Renato falou besteira sobre a Lei Áurea sim.

Ele também fala muita coisa errada sobre democracia, e outros temas.

Mas ele abre a mente de muita gente explicando as merdas que o frouxo fez e ensinando Bitcoin.

Filtrem. Ele não é vilão nem herói.

Herói é Jesus Cristo!

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Não tem como discordar de fatos: sem a lei áurea, em alguns anos a escravidão seria extinta e provavelmente o golpe republicano não teria ocorrido. Utilitamente falando ele está certo, moral nem o próprio estado, que aprovou a Lei Áurea, é.

O próprio argumento do Renato já é contraditório. No vídeo ele fala que a lei Áurea causou grande insatisfação na oligarquia, culminando no golpe da república. Mas fala ao mesmo tempo que o fim da escravidão ocorreria naturalmente. Percebe como é contraditório? A insatisfação reflete a pequenez de espírito e mesquinharia da oligarquia. Que ainda é a mesma que comanda esse país, é o "centrão", acredite ou não. Não passa de mera especulação, pq fenômenos complexos não são preditíveis por relações de causalidade, mas dada a mentalidade da oligarquia, era mais plausível a continuação da escravidão. Que se pensarmos bem ainda continua hoje noutra roupagem, só não é mais uma escravidão racista. E a posição libertária é de abolicionismo imediato, ao menos segundo o Rothbard...o Renato foi muito infeliz no comentário dele

Demais. Espero que ele assuma que falou besteira.

Não ví ele se dizer favoŕavel a escravidão. Se deixarmos o sentimentalismo de lado, parece q ele tem um ponto importante p ser debatido e pesquisado, até pelo número de escravos que se reduzia aceleradamente e pela quantidade de gente que se f4d€u com a república.

https://www.youtube.com/live/qQZLMz8Z1r4?si=qf0ID0dOahfM0gVC

Concordo

Eu concordo que é possível discutir se a Lei e se a aplicabilidade dela naquele momento foi da melhor maneira possível.

O impacto inicial da Lei não foi bom pra todos pq gerou aumento de crimes, fome entre os agora livres, mortes e outras distorções.

Infelizmente Renato não comenta de forma mais profunda sobre a situação. É bom dar uma conferida.

E não tem nenhum ponto específico que Renato afirma que concorda ou discorda. Na verdade, ele joga o questionamento sobre a Lei.

Concordo com o restante. O brasileiro médio carece de figuras de referência e Renato tá sendo essa figura pra muitos. Não é o ideal, pois é Cristo o nosso farol.

Tem um vídeo do Hindemburg Melão comentando sobre o assunto. Gostei bastante.

Tem o link?

Realmente o vídeo é muito bom

Culto à personalidade infelizmente é a regra. 99℅ das pessoas se preocupa mais com a roupagem dos discurso, do que com os argumentos e a estrutura das ideias. E acredito que é caso pensado do Renato. Polêmica gera engajamento, sobretudo nas redes mainstream

Pelo que eu entendi ele não errou sobre a lei áurea não.

Ao falar que a lei áurea revogou propriedade etc, isso pode indignar você, mas ele estava se referindo a época, era ou não era propriedade?

A interpretação sentimental da coisa que faz a maioria interpretar errado, ao meu ver ele só se referiu a uma época em que pessoas eram de fato propriedade.

No meu entendimento ele não estava defendendo a escravidão, estava divagando sobre a república e o império.

Se alguém defender a propriedade de pessoas ainda mais um libertário, certamente não sabe oque é direito a propriedade.

Joaquim Nabuco tinha um argumento top contra isso, que a escravidão é que era a completa revogação do direito a propriedade dos escravos.

Propriedade de pessoa fere a lei natural e é inválida. Se na época a "lei" permitia isso, só depoem sobre o quão falho é o jus-positivismo

Não interessa oque está na lei, é oque era aplicado na realidade, pessoas possuíam propriedade sobre outras pessoas. Eu concordo plenamente que não existe propriedade sobre pessoas e no texto que escrevo acima termino com a colocação de que existir propriedades sobre pessoas fere o direto a propriedade dela, propriedade do fruto do seu trabalho, propriedade sobre seus corpos e etc etc.

Mas o fato é, pas pessoas exerciam propriedade sobre outras pessoas naquela época, não interprete com sentimentos ou totalmente orientado a ideais, tentei remover o viés.

Renato não é vilão nem herói. Ele é profeta.

Kkkkkkk

A idéia da abolição gradual da escravatura remonta a José Bonifácio. O Barão de Cotegipe usava o mesmo argumento de José Bonifácio… que a abolição seria uma afronta ao direito de propriedade.

De fato. Ninguém pode ou deveria concordar com tudo que alguém diga ou faça. É sempre bom saber filtrar o que é dito por terceiros, não importa quem eles sejam.

O Renato é um dos principais responsáveis por abrir minha mente para o Bitcoin e de me mostrar que o governo é absolutamente satânico (mesmo não sendo eu um religioso).

Não concordo com tudo que fala, mas em essência ele está correto no que prega, libertando muitos que, assim como eu, já não tinham esperança em um futuro melhor para si e suas famílias.

Partindo do princípio que existem leis erradas, quem endeusa a Lei Áurea são as mesmas pessoas que endeusam a Lei Maria da Penha e a lei do divórcio sem culpa, isto é: pessoas #Woke a Lei Aurea foi errada sim porque deveria ter devolvido os escravos ao país de origem e não deixa-los largados à própria sorte. A Lei Áurea foi apenas para inglês ver, na prática a escravidão nunca acabou, apenas aumentou-se o número de escravos multicoloridos e diminuiu o número de senhorios. De qualquer forma é importante dizer que o problema todo é espiritual.

ele também fala muita besteira sobre nós judeus 🫠 não sabe nada nada da nossa cultura e história,única coisa que ele fala é de um judeu relapso que ele conheceu e que era rechaçado por questionar o holocausto etc… isso não tem nada a ver com a maioria de judeus em Yishra’el ou fora de Yishra’el,o que ele relata desse judeu que ele conheceu,é apenas algo particular de cada um,não é uma regra em Yishra’el e nem em comunidades judaicas pelo mundo,ele fala como se todo judeu que critica o holocausto não é bem vindo em Yishra’el; Tolo! Pior que ele também não conhece bem as questões bíblicas sobre nossos Patriarcas,apenas lendo a Bíblia em idiomas goym,é impossível saber sobre nossos Patriarcas,sem hebraico e o Talmud então; é impossível;porque na Bíblia não tá tudo escrito nem os detalhes dos acontecimentos etc.. é preciso conhecer cultura judaica,o Talmud e óbvio,saber ao menos o básico de Hebraico pra tentar entender coisas que aconteceu que na Bíblia não é relatado,querer entender Bíblia com os óculos de Roma e pela teologia do cristianismo romano e assassino criado por Constantino,chega a ser uma ofensa não só a nós judeus,mas também aos verdadeiros cristãos de bem.Ainda pior é a asneira do cão que ele diz : “seremos mais perseguidos do que os judeus jamais foram”,pelo fato de termos Bitcoin,essa fala dele é miserável demais,não tem noção nenhuma do que um judeu vive a mais de 4 mil anos,é de uma tolice tamanha fazer essas comparações estupidas e ficar usando jargões de efeito para polemizar,normal nesse mundo maluco de “digitals influencers “ Kk ! Parafraseando Romário: “ o Pelé calado é um poeta”,era né.