Na Alemanha, vi cartaz anunciando concerto de orgão na catedral. Decidi conhecer a catedral logo antes e ficar pro concerto.
Andava tranquilo admirando os altares laterais e vitrais, quando me mandaram sair, 30 min antes do concerto. Saindo pela porta principal, haviam colocado mesas como bilheteria, e, como era o único que estava já dentro, fui o 1o a comprar ingresso antes de abrirem os portões. Voltei pra dentro. Até hj não entendi se furei fila, mas me venderam o ingresso, então...
Só depois de comprar o ingresso olhei pra trás e não acreditei na muvuca, a praça lotada, uma fila dando voltas e voltas, e alguns olhares feios de trás do portão fechado, por eu já estar com o ingresso na mão. Lotou a catedral, alguns milhares de pessoas.
Pra ouvir um organista solo. Bach, Buxtehude, etc.
Povo com QI > 100, é assim.
Nos EUA, cansava ouvir, antes da orquestra tocar, 15 min de choradeira por doações. Entendi qdo ouvi isso:
"Pedimos $$$ ao prefeito. Ele nos recebeu, mostramos custos, orçamento, detalhes, depois respondeu:
- Aceitei recebê-los pois orquestra é caro, historicamente depende do estado, e é alta-cultura. Não recebo artistas individuais e grupos menores. Pra vocês, cubro 25% do orçamento.
Mas prefeito, tá dificil, assim, fecharemos... São anos de crise, nos reergueremos...
**-Pena. Nasci aqui, me orgulho de vocês. Caberia no meu orçamento. Mas, se não conseguem levantar 75%, significa que a economia local não vos comporta mais, e não merecem existir.** "
Era orquestra sinfonica completa. Anos de crise sim, mas anos antes competiram em atrair musicos russos, vindos depois do fim da URSS, e salarios inflacionaram.
Enchiam um teatro enorme de 3 andares (povo com QI > 100 é assim), mesmo assim ingressos só cobriam 25%. 50% da bufunfa precisava vir de doações e patrocínio.
Bostil, quanta diferença!
Qq aspirador de pó arrota no palco e fica milionário na Lei Arrotanet! 💩 Nem precisa do público!
Já viram politico dizer algo como esse prefeito?
pouco tempo atras, concurso c/ menos de 5 vagas nem precisava nenhuma quota. Metem um calculo doido pra % total de quotistas ser a desejada, e alguns concursos com poucas vagas ficam todos quotistas.
Mas, qdo os trouxas aceitaram metade quotista, já perderam metade das vagas.
link sem paywal, da propria cidade
WTF! Novus ordo luparum! 🤣
Ligando pontos geopoliticos: Saudis compram misséis anti-aéreos Russos, com risco de sançoes americanas como ocorreu com a Turquia.
Não é *SÓ* frescura e briga comercial/política pela venda imediata.
Defesa anti-aérea precisa ser integrada com radares e sistemas de comando & controle (C&C). Radar detecta inimigo aéreo, envia dados para C&C, que aloca e controla meios de defesa, caças, mísseis, o que for. Ao integrar sistemas russos e americanos, *SE* isso não for bem coordenado, há o risco de técnicos russos precisarem aprender sobre sistemas radares e C&C ocidentais para a integração funcionar da parte deles. Ou, dos russos estarem presentes em exercícios e manutenções, etc.
Resumo: usar equipamento de vários blocos cria várias complicações técnicas envolvendo segredos, que podem ser contornadas, mas custam esforço extra.
Outro aspecto: Qdo Israel humilha sírios e iranianos destruindo a defesa aérea russa deles sem perdas de caças, outros exércitos entendem que sistemas russos antigos são inúteis contra modernos caças ocidentais. Daí os russos não tem opção senão... melhorar os sistemas deles e convencer compradores que as diferenças são significativas. Ou vender pra exércitos menores que não esperam inimigos sofisticados. Ou vendas motivadas por política ou corrupção.
Resumo: "O perdedor vende menos". Toda treta envolvendo armas sofisticadas tem esse ângulo.

Real: Portugues na calçada em SP, com camisa verde da seleção portuguesa. Por acaso parou onibus da Gaviões, cuspiram e tacaram latinha (com mijo) nele. Ele gritou e mostrou o escudo: "É Portugal!!!"
Os corinthianos pararam, silêncio, um olhando pro outro. Até que um espirito de porco (haha!) falou: é portugal, mas é verde!
E voltaram a cuspir e jogar latinha no portuga, que saiu correndo.
To see replies, check the 'inbox' in the left menu, not the 'followed'
Also, every post has a button at the top right to show its thread.
to know if you have followers, try searching for your own npub in: https://nostr.band/
Univ. publicas americanas espelham as privadas, maximizando autonomia e flexibilização.
No bostil, é de ponta-cabeça..
Leia bios de cientistas famosos. Vários, depois de se destacar, não fizeram 'concursos'. Foram *convidados* a trabalhar em univ. ou inst. de pesquisa top dos EUA. Quem pretende investir em alguma área, convida quem vem se destacando.
Sim, passa por comissões pra evitar nepotismo e há também chamadas publicas para candidatos a vagas indefinidas. Mesmo assim a avaliação do comitê é subjetiva, evitando a numerologia de concurso bostileiro.
Univ. publicas lá, espelham e replicam isso até onde a legislação de cada estado permite.
Aqui, várias PUCs e outras privadas se vangloriam de 'concursos impessoais e objetivos, similares aos de instituições públicas renomadas'
Contar pontinho pra paper conforme a tabela da CAPES e outros pontinhos tabelados pra tudo o mais que o cara fez. E alguns candidatos colocam no Lattes cada vez que mijam e acertam no buraco.
PS: Sim, há muitas univ. publicas americanas. Normalmente, estaduais, controladas por fundações, mas quem pagou imposto por alguns anos no estado paga uma tuition muito menor. E o nível de luxo dos prédios é bem menor que as univ. top privadas.
FED+EBC declaram guerra ao BTC. Taxar, proibir.
decifrando o economês, se existir outra opção de investimento seguro, então os trouxas não comprarão mais títulos do governo? Ergo, precisamos proibir. É isso?
"fantasizes about 'legal prohibition' and extra taxes on bitcoin to ensure government debt remains the 'only risk-free security.'"
PS: Aqui, mastigado, parece ser isso mesmo.
Pennsylvania House of Representatives passed a bill that protects residents' rights to self-custody digital assets, ensures their ability to use bitcoin as a payment and provides explicit guidelines around taxing bitcoin transactions
bitcoin advocacy group Satoshi Action Fund (SAF), is the latest effort to help lawmakers understand the nuances of blockchain technology and bitcoin. SAF has succeeded in helping write and pass similar legislation in 20 other states
as vezes, politico vive na bolha dele, e precisa alguem vir fura-la.
aqui, não importa, mesmo se chegar nesse ponto invalidam a lei depois.
Varias noticias sobre SanFran, CA virando Mexico do Norte.
nevent1qqsqt2d3zkm6svz3s0vvtnwvwr5f7vqlh063dx33nhh7hqcpn09h6sqg5k7f4
nevent1qqsr6swezca2sna5tzrgjwespv54yepqhkzjg2749nrpumwlppll0tgvn2csn
De todas as inúmeras coisas que eu sou grato ao meu Deus
https://video.nostr.build/734ceaaa9a7ab2e15a705948eedfa0b7c63f26401e95476c5e72b08e8ca9d60d.mp4
Ter saído do Rio de janeiro foi a maior, estado do Rio nunca mais.
Em breve serei grato por sair do bostil 🙏
sem detalhes, bem geral pra nao doxar...
mas vai pra onde fazer o que?
Fofoca italiana: La Sapienza, univ. top da Itália, abriu vagas pra estrangeiros. Encheu de indiano. Que, se deixar, colam em tudo.
Resultado: menos labs e trabalhos pra casa, mais provas e trabalhos na sala, inclusive prova oral. A IA empurra na mesma direção, revertendo a tendencia das ultimas décadas.
Já dei prova oral, por grupo, pra turma pequena. Dá trabalho. Os alunos detonaram minha avaliação docente... (tava cagando pra isso, mas enfim) talvez pq não tinha como fugir, enrolar... Lembro de algumas carinhas tristes olhando pro chão. E a nota era 'resolveu' ou 'não resolveu'.
As más linguas que habitam corredores dizem que oficial-general transferido mandou transferir a esposa junto, de UF fim-do-mundo pra escola militar... Pra ministrar eletiva de humanas, sem demanda. Remota, pq o marido foi transferido de novo e a fraudemia abriu precedente.
E acampavam esperando que esses caras fossem salvar a nação... 🫡
nostr:npub15hhygatg5gmjyfkkguqn54f9r6k8m5m6ksyqffgjrf3uut982sqsffn4vc e nostr:npub1ayvrrlpygam2ruyx2lhtkvgjc53wjd3vvvs0ysjqh3pwhryaju7qd60eq3 , aqui uma cantiga galego-portugues medieval. é fácil procurar outras.
O rei afonso X de Castela foi criado na galícia e preferia escrever musica em galego-portugues.
Alías, a separação galego x portugues só veio com a consolidação do reino de portugal, na epoca dele eram uma lingua só. https://pt.wikipedia.org/wiki/Afonso_X_de_Castela
Aliás, qdo estive na Galícia, lojistas percebiam que eramos turistas BR, e pediam pra falar em portugues mesmo, não precisava de ingles.
O contexto da música: no mes de Mayo, cada nobre vinha com um numero de soldados pre-combinado. Depois das festas marianas de maio, e de algum treinamento, partiam em campanha militar de verão, seja patrulhas contra bandidos, seja guerra de verdade. Todo ano.
Alguns não cumpriram o combinado com o rei-poeta, que musicou as faltas deles para a posteridade e os mandou 'non ven al mayo'.
Letra: https://pt.wikisource.org/wiki/O_que_da_guerra_levou_cavaleiros
https://universocantigas.gal/cantigas/o-que-da-guerra-levou-cavaleiros
versao com letra em PT e ENG. havia um site academico com uma analise detalhada dessa letra, mas não acho. essa traducao do YT esta literal demais em alguns aspectos, algumas palavras/expressoes tinham outro significado.
nostr:npub15hhygatg5gmjyfkkguqn54f9r6k8m5m6ksyqffgjrf3uut982sqsffn4vc e nostr:npub1ayvrrlpygam2ruyx2lhtkvgjc53wjd3vvvs0ysjqh3pwhryaju7qd60eq3 , aqui uma cantiga galego-portugues medieval. é fácil procurar outras.
O rei afonso X de Castela foi criado na galícia e preferia escrever musica em galego-portugues.
Alías, a separação galego x portugues só veio com a consolidação do reino de portugal, na epoca dele eram uma lingua só. https://pt.wikipedia.org/wiki/Afonso_X_de_Castela
Aliás, qdo estive na Galícia, lojistas percebiam que eramos turistas BR, e pediam pra falar em portugues mesmo, não precisava de ingles.
O contexto da música: no mes de Mayo, cada nobre vinha com um numero de soldados pre-combinado. Depois das festas marianas de maio, e de algum treinamento, partiam em campanha militar de verão, seja patrulhas contra bandidos, seja guerra de verdade. Todo ano.
Alguns não cumpriram o combinado com o rei-poeta, que musicou as faltas deles para a posteridade e os mandou 'non ven al mayo'.
Letra: https://pt.wikisource.org/wiki/O_que_da_guerra_levou_cavaleiros
https://universocantigas.gal/cantigas/o-que-da-guerra-levou-cavaleiros
olha q Port. foi um dos países mais picados. Perseguição envolvendo emprego, guarda dos filhos, escola. Até o partido CHEGA, supostamente de direita, entrou na onda e não se opõs.
Até eles começaram a retroceder. Bostil? Nem se morrer metade.
Alias, porque projetor é tão pior que TV?
palestra com sala com TV, conecta HDMI, funciona de primeira.
Com projetor, fica aquela zona de config, demora, troca entrada, reboota....
Ok, TVs são mais sofisticadas, o HW é melhor... Mas projetor é tão pior assim? Há linux com drivers stacks decentes até pra Raspberry PI, pq não fazem um projetor que funciona?
Sala de aula com TVs ==> alunos assistem TV. (Univ. publica top em SP)
Antes, só um projetor, dificil de ver do fundão. Reclamação válida.
Colocaram 4 TVs, 2 na frente, 2 no meio, agora visão perfeita pra todos.
Sem cabo, só wifi pra pegar a 'projeção' do professor.
Resultado: alunos instalaram app na TV, pra canal de TV via internet, e o fundão começou a ver TV durante a aula. O técnico percebeu qdo o app deles merdou algum config.
se tiver uma guerra e colapso que ferre a internet, terei pena de algumas pessoas.
desses aí, não. 👍


