Avatar
Narcélio
9f4787e70b2c92f4a66cc3907b341f5e74521938320cee8234c910eaa9719018
Replying to Avatar terzi

Narcélio, sejamos honestos, quem vai perder seu precioso tempo, sobretudo nos dias corridos de hoje, perguntando frequentemente a terceiros o porquê de tal "avaliação" ser negativa ou positiva sobre determinado usuário? Isso é o famoso "queima-queima". Isso não é PoW.

Desde quando o PoW foi inventado, sempre se usou sistemas matemáticos, cálculos, números, jamais julgamentos humanos intrinsecamente carregados de mágoas e rancores por desentendimentos de outrora. Aliás, a "coelhinha" falou sobre isso ainda esses dias (infelizmente ela me pediu para não mais marcá-la em minhas notas).

Mas, a saber, o PoW é utilizado desde 1997 para combater SPAM em e-mails. São cálculos, estatísticas, números de pessoas que marcaram aquele determinado remetente como SPAM, e não meras e simplistas "avaliações" humanas sob o prisma do "gostar" ou "não gostar" de alguém. O PoW até pode ter como base o usuário, desde que seja motivado por suas ações genuínas. Por exemplo, quando você segue alguém em determinada rede social, é porque você realmente tem interesse no conteúdo daquele usuário e confia em sua reputação. Já quando você dá mute em alguém, é porque você é importunado por aquele usuário e não quer ver suas postagens. No entanto, em ambos os casos, ainda assim o critério do PoW deverá ser matemático para analisar essas ações genuínas de forma automatizada (isto é, sem viés ideológico). O PoW sempre funcionou dessa forma, desde a época do combate ao SPAM.

O PoW do Coracle é bem simples e, infelizmente, parece-me bugado, assim como muita coisa aqui no Nostr. No entanto, ainda assim, eles utilizam o critério correto, analítico e matemático. Gostando ou não, isso sim é um PoW: https://coracle.social/help/web-of-trust. O resto é "queima-queima".

Não tem nada no link.

Até agora você não entendeu como a PLS/WoT funciona nem conseguiu dar alternativas.

Ué, é assim mesmo que funciona. Eu simplesmente perguntaria pra segunda pessoa o motivo.

E vou ter que te perguntar de novo já que não me respondeu ainda: Como esse tal de Coracle resolveria isso?

Sim! Mas não a seed.

As chaves nostr são compatíveis com as do Bitcoin. A minha já até participou de um arranjo na Private Law Society, assinando uma transação multisig no encerramento do contrato, nesta transação:

https://mempool.space/tx/58d1fa5f33982c4fe21fb19db6fdc31d8efb9010c3fad583df4d6945b50792a2

O hexadecimal da chave privada é o mesmo da minha npub:

Identificaram um malware de celular que rouba seeds em FOTOS.

JAMAIS GUARDE AS PALAVRAS EM UM DISPOSITIVO ONLINE

Escreva-as em um papel, coloque dentro de um envelope, cole e guarde em segurança. Use uma passphrase simples.

https://www.mcafee.com/blogs/other-blogs/mcafee-labs/new-android-spyagent-campaign-steals-crypto-credentials-via-image-recognition/

PS: não é sistema de pagamento

Replying to Avatar Girino Vey!

Eu já preocupava com isso desde os idos de 2013. Fiz alguns posts sobre isso no bitcointalk e no facebook. Mas nunca cheguei a conclusão final sobre o assunto.

A questão de sucessão é complexa. Se vc preparar uma carteira para sucessão, ela não serve pra ser usada no dia a dia, e vice versa. As opções que eu levantei para sucessão são:

1- Carteira fria simples, escondida em cofre, com instruções de só ser aberta em caso de morte. (problemas: alguem que tenha acesso pode passar a perna nos demais herdeiros e abrir antes)

2- Carteira multiassinada por todos os herdeiros (problemas: se um dos herdeiros perder a chave, os bitcoins se perdem)

3- Carteira multiassinada pelos herdeiros, mas que precise de apenas n-1 ou n-2 assinaturas, minimizando o problema de perda de chaves, mas ainda com risco.

4- Carteira multiassinada com escrow externo, exigindo sempre uma chave de escrow + 1 chave de herdeiro. (problema: encontrar escrow confiável)

5- deixar os BTC em um banco ou exchange e deixar para eles cuidarem da sucessão de acordo com a lei vigente (heuheuheuheu, precisa explicar os problemas?)

pensei numa 6a opção agora, que não era viável na época, mas agora com taproot é viável:

6- Smart contract que permite que o dinheiro seja gasto pelo proprietário em qualquer tempo, ou pelos herdeiros após 6 meses. Precisa ser renovado regularmente, como prova de vida. (problema: pode levar 6 meses para que a pessoa tenha acesso a herança)

Alias, alguem poderia implementar isso direto em uma carteira hein? A carteira ja renovaria o smart contract cada vez que vc movimentasse a grana.

Enfim, mais um textão. esse problema é hard. e vai depender de cada um.

Eu acho que uma multisig feita com cuidado e sendo muito bem pensada resolve a maioria dos problemas.

Fui informado que alguém hackeou minha conta no Twitter e está postando coisas lá, acho que minha senha era fraca (mudar123).

Replying to Avatar idsera

Eu acho muito interessante no Nostr, para descobrir notas, essa questão de feed global que tem no cliente https://cobrafuma.com/timeline/global

Porém seria muito mais interessante se existisse também feed regional e até feed por cidade.

Muitas pessoas entram no Nostr e não encontram nada, e mesmo os que já estão no nostr tem dificuldade de encontrar conteúdo no mesmo idioma.

Se tivéssemos um feed regional, com idioma em português, o feed seria muito mais agitado e descobririamos novos usuários brasileiros com muito mais facilidade, ajudando na interação, principalmente na fase inicial do Nostr, onde ainda não existem muitos usuários e conteúdo.

Acho que no nível do protocolo isso poderia ser resolvido com um relay de tema específico, por exemplo um relay para brasileiros.

No celular sim, funciona bem. No PC dá pra usar o Torbrowser.

Tor é grátis e tá funcionando razoavelmente bem pra texto e imagem.