Achei: https://privacytests.org/ Novamente, no fim, você vai ter que julgar em quem você quer acreditar; os testes do Brave foram feitos pelo próprio time do Brave. Ambos os projetos são open-source e não acho difícil de reproduzir. O Libre toma uma rota mais fácil, ele simplesmente chuta o balde de qualquer tipo de telemetria e pronto, não fica enrolando se tem ou não tem. Já eu acho que Linux + Brave + VPN sem registros (Mullvad, IVPN, Tor ou VPN própria) é MUITO melhor do que essa galera que fica se expondo de todas as formas e acha que só ligar uma VPN vai ajudar. Segurança e privacidade tem diversos níveis, eu considero Librewolf acima do Brave, pois não tem toda essa canção e debate sobre o que é correto ou não fazer. Em questões de performance acho que os dois estão no mesmo patamar, pelo menos no meu sistema.
Discussion
Achei genial seu texto, apesar de me considerar autodidata, essa parte aí não é meu forte, então pergunto, confio nas informações e parto pra prática kkkk, mas obrigado pelo esclarecimento, vou testar ele.
Gostei do link dos testes, e outra, o que seria telemetria?
Telemetria em navegadores é basicamente usada para coletar dados sobre como as pessoas usam o navegador. Tipo dados sobre sites que você visita, recursos que utiliza, etc. No caso do Brave, o pessoal diz que os devs usam esses dados para "melhorar" o browser, mas não, eu já aprendi a não confiar nesse "confia!".
Ainda sobre telemetria, quer ver algo engraçado? Rode isso aqui em uma máquina virtual ou em algum PC que você não usa mais e tem Windows 10: https://www.w10privacy.de/english-home/ Tem uma aba só disso e dá para desabilitar 90% do que tem ali sem quebrar o OS, o que diabos a Microsoft faz com tanta coleta de dados?