Não tem como discordar de fatos: sem a lei áurea, em alguns anos a escravidão seria extinta e provavelmente o golpe republicano não teria ocorrido. Utilitamente falando ele está certo, moral nem o próprio estado, que aprovou a Lei Áurea, é.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

O próprio argumento do Renato já é contraditório. No vídeo ele fala que a lei Áurea causou grande insatisfação na oligarquia, culminando no golpe da república. Mas fala ao mesmo tempo que o fim da escravidão ocorreria naturalmente. Percebe como é contraditório? A insatisfação reflete a pequenez de espírito e mesquinharia da oligarquia. Que ainda é a mesma que comanda esse país, é o "centrão", acredite ou não. Não passa de mera especulação, pq fenômenos complexos não são preditíveis por relações de causalidade, mas dada a mentalidade da oligarquia, era mais plausível a continuação da escravidão. Que se pensarmos bem ainda continua hoje noutra roupagem, só não é mais uma escravidão racista. E a posição libertária é de abolicionismo imediato, ao menos segundo o Rothbard...o Renato foi muito infeliz no comentário dele

Demais. Espero que ele assuma que falou besteira.

Não ví ele se dizer favoŕavel a escravidão. Se deixarmos o sentimentalismo de lado, parece q ele tem um ponto importante p ser debatido e pesquisado, até pelo número de escravos que se reduzia aceleradamente e pela quantidade de gente que se f4d€u com a república.

https://www.youtube.com/live/qQZLMz8Z1r4?si=qf0ID0dOahfM0gVC

Concordo