Avatar
reiartur
e97aaffa4001ba5db86e7c6bfc4f97c4278415f487df1eb3b52edb4a2ebd765d
Bitaites e calinadas de um disléxico e pseudo ilustrador. study #Bitcoin

«O Wells Fargo publicou um documento nesta quinta-feira (12) em que concorda com as exigências apresentadas pelo Gabinete do Controlador da Moeda (OCC, na sigla em inglês), para aperfeiçoar seu programa de avaliação de riscos de combate à lavagem de dinheiro.»

E eu a pensar que o seu CEO seria preso durante meses, sem qualquer acusação, mas não, foi só um aviso.

Dois pesos e duas medidas...

https://www.cnnbrasil.com.br/economia/negocios/wells-fargo-aceita-acordo-de-regulador-para-aperfeicoar-programa-de-avaliacao-de-riscos/

As coisas levam o seu tempo, demoram mas acabam por acontecer.

O nostr necessita de superar o paradoxo, do efeito de rede: os criadores de conteúdos não vêm para o nostr porque tem poucos utilizadores. Por sua vez, a adoção é baixa porque existem pouco conteúdos.

Este paradoxo é difícil de superar, vai demorar tempo.

Não sei como foi possível, mas a malta a conferência Atlantis, esqueceu-se dele. 🤣

É um óptimo cromo.

O viés ocidental, leva as pessoas a olhar para o Bitcoin únicamente como um reserva de valor, mas a verdadeira resolução e onde faz realmente falta é em África, América Latina e na Asia.

No ocidente, qualquer pessoa tem acesso a contas bancárias, acesso a serviços de poupança e as políticas monetárias não são tão dramáticas.

Em África, a maioria das pessoas vive em regimes não democráticos, que abusam da inflação monetária. A grande maioria dos cidadãos não tem acesso a serviços bancários, alguns nem cédula de nascimento ou identificação têm, nunca poderão fazer os KYC, é essencial inclusão financeira para essas pessoas.

Adoro projectos que promovam a adoção e a economia circular. É claro que isto é trabalho de formiguinha, é lento, mas é o caminho certo.

Neste ponto a HRF, está a realizar um papel exemplar.

https://bitcoinmagazine.com/business/human-rights-foundation-grants-10-bitcoin-to-20-projects-worldwide

Para este "mundo", a layer 1 nunca será uma opção, mesmo as LN não-custodial será difícil, a adoção será sobretudo pela LN custodiais ou por ecash(cashu e Fedimint), na sua maioria em serviços custodiais. É uma área que terá que ser, melhor desenvolvida, dar mais resiliência às Mints(casas da moeda), a utilização de Tor. Como são serviços centralizados, podem ser um alvo fácil. Seria muito interessante algumas ONGs disponibilizarem serviços de Mints.

Eu não concordo em parte com a solução aponta por Draghi no seu relatório (mais impressões de dinheiro), mas o relatório está muito bom a apontar os problemas da Europa, coloca o dedo da ferida. A Europa está em declínio, a extrema burocracia de Bruxelas destruiu a inovação e a criação de novas empresas, a criação de riqueza.

A China e os Eua crescem, a Europa está estagnada. Os outros criam tecnologia, a Europa orgulha-se de criar regulação e burocracia, de afastar as empresas.

As empresas de carros eléctricos,da criptoeconomia e de AI, estão a fugir da Europa, agora foi a Intel.

«Intel deixa Europa de "mãos a abanar" ao suspender investimentos no continente»

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/tecnologias/detalhe/intel-deixa-europa-de-maos-a-abanar-ao-suspender-investimentos-no-continente

A Europa perdeu todas as corridas tecnológicas. Mas agora surgiu um pequeno sinal de mudança, um dos principais rostos da burocracia europeia, Thierry Breton, resignou. Esperemos que seja o primeiro de muitos, para uma mudança.

https://x.com/levelsio/status/1835607760425087145

A Europa está em negação, mas a verdade é que está em declínio e necessita de acordar.

É verdade que os inflows/outflows da BlackRock são muito suspeitos, é impossível ter 0 de outflows durante tantos dias seguidos e ao mesmo tempo com enormes volume de negociação.

Mas eu acredito mais, que existe uma empresa grande, que anda a fazer arbitragem com os EFTs, possivelmente é coinbase.

Se observamos os principais emissores, IBIT (Blackrock), FBTC, BITB e ARKB. Entre 27/8 e11/9, os 3 concorrentes da blockrock, tiveram flows muito negativos, mas a o IBIT foram quase sempre neutros. Possivelmente é uma empresa de arbitragem que está a comprar esses ETFs e está a vender bitcoin em alguma Exchange.

Mas no dia 13/9, houve uma inversão, os 3 concorrentes estiveram um elevado inflow, era previsível que acontece-se o mesmo ao IBIT, mas não aconteceu, possível foi a empresa de arbitragem que vender os EFTs que acumulou nas semanas anteriores.

É apenas uma teoria...

A volatilidade do bitcoin ainda é muito elevada e o volume da BlackRock é muito elevado, é impossível alguma empresa conseguir aguentar.

Esperemos que a Coinbase, não esteja a fazer reserva fracionária, senão dar dar merda.

Replying to Avatar Kimico

Desde de 2015, o Bitcoin é legal tender por lá, prineiro que El Salvador.

🤣

https://principalitypontinha.com/pt/um-breve-historial/

Desde quando os bancos centrais são independentes?

Só existirá independência, quando o governo perder o controlo da política monetária e eliminar a moeda FIAT.

#Bitcoin

https://eco.sapo.pt/especiais/ex-ministros-nos-bancos-centrais-testam-independencia-do-bce/

Degenerados a ser degenerados.

Não conteguiram resistir à tentação, criam uma "L2" de bitcoin com um token nativo próprio.

https://explorer.unisat.io/fractal-mainnet/

Se querem ser respeitados pelos bitcoiners, tem que repeitar o bitcoin e o seu ethos.

Mas o único objetivo deles é enriquecer com tokens.

Esta notícia é deliciosa em todos os sentidos, especialmente a nível da incompetência dos políticos. É o olhar apenas superficialmente para as coisa sem pensar nas consequências dos atos.

A notícia está en norueguês, fiz uma tradução automática.

«O município de Hadsel vem tentando se livrar de um data center há vários anos – e esta semana a operação terminou. O que eles não pensavam era que o custo para residentes iria disparar.

- Agora há um ponto final. Estamos muito, muito felizes com Hadsel.

Isto é o que o prefeito Kjell-Børge Freiberg (H) disse à NRK na quinta-feira.

Na sexta-feira, o reverso da moeda veio com o aumento da conta para os moradores do município.

O data center foi responsável por 20% da receita de Noranett.

Agora são os restantes clientes de electricidade que têm de pagar essa factura.

- Quando um cliente individual tão grande desliga durante a noite, isso causa um impacto, diz Robin Jakobsen, gerente de rede da Noranett.

Já no próximo mês, a conta aumentará em 20%.

- Após o ajuste, ficará entre NOK 2.500-3.000 mais caro por ano.»

🤣

São mais de 300 dólares por ano.

Não descansaram enquanto não desligaram a mineradora de bitcoin, agora vão ter de pagar a conta da eletricidade muito mais elevada. O tiro saiu pela culatra.

https://www.nrk.no/nordland/datasenter-la-ned-driften-_-na-far-innbyggerne-sjokkregning-1.17042643

350% de juros!!!

Que belo negócio, nada suspeito...

Talvez ficou confuso, mas o que eu queria dizer, as L2 do Ethereum deviam de seguir o mesmo caminho da Liquid, para o Bitcoin. Ou seja, uma sidechain com um token nativo sintético da L1, o valor do token na L2 tem que ser igual da L1.

No caso da Liquid, 1L-Btc = 1Btc; no caso da sidechain do Ethereum, isso não acontece, cada uma, tem token proprio e com um valor diferente, não é colaterizada.

Concordo com algumas coisas, mas a base está errada, a Ethereum não tem L2, apenas novas blockchains centralizadas. O ecossistema Ethereum e o restante mundo cripto sofre do mesmo problema, a especulações e a ganância. Criam tokens por tudo e por nada, com o objetivo único de enriquecer, com a venda.

Se o objetivo fosse criar um ecossistema forte, teriam criado as L2/sidechain com um token nativo sintético do ether, mas não, o objetivo é criar um token próprio para enriquer os devs e os vcs. Fazer algo similar a Liquid para o Bitcoin.

O mesmo acontece com os "protocolos", tem como principal e talvez único objectivo a criação de tokens de governança. 99.9% dos tokens não tem qualquer utilidade, a não ser, enriquecer os seus criadores.

O objetivo das blockchains foi para eliminar os intermediários, mas o mundo cripto, substituiu os bancos por protocolos. Continuam a existir intermediário, mas agora existe a obrigação de comprar tokens.

nostr:npub1rtjk5n3cgdepj95wylpy4h6etg2jel3erpn8px9wxys8tuueeeushu5jyg concordo com quase tudo, menos na "beleza dos editícios". É verdade que agora a construção não é tão bonita como no passado, mas creio que isso não se deve exclusivamente à moeda, mas sim, por vivemos em regimes mais democráticos.

Um bom exemplo é Portugal, construímos no passado, edifícios que são obras primas, só que estas obras tiveram custos gigantescos, levavam muitas décadas a ser construídos.

Hoje em dia, era impensável um governo gastar 10 ou 20% do PIB por ano, durante vinte ou mais anos, na construção de um único edifício. Existe muito mais escrutínio aos políticos, o povo não aceitaria obram com esses custos. No passado o Rei era dono de tudo, fazia o que queria e minguem poderia contestar.

Mas esta maior exigência do povo, o estar a avaliar os políticos de 4 em 4 anos, tem um lado perverso. Os políticos pensam apenas numa janela temporal de 4 anos, não pensam a longo prazo, preferindo obras e infraestrutura com construção mais rápida, com uma alta preferência temporal.

Em vez de FIAT, se a moeda fosse ouro ou Bitcoin, a situação seria similar, nada mudaria. Ser político é mais um cargo de marketing do que um cargo executivo, são quatro anos a convencer o cidadão a votar nele.

As diferenças entre Europa, EUA e China, no relatório do Draghi.