É interessante pensar que boa parte da minha lista de seguidores não usa mais o #Nostr

o que levou eles a desistirem dessa rede?! Será que eles ainda tem suas chaves privadas? Poderiam voltar algum dia mesmo que com outros perfis?

Em especial nostr:nprofile1qqs24unle2wnclw7exjxc9g9rc5jknscz7fe8u50kevz38d8g0d2pyspremhxue69uhkummnw3ez6ur4vgh8wetvd3hhyer9wghxuet59uqsuamnwvaz7tmwdaejumr0dshsz9thwden5te0wfjkccte9ejxzmt4wvhxjme0uljyat e nostr:nprofile1qqsyz6kdrm6rdwppy4gp5ajrxk936sl79ang6kc0y56men4x4h7fvrqpr9mhxue69uhhyetvv9ujuumwdae8gtnnda3kjctv9ueyl9ch , eu interagia até que bastante com eles. Será que estão bem?

https://pbs.twimg.com/media/GSs_PwZbIAA2_tS?format=jpg&name=900x900

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

acontece fazer oque -\(:/)/-

Pois é

O que levou eles a tomarem está decisão? Não vejo sentido em sair de algo tão promissor

Já postaram um gráfico mostrando que o número de contas ativas só cai. Acho que as pessoas estão mal acostumadas com redes sociais que dão retorno em interações e também em dinheiro. Tá, eu sei, já me explicaram que não há muito o que fazer em termos financeiros, sempre vai ter gente querendo ganhar dinheiro online. Mas em relação às interações, isso meio que me espanta, se eu recebo uma curtida, já fico feliz.

O pessoal acha normal sempre receber 100 curtidas, um monte de comentários e uma pancada de compartilhamentos. Se a intenção é ter um negócio online, tudo bem, eu entendo que não ser lucrativo gastar tempo com isso. Se a intenção é compartilhar suas coisas sem nenhuma finalidade ou simplesmente evitar censura, então qual o motivo do pessoal estar saindo?

Outro problema é que o Nostr não é tão robusto também, acho que tem gente que desanima com coisas como postagens que não carregam. Talvez seja apenas minha mente atrasada que ainda não processou que não estamos mais no começo dos anos 2000.

Eu li e reli seu comentário algumas vezes, mas não consegui chegar em uma conclusão. Acho que são fatores demais, redes sociais tradicionais ainda são bem viáveis de serem usadas mesmo com as questões de modereção, público atrai público então ter "pouca gente" é complido, a questões de ostracismo, propaganda, além da parte técnica como você mesmo disse e outras tantas coisa que podem ajudar ou prejudicar a situação.

Enfim, mesmo que o estado atual já seja bem impressionante, essa ainda é uma promessa para o futuro, muito desenvolvimento ainda vai ser feito e muitas coisas externas vão continuar em curso

Eu não aposto no crescimento do Nostr. Claro que pode acontecer, mas também é possível que o Nostr se torne como o mIRC, uma ferramenta de nicho para nerds. O usuário comum quer algo pronto, não ficar preocupado com chaves, qual aplicativo usar, como moderar o próprio feed, ou como atrair audiência sem a ajuda de um algoritmo. É o mesmo problema que impede a hiperbitcoinização (que vai ocorrer, mas as plataformas precisarão criar oportunidades para integrar novos usuários).

nostr vai ser o novo 4chan

Bem, não é só o nostr. Tem um problema que outras redes sociais enfrentam. plataformas pequenas naturalmente não são usadas por que quando criadas já não tem ningúem lá. Em meados de 2021 a gente viu vários projetos de redes sociais que não engataram por casua disso. Facebook quando criado tinha o diferencial de facilitar achar conhecidos da vida real. Twitter tinha a proposta de ser como um microblog. Youtube foi o primeiro site de streaming. Assim vai.

Se as pessoas não vierem aqui por causa do diferencial dele (que é ser anti censura) ela não vai decolar.

Há outro agravante no entanto: As demais plataformas tem algorítmos de recomendação. Coisa que é difícil demais fazer justamente pela proposta do Nostr. Pelo menos até onde eu sei, precisa-se de muito poder computacional e ainda assim há quem não compre a idéia Porque hoje não temos jeitos de faze-lo de forma transparente (assim como é o bitcoin).

Em certa meida é bem mais fácil achar conteudo interessante fora do Nostr justamente por lá onde quer que seja provavelmente é mais fácil achar algo que atenda seu gosto pessoal.

Mesmo asism já é incrivel o ponto que chegamos com o Nostr.

Eu fico com medo disso virar uma zona morta, tipo um cemitério de posts de anos atrás.

O que falta aqui é variedade de posts, tem MUITO assunto repetido, daí tem que cavar pra achar algo interessante ou criar um post próprio, principalmente o NOSTR pro lado BR. isso desistimula quem chega sem saber nada daqui.

Tiktok, Kwai e Reels. O usuário médio tem cada vez menos atenção. E os inúmeros fatores que os outros nostriches já comentaram aqui nesse post.