Existem igrejas protestantes que dão ênfase exagerada à livre interpretação dos textos bíblicos e isso causa muitas divergências entre elas.

Muitas igrejas, por não aceitarem uma autoridade central, bem como por discordarem da doutrina e da tradição da Igreja, fazem um trabalho arqueológico de restaurar um cristianismo primitivo. Então, ao retirar a doutrina e a tradição, sobra apenas a bíblia como testemunho fidedigno da época dos primeiros cristãos.

Assim a igreja protestante tende a se moldar àquilo que pode ser extraído e confirmado dos relatos bíblicos e deixa de lado a tradição e a doutrina milenar.

Só que o ponto central do cristianismo não é a bíblia. A bíblia, em especial os evangelhos, conta o preparo do mundo e o testemunho do advento do Nosso Salvador a este mundo. O ponto central do Cristianismo é Cristo, que nos deixou uma Igreja.

A bíblia é fundamental porque a Igreja selecionou e preservou no seu cânone os textos hebreus e cristãos que trouxeram o entendimento acerca da preparação da humanidade e da vinda do Messias.

Existem dezenas de textos apócrifos que não estão presentes do cânone justamente porque a Igreja já possuía no século IV doutrina e tradição maduras para rejeitar textos contendo heresias e conteúdo incompatível com a revelação de Nosso Senhor e sua Igreja.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Concordo que, ao se afastar da Igreja, só resta sua interpretação muito pessoal das Escrituras, ou a mesma do Pastor ou seja lá quem for. O que resulta em um monte de igrejas diferentes.

Eu tenho muito interesse em me aprofundar na teologia católica. O que vc me recomenda?

No velho testamento a Bíblia é o livro que contém as histórias, os relatos dos profetas e as bases da aliança com o povo hebreu. No novo testamento a Bíblia contem as cartas dos primeiros cristãos, os relatos e o testemunho da vida de Cristo.

O cânone do novo testamento foi compilado pela Igreja Católica que selecionou textos dentre dezenas de textos apócrifos que circularam nas primeiras igrejas e comunidades cristãs.

Então para entender porque apenas alguns textos foram definidos como bíblicos no séc. IV, é preciso compreender a doutrina da Igreja.

Como introdução para a compreensão da doutrina, recomendo o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, que é uma versão resumida do Catecismo.

Excelente. Vou procurar a respeito!

O compêndio tem estrutura de perguntas e respostas. É bem prático para um contato inicial da doutrina. Foi organizado a pedido do papa Bento XVI.

O padre Leonardo tem um canal no YouTube com vários vídeos introdutórios sobre o Catecismo. Também vale a pena assistir.

Aí quando quiser estudar uma questão específica, é só consultar os itens correspondentes do Catecismo no site do Vaticano.

Eu recomendo o site do Fabio Salgado de Carvalho, onde há muitos livros disponíveis gratuitamente, não especificamente sobre a Igreja, mas em defesa dela contra o protestantismo

Link: https://fabiosalgado.blogspot.com/2017/06/livros-catolicos-em-portugues-contra-o.html?m=1