A curto a médio prazo não acredito, só será visíveis quando o colateral for muito pouco volátil.
Estas stablecoins só funcionam quando o preço sobe, em bull market, por isso no bear market estes projetos normalmente colapsam.
No caso da liquity tem 110% colateral em eth, basta o preço do eth cair 20/30% a stable fica descolateralizada, vai provocar medo, mas pessoas vão trocar, entra numa rápida espiral da morte.
Se um dia, o btc for muito estável, quase sem volatilidade, ai talvez seja possível, criar uma stablecoin totalmente descentralizada.
Não sei os detalhes, mas isso parece ser uma stablecoin algoritmica, muito similar à UST, que era lastreada na Luna.
Todos nós sabemos o que aconteceu.

diretamente ou diretamente há sempre alguém, ou uma pessoa ou uma empresa.
Não sei se entretanto houve alguma alteração, mas a DAI era assim um sintético de um sintético, usava o usdt como colateral.
Mas isto não protege do confisco. Mesmo quem está por detrás da DAI, não cumpra a ordem do EUA para congelar os fundos. em último caso, os EUA, podem congelar todos os colaterais em usdt que pertecem a DAI.
Mas se o token tem um colateral, como ouro ou ações, obrigatorimente terá que existir uma empresa a fazer a guarda do colateral.
Mesmo o Wbtc da Ethereum, tem uma empresa que faz a gestão e emissão desses tokens.
Apesar de ser smartcontract, terá que existir uma empresa centralizada que emita os tokens e que faça a guarda dos colaterais.
E como nós sabemos, tudo o que não é descentralizado, pode ser confiscado.
Um bom exemplo é a Tether, que já realizou inúmeros congelamento de fundos, por ordens govermentais.
quem promete dinheiro de graça, na prática está a comprar votos.
Concordo, que a única solução é proteger o bitcoin(auto-custódia).
Mas o problema, é que o legal tender, vai levar as pessoas a baixar a guarda, a grande maioria vai acabar por optar pelo mais fácil, vão utilizadar serviços custodiais. Ficando vulneráveis a um futuro confisco.
«Zimbabwe knocks 40% off value of gold-backed currency
Zimbabwe's central bank has devalued its gold-backed currency by over 40% against the US dollar, indicating that the last ditch effort to stabilise the country's volatile economy, is in trouble.»
Esta é a razão pela qual, não faz sentido existir um moeda lastreada no Bitcoin. Mais tarde ou mais cedo, os políticos vão desvalorizá-la ou converter de volta para FIAT.
Nunca devemos confiar nos políticos.
O bitcoin como legal tender, na teoria faria todo o sentido, se os políticos fossem honestos; Mas na pratica, como os políticos são desonestos, o confisco será inevitável.
A adoção deve ser realizado pelas pessoas e não pelos governos.
Bitcoin Jungle, Bitcoin Indonesia, Deciphering Bitcoin, BOBSpaces Residency, Statsie's Pocket Guides, and Africa Free Routing. Announcing our latest wave of education-focused grants: https://opensats.org/blog/second-wave-of-education-grants
Eu adoro estes projetos de educação e de desenvolvimento de uma economia circular. É aqui que o #bitcoin será revolucionário, o seu verdadeiro valor.

Existem milhões, biliões de desbancarizados que necessitam de bitcoin, aqui o bitcoin fará toda a diferença na vida das pessoas, das comunidades.
Eu acredito num futuro, onde existem aldeias, pequenas economias circular, onde comerciantes e clientes trocam diariamente bitcoin. Cada aldeia terá a sua liquidez, as maiores poderão necessitar de 1 bitcoin inteiro, outras menos. Serão milhões de economia circular, distribuídas pelo mundo, serão milhões de bitcoins descentralizados e a ser utilizados como moeda.
Isto é valor, estes sats são mais valiosos para sociedade, do que os sats bloqueio em um qualquer ETF.
Também concordo que as compras são para longo prazo.
Mas eu acredito que esta lateralização do preço nos últimos meses, levou ao desespero dos mais novos, que compraram bitcoin a pensar que o preço ia para a lua com o halvining. Isso não aconteceu, e agora estão a vender com medo.
Só não tivemos uma queda muito grande, como aconteceu varias vezes no passado, porque as baleia/etfs estão a comprar, está a ser um travão para a queda.
O gráfico da Coinbase é demasiado certinho, ao contrário das restantes.





A liquidez nas exchanges, com muitos outflows, estão quase todas em vermelho.
Mas o curioso, quem teve mais saidas de bitcoin foram a Binance e Kraken. O previsível, seria a Coinbase, a custodiante da maioria dos ETFs, mas não aconteceu.
Das exchanges saíram 5707 e nos ETFs entraram 5602. As sardinhas andam a vender para as baleias.


Os inflows nos ETFs de #Bitcoin, já estavam positivos à alguns dias, mas ontem deu um enorme, mais que triplicou.

Foram quase todos os emissores a registar grandes inflow, algo importante aconteceu, não sei o que foi, mas algo aconteceu, isto não é normal.
Mais um exemplo, de conseguir identificar o sintoma, mas não consegue ver a verdadeira doença.
Em nenhum momento fala da moeda e da política monetária. Apenas fala da "esperança de uma futura valorização", não conseguem compreender, para uma parte das pessoas, compram casas para preservar a riqueza, como uma reserva de valor. Como não podemos ter dinheiro, porque está a ser fortemente desvalorizado, as pessoas compram casas para se proteger.
No inicio do texto, critica (e bem) que os incentivos do governo, levaram o preço subir ainda mais.
Depois aponta como uma solução para o problema, criar novos incentivos. LOL
Outra solução apontada para resolver o problema da falta de habitação dos jovens, é os jovens deixarem de comprar casa.
«Todas as profissões que exigem mobilidade - professores, médicos, oficiais de justiça, entre tantos outros - são prejudicadas por esta obsessão com a propriedade.»
Oi nostr:nprofile1qqspkt44u95847l3sms06ksuamcdyp4n75vyd8cj8ak9tff66863cscatj6gt - sobre este caso, acha que a pessoa controlando a chave não está nem aí para privacidade? Em vez de mandar direto para a corretora poderia ter feito outros caminhos né?
https://x.com/caueconomy/status/1838545036151021573?t=hzBkDvLjuV9uUjqPYxh95g&s=19
Mas esses endereços já estavam identificados, pertenciam a Hal Finney, agora é da familia. Assim torna difícil ter mais privacidade.
Essa situação é diferente, eu estava a pensar no caso mais passional, de uma traição de membro do casal.
Um homem que casa com um mulher séria, respeitadora e que nunca tinha traído. A traição só acontece muito depois do casamento, mas ele fez a escolha certa, com os dados que tinha ao seu dispor. Mais tarde, ela acaba por trair, pela primeira, ela é que mudou com o tempo.
Mas também pode acontecer o oposto, ela no passado ter traido todos os namorados anteriores. E ele acredita que ao casar com ela, que ela vai mudar, está cego. Como é lógico, ela vai voltar a trair. Nesta situação, ele é que fez a escolha errada.
Complexo. Tudo depende das circunstâncias.