opa, bom dia, primeira vez postando, tem uma coisa martelando minha cabeça a uns dias, quero ver se essa ideia faz sentido.

conforme a tecnologia vai evoluindo, a tendencia é utilizar novas criptografias, e as anteriores serem facilmente quebraveis, se pensarmos que isso se manterá ao longo da evolução, até no bitcoin que por exemplo logo vai passar a ter criptografia quantica vinda de um fork.

os bitcoins perdidos em carteiras mais antigas tendem a servir como o "canario na gaiola", e que eventualmente essas carteiras com criptografias mais "frageis", tem a tendencia no longo prazo a serem hackeadas, devido a melhoria das tecnologias.

logo se pararmos para pensar, no longuissimo prazo (quase uma coisa inter-geracional), os bitcoins perdidos sempre seriam "resgatados", por exemplo demonstrando que existiria uma quantidade em circulação/guardada e uma quantidade perdida, essa quantidade que é perdida, futuramente poderia ser "resgatada"/hackeada e voltando a circulação em mercado, logo isso seria um ciclo correto? no longo prazo o bitcoin n teria perdas de unidades, seja em carteiras perdidas, ou transações para endereços errados, claro, desconsiderando a ideia que surgiria uma criptografia imquebravel (o que eu acho dificil).

essa ideia tem sentido ou eu chapei na liguiça?

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Boa conjectura. Não vejo nenhum problema nesse raciocínio. Também antevejo uma indústria de resgate de carteiras perdidas.

Não acho que seja tão simples identificar as carteiras antigas, se é que a plataforma ainda exista para ser hackeada...

Fora que algo me diz que mesmo as carteiras mais antigas e desatualizadas são muito mais seguras que vários outros sistemas financeiros. Então, nesse caso, compensaria ir atrás deles e não do Bitcoin.

sim mas falo no quesito que ao longo dos anos, tipo 100~300 anos, os bitcoins perdidos voltariam para o mercado após conseguirem hackear carterias perdidas com criptografia desatualizada, como um ciclo mesmo

Atualmente, isso é MUITO difícil (impossível). Já deixei meu PC uns dois dias tentando pegar a chave privada da carteira Gênesis (vai que, né? 😅). Existem programas pra isso, se você quiser, tente a sorte, mas achar uma chave válida irá levar mais de um século (se você tiver sorte).

Isso que você está falando ser de fato uma indústria, ainda precisaríamos evoluir e muito o poder computacional. Teria que haver uma revolução maior que a computação quântica

sim kkk, mas penso nisso num prazo de mais de cem anos

Com essa tecnologia a cem anos no futuro, talvez seria mais fácil minerar qualquer shitcoin para comprar Bitcoin ou para invadir qualquer outra coisa...

E se ainda assim chegarem ao ponto de conseguirem hackear um dinheiro que foi perdido, nada mais me parece do que justo ela o obter, até porque assim tambem poderia melhorar ainda mais a segurança das criptografias... Não acho que o mercado em geral sofrerá perda alguma com isso, mais pelo contrário.

Interessante. Nunca havia pensado nisso. De qualquer forma, mesmo que carteiras antigas sejam recuperadas em intervalos geracionais, novas carteiras também serão perdidas.

No final a quantidade de btc disponível para circulação nunca chegará perto dos 100%

Bem lúcido e coerente, nada errado aqui, tudo certo

Sim tem. No pouco que sei, se isso já estiver acontecendo, pela teoria dos jogos, entraria em circulação aos poucos. Só identificaríamos quando quem conseguiu, tenha conseguido uma grande quantidade de valor.

Pois, se fica público, o preço despencaria.