# **Monero faz até a piada parecer mais séria**

#Monero #XMR #Wownero #Wow #criptomoeda #meme #memecoin #ironia #piada

Recentemente conheci o projeto Wownero, um fork da Monero, uma memecoin feita para zoar e gastar em coisas cômicas, como toda moeda meme.

O que é irônico nisso tudo é que a memecoin aparentemente tem todos os benefícios da base Monero com um excedente: é escassa! Só serão mineradas 66,14 M de Wows e hoje é possível fazer isso por CPU.

Até aquilo que foi feito para ser piada consegue ser mais coerente e levar mais a sério o conceito de dinheiro do que o projeto matriz, que se diz sério e quer ser reconhecido como dinheiro de verdade.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Até eu, se fosse até pouco tempo atrás, trocaria Monero por isso. O importante é ter propriedades de dinheiro, ser escasso. "Mas Monero tem inflação deflacionária", supply fixo é sempre melhor

Você sabe quais outras propriedades o dinheiro teve ao longo da história humana? Privacidade e fungibilidade. O Bitcoin não tem ambas.

O ouro serviu bem à humanidade como dinheiro por milhares de anos e continua a ser minerado até hoje. Um suprimento fixo não é necessário nem garantido que seja mais valioso.

https://github.com/libbitcoin/libbitcoin-system/wiki/Scarcity-Fallacy

Bitcoin é fungível e privado (Não tanto quanto Monero), mas dizer que supply fixo não é necessário, não dá.

Eu quero uma moeda com base monetária fixa, não inflacionária, não me importo se vai ser ou não mais valorizada, eu quero ter uma reserva de valor, não uma moeda de troca ultra anônima

Biticonheiros nunca consideram o fato de que esses 21M de BTCs na verdade é menos do que isso devido às carteiras perdidas pelos donos, fora a questão da segurança da blockchain; quando todos os BTCs forem minerados nada mais irá garantir a segurança das transações. O Monero resolveu esse problema quando adotou emissão infinita

Sim, há menos Bitcoins disponíveis de fato, essa é a consequência de um dinheiro verdadeiramente escasso.

E o Bitcoin não deixará de ser seguro após o fim das recompensas por bloco, as taxas de transação continuam.

A segurança de uma blockchain envolve mais fatores do que apenas o modelo de emissão, e entre eles está a aceitação e hashrate.

"Porque o Monero tem uma Emissão de Cauda

A principal crítica feita a essa abordagem [emissão de cauda] é que isso significa que o suprimento de Monero é teoricamente infinito, causando inflação ao longo do tempo, enquanto moedas que limitam a recompensa do bloco têm um suprimento finito, sua escassez aumentando o valor ao longo do tempo. Achamos que esse argumento é insuficiente por vários motivos.

Primeiro, de que serve uma moeda escassa e de alto valor que é facilmente atacada, censurada e subvertida devido à baixa segurança? Se alguma coisa, a baixa segurança diminuiria o valor, mais do que compensando o aumento que a escassez proporcionaria. Segundo, embora o suprimento de Monero seja teoricamente infinito, a inflação é linear e tende a zero como uma porcentagem anual, ao contrário do fiat, que é exponencial.

A inflação de Monero é precisamente conhecida com antecedência e pode ser projetada com precisão, ao contrário do fiat, que pode aumentar mais ou menos em um determinado ano com base nos caprichos dos poderes constituídos. Isso ainda preserva o espírito cypherpunk de remover a possibilidade de corrupção humana por meio de tecnologia imposta por protocolo. Com o benefício adicional da tranquilidade de que a segurança do blockchain do Monero por meio da mineração estará disponível enquanto o mundo precisar.

O último ponto que queremos abordar é o da justiça. O dinheiro é usado de várias maneiras, como reserva de valor, como meio de troca e como unidade de conta. Em um sistema onde a oferta é finita, a inflação irá parar, o que significa que aqueles que o usam como reserva de valor usam o sistema de graça. Eles se beneficiam da segurança contínua fornecida pelos mineradores sem pagar nada por isso, já que sem inflação, seu dinheiro não perde valor lentamente ao longo do tempo. Por outro lado, qualquer um que use a moeda como meio de troca é penalizado (por meio de taxas de transação potencialmente altas). Isso encorajará as pessoas a manter, mas não gastar, e distorce a justiça do sistema para favorecer os detentores. Ao ter uma emissão de cauda, ​​isso equilibra a equação. Agora, os detentores também pagam um pequeno imposto, por meio da inflação, pela segurança do sistema. A emissão de cauda o torna mais justo para todos."

https://localmonero.co/knowledge/monero-tail-emission?language=pt-br

Resolveram isso com a implementação daa camadas. A segunda camada é para fazer justiça aos que desejam usar como moeda de troca.

Impossível é a palavra inventada por quem desistiu.

Como saber realmente que nada vai garantir a segurança da rede? Com tantas mentes brilhantes, geniais, levando o projeto a cabo, incluindo o próprio Satoshi, que acredito estar vivo. Soluções virão aos montes, sobretudo porque envolve incentivo monetário.

Eu lancei a nota meio escrachada pra geral ler, mas é claro que respeito a escolha de quem negocia com Monero e faz hodl, eu não faço e nem pretendo, mas negociaria pontualmente em determinadas ocasiões.

A gente faria bem se parasse de imaginar situações hipotéticas que só acontecem com outras pessoas. Os meus satoshis são fungíveis, não tenho nenhum receio de negociar com eles e as pessoas menosprezá-los ou deixar de negociar comigo. A tal infungibilidade do Bitcoin a que você se refere será apenas teórica para a maioria dos usuários, que, na prática, nunca terá problemas com isso.

Também quem realmente precisa de privacidade nas transações vai aprender maneiras de usar os recursos à disposição para ofuscar sua identidade e há muitas maneiras de fazer isso com qualquer dinheiro, seja cripto ou fiat. Quem tiver preocupação com isso não pode ter preguiça de estudar e estar atento às novidades, e, falando de Bitcoin, já lançaram pagamentos silenciosos que traz mais privacidade.

Eu sei que é o sujo falando do mal lavado, Bitcoin ainda tem décadas de inflação pela frente, mas tem data para acabar. Esse é um dos problemas do ouro, por ser um recurso natural e imprevisível, está sujeito a passar pelo mesmo que passou o alumínio, de um ativo altamente valorizado e escasso até um metal comum que o povo joga no lixo.

Conheço os "avançados recursos" da Monero e imagino a dedicação da comunidade monerista, parei de desejar o colapso da Monero, tomara que ela tenha vida longa e traga mais recursos. E o conselho dou, se fosse vo'cê trocava tudo por Wownero, depois não diga que não avisei.

É duplamente preferível: troca e quantidade fixa.