Mas é só voltar ao passado. Empréstimos eram muito menores e concedidos a reis e grandes comerciantes que possuíam nome e garantias. O exemplo notório é aquele do Mercador de Veneza.
A resposta simples é essa: Não, não haveria empréstimos pra se comprar uma casa ou uma geladeira (consumo). Mas sim pra grandes empreendimentos com risco retorno melhor do que só segurar bitcoins. Um desses momentos, foi no passado, o patrocínio da Coroa Espanhola para descobrir umarotaa mais curta para as Índias.
Gostei da sua provocação, vou te seguir.
Cara, analisando isso:
1. Bullish pra caralho pro bitcoin se dissociar desse shitshow;
2. Ficou na cara q isso é retribuição para os amigos doadores de campanha.
Hehe, sugiro então seguir menos brasileiros. Um dos motivos de ter fugido do X
É, pq nome correto disso é fascismo
Vc deu a entender q so daria pra comprar bitcoins usando dólares. Pra vender, n.
Como vc gasta na lava sem um cartão? Com cartão virtual?
É, com um cartão físico acoplado a conversão BTC<-> USD ficaria bom mesmo hein esse esquema da lava.
Em um passo (vender BTC), já carregaria um cartão (na Wise tbm é um passo, mas existe a chance de ser scamado na hodhodl... fora o spread de uns 5% q pedem e tal). Como é o spread na lava? Parecido com binance?
Lava só daria pra gastar em dólares. A Wise tem um pézinho aqui. Recebe / envia PIX. Mas por outro lado, possibilita pagar coisas aq com reais com cartão.
Enfim, trade offs
Isso aí. Se nunca mais voltar pra real é excelente.
Da mesma forma a Wise n informaria, pq ela nao sabe que os dólares entram e saem de alguem, pela hodlhodl.
Acho a Wise melhor nesse aspecto pq vc pode tanto comprar como vender (se quiser usar pra gastar ao invés de comprar bitcoins). E enquanto estiver em dólares, n tem pix.
E nos dois arranjos, n tem o risco do P2P te caguetar, pq só os brasileiros (q tratam em real) podem te ferrar se forem espremidos pela Receita.
Nao tem jeito, eles n têm como cercar todo mundo. Só os americanos é q teria uma maior condição.
Uma forma interessante de comprar Bitcoin e que a Receita provavelmente não vai saber:
1- Vc converte Reais para Dólar no Banco Inter por exemplo.
2- Baixa o app da https://www.lava.xyz/. Nesse app vc vai criar um cadastro simples e você vai receber uma conta virtual em Dólar.
3- Você manda os dólares do Banco Inter por ACH para essa conta que você criou na Lava.
4- Dentro do app da Lava, você compra os Bitcoins.
Eu gostei disso, só precisa saber se a conversao no banco inter é considerado "câmbio". Vc descobre isso no Registrato, já fez esse teste?
Pensado desse jeito vc pode fazer o mesmo pela Wise. Pix -> Wise (USD) -> BTC (hodlhodl).
O pix o governo vê, mas vc pode dizer q é pra gasto
Eu acho que o problema nesse caso nao foi a auto custodia, mas sim a dificildade de ingressar / relacionar com Bitcoin no mundo oficial.
PlanB foi claro em mencionar que ele fez isso por simplicidade. Ou seja, ele quer igualar o acesso das porcarias fiat dele com a posicao de Bitcoin agora fake dele.
Mais um que nao entendeu que Bitcoin ou só se holda ou só se gasta. Pq até pra esse último é difícil (ok, nem tanto qto ficar coordenando com "investimentos" fiat).
De resto, sempre lembro o que o Andreas Antonoupolous dizia, que pra uma nova prática pegar, ela deve ser 10x melhor que a anterior. E estamos longe disso na função meio de pgto (ok, chegsmos nisso na função reserva de valor e soberania).
Se nao fosse proibido, vc sinceramente n acha q haverua mais usuários?
Puxa vida, parece q o risco de IR preso pesabum pouco na decisão, n acha?
É proibido aceitar dólares no Brasil como meio de pagamento. Sendo uma moeda superior e universal remote aceita em todo mundo, por que vc acha q a padaria n aceita essa forma de pagamento?
Antigamente, a pessoa só se importava em ganhar dinheiro.
Hoje, além disso, existem mais dois "empregos": saber onde investir e trabalhar pra Receita Federal no preenchimento da Declaração.
Por que esse intróito? Pq eu percebo que as pessoas sentem essa dor... mas n sabem por que? Qtos aq já n foram presenteados com o suspiro " só quero investir em algo seguro e sem risco"... sendo q isso n existe?
Meu prognóstico. N fale sobre bitcoin, comece pelo básico: "Qq coisa q vc invista no Brasil é atrelado ao real... veja o q aconteceu com o USDBRL. Sendo assim, qq investimento aq tem q levar isso em consideração... Depois de tudo isso, vc acha viável investir no Brasil?"
Se a pessoa voltar a fazer perguntas, explique e mostre a evolução do M2 daq e dos EUA. Só na 3a tentativa dela fale sobre bitcoin.
Eu percebo q o interesse de noicoiners vai e vem... Mas a pessoa n tem tempo pra lidar com dinheiro e quer terceirizar tudo. É como se fosse uma espécie de obrigação, um passivo. Uma especie de dever de casa q a gente fazia qdo criança, pra fazer logo e se livrar pra brincar.
Tem um pouco a ver com o que estava dizendo:
https://damus.io/note128twxh3zgvjyjfnj97kne8ftw5ezg9w9xmuacdgdjuphkgatvccsw9fn5u
Boa análise, a questão dos aliases é relevante msm. Problema q deveriam ser infinitos, mas o Protonpass dá só 10 de graça.
Sobre logar, n vejo problema. É como logar numa carteira.
Já existem esquemas (Alby) em que existem "endereços de email", mas n faz sentido pq n se manda email kkkk. O ideal seria o contrário: ao invés de um serviço de email criar um recurso de envio de bitcoin, seria melhor uma carteira de bitcoin criar um serviço de email (pq daí n teria q ficar adequando o velho com o novo, já nasceria tudo alinhado).
Dito tudo isso ainda preferiria usar isso ou Strike a Lightning Network, ainda. Pq ela n é amigável pra quem faz transações esporádicas, como eu.
Hoje, a principal barreira pra eu usar LN é a complexidade. Tem carteiras boas pra se enviar, e outras bias pra receber. Maluquice do caralho.
Tem a Phoenix, mas aquela historia de pagar pra abrir um canal e tamanho, com validade de um ano é palhaçada.
Aí tem Liquid na Aqua, mas as conversões sempre saem caras.
Se esses caras fizerem uma carteira em que o funcionamento seja parecido com bitcoin onchain, já seria um ganho doido de UX/UI. Quero endereços fixos e n quero saber de validade ou tamanho de canal e o diabo. E, principalmente, quero universalidade, passar 12 palavras pra outra wallet.
A complexidade da LN vem inibindo o meu uso dela. Usar pra trocados n deveria dar tanta dor de cabeça. Não precisaria de um node, inclusive. O negócio tá tao feio q preferiria carregar um cartão KYC/AML onchain do q usar LN hoje.
Precisaria saber umas coisas antes de usar isso aí. Várias questoes vêm à mente:
- Isso tem CNPJ, é condiderado exchange nacional? Faria o report 1888/19?
- Vai aparecer Bitcoin no seu cpf se vc manda 100 brl pro amigo ? Comeria a isencao nacional de 35k/mês?
- Apareceria no Registrato?
Tem a hodlhodl e Deribit tbm.
Mas o problema é sempre o mesmo: KYC/AML.
Sem KYC/AML, só pequenas quantias com L-USDT, pra prazos curtos.
Então, é vender esses 23ha, comprar bitcoin, e se aventurar nessa marginalidade toda.
O problema do mundo "real" é que tudo é bastante regulado para favorecer certos setores ao invés da população no geral, e tem a questão da insegurança jurídica. Por ex. As pessoas poderiam emprestar para outras livremente exigindo por exemplo a casa de quem está pedindo o empréstimo como garantia. Mas o juíz pode decidir que a casa não pode ser leiloada para pagar a dívida em caso de inadimplência. Além disso, liquidar a casa daria um trabalho gigante, rs.
Eu gosto muito de Bitcoin como ativo supremo, por ex: Na lava (https://www.lava.xyz/) você pode pegar emprestado USD usando Bitcoin como colateral e sem perder a custódia dos Bitcoins. Bitcoin é facilmente liquidado pois tem bastante liquidez e no mundo todo.
Exatamente!


