Capitalismo não tem nada a ver com livre-mercado.
Capitalismo é um sistema baseado no privilégio econômico que o estado dá a um grupo de pessoas influentes e poderosas
Capitalismo não tem nada a ver com livre-mercado.
Capitalismo é um sistema baseado no privilégio econômico que o estado dá a um grupo de pessoas influentes e poderosas
O nome disso é corporativismo e monopólio, capitalismo é o sistema baseado na livre troca de bens econômicos (de capital).
Os defensores do livre mercado devem se opor ao capitalismo
Bitcoin é capitalismo, Nostr é capitalismo, trocas econômicas são capitalismo...
Você está se apegando a definição pejorativa e não está percebendo a distinção.
https://blog.ricbit.com/2009/11/lei-de-ricbit.html
Se forem discutir a definição qual definição está "certa" a discussão nunca acaba, porque definição é arbitrária. Melhor é você definir como está usando a palavra e dizer: o conceito, se for esse aqui, tem essas consequencias. Senão estão discutindo sexo dos anjos.
As bigtechs, a bigpharma, o complexo industrial-militar, o complexo industrial-prisional todos eles seguem a lógica da economia capitalista; eles tem ações nas bolsas, operam na base do lucro, tem uma estrutura corporativa piramidal hierárquica
E como eles interferem no Nostr e no Bitcoin?...
Acho que você começou a misturar muitas coisas.. Isso pode ser a sua definição pessoal de capitalismo, mas a definição real é quase o inverso.
Leia o artigo aí e refute 👇
REFUTADO EM NOME DE JESUS!
pronto.
Me explica aqui rapidamente como pode existir livre mercado sem capitalismo, enquanto isso vou dar uma olhada nesse artigo, mas já adianto que a minha posição sobre isso é uma total idiotice, é o equivalente ao comunismo, ir contra a natureza do egoísmo.
" Qual a diferença entre “anarquismo de mercado” e “anarcocapitalismo”?
A diferença entre anarquismo de mercado e anarcocapitalismo é uma questão duvidosa e um tanto quanto semântica. Anarcocapitalistas escolhem usar a palavra “capitalismo” porque acreditam que a palavra denota um sistema econônimco laissez faire — livre de controle governamental. Já anarquistas de mercado são bem mais críticos ao capitalismo por acreditarem que o termo não denota um sistema econômico realmente livre.
Eles evitam usar a palavra “capitalismo” porque ela remete ao nosso sistema econômico fechado, dominado por corporações e repleto de desigualdade social. Anarquistas de mercado consideram que “capitalismo” coloca muita ênfase no capital, o que implica no domínio por parte dos donos dos meios de produção — uma forma de opressão à qual os anarquistas se opõem. Muitos anarquistas de mercado acreditam que, numa sociedade livre, o mundo seria bastante diferente de como é hoje em dia sob o capitalismo. Eles acreditam que mercados livres não resultariam no domínio das corporações e na estrutura hierárquica das empresas. Se empresas hierárquicas existissem, seriam raras. Como Gary Chartier e Charles Johnson dizem em Markets Not Capitalism: “Anarquistas de mercado acreditam em transações de mercado, não em privilégio econômico. Acreditam em mercados livres, não em capitalismo”.
Anarcocapitalistas acreditam ser desejável uma economia capitalista laissez faire para maximizar a liberdade e o desenvolvimento humano. Já o anarquismo de mercado não tem a intenção de prescrever um sistema econômico desejável. Ao invés disso, o anarquismo de mercado reconhece que nem todos numa sociedade livre prefeririam fazer parte de um mercado voltado para o lucro e, sendo assim, sistemas econômicos alternativos poderiam surgir — como por exemplo cooperativas, economias de oferta (gift economies) e comunas. Por mais que anarquistas de mercado por vezes defendam transações de mercado, pluralidade e descentralização são também extremamente importantes. Anarquistas de mercado não veem qualquer problema nestes diferentes sistemas econômicos voluntários, desde que coexistam pacificamente. "
Dei uma lida rápida.. parei no início porque vou fazer live daqui a pouco, mas já adianto, o cara começa a dá o início da definição de capitalismo 1 e depois derivações de comunismo e facismo em 2 e 3.. que porra é aquela de domínio dos meios de produção por capitalistas kkkkk
Porra leia "As seis lições"!
Se precisar aprofundar mais, lei "Ação Humana".
Esses livros do Mises não são ruins, porém ele sempre usou esse argumento contra o planejamento central do economia (que é totalmente correto e válido) para as economias comunistas e socialistas porém o planejamento central é um problema também dentro da economia capitalista. Os anarquistas de livre mercado "vão mais longe " nesta questão e concluem que tanto o comunismo quanto o capitalismo são sistemas econômicos baseados no privilégio estatal
Meu jovem badawan, como pode o capitalismo se beneficiar de privilégios estatais, se capitalismo é um sistema de troca voluntária de capital, e quando se fala estatal, está se referindo a uma instituição que se justifica pelo monopólio da força e pela extorsão/roubo de impostos etc? Um sistema de trocas voluntárias não existe sobe uma instituição que se justifica pela violência e que impõe regras por meio da violência.
No momento em que um capitalista faz negócios com o estado, ele passa a ser fascista. Uma coisa, por natureza anula a outra, oque você julga como capitalismo é outra conjuntura. Capitalismo só existe, quando fora da influência do estado, quando tem influência estatal, seja relação expuria ou não, o nome disso é facismo.
Eu iria perguntar oque você acha, se o mundo hoje é capitalista? Mas já vou responder, o mundo hoje em sua maioria, é facista. Não existe nenhum bilionário hoje no mundo, que não dependa diretamente de favores estatais e o nome disso não é capitalismo, novamente, o nome disso é fascismo.
Chamo de corporativismo, pois isso antecede a muito tempo o próprio fascismo...
Vem desde a concessão de porpriedade intelectual e patente.
É exatamente por causa da diferença entre os 3 significados da palavra capitalismo que está naquele artigo
O cara confunde capitalismo c livre mercado n tem como discutir eh q nem falar c a Alexa
E é... Ter capital financeiro não é ilegítimo.
Deter monopólio (monopolismo) é.
Cooperar com Estado para fins escusos também (corporativismo)
Vocês estão atacando um objeto totalmente abstrato e indefinido, por não usarem termos concisos.
Parecem comunistas falando
Depende, se você conseguir criar uma empresa tão boa, com serviços e preços excelentes demais pra concorrência, seria um Monopólio benéfico e natural.
O problema é que isso seria praticamente impossível hoje em dia por causa do custo de transação e os serviços se descentralizando.
Eu já expliquei porque o artigo é falacioso, ele cria 3 espantalhos considerando que o uso vulgar e pejorativo da palavra representa o que ela é e não faz qualquer sentido.
Me responde: qual dos dois termos vc acha que remete a um sistema econômico genuinamente livre, "capitalismo" ou "livre-mercado"?
Ter capital financeiro é ilegítimo? Pois é o que o livre mercado produz...
Livre mercado se refere a não regulação e capitalismo se refere o sistema de troca baseado em capital financeiro, são duas faces da mesma moeda.
Inclusive o anarquista individualista Benjamin Tucker pontuou que existem 4 tipos de monopólios legais que estado garante aos capitalistas:
1 - O monopólio da terra - A imposição pelo governo de títulos de terra que não se baseiam na ocupação e no uso. Esse monopólio é imoral por vários motivos, pois viola a propriedade justa. A propriedade justa sobre um recurso natural é validada quando um indivíduo mistura seu trabalho com esse recurso e o utiliza ativamente. Quando você abandona esse recurso por um determinado período de tempo, ele deixa de ser sua propriedade. O mesmo acontece com seu corpo. Seu corpo é seu porque você mistura seu trabalho com ele constantemente e o utiliza ativamente. Essa justificativa legal de propriedade também pode ser usada para rejeitar contratos de escravidão voluntária.
2 - O monopólio do dinheiro - A aplicação pelo governo de leis de curso legal e a instituição do banco central. Isso permite que os poderosos manipulem a economia de acordo com seus próprios interesses e, por extensão, destruam a economia produtiva real. O ciclo de expansão e recessão está ligado ao banco central. O monopólio do dinheiro funciona como um cartel legal para os bancos e os cambistas.
3 - O monopólio da tarifa - A imposição pelo governo de barreiras comerciais e restrições comerciais em nível internacional. Isso cria e mantém os altos lucros, os baixos salários e os altos preços que vemos no capitalismo de estado predominante atualmente. Esse monopólio torna ilegal qualquer concorrência real com as grandes empresas.
4 - O monopólio de patentes - A aplicação pelo governo da monopolização intelectual. Esse monopólio impede o empreendimento competitivo de ideias e invenções. Por exemplo, se o inventor da roda fosse a única pessoa que pudesse produzir legalmente a roda sem cobrar nada, essa pessoa teria um monopólio injusto sobre todas as outras pessoas. Além disso, isso limitaria o aprimoramento da invenção original, pois para aprimorar uma invenção é necessário usar a ideia "original". Isso vai contra a teoria da propriedade justa, conforme apresentado acima.
Meu caro, porque tanto apego a chamar corporativista de capitalista?...
Capitalista é um termo extremamente amplo, tanto que comunistas adoram usar ele para difamar qualquer um que se afaste deles disso.
Você é comunista por acaso?
"Você é comunista por acaso?"
Pronto, já começou o showzinho de adhominem.
Na cabeça desses ancaps ou vc é ancap ou comunista.... Kkkkkkk
O artigo cria 3 espantalhos com o nome de capitalismo e afirma que se somente essas definições estão se contradizendo a palavra capitalismo como um todo está...
Essa é a refutação.
Capitalismo: Livre comercio de bens e de capital...
E sim, não há capitalismo de fato no conjunto total da sociedade, pois o mercado é coercitivamente regulado, mas há focos de capitalismo no bitcoin, no Nostr e em outros meios e interações.