo-brasil-para-mobilizar-apoio-a-anistia-e-criticar-governo-lula/

Giorgia Meloni critica decisão judicial que obriga Itália a indenizar imigrantes ilegais

A Suprema Corte de Cassação da https://revistaoeste.com/tag/italia/

determinou que o governo indenize migrantes impedidos de desembarcar no país. A decisão reacende o embate entre o Judiciário e o Executivo, liderado pela primeira-ministra Giorgia Meloni. O valor da compensação ainda será definido pela Justiça.

O caso remonta a agosto de 2018, quando a embarcação Diciotti, da Guarda Costeira italiana, resgatou 177 pessoas no Mediterrâneo Central. Depois de chegar ao Porto de Catânia, o então ministro do Interior, Matteo Salvini, bloqueou o desembarque de 150 migrantes para pressionar outros países a recebê-los. Apenas 27 menores puderam sair imediatamente. A Igreja Católica na Itália, a https://www.revistaoeste.com/tag/irlanda/

e a Albânia assumiram a acolhida dias depois.

A Corte argumentou que o governo violou a liberdade pessoal dos migrantes ao mantê-los confinados. Salvini, acusado de sequestro, teve o processo arquivado pelo Senado.

Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-184/a-crise-migratoria-na-europa/

, reportagem de Carlo Cauti publicada na Edição 184 da Revista Oeste

A primeira-ministra https://revistaoeste.com/tag/giorgia-meloni/

criticou a decisão, alegando que os cidadãos italianos terão de arcar com os custos da indenização a pessoas que tentaram entrar no país ilegalmente.

Para a Giorgia, a decisão judicial parte de "um princípio de indenização altamente questionável, o da presunção de dano, em contraste com a jurisprudência consolidada e com as conclusões do Procurador-Geral da República".

"Em essência, como resultado desta decisão, o governo terá que compensar — com o dinheiro de cidadãos italianos honestos que pagam impostos — pessoas que tentaram entrar na Itália ilegalmente, ou seja, em violação à lei do Estado italiano", escreveu a primeira-ministra. "Não creio que sejam essas as decisões que aproximam os cidadãos das instituições, e confesso que ter que gastar dinheiro com isso, quando não temos recursos suficientes para fazer tudo o que deveria ser certo, é muito frustrante."

https://twitter.com/GiorgiaMeloni/status/1897957184551506390

Giorgia Meloni coleciona atritos com o Judiciário

Salvini classificou a sentença como "vergonhosa" e acusou a Justiça de favorecer imigrantes ilegais. O governo Meloni já enfrentou atritos anteriores com o Judiciário, especialmente em decisões contrárias à deportação de solicitantes de refúgio e na oposição de magistrados à reforma que separa carreiras entre juízes e promotores.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/mundo/

em Oeste

A decisão da Suprema Corte cria um precedente jurídico relevante e intensifica o embate entre os poderes na Itália. A aplicação da indenização e seus impactos políticos ainda serão acompanhados de perto pelo governo e pela sociedade italiana.

O post https://revistaoeste.com/mundo/giorgia-meloni-critica-decisao-que-obriga-indenizar-imigrantes/

.

https://revistaoeste.com/mundo/giorgia-meloni-critica-decisao-que-obriga-indenizar-imigrantes/

Ex-ministra de Bolsonaro vai receber Diploma Bertha Lutz

A advogada Cristiane Britto, ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do governo https://x.com/jairbolsonaro?ref_src=twsrc%5Egoogle%7Ctwcamp%5Eserp%7Ctwgr%5Eauthor

, marcada para 27 de março.

O prêmio é concedida anualmente a personalidades que se destacam na defesa de direitos das mulheres e das questões de gênero no Brasil.

Cristiane será homenageada ao lado de outras personalidades, entre elas, as atrizes Fernanda Montenegro e Fernanda Torres.

Como o diploma é entregue por indicação, a escolha de Cristiane se deu pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que a antecedeu no comando do ministério.

Indicadas ao Diploma Bertha Lutz

Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro de melhor atriz em filme de drama por atuação em Ainda Estou Aqui | Foto: Divulgação/Globo de Ouro

Ani Heinrich Sanders;

Antonieta de Barros (in memoriam);

Bruna dos Santos Costa Rodrigues;

Conceição Evaristo;

Cristiane Britto;

Elaine Borges Monteiro Cassiano;

Elisa de Carvalho;

Janete Ana Ribeiro Vaz;

Jaqueline Gomes de Jesus;

Joana Marisa de Barros;

Lúcia Willadino Braga;

Maria Terezinha Nunes;

Marisa Serrano;

Patrícia de Amorim Rêgo;

Tunísia Viana de Carvalho;

Virgínia Mendes;

Viviane Senna.

Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-259/eles-ainda-estao-ai/

, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 259 da Revista Oeste

O post https://revistaoeste.com/no-ponto/ex-ministra-de-bolsonaro-recebe-diploma-bertha-lutz/

.

https://revistaoeste.com/no-ponto/ex-ministra-de-bolsonaro-recebe-diploma-bertha-lutz/

Alcolumbre utiliza avião da FAB para viajar no Carnaval

Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), presidente do Senado, utilizou uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para viajar a Macapá durante o Carnaval. A viagem, solicitada por "questões de segurança", ocorreu em 28 de fevereiro, com partida às 14h05 e chegada às 16h35.

O voo transportou 11 passageiros, cujas identidades não foram divulgadas. Durante sua estadia, o presidente do Senado participou de diversas atividades carnavalescas, incluindo desfiles em bloquinhos e na escola de samba Império da Zona Norte.

A escola homenageou seus avós com o enredo Isaac e sua Alegria: um conto de amor na passarela da folia.

Alcolumbre diz que "seguiu rigorosamente" a legislação

Em suas redes sociais, Alcolumbre expressou gratidão pela homenagem.

"Agradeço de coração pela linda homenagem aos meus avós, Isaac Menahem Alcolumbre e Alegria Peres, e a todos que ajudaram a construir o Amapá com tanto amor e dedicação. Foi um momento único e emocionante!"

View this post on Instagram

https://www.instagram.com/reel/DGpXTj1MLFe/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading

O uso de aeronaves da FAB por autoridades está regulamentado pelo Decreto nº 10.267, de 2020, que permite a solicitação de transporte aéreo por motivos de segurança, emergência médica ou para viagens a serviço.

Alcolumbre afirmou seguir rigorosamente a legislação e negou qualquer irregularidade no uso do avião.

Custo e regras do uso de aeronaves da FAB

O custo de um voo da FAB pode chegar a R$ 70 mil, oferecendo comodidades como ausência de filas, assentos confortáveis e privacidade. No ano passado, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), também utilizou uma aeronave da FAB para comparecer ao Carnaval em Salvador e no Rio de Janeiro.

Além disso, durante o período carnavalesco, Alcolumbre esteve acompanhado do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, ex-governador do Amapá, em várias ocasiões. Embora Alcolumbre tenha sido ativo nas festividades, não há registros de sua participação em reuniões ou agendas oficiais durante a viagem.

Este foi o segundo voo de Alcolumbre nas asas da FAB desde que reassumiu o cargo de presidente do Senado em fevereiro. Em nota ao portal Metrópoles, a equipe de Alcolumbre também afirmou que o uso da aeronave está dentro dos parâmetros legais.

"O uso de aeronaves da Força Aérea Brasileira pelo Presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, está expressamente previsto no Decreto nº 10.267, de 2020"”."

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/

em Oeste

O post https://revistaoeste.com/politica/alcolumbre-utiliza-aviao-da-fab-para-viajar-no-carnaval/

.

https://revistaoeste.com/politica/alcolumbre-utiliza-aviao-da-fab-para-viajar-no-carnaval/

Governo Lula: com rombo recorde, estatais mantêm foco em ‘diversidade’

Depois de registrarem https://revistaoeste.com/economia/governo-lula-deficit-das-estatais-federais-em-2024-e-o-pior-da-historia/

do mundo.

Na última quinta-feira, 6, dirigentes de 33 empresas estatais federais fizeram a primeira reunião de trabalho para "reafirmar o compromisso com a diversidade, equidade e inclusão" que consta de um pacto assinado em novembro do ano passado.

+ https://revistaoeste.com/mundo/nissan-decide-abandonar-praticas-da-cultura-woke/

Na reunião, os dirigentes de estatais como os https://revistaoeste.com/economia/em-2-meses-correios-tem-prejuizo-de-r-1-bilhao/

, elaboraram um "posicionamento público" no qual ressaltam "a importância da diversidade nas organizações em um momento de grandes debates sobre o assunto".

"O texto destaca a diversidade como uma força essencial para as empresas públicas e para a sociedade, promovendo inovação, melhores decisões e desempenho, e enfatiza a necessidade de ações contínuas para assegurar a inclusão e o respeito às diferenças, convidando outras organizações a se engajarem nessa causa", diz um comunicado do Ministério da Gestão e Inovação.

Lula, durante visita à Petrobras | Foto: Ricardo Stuckert/PT

Grandes multinacionais norte-americanas, como Meta, Amazon, Jonh Deere, https://revistaoeste.com/economia/mcdonalds-decide-mudar-praticas-de-diversidade-na-empresa/

.

+ https://revistaoeste.com/mundo/pepsi-e-citi-mais-empresas-abandonam-agenda-woke/

Além das estatais, o "pacto pela diversidade" inclui o Ministério da Igualdade Racial (MIR), o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e o Ministério das Mulheres (Mulheres).

Leia o posicionamento público Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão

Diversidade é potência. As organizações são diversas. A sociedade é diversa. O mundo é diverso. Muitas vezes, o óbvio precisa ser repetido, para reafirmarmos o que realmente importa: diversidade é potência.

Avançar em direção a um ambiente verdadeiramente inclusivo não é uma tarefa fácil. Requer coragem para enfrentar desafios gigantescos.

Os avanços foram obtidos lentamente ao longo dos anos, mediante a atuação do poder público, das empresas e da sociedade. A valorização da diversidade se mostrou eficaz e um diferencial para empresas e organizações que buscam ser mais eficientes, entregar melhores produtos e serviços e tomar melhores decisões.

+ https://revistaoeste.com/brasil/vale-troca-agenda-emwoke-em-por-desempenho-e-merito/

Para que não ocorram retrocessos, são necessárias políticas, programas e atitudes que sustentem a agenda de diversidade. Estamos muito distantes de um ideal, o que requer não apenas a manutenção das ações existentes, mas também a sua ampliação e aprofundamento, alcançando mais pessoas, conectando pautas, estratégias e agendas.

A pluralidade de pessoas, com características, origens, experiências, crenças e pensamentos diferentes aliada ao respeito e à valorização das diferenças contribui para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Atrai mais gente, retém as pessoas nas instituições, aumenta o engajamento e o senso de propósito de cada uma e cada um que fazem o dia a dia das instituições.

Leia também: https://revistaoeste.com/mundo/o-recuo-da-agenda-iwoke-i-representa-a-volta-do-bom-senso/

Agir para que cada vez mais pessoas diversas sejam incluídas é agir com integridade. É o certo a ser feito e fazer o certo é, sempre, inegociável. A sociedade brasileira precisa estar representada nas organizações.

Diversidade é potência. Porque é também inovação. Melhora a qualidade e a velocidade das decisões. Potencializa a eficiência, traz novas perspectivas para questões complexas e fortalece a gestão. Diversidade é potência porque é cultura, é estratégia, é desempenho, é engajamento, é valor. Diversidade já se mostrou eficaz e um diferencial para as organizações.

As lideranças das organizações têm papel essencial. Servem de inspiração e são responsáveis por criar e manter uma cultura baseada na inclusão, onde todas as pessoas tenham a oportunidade de expressar genuinamente a sua identidade, fazer entregas de valor e prosperar.

+ https://www.revistaoeste.com/no-ponto/petrobras-faz-evento-para-celebrar-pessoas-trans/

Líderes devem servir como bons exemplos de comportamento inclusivo. Sendo assim, as organizações precisam selecionar e desenvolver lideranças que pratiquem, em seu dia a dia, o respeito a todos os indivíduos, independentemente de suas características e marcadores sociais, combatendo, dentre outros males, o assédio, a retaliação e a discriminação.

As empresas que compõem o Pacto continuarão sendo guiadas pela valorização da singularidade das pessoas. A contribuição de cada um e cada uma é essencial para que continuemos alcançando os nossos objetivos, individual e coletivamente. Para isso, atuaremos para termos um ambiente de trabalho cada vez mais acolhedor, onde todas as pessoas tenham segurança para serem quem são, sendo ouvidas, respeitadas e incentivadas a desenvolverem seu potencial. Diversidade é potência.

Cientes do nosso papel estratégico, reafirmamos nosso inequívoco compromisso com essa agenda nas organizações que compõem o Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão das Empresas Estatais Federais, contribuindo para a construção de um país mais justo, inclusivo e sustentável.

+ https://revistaoeste.com/politica/a-agenda-woke-da-nova-presidente-do-superior-tribunal-militar/

Seguiremos firmes no cumprimento de compromissos assumidos e na implementação de ações efetivas de valorização das diferenças e de promoção da inclusão de pessoas pertencentes a grupos sub-representados.

As estatais representam cerca de 6% do PIB nacional e empregam mais de 436 mil pessoas. A cadeia de fornecedores é enorme e está presente em todos os estados brasileiros. Esse posicionamento também reforça o nosso compromisso com o Brasil e com a nossa sociedade.

" alt=""/>A ministra de Gestaõ, Esther Dweck, ao centro, durante assinatura do Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão nas Empresas Estatais Federais - novembro/2024 | Foto: Divulgação/Governo Federal

Diversidade é potência. O futuro que queremos não será construído apenas por palavras, mas por ações concretas. É preciso intencionalidade, determinação e muito trabalho. A união de nossos esforços é essencial para vivermos em uma sociedade mais justa, em que o respeito aos direitos humanos seja uma prioridade e o bem comum, uma realidade.

Incentivamos outras organizações, que efetivamente acreditem na sua responsabilidade de permitir que as pessoas desenvolvam todo seu potencial, avaliem a relevância de também emitirem um posicionamento público em defesa da diversidade, da equidade e da inclusão, reafirmando a continuidade de suas iniciativas.

+ https://revistaoeste.com/cultura/como-desarmar-a-cultura-woke-um-livro-para-quem-cansou-do-progressismo-universitario/

Diversidade é potência. O momento é agora. Vamos fortalecer essa agenda, aprofundá-la e avançar e convidamos a sociedade brasileira e as empresas que aqui atuam a fazerem o mesmo.

As empresas signatárias deste documento são:  Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (AMAZUL), Autoridade Portuária de Santos (APS), Banco da Amazônia (BASA), Banco do Brasil (BB), BB Tecnologia e Serviços (BBTS), Banco do Nordeste (BNB), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), CAIXA, Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Casa da Moeda do Brasil (CMB), Companhia Docas do Ceará (CDC), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Correios, Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Empresa Gestora de Ativos (EMGEA),  Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBpar), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobras), Infra SA, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Serviços de Navegação Aérea (Nav Brasil), Petróleo Brasileiro S.A (Petrobras), Pré-Sal Petróleo S.A (PPSA), Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Serviço Geológico Brasileiro (SGB) e a Telecomunicações Brasileiras S.A (Telebras).

O post https://revistaoeste.com/politica/governo-lula-com-rombo-recorde-estatais-mantem-foco-em-diversidade/

.

https://revistaoeste.com/politica/governo-lula-com-rombo-recorde-estatais-mantem-foco-em-diversidade/

PIB cresce 3,4% em 2024, diz IBGE

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 3,4% em 2024, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em termos nominais, totalizou R$ 11,7 trilhões no ano. O resultado veio abaixo da expectativa do mercado financeiro, que projetava uma alta de 4,1% no ano.

O crescimento foi mais forte do que o observado em 2023, quando a atividade do país cresceu 2,9%.

Em atualização.

O post https://revistaoeste.com/economia/pib-cresce-34-em-2024-diz-ibge/

.

https://revistaoeste.com/economia/pib-cresce-34-em-2024-diz-ibge/

Lula faz 1ª visita a assentamento do MST depois de desavenças com o grupo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realiza nesta sexta-feira, 7, sua primeira visita a um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em seu terceiro mandato. O evento consta na agenda oficial do petista e está marcado para às 13h35.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/

em Oeste

A ida de Lula a Campo do Meio, no sul de Minas Gerais, a 335 km de Belo Horizonte, é vista como um gesto de reaproximação do presidente com o movimento, depois de uma série de divergências entre líderes e integrantes do governo.

A cerimônia desta sexta-feira ocorre na escola Eduardo Galeano, reconstruída depois de ter sido demolida em 2020, durante confrontos entre o MST e a Polícia Militar no processo de reintegração de posse do acampamento Quilombo Campo Grande.

Lula vai anunciar mais de 12 mil lotes para a reforma agrária

O governo vai anunciar a destinação de 12.297 lotes distribuídos em 138 assentamentos, incluindo o próprio Quilombo Campo Grande, em 24 Estados do país. Outro ponto de destaque deve ser o lançamento do Desenrola Rural, um novo programa para renegociação de dívidas de produtores.

https://www.youtube.com/watch?v=NwepcRLH4Qg

"O ato no local onde existe talvez o maior conflito pela terra no país representa a retomada da reforma agrária por parte do Estado brasileiro. Isso nos coloca de novo numa relação harmoniosa com o governo, mas o MST tem sua autonomia", afirma o dirigente do MST em Minas, Silvio Netto, ao jornal Folha de S.Paulo.

Ele evitou críticas diretas ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira (PT), e afirmou que a decisão sobre uma possível substituição no comando da pasta cabe ao presidente.

Leia também: https://revistaoeste.com/politica/lula-planeja-1a-visita-a-acampamento-do-mst-do-atual-mandato/

Como revelou a Folha, aliados de Lula avaliam que o evento desta sexta-feira pode servir como um teste para avaliar a permanência do ministro.

O post https://revistaoeste.com/politica/lula-faz-1a-visita-a-assentamento-do-mst-depois-de-desavencas/

.

https://revistaoeste.com/politica/lula-faz-1a-visita-a-assentamento-do-mst-depois-de-desavencas/

Presidente do Banco Central explica, em vídeo, mudanças do Pix

A partir de abril de 2025, o Banco Central vai implementar novas regras para o sistema de pagamentos Pix, com o objetivo de cancelar chaves que não estejam vinculadas a pessoas ou empresas reais. O anúncio das https://revistaoeste.com/economia/banco-central-muda-regras-do-pix-para-reforcar-seguranca-e-combater-fraudes/

foi feito na quinta-feira 6.

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, explicou que as mudanças têm como objetivo combater fraudes e aumentar a segurança do sistema.

https://twitter.com/BancoCentralBR/status/1897814942566195635

O Banco Central estima que cerca de 8 milhões de chaves Pix associadas ao CPF serão impactadas. Atualmente, existem 836 milhões de chaves Pix cadastradas, sendo 796 milhões de pessoas físicas. Deste total, 1% apresenta problemas.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/economia

em Oeste

As inconsistências identificadas nas chaves Pix pelo Banco Central incluem: 4,5 milhões com grafia inconsistente, 3,5 milhões de titulares falecidos, 30 mil suspensas, 20 mil canceladas e mil nulas.

Além disso, a alteração de informações vinculadas a chaves aleatórias será proibida. Chaves do tipo e-mail não poderão mais mudar de titular. Entretanto, chaves associadas a números de celular pré-pagos poderão transferir titularidade, uma vez que esses números frequentemente mudam de dono.

Impacto nas chaves Pix vinculadas a CNPJshttps://wainews-homolog.streamlit.app/~/+/#impacto-nas-chaves-pix-vinculadas-a-cnpjs

Há cerca de 39,8 milhões de chaves Pix vinculadas a CNPJs, com 95% em situação regular. Contudo, aproximadamente 2 milhões de chaves apresentam inconsistências em relação aos dados da Receita Federal.

“Com as novas medidas, será mais difícil para os golpistas manterem chaves Pix com nomes diferentes daqueles armazenados nas bases da Receita Federal”, afirmou a instituição em comunicado.

Essas medidas fazem parte do esforço do Banco Central para aprimorar a segurança do sistema financeiro brasileiro e constam da https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&numero=457

.

"É importante salientar que as medidas aprovadas não irão mudar em nada a forma como as pessoas e as empresas fazem ou recebem Pix. Elas são medidas operacionais, que trazem mais exigências de segurança para os participantes, a fim de combater as fraudes no Pix", afirmou a instituição. "A segurança é um dos pilares fundamentais do Pix e é entendida como um processo contínuo. Em função disso, o BC atua de forma permanente para garantir a manutenção do elevado patamar de segurança."

O post https://revistaoeste.com/economia/presidente-do-banco-central-explica-mudancas-do-pix-em-video/

.

https://revistaoeste.com/economia/presidente-do-banco-central-explica-mudancas-do-pix-em-video/

América mostra a Moraes que não tolera tiranos

Em reportagem publicada na https://revistaoeste.com/revista/edicao-258/

da Revista Oeste, a jornalista Ana Paula Henkel destaca que o Comitê Judiciário dos Estados Unidos (comparado à CCJ, no Brasil) acusou diretamente o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre Moraes de pisotear a liberdade de expressão e exercer o poder judicial como um tirano.

A Casa aprovou a “Lei Sem Censores em Nossas Costas” ("No Censors in Our Shores Act") com uma maioria expressiva — um ataque legislativo direto a Moraes por suas ações controversas contra plataformas como X e Rumble.

Leia um trecho da reportagem sobre Alexandre de Moraes:

"A resposta do Comitê Judiciário reflete uma narrativa americana mais ampla, que visa, inclusive, a usar o caso de Moraes para muitos censores na União Europeia: o alcance de Moraes sobre plataformas e contas baseadas nos EUA viola não apenas os direitos brasileiros, mas a soberania americana.

A 'Lei Sem Censores em Nossas Costas' se inspira na Lei Magnitsky, sinalizando uma disposição para punir autoridades estrangeiras percebidas como ameaças aos valores americanos — um passo sem precedentes contra um ministro de uma Suprema Corte em exercício."

A reportagem https://revistaoeste.com/revista/edicao-258/a-terra-dos-livres-nao-tolera-tiranos/

está disponível a todos os mais de 100 mil assinantes da Revista Oeste.

Congresso Americano, mais uma vez, que fez o papel do nanico e omisso Congresso brasileiro | Foto Lula Marques/ Agência Brasil

Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.

Revista Oeste

A Edição 258 da Revista Oeste vai além do texto de Ana Paula Henkel. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de J.R. Guzzo, Augusto Nunes, Rodrigo Constantino, Carlo Cauti, Anderson Scardoelli, Alexandre Garcia, Guilherme Fiuza, Tiago Pavinatto, Edilson Salgueiro, Adalberto Piotto, Carlo Cauti, Roberto Motta, Rachel Díaz, Miriam Sanger, Dagomir Marquezi, Loriane Comeli, Matthew Petti e Daniela Giorno.

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta https://br.revistaoeste.com/assine/

, escolher o plano e seguir os passos indicados.

O post https://revistaoeste.com/mundo/america-mostra-a-moraes-que-nao-tolera-tiranos/

.

https://revistaoeste.com/mundo/america-mostra-a-moraes-que-nao-tolera-tiranos/