Replying to Avatar gak

Recentemente, tive o desprazer de frequentar o banheiro do mercado público da minha cidade. E realmente, é a coisa mais nojenta que eu já vi em toda a minha vida, sem contar que as fechaduras das portas estão sem trincos, e o vaso sanitário está sem tampa nem assento (e a descarga não funcionava a uns bons anos, pela quantidade 💩 que ali estava). Após aliviar a bexiga, me vem mais uma surpresa: Não há água na torneira.

Por que estou contando essa história? Após refletir percebi que gera uma ótima comparação entre Público x Privado. Esse banheiro é gerido pelo governo, e essas são as suas condições, é público, é gratuito, mas com certeza não é de qualidade.

Quando se fala de privatização, o bovino gadoso vai logo atacar "Deixará de ser grátis!" "E os pobres???" ou coisas do gênero, mas se engana quem acha que privado é sinônimo de pago.

Em contraste com o banheiro público que descrevi, cá está um banheiro Privado, Gratuito e De Qualidade: Banheiros de Shopping.

A descrepância realmente é enorme, e vale lembrar que você não paga nada para utilizar o banheiro do shopping, mesmo sendo um ambiente privado. Isso ocorre pois o lucro do shopping vem de outras fontes. E, diferente do banheiro do mercado público, este sim possui uma boa limpeza e equipamentos de ponta!

Pense na mesma lógica aplicada a qualquer coisa, estradas por exemplo: "Se privatizar as estradas, teremos que pagar pedágio em cada rua!"

Me parece bem vantajoso que, por exemplo, o dono do shopping mantenha sua rua organizada, sem buracos e de graça, para que mais pessoas passem por ela e possivelmente parem em seu estabelecimento, não?

Enfim, a verdade está aí, nua e crua.

Privado também não é garantia de asseio. Na minha região fala-se muito de"banheiro de beira de estrada", banheiro de postos de gasolina privados mal higienizados. Em contrapartida você vê banheiros de UBS que são limpinhos, mas a maioria sem sabão e papel toalha.

Mas o certo é que o local privado tem mais chances e incentivos para serem cuidados.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Sim, é multifatorial assim como tudo na vida. Depende da educação da população e etc. Mas é isso, o que importa é que sendo privado, possui os incentivos corretos.