Btc foi projetado pra ser dinheiro p2p... Usar corretora ou usar a LN custodia nao é necessario, é uma questão opcional. Assim como é opcional usar Fiat, colocar qualquer cripto na corretora, usar monero e ver os desenvolvedores realizarem 2 hardforks por ano etc etc. Cada uma com as suas escolhas.

"Centralização" da mineração só pode acontecer por causa dos pools de mineração e nao dos mineradores em si, situação fácil de resolver migrando pra pools como a Ocean. Alem do mais isso não afeta o bitcoin, porque quem garante a descentralização do btc são os nodes e não os mineradores.

Quem acha que isso é um problema sério, precisa entender melhor a rede.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

E tem outra coisa também. Vc até pode optar por usar exchanges p2p porém sobre a mineração um minerador solitário nunca vai ter condições de competir em igualdade com as fazendas ASIC, já que são dispositivos específicos e de alto custo. Um usuário comum dificilmente vai conseguir competir com isso 👇

E sobre a LN, ela não é escalável e desentralizada como muitos pensam. Ela sempre será dependente de hubs centralizados

Isso não é um problema. Mineradores não controlam o bitcoin e muito menos controlam a rede, são os nodes que possuem o controle. A LN é pra pagamentos e não hodl, além do mais você mesmo pode fazer um canal, fica à sua escolha.

Artigo de 2017 dizendo que a LN é inviável...

Hoje estamos em 2024, passaram-se 7 anos e a LN indo muito bem, obrigado. O artigo foi pro brejo.

Ainda tentando polemizar com ferramenta de segunda camada, pra micropagamento... pqp

Desmerecendo um artigo só porque ele é antigo? Que espécie de falácia é essa? Conte aí o que mudou da estrutura da LN daquela época até hoje, pois pra mim continua do mesmo jeito e com as mesmas falhas

O artigo fala que é inviável... A realidade é melhor que qualquer artigo

Vc não fez nenhuma refutação aos argumentos contidos no artigo, vc só desmereceu o artigo fazendo um ataque infundado dizendo que ele é antigo.

Aliás, imagino que vc sequer deve ter lido o título do mesmo