Eu gosto muito dos produtos do Jack, mas isso do bip177 não faz sentido. Nós sempre vivemos com moedas FIAT com os centivos ou centimos, nunca houve problemas, também podemos e devemos ter os satoshi/sats, torna tudo mais fácil.

Assim a wallet fica confusa.

E isto só não vai tornar um problema para a empresa devido ao bitcoin ter 8 casas decimais, se tivesse 2 como o dólar, iriam ocorrer milhares de erro. As pessoas iriam confundir, em vez de enviar 100 sats, iriam enviar 100 bitcoin, os processos em tribunal seriam aos montes.

Eu acho que faz todo o sentido da existência do termo sats para definir a moeda, porque no ecosistema do bitcoin é muito confuso, porque o mesmo termo é utilizado em várias situações diferentes.

Temos o termo bitcoin como algo genérico, que abrange todo o ecossistema. Temos a blockchain, temos a moeda em si, isto tornar-se confuso. Fica tudo mais simples, com a utilização de termos diferentes.

Talvez seja a única coisa que o Ethereum fez melhor que o bitcoin, dividiu os termos logo de inicio, a blockchain é Ethereum e a moeda é Ether. O termo sats não surgiu logo na raiz, mas ao longo do tempo, o termo tornou-se popular, e faz todo o sentido existir.

Depois tem outro efeito perverso, durante 16 anos, sempre dissemos que estava limitado a 21 milhões de bitcoin, e agora passa a existir 2.1 quadrilhões. Não faz sentido.

São é 2.1 quadrilhões de satoshi.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Apesar, em termos de escassez é indeferimento uma moeda ter milhões ou quadrilhões de supply, mas na percepção humana faz toda a diferença. Pode ser um erro cognitivo humano, mas o humano olha para o milhão sempre como mais escasso que o quadrilhão.

Isto fez me lembrar, logo nos inícios das criptomoedas, quando surgiu uma que tinha 1 moeda de supply, e a narrativa deles é que ainda era mais escassa que o bitcoin. Essa mensagem passava, as pessoas acreditavam.

Eu acho que pelo menos o sinal de B no começo faz sentido ao invés do sinal de sats. Poderia ser B9,256 sats.

Ele botou isso nos apps da block. PQP, isso sim é um verdadeiro ataque ao btc.

Kkk, que exagero.

A gravidade também não é assim tanta, mas cria um ruído desnecessário.

ruído ??? tenta explicar a "unidade de conta" que num app vc enviou 100 dolares e tem 0,00093btc e em outro app vc enviou 100 dolares e tem 93199. Unidade de conta é atributo essencial de qualquer moeda.

e o problema surge justamente junto com um sistema para ajudar adoção, parece até um presente... de grego, um cavalo de troia

Bem-vindo à descentralização,rs. No fim, qualquer um pode propor qualquer coisa e se não for uma boa ideia, será rejeitada. Se for uma boa ideia, será adotada.

isso tá mais pra um "fork", do que descentralização

até a propositura da bip era algo natural, uma ideia ruim só

Nada vai existir consenso no Bitcoin. O que é consenso para você? Como se chega a um consenso?

Como medir consenso?

A questão é bem mais simples aqui. Não se trata de estabelecer um consenso ou não. Até porque não muda nada na essência. Bitcoin vai continuar sendo bitcoin, tudo igual. Eu to avaliando aqui a postura do sujeito/empresa que dá essa ideia, é proposta uma bip, e independentemente, a ideia é adotada solo. Se isso é danoso pela atitute em si, não pelo fato da ideia ser boa ou ruim. Na minha visão a atitute é bem danoso, não é só uma mera discordância decorrente da descentralização.

Eu queria saber qual é atitude correta. Ficar discutindo eternamente algo sabendo que a discussão não vai levar a lugar nenhum, pois sempre vão existir discordâncias? Pelo que eu saiba, todas as pessoas foram livres para opinar sobre a questão, com cada lado colocando seus argumentos.

Ao meu ver, o passo mais racional é colocar em prática e deixar as pessoas e o ecossistema decidir se acham ou não uma boa. Se for rejeitada pelas pessoas, com certeza a Block e a Bitkit irão voltar atrás na decisão.

Afinal, essas empresas com certeza não querem ver pessoas cometendo erros, perdendo usuários ou recebendo feedbacks negativos.

Que ideia errada, rs. Melhor parar por aqui que já está ficando irracional os argumentos, rs.

Se a Block está batendo no peito e colocando em prática essa mudança nos serviços dela, ela também está ciente que será responsável por criar material publicitário e etc para educar as pessoas sobre isso.

É exatamente isso, vai gerar confusão entre os utilizadores, por isso designei como ruído.

Eu sou contra o bip, não traz qualquer valor, até a expressão "sat" surgir naturalmente, ao longo do tempo, foi adotado pelas pessoas.

Para mim grave, seria alguma alteração na regras do consenso, mas nao é o caso. Mas continuo a dizer, que este bip é desnecessário, ainda por cima, muitas app, até permitem personalizar as unidades.

Fiquei curioso agora. Qual app tem essa função? Se eu puder dar o nome o nome de um Danneskjold para cada Sat vai ser massa.

A personalização não é nesse sentido, mas sim, no formato como o valor é apresentado, btc ou sats ou FIAT.

ahhh, eu queria algo mais "descentralizado"

"Com certeza! Eu também tô nessa vibe de algo mais 'descentralizado'. Vamos nessa! 🚀"

O real português e o primeiro brasileiro não tinham centavos, eram unidades indivisíveis, algumas moedas fiat também são assim, como yen.

Eu acho o sistema atual em sats muito bom. E eu estou definindo minhas carteiras para mostrar todos os saldos apenas em sats e programando a mente para usar essa unidade em vez do btc.

O formato btc pode ser confuso se ignoradas decimais à direita iguais a zero. Por exemplo, alguém pode confundir na pressa 0,0008235 (82350 sats) com 0,00008235 (8235 sats) ou vice-versa. Justamente porque o zero do primeiro exemplo foi desprezado.

Podem argumentar que a carteira também mostra o equivalente em valor fiat, em reais ou dólares, por exemplo. E se for usado um dispositivo offline para criar a assinatura, um smartphone ou uma hard wallet que não mostra a cotação em fiat?

Eu não sei se sou a favor dessa mudança. 21 milhões de unidades foi o estabelecido, não é bom abrir precedentes sobre o número de unidades.

E não faz sentido isso. Eu acho que deveriam é fracionar mais (criar mais subdivisões (0,000000000001 = 1 nakamoto, por exemplo) em vez de transformar frações em inteiros. Algumas exchanges até já dividem o Bitcoin em mais casas decimais. Essa ideia é bacana para que países onde o satoshi já ultrapassou o valor da unidade da moeda fiat padrão, possam usar suas bitcoin para comprar coisas que eles comprariam com frações da moeda fiat de seu país (embora acho mais provável que eles usem um pacotão de notas para comprar uma bala ou uma agulha.

Para que não haja dúvidas, este bip não vai aumentar o supply, apenas pretende mudar o nome da unidade.

Em Portugal, nos últimos anos da moeda escudo, antes da entrada em vigor do euro, já não era divisível. Isso aconteceu devido à inflação, sei que no passado, existiu os centavos, mas eu apenas tenho memória, que a moeda mais pequena era 1 escudo.

Apesar de não ser oficial, informalmente foi criada uma nova unidade, o conto, equivalia a 1000 escudos. Todas as pessoas utilizam a expressão conto, sempre que era valotes mais elevados. O ser humano necessita destas unidades para simplificar a comunicação.

Em relação ao bitcoin, existem mais divisões, na Lightning Network foi criada desde inicio com a unidade millisat, 1 sat=1000millisats.

Por que não aparece para mim essa divisão de sats quando uso carteiras lightning?

Pensei que não tivesse sido implementado ainda nada parecido.

Acho que esse recurso só está disponível para operadores de nodes, né?

Eu vi também que no Nostr e em outro lugares que há opções de doar porcentagens dos zaps para alguns clients. Mas eu sempre pensei como eles conseguiriam tirar porcentagem de zaps pequenos se fosse menor que 1 sat, então tem como...

As wallet não disponibilizam, mas a LN foi planeada logo no inicio, a pensar no futuro. Mais tarde ou mais cedo, com a subida do preço do bitcoin, 1 sat será um valor demasiado elevado para micropagamentos.

Hoje ainda não necessitamos, mas futuramente vai necessitar de mais casas decimais e a LN, já está pronta para isso.

Ao fazer um decode de um invoice, dá para ver os millisats:

Legal.