Mais um projeto foda do Miguel!
nostr:npub1yfz5wrg65ham052cfnm9dzm9yxh24e389l2r2zzd4y82zp95cczs7hqfx0
Mais uma demonstração de como #Nostr + #LN é um mundo para criatividade!
#Gratz nostr:npub1yfz5wrg65ham052cfnm9dzm9yxh24e389l2r2zzd4y82zp95cczs7hqfx0
Sim, tanto faz. O que importa mesmo são sua chave privada e os relays (servidores). Nós relays ficam registrados o q vc "assina" com sua chave privada: seu perfil, posts, seguidores e DMs. Logo, se app ou site q vc logando com sua chave privada permite vc facilmente verificar/gerenciar os relays q aquele app/site está conectando, então vc usa os mesmos relays em outro app/site e vc tem acesso a tudo q vc consumia e postava em outro app.
O que eu escrevi foi no sentido de vc estar querendo fazer transferência para um endereço onchain em que vc é o dono. No caso, se for para onchain em q o dono é outra pessoa, esquece a parte de hardwallet e necessidade de saber palavras ou chave privada 😄. Nesse caso, bastaria o endereço do destinatário.
Não lembro se Phoenix faz transferência "onchain", também, ou apenas transferência na rede Lightning. Se não faz onchain, e esse é seu objetivo, pelo que entendi, uma forma é fechar o canal, sim, mas seria a forma complicada, hehe. Me parece mais interessante vc deixar o canal aberto e fazer a transferência através de um serviço de bridge. Nesse caso, entre Lightning e Onchain, eu já usei a boltz.exchange, mas existem outros q fazem o mesmo, depende de vc avaliar reputação e taxas que serão descontadas na transferência.
Sobre enviar para um endereço onchain, sim vc vai precisar ter conhecimento das palavras, ou da chave privada, referente ao endereço pra onde vai enviar o montante desejado.
Sobre a forma de gerar as palavras e o endereço, sem dúvida a melhor forma é obter uma hardwallet de vendedor oficial/autorizado, qualquer outra forma vai requerer bastante estudo pra minimizar o risco de estar gerando as palavras em ambiente não seguro.
Já foi difícil explicar que tem parte da reserva em Bitcoin e explicar a existência das palavras. Explicar sobre wallet vai ter q ser num momento oportuno rs
Sei que é pra backup das palavras, mas não lembro o nome disso aí.
Penso que prefiro uma plaquinha, pois esse aí tem o risco que quando precisar usar, acabar desordenando, dependendo da pessoa. Mas parece mais fácil para a montagem comparado a plaquinha.
Mataria a escassez do Bitcoin, não?
Eu tbm gosto dos vídeos que o Raul Sena fala sobre Bitcoin, ele tbm é ótimo comunicador. Ele tbm tem canal com mesmo ramo de conteúdo do Bruno Perini...
Eu assisti alguns. São bons.
Pelo que eu entendo, seus posts, DMS, profile, etc, ficam registrados, via de regra, nos relays que vc definiu em algum momento, ou o client de nostr que vc utiliza o fez. Com isso, a informação indicando o seu verificado, pode não ter sido replicada para todos relays, e dependendo do momento, seu client de nostr, ou client de outra pessoa visualizando algo seu, ainda não conseguiu se conectar justamente com o relay que tem a informação do verificado. Mas isso seria um dos motivos, pode ter outros.
Sou carioca e vivo em São Paulo há 4 anos. Eu gosto das opções de lazer da região ABC. Ibirapuera é bom, mas prefiro outros parques. Nunca fui andar pela região do centro pois já tinha a ideia que não valia a pena.
Uma das formas é escrever "nostr:" junto com a npub. Acredito que a maioria dos clients irão apresentar em forma de "@usuário"
Enfim, eu penso que teria que ser uma narrativa impressionante para convencer tantos nodes (novamente, não são os detentores de carteiras q definem). Ainda que acontecesse, aí sim, os detentores de carteiras teriam que tomar decisões sobre suas moedas no "novo fork" e tratar de ter cópia da timechain atual do Bitcoin, e um node ativo, por via das dúvidas.
Justamente por não serem apenas os mineradoras acabou contribuindo bastante para o Bitcoin cash não ser o mais popular.
Não são apenas os mineradores, qualquer node, mesmo não minerador, tem poder de "voto".
O cenário de um fork qualquer ao Bitcoin ter sucesso teria q ser uma narrativa muito persuasiva, pois não são os detentores de carteiras quem definem se um fork vai se estabelecer, são os detentores de nodes na rede.


