hj até dificil de imaginar um estado menor, ha muito tempo fora da nossa realidade, some ate da imaginacao.
sabia q no sec XIX, pra criar/elevar uma vila/cidade, os cidadaos tinham q se organizar e construir cadeia, hospital, igreja, prefeitura, conforme lista de requisitos, do proprio bolso, e DEPOIS ir pedir o reconhecimento oficial do Estado?
E, sem welfare state, previdencia, SUS, etc, uma série de instituições de caridade cuidavam dos necessitados. Mesmo qdo o proprio estado queria criar uma cidade por razoes estrategicas. Como SJ del Rey: o Rei deu terreno e chamou os Franciscanos (cemiterio e esmolas), Mercedarios (hospital), e Jesuitas (escola) pra conseguir ter uma cidade decente rapidamente.
O nivel de caridade, auto-organização, e pessoal dedicado que foi perdido é dificil recuperar, e um estado minimo não funciona sem isso. Ha decadas até Santas Casas dependem do Estado, mesmo nos EUA varias dioceses mamam tanto em diversos programas do governo que qdo o Estado colapsar, asilos e orfanatos colapsarao junto de imediato.
Se o estado colapsar no duro, sem saida, só o caos, madmax de um dia pro outro, morrera tanta gente que... nao da pra desejarmos isso.
se os liberais conseguirem uma sobrevida com algumas privatizacoes, já estamos no lucro.
o problema do anarco capitalismo... muito bonito, mas como transicionamos até lá a partir de onde estamos?
(sem falar que zero estado não é possivel, mas isso é outra discussão)