Uma falha de privacidade possível e conhecida na monero que permitiria (em teoria), caso a moeda comece a ser largamente utilizada, rastrear transações.
Discussion
Ah, sim, vi este vídeo.
Vários problemas...
1. Todas as potenciais questões de privacidade que aborda afectam muito mais o Bitcoin do que o Monero.
É como uma pessoa nua a gritar a outra pessoa completamente vestida para ter alguma decência porque a sua mão pode estar a aparecer.
2. Monero tem 3 camadas de tecnologia de privacidade para o remetente, valor e recetor. “Ring Signatures”, “Confidential Transactions”, e “Stealth Addresses”. Portanto, se uma camada for quebrada, as outras 2 não são afetadas. Ele está a falar de “Ring Signature” que apenas afectam a privacidade do remetente. A comunidade Monero está bem ciente de que esta é a mais fraca das 3, porque não está verdadeiramente escondida, é apenas ofuscação.
Transação Monero:
Talvez Alice tenha enviado $[?] para [?]
3. Tudo o que precisa de fazer para evitar esta situação muito improvável de que ele fala é usar uma carteira diferente para actividades diferentes ou enviar algumas transacções para si próprio. O que ele próprio admite no final do vídeo.
O orador também comete um erro ao dizer que o Monero ainda tem um tamanho de anel de 11, quando agora é 16. O Monero terá em breve um tamanho de anel de pelo menos 128 com a atualização do Seraphis. E dentro de alguns anos, o Monero terá "full membership proofs" e as assinaturas de anel serão completamente obsoletas.
1 - Mas, pera aí, a Monero não é sobre isso? Sobre ser mais privado que o BTC? Oras, se tem algo que o torna tão vulneravel quanto o BTC então não tem nenhuma vantagem. E é isso que afirma esse estudo, que no longo prazo não teria muita diferença do BTC.
2 - Esse "apenas" já quebra toda a proposta da coisa. Mas não estou certo sobre até onde vai essa vulnerabilidade.
3 - Opa, pera lá, a coisa se propõe a ser privada "desde a base" e agora eu preciso conhecer certos processos para obter essa privacidade? Bom, não tem mais a alegada vantagem sobre o BTC, já que ele sobre os devidos cuidados também tem um aceitável nivel de privacidade.
Talvez no futuro todos esses problemas sejam resolvidos, verdade, mas hoje ainda tem muitas questões que colocam os fundamentos e razões da Monero em questão. Esse projeto só tem um único objetivo e razão de ser e hoje não o cumpre como promete.
Está a ir longe demais. Talvez não tenha uma compreensão completa de como o Monero funciona.
Mesmo com este cenário muito improvável, o Monero continuaria a ser muito mais privado do que o Bitcoin. Portanto, ainda não seria "tão vulnerável quanto o Bitcoin", como você diz. O montante enviado e o destinatário continuariam a ser completamente ocultos. Não posso exagerar este facto. Não existe um gráfico de transacções como no Bitcoin, mesmo que se descubra o remetente. Também não há valores visíveis.
Também não se saberia necessariamente a identidade do remetente literal. Talvez seja a mesma entidade que enviou uma quantidade desconhecida de Monero para um destinatário desconhecido.
O Monero também tem proteção IP padrão com "Dandelion ++", pelo que não se saberia a origem IP da transação, mesmo sem Tor ou uma VPN.
Monero neste cenário é improvável:
Talvez Alice tenha enviado $[?] para [?]
O Bitcoin funciona perfeitamente como normal:
Alice definitivamente enviou $X para Bob
1) % Dos blocos órfãos são convenientemente cortados da imagem (coisa normal para ocasionalmente acontecer em qualquer blockchain).
2) Observe quantos blocos acontecem entre qualquer bloco órfão (blocos amarelos).
3) Finalmente, perceba que o hash desconhecido inclui mineradores solo e outras piscinas desconhecidas - não apenas Qubic. Eu posso te ensinar como criticar adequadamente Monero, irmão, mas isso não é slam dunk que você acha que é 😂


