Interessante.

Confissões da fé reformada, eu nunca ouvi falar. O máximo da leitura reformada que ouvi falar é as Institutas de Calvino e que nem li também.

Você estuda o Nisto Cremos, então deve saber que ele é um resumo do Tratado de Teologia Adventista que é uma obra completa e que seria, de fato, a fonte primária, mas o fato de estudar o resumo é melhor do que nada.

Se quiser falar sobre seitas, deveria olhar para o significado e, talvez você perceba que também faz parte de uma, como a própria Bíblia declara que faz. Acontece que as pessoas querem atualizar os termos para perseguir o pensamento e liberdades de crença alheios.

Os reformados também possuem algumas crenças um pouco distintivas. Muitos deles batizam por aspersão, discursam contra o dízimo, são calvinistas, o que os torna praticamente pequenos no meio de uma massa de cristãos que pensam diferente.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Uma Seita não é caracterizada por um grupo pequeno que pensa diferente da maioria.

A Igreja Católica Apostólica Romana considera ela mesma a única verdadeira. Logo, Papistas são sectarios para nós Reformados, mesmo os Católicos Romanos sendo a maioria no Brasil.

Uma Seita também não é caracterizada por um grupo, ou uma uma Denominação perseguida pelos demais somente por surgirem posteriormente.

Os Testemunhas de Jeová, Mormons e Adventistas do Sétimo são considerados Seita desde quando surgiram por serem grupos Restauracionistas.

Tanto um assembleiano arminiano, quanto um Presbiteriano, quanto um Batista Reformado, quanto um Metodista acreditam que Adventistas são Seita. Justamente porque Adventistas são Sectarios, por adotarem o Restauracionismo.

O significado dos termos importa e eu mostrei o significado. Agora, você fala como se Adventistas fossem um grupo oprimido, perseguido e como se fosse um grupo integrante do meio Evangélico, e não é.

Adventistas não admitem que o Dia do Senhor é o Domingo. Adventistas não batizam cristãos que não crêem em Ellen White como sendo o Espírito de Profecia, Adventistas não participam da Ceia do Senhor em Igrejas Evangélicas que adotam o Domingo como o Dia do Senhor, Adventistas não ordenam Pastores que possuem Pneumatologia, Cristologia, Soteriologia e Eclesiologia Reformadas.

Portanto, essas Doutrinas Adventistas não são meras Doutrinas distintas, mas são Doutrinas distintas da própria Ortodoxia Cristã. Testemunhas de Jeová não crêem na Divindade de Cristo, Mormons consideram outros livros como Escritura Sagrada e Adventistas consideram a IASD a Igreja Remanescente e algumas palavras de Ellen White inspiradas, já que segundo eles, ela era uma Profetiza. Esse é o ponto.

E você reforça que Adventistas são Restauracionistas ao expor um texto bíblico onde o Cristianismo é considerado Seita por alguns Judeus do Primeiro Século. Afirmando assim que Adventistas são o Remanescente do grupo de cristãos da era primitiva. O que além de ser risível só reforça o meu ponto.

Essa é uma definição pós-moderna de seita, a definição bíblica é bem outra. E não foi apenas os judeus que consideravam o Cristianismo uma seita, o próprio Paulo fez uma declaração que subentende que ele também via assim. Da mesma forma que o termo seita era usado para outros segmentos da fé judaica: seita dos fariseus, dos saduceus, herodianos, zelotes, essênios, etc, também inclui a dos nazarenos (cristãos), ao contrário do que muitos pensam hoje, não é uma religião nova, mas um seguimento judaico. A melhor definição de seita seriam palavras como denominação religiosa ou subgrupo religioso, mas por desonestidade intelectual preferem juntar pessoas que exercem sua fé de modo sincero e respeitoso com criminosos. Porque a noção moderna de seita está suja envolvendo casos de crimes contra os direitos humanos, derramamento de sangue, terrorismo e ensinamentos muito estranhos como reconhecer líderes como divinos, entre outros excessos, é só procurar como a mídia chama religiões assim.

Durante anos eu ouvi falar sobre um documento respeitado pelo cristianismo que não coloca o adventismo como seita. Mas a opinião de um líder aqui e outro ali vale mais que um consenso amplo de vários líderes do mundo todo. Os teólogos adventistas são respeitados no mundo todo até mesmo por cristãos secularizados, pessoas de outras religiões e pessoas sem religião. Alguns deles são autoridades referenciáveis em vários quesitos e em todos os eventos mistos de religiões que vão não são só respeitados, mas são esperados e ouvidos com admiração e isso não acontece só no Brasil, mas no mundo todo. Imagine se não fôssemos seita, então.

Os católicos consideram os protestantes sectários por terem se separado do catolicismo da mesma forma que os "ultra ortodoxos" consideram os adventistas, porque muitos saíram (ou melhor, foram expulsos) das igrejas ortodoxas a que pertenciam. O adventismo jamais seria uma organização religiosa distinta, pois estavam felizes nas igrejas onde frequentavam e mesmo expulsos ainda demorou-se quase vinte anos para formalizar a organização adventista.

Engraçado você falar de restauracionismo. Fui ver o significado do termo e achei irônico, pois a fé reformada nasceu de uma postura restauracionista também, talvez de um modo e intensidade diferentes de outros movimentos religiosos.

Sobre questões de doutrinaa, só citei algumas doutrinas reformadas aquela hora para mostrar como os reformados também tem crenças distintivas, melhor definidas como impopulares, mas é mais fácil falar sobre as crenças alheias e não considerar o quadro todo e nem a situação em que se encontra a si mesmo. Há uma diferença em como alguns membros exercem sua crença do que como a igreja ensina como a crença é exercida. Existem muitos adventistas equivocados em suas crenças que são um desfavor para a causa, como também existem críticos da nossa fé que distorcem nossos ensinos e costumes atacando doutrinas, ritos e medidas administrativas sem entender, com ponto de vista limitado. São parecidos com os judeus que distorcem os evangelhos para interpretações cristãs do Antigo Testamento para impedir que os judeus se interessem pelo evangelho, como os samaritanos também fazem o mesmo com os judeus, ensinando que todos os profetas depois de Moisés são falsos profetas.

No fundo, reformados e adventistas são semelhantes em muitos pontos nos quais criticamos, mas ambos precisamos aprender mais sobre respeito e humildade, nisso também me incluo.