Se tratando de 13, é imprevisível.

Mas é o único jeito que ele consegue me ver, e a maioria das pessoas aqui, com raras exceções.

A necessidade de encontrar negatividade para expor, enaltecer e combater é quase vital para ele. Se ele não encontra, ele vai criar artificialmente toda uma situação. Por isso acredito que ele dificilmente vai sair do Nostr ou parar de comentar nas notas dos mesmos que ele não resiste a afrontar. Isso é alimento para mente dele e aqui está cheio disso.

Ele não acredito que isso seja uma escolha consciente dele.

Não é o primeiro unfollow que eu recebo dele. E eu não vou fazer o mesmo com ele. Eu tenho meus próprios critérios para decidir em quem dar unfollow e ele não se aplica neles. Não sei se ele vai seguir novamente ou não, isso não importa, pois sei que seguir é só um anuncio público formal de apreciação, e nesse momento ele não quer que as pessoas do Nostr saibam que ele ainda aprecia a nossa interação e eu também aprecio e isso não mudaria se eu apertasse o botão de desseguir para demonstrar que não. Porque amigos não precisam de formalidades e aparências e é isso que somos.

Ele só parece ter vergonha de ter "andar" com uma pessoa meio "esquisita" como eu. Ele se preocupa em como os outros vão pensar de mim. Por isso que ele sugere de forma bem firme para eu parar de me comunicar como eu costumo fazer porque ele não quer que eu passe vergonha. Isso é uma maneira meio diferente de demonstrar zelo pela minha reputação. E ele estressa comigo porque ele sabe que eu não ligo para isso.

É ruim ver as pessoas provocando e maltratando ele, porque ele é diferente. Mas ele tem um bom coração, só lhe falta autocontrole e paciência e dedicação para buscar palavras e formas mais escolhidas e não deixar sair tudo de uma vez do qualquer jeito.

O 13 é como um irmão meio estressado, só que na versão virtual.

[Assinatura PGP](https://www.verybin.com/?6450c9047744925e#ekiqESNNxjJSMm2bcAlhn+7NrdejVok5wGjoBjADc3Y=)

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

eles não se aplicam nele**

Como ficou esquisita aquela frase.

[Assinatura PGP](https://www.verybin.com/?6adaa85eca7c70aa#tASmxteb+7APbeWhnVCl5exmtE2vcE9i2Sr3rQ1ES84=)

Obrigado, xará. De coração.

Embora eu não concorde com tudo, você fez a leitura correta de alguns pontos. Tudo o que falo é para o seu próprio bem, acredite você ou não. Aliás, eu fazia a mesmíssima coisa com a Luiza. É o meu jeito de ser. Ninguém é perfeito e eu tenho vários defeitos, dentre eles ser grosseiro e irônico às vezes.

No entanto, também sei que tenho grandes qualidades, dentre elas está não fazer acusações sem provas e não difamar terceiros apenas por não se simpatizar com determinada pessoa. Isso sim é baixo, vil e leviano.

Aliás, outra qualidade que tenho é a humildade de saber pedir desculpas quando posso estar errado (e esta pouquíssimos a tem). Da mesma forma que fiz com a Luiza, também lhe peço desculpas publicamente se alguma vez "passei do ponto" em minhas palavras.

Já te segui de volta, claro.

Você é um amigo! 🫂

Aliás, nunca vi um "13" odiar tanto o Lula como eu odeio. Só por aí já se vê onde a verdade não está presente....

Valeu pela amizade.

Também tenho que dizer que sinto muito pelo que escrevi, pelo modo como você se sentiu quando leu. Sei que não adianta apagar, tipo, depois de falada (ou enviada) a palavra não volta.

Mas é isso. Só tinha um ressentimento, e as desculpas que pediu inclui-o e já foi concedida.

Estamos juntos. Também estou me policiando para não te responder com apóstrofo, mas, nas outras notas, vou usar.

[Assinatura PGP](https://wim.nl.tab.digital/s/X4asWKNXPWtbSHo)

Negativo. Pode usar o apóstrofo comigo também, xará. Minha intenção foi apenas orientá-lo, jamais podar sua forma de se comunicar. Se eu não gosto que o Estado faça isso comigo, quem sou eu para fazer isso com os outros? Isso sim seria uma forma de censura à liberdade individual de expressão de cada um. Afinal, um simples apóstrofo não agride absolutamente ninguém.

Diferentemente de racismo velado, difamações, acusações a terceiros (inocentes) completamente infundadas, GIFs e emojis nazistas em notas etc.

Por mais que você tenha defeitos, nunca o vi como alguém baixo, vil, leviano e tampouco autoritário, a ponto de enviar-me DMs tentando literalmente expulsar-me do Nostr, como essa(e) tal de Dark.

Isso sim é uma forma de censura, de tentar coibir a presença de quem não gosta no mesmo espaço que deveria ter como cerne ser aberto a todos.

Paz e bem.

Dark sempre me tratou bem, acho que só eu é que me indignei com ela uma vez e dei uma bronca, e ela nunca fez algo parecido comigo, nem ficou chateada.

Quando a Sophia escreveu naquela lista que ela tem personalidade forte e que tem que tomar cuidado quando for falar alguma coisa perto dela, eu fiquei espantado e pensando "será que ela está falando da mesma Dark que eu conheço?" Para mim, ela pareceu ser muito pacífica, aliás, comigo sempre foi, mas não sei como ela fala com todo mundo abertamente, muito menos o que ela diz em DM para terceiros, fica tudo criptografado.

Uma vez eu te falei que vo'cê estava sendo tratado como um espelho, incompreendendo as pessoas e sendo incompreendido. Parece ter ficado evidente para muitos aqui que vo'cê tem várias nsecs, porque além de não gostar do teu jeito, também não gostam das outras pessoas que pensam que ser vo'cê (algumas delas realmente devem ter lançado notas pesadas e realmente ofensivas que justificam a aversão deles). E nem te dão chance de se defender e nem te dão presunção de inocência, entre outras coisas, porque vo'cê não costuma tratar ninguém assim e quando conclui algo sobre alguém, raramente volta atrás.

E mesmo sendo apenas indiciado e suspeito, eles preferem acreditar que vo'cê realmente seria capaz de fazer essas coisas para te queimar. E a Dark é uma dessas pessoas do clube da oposição ao 13, talvez porque uma das nsecs que ela acha que é vo'cê que controla provavelmente a tenha ofendido gravemente.

Até eu descofiei e te falei em DM que poderia ser que certo perfil fosse vo'cê. Até ler vo'cê brigando com o cara pelas coisas por uma nota dele que acho improvávell vo'cê ter escrito.

[Assinatura PGP](https://wim.nl.tab.digital/s/dJwrmjLsskbD7K2)

E você acha que eu também não desconfio? A diferença está no caráter (ou na falta de, no caso) entre acusar inocentes injustamente ou apenas supor em seu mero pensamento.

Eu, particularmente, jamais faria acusações públicas (nem mesmo privadas) a respeito de algo que eu não tenha absoluta convicção. Isso chama-se caráter (e também se aplica a sua DM que, agora, parece ter caído a ficha). Pedido de desculpas? Não, não precisa. Dispenso. É um ato muito nobre. Entendo a ausência do mesmo.

E a(o) Dark praticamente já chamou a Luiza de "puta" publicamente, já teve desentendimentos com Lucille e certamente também com Poison para acusá-lo também injustamente. Não por acaso a(o) própria(o) "Sophia" disse que a(o) mesma(o) tem "personalidade forte". A meu ver, claramente carece de caráter a tal ponto de enviar DMs tentando expulsar-me do Nostr.

Os usuários do Nostr são tão ignóbeis que não acreditam em algo tão humano e primoroso no ser humano chamado "admiração". Se eu por acaso começasse a lhe tecer elogios ou já lhe conhecesse de outra rede no passado, certamente diriam que somos a mesma pessoa.

Sinais dos dos tempos? Não, ainda bem que é sinal do Nostr, tão somente de.

Foi mal, xará.

Eu pensei que não fosse necessário pedir desculpas pelo comentário sobre uma hipótese e não uma certeza. Mas eu aproveito e peço desculpas por isso e tambén por chamar de 13. Vou parar de te chamar assim, para mim é apenas um anagrama, particularmente nem fazia associação tua com o PT.

Sobre acusações sob suspeitas, a linha entre convicção e suspeita é bem subjetiva, o que acontece é a pessoa estar errada ou certa, ou a pessoa que usa tal nsec te gerar, intencionalmente, falsas evidências, imitando determinada pessoa, fazendo uma enganação convincente. Isso também pode ser sem intenção. Já me disseram que eu e vo'cê teclamos de forma parecida.

Sobre falar sem saber, vo'cê sabe que sou o principal, é que eu teria duas opções. Ou falo o que acredito ou para de me comunicar definitivamente, ou quanto muito só falar resultados de cálculos, pois são exatos. Porque tudo o que falo fora disso é por fé, não falo nem do que conheço, porque não conheço nada de fato, só tenho impressões pessoais das coisas.

Sobre as dificuldades em relacionamentos, cada um deve resolver as suas. Só sei que sou amigo de vocês dois e ambos estamos com as dificuldades ajustadas nesse momento, vo'cê e eu e eu e ela e quero manter isso.

[Assinatura PGP](https://wim.nl.tab.digital/s/XCqgwne62Y7qwSm)

Aliás, o próprio fato de insistentemente me chamarem de "13" (de forma orquestrada, por NSECs "diferentes"), mesmo eu já tendo dito diversas vezes que odeio o Lula, ratifica por si só a minha linha de raciocínio.

E você está redondamente enganado. Pelo contrário, nem os próprios "amigos" dela(e) acreditaram em tais acusações tão bizarras: Dust, Crysis, Sophia etc.

Dust e Sophia já refutaram tais acusações pra mim durante conversas em notas públicas.

Crysys começou a seguir a Lea recentemente, inclusive curtindo uma de suas notas. Aliás, por falar na Lea, você e o nostr:npub1at7sstd3fdwc66d6ax6zwqzfsvgj7j6wlde82mt7m5sx9l4d46wsp4vlvl também sabem perfeitamente que se trata de outra pessoa.

Quanto aos demais, siga o protocolo Dark:

1º liste todos os usuários do Nostr que você não se simpatiza ou já teve desentendimentos outrora.

2º publique uma nota dizendo que todos eles são a mesma pessoa.

Resultado: falta de caráter, leviandade. Fuja de pessoas assim. Amanhã pode ser você.

Não é porque você admira alguém que precisa endeusa-la. Estava lendo uma nota do Macaco Bostileiro se não me engano, e parece que ele tem razão: vc puxa o saco dela pra ela quebrar teus galhos, como configurar um domínio pra vc lá no Bluesky, recomendar apps etc. Espero que seja admiração sincera, não apenas interesse.

É admiração sincera. Tenha certeza disso. Aliás, se você tivesse conhecimento dos projetos sociais que ela desenvolve para ajudar crianças carentes no Brasil, certamente entenderia perfeitamente.

A mesma maldade que eu via no Benjamin, vejo em forma de bondade na Lea, de modo exatamente proporcional. Talvez seja por isso que os irmãos são sempre tão diferentes, né!? E esse caso não foge à regra.

Aliás, outro ponto que sempre me chamou bastante atenção foi a honestidade. Se ela quisesse, por exemplo, poderia ficar com os seus 20 mil satoshis e simplesmente alegar que não conseguiu recuperar o acesso para você.

Mas não. Ela não somente recuperou o acesso (fazendo um *FAVOR* para um mero *DESCONHECIDO*) como também estavam intactos os seus 20 mil satoshis.

O meu saudoso avô costumava dizer que a verdade se apresenta sozinha, basta apenas que saibamos observar....

Tô brincando contigo. Eu acredito,, a primeira coisa que ela me pediu pra fazer após recuperar o saldo foi alterar a senha e configurar 2FA. Eu sou bem atento aos detalhes, se quisesse nem me aconselharia colocar 2FA ou mudar a senha. 🫂