1. Para minerar, calcular e achar o número secreto da recompensa, necessariamente precisa seguir as regras. Quanto menos poder de mineração, menos dificuldade e mais oportunidade pros mineradores menores.
Ou seja, tanto faz se o governo tentar "Regular" e aplicar impostos, se for no BTC, vão apenas dividir e criar um fork sem afetar ninguém, se for nos mineradores, mais incentivo pra ter mais gente minerando.
2. Sim, se você não roda seu próprio node, não é você que controla aquele canal, da mesma forma que se seu Bitcoin (Ou Monero, Ethereum...) estiver numa corretora, não é seu.
3. Eu vou adicionar mais algumas Exchanges/Swaps sem KYC na minha bio. Se você não conhece, dê uma olhada. E lá também tem um site pra encontrar outros sem KYC. Não é um problema.
4. Podem comprar 90% dos BTC, rastrear todas as carteiras e proibir todas as Exchanges de aceitarem 99% dos usuários, o que muda pra duas pessoas normais fazendo uma troca voluntária sem se importarem com o governo e exchanges?
Fora os países que estão aceitando cada vez mais criptomoedas sem se importarem com a origem, como a Estônia. Quem continuar sendo rígido, vai ser deixado pra trás.
O que vai destruir os Estados não é sua privacidade ou anonimato (Apesar de ser um bom fator e com bastante importância), e sim, a sua não-negociação e uso da moeda estatal.
Estados se sustentam através de imposto e diluição da sua moeda. Se você possuir uma reserva de valor independente, o poder deles se derrete. Logo, a única forma de não morrer cedo, é comprando e aceitando Bitcoin.
Eles não podem controlar criptomoedas como o Bitcoin ou a Monero, talvez a Ethereum, mas se o maior problema fosse a privacidade ou anonimato, estariam comprando Monero, não Bitcoin, que é o importante (Reserva de Valor).