Jesus mudou esse mandamento. Ele deu outro. Disse amai vos uns aos outros como Eu vos amei. ....como Eu vos amei. Jesus é o Único que pode reivindicar ser O modelo da perfeição. Por isso alterou o mandamento da lei, pois esse é relativo ao amor próprio, variável. Quando Jesus impõe seu Novo mandamento, Ele se torna o referencial.
Discussion
Dizer que ele "mudou" o mandamento me parece uma interpretação não muito boa. Isso imputaria dizer que o filho de Deus, o Messias, erra. O que pode ser visto como uma heresia. Acho que o melhor entendimento seria que ele complementou o que já havia dito antes. Ou seja...
Amem uns aos outros como a si mesmos e amem uns aos outros como eu vos amei.
O que é diferente de:
Amem uns aos outros como eu vos amei ao invés de amar uns aos outros como a si mesmos.
Desculpe se estou sendo chato. Mas acho importante ressaltar isso porque se Jesus é o Messias, o filho de Deus, o próprio Deus encarnado, ele não pode errar.
Sim. Ele é o nosso referencial. Mas ao mesmo tempo não pode contradizer a si mesmo ou revogar o que ele mesmo disse, porque isso iria contra a própria natureza dele (que é ser perfeito, inerrante). Ele pode tudo. Menos pecar e errar. Deus não erra. Igualmente seu filho.
Somente Leia a Bíblia!
Jesus disse que deu UM NOVO MANDAMENTO.
LEIA ...João 13:34-35
Tradução ARA
João 13:34-35
34 Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.
35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.
Mateus 22:34-40
34 Entretanto, os fariseus, sabendo que ele fizera calar os saduceus, reuniram-se em conselho.
35 E um deles, intérprete da Lei, experimentando-o, lhe perguntou:
36 Mestre, qual é o grande mandamento na Lei?
37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.
38 Este é o grande e primeiro mandamento.
39 O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
40 Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.
Há contradição entre os dois textos? Não! O primeiro descreve um "novo mandamento", mas o qual é nítido a intenção do autor da frase (Jesus). Promover a caridade, o amor. Enquanto isso, no segundo texto, os dois mandamentos (amar a Deus acima de tudo, e ao próximo como a si mesmo) são reduções dos 10 mandamentos (Quem ama ao próximo como a si mesmo, não o mata, não diz falso testemunho, etc. Quem ama a Deus acima de todas as coisas, não o troca por outros deuses, etc).
Em algum momento esses mandamentos são "revogados"? São "mudados"? Não! Novamente: Deus é imutável. Jesus também. Não comete erros pra ter que mudar uma fala sua. Dizer isso é blasfêmico até.
Números 23:19
19 Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?
Mateus 5:17
Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.
DEUS NÃO MUDA, NEM VOLTA SUA PALAVRA ATRÁS!