A finalidade do Nostr é informação distribuída e não centralizada.
Discussion
Seria dar aos donos de relés poder de decisão sobre o que pode ou não ser falado em seus relés, controlar discurso.
Mas os donos de relays tem e devem ter poder de decisão sobre o que pode ou não ser falado nos relays deles. A proposta do Nostr é que você nunca perca seu perfil.
E eu acho que se um relay agir de má fé, seja censurando ou qualquer outra coisa, as pessoas podem talvez fazer mirror da estrutura desse relay junto com seu conteúdo e montar outra comunidade, não?
Me expressei mal, eu quis dizer que o poder de decisão de um administrador de relé temático tem um impacto maior que de um relé de tema livre.
Suponhamos que em alguns anos um relé temático reúna milhares de pessoas interessadas num nicho específico. Ter as notas apagadas ou perfil bloqueado de usar o relé como escrita significa censura. Copiar todos os eventos de um relé para outro não traz as pessoas para lá. A transição pode nem acontecer, por n motivos, e haver uma relé novo com uma dezenas de pingados.
A questão de não perder o perfil é irrelevante se esse perfil não puder ser usado num relé do tema que te interessa. E é indiscutível que o relé temático é uma concentração indesejável de dados. Os dados partilhados também importam, senão só haveria relés de eventos efêmeros.
Ter um relé temático ajudaria no quê? Esconder suas postagens de quem não usa teu relé? Sua lista de relés é pública, qualquer um pode seguir todos os relés que você tem.
Já falei sobre o risco de indisponibilidade também temporária ou permanente. Também a demanda de uso de relés aumentaria gastando mais recursos computacionais e banda.
Faz sentido, vou deixar para os especialistas comentarem, haha.
cc nostr:npub180cvv07tjdrrgpa0j7j7tmnyl2yr6yr7l8j4s3evf6u64th6gkwsyjh6w6 nostr:npub1syjmjy0dp62dhccq3g97fr87tngvpvzey08llyt6ul58m2zqpzps9wf6wl nostr:npub1lunaq893u4hmtpvqxpk8hfmtkqmm7ggutdtnc4hyuux2skr4ttcqr827lj
Eu vi um argumento aqui: https://youtu.be/Tbt3jL1Ms0w?feature=shared&t=1298
Deixei no ponto.
Minuto 21:30
There seems to be a misunderstanding—doesn’t content in community relays also exist in other relays?
Here’s how I envision the scenario: I post something about my cat to my write relays. Later, I either republish this post to a cat-topic relay, or the operator of the cat-topic relay notices my post, likes it, and adds it to their relay.
Community relays are just a way to provide users with a place to discover content and people they might find interesting.
If one day a high-quality community relay shuts down, it would indeed be unfortunate. However, the interesting people you discovered through that relay would already be in your contact list, so you can continue to follow their activities. Meanwhile, you can explore and find other engaging community relays to join.
There could be a possibility that in the future we would have the option to migrate content to a similar community relay. It would be useful if a community relay became hostile or pretended to shut down activities, but I don't think that's useful now.
That’s not a very difficult feature to implement. I’m sure someone will make it happen, haha
Podem haver vários relays do mesmo tema, caso alguém não concorde com regras de um relay temático específico, pode fazer seu próprio relay temático. Relays tradicionais já podem fazer isso e nada impede que os façam agora além da vontade dos operadores de não fazê-lo.
É o que eu falei, todos os clients recomendam pouco relés, até os clients web. Imagine a demanda por relés para as pessoas que querem estar engajadas em muitos temas. Se eu posso ficar por dentro da maioria das coisas tendo meia dúzia de relés, vou sobrecarregar os recursos dos dispositivos e banda de internet para ter acesso à algo dispensável?
Basta você não colocar como outbox/inbox.
Eu consigo escrever nesses relés nesse caso?
No Jumble, sim. Basta favoritá-los, Jumble foi feito para a navegação por feeds de relays. Você procura o relay temático dos seus favoritos e faz um post relacionado ao tema, a nota ficará neste relay e nos relays outbox definidos por você.
O nostr:npub180cvv07tjdrrgpa0j7j7tmnyl2yr6yr7l8j4s3evf6u64th6gkwsyjh6w6 te respondeu mas provavelmente você não viu a resposta pois ele mandou somente para o relay de português:

Obrigado por mostrar, não tinha acesso à essa nota mesmo, não. Mas sigo o fiatjat e, em tese, essa nota deveria aparecer pra mim quando estou usando Amethyst.
Valeu, fiatjaf, pela resposta.
oi sou novo por aqui!
Bem-vindo. O que te levou a conhecer essas terras?
Que coincidência: nostr:nprofile1qqs9lvleww6z44hwgekywltkyhgkzmp0wurppefy88h874eact2kptgpzpmhxue69uhkummnw3ezumt0d5hszrthwvaz7tmwdaejumr0dshsz8thwden5te0dehhxarj9e3xjarrda5kuetj9eek7cmfv9kz72k89yp também é novo por aqui.
Bem-vindo, irmão.
Cuide bem da tua nsec e poste muitas notas para nós.
Essa quantidade de sats é bem estranha, irmão.
666 é um número meio bizarro.
Nada de estranho. Está predefinido no Jumble.
Sério? Esse número tem um significado ruim na Bíblia. Algumas pessoas muito fanáticas devolveriam na hora.
Seria melhor ainda se devolvessem em dobro, rs.
Com certeza.
Nas configurações do Jumble eu não encontrei opções de tag do client nas mensagens, vamos ver se aparece se estou usando Jumble.
666 é um número que representa sorte e coisas boas na China.
Não sabia disto. Minha mãe é evangélica neopentecostal e eu estava ouvindo o disco abaixo e ela viu o 666 na tela da multimídia. Agora eu ando com um paninho ungido no painel. Se eu tiro ela dá bronca.😂
Mas o álbum é conceitual e faz referência mesmo ao apocalipse de João:
Ouvindo...
Parece The Who dos anos 70.
Pelo nome, pensei que fosse algo parecido com o Metallica, que tem uma música com o nome The Four Horsemen. Horsemen são centauros ou cavaleiros?
São cavaleiros em referência à visão do apocalipse de João. Essa é a banda do Vangelis nos anos 1970. As pessoas o conhecem mais pelo seu trabalho nos anos 1980 com música new age e trilhas sonoras de filmes, mas ele também se enveredou anteriormente por rock progressivo.
Legal. A parte dos cavalheiros só é boa no começo, depois fica muito triste.
Sobre o Vangelis, não conheço, mas é legal.
Ah, certamente vc deve ter ouvido alguma música dele sem saber. As trilhas mais conhecidas são de "carruagens de fogo", "1492" (o filme é ruim) e Blade Runner (1982), aliás, este último é um dos meus preferidos. A estética cyberpunk e a trilha sonora são sensacionais. Incrível como a fotografia envelheceu bem.
Carruagens de fogo... Lembro de um instrumental com esse nome.
Sim, qualquer pessoa que já tenha assistido televisão já deve ter ouvido alguma vez na vida.
Taí mais um bom motivo para eu manter a antipatia pelo Jumble.
Só questão cultural, Cody é Chinês, não ocidental. 666 é símbolo de sorte.
Lembrando que a Bíblia também é um livro Oriental (do Oriente Médio, melhor dizendo), e o número 666 significa a marca da besta, o símbolo de uma autoridade humana que se opõe à divina.
Eu estou dedicando tempo para usá-lo e estou achando vantajoso em alguns pontos.
Cultural differences vary so much across regions—it's really hard to satisfy everyone. I’ll consider showing different presets based on the language.