Provavelmente vocês já ouviram esse argumento vindo do Renato Trezoitão, pra quem não conhece ele afirma que, como na Terceira Lei de Newton, toda ação (por parte do governo) resultará em uma reação oposta de igual intensidade.

Exemplo:

"Governo censura as redes sociais" -> "Mais pessoas passam a conhecer e usar o Nostr";

"Governo aumenta impostos" -> "Mais pessoas passam a usar Bitcoin"

O que vocês acham desse argumento? Eu acho muito fatalista, não sei se concordo.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Não concordo. Até porque a 3ª lei de Newton se refere a ações concretas sobre uma massa. Afirmar que ações não tangíveis sofrem o mesmo fenômeno é coisa de jovem místico.

Podem haver movimentos contrários às agressões do estado, pois o ser humano tende sempre a se defender, mas nem sempre na mesma intensidade da agressão.

Não concordo 100%

Como analogia e explicação, faz sentido. Mas, não querendo partir pro Ad Homine, mas já partindo, o 38tão tende a ser muito alarmista, falando como se tudo fosse objetivo, Sim vs Não, Bem vs Mau, Isso ou não é...

É obvio que na prática esse argumento não faz sentido, até o efeito Streisand, que é aquele de dar atenção ao problema só piora e faz as pessoas pesquisarem, esse efeito é mais "Certo" que essa da Terceira Lei de Newton, por um fator:

Humanos não são objetivos...e brasileiros no geral são burros: "Eu odeio esse DREX...coroi mas dá pra investir na bolsa com ação mais barata🐒?Amei gente"

A prodígio tava certa

A coisa que eu acho mais contrário no 38tao é que ele sempre pergunta: " É isso ou não é" e ele força a pessoa a responder sim ou não mas quando perguntam as coisas para ele ele sempre sempre responde "Rapaiz, DEPENDE"

As ações das pessoas são imprevisíveis. Mas ninguém é capaz de agir na mesma proporção do Estado, isso que o torna tão demoníaco.

Isso é uma teoria muito forte mas que se aplicada sem métodos e sem rigor, como o Renato Amoedo faz, ela tende ao fatalismo. O Trezoitão é um desastre na sociologia, e pra ser sincero nenhum intelectual da escola austríaca é bom na sociologia.

O erro está no reducionismo e no controle negativo sobre ignorância a respeito das variantes, além do resultado quantitativo da política aplicada (do efeito pós-causa) sendo ignorado também.

A exposição de Renato 38tão é reducionista e simplista, quase infantilizando a realidade. Ele pressupõe que as pessoas são meros joguetes determinísticos, sem reconhecer a vasta gama de fatores que moldam nossas respostas às políticas governamentais.

38tão, conscientemente ou por negligência, ignora a capacidade humana de escolher a moralidade e a virtude por serem intrinsecamente corretas e responsáveis — uma expressão genuína de autonomia e dignidade.

Compreendo que haja eco com discursos de 38tão, mas não foi o mesmo com Eva e a serpente no livro de Gênesis? A tentação da simplificação, a promessa de conhecimento sem o peso da responsabilidade. E o que dizer de “Porque tais homens não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas a si mesmos, e com doces palavras e bênçãos enganam os corações dos ingênuos.” (Romanos 16:18)? Aqui, o apóstolo Paulo alerta contra aqueles que, com discursos sedutores, distorcem a verdade para servir a interesses próprios, muito parecido com a manipulação que 38tão parece perpetuar. Ele nos lembra que a verdadeira sabedoria reconhece a complexidade da humanidade, não a reduz a peças de um tabuleiro previsível.

Mas quem sou eu na fila do pão e do peixe, um mero pecador? Aqui, talvez, alerto: caso 38tão queira realmente contribuir, por que não nos direcionar à sabedoria de São Tomás de Aquino ou outros sábios fervorosos em Cristo? Lá há mais luz.

A bo btc é impossível. Não é infinito e poucos se interessam por este assunto. Nunca e jamais tente salvar os perdidos. Eles já sabem que estão mortos e não precisam de alguém a aporrinhá-los.

A maioria dos bitcoiners do Brasil usam bitcoins só para acumulação. Fica difícil ter adoção se não existir uma economia circulante.

Acho bem bosta que usa qualquer teoria fisica para explicar outras coisas. Por isso existe coach quantico por aí.

Sim, no geral sim. Mas tem que haver umas bases.

Por exemplo, Cuba e Venezuela não estavam preparadas para aquele populismo/socialismo, naquele momento.

A Argentina já estava melhor. Ou seja, ou destrói por completo ou cria reacção.

Está todo mundo certo aqui. E errado também.

Independente de qualquer reducionismo, as polêmicas que ele cria são maravilhosas do ponto de vista de divulgação. As mesmas ideias expostas sem os exemplos esdrúxulos que ele usa não teriam 1% de alcance. Para o publico geral, seria o mesmo discurso enfadonho e incompreensível de sempre.

Mas respondendo a pergunta principal: talvez. Certamente haverá um interesse público em conhecer e implementar soluções aos problemas que o Estado nos causa, mas nem sempre as pessoas estarão prontas a agir a tempo. As reações podem demorar anos e seus efeitos, várias décadas.

O que o Renato descreveu aí nada mais é o que a psicologia chama de "efeito bumerangue"

https://maisretorno.com/portal/termos/e/efeito-bumerangue

Tem um quê de verdade. As pessoas se revoltam e têm duas possíveis reações. Ou rebeldia e arrumar uma forma de contornar, ou botar o rabinho entre as pernas e se deixar ser dominado. O que ele não vê é que nem todos têm o fogo da revolta que ele tem e muito menos coragem (sim coragem). As pessoas são irracionais e têm medos aos quais não teriam se buscassem seriamente por soluções racionais.

Falo por mim, eu já cheguei a falar de soluções para diferentes dores dessas pessoas (familiares e amigos próximos a qual posso confiar). Mas mesmo você explicando tudo e como você pode contornar cada situação, o medo irracional persiste. É como uma prisão mental. Muitas pessoas voluntariamente se mantêm como escravas por conta do medo.

Não há como ajudar pessoas que não querem ser ajudadas. São como cachorros que sofreram abusos dos donos. Qualquer mão de um ser humano eles têm medo e não permitem serem ajudadas. Grunem como se mesmo sem encostar, estivessem sentindo uma dor indescritível. Paralisadas pelo medo. É isso. As pessoas estão paralisadas pelo medo. É necessário muita paciência e esforço pra salvar essas pessoas de suas próprias prisões mentais.

Cansei de falar do Nostr para meus amigos em 2023. Mas eles preferiam falar contra a censura do Facebook no Facebook.

As vezes não tem o que fazer.

Acertou miseravi.