Manda o nome do livro se achar pfv.

2000 mortes sim seria o número dos acusadores, mas só do período do Torquemada.

Sobre o século do ouro, o argumento é que esse "ouro" foi roubado dos judeus por ordens da rainha Isabel usando o Torquemada, que era confessor dela.

Depois os judeus foram p Portugual com salvo conduto, mas depois teve um casamento do rei portugues com uma princesa espanhola e uma condição era a expulsao deles de portugual.

Ainda não pesquisei sobre, mas desconfio fortemente que a derrocada de portugual e espanha tem a ver com esses expurgos. Devia ter muita gente industriosa e inteligente nesse meio judeu.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

O livro em questão é A Verdadeira História da Inquisição.

A questão da expulsão dos judeus é bastante complexa, pois havia fortes tensões entre cristãos e judeus após a Reconquista. Em algumas regiões, os judeus chegaram a exercer grande influência política e administrativa, chegando a governar cidades em nome dos árabes, como o caso de Samuel ibn Naghrela.

Grande parte do conflito girava em torno dos chamados "falsos conversos", que geraram suspeitas e conflitos dentro da sociedade cristã. Exemplo disso foi a Revolta de Toledo de 1449.

Além disso, havia também grupos radicais entre judeus e muçulmanos que promoviam ataques contra cristãos e igrejas, como o assassinato de Pedro de Arbués.

Nessa bagunça toda, cristãos e conversos exigiram uma resolução das autoridades para os problemas decorrentes.

O contexto histórico ainda envolve muitas outras coisas.

Muito interessante. Uma parte muito rica da história que deveria ser contada em filmes e documentários!

O livro:

Esse com certeza vai entrar na minha fila de aquisição e leitura🤝