#GN

Último post que fiz aqui no #nostr foi um formato de pesquisa, qual surpreendentemente me rendeu ótimos resultados. A comunidade do #Brasil é incrível e unida dentro de seus ideais, gostaria de tentar uma outra um pouco mais técnica com nossos entusiastas do #bitcoin

Utilizando de embasamento factual, qual ou quais as melhores/mais seguras formas de "remover" o KYC do BTC?

https://nostrcheck.me/media/106f9ee1f32919971efabab9d3f8df3cbabb97b239f9c724fcde22389730eddb/349836d28e753f6aa14df8c1a739d0834dbefb9748b12b07c6ef2ee903918193.webp

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Se você não é conhecido, não vive falando de Bitcoin, não é um influencer, não se importe com isso.

Faça suas transações via Lightning, Liquid ou OnChain. Você sempre terá o benefício da dúvida se dizer que esqueceu as chaves, doou e não lembra o endereço, um terceiro descobriu sua chave, e outros.

Se o Bitcoin chegar a um ponto de políticos se preocuparem só com isso, a polícia já não terá dinheiro, nem provas, nem certeza de cumprir o objetivo para invadir sua casa e confiscar sua carteira.

Tempos atrás, a Receita Federal disse que havia usado uma I.A para achar 25 mil sonegadores de Bitcoins.

Primeiro, é mentira, eles ligaram para a Binance e outras corretoras, e tentaram fazer uma ligar (Possivelmente de forma exagerada, ou com números inflados), com pessoas que não haviam declarado.

Segundo, nem o FBI e a CIA conseguem prender pedófilos usando TOR se eles não cometerem o erro de não usar ponte, nem a China segura os bilhões que usam VPN e os poucos chineses aqui no Nostr.

A policia brasileira não tem sequer capacidade numérica, e salarial disponível para fazer mega operações contra quem usa Bitcoin.

114 mil policiais civis, 404 mil policiais militares. Não importa qual alternativa seja, não há como perseguir milhares de Bitconheiros sem se autodestruir.

- Se fosse preciso metade (202.000 PMs + 57.000 PCs) para isso, seria o fim definitivo do apoio da população à polícia. 95% dos crimes não são resolvidos, imagine assim.

- Se usassem 1 viatura (5 PMS) e 1 Civil para isso, seria um eficiente fracasso.

O exército mal possui munição, policiais com salário atrasado, criminalidade colocando a vida deles em risco altíssimo, as Bets e os roubos "normais" causam mais prejuízos para o Estado que as criptos.

Além disso, lembre-se, políticos são idiotas, burros, analfabetos tecnológicos em sua maioria. Eles acham que Bitcoins estão em pendrives, carteiras físicas, põem "Localidade" na declaração de Imposto, querem "Regular" uma moeda irregulável...

Eles não sabem o que estão fazendo, e se soubessem, não perderiam tempo, visto que atacar isso é se autodestruir mais rápido.

Políticos são as pessoas mais superestimadas da humanidade.

vizinho policial aqui investigando rede de pedo disse que a chefia não queria dar um PC para ele usar na investigação por causa de orçamento. Teria que usar o dele...ia se fuder legal..

Maravilhosa sua colocação, e valida até certo ponto inclusive. Imagino também que pequei em não expôr objetivamente a real intenção que tive ao fazer essa publicação. Porém, minha ideia inicial era ver sobre discussões à respeito da eficácia dos métodos inclusos no tema em pauta!

E antes de tudo, eu sou absolutamente paranóico com privacidade ao nível de, em minha infância desenvolver métodos de criptografia de arquivos e afins sem ao menos ter ciência da existência do tema. De ter absoluto receio de deixar vazar metadados ou vincular minha imagem exposta a qualquer traço de personalidade que eu utilize no meu dia-a-dia, ou até mesmo sobre comentar qualquer coisa que possa relacionar a minha pessoa. (Mesmo que deixe informações pessoais até demais por aqui)

Como entusiasta de Bitcoin a pelo menos 5 anos, completamente alucinado por privacidade e contato direto com tecnologia dês de meus 4 anos de idade, tive oportunidade de ver e vivenciar coisas que ajudaram a moldar essa postura, que apesar de tudo, não enxergo como exagero.

O ponto é, não me limito a fronteira nacional neste diálogo, e principalmente por esse motivo, não duvido da capacidade do que simplesmente não possuímos ciência.

Atualmente temos pouco mais de 9.000 nodes de Bitcoin públicos rodando, e mesmo se somarmos a capacidade computacional dos mineradores, seria ínfimo perto da possuída por alguns governos, que convenientemente podem não ser tão bonzinhos se tratando do Bitcoin, apesar de atualmente termos ótimas evidências de que pode ser uma estratégia de salvação até para a economia de um país (como em El Salvador ou Butão), outros podem enchergar como ameaça! Não estamos mais nos anos 90, e muito menos no início dos anos 2000, o controle governamental tem se tornado uma praga absoluta, não podemos desconsiderar que em menos de meia década teremos o Drex! Algum governo ou "aliança governamental" poderia simplesmente acabar com a rede como conhecemos, se fosse o caso. Mas ainda assim, vejo como muito mais próximo e real, utilizar do possível para controle.

Sempre que formos discutir sobre ocultação de KYC. Inevitavelmente iremos falar de CoinJoin, que apesar de parecer maravilhoso, pode não ser tão eficaz e viável.

Swap com outras moedas pode até ser interessante, caso feito de forma correta, ainda temos a rede liquid para ajudar, mas ainda estaríamos confiando essa tarefa a uma federação, o que já é por si só um ponto negativo nesse quesito! Nem preciso ir longe para dizer, recentemente tivemos o escândalo envolvendo o CEO do Telegram, duvidar de tudo e todos é a melhor escolha a se fazer!

Por fim, faço uma menção a este perfil, que aborda pontos interessantes sobre privacidade: nostr:npub1mgwyt4tdx0k0nuxtsdxxvljq4r4rcdlhgkkmn8s27yypvtfnhu6qyae0hl

Não use a Binance, ela é intimamente ligada ao PT, o Diretor da Binance é sobrinho do Fernando Haddad.

Não deixem bitcoins em corretoras, use as para compra bitcoins e depois transferir para a sua carteira offline, não anote todas as palavras secretas de sua carteira, memorize algumas delas.

Ninguém tira seus Bitcoins de você.

O Renato Amoêdo disseram que se um dia quiserem tomar os bitcoins que ele tem declarados no imposto de renda, ele simplesmente dirá que infelizmente perdeu a carteira.

É importante realizar um OPSEC realista antes de implementar contramedidas de privacidade. Então, eu seria um tanto menos neglingente com a privacidade, mas, esse é um ótimo ponto.

Também é proporcional a quantidade de Bitcoin que a pessoa tem. Quanto mais tiver, maior o risco e maior atenção se deve ter a essas questões.

que todos o aceitem e passe a ser moeda corrente, só que com valor:)

P2P

Com base em sua pergunta sobre tirar o KYC:

A melhor e mais segura forma atualmente de se comprar Bitcoin e por P2P de preferência de confiança e que cuide tão bem da privacidade quanto a de quem compra, pois comprar P2P via Pix já e uma redução no seu nível de anonimato.

Em uma escala de 0 a 10 sou 7 no quesito paranóico em relação a privacidade e anônimato, para compra sempre utilizo rede Tor + VPN na máquina virtual do Pc.

Para fazer remoção do rastreio do Bitcoin faço a transferência para 2 Carteiras Monero antes de enviar para a Carteira pessoal (Isso evita a rastreabilidade pela rede do BTC pois com a Monero as transações são criptografadas)

No governo em que estamos hoje, em breve teremos que ter dupla identidade, onde uma você utiliza para vida pessoal como contas, e-mail, bancos e dados do gov e a outra para uso anônimo, compras de btc, carteiras cripto, nostr, simpleX entre outros, garanta que nem um dado faça vínculo ao outro ex: "nomes idênticos nas duas contas"

Normalmente eu não precisaria fazer isso, não sou exposto publicamente, não movimento grandes quantias, e nem faço nada errado na web, simplesmente faço pelo costume e anonimato que prezo.