"Ui, vou te bloquear pq não sei responder sua pergunta".

Ainda quero saber, como iniciante em Nostr que sou:

COMO IDENTIFICAR PEDÓFILOS ANÔNIMOS EM RELAYS EXCLUSIVOS PARA CRIANÇAS?

Como os pais, responsáveis, poderiam proteger seus filhos, se o uso é totalmente anônimo???

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Nessa ideia hipotética, o Nostr seria a ferramenta para fugir das bigtechs mas esse relay específico não seria anônimo, até pq nesse caso, a privacidade não seria o principal e sim a possibilidade real de uma educação fora da agenda global, sendo o empreendedorismo o carro chefe estimulando o ganho de sats ao invés de likes. Fico imaginando as possibilidades de uso, por exemplo, em comunidades, onde as crianças fossem educadas a partir do conceito do bitcoin ao invés das porcarias a que estão expostas hoje. O slogan seria: quem precisa de likes quando se tem os sats! 😄

Sim, essa discussão está servindo até para ensinar a Anne que relays específicos podem até exigir identificação da pessoa. No Nostr existem muitas possibilidades.

* Ana

Muuuuuita gente me chama de Anne.. acho que por causa de Anne Frank (sem E)...

Não vejo como seria possível.

Para uma criança acessar um determinado relay ela deveria acessar sem anonimato, certo?

Penso que seria ainda pior!

Meu interesse é só na questão técnica do que é possível no Nostr. Eu concordo que criança não deveria acessar rede social e ponto.

Este é o ponto 🎯. Ninguém aqui é contra a tecnologia, conceito e uso. Muito ao contrário, é um enorme avanço em direção à liberdade das B¹g Techs, bancos e afins.

O cerne da questão é deixar o uso aberto a crianças, que não têm sua maioridade e são vulneráveis.

A maioria das crianças brasileiras vão pra escola pra poderem almoçar. Imagine se terão quem controle o acesso?

Não tem cabimento!

Mas poderia ser um grupo restrito da escola ou comunidade... projetos sociais, etc.

Adolescentes sim mas crianças acho que não. Não vejo muito sentido.

Exatamente

Que susto! Acordei agora e pahhh Obrigada pelos ⚡⚡⚡!!!

Como se fosse um Google Classroom? Assim talvez eu eu ache interessante.

Mas aberto, jamais.

Se para acessar um relay infantil océ precise se identificar, esse banco de dados de criança torna-se algo absolutamente perigoso!

imagine um cliente assim:

só acessa uma lista de relays pre-definida. Pra mudar essa lista, não está disponivel na GUI, é um config chatinho, e precisa de senha de um usuario especial admin.

os relay foram escolhidos por exigirem identificação dos usuarios - no nivel de identificacao que imaginar, cada relay pode fazer o que quiser.

e/ou, os relays são 'de casa', controlados pelo grupo (escola, igreja, etc).

mas deixar mlk acessar net sem supervisao, ou dar celular na mao, so da merda.

sem falar q o attention span diminui cada vez mais, da ate diferenca neurologica.

talvez o dificl de entender: nostr so define o formato das msg e o esquema de chv pub-prv pra identificar usuarios.

o mais facil, eh implementar um relay simples, que deixa qq um acessar, postar, e pegar msg de quem quiser.

já existem relays que deixam acessar, mas para postar tem q pagar - e zaps sao convenientes pra pagar sem se identificar no mundo real, e ao associar o zap à chv publica, esse esquema nao exige trabalho humano.

nada impede q o relay olhe a msg (na verdade é o cliente quem abre a msg, mas o relay tambem tem a sua chave publica) e filtre o que ele quiser no conteudo.

e nada impede q o admin do relay defina q pra vc postar, vc tem q estar em uma lista autorizada manualmente. E pra entrar nessa lista, vc tem q mandar RG,foto, CPF, numero de cartao, o que ele quiser.

Mas zap é a unica coisa ja implementada hj, e é de graça, o sw faz sozinho.

se alguem quiser fazer um relay mais controlado, administrar e conferir identidades, lidar com problemas de documentacao, ou filtrar conteudo, isso exige trabalho humano. Inclusive qualquer filtro, pois sempre haverao falsos positivos e negativos , reclamacoes e excecoes - eh um modelo de negocio, mas nao existe ainda por falta de demanda.

Sim sim, tudo isso eu já entendi.

Daí o acesso deixa de ser anônimo e é rastreável, ou seja, um banco de dados de crianças que qualquer um pode fazer o que quiser se tiver acesso!

ai vc quer magica, algo que nao tem controle de acesso, mas nao pode deixar entrar qq um.

eh um tradeoff

e um bd do google classroom, ou de qq sistema fechado, ate de uma propria escola, tbem é valioso.

tem escola por ai com BD centralizado de milhares de alunos. foto, endereco, etc.

Crianças brasileiras vão pra escola pra poderem almoçar. Você acha que terão supervisores? Terão alguém que olhem por elas? Muitas vezes a mãe/pai não sabe nem acessar o Google.

Vamos trabalhar com a realidade.

verdade. mas ai nao eh problema da tech, eh outra discussao.

eh como a discussao de por robotica na escola

se o problema maior nao eh falta de robotica, eh excesso de cocaina, entao a discussao sobre robotica eh so teorica.

como essa aqui, so serviria p/ algum grupo fechado de mais alto nivel, nao pra galera em escola publica.

Nunca falei que o problema é do Nostr ou do desenvolvedor!

Eu acredito que o formato do Nostr não é compatível com conteúdo infantil, muito menos usuários crianças!

claro q nao! se nao tem controle nenhum, eh um w.c. publico!

so PARECE bom pq normies e commies nao vieram aqui.

SE isso crescer, so pelo volume, atraira propaganda, idiotas, politico, etc - e predadores.

É isso!

Cada dia mais acho que o jeito pra tudo isso é ou ter uma proxy nível firewall chinês na sua casa ou não dar celular pro Enzo.

Se um dia a Internet vinher a ser verdadeiramente incensuravel a gente vai ter que ser totalmente responsáveis pelo que as crianças têm acesso.

Exatamente... E tem como?

⚡791841⚡

-Primeiro se isso acontecer e ser de forma publica o Nostr foi testado contra a censura...

-Segunda eu ja vi no instan guria que cria conta e deixa privado pra vender pack de foto da buceta dela..sendo ela menor de idade...é mais normal que imagina...

-Terceiro o dono do relay pode banir e esse tipo de coisa e vc pode denuciar as contas se tiver muita denuncia disso e ate de spam um perfil donos de relay pode escolher em nao deixar vc se conectar no relay dele, comecar conta do zero da trabalho de recuperar a imagem do zero se o intuito de quem faz isso é $...

nostr:nevent1qqsytvszx9f869ze78lcy905g26gn4fn7tlnn6w5gu4zhf7l2kyvrmsppamhxue69uhkummnw3ezumt0d5pzpagkekvtje6fvu7fz5etluyfy4wdtm2yhczlgg2qs0zaleqp6as3qvzqqqqqqy2ez9t0

Acaso os pedófilos são identificáveis em outras plataformas ? A forma de rastreio possível seria através do ip, caso o sujeito não use protocolo Tór, proxy ou VPN, caso contrário não seria possível, o que resta é a eterna vigilância sobre o conteúdo acessado pelos filhos. Ademais, se tu acha a plataforma arriscada, é só impedir o seu uso assim configurando o perfil de usuário que o seus filhos acessam o computador. O caminho mais fácil no caso seria o bloqueio e a denuncia do perfil anônimo ao dono do relay, em todo o caso seria um jogo de gato e rato já q o sujeito poderia muito bem apenas criar outro perfil.

Com a evolução da plataforma, relays pagos com diferentes níveis de moderação vão ser possíveis e também sempre há a alternativa de tu criar teu próprio relay que permita só e somente as pessoas que tú quer nele. Assim tú consegue moderar o acesso e o conteúdo exibido, claro que tudo isso agora é complicado. O nostr é novo e o mercado dele é grande, logo a venda de relays privados em hardwares específicos devem se transformar em negócio. Senão me engano o próprio umbrell já tá oferecendo um relay pre configurado ao usar esse so.

Para crianças utilizarem um relay específico, onde deva se identificar, até usar senhas....

Como funcionaria esse banco de dados infantil?

Pode, de alguma forma, cair nas mãos de gente errada?

Quem garante um nível de segurança ok para que as crianças fiquem seguras?

Nesse caso, cada pai ou interessado deveria executar seu próprio relay com base nas suas regras e definir quem pode ou não acessar com base nos critérios que o próprio estabeleça. Mas isso ainda está no campo hipotético, então não acho que se faz sentido tal discussão no momento, até porquê ainda somos o earlier adopters da tecnologia. Muito ainda vai ser criado e alterado para que sejam atendidas as demais necessidades.

O questionamento só começou pq um usuário sugeriu incentivar crianças a virem para o Nostr.

E eu sou CONTRA, extremamente contra nos moldes atuais... Só aceitaria isso se fossem relays próprios, criados pelos pais, com finalidade educativa. De resto? CRIANÇA NÃO DEVE ACESSAR REDE SOCIAL ALGUMA!

Perfeito, e essa responsabilidade deve se extender a todos os outros campos, como o monetário, sendo soberano sobre os seus bitcoins. Enquanto o npc médio não tomar responsabilidade al menos disso, todas as outras discussões serão praticamente inúteis.

Ou seja, Ana, você concorda que o Nostr é uma boa solução. É exatamente nesses moldes aí que você falou.

Ao invés de ter um Netflix Kids basicamente montado com os critérios morais daquele pessoal de Hollywood, seria possível montar uma alternativa com títulos escolhidos pelos pais.

Não é possível identificar pedófilos anônimos em relays exclusivos para crianças usando o Nostr, já que o aplicativo se preocupa com a privacidade de seus usuários e não armazena informações pessoais. No entanto, é importante que os pais monitorem de perto os acessos online de seus filhos e os protejam através de supervisionamento e educação sobre segurança na internet. É também recomendado relatar qualquer atividade suspeita ou ilegal para as autoridades apropriadas.

🎯

É por isso que determinadas coisas TÊM que ser proibidas para crianças, sem exceção.