Ás vezes fico no dilema se é "bom" ver nas rede sociais imagens/vídeos impactantes para termos noção da realidade ou se é melhor evitar esse tipo de conteúdo.
Discussion
Minha impressão é que esse tipo de coisa vicia, tal qual a pornografia ou a outras adicções semelhantes.
Viciar em ver coisa ruim? Não faz muito sentido para mim. Acho que a gente tende a clicar mesmo não querendo ver, e depois se arrepende de ter clicado. (Natureza humana)
Agora se a gente já tem experiência de vida e já viu algumas vezes esses vídeos impactantes para entender a realidade, acho saudável colocar filtros para não mais ver esse tipo de conteúdo.
Para o viciado essa sensibilidade que você mesmo testemunha sobre você mesmo já não existe ou se tornou quase nula. Cabe muita coisa na alma humana, inclusive as coisas mais bizarras.
Mas acho que a maioria das pessoas tem sensibilidade, e os que não tem, não teriam de qualquer forma. Então eu não acredito que uma pessoa saudável, que possua sensibilidade, ficaria viciado em ver esse tipo de conteúdo, ficaria é traumatizado.
Essa saúde é um estado temporário. Se não todos, a maioria dos adictos eram pessoas saudáveis e felizes. Uma confluência de fatores põe tudo abaixo em mais ou menos tempo. Para usar um versículo das Sagradas Escrituras: Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.
Talvez a mente da pessoa já era uma mente perturbada. São tipo os psicopatas, a maioria não cometem crimes durante a vida, mas se for colocado em situações propícias, é bem capaz de cometerem.
Acho que uma pessoa que não tenha uma mente perturbada, sempre vai ter sensibilidade. Mas é só uma opinião, haha.
Talvez, sim.
2.
Eu era Ben Mai's feliz antes de começar a acompanhar notícias
É bom ver a verdade, mas tem limite. Como definir o limite? O limite está quando vc passa a viver informado pra viver com medo. Eu lembro de uma mãe de uma amiga que só assistia rede globo falando de COVID, a véia ficou com síndrome do pânico e quando saía pra pegar só na varanda de manhã, ficava com a mão tremendo de máscara sozinha.
Evite sempre.
É bom, pq se tem acesso à fonte primária. O q n exclui o fato de poder evitar ver essas desgraças.
Essas coisas precisam ver o sol, a luz do dia. Senão serão esquecidas ou n ganharão publicidade. Eu msm ate aq n vi essas imagens de sangue jorrando e nem quero.
O dia em que você tiver medo da verdade será o dia da sua morte intelectual, mas ficar revendo ou vendo violência aleatória passa a ser uma espécie de masoquismo emocional.
No meu caso foi bom evitar, estava tendo pesadelos, foi cessar isso, comecei a ter noites boas, denota que se precisa impactar alguém, provavelmente vai funcionar, mas depende de pessoa a pessoa.